be a monster

10

Upload: grupo-ch

Post on 09-Mar-2016

221 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Be a monster
Page 2: Be a monster

1

ERA UMA VEZ...

Durante um almoço entre alguns membros da Comissão Executiva que surgiu um novo conceito. Tudo começou com a vontade de integrar num estágio mentes jovens inteligentes.

O nome do projecto era óbvio: “Ser um monstro”. E está ligado à forma como nós, amavelmente, referimos a nós próprios: Monstros, porque nós acreditamos na nossa força enquanto uma equipa.

As necessidades identificadas foram alinhadas à estratégia de negócio da organização e foram levadas em conta as mudanças previstas. Este projecto de recrutamento foi uma parte de um plano mais amplo de crescimento de negócios e levou ao reforço da equipa, enquanto dava aos candidatos a oportunidade de desenvolver capacidades que são valiosas para o mercado de trabalho.

A estratégia de recrutamento foi definida para fornecer um modelo abrangente de:Quem? Jovens talentos de diversas áreas académicasQuando? Desde Março de 2013 até Julho de 2014Onde? Todo PortugalComo? Através do Facebook, site, skype e e-mail

Foi também definido o design do projecto de recrutamento, a sua equipa e as suas responsabilidades mais exactas.

Queríamos envolver o maior número possível de funcionários do Grupo CH para que fossemos capazes de transmitir o ADN exclusivo da empresa, que é consistente, e maximizar a nossa marca empregadora, como uma empresa que ganhou vários prémios relacionadas com os recursos humanos e comunicação.

ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO

A tecnologia tornou-se certamente parte integrante do processo de contratação de hoje. Queríamos chegar a diversos candidatos do pool, de todo o país, pois temos escritórios localizados no norte, centroe sul de Portugal.

Queríamos também demonstrar a nossa empresa como um “empregador de igualdade de oportunidades” e a tecnologia digital ajudou-nos a recrutar através de uma área muito maior com uma quantidade menor de recursos à medida que facilita o processo. Este alcance mais amplo foi também importante para comunicar uma única cultura organizacional.

O primeiro passo foi criar o plano de comunicação do projecto. Definimos os suportes a desenvolver: o site e o facebook. Foi definido quando é que cada parte da informação devia de ser apresentado ao público, a fim de criar suspense, acerca do projecto, entre os candidatos e criar a interacção entre eles, com o site e o facebook. O objectivo desta estratégia foi criar um buzz nas redes sociais.

Esta estratégia também foi comunicada internamente no jornal diário on line da nossa empresa: IN CH News.

Page 3: Be a monster

2

ETAPA 1 “I WANT TO BE A MONSTER”Esta etapa iniciou-se com a comunicação do anúncio de recrutamento no site e facebook, bem como em vários websites de emprego e boletins Universitários. O formulário estava on-line e tinha várias perguntas que reforçaram o carácter distintivo do projecto:

•O que é que os teus olhos dizem sobre ti?•Se te fosse dada a oportunidade de escolher um super poder, qual seria? E porque?•Qual foi a coisa mais louca que já fizeste?•Qual o sacrifício que estavas disposto a fazer para se juntar ao Grupo CH?

Page 4: Be a monster

3

ETAPA 2“LOOKING FOR TALENT”As respostas no formulário de inscrição permitiram-nos avaliar os candidatos mais originais, engraçados, inteligentes, dinâmicos, versáteis, flexíveis e criativos. Actividades extra foram avaliadas.

Para anunciar os 250 candidatos seleccionados, foi criado uma Galeria dos Monstros disponível no site e no facebook. Esta galeria foi conectada a cada perfil individual do candidato, para que eles fossem notificados quando esta fosse actualizada.

Page 5: Be a monster

4

ETAPA 3 “FINDING YOUR EDGE”Os candidatos foram desafiados, em equipa, para definir e representar o ADN do “Monstro da CH”.As instruções guiaram as actividades da equipa e os participantes foram avaliados pelos seus colegas e pela equipa de recrutamento.

Durante os dois dias seguintes a analisar os resultados, partilhámos o ADN do Grupo CH no facebook como também pedimos aos participantes para darem o seu feedback acerca das actividades.

No final desta fase, actualizamos a Galeria dos Monstros e demos um feedback individual aos participantes que não tinham sido seleccionados para a fase seguinte.

PARTIDA

Na próxima hora e meia tudo pode acontecer.

Têm 3 minutos para conferenciar e escolher um nome para a vossa equipa.

NEGOCIAÇÃO

Agora têm 5 minutos para negociar a troca de materiais nos quais estejam interessados.

Apenas um elemento poderá levantar-se e dirigir--se às mesas dos outros grupos onde pretende negociar.

MERCADO

Têm 2 minutos para nomear 1 pessoa da vossa equipa para ir ao mercado buscar material.

Limite: 7 materiais

Page 6: Be a monster

ETAPA 4“LEARNING HOW TO BE A MONSTER”No início desta etapa, distribuímos o “Passaporte ser um monstro” para os participantes. Este passaporte tinha vários selos, referindo não só as conquistas de cada etapa, mas também distinguir os melhores desempenhos na etapa anterior.

Esta etapa consistiu na formação de um mês, em inglês, informática, ética, comunicação e gestão do tempo. Foi também uma oportunidade para comunicar as nossas melhores práticas e cultura organizacional, reforçando a nossa marca empregadora.

Durante este mês foram apresentados aos candidatos vários desafios, tais como:•Construção de um boletim semanal online consistente com a empresa – IN CH News•Desenvolver um trailer para um novo filme de Monstros Inc., inspirado na nossa cultura•Instruções inesperadas às 02 da manhã.

Page 7: Be a monster

6

Foi criado um grupo privado no Facebook com todos os participantes onde foram postados todos os desafios e entrevistas com os funcionários do Grupo CH. Foram também estimulados a interagirem uns com os outros e com a equipa do recrutamento. Isto levou à criação de 3 grupos diferentes para 3 cidades diferentes, onde esta etapa teve lugar (Coimbra, Porto e Lisboa), os quais eram usados para planear actividades e eventos e também se conhecerem uns aos outros. No final, os grupos permaneceram activos e os membros ainda mantém o contacto diário, mesmo após o final desta etapa.

Foi também durante esta etapa que começou a “caça aos monstros” e foram publicados anúncios de recrutamento específicos - “Procura-se” - e desafiaram os participantes a iniciarem sua campanha.

Os futuros tutores planearam avaliações para que cada participante pudesse experimentar um dia de trabalho como um de nós.

Os candidatos foram avaliados pelos seus formadores e pelas avaliações com os tutores. Para comunicar os escolhidos, foi criado uma imagem especial que foi postada no facebook no perfil individual. Foi também actualizado a Galeria dos Monstros e postado uma mensagem especial para aqueles que não iriam continuar no programa.

Page 8: Be a monster

7

ETAPA 5“FINAL MATCH”A ansiedade que foi criada em torno deste estágio continuou com o envio de instruções de sobrevivência para os participantes.

Estas 48 horas ininterruptas de actividades incluíam algumas no interior, tais como, como iniciar uma empresa, a partida de velocidade, desenvolver um boletim interno para a biblioteca da empresa chamado “sete livros”, escrever uma lírica e planear uma coreografia para uma música seleccionada e algumas actividades no exterior, tais como, treino de sobrevivência, peddy paper e actividades em equipa.

Os seleccionados receberam a notícia através de uma chamada de conferência e naquele momento foi postada no Facebook um vídeo feito pelo seu futuro tutor dando as boas-vindas ao novo “Monstro”.

Os que não tinham sido seleccionados foram também contactados individualmente através de uma chamada de conferência, por Skype.

Page 9: Be a monster

8

ETAPA 6“LIKE A MONSTER”O aguardado momento do iniciar a experiência de trabalhar na empresa chegou, e a todos os novos “Monstros” foram dadas as boas-vindas e foram devidamente integrados.

A sua felicidade foi compartilhada com todos empregados de CH do Grupo na newsletter diária.

Page 10: Be a monster

9

CLIPPING E RESULTADOS

Os meios de comunicação reconheceram o valor deste projecto e têm sido feitas notícias e artigos desde o primeiro dia. Logo depois fomos mencionados na TV e fomos capa do principal jornal de recrutamento nacional “Expresso Emprego”. Outras revistas de recursos humanos também mencionaram o Ser um Monstro nos seus boletins diários on-line e em edições impressas.

MEIOS DE COMUNICAÇÃO

Totalde divulgação

70

Online 58

Impressos 12

Os meios de comunicação reconheceram o valor deste projecto e têm sido feitas notícias e artigos desde o primeiro dia. Logo depois fomos mencionados na TV e fomos capa do principal jornal de recrutamento nacional “Expresso Emprego”. Outras revistas de recursos humanos também mencionaram o Ser um Monstro nos seus boletins diários on-line e em edições impressas.

E O PROJECTO CONTINUA…

Neste momento estamos na 6ª etapa e até agora tem sido um enorme sucesso! 25 Jovens talentos têm agora a oportunidade de provar porque é que eles foram escolhidos. Eles estão extremamente motivados e dedicados para oferecerem o melhor desempenho. Este sentimento está a ser espalhado por toda a organização.

Para manter as expectativas altas, continuamos a promover actividades, desafios, através do principal canal de comunicação, o grupo do Facebook.