banners relacionado matéria de projeto de urbanismo

4
Projeto Urbano 3 Introdução A região que este trabalho se debruçará é referencial em cultura, onde há diversos grupos culturais que ensaiam e apresentam todos os anos para o público, atraindo e divertindo diversas pessoas, dentro e fora da região da Canafistula. Hoje a Canafistula tem por volta de 15 mil pessoas, tendo potencial para muito mais. Este trabalho foi dividido em duas etapas. A primeira etapa corresponde a analise da região visando os problemas e as potencialidades, para que possamos utilizar essas informações para compor a segunda etapa. No entanto a analise será realizada através de 7 imagens que contém informações, como uso e ocupação do solo, equipamentos urbanos, tipo de pavimentação das vias, ente outras informações. Já na segunda etapa corresponde a elaboração dos projetos que possa amenizar ou solucionar os problemas encontrados na região. Dentre os vários problemas encontrados na região, temos a falta de acessibilidade, a falta de equipamentos urbanos, o isolamento, poucas áreas verdes, falta de áreas esportivas, entre outras. Será abordado nos projetos a questão da sustentabilidade, buscando salientar o uso dos ventos, do sol, da chuva, da natureza como um todo para amenizar o impacto ambiental sobre o planeta. Canafistula Prancha 1 A imagem a esquerda mostra como como e onde a região esta ocupada, dessa forma podemos ver os vazios e assim podemos traçar um projeto alinhado ao que já esta na região. Neste caso, podemos verificar que a região guarda consigo um grande potencial para o crescimento devido aos grandes vazios. Podendo assim construir e dessa forma favorecer a região para seu crescimento comercial e serviços, industrial, entre outras potencialidades. Ocupado e Vazio A imagem a esquerda mostra a localização de cada equipamento na região da Canafistula. No entanto os equipamentos existentes não abarcam a necessidade existente pelos usuários e estão todas concentradas no centro onde a cidade se originou. Equipamentos Urbanos É tão assertivo esta ideia de região potencial que algumas iniciativas privadas já estão ocupando a região. No entanto ainda não há potencialmente grandes redes de serviços como supermercados, lojas em geral ente outros serviços. Como a região tem grande potencial para o crescimento ela necessita de novos edifícios que possa abarcar as necessidades dos usuários já existentes e dos novos usuários como por exemplo, escolas maiores e melhores, espaço esportivo para o publico em geral, espaço para o desenvolvimento e apresentações de culturais, entre outros espaços públicos. Prof. Simone R. Romão Equipe: Rafael Nascimento dos Santos

Upload: rafael-nascimento-dos-santos

Post on 25-Jul-2015

30 views

Category:

Education


1 download

TRANSCRIPT

Projeto Urbano 3

Introdução A região que este trabalho se debruçará é referencial em cultura, onde há diversos grupos culturais que ensaiam e apresentam todos os anos para o público, atraindo e divertindo diversas pessoas, dentro e fora da região da Canafistula. Hoje a Canafistula tem por volta de 15 mil pessoas, tendo potencial para muito mais. Este trabalho foi dividido em duas etapas. A primeira etapa corresponde a analise da região visando os problemas e as potencialidades, para que possamos utilizar essas informações para compor a segunda etapa. No entanto a analise será realizada através de 7 imagens que contém informações, como uso e ocupação do solo, equipamentos urbanos, tipo de pavimentação das vias, ente outras informações. Já na segunda etapa corresponde a elaboração dos projetos que possa amenizar ou solucionar os problemas encontrados na região. Dentre os vários problemas encontrados na região, temos a falta de acessibilidade, a falta de equipamentos urbanos, o isolamento, poucas áreas verdes, falta de áreas esportivas, entre outras. Será abordado nos projetos a questão da sustentabilidade, buscando salientar o uso dos ventos, do sol, da chuva, da natureza como um todo para amenizar o impacto ambiental sobre o planeta.

Canafistula Prancha 1

A imagem a esquerda mostra como como e onde a região esta ocupada, dessa forma podemos ver os vazios e assim podemos traçar um projeto alinhado ao que já esta na região. Neste caso, podemos verificar que a região guarda consigo um grande potencial para o crescimento devido aos grandes vazios. Podendo assim construir e dessa forma favorecer a região para seu crescimento comercial e serviços, industrial, entre outras potencialidades.

Ocupado e Vazio

A imagem a esquerda mostra a localização de cada equipamento na região da Canafistula. No entanto os equipamentos existentes não abarcam a necessidade existente pelos usuários e estão todas concentradas no centro onde a cidade se originou.

Equipamentos Urbanos

É tão assertivo esta ideia de região potencial que algumas iniciativas privadas já estão ocupando a região. No entanto ainda não há potencialmente grandes redes de serviços como supermercados, lojas em geral ente outros serviços.

Como a região tem grande potencial para o crescimento ela necessita de novos edifícios que possa abarcar as necessidades dos usuários já existentes e dos novos usuários como por exemplo, escolas maiores e melhores, espaço esportivo para o publico em geral, espaço para o desenvolvimento e apresentações de culturais, entre outros espaços públicos.

Prof. Simone R. Romão Equipe: Rafael Nascimento dos Santos

Problemas Isolamento Falta de Equipamentos Urbanos Falta de acessibilidade Terreno em Aclive Poucas áreas verdes

Potencialidades Espaços vazios Isolamento Terreno em Aclive Riacho Valorização da Cultura local

Canafistula Prancha 2

O mapa a esquerda mostra que há a predominância de vias sem pavimentação na região da Canafistula. As vias que há asfalto corresponde as vias que cerca a região e também as vias que contém a classe alta da região. Já as vias que estão em paralelepípedo corresponde parcialmente as vias mais antigas da região , mostrando que as vidas mais atuais as em asfalto estão dando preferência aos novos empreendimentos.

Tipos de Pavimentação

Tipos de Pavimentação

Quantidade de Faixas das Vias

O mapa a esquerda mostra que há a predominância de construções de um único pavimento. Os edifícios que corresponde ao segundo pavimento ou mais estão todos concentrados na região central, salvo as novas construções que estão abarcando os vazios que contém na região.

Já neste mapa a esquerda podemos verificar que há a predominância de vias com duas faixas, em alguns caso temos literalmente um faixa, podendo somente passar um carro por vez. Foi encontrado pouquíssimos carros estacionados nas vias, salvos nos casos como na frente da escola, igreja, bares, entre outros espaços, mas todos estavam ali temporariamente.

Já o mapa a esquerda mostra os tipos de vias que há na região. Neste caso vemos uma distribuição homogênea, no entanto, essa distribuição nos mostra que as vias em verde são as vias que são mais utilizadas e principais, já as laranjas e as amarelas já não são tão utilizadas assim. As vias em amarelo em alguns caso dá somente para passar um carro por vez. Já as outras vias permite passar dois carros tranquilamente.

Já este mapa a esquerda mostra os tipos de edifícios existentes na Canafistula. Em grande parte da região há a predominância de residências, em pouca quantidade há comercio, no entanto, serviço há uma quantidade considerada. Temos também igrejas distribuída pela região e edifícios do tipo misto 1.

Classificação das Vias

Tipos de Edifícios

A Canafistula atualmente vive em condições precárias fisicamente. Escola, posto de saúde, as vias que compor a Canafistla estão todos precisando de reforma ou de novas construções que possa amenizar ou solucionar os problemas existentes. No entanto, mesmo com os problemas existentes a Canafistula possui grande potencial, seja através do comercio, saúde, varejo em geral e principalmente escolas, não quer dizer que não existas tais edifícios que permita tudo isso, mas há na região espaço o suficiente que permite a expansão.

Conclusão

Projeto Urbano 3 Prof. Simone R. Romão Equipe: Rafael Nascimento dos Santos

Conceito O conceito aplicado aos projetos que compõe este trabalho teve como foco todas as informações angariadas da Canafistuala, que foram abordadas anteriormente. Todas as informações foram de grande importância, mesmo aquelas que não estão identificadas na analise como a aclividade do terreno, a orientação dos ventos e do sol e entre outras informações que foram utilizadas para compor o “conceito”. Na região há uma ocupação residencial de baixa qualidade, visando este problema buscamos criar um novo espaço residencial na mesma região, mas em outro lugar para abarcar e fornecer um ambiente melhor estruturado. Dessa forma buscamos localizar as quadras residenciais de forma que cada uma delas ficasse em uma curva de nível, dessa forma todas as quadras teria ventilação e além disso cada uma delas teria uma visão completa do horizonte, algo que poderia não haver em um planejamento em um terreno totalmente plano ou com pouca aclividade. Além das quadras residenciais foi pensado quadras que abarque algumas das necessidades existentes na região, como por exemplo quadra escolar, quadra hospitalar, quadra comercial e quadra para eventos e esportes. Todas elas tem aplicado o desenho universal, permitindo que todos os usuários tenha acesso aos espaços construídos a partir do projeto. Outra informação que foi de grande importância para a concepção do projeto foi a existência dos riachos. Neste caso criarmos pequenas áreas verdes para preservar o leito do riacho.

Canafistula Prancha 3

A imagem a direita mostra como será disposta cada uma das unidades residenciais que compõe a quadra. Pode-se ver também que ao fundo de cada um dos terreno há arvores para criar pequenos bioclimas em cada quadra e em cada terreno.

Quadra Residencial

Já a imagem a direita mostra diversos edifícios que correspondem as escolas, seja ela escola técnica, de ensino fundamental ou médio entre outras escolas se assim for necessário. Cada uma delas favorecerão os usuários que já vivem na região e também os novos usuários.

Quadra Escolar

Já a imagem a direita mostra os diversos edifícios que compõe a quadra hospitalar, onde há, posto de saúde, clinicas diversas, farmácia entre outros edifícios.

Quadra Hospitalar

Já a imagem a direita mostra os diversos edifícios comerciais, podendo ser lojas de diversos tipos, supermercados, entre outros edifícios que tenha como foco o comercio.

Quadra Comercial

Já a imagem a direita mostra os diversos edifícios que abarcam eventos e esportes, no caso dos edifícios esportivos estaria destinado ao público em geral e gratuito em grande parte dos edifícios. Já nos edifícios para eventos, mesmo sendo destinados para todos os públicos, será um edifício privado.

Quadra de Eventos e Esportes

Projeto Urbano 3 Prof. Simone R. Romão Equipe: Rafael Nascimento dos Santos

Canafistula Prancha 4

A imagem a direita mostra um corte que corresponde a uma das vias que compõe a nova área criada no próprio terreno da Canafistula. Este corte mostra a via contendo 4 vias, duas para automóveis e duas vias para os ciclistas. Já as calçadas tem 3 m, mínimo, tendo postes para iluminar as vias. Toda as novas vias são acessíveis.

Cortes da Área Atual Projeto da Residência

A imagem a direita mostra uma parte da área que será destinada a área verde, onde será plantado diversas arvores, será também disposto iluminação pública para que os usuários possa usufruir do espaço seja pelo dia, seja pela noite.

A imagem a direita mostra a integração entre o novo e o velho. No caso a via mais antiga esta a direita da imagem, destinado somente a veículos de médio e grande porte, já a via interna foi destinado aos veículos pequenos, além de ter uma via para ciclistas e uma área verde.

Já a imagem a direita, mostra a continuação da imagem acima, mas com o riacho com um leito maior, onde se encontra na parte mais baixo do terreno da Canafistula. Essa mesma área há áreas cobertas por árvores e também descampada.

A imagem a direita mostra uma outra via mas com uma configuração diferente que a anterior, nessa há duas vias para carro, e duas para ciclistas, mas dessa vez a via dos ciclistas esta localizada somente de um só lado da via. Além disso as calçadas tem no mínimo 3 m, sendo que todas as vias são acessíveis.

O projeto residencial é maior que o projeto que é convencionalmente produzido. O projeto tem 77 m² de área construída em um terreno de 300 m², Tendo o projeto residencial um quarto de solteiro para duas camas, uma suíte, um banheiro social, além disso há uma cozinha espaçosa e uma sala de estar e jantar integrada. Foi produzido o projeto dessa forma, porque acreditamos que não há distinção entre a classe média e alta em relação a tipologia da casa, no entanto os materiais utilizados para compor a casa, como cerâmica é inferior, tornando a construção mais viável para o usuário. Foi pensando na economia que foi proposto para o projeto a colocação de placa solar para o aquecimento da água e placa fotovoltaica para a capitação e transformação da luz do sol em energia. As casas terão ao fundo do terreno arvores frutíferas que beneficiaram os usuários.

O trabalho buscou tomar partido dos recursos naturais existentes na região para compor as diretrizes fundamentais e estruturadores da concepção dos projetos. Dessa forma foi concebido projetos diferenciados que abarcam a realidade e a necessidade dos usuários da região.

Conclusão

Projeto Urbano 3 Prof. Simone R. Romão Equipe: Rafael Nascimento dos Santos