barbacena/mg - 17 de outubro de 2007 - ano xv - nº 363 ... file2 17 de outubro de 2007 - ano xv -...

12
Barbacena/MG - 17 de Outubro de 2007 - Ano XV - Nº 363 - 042/2007 - Distribuição Gratuita Festa das Rosas supera expectativas A 40ª edição da Festa das Rosas e Flores de Barbacena ficará na his- tória. O evento, que apresentou di- versas novidades, a começar pela própria organização, movimentou de maneira inédita a economia e o turismo da cidade. Os shows mu- sicais e o desfile de carros ornamen- tados foram destaques no evento. Esta foi a primeira vez que os pro- dutores participaram, de forma efe- tiva e direta, da organização da fes- ta, fato que deve se repetir nos pró- ximos anos. No domingo, pela pri- meira vez em dez anos, os portões foram abertos, graças a uma conciliação entre o Governo Mu- nicipal, a Abarflores e os produto- res do show. Um grande público prestigiou os shows durante os dias de festa O carro representando a Matriz da Piedade foi o vencedor do desfile Escola Estadual Bias Fortes comemora o seu centenário PÁGINA 2 Nova ponte da Vargem dos Coxos beneficia produtores PÁGINA 3 Campanha previne contra a dengue PÁGINA 8 Secretaria de Governo / César Carneiro PÁGINAS 6, 7 e 12 Secretaria de Governo / César Carneiro

Upload: phungdieu

Post on 14-Feb-2019

235 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

17 de Outubro de 2007 - Ano XV - Nº 363 - 042/20071

Barbacena/MG - 17 de Outubro de 2007 - Ano XV - Nº 363 - 042/2007 - Distribuição Gratuita

Festa das Rosas supera expectativas

A 40ª edição da Festa das Rosase Flores de Barbacena ficará na his-tória. O evento, que apresentou di-versas novidades, a começar pelaprópria organização, movimentoude maneira inédita a economia e oturismo da cidade. Os shows mu-sicais e o desfile de carros ornamen-tados foram destaques no evento.Esta foi a primeira vez que os pro-dutores participaram, de forma efe-tiva e direta, da organização da fes-ta, fato que deve se repetir nos pró-ximos anos. No domingo, pela pri-meira vez em dez anos, os portõesforam abertos, graças a umaconciliação entre o Governo Mu-nicipal, a Abarflores e os produto-res do show.

Um grande público prestigiou osshows durante os dias de festa

O carro representando a Matriz daPiedade foi o vencedor do desfile

Escola Estadual BiasFortes comemorao seu centenário

PÁGINA 2

Nova ponte daVargem dos Coxos

beneficia produtoresPÁGINA 3

Campanha previnecontra a dengue

PÁGINA 8

Secretaria de Governo / César Carneiro

PÁGINAS 6, 7 e 12

Secr

etar

ia d

e G

over

no /

Cés

ar C

arne

iro

2 17 de Outubro de 2007 - Ano XV - Nº 363 - 042/2007

A Escola Estadual Bias Fortes come-morou, no último dia 15, Dia do Profes-sor, seu primeiro centenário. Agora, oeducandário entra para o seleto grupode escolas centenárias de Barbacena,que ainda inclui as escolas estaduaisEmbaixador José Bonifácio (Escola Nor-mal) e Professor Soares Ferreira (Colé-gio Estadual), além do Colégio Imacu-lada Conceição. As comemorações peloaniversário do Bias Fortes contaramcom uma missa, celebrada na Matrizde Nossa Senhora da Assunção, umasolenidade com a participação de auto-ridades e alunos e a inauguração dasobras de revitalização do prédio da es-cola, que é tombado pelo PatrimônioCultural de Barbacena.

A Escola Bias Fortes foi o primeirogrupo escolar de Barbacena, tendo ini-ciado suas atividades em fevereiro de1908. Mas o decreto que regulamentousua criação só foi assinado pelo presi-dente de Estado João Pinheiro, em 15 deoutubro de 1908. Anos depois, o edu-candário, que era conhecido apenascomo Grupo Escolar, ganhou o nomede seu patrono, Chrispim Jaques BiasFortes, ex-senador e ex-presidente deEstado de Minas.

Durante a solenidade realizada nasegunda-feira, 15, a diretora CleuzaMaria Oliveira lembrou dos diretores,professores e alunos que já passarampela escola nestes cem anos. “Duranteeste século de vida, milhares de servi-dores e alunos passaram por aqui e le-varam o nome deste estabelecimentopara o Estado”, disse. Para o prefeitoMartim Andrada, o fato de Barbacenater agora quatro escolas centenárias émais uma prova da força e da tradicio-nal vocação educacional do município.“Isto mostra como são concretas as ba-ses que o município tem na educação ereforça a necessidade de que continue-mos honrando as tradições do setoreducacional de Barbacena”, declarou.

O deputado estadual Lafayette An-drada, principal articulador da reformado prédio da escola junto ao Governodo Estado, lembrou que o educandárioé patrimônio de várias gerações. “É commuito orgulho que Barbacena comemo-ra hoje o centenário desta escola, pelaqual já passaram diversas gerações defiguras ilustres de nossa cidade”, disse.

O superintendente regional de Ensi-no, Mário Raimundo de Melo, tambémdestacou a importância da centenária ins-tituição para o ensino na cidade. “Estaescola tem seu nome guardado na me-mória e no coração dos barbacenenses”,declarou. Representando a família BiasFortes, o secretário-executivo da Fundac,Cândido Hollanda Bias Fortes, bisneto dopatrono da escola, disse que “este é umdia significativo e importante para toda afamília Bias e para toda a comunidadebarbacenense, que há um século podecontar com a qualidade e a tradição destainstituição”.

Atualmente, a Escola Estadual BiasFortes atende cerca de 700 alunos, distri-buídos nas quatro primeiras séries doEnsino Fundamental. Graças às articula-ções do deputado, o Governo do Estadoinvestiu R$ 164.078,60 na obra de refor-ma do prédio, iniciada em maio deste ano.Durante a solenidade, o prefeito MartimAndrada anunciou, para breve, umaparceria para a iluminação externa doprédio.

Após a realização dos discursos, a so-lenidade prosseguiu no pátio da escola,com a apresentação teatral de alunos euma homenagem ao Dia dos Professo-res. Na seqüência, a direção homenageoudiversas personalidades que contribuí-ram com o educandário nestes cem anos,como ex-diretores e professores, além dodeputado Lafayette Andrada e do prefei-to Martim Andrada.

Escola Estadual Bias Fortes comemora centenárioMissa, revitalização do prédio e solenidade com participação de alunos e autoridades marcamas comemorações pelos 100 anos de criação do educandário, o quarto mais antigo da cidade

Martim Andrada recebendo homenagem daeducadora Márcia Maria da Costa

Um grande público prestigiou aapresentação dos alunos no

pátio da escola

Fachada do centenário prédio após as obras de revitalização

Cândido Bias Fortes, Cleuza Oliveira, Lafayette Andrada, Martim Andrada, MárioRaimundo e Joaquim Gamonal no momento do corte da fita inaugural

Fotos: Secretaria de Governo / Júlio Batista

17 de Outubro de 2007 - Ano XV - Nº 363 - 042/20073

Os mais de 400 moradores da comu-nidade de Vargem dos Coxos, no dis-trito de Senhora das Dores, já não têmmais a preocupação com acesso à suaresidência, principalmente na épocadas chuvas. O Governo Municipal, atra-vés da Secretaria de Agricultura, Pecu-ária e Abastecimento, concluiu no iní-cio deste mês as obras de construçãode uma nova ponte na estrada que dáacesso à comunidade.

Com o término das obras, o tráfegona estrada voltou ao normal, proporci-onando mais segurança aos motoristase maior rapidez no escoamento da pro-dução agropecuária, com destaquepara produtos avícolas, hortigranjeiros,

Ponte da Vargem dos Coxos já é realidadeGoverno Municipal concluiu no início deste mês as obras de construção da ponte

leite e derivados. A nova ponte apresentauma estrutura melhor que a antiga, que foidanificada pelas chuvas. “A ponte ficoumuito boa. Vai agilizar e proporcionar maistranqüilidade na saída dos caminhões quetransportam as mercadorias de todos nósagricultores”, declarou o agricultor MirvoPortilho Magalhães, não escondendo a sa-tisfação da conquista da comunidade coma nova ponte.

“A construção da nova ponte, além deatender um anseio dos moradores, está fa-cilitando o escoamento da produção agrí-cola daquela região”, comentou RichardRebouças, secretário de Agricultura, Pecu-ária e Abastecimento. A execução das obrasda ponte contou com o apoio da Secretaria

Municipal de Infra-estrutura e PolíticaUrbana.

Na construção da ponte foram utili-zados três tubulões de 8 metros de com-primento e 2,80 m de diâmetro, conse-guidos por meio de uma parceria coma Secretaria de Estado de Transportese Obras Públicas.

Os trabalhos na construção da pon-te envolveram concretagem e encabe-çamento dos tubulões e construção dealas. Além disso, também houve a pre-ocupação com a recuperação da mataciliar na área atingida pela obras. Parareduzir este impacto, foram plantadasaproximadamente 200 árvores de espé-cies nativas e frutíferas.

A nova ponte facilitou oescoamento da produção

agrícola da região

Secretaria de Governo / César Carneiro

4 17 de Outubro de 2007 - Ano XV - Nº 363 - 042/2007

A Câmara Municipal de Barbacena ho-menageou, na quinta-feira, 11, em sessãoordinária, 53 professores das redes muni-cipal e estadual. Os vereadores entrega-ram aos homenageados um diploma e umbotão de rosa, antecipando o Dia dos Pro-fessores, comemorado em 15 de outubro.

Segundo o presidente da Câmara, ve-reador José Higino Ferreira, “esta é a pri-meira vez na história da cidade que osprofessores são homenageados pelo seudia em sessão ordinária do Legislativo”.Ainda de acordo com o presidente, a ini-ciativa aproxima ainda mais os vereado-res da população barbacenense.

A professora Neide Discaciatti de Mi-randa, da Escola Estadual EmbaixadorJosé Bonifácio, falou em nome de todos oshomenageados. “É uma grande satisfaçãocomparecer hoje a esta Casa e uma honramuito grande representar os demais pro-fessores aqui presentes”, disse. SegundoJosé Higino, as homenagens aos professo-res serão prestadas nos próximos anos.

Câmarahomenageiaprofessores

Vereadores entregam mençãohonrosa a educadores em

comemoração ao Dia dos Professores

A professora Neide Discaciatti de Miranda

NOTASDIA DAS CRIANÇAS IO Centro de Referência de Assistência Social dobairro São Pedro organizou, na última quinta-fei-ra, 11, um dia de lazer para centenas de crianças.A atividade foi alusiva ao Dia das Crianças e con-tou com a participação de acadêmicos dos cursosde Educação Física, Nutrição e Meio Ambiente daUniversidade Presidente Antônio Carlos (Uni-pac). Durante todo o dia, as crianças participa-ram de diversas brincadeiras, atividades, dese-nhos, teatros e pinturas, além de assistirem a fil-mes educativos. No final, foram distribuídos maisde mil brinquedos para os presentes. Os desenhosfeitos durante o evento estão expostos no Cras dobairro São Pedro.

DIA DAS CRIANÇAS IIA equipe III do PSF da UBS Vilela organizou, naquinta-feira, 11, na sede da Tijuca, uma série deatividades em homenagem ao Dia das Crianças,reunindo centenas de crianças dos bairros Tijucae São José. Foram distribuídos cachorro quente,pipoca, algodão doce e surpresinhas, tudo conse-guido com o apoio da comunidade local. Durantetodo o dia, os agentes de saúde, as enfermeiras e amédica da equipe divertiram o público presentecom brincadeiras variadas, como concurso dedança e dança da cadeira.

DIA DAS CRIANÇAS IIIAinda no dia 11, em vários outros pontos da cidadefoi comemorado também o Dia das Crianças. A UBSFuncionários, A UBS João Paulo II (foto) e o Centrode Referência, Apoio e Proteção da Criança e do Ado-lescente (Crapca), foram três das entidades que tam-bém festejaram a data, proporcionando diversãopara centenas de crianças.

FUTEBOL SOCIETYAcontece neste sábado, 20, a quarta rodada da 3ª edi-ção do Troféu Funcionalismo Público de Futebol Socie-ty, torneio organizado pela Associação dos ServidoresPúblicos Municipais de Barbacena (ASPM). Se enfren-tam nesta rodada, Demasa e Comunicação, às 15 ho-ras e Escola Agrotécnica e 9º BPM, às 16 horas, jogo quedeve decidir o primeiro lugar desta fase. O campeonatotermina no dia 28, Dia do Funcionário Público, quandoserá realizada uma grande confraternização após adecisão do terceiro lugar e a final. As partidas estãosendo disputados na sede da associação, na ColôniaRodrigo Silva.

GUARDA MUNICIPALNo último dia 10, foi comemorado, em todo o País, oDia do Guarda Municipal. Em Barbacena, a data foilembrada com um café da manhã na sede da GuardaMunicipal, no bairro São Pedro. Participaram o coman-dante, Pedro Gurita, o sub-comandante, Itamar José deSouza Júnior e todo o efetivo da entidade.

Fotos: Secretaria de Governo / Júlio BatistaCésar Carneiro - Divulgação

17 de Outubro de 2007 - Ano XV - Nº 363 - 042/20075Terminam os estudos do Ceale

Várias professoras alfabe-tizadoras da rede municipalde ensino estiveram envolvi-das, desde o dia 18 de junho,no grupo de estudos do Cen-tro de Alfabetização, Leiturae Escrita (Ceale), criado pelaDiretoria Técnico Educacio-nal da Secretaria Municipalde Educação e Esportes.

O trabalho do grupo de es-tudo, que terminou no últimodia 8, envolveu 12 encontros,somando uma carga horáriade 48 horas. No final, as par-ticipantes receberam o diplo-ma de participação. A finali-dade foi aprimorar mais o co-nhecimento prático e teóricosobre alfabetização e letra-mento nas séries iniciais doEnsino Fundamental, com oobjetivo de aperfeiçoar a prá-tica pedagógica.

Trabalho envolveu oCentro de Alfabetização e

Escrita e professores darede municipal de ensino

Professoras da rede municipal de ensino que participaram do evento e a superintendente Noely Corlay Nunes

Cidade realiza seminário sobre saúde notrabalho rural e meio-ambiente

Discutir questões ambientais e asaúde do trabalhador rural é a prin-cipal proposta do 1º Seminário doCampo das Vertentes, promovidopela Comissão de Segurança Am-biental e Saúde Campo das Verten-tes - COMSASCAVE, com o apoiodo Governo Municipal. O eventoacontece dia 26 de outubro, na Es-cola Agrotécnica. “O trabalhadorrural precisa criar consciência deque a sua saúde é um bem maior.Hoje, em nossa região, enquanto oproblema da contaminação pelo usode agrotóxico sofreu uma redução,temos outras questões que atingemo homem do campo, como a desin-formação”, disse o presidente da

Evento acontece dia 26 de outubro na Escola Agrotécnica e tem apoio do Governo MunicipalComissão, Onofre Cunha Andrade,destacando o apoio para o eventorecebido do Centro de Referência eSaúde do Trabalhador, através deLuciana Amorim.

O seminário, segundo ele, temalcance regional e vai abrir um es-paço democrático para as reivindi-cações do homem do campo, dan-do voz a quem realmente tira daterra o seu sustento e o alimentopara toda a sociedade. “Nós tam-bém vamos discutir questões ambi-entais, já que elas atingem direta-mente o trabalhador rural. A devas-tação das pequenas propriedades eo risco de destruição das nascentesde água são problemas do dia-a-dia

do nosso trabalhador rural quetêm que estar na pauta”, disseo presidente.

O seminário, que tem entradafranca, vai das 8h00 às 16h00. Aprogramação inclui a exposiçãode problemas e propostas de so-lução por cada município inscri-to, uma palestra sobre saúde pro-ferida pelo médico Eduardo SáFortes e apresentação de perspec-tivas pelo Poder Público. “Vamoselaborar uma carta proposta so-bre todas as questões discutidas”,finalizou Onofre Cunha Andra-de. As inscrições podem ser fei-tas pelos telefones 3333-5989 e9944-0962.Onofre Cunha Andrade

Divulgação

Divulgação

6 17 de Outubro de 2007 - Ano XV - Nº 363 - 042/2007

A 40ª edição da Festa das Rosas e Flores de Bar-bacena ficará na história. O evento, que apresen-tou diversas novidades, a começar pela própria or-ganização, movimentou de maneira inédita a eco-nomia e o turismo da cidade. Esta foi a primeiravez que os produtores participaram, de forma efe-tiva e direta, da organização da festa, fato que devese repetir nos próximos anos.

A iniciativa do prefeito Martim Andrada detransferir a responsabilidade da organização paraa Abarflores mexeu positivamente com o evento,que vem passando por uma revitalização desde2005 e, a cada ano, recupera o prestígio e a tradi-ção, perdidos no final da década de 90. “Estamospromovendo uma revitalização da festa e nadamelhor do que os próprios produtores assumirema organização, sempre com o apoio da Prefeitu-ra”, disse Martim, durante a abertura da festa, naquinta-feira, 11.

Para o presidente da Abarflores, Cléber Mora-es, a experiência foi positiva e tende a render resul-tados cada vez mais animadores com o passar dosanos. “Ainda não temos muita experiência e va-mos melhorar a organização. A expectativa da as-sociação e dos produtores é dar continuidade a estarevitalização e apresentar uma nova festa já no pró-ximo ano”, garante ele. A primeira grande novi-dade da Festa das Rosas em 2008 deverá ser a par-ticipação de produtores de Portugal e da Holandacom estandes montados durante o evento no Par-que de Exposições.

A venda de mudas e flores durante a festa, se-gundo Cléber, foi muito boa, principalmente natarde de domingo. Apesar de ainda não ter o ba-lanço das vendas, ele acredita que haja aumentoem relação aos últimos anos, assim como tambémaumentou a presença de público. Segundo os or-ganizadores, o público cresceu, em relação ao anopassado, 20%. “Estamos satisfeitos com a festa, queé, sem dúvidas, uma das maiores no ramo de flori-cultura do Brasil”, define o diretor técnico do Se-brae de Barbacena, Felipe Alvim.

Um dos pontos mais altos da festa foi na tardede domingo, quando o desfile dos carros ornamen-tados e a coroação do Broto, do Brotinho e da Rai-nha reuniram um grande público no Parque de Ex-posições. A nova rainha, Marília Miranda, não es-condeu a emoção ao receber a coroa de sua ante-cessora, Katiusci Takahashi. “Estou vivendo ummomento muito especial e não vou esquecer distonunca”, disse. Um acordo entre o Governo Muni-cipal, a Abarflores e a produção do show, fez comque os portões fossem abertos no domingo, fato queaconteceu pela primeira vez em dez anos.

Festa das Rosas supera expectativasOrganizadores comemoram crescimento nas vendas e aumento de

público presente em comparação aos anos anteriores

A primeira rainha Mariane Pacheco e o prefeito Martim Andrada coroando a Rainha das Rosas 2007, Marília Miranda

Edna Frateschi Maia e Luiz Eugênio Maia, da CDL, e Cleber Moraes, da Abarflores

6 17 de Outubro de 2007 - Ano XV - Nº 363 - 042/2007

Fotos: Secretaria de Governo / César Carneiro - Júlio Batista

17 de Outubro de 2007 - Ano XV - Nº 363 - 042/20077

Os alunos vencedores do II Concurso de TrabalhosEscolares para Exposição: Festa das Rosas e Flores fo-ram premiados na noite de quinta-feira, dia 11, no Par-que de Exposições, logo após a abertura oficial da 40ªFesta das Rosas e Flores de Barbacena. Vinte e duas dastrinta e quatro escolas da rede municipal participaramdo concurso, que teve como tema “Barbacena: Cidadedas Rosas e Flores”.

Uma outra novidade da festa deste ano foi ahomenagem prestada às Rainhas das Rosas detodos os tempos. O prefeito Martim Andrada esua esposa, Ondina Andrada, entregaram a cadauma um certificado e um botão de rosa. Esta foi aprimeira vez que as rainhas de outras ediçõesforam lembradas durante a Festa das Rosas.

Estiveram presentes as rainhas Mariane Pa-checo (1968), Rosana Gorini Lobato de Campos(1975), Cláudia Maria Miranda de Figueiredo(1983), Greice Patrícia Crisafuli Scolari Goyotá(1989), Márcia Cristina Moreira de Morais (1990),

Alunos recebemprêmios do concursoda Festa das Rosas

Estudantes participaram do II Concursode Trabalhos Escolares para Exposição:

Festa das Rosas e Flores

O prefeito Martim Andrada e a Rainha das Rosas, Marília Miranda com osalunos vencedores do concurso

Fernanda Cristina de Andrade Tavares (1996),Melina Elisa Saviotti Zille (2000), Camilla Berto-lin Sad (2004) e Fernanda Costa Vidigal (2005). Arainha de 1988, Paula Rocha Campos, foi repre-sentada por sua mãe, Iracema Rocha Ramos.

Para a primeira rainha, Mariane Pacheco, ahomenagem foi uma grata surpresa, assim comoo convite para ser a patronesse da 40ª edição. “Es-tou muito feliz pela homenagem e espero ter res-pondido à altura o convite para ser a patronessedeste ano”, disse, em agradecimento ao convitefeito pelo prefeito Martim Andrada.

Homenagem às Rainhas das Rosas

Homenagem às rainhas dos anos anteriores foi uma das novidades da festa

O desfile de carros ornamentados foi um dos destaques da festa

7 17 de Outubro de 2007 - Ano XV - Nº 363 - 042/2007

O casal Lauro e Mônica Ramalho, do Lions, a patronesse Helena Marianade Andrada Morano Maluf Caldas, o prefeito Martim Andrada, a SuperBroto, Ana Beatriz de Paiva e a Super Brotinho, Daniela Pacheco

Fotos: Secretaria de Governo / César Carneiro - Júlio Batista

8 17 de Outubro de 2007 - Ano XV - Nº 363 - 042/2007

A proximidade do verãoaumenta os riscos de apare-cimento de novos casos dadengue, uma doença relativa-mente grave, transmitida porum mosquito que precisa deágua limpa e calor para se re-produzir. Os agentes do Pro-grama de Saúde da Família(PSF), enfermeiros da UBS doVilela e acadêmicos do cursode enfermagem que atuam naunidade, adotaram as brinca-deiras como recurso para pas-sar às crianças informaçõesque podem prevenir o apare-cimento de novos focos dadoença.

Para isso, os profissionaisde saúde lançaram mão defantasias de palhaço, bonecosde fantoche e muita criativi-dade durante a visita à Esco-la Municipal Professora YayáMoreira, realizada na sema-na em que se comemora o Diada Criança. Segundo os ide-alizadores do projeto, o obje-tivo de realizar este trabalhocom as crianças é fazer comque elas se transformem emmultiplicadores do conheci-mento, ajudando a conscien-tizar seus familiares sobre osprocedimentos que podemevitar maiores problemas coma dengue.

A filosofia de todo este tra-balho é promover a saúde emtodo o bairro. Esta foi a segun-da vez que a UBS adotoubrincadeiras para trabalharcom as crianças. Na primei-ra, o tema era tabagismo e oretorno foi extremamentepositivo.

Brincando se aprende sobre saúdeProgramaenvolveu

brincadeiras paramostrar às

crianças osperigos da dengue

As brincadeiras com as crianças tiveram caráter educativo

VASOS e PLANTASNão deixe juntar água nos vasos e troque as plantas aquáticas por plantas de terra.LIXO e LATASDevem permanecer sempre tampados. Não deixe jogados no quintal objetos que acumulem água.PNEUS VELHOSSão um grande perigo. Se não for possível eliminá-los, mantenha-os em local seco e abrigado.BROMÉLIASEvite bromélias em casa. Se quiser ficar com elas, você tem que tratá-las com água sanitária naproporção de uma colher de sopa para um litro de água, regando, no mínimo, duas vezes porsemana. Tire sempre a água acumulada nas folhas.CAIXA D’ÁGUALembre-se de mantê-las totalmente fechadas. Isso serve também para latões, tambores, cisternas eoutros lugares onde se guarda água.GARRAFAS PET e de VIDRODevem ser mantidas de cabeça para baixo para não acumular água. Cacos de vidro colocados emcima dos muros e que acumulam água devem ser retirados ou quebrados.

Saiba como evitar a proliferaçãodo mosquito da dengue

Secretaria de Governo / Júlio Batista

17 de Outubro de 2007 - Ano XV - Nº 363 - 042/20079

Depois do livro sobre o Padre-MestreCorreia de Almeida, um dos maiores poe-tas satíricos brasileiros, a Fundação Muni-cipal de Cultura “Professor Agenor Soaresde Moura” vai lançar um livro reunindotextos de intelectuais barbacenenses sobrea vida e a obra de Honório Armond , consi-derado o “príncipe dos poetas mineiros”.Mas não é só isso: o livro também possuipoemas e textos do escritor, que tem suasobras esgotadas, além de uma iconografiacom imagens inéditas. Com organizaçãode Zenaide Vieira Maia, presidente da Fun-dac, e colaboração de Sérgio CardosoAyres, o livro já está praticamente prontopara ser impresso. “A Fundac continuacumprindo o seu papel de divulgadora daarte barbacenense, neste caso reunindonuma só obra textos sobre o poeta e poe-mas do escritor, que é um marco na cultu-ra barbacenense”, disse Zenaide VieiraMaia.

Entre os escritores que participam dolivro ‘Honório Armond – O príncipe dospoetas mineiros’, de 160 páginas, estão no-mes como Paulo Maia Lopes, Mário CelsoRios, Maria Eugênia Tollendal, Zilda deCastro, Zenaide Vieira Maia, Aurea Vas-concelos Grossi e Newton Siqueira de Ara-újo Lima, entre outros. “Este lançamento,além de trazer análises sobre uma obra ím-par na literatura barbacenense, abordatambém curiosidades sobre a vida do es-critor. E, o que é muito importante, publicapoemas de dois livros do escritor, ‘Peranteo Além’ e ‘Ignotae Deae’, que estão esgota-dos”, disse Sérgio Cardoso Ayres, secretá-rio da Academia Barbacenense de Letras.

O livro, que deve ser lançado até o finaldo ano, também traz algumas fotos inédi-tas de Honório Armond (1891-1958) per-tencentes ao acervo da família. “Para nós,seus descendentes, é um motivo de satis-fação ver que, mesmo com o passar dostempos, sua obra continua atual e merece-dora de novos lançamentos e análises lite-rárias de intelectuais barbacenenses. AFundac está de parabéns”, disse Sônia Ar-mond, filha do poeta.

Fundac prepara livro sobre opoeta Honório Armond

Livro terá análise de intelectuais sobre obra do escritor, além de fotose poemas do príncipe dos poetas mineiros

Desde o final de setembro,as crianças e adolescentesatendidas pelo Centro de Re-ferência, Apoio e Promoçãoda Criança e do Adolescente(Crapca) estão utilizando ocampo de futebol da Funda-ção Hospitalar de Minas Ge-rais (Fhemig), situado no de-partamento “A” (Bavesa). Autilização do campo é resul-tado de uma parceria firma-da entre as duas instituiçõese possibilita a otimização dostrabalhos da oficina de espor-tes do Crapca.

O campo está cedido aoCrapca aos sábados pela ma-nhã e em alguns feriados, deacordo com o que estabelecea parceria. Para a gerente deatendimento à criança e aoadolescente, Maria AparecidaUmbelino, a oficina de espor-tes se destaca “por motivarnão apenas os usuários, mastambém seus familiares”. Ain-da de acordo com ela, todasas oficinas oferecidas pelocentro necessitam de parceri-as, sejam estas com entidadesgovernamentais ou com a ini-ciativa privada.

Parceriaem prol

das criançasCampo de futebol daFhemig está sendo

utilizado para a oficinade esportes do Crapca

O poeta HonórioArmond comsua esposa,

Marieta Armond

A organizadora do livro,Zenaide Vieira Maia

Fotos: Arquivo

10 17 de Outubro de 2007 - Ano XV - Nº 363 - 042/2007

P O D E R E X E C U T I V OPrefeito: Martim Francisco Borges de Andrada

DECRETOS MUNICIPAIS

DECRETO MUNICIPAL Nº 6.198

“Declara de utilidade pública para fins de desapropriação, o terreno, e respectiva benfeitoria,situada na Rua Engenheiro José Custódio Drumond, no Bairro São José, nesta cidade edá outras providências”.O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE BARBACENA, no uso das atribuições de seu cargo,em conformidade com as leis em vigor, em especial com o disposto no Decreto-lei nº3.365, de 21 de junho de 1941, e na forma dos artigos 26, inciso I, alínea “d”, e 93, incisoVIII, da Constituição do Município de Barbacena;

DECRETA:Art. 1º Fica declarado de utilidade pública, para fins de desapropriação, por via amigávelou judicial, a propriedade, o domínio útil ou a posse, a qualquer título, de um terreno, erespectiva benfeitoria com 10,56m² (dez metros e cinquenta e seis decímetros quadrados),situado na Rua Engenheiro José Custódio Drumond, s/nº, nesta cidade, compreendendouma área de 26,04m² (vinte e seis metros e quatro decímetros quadrados), com as seguintesmedidas e confrontações: frente do lote para a Rua Engenheiro José Custódio Drumond,medindo 5,65m (cinco metros e sessenta e cinco centímetros), confrontando, à direita doobservador, com a residência de número 266; com fundo medindo 8,63m (oito metros esessenta e três centímetros), confrontando com a residência de nº 65; frente do lote paraa Rua Antônio Carlos, medindo 5,90m (cinco metros e noventa centímetros), confrontando,à esquerda do observador, com a residência de numero 65; com fundo para a residênciade número 266, medindo 5,10m (cinco metros e dez centímetros), de propriedade, domínioou posse da Rede Ferroviária Federal S.A.Art. 2º A desapropriação de que trata este Decreto tem por finalidade a instalação daEscola de Educação de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural doMunicípio de Barbacena.Art. 3º Fica assegurado ao Poder Público expropriante o direito de, a qualquer tempo,proceder às correções que porventura se façam necessárias com relação às medidas e/ou titularidade, posse ou domínio do imóvel descrito no art. 1º deste Decreto.Art. 4º A desapropriação de que trata este Decreto fica declarada de urgência.Art. 5º As despesas decorrentes da desapropriação de que trata este Decreto, serãocobertas com recursos do Orçamento de 2007.Art. 6º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Prefeitura Municipal de Barbacena, MG, aos 05 de outubro de 2007;165º ano da Revolução Liberal, 77º da Revolução de 30.

Martim Francisco Borges de AndradaPrefeito Municipal

.................................................................................................................................................DECRETO MUNICIPAL Nº 6.216

“Aprova e institui o Plano Municipal de Saneamento destinado à execução dos serviços deabastecimento de água e esgotamento sanitário no município de Barbacena”.O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE BARBACENA, no uso das atribuições de seu cargo,em especial no disposto no art. 93, V da Constituição do Município e no art. 9º, II da LeiFederal nº 11.445, de 2007;

D E C R E T A:Art. 1º Fica aprovado e instituído o Plano Municipal de Saneamento, nos termos do AnexoÚnico, destinado a articular, integrar e coordenar recursos tecnológicos, humanos,econômicos e financeiros para a execução dos serviços públicos municipais urbanos deabastecimento de água e esgotamento sanitário no município de Barbacena, de conformidadecom o estabelecido na Lei Federal nº. 11.445, de 2007 e na Lei Estadual nº. 11.720, de 1994.Art. 2º O Plano Municipal de Saneamento será revisto periodicamente a cada quatro anos,sempre anteriormente à elaboração do Plano Plurianual.Art. 3º A revisão do Plano Municipal de Saneamento deverá ser elaborada em articulaçãoconjunta do Município, através do Departamento Municipal de Meio Ambiente e Saneamento– DEMASA, com a prestadora de serviços, se houver, e estar em compatibilidade com asdiretrizes, metas e objetivos:I – das Políticas Estaduais de Saneamento, de Saúde Pública e do Meio Ambiente;II – dos Planos Estaduais de Saneamento e de Recursos Hídricos.§ 1º A revisão do Plano Municipal de Saneamento deverá seguir as diretrizes dos planosdas bacias hidrográficas em que estiver inserido.§ 2º O Poder Executivo Municipal, na realização do estabelecido neste artigo, poderásolicitar cooperação técnica ao Estado de Minas Gerais.Art. 4º As revisões do Plano Municipal de Saneamento não poderão ocasionar inviabilidadetécnica ou desequilíbrio econômico-financeiro na prestação dos serviços delegados, sehouver, devendo qualquer acréscimo de custo ter a sua respectiva fonte de custeio e aanuência da prestadora, se houver.Parágrafo único. No caso de descumprimento do estabelecido no caput, a prestadora deserviços fica obrigada a cumprir o Plano Municipal de Saneamento em vigor na época dadelegação, nos termos do art. 19, §6º da Lei Federal nº. 11.445, de 2007.Art. 5º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Prefeitura Municipal de Barbacena, MG, aos 16 de outubro de 2007;165º ano da Revolução Liberal, 77º da Revolução de 30.

Martim Francisco Borges de AndradaPrefeito Municipal

ANEXO ÚNICOPLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO DE BARBACENA

1. INTRODUÇÃOO presente documento constitui o Plano Municipal de Saneamento do município de Barbacena,abrangendo a sede municipal.Foi elaborado a partir de levantamentos de campo realizados pelo DEMASA – Departamento

Municipal de Meio Ambiente e Saneamento, com o apoio da equipe técnica da COPASA –Companhia de Saneamento de Minas, como decorrência de um convênio de CooperaçãoTécnica firmado em 14 de novembro de 2005 (publicação no D.O. de 15.12.2005, SeçãoExecutivo, Editais e Avisos).Procura-se com este Plano, a definição de critérios para implementação de políticas públicasmunicipais na área de abastecimento de água e esgotamento sanitário, de forma a promovera universalização do atendimento, que compreende o conjunto de todas as atividades quepropiciem à população local o acesso aos serviços básicos de que necessita, maximizandoa eficácia das ações e resultados.Almeja-se, também, com este trabalho a implantação de instrumentos norteadores deplanejamento relativos a ações que envolvam a ampliação dos serviços e a racionalizaçãodos sistemas existentes, obtendo-se o maior benefício ao menor custo.2. OBJETIVOS E PRIORIDADESEste Plano Municipal de Saneamento busca a criação de instrumentos que permitamaumentar o índice de atendimento em relação aos serviços de saneamento, elevando, assim,o nível de satisfação da população do município.Busca-se, ainda, criar condições para melhorar a qualidade dos serviços prestados, bemcomo reduzir as desigualdades sociais e regionais, permitindo o acesso aos serviçospúblicos de saneamento.Na priorização das ações foram consideradas a melhor utilização dos recursos financeiros,a necessidade de responder ao desafio de oferecer um serviço público de saneamentocompatível, na extensão e na qualidade, segundo o dever constitucional e as necessidadessociais, conforme descrito abaixo:· Garantia de oferta de água de qualidade a toda a população urbana do município;· Garantia de oferta de serviços de coleta e tratamento dos esgotos sanitários à populaçãourbana do município em etapas definidas conforme o crescimento da adesão ao serviço;· Proteção dos mananciais e do lençol freático.3. DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO3.1 Sistema de Abastecimento de Água3.1.1 Sede MunicipalA sede do município possui uma população estimada em 120 mil habitantes. As principaisatividades econômicas são comércio, indústria e agricultura e a expectativa de crescimentode sede é para a região noroeste.No que diz respeito ao abastecimento de água, a sede do Município conta com sistemapúblico operado pelo DEMASA, de forma deficitária.O abastecimento na região central é intermitente, havendo muita incidência de vazamentos.O bairro Santa Maria não é atendido e os bairros São Pedro, Santo Antônio, Água Santa,Guarani, Santa Efigênia, Caminho Novo, Pontilhão, Grogoto, Santa Luzia, Novo Horizonte,São Francisco, Vista Alegre, Caeté, Diniz I, Diniz II, Floresta, João Paulo II, Santa Edwiges,Santa Maria, Nove de Março e Nossa Senhora Aparecida têm atendimento precário.1. MananciaisO sistema de produção da ETA I explora dois mananciais distintos, o córrego Carás, emAlfredo Vasconcelos e o córrego Caetés.Estes mananciais apresentam capacidades, considerando-se os estudos preliminaresreferentes a recursos hídricos, de cerca de 50 l/s, para os Carás e 30 l/s para o Caetés(Q7,10).Em termos de qualidade das águas desses dois mananciais, observa-se que ocorrem,sazonalmente, as variações comuns de cor e turbidez características dos períodos chuvosose secos.Observa-se que os dados de qualidade de água existentes são relativos à água brutaaduzida à ETA I, constituindo-se, portanto, na mistura das águas captadas nos doismananciais em referência. Como a proporção de exploração de cada manancial é semelhante,assume-se que as características qualitativas apresentadas são igualmente representativasdas águas captadas nos córregos Caetés e Cará.Sistema da ETA 2Este sistema também conta com duas captações superficiais, uma estação de tratamentode água e um sistema de reservação contíguo à ETA. Sua capacidade hídrica, qualidadede água bruta e seus principais elementos são descritos na seqüência.4.1.3.1. MananciaisO sistema de produção da ETA 2 explora dois mananciais distintos, o rio das Mortes e ocórrego Pinheiro Grosso (BR-040).À semelhança do sistema de captação da ETA-1, para os mananciais do sistema da ETA-2 foram avaliadas as vazões mínimas (Q 7,10) para os dois cursos d’água, o rio das Mortes,com vazão de 2,9 m3/s e o córrego Pinheiro Grosso, com vazão de 90 l/s..Em termos de qualidade das águas desses dois mananciais, observa-se que, a exemplodo sistema de Produção ETA 1, ocorrem sazonalmente as variações comuns de cor eturbidez características dos períodos chuvosos e secos.A adução de água bruta se dá por bombeamento nos dois sistemas As adutoras de águabruta tem respectivamente 7000 metros para a ETA I e 6000 metros para a ETA II. Otratamento é feito em ETAs do tipo convencional com capacidade para 90 l/seg (eta do SãoPedro) e 250 l/seg. (eta São José) que funcionam 24 horas por dia. Das ETAs a água éconduzida a vários reservatórios com capacidade total de 7450 metros cúbicos . e chegamà população através de rede distribuidora em tubos de PVC, Ferro Fundido,Cimento Amianto, Chumbo e Ferro Galvanizado.As principais deficiências são:Redes subdimensionadas que provocam intermitências e altas pressões no período noturno,construídas com tubos de materiais em desuso.Sistemas de bombeamento comprometido por equipamento obsoleto e de baixo rendimentoFalta de setorização das redes de distribuiçãoBaixo volume de reservação em função da população atendida.3.2 Sistema de Esgotamento Sanitário3.2.1 Sede municipalQuanto ao esgotamento sanitário, a sede conta com sistema público operado pelo DEMASA,de forma deficitária. As redes coletoras são em sua maioria construídas em manilhas de

barro e as mais recentes em PVCEsta rede coletora conduz os esgotos para os córregos e talvegues da região sem tratamento.As principais deficiências são:· Inexistência de interceptores· Falta de poços de visitas em número suficiente para manutenção das redes coletoras· Redes coletoras em diâmetro insuficiente· Ligações domiciliares sem poço luminar· Esgotos lançados in natura por falta de tratamento4 IMPACTOS SOBRE O ESTADO DE SAÚDE DA POPULAÇÃOOs dados obtidos, coletados em conjunto pelo DEMASA, DEMASP e COPASA, foramessenciais para a análise objetiva da situação sanitária local, assim como para a tomadade decisões e para a programação das ações de saneamento básico. A busca de medidasdo estado de saúde da população reflete a preocupação da Prefeitura com a saúde pública,principalmente no que se refere ao acesso a serviços, às condições de vida e aos fatoresambientais.Neste sentido, um dos indicadores oficiais utilizados pela Prefeitura foi a componentelongevidade do Índice de Desenvolvimento Humano – IDH, publicado pelo IBGE, que medea expectativa de vida da população. No caso específico do município de Barbacena o IDH-Longevidade (0,791) é inferior ao de outros municípios do mesmo porte, como Araguari(0,815), Pouso Alegre (0,803) e Varginha (0,817).Outro indicador utilizado foi a componente renda do IDH, que no caso do município deBarbacena é de 0,716 e também deixa a desejar, se comparado com o dos mesmos municípiosacima 0,716 contra 0,737 em Araguari, 0,769 em Pouso Alegre e 0,765 em Varginha.5 METAS·Garantir o abastecimento de água a 100 % da população do município pelos próximos 10anos;·Garantia de oferta de serviços de coleta e tratamento dos esgotos sanitários mínimo de70% da população urbana do município até o ano de 2009, em etapas definidas conformeo índice de adesão ao serviço;·Implantar imediatamente os serviços de proteção dos mananciais e do lençol freático.6 PROGRAMAS, PROJETOS E AÇÕES.De forma a atingir as metas estabelecidas, propõe-se a elaboração de projetos visando àadequação e/ou implantação dos sistemas existentes, compreendendo:- Sistema de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário:- Avaliação da situação atual quanto ao dimensionamento e funcionamento das unidadesidentificando e quantificando os problemas encontrados;- Proposição de soluções adequadas às metas estabelecidas;- Proteção e conservação de Mananciais- Definição dos mananciais adequados à utilização para abastecimento de água parafuturas expansões;- Elaboração de plano de proteção de nascentes e das margens dos mananciais;7 MECANISMOS DE AVALIAÇÃO SISTEMÁTICAPrevê-se a avaliação sistemática dos programas, projetos e ações propostos,consubstanciada na elaboração de relatórios periódicos que meçam a sua eficiência eeficácia ao longo do tempo através da estruturação e implantação dos seguintes indicadores:- Freqüência de análise da qualidade da águaObjetivo: atender aos padrões de potabilidade do Ministério da Saúde no aspecto defreqüência de análise da água distribuída;- Qualidade físico-química da água distribuídaObjetivo: mostrar a qualidade físico-química da água distribuída ao usuário do sistema deabastecimento em cada ponto de coleta do município;- Qualidade microbiológica da água distribuídaObjetivo: mostrar a qualidade microbiológica da água distribuída ao usuário do sistema deabastecimento de água do município;- Índice de perdas do sistemaObjetivo: mostrar o índice de perdas do sistema de abastecimento de água do município;- Atendimento a solicitações de serviçosObjetivo: mostrar o percentual de serviços de água e esgoto atendidos fora do prazopreviamente estabelecido.- Análise da qualidade da água dos mananciaisObjetivo: mostrar o nível de sólidos em suspensão, quantidade de produtos remanescentesda utilização de agrotóxicos e remanescentes da atividade industrial ou mineradorapresentes na água e quantidade de matéria orgânica.8 INTERAÇÕES RELEVANTES COM OUTROS INSTRUMENTOS8.1 Comitê de manejo de bacias hidrográficasEm virtude da inexistência de plano de manejo das bacias hidrográficas este Plano Municipalde Saneamento procurou contemplar algumas ações especificas de proteção e preservaçãodas nascentes existentes no município, proteção das margens dos mananciaisde modo a evitar a sua degradação para garantir um esquema mínimo de segurança noabastecimento de água à população, até que seja constituído o Comitê de Bacias do RioGrande (GD-2), fórum adequado para discussão de um planejamento sobre autilização sustentável dos recursos hídricos no âmbito dessas bacias.8.2 Plano Diretor de Desenvolvimento do MunicípioConcomitante e sempre consultando a operadora dos serviços de saneamento.Considerando a inexistência do Plano Diretor de Desenvolvimento do Município, é deextrema relevância a observação das seguintes diretrizes nas ações do executivo municipalpara o alcance dos objetivos deste Plano:· Coibir a ocupação desordenada das bacias que cortam o município por loteamentosclandestinos, granjeiros, mineradoras ou indústrias com lançamento direto nos mananciais;· Nas áreas estritamente urbanas, considerar a disponibilidade ou facilidade de implantaçãodos serviços de saneamento nas destinações futuras das áreas;· Coibir a construção de imóveis clandestinos nas proximidades das margens dos mananciaisque cortam a cidade, de modo a permitir a construção futura de interceptores de esgotos;Quando da elaboração do Plano Diretor de Desenvolvimento do Município, este deverá

17 de Outubro de 2007 - Ano XV - Nº 363 - 042/200711considerar o conteúdo do Plano de Saneamento. Caso sejam necessárias mudanças noPlano, deverá ser consultada a operadora dos serviços de água e esgotamento sanitário.9. REVISÕESEste Plano Municipal de Saneamento deverá ser revisado no prazo máximo de quatro anosou sempre que se fizer necessário..................................................................................................................................................

DECRETO MUNICIPAL Nº 6.217

“Estabelece o regulamento para a realização da Audiência Pública e da Consulta Públicaprevista no artigo 11, IV da Lei Federal nº 11.445/2007”.O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE BARBACENA, no uso da atribuição que lhe confere oart. 93, V da Constituição do Município de Barbacena, e tendo em vista o disposto no art.11, IV da Lei Federal nº 11.445, de 5 de janeiro de 2007,

DECRETA:Art. 1º Fica instituído o regulamento da Audiência e da Consulta Pública exigidas no art.11,IV da Lei Federal nº 11.445, de 5 de janeiro de 2007, conforme os anexos constantes nesteDecreto.Art. 2º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Prefeitura Municipal de Barbacena, MG, aos 16 de outubro de 2007;165º ano da Revolução Liberal, 77º da Revolução de 30.

Martim Francisco Borges de AndradaPrefeito Municipal

ANEXO IREGULAMENTO DA AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE O CONTRATO DE

PROGRAMA PARA A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS DEABASTECIMENTO DE ÁGUA E DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO NO MUNICÍPIO

1. ObjetivosA Audiência Pública de que trata este Regulamento têm os seguintes objetivos:I – colher subsídios e informações para o processo de contratação da Companhia deSaneamento de Minas Gerais – COPASA como prestadora dos serviços públicos deabastecimento de água e esgotamento sanitário na região Noroeste da sede municipal;II – propiciar aos munícipes a possibilidade de encaminhamento de seus pleitos, opiniõese sugestões sobre o Contrato de Programa a ser celebrado com a COPASA;III - possibilitar a comunicação direta entre o Município, a promitente prestadora dos serviçose os cidadãos;IV - identificar, na forma mais ampla possível, todos os aspectos relevantes à matéria objetoda Audiência Pública;V - possibilitar a efetiva participação do cidadão e de segmentos da sociedade na discussãosobre o Contrato de Programa para a prestação de serviços públicos de abastecimento deágua e de esgotamento sanitário pela COPASA no município;VI – dar ampla divulgação ao Contrato de Programa para a delegação da prestação dosserviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário nos Bairros SãoPedro, Santo Antônio, Água Santa, Guarani, Santa Efigênia, Caminho Novo, Pontilhão,Grogotó, Santa Luzia, Novo Horizonte, São Francisco, Vista Alegre, Caeté, Diniz I, DinizII, Floresta, João Paulo II, Santa Edwiges, Santa Maria e Nove de Março, proporcionandototal transparência no processo de contratação da COPASA;VII - colher dados para subsidiar a formatação final do Contrato de Programa com apromitente prestadora dos serviços.2. Procedimentos2.1 – EditalA Prefeitura do Município de Barbacena publicará o edital de convocação da AudiênciaPública sobre o Contrato de Programa para a prestação de serviços públicos municipaisde abastecimento de água e esgotamento sanitário nos Bairros São Pedro, Santo Antônio,Água Santa, Guarani, Santa Efigênia, Caminho Novo, Pontilhão, Grogotó, Santa Luzia,Novo Horizonte, São Francisco, Vista Alegre, Caeté, Diniz I, Diniz II, Floresta, João PauloII, Santa Edwiges, Santa Maria e Nove de Março onde constarão horário, data e local derealização do evento.2.1 – Da organização dos trabalhosA Audiência Pública será presidida por representante da Prefeitura Municipal, designadopelo Prefeito. A Câmara dos Vereadores designará 01(um) vereador como Ouvidor daAudiência. Caberá ao Ouvidor receber e registrar as questões e auxiliar o Presidente namediação e condução do processo. Será nomeado um secretário ad hoc para secretariaros trabalhos.Serão convidados a participar da Audiência 02 (dois) representante da Companhia deSaneamento de Minas Gerais - COPASA.Os representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana– SEDRU, do Ministério Público de Minas Gerais, do Poder Judiciário Estadual e dasInstituições e Órgãos Ambientais no Município deverão ser convidados por meio de ofícioencaminhado com aviso de recebimento – AR.As inscrições dos participantes serão feitas com o registro dos mesmos em lista depresenças, procedimento válido tanto para os ouvintes como também para aqueles quedesejarem se manifestar ou expor oralmente suas contribuições sobre o tema da Audiência.2.2 - AberturaOs trabalhos serão iniciados às 8h, com as inscrições, a composição da mesa, a execuçãodos Hinos Nacional e Municipal seguida da leitura deste regulamento pelo Secretário.Além do presidente, do ouvidor e do secretário, serão convidados a compor a mesa 02(dois) representante da Companhia de Saneamento de Minas Gerais - COPASA.Os representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana– SEDRU, do Ministério Público de Minas Gerais, do Poder Judiciário Estadual e dasInstituições e Órgãos Ambientais no Município, se presentes na sessão, também serãoconvidadas a compor a mesa.2.3 – Discussão do Contrato de ProgramaÀs 8 horas e 30 minutos dar-se-á início à discussão do Contrato de Programa. Orepresentante da Prefeitura do Município de Barbacena terá um tempo de 40 (quarenta)minutos para expor sobre o processo de seleção da prestadora dos serviços e sobre osobjetivos do Município com a contratação.Após a apresentação do represente da Prefeitura Municipal, a Companhia de Saneamentode Minas Gerais – COPASA terá um tempo máximo igual a 40 (quarenta) minutos paraexpor e explicar as cláusulas e condições do Contrato de Programa, as suas metas eperspectivas para a nova empreitada.Concluídas as considerações da COPASA, será dado o prazo de 10 (dez) minutos para quecada membro da mesa manifeste suas considerações. Logo após, os inscritos para asmanifestações orais serão chamados ao microfone, obedecida a ordem de chegada dosmesmos à mesa de inscrição. Cada inscrito terá um limite de 5 minutos para suas colocações.2.4 – EncerramentoA Audiência Pública poderá ser declarada encerrada às 12 horas ou, antes deste horário,caso cheguem ao fim as exposições dos presentes.Aqueles que não puderem se manifestar devido à limitação de horário, poderão fazê-lo porescrito, com a identificação do nome, em formulário a ser solicitado na mesa de inscrição;ou por e-mail, até as 18 horas do dia da Audiência, através do endereç[email protected]. Os que se manifestarem por escrito em formulário deverão

OUTRAS PUBLICAÇÕES

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE BARBACENA. EDITAL DE CONVOCAÇÃO.AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE O CONTRATO DE PROGRAMA PARA A PRESTAÇÃODE SERVIÇOS PÚBLICOS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E DE ESGOTAMENTOSANITÁRIO NO MUNICÍPIO. A PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE BARBACENA, nostermos do disposto nos art.11, IV da Lei Federal nº 11.445/2007 e do Decreto Municipal nº6.217, de 2007, convoca a comunidade em geral para participar da Audiência Públicareferentes ao Contrato de Programa para a Prestação de Serviços Públicos deAbastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário na Região Noroeste de Barbacena,compreendendo os Bairros São Pedro, Santo Antônio, Água Santa, Guarani, Santa Efigênia,Caminho Novo, Pontilhão, Grogotó, Santa Luzia, Novo Horizonte, São Francisco, VistaAlegre, Caeté, Diniz I, Diniz II, Floresta, João Paulo II, Santa Edwiges, Santa Maria e Novede Março, a ser firmado com o Estado de Minas Gerais, a Companhia de Saneamento deMinas Gerais – COPASA e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e PolíticaUrbana – SEDRU. A Audiência Pública será realizada às 08:00 horas do dia 30 de outubrode 2007, no Auditório Da representação local do Departamento Estadual de Estradas deRodagem do Estado de Minas Gerais – DER/MG, localizado na Rua Coronel TeodoroGomes de Araújo, nº. 1.195, Bairro Grogotó, Barbacena, Minas Gerais. Ficamespecialmente convidados: a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e PolíticaUrbana – SEDRU, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais – COPASA, o MinistérioPúblico de Minas Gerais e o Poder Judiciário Estadual, através de seus representantes naComarca, o Poder Legislativo Municipal, as Instituições ambientais responsáveis pelaBacia Nacional Rio Grande, Unidade de Planejamento GD2, Associações, Sindicatos,Universidades e Organizações Não-Governamentais. Barbacena, 16 de outubro de 2007.Martim Francisco Borges de Andrada. Prefeito do Município de Barbacena.

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE BARBACENA. CONSULTA PÚBLICA. CONTRATODE PROGRAMA PARA A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS DEABASTECIMENTO DE ÁGUA E DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO NO MUNICÍPIO. APREFEITURA DO MUNICÍPIO DE BARBACENA, nos termos do disposto no art.11, IV daLei Federal nº 11.445, de 2007 e do Decreto Municipal nº 6.217, de 2007, através de impressoafixado no painel de publicações da Prefeitura, torna pública a minuta e os anexos doContrato de Programa a ser celebrado com o Estado de Minas Gerais, a Companhia deSaneamento de Minas Gerais – COPASA e a Secretaria de Estado de DesenvolvimentoRegional e Política Urbana – SEDRU para a prestação de serviços públicos deabastecimento de água e de esgotamento sanitário na Região Noroeste de Barbacena,compreendendo os Bairros São Pedro, Santo Antônio, Água Santa, Guarani, Santa Efigênia,Caminho Novo, Pontilhão, Grogotó, Santa Luzia, Novo Horizonte, São Francisco, VistaAlegre, Caeté, Diniz I, Diniz II, Floresta, João Paulo II, Santa Edwiges, Santa Maria e Novede Março. A relevância da matéria recomenda a ampla divulgação da proposta, a fim de quetodos possam contribuir para o seu aperfeiçoamento. Sugestões e críticas deverão serentregues até as 17:00 horas do dia 29 de outubro de 2007, na Prefeitura de Barbacena, pormeio de e-mail [email protected] ou por correspondência a ser encaminhadasob a rubrica “Consulta Pública Contrato de Programa COPASA” para a Rua Silva Jardim,nº 340, bairro Boa Morte, Barbacena, Minas Gerais, CEP 36201900. Somente serãosubmetidas a exame as sugestões que contenham identificação do signatário. Barbacena,16 de outubro de 2007. Martim Francisco Borges de Andrada. Prefeito do Município deBarbacena....................................................................................................................................................

ADVOCACIA-GERAL DO MUNICÍPIO

Extrato de Convênios

Extrato do Convênio nº 002/2007. Concedente: Empresa Municipal de Turismo de Barbacena- CENATUR. Convenente: Associação dos Amigos Motociclistas Independentes de BQ.Objeto: Realização do 9º Encontro Nacional de Motociclistas. Valor:R$ 5.000,00. Prazo devigência: de 02/03/2007 até 04/03/2007.Extrato do Convênio nº 003/2007. Concedente: Município de Barbacena. Convenente:Associação dos Árbitros de Barbacena. Objeto: Custeio de despesas com arbitragemrelativa à realização da 1ª Etapa dos Jogos Escolares de Minas Gerais. Valor:R$ 6.240,00.Prazo de vigência: até 31/12/2007Extrato do Convênio nº 004/2007. Concedente: Município de Barbacena. Convenente: CoralAraújo de Barbacena. Objeto: Repasse de recursos provenientes do Fundo Municipal daCriança e do Adolescente – FIA. Valor:R$ 27.327,50. Prazo de vigência: até 31/12/2007Extrato do Convênio nº 005/2007. Concedente: Município de Barbacena. Convenente:Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Barbacena - APAE. Objeto: Repassede recursos provenientes do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente – FIA. Valor:R$10.948,00. Prazo de vigência: até 31/12/2007................................................................................................................................................

PODER LEGISLATIVOCÂMARA MUNICIPAL DE BARBACENA

Presidente: José Higino Ferreira

A Câmara Municipal de Barbacena, em cumprimento ao disposto no Art. 17, parágrafoúnico, da Constituição do Estado de Minas Gerais, divulga o montante das Despesas comPublicidades no 3º trimestre de 2007.Barbacena, 10 de outubro de 2007.

MÊS FAVORECIDO VALOR (R$)Jul/07 Não houve despesa com publicidade 0,00Ago/07 Não houve despesa com publicidade 0,00Set/07 Não houve despesa com publicidade 0,00

Total do 3º Trimestre de 2007 0,00

Publique-se na forma da leiJosé Augusto de Oliveira Penna Naves

Secretário Municipal de Governo, Coordenação Política e Gestão Estratégica...................................................................................................................................................

devolver os mesmos aos atendentes na mesa de inscrição.No dia 31 de outubro de 2007, a integralidade das colocações e contribuições, juntamentecom a Ata da Audiência Pública, será juntada ao processo do Contrato de Programa,devendo estar disponíveis para a consulta na sede da Prefeitura.Outros procedimentos não previstos neste regulamento e necessários ao bom andamentodos trabalhos poderão ser adotados a partir de decisão do Presidente da Audiência.

ANEXO IIREGULAMENTO PARA A CONSULTA PÚBLICA SOBRE O CONTRATO DE

PROGRAMA PARA A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS DEABASTECIMENTO DE ÁGUA E DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO NO MUNICÍPIO

1. ObjetivosA Consulta Pública de que trata este Regulamento têm os seguintes objetivos:I – recolher subsídios e informações para o processo de contratação da Companhia deSaneamento de Minas Gerais – COPASA como prestadora dos serviços públicos deabastecimento de água e esgotamento sanitário na sede municipal;II – propiciar aos munícipes a possibilidade de encaminhamento de seus pleitos, opiniõese sugestões sobre o Contrato de Programa a ser celebrado com a COPASA;III – dar ampla divulgação ao Contrato de Programa para a delegação da prestação dosserviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário nos Bairros SãoPedro, Santo Antônio, Água Santa, Guarani, Santa Efigênia, Caminho Novo, Pontilhão,Grogotó, Santa Luzia, Novo Horizonte, São Francisco, Vista Alegre, Caeté, Diniz I, DinizII, Floresta, João Paulo II, Santa Edwiges, Santa Maria e Nove de Março, proporcionandototal transparência no processo de contratação da COPASA;IV - colher dados para subsidiar o Município na formatação final do Contrato de Programa.2. Da ParticipaçãoPodem participar desta Consulta Pública pessoas físicas ou jurídicas interessadas namatéria.Os interessados em participar poderão fazê-lo analisando as minutas do Contrato dePrograma e seus anexos, através de impresso afixado no painel de publicações da Prefeitura.As perguntas, manifestações ou sugestões sobre tais documentos devem ser feitas porescrito e entregues até as 17:00h do dia 29 de outubro de 2007, na Prefeitura deBarbacena, através do e-mail [email protected] ou por meio decorrespondência a ser encaminhada sob a rubrica “Consulta Pública Contrato de ProgramaCOPASA” para a Rua Silva Jardim, nº 340, Bairro Boa Morte, Cidade de Barbacena, CEP36201900.Somente serão submetidas a exame as sugestões que contenham identificação do signatário.A legitimidade dos signatários deve ser comprovada pela apresentação dos seguintesdocumentos:a) cópia do título de eleitor, acompanhada do comprovante de participação no ultimo sufrágio,no caso de pessoas físicas;b) registro comercial, no caso de empresa individual;c) ato constitutivo, estatuto ou contrato social em vigor, devidamente registrado, em setratando de sociedades comerciais, e, no caso de sociedades por ações, acompanhado dedocumentos de eleição de seus administradores;d) inscrição do ato constitutivo, no caso de sociedades civis, acompanhada de prova dediretoria em exercício.Aquele que optar por utilizar o correio eletrônico deverá fazer prova de sua legitimidadeno prazo máximo de 02 (dois) dias úteis após o encerramento da consulta.3. EncerramentoNo dia 31 de outubro 2007, as colocações e contribuições enviadas serão juntadas, em suaintegralidade, ao processo do “Contrato de Programa”, ficando disponíveis para a consultana sede da Prefeitura...................................................................................................................................................

EXTRATO DE PORTARIAS ASSINADASPELO EXMO. SR. PREFEITO MUNICIPAL

Portaria nº 11.589 - O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE BARBACENA, no uso dasatribuições de seu cargo, em conformidade com as leis em vigor e na forma do art. 26,inciso II, da Constituição do Município de Barbacena; R E S O L V E: CONCEDERaposentadoria por invalidez permanente, com proventos proporcionais, nos termos do art.40, § 1º, inciso I, da Constituição Federal, ao servidor Renato Martins Ferreira, Matrículanº 178, CPF nº 331.759.506-04, no Cargo de Professor, nível P-5, a partir desta data,conforme Parecer nº 344/2007, exarado pela Advocacia-Geral do Município. Barbacena, 04de outubro de 2007. Martim Francisco Borges de Andrada - Prefeito Municipal

Portaria nº 11.590 - O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE BARBACENA, no uso dasatribuições de seu cargo, em conformidade com as leis em vigor e na forma do art. 26,inciso II, da Constituição do Município de Barbacena; R E S O L V E: CONCEDERaposentadoria, com proventos proporcionais, nos termos do art. 40, § 1º, inciso II daConstituição Federal, à servidora Ardelice Maria, Matrícula nº 953, CPF nº 506.496.636-91, no Cargo de Atendente Administrativo, a partir desta data, conforme Parecer nº 368/2007, exarado pela Advocacia-Geral do Município. Barbacena, 04 de outubro de 2007.Martim Francisco Borges de Andrada - Prefeito Municipal

Portaria nº 11.591 - O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE BARBACENA, no uso dasatribuições de seu cargo, em conformidade com as leis em vigor e na forma do art. 26,inciso II, da Constituição do Município de Barbacena; R E S O L V E: CONCEDERaposentadoria, com proventos integrais, nos termos do art. 40, § 5º da Constituição Federal,à servidora Bibiana de Fátima Cantarino Silva, Matrícula nº 390-3, CPF nº 450.642.296-15, no Cargo de Professor, nível P-3-A, a partir desta data, conforme Parecer nº 346/2007,exarado pela Advocacia-Geral do Município. Barbacena, 04 de outubro de 2007. MartimFrancisco Borges de Andrada - Prefeito Municipal

O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE BARBACENA, no uso das atribuições de seu cargo,em conformidade com a Constituição do Município de Barbacena e a Lei Delegada Municipalnº 3, de 28 de fevereiro de 2005; Resolve:Portaria 11.592 - EXONERAR, a pedido, Evandro Dias de Souza, do Cargo de Provimentoem Comissão de Diretor de Apoio ao Deficiente, símbolo SVC-4, da Superintendência deApoio Administrativo, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, a partir destadata. Barbacena, 15 de outubro de 2007. Martim Francisco Borges de Andrada - PrefeitoMunicipal.................................................................................................................................................

12 17 de Outubro de 2007 - Ano XV - Nº 363 - 042/2007

Um giro pela Festa das Rosas

CRIATIVIDADENo concurso de estandes ornamentados, outra tradiçãoda Festa das Rosas, o grande vencedor deste ano foi oprodutor de rosas e flores José Luciano Chaga, com otema “Aconchego da Natureza”, da Chácara Recantodas Rosas. Esta foi a primeira vez que ele participou doevento. Durante nove dias, quatro pessoas trabalharamna montagem. Para o idealizador do projeto, o decoradorCelso Souza, a finalidade foi retratar um ambiente acon-chegante envolvendo a natureza. Em segundo lugar fi-cou o estande “Spaço 40” de Richard Viol e Elton Belo, doOrquidário Mantiqueira. Em terceiro, Recanto Oriental,de Mário Raimundo, do Sítio Candeias.

BELEZAO brilho maior da festa veio nos tratores ornamentadoscom flores da região, um dos momentos mais esperados,principalmente para os turistas. Quem levou o prêmioeste ano foi o produtor Carlos Ferreira de Souza, do SítioInvernada. Para homenagear os 40 anos da festa, ele es-colheu como tema um dos símbolos do patrimônio histó-rico de Barbacena, a Matriz de Nossa Senhora da Pieda-de. Toda feita de crisântemos, trazia na porta um casal denoivos. Foram 20 pessoas trabalhando durante dois diaspara que tudo ficasse pronto. Foram gastos 100 pacotesde crisântemos, 100 dúzias de rosas, 100 pacotes de tan-go, 30 pacotes de avencão e outras plantas.

REVITALIZAÇÃOUma das grandes novidades da festa foi a ampliação daquantidade de estandes decorativos. Pela primeira vezforam utilizados dois pavilhões para a montagem dosestandes, o que permitiu ampliar o espaço a ser trabalha-do por cada um dos artistas criadores dos arranjos florais.Os pavilhões foram interligados com uma estrutura quepermitia às pessoas entrarem em um e sair no outro, comtodo conforto e segurança.

NOVIDADEA decoração do Parque de Exposição deste ano tambémchamou a atenção das pessoas que passaram por lá. Portodos os lados foram colocados vasos de flores, uma no-vidade que faz parte do projeto de revitalização da festa.

NEGÓCIOS Os produtores de rosas e flores de Barbacena e de toda a região,além de estarem envolvidos na montagem de estandes e dostratores ornamentados, também ocuparam dois pavilhões paracomercializar rosas e flores de corte, além de milhares de mudas.Nos quatro dias da festa, foram vendidas mais de 12 mil mudasde rosas e de outros tipos de flores. A variedade era tanta, que aspessoas ficavam em dúvida sobre o que comprar. Para aprodutora Ana Paula Alves, as vendas foram além das ex-pectativas. “Chegamos a vender mais de 1.200 mudas derosas”, comentou.

CONFORTOPara que as pessoas pudessem apreciar com mais confor-to e segurança o desfile dos tratores ornamentados, darainha e princesas, dos brotos e brotinhos, neste ano foiinstalada uma cobertura para as arquibancadas, que pro-tegeu o grande público presente do sol.

VISITANTESO domingo foi o dia que a cidade recebeu o maior número deturistas. Excursões vieram de várias partes do Brasil. Estiveramno parque grupos de turistas do Rio de Janeiro, da Bahia, de Juizde Fora, Belo Horizonte, Sabará, Congonhas, Vitória da Con-quista, Abaeté, Mariana, Itabirito, São Joaquim de Minas, TrêsRio/RJ, Carmesia, Petrópolis/RJ, Visconde do Rio Branco, BeloVale, Cataguases, Divinópolis, Mar de Espanha, Caetanópolis,Raposos, Paracambi/RJ, Esmeraldas, Volta Redonda/RJ, Magé/RJ, Leopoldina, Valença/RJ, Penha Longa, Santa Luzia e váriasoutras cidades.

ARTESANATOComo acontece todos os anos, a Associação dos Artesãos deBarbacena ocupou um pavilhão para a comercialização dosmais variados produtos de 57 artesãos de toda a região. O maiormovimento foi no domingo, quando milhares de turistas e debarbacenenses passaram pelo Parque de Exposições. A associa-ção, que tem 14 anos de existência, tem uma loja no coreto daPraça dos Andradas.

ATENDIMENTO MÉDICOMesmo tendo transferido para a Abarflores a responsabi-lidade pela organização do evento, o Governo Municipalgarantiu total apoio à realização da 40ª Festa das Rosas.Durante os quatro dias da festa, o Demasp manteve den-tro do Parque de Exposições uma estrutura de sete leitosambulatoriais e duas ambulâncias para garantir assis-tência médica em caso de necessidade. A cada plantão,uma equipe composta por um médico, enfermeiros e au-xiliares de enfermagem esteve à disposição para ofereceros primeiros atendimentos.

SEGURANÇASegundo o comandante do 9º BPM, tenente-coronel JoséEduardo da Silva, o índice de ocorrências durante a festacaiu consideravelmente em relação aos anos anteriores.Durante os quatro dias, foram registradas apenas ocor-rências menores, sem nenhum caso mais grave. A PolíciaMilitar trabalhou, inclusive, com um helicóptero, refor-çando ainda mais a segurança dos barbacenenses e turis-tas que foram ao Parque de Exposições.

SHOWSAs atrações musicais atraíram grandes públicos ao Par-que de Exposições. Os shows foram da banda mineiraSkank (foto), da dupla Zezé di Camargo & Luciano, dogrupo de axé Rapazolla e da dupla Adriano e Anderson.

12 17 de Outubro de 2007 - Ano XV - Nº 363 - 042/2007

Fotos: Secretaria de Governo / César Carneiro - Júlio Batista