barão de inohan 86 - 17 de julho de 2013

8
ANO 06 - NÚMERO 86 Maricá, 17 de julho de 2013 www.obarao.blogspot.com [email protected] O INFORMATIVO DO MUNICÍPIO DE MARICÁ BARÃO DE INOHAN E TV COPACABANA JUNTOS PELA VERDADE EM MARICÁ THAYNÁ MORAES, MISS MARICÁ LATINA 2013/2014 ORPHEU DOS SANTOS SALLES ENTREGA XXIII TROFÉU DOM QUIXOTE A JURISTAS DAVID NEVES RETORNA À PRESIDÊNCIA DO ROTARY No dia 14 de julho no Espaço Cultural Vovó Bellina, Maricá conheceu suas novas misses. Thayná Moraes (18) foi eleita MIss Maricá Latina 2013/2014 enquanto Fernanda Ferreira (24) foi eleita a primeira Miss Maricá WEB. Na mesma noite, Ellen Araújo (11) foi coroada a primeira Miss Maricá Global Teen. Páginas 4 e 5 David Mendes Neves retorna a presidência do Rotary Clube de Maricá. Em solenidade na noite da quarta feira 03 de julho, David recebendo inúmeros rotarianos e convidados tomou posse prometendo dar vida nova ao Rotary de Maricá, com o apoio de grande rotarianos locais. Na foto, Édio Muniz (então presidente em exercício e fundador do Rotary Clube de Maricá, que comemora 37 anos) dá posse à David Neves. Página 3

Upload: perysalgado

Post on 07-Nov-2014

750 views

Category:

News & Politics


1 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Barão de Inohan 86 - 17 de julho de 2013

ANO 06 - NÚMERO 86 Maricá, 17 de julho de 2013www.obarao.blogspot.com [email protected]

O INFORMATIVO DO MUNICÍPIO DE MARICÁ

BARÃO DE INOHAN E TV COPACABANA JUNTOS PELA VERDADE EM MARICÁ

THAYNÁ MORAES, MISS MARICÁ LATINA 2013/2014

ORPHEU DOS SANTOS SALLES ENTREGA XXIII TROFÉU DOM QUIXOTE A JURISTAS

DAVID NEVES RETORNA ÀPRESIDÊNCIA DO ROTARY

No dia 14 de julho no Espaço Cultural Vovó Bellina, Maricá conheceu suas novas misses. ThaynáMoraes (18) foi eleita MIss Maricá Latina 2013/2014 enquanto Fernanda Ferreira (24) foi eleita aprimeira Miss Maricá WEB. Na mesma noite, Ellen Araújo (11) foi coroada a primeira Miss MaricáGlobal Teen. Páginas 4 e 5

David Mendes Neves retorna a presidência do Rotary Clube de Maricá. Em solenidade na noiteda quarta feira 03 de julho, David recebendo inúmeros rotarianos e convidados tomou posse prometendodar vida nova ao Rotary de Maricá, com o apoio de grande rotarianos locais. Na foto, Édio Muniz(então presidente em exercício e fundador do Rotary Clube de Maricá, que comemora 37 anos) dáposse à David Neves. Página 3

Page 2: Barão de Inohan 86 - 17 de julho de 2013

2 - BARÃO DE INOHAN PLANTÃO DE NOTÍCIAS - TVCwww.obarao.blogspot.comwww.tvcopacabana.com

CURTAS E BOAS(Nem sempre tão boas)

PLANTÃO DE NOTÍCIASDe segunda a sexta das 21:30 às 23:30h na TV COPACABANA www.tvcopacabana.com

ISSO PODE? AQUI TUDO PODE!!!!!Exatamente às 18:49h da quarta feira 17 de

julho, recebemos em nossa redação a seguinteinformação vinda da leitora Mariana Thomme:

Acabei de receber um telefonema: umcaminhão da prefeitura, agora mesmo fazendouma mudança aqui em Itaipuaçu, na Rua 32, entrea 64 e a 65... mudança particular! E o pessoalvestido com uniforme da prefeitura e tudo! Muitosério tudo isso, né?

E ai Secretário Rodovaldo, o que o Sr. tem adizer disso?

QUE M... OS CORREIOS DEMARICÁ

PLACAS ERRADAS E MAL CONSERVADAS

Vocês lembram dapolêmica antes daseleições?

Sete milhões dereais em placas masque segundo o entãovereador FabianoHorta (líder do governona gestão passada ehoje Presidente daCâmara dos

Vereadores de Maricá) nada fora realmente gasto (??????????),elas foram espalhadas em todo o município para o cepeamento deMaricá, uma exigência dos Correios para melhorar as entregas,estão já em péssimo de estado, quebradas, mal conservadas, algumascom postes tortos, outros já caídos e até mesmo “atropelados” porMAU-TORISTAS, mas algumas chamam atenção pelo erro de grafiaque até hoje não foi corrigido: VEREDOR ou VEREADOR.

É brincadeira com o dinheiro público!

E por falar nos Correios, porque será quedepois do tal cepeamento (uma exigência dainstituição pública que já foi a mais confiável doBrasil pela população e hoje é motivo de debochee desrespeito de ambas as partes), os serviçosdos Correios de Maricá pioraram tanto?

Por que será que as contas, multas do Detranchegam com tranquilidade nos endereços e asencomendas vindas pelo SEDEX não chegam evoltam ao local de origem com a seguinteinformação: ENDEREÇO INCOMPLETO, NÃOLOCALIZADO.

O pior que não há viva mal competente pararesponder estes questionamentos.

Damos aqui o espaço necessário para queos incompetentes funcionários dos Correios deMaricá expliquem à população o porque daineficiência.

Page 3: Barão de Inohan 86 - 17 de julho de 2013

POLÍTICA BARÃO DE INOHAN - 3www.obarao.blogspot.com

DAVID NEVES RETORNA À PRESIDÊNCIA DO ROTARY

h) Vacinação da Poleomelite nas depências doRotary, em parceria com a Secretaria de Saúde;i) Participamos das Festas Natalinas nasInstituições que damos suporte.

Reflexão: Quem quer que sejamos e ondequer que estejamos, cada um de nós temos osmesmos sonhos, esperanças e aspirações, eenfrenta problemas semelhantes. O quequeremos proporcionar a outros,devemos primeiramente proporcionar a nósmesmos, pois o que desejamos a nós é aquiloque outros também desejam para si. Parasemearmos Paz, bem estar, amizade e tolerânciano mundo, o primeiro passo é praticar a paz aonosso redor pois, quando alcançarmos a pazinterior, teremos paz em nossos lares, e entãopodemos transmiti-la a outros.

David Neves retorna com folego e garrapara mais um período (2013/2014) de muitaluta, atividades e benefícios à comunidademaricaense que ele tão bem sabe valorizar.

No dia 03 de julho de 2013, em magníficasolenidade no Teatro Núbia Lafayette na Casada Amizade do Rotary Clube de Maricá, tomouposse pela segunda vez, o Presidente DavidMendes Neves e seu Conselho Diretor.

O Rotary Clube de Maricá que estarácompletando 37 anos de Atividades Sociais em26 de agosto (fundado por Édio Muniz), temdesenvolvido vários trabalhos sociais para nossacomunidade sofrida. O objetivo do Rotary éestimular e fomentar o ideal de servir ao próximo,proporcionando melhoria da comunidade,aproximando profissionais de todo o mundo, visando a consolidação das boas relações, dacooperação e de paz entre as nações.

A maior razão de sermos rotarianos é quequeremos mudar o mundo para melhor, poissomos idealistas e damos vida aos nossos ideaisatravés de nosso serviço rotário, sendo solidáriose fraternos com nossos irmãos. Se, desejamos aPaz, comecemos vivendo em paz com nósmesmos, em nossos lares e em nossascomunidades pois, só assim “Viveremos Rotarye Transformaremos Vidas”.

Nestes 37 anos de existência, o Rotary Clubede Maricá realizou dentre inúmeras atividades,os seguintes trabalhos:

a) Doação de filtros de água;b) “ de enxovais de bebês;c) “ de uma UTI Móvel no 1º Mandato deRicardo Queiroz;d) “ de óculos em alguns colégios da RedeMunicipal e Asilo do Caxito;e) “ de cestas básicas e peças de vestuáriono Asilo do Caxito, Centro de Recuperação BetelShalon em Inoã, Instituição Nair e Projeto Fábricade Campeões em São José do Imbassaí;f) Curso de Libras I e II com parceria com o SESIde São Gonçalo;g) Acupuntura Gratuita e Consultoria Jurídica àsquinta feira, na parte da manhã;

CONSELHO DIRETOR REÚNEGRANDES NOMES

Presidente: David Mendes NevesVice-presidente: Gilson NogueiraVice-presidente: Edio de AndradePast Presidente: Edio Muniz de AndradePresidente eleito (2014/15): Sérgio Luiz MartinsDiretor de Protocolo: Julio Cesar SouzaProtocolo Adjunto: Patricia AlfradiqueSecretário: Eduardo Ferreira AlfradiqueSecretário adjunto: Rogério TravassosTesoureiro: José Fernando MoçaTesoureiro adjunto: Nelson FigueiredoServiços Internos:Presidente: Adelardo XavierServiços Profissionais: Jorge FactorineServiços para a Comunidade: Sérgio MartinsServiços às novas gerações: Swami NogueiraServiços internacionais: Jorge MonteiroFundação Rotária: Nikolaos LambrakisPresidente da Casa da Amizade: Creusa Neves

Fotos: GAZETA RJ

Maria Betania Gonzalez Martins (entaopresidente da Casa da Amizade do RotaryClube, dá posse a nova presidente, Creusa

Neves Mendes

CICLISTAS DO RIO PARTICIPAMJUNTO COM CICLISTAS DEMARICÁ DE ENTREGA DE

DOAÇÕES AO LAR DOS IDOSOSDE MARICÁ, EM PARCERIA COM

O ROTARY CLUBENo domingo 07 de julho das 12 às 16 horas,

ciclistas vindos do Rio de Janeiro juntaram-se àciclistas de Maricá (Maricá Bike) e juntos commembros do Rotary Clube de Maricá (após lanchee confraternização na sede da instituição) foramentregar diversas doações ao Lar dos Idosos deMaricá, localizado no bairro do Caxito. Foi ummomento de muita emoção e confraternização comos idosos residentes no local.

Page 4: Barão de Inohan 86 - 17 de julho de 2013

6 - BARÃO DE INOHAN LAZERwww.baraodeinohan.blogspot.com4 - BARÃO DE INOHAN cidadewww.obarao.blogspot.comwww.planetamulhertvc.blogspot.com

THAYNÁ MORAES É A MISS MARICÁ LATINA 2013/2014

Fernanda Ferreira (Miss Flamengo) que conquistou o título de primeira Miss Maricá WEB, Rosy Oliveira (coordenadoramunicipal do MIss Maricá Latina e Miss Maricá WEB), Thayná Moraes Miss Maricá Latina 2013/2014, Pery Salgado

(produtor) e Thayza Cassuce, vice-campeã do Miss Maricá Latina e Miss Fotogenia Maricá 2013

UM SONHO REALIZADOTHAYNÁ É A MISS MARICÁ

Um mês e meio de ensaios e neste domingo, 14 de julho(depois de dois adiamentos) Maricá conheceu a sua nova Miss,aliás suas novas três misses.

No Espaço Cultural Vovó Bellina que está se firmando comouma belíssima casa de festas e eventos, aconteceu mais uma ediçãodo MISS MARICÁ LATINA (versão 2013/2014).

Na mesma noite Maricá conheceu sua primeira MISS MARICÁGLOBAL TEEN (concurso para jovens de 11 a 17 anos). EllenAraújo (11) aluna do 5º ano eo EF do colégio Dirce Marinho (emPonta Grossa) foi coroada Miss Maricá Global Teen e representaránosso município na grande final do Miss Estado do Rio de JaneiroGlobal Teen, em agosto na cidsade do Rio de Janeiro no TeatroJoão Caetano. (http://www.culturarteen.com/2013/07/ellen-araujo-e-miss-marica-global-teen.html).

Conhecemos também a primeira MISS MARICÁ WEB ondeFernanda Ferreira foi a grande campeã e Stellita Aurea foi a vice-campeã. Stellita teve o apoio da Com Arte Piscinas, C.E. MiltonMuniz, Marcos NO Limite Lanches, Jevoux Produções e SRManicures. (http://www.culturarteen.com/2013/07/fernanda-ferreira-e-miss-marica-web-2013.html)

MISS MARICÁ LATINAForam 45 dias de convívio. Um mês inteiro de notas. Tudo foi

avaliado nos minimos detalhes.Ensaios, almoços de confraternização, convivio, teste de

vestidos e maiôs, teste de roupas, preparação pelas mães máficasde ALESSANDRA MARTINS (Studio A) e da maquiadora FABILEMOS (Fabi Lemos Beleza e Make Up) e finalmente a avaliaçãodos oito jurados: Teresa Scherer (coordenadora do Miss Estadodo Rio Latina), Elizangela Borrher - Miss Estado do Rio Latina

2012/2013, André Vinícius (empresário e patrocinador do MissEstado do Rio Latina), Juliana proprietária da loja SINHAZINHA,Alessandsra Martins proprietária do Studio A, Andreá proprietáriada loja ANTENA, Rosa Mello proprietária do Rosa Mello StudioHair e Maurício Chaves proprietário do Restaurante Barracuda.

Foram ao todo 598 pontos sendo disputados ao longo desteúltimo mês.

E no final da noite conhecemos as vencedoras do MISS MARICÁLATINA 2013/2014:THAYNÁ MORAES (Miss Itapeba) - Miss Maricá Latina 2013/2014 - 512 pontosTHAYZA CASSUCE (Miss Ponta Negra) - Vice campeã do MissMaricá Latina - 468 pontosPÂMELA NOBREGA (Miss Marques de Maricá) - Terceira colocadado Miss Maricá Latina - 460 pontosTHAYZA CASSUCE (Miss Ponta Negra) - Miss FotogeniaMaricá 2013JÉSSICA TARDELLI (Miss Araçatiba) - Miss Simpatia Maricá2013. Jéssica teve o apoio do SUPERMERCADO BONANZA,POUSADA LUAR DA BARRA e RUBINHO INFO.

As demais candidatas ficaram com a seguinte pontuação:Fernanda Ferreira (Miss Flamengo) - 445 pontosJéssica Tardelli (Miss Araçatiba) - 438 pontosStellita Aurea (Miss Centro) - 414 pontos

THAYNÁ MORAES REALIZA SONHO DEINFÂNCIA

Desde o seu primeiro título quando ainda tinha 11 aninhos(vice-campeã da categoria infanto juvenil do concurso A MAISBELA ESTUDANTE), Thayná Moraes (18) vem conquistando seuespaço, através de muitos desfiles, ensaios fotográficos e concursos.

É a jovem com mais títulos de beleza da história de Maricá.Só em 2012 foram 12 títulos, em Maricá e cidades vizinhas.Foi vice-campeã do Miss Maricá Latina de 2012/2013 e agora,

conseguiu realizar seu antigo sonho: Tornou-se MISS MARICÁLATINA 2013/2014 e irá representar nossa cidade na grande finaldo Miss Estado do Rio de Janeiro na primeira quinzena de setembrona cidade de Petrópolis.

As jovens foram ensaiadas por Mathheus Alencar, jovem e járeconhecido missólogo e o evento teve a coordenação e realizaçãoda PR PRODUÇÕES (Pery Salgado e Rosy Oliveira) queagradecem a todos aqueles que acreditaram neste maravilhosoconcurso e acreditam nos eventos da PR PRODUÇÕES que há19 anos alegra e valoriza o povo e o jovem maricaense;

PATROCINADOR ÂNCORA: VIAÇÃO NOSSA SENHORA DO AMPARO

PATROCINADORES:Orpheu dos Santos Salles - Fundação Justiça eCidadaniaAntenadaSinhazinhaRosa Mello Studio HairKontetoSupermercado GOLA&T Produções - Estúdio FotográficoDébora Mercante - Espaço do Corpo e Bem EstarPousada Vovó Bellina

Apoiadores:STUDIO A de Alessandra MartinsFabi Lemos - Beleza e Make UpSupermercado OLÁ OFERTASVarandão do Zé CarlosRestaurante BarracudaMila De ToffoliMary Kay - Consultoras IndependentesPizzaria ColiseuThe Secret e Angel Modas

Thayná Moraes que representou o bairro deItapeba, foi eleita Miss Maricá Latina 2013/2014

conquistando 512 dos 598 possíveis. Ao seu lado,Teresa Scherer - coordenadora do Miss Estado do

Rio de Janeiro Latina e Halana Magalhães, MissMaricá Latina 2012/2013.

Page 5: Barão de Inohan 86 - 17 de julho de 2013

CIDADE BARÃO DE INOHAN - 5www.obarao.blogspot.com

ESPAÇO CULTURAL VOVÓ BELLINA FIRMA-SE COMOLOCAL DE GRANDES EVENTOS

4. FERNANDA FERREIRA, A PRIMEIRA MISS MARICÁ WEBCANDIDATAS SÃO PREPARADAS POR

ALESSANDRA MARTINS E FABI LEMOS

Na tarde da grande final, as candidatas chegaram ao local doevento por volta das 14 horas e começaram a ser magnificamentepreparadas por Alessandra Martins (Studio A - Salão de Beleza) epor Fabi Lemos que ficou responsável pela maquiagem.

Cabelos e maquiagem que duraram até o final do concurso,devido a grande qualidade dos produtos e das profissionais queprepararam nossas lindas misses.

Veja todas as fotos do eventoacessando www.culturarteen.blogspot

Uma repescagem aconteceu com Pâmela, Jéssica e Thayza.Pâmela Nobrega foi a vencedora e se juntou as três primeiras

finalistas para a grande final que aconteceu entre os dias 10 e 13de julho.

E FERNANDA FERREIRA (Miss Flamengo), foi eleita pelopúblico que teve pela primeira vez a oportunidade de votar numacandidata a Miss, a primeira MISS MARICÁ WEB.

Fernanda irá representar Maricá na grande final do Miss Estadodo Rio de Janeiro WEB (também em votação pela internet) no mêsde setembro.

A vencedora do Miss Estado do Rio de Janeiro WEB receberáfaixa e coroa durante a grande final do Miss Estado do Rio deJaneiro Latina no mês de setembro provavelmente na cidade dePetrópolis.

Abaixo o resultado da fase final que consagrou FernandaFerreira a MISS MARICÁ WEB 2013.

COROAÇÃO DA MISS MARICÁ WEBMas as candidatas ficaram na maior expectativa para saber

quem seria a Miss Maricá WEB. O título estava sendo disputadoferozmente por Fernanda, Thayná e Stellita e dessa vez, a PRProduções só dava os resultados em parciais durante o dia e noúltimo dia de votação, a última parcial foi dada às 8 horas damanhã, deixando na expectativa todo o resultado da votação dodia 13 de julho.

O resultado final foi divulgado na noite da grande final do MissMaricá Latina, no Espaço Cultural Vovó Bellina, consagrando abela jovem Fernanda Ferreira.

Pery Salgado (produtor), Elizangela Borrher (Miss Estadodo Rio de Janeiro Latina 2012/2013), Fernanda Ferreira

eleita a primeira Miss Maricá WEB e Rosa Mello,proprietária do Rosa Mello Studio Hair

Depois de 13 dias de votação, chegamos ao resultado final doprimeiro Miss Maricá WEB.

Participaram do concurso, as seis candidatas do Miss MaricáLatina 20313/2014, Jéssica Tardelli (Miss Araçatiba), Stellita Aurea(Miss Centro), Fernanda Ferreira (Miss Flamengo), ThaynáMoraes (Miss Itapeba), Pamela Nóbrega (Miss Marques deMaricá) e Thayza Cassuce (Miss Ponta Negra).

As três mais votadas (Thayná, Fernanda e Stellita) foram diretopara final.

Halana Magalhães, Miss Maricá Latina 2012/2013,momentos antes do início do concurso onde passou sua

faixa e coroa, Alessandra Martins que preparou osbelíssimos cabelos das candidatas, Fernanda Ferreira

(Miss Flamengo), Ingrid Waltrick (fotógrafa e ajudante decabeleireira) e Stellita Aurea, Miss Centro.

Fabi Lemos deu um toque super especial nas candidatas,caprichando na maquiagem. Na foto com Thayza Cassuce

(Miss Ponta Negra que horas mais tarde ganharia ostítulos de Miss Maricá Fotogenia 2013 e Vice-campeã do

Miss Maricá Latina 2013/2014.

Na foto ao lado, o interior do Espaço Cultural Vovó Bellina querecebeu 211 pessoas no dia da final do Miss Maricá Latina. Nafrente, os jurados do evento: Andréa proprietária da lojaANTENADA, Rosa Mello proprietária do Studio Hair Rosa Mello,André Vinícius empresário e patrocinador do MissEstado do RioLatina, Elizangela Borrher - Miss Estado do Rio de Janeiro Latina2012/2013. Na outra mesa, Teresa Scherer, coordenadora doMiss Estado do Rio Latina, Alessandra Martins proprietária doSTUDIO A, Juliana proprietária da loja SINHAZINHA e MaurícioChaves proprietário do Restaurante Barracuda.

O Espaço Cultural Vovó Bellina anexo à Pousadade mesmo nome, está se firmando como local degrandes eventos.

Além da segunda edição do Miss Maricá Latina, olocal recebe peças teatrais, eventos culturais de todosos níveis (inclusive a Mostra Cultural de Inverno), festasparticulares e casamentos.

A Pousada com seus 12 quartos também está prontapara receber visitantes de todos os locais do Brasil.

Recebidos sempre com toda a atenção de Joel eAlessandra que dispensaram muita cordialidade às nossasmisses e a produção do Miss Maricá Latina.

A Pousada Vovó Bellina está localizada na Rua Marajó,na altura do km 22,5 da RJ 106, com acesso pela rua àdireita logo após o Posto Shell Marine.

Os especiais agradecimentos aos seus proprietáriosGustavo e André (este último, um grande mecenas dacultura do nosso município) grandes incentivadores eparceiros do Miss Maricá Latina e da PR Produções.

Ano que vem tem mais e em breve, novos concursose eventos da PR PRODUÇÕES.

Page 6: Barão de Inohan 86 - 17 de julho de 2013

6 - BARÃO DE INOHAN LAZERwww.baraodeinohan.blogspot.com6 - BARÃO DE INOHAN EVENTOSwww.obarao.blogspot.com

O BARÃO DE INOHAN ano 06 nº 86 - 17 de julho de 2013 Propriedade PR PRODUÇÕES. Diagramação e Fotos: José Pery Salgado Edição e Fotos: Rosemery Oliveira Jornalista Responsável: Edison Torres (R.P. 385 DRT-PA) Impressão: A Tribuna RJ. Distribuição Gratuita e Dirigida ao público de Maricá. CULTURARTE, Culturateen, Culturartween e CulturartKids são marcas de propriedade da PR Produções. Edição mensal. As matérias assinadassão de responsabilidade exclusiva de seus autores. Contatos: (21) 9281-4037 [email protected] INFORMATIVO ESPÍRITA, CULTURARTE, JORNAL DA MICROLINS, INFORMATIVO FRK, INFORMAÇÃO COMPLETAe INFORMATIVO PRofissionalizar, PRETO NO BRANCO, MAIS UM, CADERNO E e o BARÃO DE INOHAN são criações de Pery Salgado. Tiragem 4000 exemplares.

6 - BARÃO DE INOHAN LAZERwww.obarao.blogspot.com

JACINTHO LUIZ CAETANO, SUA HISTÓRIA É A HISTÓRIA DE MARICÁ

Rua Marajó 460, São José do Imbassaí - Maricá(entrada pela RJ 106, km 22 ao lado do Posto Shell)

parte 5Oferecimento: Pousada Vovó Bellina, resgatando a História de Maricá

Tentando resgatar a memória da história edos personagens históricos de Maricá, PerySalgado (engenheiro e jornalista) há cerca deum ano começou em dois informativos de suaprodutora (CulturarTEEN e Barão de Inohan) areproduzir para os jovens e para toda a populaçãode Maricá, essa linda história que infelizmentenão é contada nem ensinada nos bancosescolares.

Encantado ficou com a história de JacinthoLuiz Caetano ao ler o livro escrito por uma desuas filhas - Maria do Amparo Caetano - resolveuo jornalista condensar a bela história para quetodos os munícipes tivessem acesso a verdadeirahistórica de progresso de Maricá. Este resumo, éuma obra livre e TODOS podem reproduzirlivremente.

“Esta obra nasceu da necessidade departilhar com as novas gerações da nossaquerida Maricá, a vida de um homem que, comseu esforço e trabalho, construiu e alavancou oprogresso tanto de seus familiares quanto desua cidade, com muita alegria, muito amor e,acima de tudo, muita dignidade.

...Sou profundamente grata a todos aqueles

que, com os seus depoimentos e informaçõespreciosas rechearam, enriqueceram eembelezaram está história da vida de meu pai,particularmente à minha família, que seguecomigo o caminho do autor, seja qual for a minhaestrada”.

Maria do Amparo Caetano.

A EMPRESA DE ÔNIBUS

As visitas ao Palácio do Governo eramconstantes e sua firmeza e idealismo despertaram,no então governador, Comandante Ernani doAmaral Peixoto, simpatia e respeito. Uma grandeamizade começava ali.

A primeira linha era: LAGOMAR – MARICÁ– NITERÓI

Jacintho sempre dizia: - A empresa é deMaricá, para trazer melhorias para Maricá.

No final de 1951, Jacintho que estava ligadoa política pela UDN (União Democrática Nacional)deixa a Câmara dos Vereadores, da qual faziaparte e se filia ao PSD – Partido SocialDemocrático.

“Nessa ocasião, vindo da UDN, ingressouno PSD, o Sr. Jacintho Luiz Caetano, tornando-oimbatível nas urnas.

O novo filiado, um abnegado pelo progressode Maricá, após a promessa do Governador feitaao meu saudoso pai – Benvindo Taques Horta eaos membros do diretório desse4 partido, queseria concedida a permissão para o funcionamentoda então Viação Nossa Senhora do Amparo nalinha Niterói – Maricá – Lagomar.

Foi o início vitorioso no setor de transportecoletivo do município, impulsionado pelo Sr,Jacintho.

Daí para frente, a empresa que começoupequena, mas com o trabalho diuturno de seufundador, tornou-se a grande empresa dos diasde hoje e orgulho dos maricaenses...”

- Depoimento de Benvindo Taques HortaJúnior, pai do presidente da Cãmara dosVereadores de Maricá, Fabiano Taques Horta(PT) –

Assim, contando com a admiração dogovernador, Jacintho recebe no dia 30 de abrilde 1952, na Procuradoria Judicial doDepartamento de Estradas e Rodagem – DER –o despacho do Excelentíssimo SenhorGovernador, concedendo a autorização parafuncionamento de veículos destinados aotransporte coletivo nas estradas estaduais eintermunicipais.

Os primeiros dias do mês de maio foram depreparativos para iniciar o tráfego entre Lagomar– Maricá e Niterói.

VIAÇÃO NOSSA SENHORA DOAMPARO

No final do século XIX, os únicos meios detransporte em Maricá eram as carroças ou ospróprios lombos dos animais.

Em 1928 Jacintho adquire seu primeirocaminhão.

Em 1950 compra seus primeiros ônibus, quechegam à Maricá trazendo em suas laterias asinscrições: VIAÇÃO NOSSA SENHORA DOAMPARO.

Era 10 de maio! ...Jacintho dá início então a uma nova atividade,

o transporte coletivo.A situação do transporte em Maricá era

precária.Aos 50 anos de vida, já possuía uma história

vitoriosa com muitos desafios vencidos.Foram comprados dois ônibus e 4 foram

encomendados., esperando o decreto queconcederia a permissão para a Viação NossaSenhora do Amparo iniciar o tráfego entre Maricáe Niterói.

Havia em Maricá a empresa Auto Comercialque fazia a linha até Niterói que posteriormente foivendida a Auto Viação 1001, que passou então afazer a linha Niterói-Maricá-Araruama.

Durante os dois primeiro anos as pressõessofridas foram muitas e muito fortes para podercriar a sua empresa de ônibus e dar aindependência de transporte à Maricá.

Poucos meses ficaram esses horários.Jacintho possuía 6 ônibus e logo conseguiutrafegar de duas em duas horas, saindo o primeirode Maricá às 5 horas e o primeiro de Niterói às 7horas.

Por alguns anos, os ônibus novos quechegavam, antes de entrar na linha, eram levadosà frente da Matriz para receberem as “bênçãosde Nossa Senhora”.

Todo dia 10 de maio às 10 horas da manhã écelebrada a missa de Ação de Graças e muitosfogos comemoravam o aniversário da empresa.

Foi assim até o final da vida de Jacintho.

A Viação Nossa Senhora do Amparo crescia.Crescia cultivada pelo olhar atento e zeloso deJacintho.

Logo após, a Auto Viação 1001 negociou coma Viação Crol, seus direitos sobre a linha deMaricá.

Meses depois, a Viação Crol faz a Jacinthouma proposta de venda de seus direitos, o quefoi imediatamente aceito por ele que adquiriu alinha e os ônibus. Para garantir melhoratendimento comprou mais 4 ônibus, ficando assim,com a concessão definitiva.

Os ônibus da Amparo paravam próximo aosCorreios.

CONTINUA NA PRÓXIMA EDIÇÃOEm 10 de maio de 1952, às 7 horas da

manhã, tendo como motorista O Sr. José Pereira,o Pernambuco, e o cobrador, o jovem Altair Martinsda Silva, sai o primeiro ônibus, depois de terrecebido à benção e orações, feitas pelo CônegoJoaquim Batalha.

Às 10 horas, foi celebrada uma missa de Açãode Graças e a benção de mais um ônibus queseguiu para Niterói,fazendo o horário de 11horas.

Na saída dosprimeiros horários,fogos e orações nãofaltaram.

Na autorização doDER, constava a saídados ônibus de Lagomar(Jacaroá) e apassagem pela estradavelha de Maricá (SãoJosé do Imbassaí) comdois horários saindo deMaricá às 7h e 11h,voltando de Niterói às18 h e ás 20 horas.

Page 7: Barão de Inohan 86 - 17 de julho de 2013

EDUCAÇÃO BARÃO DE INOHAN - 7www.obarao.blogspot.com

AB

UM PROJETO DE VIDA

Prof. Marlon Mencari FelixCoordenador Pedagógico

do Colégio HMS

S

A Festa Junina do Colégio HMS foi umsucesso! Os alunos, com o apoio dos

professores e funcionários,proporcionaram aos pais e visitantes,uma viagem à história da região sul do

Brasil, com comidas, danças ebrincadeiras típicas. Uma linda noite de

interação entre as famílias, os ex-alunos,funcionários e a comunidade.

A todos os envolvidos,MUITO OBRIGADO!

Saudade do milho verde,do cheiro de fumaça da fogueirade São João, da poesia do céuestrelado das noites de junho.Cresci frequentando as maistradicionais festas juninas daminha cidade, ficava ansiosoesperando o início dasfestividades. As famílias sereuniam para dividir as funções,quem seria responsável pelabarraca de doce, de salgado oua pescaria, e também aquele

que tinha a grande responsabilidade de montar dança da quadrilha.Muitos casais se uniram nas festas de junho. Abençoados por“Santo Antônio”, estão juntos até hoje.

É, mas o tempo passou e parece que as tradicionais festasjuninas estão deixando de existir, principalmente nas grandescidades. As ruas que eram palco de grandes comemorações deramlugar ao silêncio de uma geração que vive cada vez mais confinadadentro dos seus apartamentos e condomínios. As famílias não sereúnem mais, aliás elas nem se conhecem! O tempo, cada vezmais corrido não permite que os indivíduos confraternizem. Aspessoas não querem tomar conhecimento das necessidades dasua comunidade; vivemos na era do individualismo. A aceleraçãosocial faz com que o homem não aproveite e nem valorize ascoisas simples da vida, que foram muito importantes para a formaçãoda minha geração. No mundo da globalização somos invadidospelos “enlatados”, pelos costumes dos nossos vizinhos

FESTA DA UVA FOI UM SUCESSO!FESTA DA UVA FOI UM SUCESSO!descaracterizando as nossas expressões culturais, nossastradições e nossos ritos. Os nossos jovens, por influência da mídiae da globalização cultural, são absorvidos pelos costumes de outrospaíses e muitas vezes desconhecem ou não valorizam as realidadesde nosso país de dimensões continentais.

A escola tem papel importante na preservação e valorizaçãodas nossas tradições e folclore (destas, hábitos, cantigas), e detudo aquilo que simboliza a nossa nação, nos identifica comobrasileiros e nos diferencia dos outros povos.

O HMS procura, em seu calendário de efemérides valorizar acultura do nosso país e levar o educando a conhecer as diferentesmanifestações de uma nação pluricultural. No dia 15 de junhoaconteceu a nossa Festa Junina que, tradicionalmente, todos osanos aborda um tema ligado a nossa diversidade e faz os alunosviajarem na história desta rica nação. Estamos certos de que essesvalores e esses eventos muito contribuiem para a formação dasnossas crianças e adolescentes e formam indivíduos que conheçam,valorizem e se apropriem do que é nosso.

O Comecinho de Vida apresentou nesse dia, comidas, dançase brincadeiras típicas da região Sul – a temática do ano de 2013.Foi, como sempre, mais um dia da interação entre as famílias, osalunos, os ex-alunos e a comunidade. O Colégio HMS remeteu-nos ao milho verde, ao cheiro de fumaça das fogueiras de SãoJoão e à poesia do céu estrelado das noites frias do mês de junho.

Foi tudo lindo!

Page 8: Barão de Inohan 86 - 17 de julho de 2013

www.obarao.blogspot.com8 - BARÃO DE INOHAN 17 DE JULHO DE 2013ORPHEU DOS SANTOS SALLES ENTREGA XXIII TROFÉU DOM QUIXOTE A JURISTASNa noite de 21 de maio passado, o Tribunal de Justiça do

estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ) e a Confraria Dom Quixote, emparceria com a revista JUSTIÇA & CIDADANIA, rewlizaram aentrega de sua tradicional homenagem aos membros do PoderJudiciário e demais personalidades que se destacaram na defesada ética, da moralidade, da dignidade, da justiça e dos direitos dacidadania.

Nessa edição (a vigésima terceira), foram agraciados 21personalidades da magistratura, da administração pública e dainiciativa privada.

Realizada no Plenário do òrgão Especial do TJ-RJ, sob acoordenação do editor-executivo da revista Justiça & Cidadania -Tiago Salles - a XXIII Solenidade de Outorga dos Troféuscontemplou a juíza Andréa Maciel Pachá e os desembargadoresAgostinho Teixeira de Almeida Filho, Antônio José FerreiraCarvalho, Benedicto Ultra Abicair, Jessé Torres Pereira Junior,Marco Antônio Ibrahim, agib Slaibi Filho e Roberto de Abreu e Silvacom o Troféu Dom Quixote.

Dois desembargadores do Tribunal Regional do Trabalho da1º Região também foram agraciados com o mesmo prêmio: Mariade Lourdes Sallaberry, presidente do Tribunal no biênio 2011/2012, e José Geraldo da Fonseca. Além deles, o presidente daOrdem dos Advogados do Brasil Seccional Rio de Janeiro, FelipeSanta Cruz Oliveira Scaletsky e outros três representantes daadvocacia foram laureados com o troféu Dom Quixote: FernandoOliveira, Kátia Valverde e Bruno Calfat. Outras celebridades foramlaureadas.

A presidente do TJ-RJ, desembargadora Leila Mariano foiagraciada com o troféu Sancho Pança, que homenageia quem járecebeu o Dom Quixote e se manteve fiel aos mesmos princípios. Amesma honraria foi concedida a Claudio de Mello Tavares,desembargador do Tribunal fluminense.

Instituido em 1999, ano da fundação da Revista Justiça &Cidadania, por seu editor, Orpheu Salles, e inspirado nopersonagem mais famoso de Miguel de Cervantes, o troféu DomQuixote se transformou em um símbolo da publicação. Alguns anosdepois, surgiu o troféu Sancho Pança para homenagear aspersonalidades que, já tendo sido agraciadas com o “Dom Quixote”,mantiveram-se fiéis aos mesmo princípios.

Tiago Salles, editor executivo da revista Justiça &Cidadania, entregando o troféu Sancho Pança àDesembargadora Leila Mariano, acompanhado do chancelerda Confraria Dom Quixote, Sr. Bernardo cabral e do editorda revista Justiça & Cidadania, Sr. Orpheu Santos Salles.

Desembargador AgostinhoTeixeira Filho, do TJRJagraciado com o troféu

Dom Quixote ao lado doseu pai, Sr. Agostinho

teixeira e seu filho CarlosAlberto Almeida

SenhoraSolange Mattos

de Abreuentregando o

troféu DomQuixote ao seu

marido, oDesembargador

Roberto deAbreu e Silva do

TJRJ.

DesembargadorAntônio EstevesTorres do TJRJ,

agraciado com otroféu Dom Quixote

ao lado do editorda Revista Justiça e

Cidadania, Sr.Orpheu Santos

Salles

DesembargadorAntônio José

Carvalho, após terrecebido o trofeúDom Quixote das

mãos doDesembargador José

Carlos Ribeiro,ambos do TJRJ

Dra. Mônica Gusmãoprof. da FGV ao lado

do marido, oDesembargador do TRT

José Geraldo daFonseca.

Dr. GuilhermeSallaberry

entregando otroféu à sua mãe a

DesembargadoraMaria de Lourdes

Sallaberry

Dr. Fernando Dionísio, procuradorgeral do municipio do Rio deJaneiro entregando o troféu aosecretário chefe do gabinete doprefeito do Rio de Janeiro Dr.Gustavo Schmidt

Sr. Marco Antonio Rossidiretor presidente da

bradesco Segurosrecebendo o trofeu das

mãos do Sr. Ivan Gontijo,diretor juridico da mesma

instituição

Dr. FelipeSanta Cruzpresidente daOAB RJentregando otrofeu a Dra.KátiaJunqueira daGas FenosaBrasil