barueri inaugura pronto-socorro do imperial neste...

12
a rua DIRETORA: LORENY PERUSSO MOREIRA ANO 40 • Nº 2.026 • 29 DE SETEMBRO DE 2017 A NOTÍCIA MAIS VERDADEIRA PELA INTERNET www.jornalarua.com.br [email protected] Edição concluída às 18h30 JORNAL www.facebook.com/jornalaruaregional POLÍTICA SOCIAL CADERNO Barueri inaugura Pronto-Socorro do Imperial neste sábado Xbox One S chega ao Brasil por R$ 2.199 e pacotes especiais TECNOLOGIA PÁGINA 6 PÁGINA 2 Ele revelou que já foi procurado por outros partidos que fizeram proposta semelhante, mas, por enquanto, não tem vontade de “assumir essa responsabilidade” Página 2 VANESS VANESS VANESS VANESS VANESSA D A D A D A D A DA MA A MA A MA A MA A MATA le le le le leva “C a “C a “C a “C a “Caixinha de ixinha de ixinha de ixinha de ixinha de Músi úsi úsi úsi úsica ca ca ca ca” a ” a ” a ” a ” ao T o T o T o T o Tom Br om Br om Br om Br om Brasi si si si sil Página 8 Lins garante que as negociações para Bilhete Único estão avançadas PÁGINA 3 Fundo Social de Osasco lança Campanha Coração Solidário PÁGINA 3 “Ser governador é um sonho”, diz Rubens Furlan Mamografia: você deve fazer ou não fazer? PÁGINA 12 Antônio Giglio vai ter mutirão para reduzir fila de cirurgias PÁGINA 9

Upload: trinhnhan

Post on 02-Dec-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Barueri inaugura Pronto-Socorro do Imperial neste sábadojornalarua.com.br/wp-content/uploads/2017/09/29CAPA_4.pdf · e Santana de Parnaíba. ... Obras do novo Paço de Osasco O prefeito

a ruaDIRETORA: LORENY PERUSSO MOREIRA ANO 40 • Nº 2.026 • 29 DE SETEMBRO DE 2017 A NOTÍCIA MAIS VERDADEIRA

PELA [email protected]ção concluída às 18h30

JORNAL

www.facebook.com/jornalaruaregional

POLÍTICA

SOCIAL

CA

DE

RN

O

BarueriinauguraPronto-Socorrodo Imperialneste sábado

Xbox One Schega ao Brasilpor R$ 2.199 epacotes especiais

TECNOLOGIA

PÁGINA 6

PÁGINA 2

Ele revelou que já foi procurado por outros partidos quefizeram proposta semelhante, mas, por enquanto, não temvontade de “assumir essa responsabilidade”

Página 2

VANESSVANESSVANESSVANESSVANESSA DA DA DA DA DA MAA MAA MAA MAA MATTTTTAAAAAlelelelelevvvvva “Ca “Ca “Ca “Ca “Caaaaaixinha deixinha deixinha deixinha deixinha deMMMMMúsiúsiúsiúsiúsicacacacaca” a” a” a” a” ao To To To To Tom Brom Brom Brom Brom Braaaaasisisisisilllll

Página 8

Lins garante que asnegociações paraBilhete Único estãoavançadas

PÁGINA 3

Fundo Social de Osasco lança Campanha Coração Solidário

PÁGINA 3

“Ser governadoré um sonho”, dizRubens Furlan

Mamografia:você deve fazerou não fazer?

PÁGINA 12

Antônio Giglio vai termutirão para reduzirfila de cirurgias

PÁGINA 9

Page 2: Barueri inaugura Pronto-Socorro do Imperial neste sábadojornalarua.com.br/wp-content/uploads/2017/09/29CAPA_4.pdf · e Santana de Parnaíba. ... Obras do novo Paço de Osasco O prefeito

Sexta-feira, 29 de Setembro de 2017 JORNAL A RUA

PÁGINA 2 POLÍTICA | CIDADES

• PAINEL

ADMINISTRAÇÃO, REDAÇÃO E PUBLICIDADE:Rua São José, 06 - Centro - Osasco/SP CEP 06086-020/ Caixa Postal 301

TELEFONES: 3683-3430 | 3681-2136

Diretores ResponsáveisLoreny Perusso MoreiraArmando Aquiles Ferreira Moreira

Editor responsávelArmando MoreiraMTB 55708 WWW.JORNALARUA.COM.BR

As matérias, colunas e artigos publicados não representam,necessariamente, a opinião do jornal ou de seu editor.

ColaboradoresVanessa Dainesi | Geral [email protected]

REPRESENTANTE:REVESP - REPRESENTAÇÕES LTDA.AL. JURUPIS, 455 - FONE: 5051-4611 / FAX: 5051-7723 -

MARCA REGISTRADA: INPI - NO 818746785

CIRCULAÇÃO: - Osasco, Jaguaré,

Carapicuíba, Jandira Itapevi, Alphaville, Barueri

e Santana de Parnaíba.

O jornal a rua não encarta nem distribui qualquer material de cunho político (sendo eles, encartes, folhetos, folderes, flyers, santinhos, adesivos, etc ).

Editor de Arte | DiagramaçãoRich Marvin

Departamento JurídicoDr. Edu Eder de Carvalho OAB 145050

PUBLICIDADE | COMERCIAL: E-mail: [email protected] REDAÇÃO | E-mail: [email protected]

www.facebook.com/jornalaruaregional

CNPJ: 08.542.237/0001-06

EDITAL DE CONVOCAÇÃOASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

Na qualidade de Vice-presidente do Conselho Deliberativo, nos termos do Art. 12 doEstatuto Social, convoco os associados a participarem da Assembleia Geral Extraordiná-ria da Sociedade Alphasítio Residencial, a realizar-se no dia 06 de outubro de 2017(sexta-feira), no próprio Residencial, na Alameda Pico da Neblina, n° 581 às19h00, em primeira convocação, com a presença de 50% (cinqüenta por cento) mais umdos associados, ou às 19h30, em segunda convocação, no mesmo dia e local, comqualquer número de associados presentes, para deliberar sobre a seguinte ordem do dia:

1. Análise e aprovação do Demonstrativo de Receitas / Despesas e das contas doexercício de 2016 prestadas pela Diretoria Executiva.

2. Análise e aprovação do orçamento para o período de outubro/2017 a setembro/2018.3. Apresentação da situação e plano da obras do projeto referente às áreas sociais e

portaria.4. Ratificação da autorização da cobertura da garagem das unidades autônomas, até o

muro de divisa.5. Apresentação do laudo referente a APP (Área de Preservação Permanente) e aprovação

do respectivo orçamento.6. Assuntos gerais não passíveis de votação.

Os associados poderão ser representados por procurador devidamente constituído pormeio de procuração, nos termos do artigo 654 § 1º do Código Civil. Somente osproprietários poderão outorgar procuração para representação na assembleia e cada procu-rador só poderá representar um sócio, exceto quanto aos sócios fundadores ou à sóciafundadora nata, que poderão, individualmente ou em conjunto, representar mandantessem número definido.

Em caso de ausência, ficam todos obrigados a aceitar o que for deliberado, como tácitaconcordância.

Ressaltamos que, de conformidade com o Artigo 15, § 1º do Estatuto Social, somentepoderão votar e ser votados os associados regularmente registrados nos livros sociais até24 horas antes da realização da assembleia e que estejam em dia com suas obrigações.

Atenciosamente,Anderson Petroline

Vice-presidente do Conselho Deliberativo

Obras do novo Paço de OsascoO prefeito Rogério Lins (PODE) garantiu, em entrevista coletiva, nestaterça-feira, 26, que as obras para a construção de novas sedes para a Prefei-tura e a Câmara Municipal de Osasco, no bairro do Bonfim, devem serretomadas, nos próximos dias. Lins explicou que os trabalhos estão parali-sados desde o final da gestão passada, após o projeto sofrer questionamentosjudiciais e disse que conversaria com os responsáveis pela obra, na sexta-feira (hoje). “Vamos receber representantes do consórcio GBX, que já vãoapresentar um novo formato para retomada das obras. Com isso, já nospróximos dias devemos ter gente trabalhando lá, para termos esse impor-tante equipamento público em nossa cidade”, afirmou.

Moção pela filiação de Datena ao PRPO vereador de Osasco, Daniel Matias (PRP), apresentou na sessão daCâmara desta terça-feira, 26/09, uma Moção de Congratulações ao jornalis-ta e apresentador José Luiz Datena. No documento, o parlamentar parabe-nizou o jornalista pela recém filiação ao PRP (Partido Republicano Progres-sista) e pela possível candidatura ao Senado pelo Estado de São Paulo, naeleição de 2018. Daniel enfatizou, durante fala na tribuna, que nomes decredibilidade podem ajudar a fortalecer a classe política. “Datena tem umagrande representatividade no cenário nacional e dentro do jornalismo sem-pre defendendo as minorias e brigando pelos direitos da população. A genteentende que ele é uma grande fugira pública que pode somar muito em umanova construção política para o nosso país e que esses novos personagens decredibilidade vem fortalecer a nossa classe política”, explicou. Datena já foifiliado ao PP (Partido Progressista), mas não lançou candidatura durante otempo que permaneceu na legenda. A moção foi aprovada por unanimidade.

Palestra com Walter Feldman em BarueriOs servidores da Secretaria de Esportes de Barueri vão participar, nestasexta-feira, 29/09, às 11 horas, na Arena Barueri de uma palestra com o Dr.Walter Feldman. O médico é ex-deputado Estadual e Federal, ex-secretário doEstado de São Paulo, e hoje, atua como secretário-geral da CBF (Confedera-ção Brasileira de Futebol). O tema da palestra é: “A importância para osgestores e professores de estar em permanente capacitação”. Inscrições pelotelefone: 4199-1702.

Radares na Vial ParqueNa sessão desta terça-feira, 26/09, na Câmara de Barueri, o vereador ReinaldoCampos (PODE) apresentou uma indicação propondo ao Poder Executivoa instalação de radares e redutores de velocidade na Via Parque, avenida naregião de Alphaville que liga Barueri ao município de Santana de Parnaíba.De acordo com a propositura, a via é bastante propícia para o tráfego em altavelocidade, por ter faixas largas e poucos cruzamentos, sobretudo no trechorecentemente inaugurado pela Prefeitura. “A Via Parque é uma avenida muitomovimentada, por onde passam não só carros, mas também ciclistas e pedes-tres. É preciso que o poder público intervenha para inibir a realização derachas e a ação de motoristas que abusam da velocidade, colocando em risco avida de outras pessoas”, argumentou Reinaldo Campos.

Benfácil no Vale do SolJá o vereador Neto Amorim (PV) pediu, através de uma indicação, na sessãodesta terça-feira, 26/09, na Câmara de Barueri, a instalação de um posto deatendimento do Benfácil no Terminal Rodoviário do Vale do Sol, permitindoque os passageiros tenham acesso a serviços como recarga, bloqueio e emis-são de segunda via do cartão usado no transporte rodoviário municipal e nostrens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). A iniciati-va, segundo o parlamentar, partiu dos próprios moradores do bairro, quemuitas vezes precisam se deslocar até o centro de Barueri para ter acesso aoserviço. “O Vale do Sol fica no extremo do nosso município. É mais do quejusto oferecermos o atendimento do Benfácil na periferia e facilitarmos avida de quem mora mais longe do Centro”, argumentou Neto Amorim.

Policiamento em ItapeviA Câmara de Itapevi aprovou o Requerimento nº 850 endereçado ao Tenen-te Coronel André Luiz de Oliveira, solicitando da Policia Militar a retomadado serviço da ROCAM (Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas).Assinado por todos os vereadores, o requerimento foi aprovado na sessãodesta terça-feira, dia 26/09, e será enviado em forma de ofício ao comando daPM responsável pela ROCAM na região. De acordo com a justificativa,trata-se de uma solicitação feita pelos munícipes aos legisladores. “O nossomunicípio faz divisa com outras cidades sendo de estrema importância aretomada deste serviço para a garantia de mais segurança e tranquilidade emnossa cidade”, completa o documento.

Investimento da Sabesp em ItapeviOs vereadores de Itapevi aprovaram vários requerimentos que tratam basi-camente do mesmo assunto: a exigência de que a Sabesp (Companhia deSaneamento Básico do Estado de São Paulo) melhore a execução dos servi-ços prestados na cidade. A discussão dos requerimentos começou na sema-na passada, os quais foram aprovados em sessão desta terça-feira, dia 26/09. O líder do governo na Câmara, vereador Rafael Alan (PODE), porexemplo, solicitou informações da Sabesp sobre o motivo pelo qual nãoestão sendo atendidos com água encanada os Bairros Vila Iracema e JardimJurema. Junto com o presidente da Casa, Bruxão Cavanha (PR),e o vereadorAparecido Souza (PODE), cobrou a implantação de rede de coleta de esgotona CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), naVila Gioia. Já o vereador Chambinho (PR) exigiu explicações junto à ARSESP(Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo), napessoa do presidente José Bonifácio de Souza Amaral Filho, em relação aosserviços prestadospela Sabesp na cidade. O vereador Prof. Paulinho (PV)solicitou que a Prefeitura de Itapevi encaminhe à Câmara Municipal umacópia do contrato de concessão firmado junto a Sabesp juntamente com oplano de investimento na cidade, planilha detalhada dos custos e despesase os prazos dos serviços que se encontram pendentes.

Ele revelou que já foi pro-curado por outros partidosque fizeram proposta seme-lhante, mas, por enquanto,não tem vontade de “assu-mir essa responsabilidade”

Forte liderança na RegiãoOeste, o prefeito de BarueriRubens Furlan (PSDB), temvisto seu nome ganhar for-ça, entre os políticos da re-gião, que desejam que eleentre na disputa “pela cadei-ra” de governador do Esta-do de São Paulo, na eleiçãode 2018. Entre os apoiadoresestão, os prefeitos Igor So-ares (PODE/Itapevi) e Ro-gério Lins (PODE/Osasco).Outra figura importante nocenário político nacional quedefende o nome de Furlan éa deputada federal e presi-

O prefeito de Osasco,Rogério Lins (PODE),garantiu, em entrevista co-letiva, nesta terça-feira, 26/09, que as negociações comas empresas de ônibus paraa implantação do BilheteÚnico na cidade estão avan-çadas. “Estamos caminhan-do a passos largos discutin-do essa questão e o mo-mento certo de imple-

O Embaixador da Bélgicano Brasil, Dirk Loncke, des-tacou o excelente estado dasrelações bilaterais ao reunir-se nesta quarta-feira, 27/09,com a presidente da Comis-são de Relações Exteriores ede Defesa Nacional (CRE-

O plenário do Senado apro-vou nesta quinta-feira, 28/09,por 43 votos a 8 (e uma abs-tenção), um pedido de urgên-cia para que a Casa realizeuma sessão extraordinária ecoloque em votação a deci-são do Supremo TribunalFederal (STF) de afastar osenador Aécio Neves (PSDB-MG) do mandato e impor aotucano recolhimento domici-liar noturno. O requerimentofoi assinado por parte dos lí-deres partidários e apresen-tado pelo líder do PSDB, Pau-lo Bauer (SC). A sessão deveacontecer na próxima sema-na. Alguns parlamentares,caso do senador RenanCalheiros (PMDB-AL), que-riam que o assunto fosse de-cidido já nesta quinta. “Essaquestão, que é fundamentaldo ponto de vista da Repú-blica e da democracia, aliturgia com a Constituiçãoque outros não tiveram. Érecomendável que nós faça-mos isso hoje. Cada hora,

“Ser governador é umsonho”, diz Furlan

dente do Podemos, RenataAbreu.

Apesar do “flerte”, Furlanrevelou que, ainda, não preten-de assumir tal responsabilida-de. Durante entrevista, ao jor-nal A Rua, na inauguração daVia Parque, na segunda-feira,25/09, o prefeito de Barueri re-velou que outros partidos tam-bém teriam feito o convite, mas,confessou que ser governadoré um sonho. “Olha ser gover-nador do Estado de São Pauloé um grande sonho, mas, paraisso se tornar realidade é umpasso muito grande. Outrospartidos me procuraram e mui-tos têm insistido para que euseja candidato, mas, vou con-fessar que, por enquanto, nãotenho vontade de assumir essaresponsabilidade”, disse o pre-

Lins garante que as negociações para Bilhete Único estão avançadasmentar, porque isso vai trazercustos para o município, masum custo calculado e suportá-vel, como existe em outras ci-dades”, explicou ao ser questi-onado sobre a quantidade de ve-tos do executivo derrubadospela Câmara Municipal deOsasco. Lins enfatizou que nãoadianta o Legislativo fazer pro-jetos com vício de origem, ouseja, aqueles que alteram ou

necessitam de recursos finan-ceiros do caixa da administra-ção. “É sabido que o vereadornão pode fazer esse tipo de pro-jeto sem apontar de onde virá orecurso para que ele seja im-plantado. Tenho percebido vá-rios projetos de gratuidade notransporte coletivo. E as em-presas vão falar: dou gratuidadeaté para a cidade inteira, é só osenhor pagar a conta. Mas

como eu vou fazer? Eu possodar gratuidade a atleta, profes-sor, estudante, a pessoa queacordou com mal estar, para acidade inteira. Mas vou ter quetirar dinheiro da saúde, da educa-ção, da cultura, do meio ambien-te, de obras. E eu acho que não éesse o momento para discutir isso.O que eu quero discutir sim comas empresas de ônibus é o BilheteÚnico”, completou.

Bruna Furlan recebeembaixador da Bélgicaque elogia relaçõescom o Brasil

DN), deputada Bruna Furlan,(PSDB). “Os laços que unemos dois países estão cada vezmais fortes. Os empresáriosbelgas e brasileiros acreditamnesta relação e nós atravessa-remos a crise em conjunto”,afirmou ele. Para o Brasil, a Bélgica repre-

senta um importante mercadopara produtos e serviços, alémde ser ponto de acesso prefe-rencial a outras partes do con-tinente europeu, em razão da lo-calização central e da excelenteestrutura de distribuição e detransportes. Bruna Furlan reco-nhece que a presença de gran-des portos (Antuérpia e Ghent)estão entre os maiores do con-tinente e a localização geográ-fica central em relação à Euro-pa e às principais rotas de co-mércio internacional permitiramà Bélgica transformar-se em lí-der dos setores de logística edistribuição. “Além disso, tra-ta-se de um país que se benefi-cia de um ambiente de negóci-os livre e confiável, em que sedestacam os baixos custos deempreendedorismo e a presen-ça de força de trabalho qualifi-cada”. Dirk Loncke reiterouque o seu país prima pelo for-talecimento do multilateralismo,do livre comércio e do respeitoaos direitos humanos, entre

outros valores comuns aos bra-sileiros. O diplomata aprovei-tou a oportunidade para convi-dar a presidente da CREDN parauma visita à Câmara dos Repre-sentantes belga, que em 2013 fir-mou com a Câmara dos Depu-tados um Protocolo de Coope-ração com o objetivo de aprofun-dar o intercâmbio e a troca deexperiências legislativas e refor-çar o papel da diplomacia parla-mentar. O Embaixador belgalembrou que em 2020 será co-memorado o centenário da vi-sita dos monarcas belgasAlberto I e a rainha Elisabeth,que vieram ao país em 1920para agradecer o apoio brasi-leiro durante a Primeira GuerraMundial. Esta foi a primeira vi-agem realizada por um monar-ca europeu à América do Sul.Alberto I era conhecido como“rei herói” ou o “rei soldado”.

Bruna Furlan assegurou quea CREDN também pretendecontribuir para que os reis daBélgica realizem visita ao Bra-sil para celebrar esse feito.

feito que acrescentou que tudopode acontecer. “A política émuito dinâmica, muita coisapode acontecer”, finalizou.

Esta não é a primeira vez queo nome de Furlan surge entre

os possíveis candidatos a go-vernador do Estado. Em 2010,o nome do prefeito de Barueritambém apareceu como possí-vel pré-candidato a cadeira doPalácio dos Bandeirantes.

Senado decide colocarem votação ordem doSTF para afastar Aécio

cada minuto são dias de afir-mação do processo democrá-tico e da separação dos pode-res”, afirmou Renan. No en-tanto, o líder do PSDB e ou-tros senadores avaliaram quea presença de parlamentaresnesta quinta era baixa. Porisso, o assunto não poderiaser analisado. Às 12h, o pai-nel de votações do Senadoregistrava a presença de 50senadores em plenário. Na úl-tima terça-feira, 26/09 a Pri-meira Turma do STF decidiu,por 3 votos a 2, afastar Aéciodo mandato e impôs que oparlamentar ficasse em casano período da noite. O presi-dente do Senado, Eunício Oli-veira (PMDB-CE), foi notifi-cado da decisão na noite des-ta quarta-feira, 27/09. Na ses-são desta quinta, a palavra“suspenso” constava no localonde figurava o nome de AécioNeves no painel do plenário.No site do Senado, o nomedele aparece na lista de “se-nadores fora do exercício”,afastado por decisão judicial

Page 3: Barueri inaugura Pronto-Socorro do Imperial neste sábadojornalarua.com.br/wp-content/uploads/2017/09/29CAPA_4.pdf · e Santana de Parnaíba. ... Obras do novo Paço de Osasco O prefeito

CIDADES JORNAL A RUAPÁGINA 3Sexta-feira, 29 de Setembro de 2017

O prefeito de Osasco, Rogé-rio Lins, participou na noite daquarta-feira, 27/9, do lançamen-to da Campanha Coração Soli-dário, ação promovida peloFundo Social de Solidariedade,presidido pela primeira-dama,Aline Lins. O evento ocorreuno auditório do Fundo Socialde Solidariedade e contou coma apresentação dos alunos daEscola Municipal de EducaçãoEspecial Edmundo CampanhãBurjato e da Associação Mante-nedora de Mães Especiais –AMME.

Sob o slogan “Muita gentenão tem cadeiras de rodas. Mascoração, todo mundo tem”, acampanha tem por objetivo ar-recadar fundos para aquisiçãode cadeiras de rodas adaptadaspara atender 30 crianças domunicípio, cadastradas junto àAACD e o Fundo Social deSolidariedade. A entrega serárealizada no dia 3 de dezembro– Dia Internacional das Pesso-as com Deficiência.

Para um auditório lotado deempresários e apoiadores dacampanha, a primeira-dama e

A Prefeitura de Barueri reto-mou, nesta semana, as obrasde recapeamento na cidade.Desta vez, os bairros escolhi-dos foram: Alphaville, Belval eCentro. Segundo a administra-ção as obras são realizadas, emvias mais movimentadas, e queestão em condições ruins detráfego. Os serviços terminamno próximo mês. A ação fazparte da segunda etapa dos ser-viços para melhorar a mobili-

A Prefeitura de Barueri inau-gura, neste sábado, 30/09, às10 horas, o Pronto-Socorro doImperial – uma nova unidadeconstruída para descentralizare melhorar a qualidade dos ser-viços prestados à população. Onovo PS fica na rua VictorWanderley Zambrano com a rua

Fundo Social de Osasco lança Campanha Coração Solidáriopresidente do Fundo Social,Aline Lins, falou da satisfaçãoem lançar uma ação demobilização que já se inicia comtantas adesões e apoio, além deparabenizar as mães que exer-cem um papel fundamental jun-to aos seus filhos portadores denecessidades especiais.

“Estamos muito felizes pelagrande adesão a esta iniciativa.Todos estão atendendo a estechamado e colaborando. Estaé a primeira de muitas outrascampanhas. Vocês, mães, sãoguerreiras, merecem nossa ad-miração e respeito e estão deparabéns”, afirmou.

O prefeito Rogério Lins des-tacou que a campanha nasceuda necessidade de ajudar aspessoas que precisam de umamão amiga, para conseguirequipamentos de alto custo.“As famílias destas crianças jápassam por uma série de pri-vações e necessidades e nadamais justo que a cidade se unirpara oferecer um pouco de con-forto e qualidade de vida a es-sas crianças”, disse.

Lins ressaltou ainda que “oosasquense é solidário por na-tureza, tem isso no seu cora-ção. Tenho certeza que iremosultrapassar a meta de 30 cadei-ras e teremos recursos aindapara outras campanhas”.

No final do evento, um gru-po de empresários ofereceuuma doação no valor de R$ 60mil para iniciar a campanha. Ocheque simbólico foi entregueao prefeito e a primeira-dama.

Como participarOs interessados em partici-

par, podem doar qualquer quan-tia junto ao Banco do Brasil. OFundo Social lançou o site:www.coracaosolidarioosasco.com.br,em que há todas as informa-ções sobre a campanha e o nú-mero da conta corrente para osdepósitos das doações.

BARUERI FAZ RECAPEAMENTO NOCENTRO, ALPHAVILLE E BELVAL

dade urbana da cidade. Os tra-balhos são realizados durante anoite, para não atrapalhar otrânsito, em virtude da circula-ção de veículos. Nesta fase,serão executados 13.250 qui-lômetros de recapeamento noJardim São Jorge e Jardim SãoPedro (bairro Centro), avenidaAndrômeda (Alphaville) e emvias do Belval. Como comple-mento do recapeamentoasfáltico, a Prefeitura de Barueri

realiza também serviços de si-nalização de solo (lombadas,faixas para travessia de pedes-tres e linhas divisórias de flu-xos). Na primeira etapa, já em2017, as secretarias de Obrase de Serviços Municipaisrecapearam e sinalizaram maisde 131 mil metros quadrados(quase 19 mil metros lineares,em 20 trechos de ruas, alame-das e avenidas). Ao todo, fo-ram beneficiados 14 bairros.

Barueri inaugura Pronto-Socorro do Imperial neste sábado

José Martinho. O prédio temquatro pisos erguidos em ter-reno que soma 2.600 metrosquadrados, sendo a áreaconstruída de 4.856.68 metrosquadrados. Os ambientes sãopara atendimento nas especia-lidades de clínico geral, pedia-tria, ginecologia, ortopedia e

odontologia. O Pronto-Socor-ro tem capacidade para aten-der mais de 22 mil usuários pormês, sendo 16 mil (urgência eemergência adulto), 6 mil (ur-gência e emergência infantil) e300 (urgência e emergênciaodontológica). O piso térreotem garagem e sistema de apoio

à infraestrutura predial; no pri-meiro andar há salas de reuniãoe de diretoria. O segundo pavi-mento conta com os setores declassificação de risco (duas sa-las de triagem), consultóriosclínicos adulto (quatro salas),espera, eletrocardiograma, cu-rativo, inalação e de medicaçãoadulto (oito poltronas); enfer-maria para observação adulto(seis leitos masculinos, seis fe-mininos e um isolamento). Hásala de esterilização; rouparia;urgência Infantil (seis leitos);sala de prescrição; posto de en-fermagem infantil; sala de ob-

servação infantil (seis leitos eum isolamento) e central demateriais e esterilização. Já oterceiro andar é a ala do servi-ço social, ultrassonografia, ur-gência de ginecologia e sala deapoio à ginecologia e obstetrícia.O piso agrega também classifi-cação de risco e salas de pedia-tria, medicação infantil, suportede urgência infantil e inalação.Tem espaços para odontologia,consultório de ortopedia e obser-vação ortopédica (dois leitos),procedimento ortopédico e o pri-meiro sistema digital de imagemde Raio X do município.

Page 4: Barueri inaugura Pronto-Socorro do Imperial neste sábadojornalarua.com.br/wp-content/uploads/2017/09/29CAPA_4.pdf · e Santana de Parnaíba. ... Obras do novo Paço de Osasco O prefeito

JORNAL A RUAPÁGINA 4 Sexta-feira, 29 de Setembro de 2017GERAL

Os prefeitos Rubens Furlan(Barueri) e Elvis Cezar (Santanade Parnaíba), ambos do PSDB,reforçaram o pedido para que ogoverno do Estado de São Pau-lo, Geraldo Alckmin (PSDB), re-tome as negociações para a reali-zação das obras de duplicação eextensão da quarta faixa, até oquilômetro 32, da rodovia CastelloBranco. A cobrança foi realizadaao vice-governador Márcio Fran-ça (PSB), na tarde desta segun-da-feira, 25, durante evento deinauguração da Via Parque, queliga as cidades de Santana deParnaíba e Barueri a rodoviaCastello Branco.

Os dois prefeitos falaram so-bre a importância dos investimen-tos do governo do Estado paraas cidades da Região, mas tam-bém, lembraram das dificuldadesem conseguir esses recursos.“Quero lembrar aqui da nossa di-ficuldade de duplicar, junto coma CCR e o governo do Estado, aCastello Branco dos quilômetros22 ao 26, com todas as pontes, eir até o km 32 com a quarta faixa.O vice-governador já tem ciênciadesse pleito e tenho certeza quevai reforçar esse nosso pedidojunto ao governador. Essa é umobra importante que vai gerar umavanço enorme para a nossa re-gião”, enfatizou.

Mais duro na cobrança, Furlanexplicou ao vice-governador quea obra pode ser feita através demudanças no contrato de con-cessão da rodovia. “Eu sei que éum pouco complicado, mas nãotem demanda de dinheiro do Es-

O Campeonato Paulista devôlei feminino está chegando aofinal. Com o início da disputadas semifinais cada vez maisperto, a Federação Paulista damodalidade divulgou a tabelacompleta da fase decisiva dacompetição. O jogo que abre assemifinais do Paulista aconte-ce na próxima terça-feira, dia03/10. O Barueri atua em casa,no ginásio José Correa, contrao Pinheiros, às 22 horas. A se-

O Londrina até saiu na frente,mas o Oeste teve força para vi-rar e vencer por 4 a 1, em jogodisputado na noite desta terça-feira, na Arena Barueri, pela 26ªrodada da Série B do Brasileirão.O resultado mantém o sonho doRubrão de subir para a elite.

O Oeste foi aos 41 pontos,ainda no sétimo lugar e a qua-tro pontos do Vila Nova, quar-to colocado. Ceará e Juventu-de, com 42 pontos, permane-cem à frente do Rubrão.

O começo do confronto foiem ritmo lento. As equipes ini-ciaram a partida se estudando,com uma ligeira vantagem naposse de bola para o Rubrão,

Neste sábado, 30/09, a Prefei-tura de Itapevi promove um amis-toso de futebol de campo entre aSeleção de 2004 de Itapevi e ex-atletas do Palmeiras que jogaramna base do clube entre 1993 e

Itapevi disputa amistoso contra ex-jogadores do Palmeiras1998. O evento tem entrada gra-tuita e acontece no Estádio Mu-nicipal (Rua Samuel da RochaGalvão - Cidade da Saúde) a par-tir das 17h. A equipe compostapor ex-atletas do Palmeiras terácomo o goleiro Rogério de Cam-pos Pinn, que atuou na base dotime entre 1993 e 1998; o zaguei-ro Luciano Costa, campeão daSupercopa SP de Juniores em1995 pelo Palmeiras; o meia-ata-cante Nestor Fabiano de Olivei-ra, 39, que jogou pelo Palmeirasentre 1992 e 1996; o meio-campoJosé Ailton da Silva, 40, que tevepassagem por times do México(Atlas, Leon, Pumas), Itália (Bari),Chile (Universidade Católica eVera Cruz) e Corinthians; além demeia atacante Thiago Gentil, 40,com atuações pelo Palmeiras epor clubes internacionais, como:

Nacional de Medelín (Colômbia),Alaves (Espanha), Daegu (Coréiado Sul), Al-Ittihad (ArábiaSaudita). “É uma partida come-morativa, descontraída e que trazpara a cidade nomes conhecidosdo passado e que fizeram partedo imaginário de quem sempregostou de futebol”, diz o secre-tário-adjunto de Esportes deItapevi, Maurício Murakami.

A Seleção de Itapevi 2004 tevePaulo Henrique, ex-jogador doPalmeiras, como treinador na con-quista do título sub-18 daqueleano. O destaque da equipe é olateral esquerdo Leandro Velicka,que foi morador da cidade e atuouno Grêmio Osasco Audax, tendodisputado a final do Paulista em2016 contra o Santos. Atualmen-te ele disputa a Série B doBrasileirão pelo Oeste.

Definidos osconfrontos dassemifinais doPaulista devôlei feminino

gunda partida será na sexta, às17h45, em Pinheiros. Em casode empate, o confronto serádefinido no golden set, queacontece no própria sexta.

Na outra semifinal, o Osascovai até o ginásio Panela de Pres-são, onde enfrenta o Bauru, no

dia 04/10 às 19h30. Já a segun-da partida acontece no sábado,07/10, às 9h30, no ginásio Pro-fessor José Liberatti, emOsasco. O golden set, se ne-cessário, será disputado nomesmo dia do segundo con-fronto.

Oeste goleiaLondrina esegue emascensão naSérie B

que novamente colocou emcampo um esquema muitoofensivo. O panorama mudoubastante a partir dos 32 minu-tos. Carlos Henrique tenta aci-onar Artur, mas Betinho, aocortar, acabou marcando con-tra: 1 a 0 Londrina. O jogo en-tão ficou aberto, com boaschances para os dois lados.Raphael Luz fez bonita jogada,tirou três marcadores, maschutou em cima do zagueiro.Na sequência, o meia apareceudesmarcado no segundo paupara empatar de cabeça, aos 42da primeira etapa.

Na segunda etapa, o Oeste

mostrou seu melhor futebol. Depênalti, Mazinho virou para 2 a1 cobrando alto, sem chancespara César, que pulou muitobem. O Londrina se abriu nabusca do empate na entrada deSafira, mas acabou levandomais dois. Na saída errada dadefesa, Lídio interceptou pas-se, avançou e fez um bonito gol.Já na reta final, Robert mos-trou faro de gol ao limpar amarcação e bater no canto,completando o placar: 4 a 1.

O Oeste volta a campo nodomingo, 1º de outubro, às 11h,contra o América-MG, no está-dio Independência.

Furlan e Elvis Cezar cobram obras de duplicação na Castello BrancoOs prefeitos aproveitaram a presença do vice-governador Márcio França para reforçar o pedido para a construção da quarta faixa até o km 32 da rodovia

tado, mas sim, um entendimentodo governo do Estado com a con-cessionária. Prorroga um poucoa concessão deles e eles fazem oinvestimento. Esse é um investi-mento necessário, não só para aRegião, mas para o Brasil. Vamosimaginar quantos empregos essaobra vai gerar por meses na nos-sa região, e sem o dinheiro doEstado, mas sim, com dinheiro daconcessionária que não deixa deser dinheiro dos contribuintesque passam pelos pedágios. Porfavor, vamos dinamizar a econo-mia do nosso Estado. Vamos fa-zer o que tem que ser feito”, dis-se lembrando do risco de aciden-tes na rodovia que é afetada comgrandes filas de congestiona-mento na entrada de Alphaville.“Nós mandamos nosso pessoal

para ajudar a organizar o trânsitoe garantir fluidez. Mas, nós ve-mos a grande fila que forma naCastello Branco. Quando nósvamos observar que aquilo estáum perigo? Vamos esperar umacarreta bater em algum carro ematar umas 10 ou 15 pessoas paravermos os motivos do Estado nãoter feito essa obra?”, questionouFurlan. Furlan ainda pediu paraque o vice-governador ajude narealização de uma audiência como governador Geraldo Alckmin.“Quero ir junto com o Elvis e ex-plicar, pessoalmente, ao governa-dor tudo o que estou falando paravocês. É importante que ele sai-ba da importância dos investimen-tos do Estado e que, às vezes,nós não temos na medida queprecisamos”, ponderou.

Já o vice-governador MárcioFrança explicou que questões ju-rídicas estão sendo avaliadaspara que a obra de duplicaçãopossa ser realizada. “Quero lem-brar que quando falamos em pror-rogação do contrato de conces-são, nós precisamos de uma au-torização do Tribunal de Contasdo Estado, e ele ainda não autori-zou. A explicação é simples. Vocêabre esse tipo de concorrênciahoje, uma empresa ganha, se da-qui a 10 anos eu fazer algumaprorrogação, a empresa perde-dora ou outra pode questionar.Então, esse formato jurídico estásendo encontrado para não serquestionado. Assim que conse-guirmos essa autorização, vamosconversar com a empresa e che-gar a um acordo. Até onde eu sei,falta o voto de dois conselhei-

ros, a maioria já está favorável, equem sabe no ano que vem esta-remos aqui para dar a autoriza-ção para a obra”, revelou.

Via ParqueConsiderada como uma das

maiores obras de mobilidade ur-bana da história de Alphaville eTamboré, o novo trecho duplica-do da via Parque soma de 2.760metros de comprimento, entre aavenida Andrômeda, em Barueri,e a avenida Dr. Yojiro Takaoka,em Santana de Parnaíba. As obrasforam executadas pelas duas ci-dades em parceria com o Gover-no do Estado.

O prefeito de Parnaíba, ElvisCezar, enfatizou a melhora namobilidade urbana conquistada

pelos moradores da região. “Nes-se trecho que liga Santana deParnaíba e Barueri até a rodoviaCastello Branco circulam, aproxi-madamente, 30 mil carros/dia.Essa parceria celebrada entre asprefeituras e o governo do Esta-do nos deu a possibilidade dedarmos mais qualidade de vidaaos moradores das duas cidades.Antes eram 40 minutos, agora,eles conseguem fazer o trajeto empouco mais de 5 minutos”,garantiu. Já o prefeito de Barueri,Rubens Furlan (PSDB), lembrouque a obra chegou a ficar paradapor interferências no trecho. “Foiretomada, conseguimos resolveros problemas ambientais e tudodeu certo. Missão cumprida”,comemorou .

Page 5: Barueri inaugura Pronto-Socorro do Imperial neste sábadojornalarua.com.br/wp-content/uploads/2017/09/29CAPA_4.pdf · e Santana de Parnaíba. ... Obras do novo Paço de Osasco O prefeito

Conheça as belezas de Imbituba em Santa Catarina

PÁG. 8POR OVADIA SAADIA

SOCIALSEXTA-FEIRA, 29 DE SETEMBRO DE 2017CULTURA | SOCIAIS | TURISMO | ENTRETENIMENTO | EDUCAÇÃO

By Loreny Moreira

CADERNO

A cidade oferece um cenário exuberante de praias de areias brancas e Mata Atlântica bem preservada, com áreas propícias à prática do surfe e outros esportes náuticos.

Exposição doExposição doExposição doExposição doExposição do‘C‘C‘C‘C‘Caaaaasssssttttteeeeelo Rá-lo Rá-lo Rá-lo Rá-lo Rá-TTTTTim-im-im-im-im-BumBumBumBumBum’ é pr’ é pr’ é pr’ é pr’ é prorrorrorrorrorrooooogggggaaaaadadadadadaaaaaattttté fé fé fé fé feeeeevvvvvererererereireireireireirooooo

TMB recebeTMB recebeTMB recebeTMB recebeTMB recebeo noo noo noo noo novvvvvo so so so so showhowhowhowhowde hde hde hde hde humor deumor deumor deumor deumor deArArArArAry Ty Ty Ty Ty Toooooledoledoledoledoledo

Página 7

Página 7

Página 7

Page 6: Barueri inaugura Pronto-Socorro do Imperial neste sábadojornalarua.com.br/wp-content/uploads/2017/09/29CAPA_4.pdf · e Santana de Parnaíba. ... Obras do novo Paço de Osasco O prefeito

JORNAL A RUA Sexta-feira, 29 de Setembro de 2017PÁGINA 6 GERAL

A inclusão de pessoas comdeficiência é um tema presenteem muitas discussões na soci-edade, mas pouco se fala dosdesafios diários que os pais des-sas crianças, jovens e adultosenfrentam e na ajuda e confor-to emocional que tanto neces-sitam. Pensando nisso, a Pre-feitura de Osasco, por meio daSecretaria de Educação deOsasco, promoveu a palestra‘Pais inclusos - Refletindo so-bre o cotidiano da vida esco-lar’.

Na ocasião, o diálogo foi mi-nistrado pela pedagoga ElianaSoldatti Costa e a psicólogaValdirene Armenara, que abor-daram a importância da famíliacuidar e ser cuidada, além dosdesafios diários que enfrentam,

Empreendedores e interessa-dos em empreender já podemse inscrever nas oficinas gra-tuitas do Sebrae – Barueri, queacontecerão nos dias 9, 10 e11 de outubro. Voltadas a pes-soas físicas e jurídicas, as ofi-cinas abordam temas acerca doempreendedorismo com orien-

A Prefeitura de Itapevi estádisponibilizando mais 1,8 mil va-gas de ensino técnico por meiodo Pronatec Voluntário (Progra-ma Nacional de Acesso ao Ensi-no Técnico e Emprego). A pré-matrícula acontece até o dia 10de outubro. As vagas são gratui-

Xbox One S foi lançado noBrasil nesta sexta-feira, 22 desetembro. A novidade foi anun-ciada pela Microsoft na mes-ma data e o console tem o pre-ço sugerido de R$ 2.199 poraqui, com direito a pacotes ex-clusivos contendo ForzaHorizon 3 ou Minecraft – à es-colha de quem comprar. O “S”é um modelo mais poderosoque o Xbox One tradicional,capaz de rodar vídeos em re-solução 4K, suporte a HDRpara imagens dos jogos e 40%menor que a versão original.

O console já está disponível

TECNOLOGIA

Educação Especial deOsasco discute desafiodos pais de pessoascom deficiência

bem como as contribuiçõespara melhorar a qualidade devida de seus filhos.

O evento foi gratuito e acon-teceu no espaço compartilhadoda Escola Municipal de Educa-ção Especial Dr. EdmundoCampanhã Burjato, localizadono Cipava, zona Sul da cidade.Após a palestra ocorreu umcafé de confraternização.

A ação faz parte do projetosocial ‘Oficina de Saberes –incluir é a Nossa Arte’, que temo propósito de fortalecer o de-senvolvimento de pessoas comdeficiência e com foco no apri-moramento de suas aptidõesfísicas, cognitivas e artísticas,contribuindo deste modo paraque conquistem autonomia esocialização.

XXXXXbobobobobox One S chex One S chex One S chex One S chex One S cheggggga aa aa aa aa ao Bro Bro Bro Bro Braaaaasisisisisil porl porl porl porl porR$ 2.199 e pacotes especiaisR$ 2.199 e pacotes especiaisR$ 2.199 e pacotes especiaisR$ 2.199 e pacotes especiaisR$ 2.199 e pacotes especiais

nos grandes varejistas e devechegar às outras lojas pelos pró-ximos dias. A quantia é equipa-rada ao “custo sugerido” doXbox One normal no Brasil, ain-da que seu valor seja um pou-co mais em conta nos estabe-lecimentos comerciais. Porém,vale lembrar que a Microsoftcancelou a fabricação do mo-delo original em todo o mun-do, enquanto o “S” torna-se onovo padrão trabalhado pelomercado.

O Xbox One S foi lançado noexterior em agosto de 2016 e,lá fora, tem pacotes que cus-

tam entre US$ 300 e US$ 400– o que equivale a aproximada-mente R$ 930 e R$ 1250, emconversão direta e sem calcu-lar os impostos. A plataforma étambém encontrada com op-ções de armazenamento de500GB, 1TB e 2TB. A versãobrasileira terá apenas a primei-ra opção. Sobre o Xbox OneX, versão ainda mais potentedo Xbox One capaz de gerargráficos de jogos em 4K, aMicrosoft não revelou novida-des oficiais para o Brasil e oconsole permanece sem previ-são de lançamento por aqui.

Sebrae de Barueri abreinscrições para cursosde empreendedorismo

tações sobre como criar e man-ter um negócio ou uma presta-ção de serviços. Neste mês deoutubro serão três cursos: “Co-meçar bem – Formalização”,que acontece no dia 9; “Sei pla-nejar”, ministrado no dia 10; e“Sei controlar meu dinheiro”, aocorrer no dia 11.

Todas as oficinas serão das9h às 13h na sede da Acib (As-sociação Comercial e Industri-al de Barueri), que fica na Av.Henriqueta Mendes Guerra,712, Vila São João – Barueri.Será entregue certificado departicipação a quem compare-cer nos três dias de curso.

A inscrição pode ser feita pes-soalmente, no posto do Sebraeque fica dentro do Ganha Tem-po Municipal, que fica na ave-nida Henriqueta Mendes Guer-ra, 550, Centro. Mais informa-ções pelo telefone 4199-1333 /Ramal 303. É necessário apenasinformar RG, CPF e endereço.

As 5 mil escolas da rede es-tadual de ensino passarão a tero programa de mediação deconflitos, iniciativa pioneiraque tem a função de definir ecapacitar educadores para pre-venir desentendimentos em es-colas estaduais, aproximandoalunos, educadores, equipegestora e família.

Todas as escolas terão aomenos um educador nesse pa-pel. E em 1.795 destas unida-des haverá um segundo profis-sional com o mesmo objetivo,para que trabalhem em conjun-to. Atualmente, os vice-direto-res de 2,3 mil escolas já sãoresponsáveis pela mediação. Apartir do mês de outubro, aSecretaria irá formar os de to-das as 5 mil unidades.

Os outros 1.795 mediadoresserão professores, que igual-mente serão treinados. Atual-mente, a rede conta com 1,2mil professores-mediadores.Com isso, o programa passaráde 3,5 mil (2,3 mil vice-direto-res e 1,2 mil professores) para6.795 educadores (5 mil vice-diretores e 1.795 professores).

A capacitação ocorrerá viacurso específico elaborado pelaEFAP (Escola de Formação eAperfeiçoamento dos Professo-res). O objetivo é conhecer afundo o ECA (Estatuto da Cri-ança e do Adolescente), alémde aprender técnicas de justiçarestaurativa.

CritériosOutra novidade é a criação de

um critério que mescla vulne-rabilidade social e notificação

O ministro da Educação, Men-donça Filho, anunciou nestaquarta-feira, 27/09, que serão usa-dos detectores de aparelhos deponto eletrônico de ouvido du-rante a aplicação do Exame Naci-onal do Ensino Médio (Enem)neste ano. Os sistemas antifraudeserão usados de forma experi-mental em alguns locais de provacom equipamentos cedidos gru-po Berkana. “A gente sabe que,infelizmente, um dos métodosmais utilizados em concursospúblicos e na aplicação do Enemé o de pontos eletrônicos. Se agente tem hoje um equipamentoque pode detectar o uso dessetipo de equipamento, a gente vaiinibir e, evidentemente, comba-ter esse tipo de fraude”, disse oministro durante o Encontro Na-cional para AlinhamentoOperacional do Enem realizadono 4º Batalhão de Infantaria Levedo Exército Brasileiro, em Osasco(Grande São Paulo). O sistema

Escolas da rede estadual paulistaterão mediação de conflitos

de casos de violência à Secre-taria para definição das escolasque terão dois profissionais demediadores. Atualmente, a dis-tribuição ocorre de acordo comindicação de cada Diretoria Re-gional de Ensino, sem um es-tudo mais aprofundado que re-lacione o ambiente social que aescola está inserida.

Foram cruzados dados doIPVS (Índice Paulista deVulnerabilidade Social) e do ROE(Registro de Ocorrência Esco-lar). Esse último é uma ferra-menta criada pela pasta para queas unidades notifiquem qualquertipo de caso de violência em es-cola estadual – desde indisciplinae bullying à agressão física – e,por consequência, serve para aSecretaria dar suporte às unida-des e comunidades.

Assim, as 1.795 escolas sãoas que estão em áreas mais vul-neráveis e também registraramao menos um caso no ROE nosúltimos três anos seguidos.Dessa forma, a Secretaria querincentivar a atualização cons-tante do sistema para que seconheça de maneira mais com-pleta o quadro de violência narede e seja possível atuar deforma mais precisa. A propos-ta é que o grupo seja revisto acada dois anos.

Levantamento realizado peloSistema de Proteção Escolar daSecretaria com 2.200 escolasde Ensino Fundamental e Mé-dio mostra que, nos últimos trêsanos, 70% diminuíram os epi-sódios de violências e inciden-tes. A lista inclui bullying, agres-sões e indisciplina.

Itapevi abremais 1,8 milvagas doPronatec

instituições. A carga horária mé-dia dos cursos é de 160 horas etodos são a distância. É possívelfazer apenas um curso por matrí-cula. Haverá certificados emitidospela própria instituição que ofer-ta o curso. Interessados com apartir de 15 anos podem se ins-crever. As pré-matrículas devemser efetuadas presencialmente apartir da próxima terça-feira (26),das 8h às 12h, no Senai da Cohab(Avenida Pedro Paulino, 825) ena Secretaria de Indústria, Comér-cio, Turismo e Emprego (Aveni-da Presidente Vargas, 376 - Cen-tro), das 8h às 17h, de segunda asexta-feira. Os documentos ne-cessários para a pré-matrículasão: CPF, endereço (CEP), telefo-

ne de contato e e-mail. Concluídaa pré-matrícula, o aluno receberáuma carta de encaminhamentocom código de inscrição, perío-do de início e término do curso,endereço eletrônico para acessoa plataforma EAD e prazo máxi-mo para acesso à plataforma.

Para efetivar a matrícula definitiva,o candidato deverá acessar a plata-forma EAD da instituição ofertante efornecer o número do CPF e o códi-go de inscrição, dado disponível nacarta de encaminhamento.

Para mais informações sobre asinscrições e pré-matrículas, o in-teressado pode entrar em conta-to pelo telefone 4143-8888 (Ra-mal 205) ou encaminhar e-mailpara [email protected].

tas e exclusivas para moradoresde Itapevi e os cursos, realizadosna modalidade EAD (Ensino àDistância), são oferecidos emparceria com o Ministério do Tu-rismo. “Estamos empenhados emoferecer cada vez mais oportuni-dades aos nossos cidadãos. Jápromovemos esta ação anterior-mente e correremos sempre atrásde novidades no setor de qualifi-cação profissional”, disse o se-cretário de Indústria, Comércio,Turismo e Emprego, MauroMartins Júnior, ao se referir às 2,4mil oportunidades oferecidas emagosto deste ano. Desta vez, oprograma disponibiliza 20 opçõesde carreiras para os moradores deItapevi oferecidas por diferentes

Enem terá detectores de ponto eletrônico para evitar fraudesprova. “o rigor em termos de se-gurança se amplia cada vez mais,inclusive com a identificação in-dividual de cada prova”, acres-centou o ministro. Parte dos lo-cais de avaliação já conta comdetectores de metais.

Dois domingosPela primeira vez, o Enem será

aplicado em dois fins de semana,sendo dois domingos seguidos.A mudança busca, segundoMendonça, não só dar mais con-forto aos estudantes de maneirageral, como enquadrar melhor oscandidatos que por razões religi-osas não fazem atividades duran-te o dia aos sábados.

Este ano, o Enem será aplicadoem 1.724 municípios, para6.731.203 inscritos. As provasserão realizadas nos dias 5 e 12de novembro. A previsão orça-mentária é de que a aplicação dasprovas custe cerca de R$ 90 porcandidato.

encontra os aparelhos de trans-missão pelo sinal de rede móvelde banda larga, por radio-frequência de wi-fi e bluetooth.Segundo Mendonça, a partir dosresultados na aplicação das pro-vas neste ano, o uso poderá serexpandido nas próximas ediçõesdo exame. “À medida que a apli-

cação desse tipo de equipamen-to for validada a partir dessa ex-periência do Enem 2017, a gentevai aumentar a amplitude”, res-saltou.

Além dos detectores, tambémserá feita a partir deste ano, comomedida de segurança, a identifi-cação individual nominal de cada

Page 7: Barueri inaugura Pronto-Socorro do Imperial neste sábadojornalarua.com.br/wp-content/uploads/2017/09/29CAPA_4.pdf · e Santana de Parnaíba. ... Obras do novo Paço de Osasco O prefeito

Sexta-feira, 29 de Setembro de 2017 JORNAL A RUA PÁGINA 7SOCIAL

TURISMO

ANIVERSÁRIO

Hoje, dia 29, o jovem empresário André NegrãoAntiório fica mais jovem. Ele é responsável pelo RHdo Colégio Padre Anchieta. Parabéns!

O Teatro Municipal GlóriaGiglio recebe, nesta sexta-feira, 29/09, às 20 horas, acomédia “Sabe Quem Dan-çou”, de Zeno Wilde, mesmoautor de Blue Jeans e Zero deConduta.

Ambientada nos anos 1980e com novo elenco, a peça

O Teatro Municipal de Barueri(TMB) recebe, no dia 7 de ou-tubro, às 20 horas, Ary Toledopara uma única apresentação.Ary Toledo é um artista brasi-leiro internacionalmente conhe-cido, lotando teatros por ondese apresente, seja no Brasil ouexterior como Portugal, Japãoe Estados Unidos. No seu novo

O Memorial da América Latina prorrogou a exposição “Rá-Tim-Bum, o Castelo”, em cartaz no espaço desde março, até o dia 4 defevereiro de 2018. Os ingressos para a nova temporada podemser adquiridos na bilheteria do Memorial e no site www.ratim-bumocastelo.com.br. As entradas custam R$ 20 e R$ 10 a meia-entrada. A mostra recria em tamanho real o casarão visto na sérieinfantil da TV Cultura nos anos 1990. Em uma área de 700m²,são reproduzidos 20 ambientes do castelo, como a biblioteca, acozinha e os quartos do Nino e Morgana. A novidade agora seráum mural para o público registrar a visita à exposição, instaladodentro do castelo.

Imbituba está ao sul do Esta-do de Santa Catarina, a 90 kmda capital Florianópolis. A ci-dade oferece um cenário exu-berante de praias de areiasbrancas e Mata Atlântica bempreservada, com áreas propí-cias à prática do surfe e outrosesportes náuticos. O municípioé conhecido por ser ponto deavistamento de baleias-franca,que entre julho e novembromigram do Polo Sul para repro-dução e amamentação dos fi-lhotes. Em função disso, foiclassificada como Área de Pro-teção Ambiental da Baleia Fran-ca, em 2000.

A Praia do Rosa, uma dasmais famosas da região, estáencravada entre montanhas emuito verde. Em seus 7 km deextensão, ela oferece uma va-

A comédia “Sabe QuemDançou” chega a Osasco

dirigida por Hermes Carpesacompanha personagens mar-ginalizados para tratar de temascomo jovens de rua, milícia,prostituição e roubos. Emcena, as mazelas, personagens,contexto, linguagem e situaçõesque se aplicam perfeitamenteaos dias atuais. A postura rea-

lista adotada na peça provocachoque e reflexão sobre ques-tões tão conhecidas, mas mui-tas vezes ignoradas.

O personagem central é oMadonna (Hermes Carpes), re-ceptador de objetos roubados,que ampara meninos em suacasa. A primeira montagem

ocorreu em 1990, comClodovil Hernandes (1937-2009) no papel principal erecebeu prêmio por melhortexto, em 1990, do “Timo-chenco Wehbi”.

Foi finalista de melhor tex-to pelo prêmio Shell em1991.

TMB recebeo novo showde humor deAry Toledo

show, Ary Toledo irreverentefala do cenário político do Bra-sil e do mundo, brinca combom humor falando de sogras,parentes e crianças. O objetivodo show é entreter a plateia por

90 minutos e isso ele faz da me-lhor forma. A classificação é 14anos. O preço dos ingressos,que continuam a venda, vari-am entre R$ 30 e R$ 60. A ven-da é feita pelo site: www.

bilheteriaexpress.com.br ou,diretamente, na bilheteria doteatro. O TMB fica na rua Mi-nistro Raphael de BarrosMonteiro, 255, Vila Boa Vis-ta, em Barueri.

Exposição do ‘Castelo Rá-Tim-Bum’ é prorrogada até fevereiro

Conheça as belezas de Imbituba em Santa Catarinariedade grande de cactus e flo-res, além de várias trilhas eco-lógicas. Um dos locais preferi-dos dos surfistas e praticantesde windsurf, a praia reúne con-dições boas para a pesca,trekking e até cavalgadas. Comáguas igualmente tranquilas, aLagoa de Ibiraquera é própriapara a prática de kitesurf,canoagem, pesca esportiva,Stand Up Paddle (SUP) e ou-tros esportes náuticos.

Abundante na Lagoa, o ca-marão rosa é um atrativo queenriquece a gastronomia localcom seu sabor único. Se vocêgosta de sossego e aventura,visite a Praia Vermelha, é prati-camente deserta. Localizadaentre as praias do Rosa e doOuvidor, tem cerca de 500m deextensão e é propícia à prática

do surfe. O acesso é feitoapenas por meio de trilhas,uma partindo do lado es-querdo da Praia do Rosa(Rosa Norte) e outra próxi-ma a entrada da Praia doOuvidor.

Não há infraestrutura deatendimento, portanto pre-pare-se com mantimentos enão esqueça de recolher seulixo. Igualmente acessívelpor trilha, a Praia do Ouvidoré calma, ideal para nadar epraticar canoagem. Antes dechegar lá, você pode obser-var de um mirante naturalsuas águas azuis e suas arei-as brancas, adornadas porcoqueirais, dunas e pedras.Essa praia também não contacom nenhuma infraestruturade atendimento.

O Memorial da América Latina fica na Avenida Auro Soares de Moura

Andrade, 664, Barra Funda. Mais informações no telefone 3823-4600.

ACESSE:

www.facebook.com/

jornalaruaregional

soci

ais

saúde

turis

mo

cultu

ra

tecn

ologia

educa

ção

cidad

es

Page 8: Barueri inaugura Pronto-Socorro do Imperial neste sábadojornalarua.com.br/wp-content/uploads/2017/09/29CAPA_4.pdf · e Santana de Parnaíba. ... Obras do novo Paço de Osasco O prefeito

Sexta-feira, 29 de Setembro de 2017 JORNAL A RUAPÁGINA 8 SOCIAIS

Por Ovadia Saadia

CLIQUESda semana

A cantora Vanessa da Mata,que nos últimos três anos ro-dou com as turnês de Segue oSom e Delicadeza, apresentaagora o repertório de um novoCD e DVD, “Caixinha de Mú-sica”, neste sábado, 30/09, às22 horas, no Tom Brasil.

A grife Íssima, de MargarethPadilha, irmã de Beth Serpa,apresentou sua coleção prima-vera-verão, em um “Chá daModa”, na Casa de Arte eCultura Julieta de Serpa paracerca de 90 convidadas, re-presentantes da alta socieda-

Uma noite terrível dedicada aos “MonstrosSagrados do Jornalismo”. Assim foi a festade gala do Prêmio Comunique-se 2017, queconsagrou os grandes vencedores da vez nas28 disputas. Com a casa de espetáculos TomBrasil transformada em castelo de horror, otema serviu de pano de fundo para um even-to descontraído e bem-humorado, que “ater-rorizou” os mais de 600 convidados presen-tes - entre finalistas, jornalistas renomados,gestores da imprensa, executivos das empre-sas patrocinadoras e representantes dosapoiadores. Os premiados foram eleitos pe-los leitores do Portal Comunique-se e peloscolegas da própria comunicação.

Brincando com o tema aterrorizante, apremiação realizada em São Paulo contou com avoz (em versão sombria) de Cid Moreira e teveinício com pocket show de Nikki Goulart, sósiade Michael Jackson. Ao fim, o encontro condu-zido por Felipe Andreoli, Serginho Groisman,Fernanda Gentil, Celso Zucatelli, Fábio Porchate Thalita Oliveira elevou mais três jornalistas acondição de “Mestres do Jornalismo”: CarlosAlberto Sardenberg (Economia - Mídia Falada),Mauro Beting (Esportes - Mídia Escrita) eRicardo Boechat (Nacional - Mídia Falada).Aline Saadia e o apresentador Celso Zucatelli

Ricardo Boechat ganhador na categoria Nacional e Mídia Falada

Cid Moreira entre Aline e

Ovadia Saadia presidente

da Apacos e Febracos

Presenças VIP como a damagnífica ministra de direitoshumanos Dra. LuislindaValois, que veio diretamente deBrasília para o evento. Foramtrês dias do evento “Gigantesda Ecologia”. Bravo a Joel Diasda Silva e Gustavo Siqueirapela idealização e realizaçãodeste momento histórico naecologia e no momento docolunismo social brasileiro. Nacerimônia, foi lançado o livro“12 Feridas Ambientais do Pla-neta”, terceira obra editorial doInstituto Gigantes da Ecologia(IGE). Nele, são tratados osprincipais problemas ambien-tais que afetam o mundo. A mi-nistra Luslinda, durante apremiação, disse que ficoumuito feliz em conhecer o tra-balho do Instituto e que, açõesassim, fazem ela acreditar emum futuro melhor.

O evento que aconteceu emBlumenau/Santa Catarina, foium sucesso e teve o prestigiode colunistas sociais de todoBrasil.

Mairah Godoy da

Rede TV Jornalista

consagrada e

Cleucimara Santiago

de Ponta Grossa

Paraná

Joel Dias,

Luislinda Valois,

e Gustavo

Siqueira

Grife Íssima lança coleçãoPRIMAVERA/VERÃO

Adriane Piovesani, Aline Malafaia, Deyse Krieger e Emilze Junqueira

Margareth Padilha, Renata Fraga e Rosana Bernardes

Vanessa daMata leva“Caixinha deMúsica” aoTom Brasil

Gravado ao vivo, em duasnoites, o trabalho reúne, entreoutras, três novas cançõescompostas pela artista mato-grossense: a faixa título, “Or-gulho e Nada Mais” e “GenteFeliz”. A cantora também deveapresentar seus grandes suces-

sos como: Amado, Boa sorte/Good luck, entre outros.

Os ingressos estão à venda eos preços variam de R$ 120 aR$ 240. O Tom Brasil fica narua Bragança Paulista, 1.281,Santo Amaro. Mais informa-ções no telefone: 4003-1212.

de carioca. “Busquei trazer amoda para o nosso cotidiano.São roupas “casual” e atem-porais, próprias para o dia adia e para viagens porque nãoamarrotam”, observa Marga-reth Padilha, da Íssima. Cal-ças ajustadas e malhas nacio-

nais Santaconstancia e Mene-gotti e importadas MarcJacobs, Roberto Cavalli eChanel, além de bijouteriasRosana Bernardes encantaramàs convidadas com peças ori-ginais, com destaque para ma-lhas lisas e estampadas.

Page 9: Barueri inaugura Pronto-Socorro do Imperial neste sábadojornalarua.com.br/wp-content/uploads/2017/09/29CAPA_4.pdf · e Santana de Parnaíba. ... Obras do novo Paço de Osasco O prefeito

Sexta-feira, 29 de Setembro de 2017

JORNAL A RUA

PÁGINA 9

www.facebook.com/jornalaruaregional

O Instituto Social Saúde Res-gate à Vida (ISSRV) apresen-tou, nesta terça-feira, 26/09, umbalanço de seus primeiros 45dias à frente da gestão do Hos-pital Municipal Antônio Giglioe da UPA (Unidade de ProntoAtendimento) Centro, emOsasco. Dentre os avanços,destacados em apresentaçãofeita pelo assessor médico daOrganização Social (OS), Dr.Ewandro Ruck, a volta do hos-pital ao patamar de referênciapara casos graves encaminha-dos pela rede de saúde, e queantes eram direcionados primei-ro à UPA Centro. “A partir deagora, a UPA passa a cumprirsua função primordial, ou seja,atender casos de baixa e médiacomplexidade, conforme reco-mendação do SUS (SistemaÚnico de Saúde).Com isso,melhoramos também o atendi-mento da UPA, que estavasobrecarregada”, explicou.

Ruck ressaltou que, em 45dias, foram abertos 15 novosleitos, incluindo 5 de observa-ção, 2 de UTI (Unidade de Tra-tamento Intensivo) e 8 de en-

Ainda durante o evento debalanço do Instituto Social Saú-de Resgate à Vida, o prefeitoRogério Lins anunciou que pre-tende unificar, em um prédio noCentro de Osasco, os serviçosdas três farmácias de distribui-ção de medicamentos da redemunicipal: a da Policlínica daZona Norte, onde é feita a en-trega dos medicamentos de altocusto; a do CAPS, que entregaos controlados, e a da Policlí-nica da Zona Sul, onde é feita aentrega de medicamentos de

Antônio Giglio vai ter mutirão para reduzir fila de cirurgiasA intenção é realizar um mutirão de cirurgias não urgentes para atender a fila de espera, destinando uma sala de cirurgia para procedimentos aos finais de semana e à noite

Lins anuncia criação de farmáciapara entrega de medicamentos

uso contínuo. A previsão é deque a nova unidade comece afuncionar em dezembro. “Ficomuito incomodado ao ver, logonas primeiras horas do dia, onúmero de pessoas que está naporta da Policlínica Zona Nor-te. E, quando abrem as portas,alguns entram muito rápido eacabam até esbarrando em ido-sos. Além disso, vamos facili-tar o acesso. Hoje, uma pessoaque mora na Zona Sul precisapegar duas conduções para iraté a Policlínica e outras duas

para voltar. No Centro, dá parachegar com uma condução só”,afirmou. “Será uma farmácia deatendimento com hora marca-da, bancos confortáveis e cha-mada com painel eletrônico”,completou.

Lins revelou ainda que a ad-ministração estuda uma formade realizar 1/3 das entregas nacasa dos pacientes. Os benefi-ciados seriam pessoas com di-ficuldade de locomoção e a en-trega seria feita por meio deempresa especializada.

fermaria. Ainda este mês, co-meçam a ser feitas, em parce-ria com a prefeitura, reformasdo Pronto-Socorro Adulto, daUTI Pediátrica e do Centro Ci-rúrgico, que terá o número desalas ampliado de 3 para 5. Oobjetivo é realizar um mutirãode cirurgias eletivas (não ur-gentes) para atender a fila deespera, destinando uma delas(salas de cirurgias) para essetipo de procedimentos inclusi-ve durante os finais de semanae à noite. Entre as novas açõescitadas no balanço está a reor-ganização do Núcleo Interno deRegulação (NIR), que passa acontrolar o fluxo de pacientesentre as unidades. O objetivo égerar mais acessibilidade aquem realmente precisa. “Seráo coração do hospital. Todas asvagas serão solicitadas direta-mente a esse núcleo, que de-verá evoluir para uma centralde regulação macro no muni-cípio”, destacou Ruck.

Outras iniciativas que serãoimplementadas garantirão o au-mento do número de leitos. Atu-almente o hospital conta com

187 leitos e atende cerca de25% da população. De acordocom Ruck, é necessário mais200 leitos para atender 50% dapopulação, tendo em vista queo restante seria atendido porconvênios médicos.

Nos primeiros 45 dias tam-bém foi providenciado a aqui-sição de equipamentos funda-mentais para o atendimento dasduas unidades, tais como res-piradores portáteis, 22 novascadeiras de rodas, 25 novasmacas, monitores médicos,entre outros. As duas unidadesde saúde passaram porhigienização, efetuada por em-presa especializada. Tambémhouve aumento de 18 para 20leitos de UTI, informatização do

pronto-socorro e adoção de sis-tema por senha para garantirmaior fluidez no atendimento.

O prefeito de Osasco, Rogé-rio Lins, acompanhou a expla-nação destacando que os indi-cadores apresentados, apesardo curto período, demonstrama eficiência e qualidade da novagestão. “Nosso objetivo é ofe-recer um serviço público quedesejamos para nós e a nossafamília e esses indicadores de-monstram que estamos no ca-minho certo”, afirmou.

Lins salientou que a entregado segundo piso do Pronto-Socorro Jardim D´Abril criará29 leitos de longa permanência,passando a ser um apêndice doHospital Antônio Giglio. “Tere-

mos um hospital de retaguardapara complementar o atendi-mento daquelas pessoas queprecisam permanecer interna-das por mais tempo. Os leitosdarão suporte ao Hospital An-tônio Giglio”, disse.

Ainda de acordo com o pre-feito, dois pontos estratégicosda saúde receberão o mesmoformato de OS: a UPA VilaMenck, na zona Norte, e a UPAConceição, na zona Sul. Sãoalterações de extrema importân-cia que, aliadas a entrega doPronto-Socorro Osmar Mes-quita no Helena Maria e da am-pla reforma do Pronto-Socor-ro Santo Antônio, proporciona-rá maior agilidade no atendi-mento.

Page 10: Barueri inaugura Pronto-Socorro do Imperial neste sábadojornalarua.com.br/wp-content/uploads/2017/09/29CAPA_4.pdf · e Santana de Parnaíba. ... Obras do novo Paço de Osasco O prefeito

Sexta-feira, 29 de Setembro de 2017 JORNAL A RUAPÁGINA 10

A Justiça Federal proibiu acompra, em toda a rede nacio-nal do SUS, do medicamentochinês Leuginase, usado no tra-tamento de leucemia infantil éalvo de fortes críticas da co-munidade médica por não ter aeficácia comprovada nem re-gistro junto à Anvisa. A decisãoé liminar e foi assinada pelo juizfederal de Brasília RolandoValcir Spanholo. Cabe recurso.

O Ministério da Saúde infor-mou que vai recorrer da deci-são (veja íntegra da nota abai-xo). Em julho, após série dereportagens apontando a polê-mica em torno do remédio, oFantástico notificiou que o Mi-nistério Público Federal pediuo recolhimento de todos os lo-tes do produto.

Em nota na época, o Minis-tério da Saúde disse que a ori-entação para compra daLeuginase continuava a mesmae que análises laboratoriais fei-tas não haviam mostradocontaminantes bacterianos quepudessem causar danos a pa-

Justiça federal proíbe compra e uso de Leuginase da China em toda a rede SUSMedicamento usado no tratamento de leucemia infantil é alvo de críticas da comunidade médica por não ter eficácia comprovada nem registro junto à Anvisa

cientes.O medicamento havia sido

importado com dispensa de li-citação. O argumento do gover-no era de economia aos cofrespúblicos – o custo individualcairia de US$ 173 para US$ 38.No processo, porém, o Minis-tério da Saúde não conseguiu

provar que o remédio já haviasido testado em humano.

Exames clínicos apontaramainda que ele tem 40% de im-purezas, enquanto o utilizadoanteriormente pelo órgão tinhaíndice de 0,5%. Para a Justiça,4 mil pessoas, sendo 80% cri-anças e adolescentes, podiam

estar com as vidas em risco.A decisão atende pedido do

Ministério Público Federal, quehavia pedido o recolhimento detodos os lotes de Leuginase dis-tribuídos em hospitais públicose quer que o governo volte acomprar a asparaginase fabri-cada no Japão, que era o medi-

camento usado até o ano pas-sado.

Pela decisão, a União devefazer em até 45 dias um pro-cesso para compra emergencialpara adquirir um remédio “que,possuindo o princípio ativo L-Asparaginase, ostente evidên-cia científica sobre sua eficá-cia e segurança”. Em seguida,o governo federal deve reco-lher e armazenar todos os lotesdo medicamento chinês aindanão usados. Além disso, devemonitorar todos os pacientesque usaram a Leuginase alvo daação.

Como funciona amedicaçãoO medicamento tem como

princípio ativo a asparaginase,usado para conter o avanço daleucemia. Ele tira um “alimen-to” essencial para as célulasmalignas, que chama aspara-gina. Sem esse “alimento”, acélula morre. O remédio não éfabricado no Brasil.

O país importava, desde a

A Organização Mundial daSaúde (OMS) alertou sobre a“séria escassez” de novos anti-bióticos para combater bacté-rias cada vez mais resistentes,e defendeu redobrar os investi-mentos diante desta “crescen-te ameaça” à saúde mundial.

No total, a OMS registrou 51novos antibióticos em fase dedesenvolvimento clínico paracombater os chamados agentes

década de 1970, medicamen-tos produzidos por laboratóri-os dos Estados Unidos e da Ale-manha. Segundo especialistas,o nível de eficácia deles é deaté 90%. Os remédios são dis-tribuídos aos hospitais por meiodo Programa de Prevenção eControle do Câncer do Minis-tério da Saúde.

O que gerou a polêmicaMas, neste ano, o Ministério

da Saúde comprou outro me-dicamento: a asparaginase chi-nesa, do laboratório Beijing SLPharmaceutical, representadopela empresa uruguaia XetleyS.A. O órgão não fez licitação,valendo-se da lei que permite adispensa em caso de emergên-cia ou calamidade pública.

Na ocasião, foi feita uma pes-quisa de preços entre quatrolaboratórios estrangeiros e es-colhido o produto chinês, queofereceu o menor preço. A im-portação do novo remédio des-pertou preocupação entre espe-cialistas.

OMS alerta para faltade novos antibióticos epede mais investimentos

patógenos prioritários, a tuber-culose e a infecção diarreica atri-buída ao Clostridium difficile.

Mas há apenas oito tratamen-tos “inovadores” capazes dereforçar o “arsenal” existente,destaca o comunicado.

Além da tuberculose resisten-te, que a cada ano mata 250 milpessoas no planeta, a OMS pu-blicou em fevereiro uma listade 12 famílias de “superbac-

térias”, contra as quais consi-dera urgente desenvolver novosmedicamentos, a exemplo deenterobactérias como Klebsiellae E.coli. Algumas destas famí-lias provocam infecções co-muns, como pneumonia e dotrato urinário. “A resistênciaantimicrobiana é uma emergên-cia de saúde global”, declarouo diretor-geral da OMS,Adhanom Ghebreyesus.

“Há uma necessidade urgen-te de um maior investimentoem pesquisa e desenvolvimen-to de antibióticos, do contráriovoltaremos ao passado, quan-do as pessoas temiam infecçõescomuns e a vida estava em ris-co até em simples cirurgias”,advertiu. Apenas para a tuber-culose, a OMS avalia a neces-

sidade de investimentos supe-riores a 800 milhões de dólaresanuais na pesquisa de novosmedicamentos. A OMS adver-te, ainda, que há “muito pou-cas” soluções orais de antibió-ticos em desenvolvimento,quando são “essenciais paratratar infecções fora dos hos-pitais”. As bactérias resistentes

aos antibióticos poderão mataraté 10 milhões de pessoas porano até 2050, um número equi-valente ao do câncer, segundoum grupo de especialistas in-ternacionais formado em 2014no Reino Unido.

Presidido pelo economistaJim O’Neill, o grupo estima queo fenômeno causa atualmente

700 mil mortes por ano.A OMS adverte que não se

trata apenas de novos antibi-óticos, mas também de semelhorar a prevenção de do-enças e promover o bom usodos tratamentos existentes efuturos, tanto entre os paci-entes como para animais e naagricultura.

Page 11: Barueri inaugura Pronto-Socorro do Imperial neste sábadojornalarua.com.br/wp-content/uploads/2017/09/29CAPA_4.pdf · e Santana de Parnaíba. ... Obras do novo Paço de Osasco O prefeito

JORNAL A RUA PÁGINA 11Sexta-feira, 29 de Setembro de 2017

Page 12: Barueri inaugura Pronto-Socorro do Imperial neste sábadojornalarua.com.br/wp-content/uploads/2017/09/29CAPA_4.pdf · e Santana de Parnaíba. ... Obras do novo Paço de Osasco O prefeito

Sexta-feira, 29 de Setembro de 2017 JORNAL A RUAPÁGINA 12

Segundo tipo mais frequenteno mundo, o câncer de mama(CM) é o mais comum entre asmulheres, respondendo por23% dos casos novos a cadaano. Dados do Inca apontamque sobrevida em cinco anos,estimada nos países desenvol-vidos, é de 85%, enquanto nossubdesenvolvidos permaneceentre 50-60%.

Diferenças de sobrevida po-dem ser explicadas pelos está-gios mais avançados ao diag-nóstico nos países em desen-volvimento e também por ou-tros fatores, como a falta deacesso aos serviços de saúde,o atraso na investigação de le-sões mamárias suspeitas e narealização do tratamento.

Neste contexto, a mamo-grafia entra como uma armaque pode auxiliar na detecçãoprecoce da doença, quando re-alizada em mulheres assintomá-ticas, numa faixa etária em quehaja um balanço favorável en-tre benefícios e riscos dessaprática. Dentre suas vantagensestão: a redução da mortalida-de pela doença, diminuição dostraumas físicos (tratamento emfases mais precoces), maiorsobrevida, arrefecimento dostraumas familiares e o menorcusto para sociedade relaciona-do à perda de um indivíduo pro-dutivo.

EstudosOs primeiros estudos que

demonstraram haver diminui-ção da mortalidade por CM en-tre as mulheres convidadas pararastreamento com mamografiaforam relatados há cerca de 50anos. O Health Insurance Plan(HIP) Study forneceu a primei-ra evidência sobre o assunto.Nesse estudo, realizado na dé-cada de 1960, cerca de 60.000mulheres foram distribuídas emdois grupos, um de controle eoutro submetido a exames fí-sicos e mamografias. Após seteanos de seguimento, foi obser-vada uma redução de 30% nataxa de mortalidade no gruposubmetido ao rastreamento.

Mamografia:fazer ou não fazer?No Brasil, as sociedades médicas recomendam a mamografia anual a partir

dos 40 anos, visando ao diagnóstico precoce e a redução da mortalidade

Uma forma de ‘superma-lária’, resistente à principal li-nha de tratamento disponívelatualmente contra a doença,está se disseminando rapida-mente pelo Sudeste Asiático epreocupa especialistas. Segun-do um novo artigo publicadono periódico científico TheLancet Infectious Diseases,essa resistência teria sido ori-ginada por diversos fatores,como o fato de os pacientesnão tomarem os medicamentosde forma adequada até o fim,políticas inadequadas de trata-mento em algumas regiões eampla disponibilidade de medi-camentos sem receita, incluin-do versões baratas e de quali-dade inferior.

AmeaçaA malária é uma doença cau-

sada pela infecção dos glóbulosvermelhos humanos por qua-tro espécies do parasita unice-lular Plasmodium:

Plasmodium vivax,Plasmodium ovale,Plasmodium malarie ePlasmodium falciparum.

A ‘supermalária’ resistenteaos medicamentos artesunato epiperaquina – principal linha de

Uma das mais extensas pes-quisas sobre mamografia já re-alizadas avaliou um grupo de130.000 voluntárias. De acor-do com o trabalho, publicadono periódico especializadoRadiology, o exame em mulhe-res acima dos 40 anos é capazde reduzir em até 30% o nú-mero de mortes provocadaspelo câncer de mama – reve-lando que fazer o exame regu-larmente é ainda mais benéficoà saúde da mulher do que sepensava. Já uma revisão dosestudos mundiais mais relevan-tes sobre o tema, que incluiu600.000 mulheres, demonstrouuma redução do risco relativoda mortalidade por câncer demama estimada em 15%.

QuestinamentosPor outro lado, muitos estu-

dos observacionais demonstra-ram resultados inconsistentes,questionando os reais benefí-cios do rastreamento e impli-cando também em certos ris-cos que precisam ser conheci-dos: realização de biópsias ex-cessivas, diagnóstico de pato-logias que não mudariam o cur-so de vida da mulher (over-diagnose), a realização de tra-tamentos dispensáveis e a ex-posição aos Raios X (rara-mente causa câncer, mas há umdiscreto aumento do riscoquanto mais frequente é a ex-posição).

Resultados do famoso estu-do Canadian National BreastScreening Study (CNBSS),publicado em 2015, influenci-aram instituições governamen-tais (como a United StatesPreventive Services Task For-ce – USPTF), e publicações emduas revistas científicas, o NewEngland Journal of Medicine(NEJM) e o British MedicalJournal (BMJ).

Estados Unidos e EuropaA pesquisa é usada para jus-

tificar ações em saúde pública,como a publicada pelo USPTFque manteve a recomendaçãocontrária ao rastreamento

mamográfico do câncer demama entre 40 e 49 anos, epassou a recomendar mamo-grafia de rotina para rastrea-mento a cada dois anos, a par-tir de 50 anos de idade. Essamudança alinhou-se às reco-mendações de alguns países daEuropa, mas não às de diver-sas outras organizações norte-americanas.

Esse fato revitalizou o deba-te atual sobre a política e a prá-tica da mamografia em todo omundo. As modificações, queteriam sido feitas para evitargastos excessivos com os exa-mes, contradizem anos de aler-tas sobre a necessidade de exa-mes de rotina para detectar ocâncer de mama a partir de 40anos. À época da publicação,especialistas e grupos de defe-sa protestaram contra as reco-mendações, argumentando queas novas indicações poderiamconfundir as mulheres e resul-tar em mais mortes pelo cân-cer. De um modo geral, as re-comendações governamentaislevam em consideração a co-bertura do exame sobre toda apopulação atingida, e seu cus-to. Este conceito, chamado derastreamento populacional,onde o Estado se responsabili-za pela saúde de toda a popula-ção candidata a realizar aqueleprocedimento, é bem diferentedo que se faz no Brasil porexemplo, onde o rastreamentoé basicamente individualizadopara cada paciente.

Como funciona no Brasil?No Brasil, a Sociedade Bra-

sileira de Mastologia (SBM), oColégio Brasileiro de Radiolo-

gia e Diagnóstico por Imagem(CBR) e a Federação Brasileiradas Associações de Ginecolo-gia e Obstetrícia (FEBRASGO)

recomendam a mamografiaanual para as mulheres a partirdos 40 anos de idade, visandoao diagnóstico precoce e a re-

dução da mortalidade. Tal me-dida difere das recomendaçõesatuais do Ministério da Saúde,que preconiza o rastreamentobianual, a partir dos 50 anos,excluindo dos programas derastreamento uma faixa impor-tante da população (mulheresentre 40-49 anos), responsávelpor cerca de 15-20% dos ca-sos de câncer de mama.

O câncer de mama permane-ce como uma doença desafia-dora, exigindo maiores avançosterapêuticos para melhoria dastaxas de cura e mantendo-secomo uma patologia que exigediagnóstico precoce. O exameclínico das mamas, associadoà mamografia representa ain-da a melhor estratégia a seradotada. A detecção em umestagio inicial, permite um tra-tamento menos agressivo, de-terminando melhor qualidadede vida, com menos mutila-ção e menos efeitos colaterais,e aumentando as taxas de curapela doença.

‘Supermalária’ preocupa especialistas

tratamento contra a infecção –é resultado de uma mutação noPlasmodium falciparum e já foiidentificada em cinco países:Camboja, Laos, Tailândia, Viet-nã e Mianmar. De acordo como artigo, assinado por especia-listas em medicina tropical daUniversidade Mahidol, naTailândia, o tratamento não fun-cionou em quase um terço doscasos no Vietnã e cerca de 60%no Camboja, onde foi registra-da a primeira ocorrência.

Esse tratamento tem comoprincipal objetivo reduzir a cargaparasitária em pacientes infec-tados, possibilitando que osoutros medicamentos façamefeito. No entanto, o fato de umdos parasitas ter se tornado re-sistente a eles pode impactarconsideravelmente a contençãoda disseminação da doença. Osautores consideraram essesdados alarmantes diante da pos-sibilidade dessa versão resisten-te chegar à África, onde ocor-rem 92% dos casos de malá-ria. “Essa é uma séria ameaça.É uma corrida contra o reló-gio. Temos que eliminá-la an-tes que a malária se torne incu-rável novamente.”, disse ArjenDondorp, líder da equipe depesquisa, à BBC News.

Outros medicamentosA Organização Mundial da

Saúde (OMS) enfatizou queexiste a possibilidade de o pa-rasita ser eliminado com ouso de outros medicamentosanti-malariais. Entretanto, es-ses remédios demoram maispara fazer efeito. Além dis-so, os pesquisadores alertampara o fato de o parasita terse tornado resistente a doismedicamentos, o que aumen-ta a possibilidade de resistên-cia aos demais existentes.

MaláriaO principal vetor da doen-

ça é a fêmea do mosquitoAnopheles, mais comum empaíses de clima tropical esubtropical e que possui há-bitos noturnos, semelhante aopernilongo. Cerca de 212 mi-lhões de pessoas são infec-tadas a cada ano. No Brasil,a Região Norte é a mais afe-tada pela malária, onde ocor-rem 98% dos casos. Febrealta, dores de cabeça e nocorpo, ondas de calor e cala-frios, suor, falta de apetite ecansaço são os sintomas maiscomuns, que podem cessare se repetir em dias alterna-dos.