bazar da paróquia bazar das senhoras da costurinha · 2017-11-27 · no convento beneditino de...

4
Nº 162 - ANO XIV - 2017 DEZEMBRO Amigo Paroquiano ! Que Deus lhe dê : a luz do Natal, que é a Fé , o calor do Natal , que é o Amor , o esplendor do Natal, que é a pureza, a justiça do Natal, que é a igualdade, a crença do Natal, que é a verdade, a plenitude do Natal que é CRISTO ! F E L I Z N A T A L ! Veja na WEB este boletim e os anteriores: www.cristoredentor-rj.com.br PARTICIPE DA AÇÃO DE SOLIDARIEDADE E DE PROMOÇÃO DAS OBRAS DE EVANGELIZAÇÃO E SOCIAIS DE NOSSA PARÓQUIA CRISTO REDENTOR E DA CRECHE SANTANA. COMPRE BILHETES DA RIFA DE um MacBook Air APPLE, de 13 polegadas, processador de 1, 8 GHz, Armazenamento Intel Core i5 dual de 1, 8 GHZ, Turbo Boost de até 2,9 GHz, Memória LPDDR3 de 8 GB com 1600 Mhz. VOCÊ CONCORRE DUAS VEZES COM UM SÓ BILHETE - DUPLA NUMERAÇÃO - POR APENAS R$ 10,00. SORTEIO PELA LOTERIA FEDERAL DE 16 DE DEZEMBRO Armazenamento SSD de 128 GB Intel HD Graphics 6000. FESTA DE CRISTO REI 2017 Bazar da Paróquia Bazar das Senhoras da Costurinha Barraca do Pastel Hora Santa Eucaristica Oração Pregação e Louvor Unção dos Enfermos e Idosos Crismados e Padrinhos com Dom Assis Pe. Renê abençoando no almoço

Upload: dotuyen

Post on 21-Nov-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Nº 162 - ANO XIV - 2017

DEZEMBRO

Amigo Paroquiano ! Que Deus lhe dê : a luz do Natal, que é a Fé , o calor do Natal , que é o Amor , o esplendor do Natal, que é a pureza, a justiça do Natal, que é a igualdade, a crença do Natal, que é a verdade, a plenitude do Natal que é CRISTO ! F E L I Z N A T A L !

Veja na WEB este boletim e os anteriores: www.cristoredentor-rj.com.br

PARTICIPE DA AÇÃO DE SOLIDARIEDADE E DE PROMOÇÃO DAS OBRAS DE EVANGELIZAÇÃO E SOCIAIS DE NOSSA PARÓQUIA CRISTO REDENTOR E DA CRECHE SANTANA.COMPRE BILHETES DA RIFA DE um MacBook Air APPLE, de 13 polegadas, processador de 1, 8 GHz, Armazenamento Intel Core i5 dual de 1, 8 GHZ, Turbo Boost de até 2,9 GHz, Memória LPDDR3 de8 GB com 1600 Mhz.

VOCÊ CONCORRE DUAS VEZES COM UM SÓ BILHETE - DUPLA NUMERAÇÃO - POR APENAS R$ 10,00.SORTEIO PELA LOTERIA FEDERAL DE 16 DE DEZEMBRO

Armazenamento SSD de 128 GB Intel HD Graphics 6000.

FESTA DE CRISTO REI 2017

Bazar da Paróquia Bazar das Senhoras da Costurinha

Barraca do PastelHora Santa Eucaristica

Oração Pregação e Louvor

Unção dos Enfermos e Idosos Crismados e Padrinhos com Dom Assis

Pe. Renê abençoando no almoço

PSICOPEDAGOGIA - PSICANÁLISETERAPIA DE FAMÍLIA - ARTETERAPIA

ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

Adquira belos presentes, cartões de natal, folhinhas, calendários e agendas.

Você poderá utilizar o seu cartãode crédito e ou débito.

SANTA ADELAIDE16 DE DEZEMBRO

Adelaide de Itália, de Borgonha ou simplesmente Santa Adelaide, Nasceu na Borgonha, no ano de 931. Era filha de Rodolfo II da Borgonha e de Berta da Suábia. Aos 15 anos casou-se com o rei Lotário II da Itália e depois de enviuvar 3 anos mais tarde, obteve o direito à coroa da Itália. Órfã aos seis anos e viúva aos dezenove, foi, por interesses políticos, perseguida e aprisionada pelo Duque Berengário e sua mulher Wila, sujeitando-se a esta situação indigna com resignação e confiança em Deus, mas logo depois com a ajuda do piedoso capelão Martinho consegue escapar.

O imperador Otto I, o homem mais poderoso daquele tempo invadiu a Itália, afugentou Berengário e casou-se com Adelaide no dia de Natal de 951, resultando daí uma união feliz. Elevada à dignidade imperial, demonstrou imensa humildade e caridade para com os menos favorecidos.

Viúva pela segunda vez, tornou-se regente até a maioridade do filho, o imperador Otto II, que em 971 casou-se com a princesa grega Teofania, que também passou a hostiliza-la.

Morto Otto II, Adelaide se retirou da corte, mas logo também Teofania morreu e Adelaide voltou para atuar como regente pelo neto Otto III.

Partindo do princípio que a felicidade e a prosperidade de uma nação dependiam da bênção de Deus, procurou implantar na alma do povo o temor a Deus, fazendo empenho para que fossem conservados fielmente os costumes e usos da vida cristã. Usou sua posição influente para dar um bom exemplo para ele ajudando os pobres, evangelizando, restaurando mosteiros e igrejas.

Quando seu neto chegou à a maioridade, Adelaide se retirou para um convento. Embora ela nunca tenha feito votos para se tornar uma freira, passou o resto de seus dias em devota oração no convento beneditino de Selz, na Alsácia, que ela fundara, em Strasburgo. Morreu ali, no dia 16 de dezembro de 999 e foi canonizada em 1097.

Santo Odilio de Cluny, seu biógrafo, nos informa que: no seio da família mostrava soberana amabilidade, no trato com estranhos, mas a vida de Santa Adelaide emociona pelos sofrimentos que passou e está incluída no elenco das “Grandes mulheres na História do Mundo - primeiro milênio”.

Aos 15 anos casou-se com o rei Lotário II da Itália e depois de enviuvar 3 anos mais tarde, obteve o direito à coroa da Itália . Pelos sofrimentos que passou está incluída no elenco das "Grandes mulheres na História do Mundo ."

“uma criança nasceu, o mundo tornou a começar”.

Toda festa religiosa pretende reatualizar um evento sagrado que teve lugar in illo tempore. Está chegando o Natal, um tempo de lembrar e de recomeçar. Nas Igrejas, nos lares, nas ruas os símbolos enchem de expectativa os corações. Árvores se elevam como espirais em ascensão. Luzes piscam imitando estrelas. Melodias suaves lembram o que imaginamos anjos. E sobretudo aguarda-se a chegada de uma Criança. Com ela virá o frescor de que tanto necessitamos para “renovar a face da terra.” Com ela o mundo poderá renascer. No comunicado de um nascimento, um de nossos escritores-Guimarães Rosa- põe na boca do mensageiro uma fala definitiva: “Minha senhora dona: uma criança nasceu, o mundo tornou a começar”. É a criança que carrega o feixe de esperança que aliviará as frustrações que surgirão na caminhada. É a Criança Divina que aliviará as dores do mundo. Ela fará ressoar os sinos, faiscar as estrelas e enternecer os corações. Ela portará as tochas que darão luz e calor para o reinício da jornada.

Conceição Vaz Lino

CANTINHO DO DÍZIMO

Venha ser dizimista! A Paróquia necessita da sua ajuda. Deus ama a que dá com alegria. Pegue o seu carne na secretaria da Paróquia e comece a contribuir todo mês. Que Deus lhe retribua pela generosidade.

Dízimo, partilha e amor. Tudo o que falta na nossa comunidade não faltaria se todo Cristão fosse dizimista.

Natal

3

A música sempre foi uma das formas mais sublimes de se transmitir sentimentos e mensagens. Pelo menos desde o século XIV, quando nasceram na Inglaterra as primeiras canções natalinas, o Natal tem inspirado em todo o mundo um vasto repertório musical. Duas canções, porém, tornaram-se universais: Jingle Bells, composta em 1857 pelo norte-americano J. Pierport, e Noite feliz, escrita e musicada há aproximadamente 190 anos, na Áustria, pelo Pe. Joseph Mohr. em parceria com Frans Gruber.

Apesar de seu ritmo alegre e da fama que adquiriu como música natalina, Jingle Bells não tem qualquer conotação religiosa, preferindo falar em sua letra de um dos prazeres mais cultivados no hemisfério norte durante o inverno : andar de trenó. Coube a Noite feliz, porém, a sensibilidade de transmitir todo o ambiente terno e de profunda oração que cercou o nascimento de Jesus.

Traduzida para mais de 80 idiomas, esta singela canção nasceu em 1818 quando alguns padres, da pequena cidade austríaca de Obendorf, resolveram comemorar o Natal com a comunidade na capela de São Nicolau. Para o evento, que contou com a encenação viva do presépio, o padre auxiliar Joseph Mohr resolveu escrever quatro canções que foram musicadas pelo organista Frans Gruber. Uma delas Stille Nacht, que em português significa Noite Silenciosa, adaptada depois no Brasil para Noite Feliz. A beleza e a simplicidade da canção cativou a população que, sem dúvida, ajudou a divulgá-la. Em 1840 o coro real de Berlim a incluiu em seu repertório, o que a tornou conhecida em toda a Alemanha. Dez anos mais tarde, Noite Feliz foi traduzida para o inglês, o que estimulou sua propagação pelo mundo. Essa maior popularidade, porém, custou à canção a amputação de alguns de seus trechos. Da música original, composta em seis estrofes, conservam-se hoje apenas três, sendo que sua outra metade caiu no esquecimento.

NOITE FELIZ

Sim, em dezembro começa um novo ano litúrgico. Nas vésperas do dia 3 inicia-se o Advento. Neste período celebramos a vinda

de Jesus no tempo e na história dos homens. É, portanto, tempo de espera e de preparação para essa vinda. Similarmente à

Quaresma, a cor litúrgica do Advento é o roxo, sendo que no terceiro domingo pode-se usar a cor rosa.

Não se canta o Glória durante o Advento, para que no Natal soe como novo esse hino, que começa com o canto dos anjos

na noite de Belém.

Que vinda de Jesus é essa que celebramos, esperamos e para qual nos preparamos? É o Natal, quando afirmamos nossa fé no

nascimento do Filho de Deus no meio de nós. É a vinda dele na nossa vida, continuamente, nas diversas circunstâncias e

momentos, inclusive no derradeiro. É também a vinda gloriosa do Senhor no final dos tempos.

COMEÇA UM NOVO ANO

Dia 3 - Primeiro domingo do Advento Vigiai, porque não sabeis quando o dono da casa vem.

Dia 10 - Segundo domingo do AdventoPreparai o caminho do Senhor, endireitai suas estradas!Dia 17 - Terceiro domingo do AdventoNo meio de vós está aquele que vós não conheceis.Dia 24 - Quarto domingo do AdventoEis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus.

Obs. Dentro do Advento temos o dia santo de guarda, 8 de dezembro, quando celebramos a Solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora.

Solenidade do Natal do SenhorA liturgia de Natal prevê quatro missas: a da vigília na tarde do dia 24, a da noite de Natal, que a rigor começaria à meia-noite de 24 para 25, a da aurora e a do dia 25. Natal é dia santo de guarda.

(Missa da noite:Nasceu-vos hoje o Salvador

Missa do dia: A Palavra se fez carne e habitou entre nós.

Dia 31 - Festa da Sagrada FamíliaMaria e José levaram Jesus a Jerusalém, a fim de apresentá-lo ao Senhor.

Veja essas e outras matérias no site oficial da Paróquia, www.cristoredentor-rj.com.br 4

DIZIMISTAS ANIVERSARIANTES - DEZEMBRO

Anotena

AGENDA:

HORÁRIO DAS MISSAS

Na Matriz: Laranjeiras, 519 De segunda a sab às 8h e 18h

Domingo: 9h, 11h, 19h

Nas Comunidades: N. Sra. Aparecida (Laranjeiras, 336) – Domingo às 8h30min e Quartas Feiras às 19h Santo Antônio - (Amapolo/Coroado) – 2º e 4º Domingos às 10hSanta Luzia – (Rua Júlio Otoni, 298) – 1º e 3º Domingos às 10h

CONFISSÕES E ORIENTAÇÃO ESPIRITUALTERÇAS-FEIRAS: de 9horas às 11h30min - 15horas às 17h30min QUINTAS-FEIRAS: de 9horas às 11h30min - 15horas às 17h30min

HORÁRIO DA SECRETARIASegunda das 14h às 18h. Terça a Sexta de 8h às 12 e de 14h às 18h. Sábado das 8h às 12h e Domingo das 8h30min às 12h30

Rua das Laranjeiras, 519, Laranjeiras, Rio de Janeiro/RJ – Tel. 2558-5179. Site - www.cristoredentor-rj.com.brPara se comunicar com: Redação de “A VOZ DO REDENTOR” – [email protected]

Pároco – [email protected]

Vejam essas e outras fotos no site e na página do facebook cristoredentor-rj.com.br Paróquia Cristo Redentor - Laranjeiras

02-LEILA SODERO REZENDE03-ANA LUCIA PATRICIO DA SILVA04-MAURICIO NOVAES COUTINHO05-LYDIA FERREIRA DA COSTA / MARIA ROSINETE BRITO COSTA07-LUCIENE ANDRADE GOMES08-MARIA REGINA C.R. LOPES10-MARIA DE LOURDES LUCAS GASTÃO12-DALMA ALÉA G.RODRIGUES / WILSON R.MONTEIRO16-CARMEM C.ACIOLY / MANOEL MARTINS DA SILVA / MARIA FERNANDES DA SILVA17-WALDEMAR LOPES RIBEIRO

18-ALEXANDRE WALDRICH20-MARIA ODETE DE AZEVEDO DE ANDRADE21-ANDRE LIMA DO NASCIMENTO22-CELIA REGINA COSTA FERREIRA23-LENICE ALVES DE SOUZA25-CORDELIA MARIA DE OLIVEIRA27-LAURA SOUZA MELLO DE BARROS LIS MACHADO DE FREITAS28-MONICA B.ALBANO29-IZABEL SILVEIRA DE CARVALHO29-MARLENE DA GLORIA NETTO DÓREA30-MARIA DAS GRAÇAS SILVA GIRÃO

9/12 - Igreja Matriz - 19h30min - Concerto de Natal com o Coro Sinfônico da Associação de Canto Coral do Rio de Janeiro - Regente Maestro Jésus Figueiredo.

9/12 - Igreja matriz - Missa das 18 horas - Primeira Eucaristia dos catequizandos da Matriz.

9/12- Igreja Matriz -Durante a Missa das 18 horas - Benção do Presépio.

FESTA DE CRISTO REI 2017Comemoração dos 12 anos do Pré-Vestibular da Paróquia

Bazar da Pechincha Louvor

Barraca do pastel

Bazar da Costurinha

Unção - Pe. Diegues Pe. Djalma

Missa Solene Homilia

CrismandosCrisma - Diác. Bernardo, Dom Assis e Pe. Rene Diácono Bernardo e Dom Assis Servindo o Almoço