banho e tosa

21
AGUIA CURSOS PROFISSIONLIZANTES APRESENTA CURSO BÁSICO DE BANHO E TOSA CÍNTIA LIMA Público-alvo: Proprietários e funcionários de pet shops, pessoas que pretendem trabalhar com o universo pet, donos de animais de estimação, criadores de cães e demais interessados no tema. Objetivo geral: Ensinar a técnica correta para a realização de serviços básicos de banho e tosa para cães de forma totalmente profissional, respeitando os padrões internacionais de qualidade. INTRODUÇÃO DO CURSO BÁSICO DE BANHO E TOSA EM CÃES 1- MERCADO PET; 2- O QUE É UM TOSADOR; 3- POSTURA E ÉTICA; 4- PREVENÇÃO DE ACIDENTES/ MAUS TRATOS; 5- PRIMEIROS SOCORROS; 6- APRESENTAÇÃO DO EQUIPAMENTO; 7- TECNICAS DE BANHO, SECAGEM E ESCOVAÇÃO; 8- TOSA CORPO, TOPETE E FOCINHO; 9- HIDRATAÇÃO E FINALIZAÇÃO; 10- ONDE COMPRAR? DICAS PARA MONTAR SEU NEGOCIO E COMEÇAR A LUCRAR

Upload: amora-panda

Post on 30-Jan-2016

122 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

curso

TRANSCRIPT

Page 1: BANHO E TOSA

AGUIA CURSOS PROFISSIONLIZANTES

APRESENTA

CURSO BÁSICO DE BANHO E TOSA

CÍNTIA LIMA

Público-alvo:

Proprietários e funcionários de pet shops, pessoas que pretendem trabalhar com o universo pet, donos de animais de estimação, criadores de cães e demais interessados no tema.

Objetivo geral:

Ensinar a técnica correta para a realização de serviços básicos de banho e tosa para cães de forma totalmente profissional, respeitando os padrões internacionais de qualidade.

INTRODUÇÃO DO CURSO BÁSICO DE BANHO E TOSA EM CÃES

1- MERCADO PET;

2- O QUE É UM TOSADOR;3- POSTURA E ÉTICA;4- PREVENÇÃO DE ACIDENTES/ MAUS TRATOS;5- PRIMEIROS SOCORROS;6- APRESENTAÇÃO DO EQUIPAMENTO;7- TECNICAS DE BANHO, SECAGEM E ESCOVAÇÃO;8- TOSA CORPO, TOPETE E FOCINHO;9- HIDRATAÇÃO E FINALIZAÇÃO;10- ONDE COMPRAR? DICAS PARA MONTAR SEU NEGOCIO E COMEÇAR A LUCRAR

O banho e tosa começou, a partir de competições de raças com cortes e penteados perfeitos, no final do século XIX, no século XX começou uma busca maior pelos serviços, até que nos 90 explodiu o ramo pet.

Page 2: BANHO E TOSA

Os Negócios Pet Crescem mais de 70% a cada ano no mundo. Só no Brasil em média de 30% ao ano. Significa que as indústrias brasileiras voltadas para o Mercado Pet apostam em peso no crescimento do Negócio.

A População de cachorros supera o número de crianças no Brasil, diz levantamento inédito do IBGE. Quase metade dos domicílios brasileiros tem pelo menos um cachorro, o equivalente a 52,2 milhões de caninos no País.

A busca pelos serviços está cada vez maior e os números profissionais na área estão cada vez mais escassos. O Mercado e Negócios Pet em todo Brasil soma-se em torno de uma receita de mais de 250 milhões por ano.

O mercado tem crescido rapidamente. Basta notar a quantidade de pet shops que existem atualmente e outros que inauguram a cada dia. Uma das atividades mais lucrativas no pet shop é o banho e tosa, além disso, este serviço ajuda a atrair clientes para a loja que passam a consumir outros produtos e serviços.

Além do crescimento do número de salões de estética canina, este serviço está se tornando mais sofisticado. Os proprietários de cães e gatos estão cada vez mais dispostos a gastar com seus animais, porém estão cada vez mais exigentes e querem serviço de qualidade.

Por outro lado, a quantidade de tosadores que ingressam no mercado não está crescendo na mesma proporção. Consequência deste fato é que atualmente, existem mais vagas no mercado de trabalho do que profissionais disponíveis. Com

isso os mesmo são valorizados e disputados pelos salões de estética canina. O tosador que souber tirar proveito desta situação, pode valorizar seu passe e conseguir boa remuneração.

Os proprietários de pet shops, sabem que para manter clientes é indispensável ter um bom serviço de banho e tosa, portanto a loja precisa manter seu profissional satisfeito e investir constantemente em sua reciclagem profissional.

Conquista do primeiro de emprego

Page 3: BANHO E TOSA

Sobram vagas no mercado, portanto não é difícil conseguir a primeira vaga. O ideal seria iniciar como ajudante de um tosador mais experiente para aprimorar a técnica aprendida e ganhar velocidade. Depois de seis meses o profissional estará pronto para assumir sozinho um banho e tosa. Entretanto devido a urgência que muitos lojistas tem para contratar tosadores é comum aceitar um recém-formado para assumir imediatamente a função. Não é adequado, mas a maioria começa assim.

Pegue seu currículo, mesmo sem experiência e visite pet shops. Apresente seu Certificado e sua ambição por conquistar uma vaga. Se conseguir passar para o lojista a imagem de que você é esforçado, cuidadoso com animais, pontual, responsável e tem ambição por sua carreira, será visto como alguém raro no setor. Tire fotos dos animais que você fez a tosa durante seu curso. Isso comprova a qualidade do seu trabalho.

Mesmo os pet que já tem tosador, geralmente receberão bem um candidato, porque há muita rotatividade de profissionais neste setor.

Uma escola de renome, pode facilitar o ingresso no mercado de trabalho porque os lojistas concluem que o aprendizado é suficiente.

Aprimoramento profissional

Neste setor há grandes possibilidades de ganhos para profissionais que dominam técnicas como tratamento de pelos, tosa na tesoura e enfeites. Não pare no tempo. Este setor evolui rapidamente e quem não acompanha as novidades vai ficar defasado muito rápido. E os pet shops, dão muito valor a profissionais antenados com as últimas tendência

2- O tosador deve ter as seguintes características:

* ser muito paciente com o animal;

* ser energético, sem ser agressivo;

* gostar muito de animais;

* ter consciência de que só é um fiscal do animal para o veterinário, comunicando qualquer anormalidade observada, e não assumir o seu lugar administrando medicamentos.

*Lembrem-se: o animal não é um objeto ele sente tudo que um humano sente, não faça com ele e que você jamais faria com um humano.

A diferença entre banhista, tosador e esteticista canino.

Page 4: BANHO E TOSA

-Banhista é quem prepara o animal para a tosa, com banho, higienização, secagem dos pelos.

-Tosador: faz a tosa higiênica, desembola os pelos e faz as escovas e penteados.

-Esteticista canino: faz tosas especificas da raça.

*valores a serem cobrados:

Variam de região, deve se levar em conta a dificuldade de cada trabalho, e o preço aproximado da concorrência para que não fique acima, nem abaixo.

Se você vai trabalhar por conta própria tem que calcular tudo, shampoo, cremes, produtos de higiene desgaste do material, luz, agua, impostos, transporte.

Se for trabalhar em pet shop de terceiros, é acordada com o dono do estabelecimento uma porcentagem que varia de 50% a 70% para o tosador.

O tosador deve levar o seu equipamento básico como: tesouras, laminas, adaptadores, maquina de tosa.

E o contratante arca com as despesas de luz, água, shampoo e produtos em geral, além de fornecer secador apropriado, soprador, banheira, mesa, toalhas limpas e transporte para os animais.

O tosador deve se responsabilizar por qualquer problema que ocorra em quanto o animal estiver sob seus cuidados.

3- POSTURA DE UM TOSADOR

Aparência: manter a barba bem feita, cabelos presos, unhas curtas sempre, luvas, toca e mascara, uniforme limpo e sem manchas de preferencia, branco ou em tons pastéis.

Manter o ambiente de tosa limpo é essencial, acabou a tosa, recolha os pelos que ficam pelo chão, ao final de cada banho e tosa antes de pegar outro animal, lave a banheira com cloro e passe um pano com álcool na mesa e utensílios de tosa, as gaiolas ou canis, sempre deverão ser higienizados. No final de cada dia deve ser tudo lavado, para que no dia seguinte já esteja tudo pronto para iniciar o dia.

As toalhas não devem ser utilizadas em dois animais, elas devem ser lavadas e embaladas. Por isso recomendo ter uma boa quantidade de toalhas.

Atenda o cliente sempre com simpatia e presteza.

Page 5: BANHO E TOSA

*Nunca aceite um desafio que você nunca tenha feito, procure orientar o dono que chega querendo uma tosa futurista, o quão ficara melhor uma tosa básica, na verdade a que você sabe fazer com perfeição.

É SEMPRE MELHOR FAZER O

BASICO

4- Prevenção de acidentes

O secador é o grande responsável pela maioria dos acidentes de banho e tosa, visto que pode provocar queimaduras sérias e machucar os olhos dos animais. As máquinas, alicates de unha e tesouras também devem ser manuseadas corretamente e com muito cuidado e, até mesmo, a temperatura da água precisa ser verificada sempre. O próprio estresse do animal pode levá-lo ao óbito durante um banho e, por isso, paciência, técnica e carinho são essenciais para um bom trabalho.

Além de constituírem ameaça à saúde dos animais, os acidentes em Pet Shops podem prejudicar em muito o estabelecimento, causando conflitos com os proprietários e prejuízos por reparação financeira ou perda da clientela. Qualquer que seja a causa - negligência, desinformação,

Despreparo ou distração - o fato é que é preciso reduzir os riscos ao mínimo, quando não, elimina-los.

A maior incidência dos acidentes ocorre durante o banho ou a tosa e conhecer os problemas, orientar os funcionários ou melhorar as instalações, são

algumas das maneiras de evitar esses problemas.

Page 6: BANHO E TOSA

Veja os casos mais comuns:

1) Úlcera de córnea - provocada pelo calor do secador, produtos químicos, trauma com escovas, pentes e rasqueadeiras. Após algumas horas ou no dia seguinte, o animal apresenta um quadro de blefaroespasmo (fechamento voluntário das pálpebras em resposta à dor e incômodo) e se constata pelo teste com fluoresceína a presença de úlcera de córnea.

2) Intermação ("Heat Stroke") - distúrbio polissistêmico bastante comum, também causado pelo calor. É muito grave, pois coloca a vida do animal em risco. Pode acometer qualquer animal, mas os cães braquiocefálicos, os filhotes, os idosos e os mais agitados são os mais predispostos. Geralmente a intermação está associada a água muito quente, ambiente úmido, quente e pouco ventilado, secador muito quente e/ou próximo do animal e ao hábito de secar o animal dentro de gaiolas. Ocorre porque o animal não faz a troca de calor com o ambiente na medida necessária. Desenvolve-se então a hipertermia (aumento da temperatura corpórea) com conseqüente necrose celular, podendo ocorrer o choque hipovolêmico, edema pulmonar, edema cerebral, falência renal, entre outros. O animal vai a óbito rapidamente, sem que se possa intervir a tempo.

3) Quedas - (da mesa, da banheira ou do colo do funcionário) - As quedas são freqüentes. Filhotes e cães de raças pequenas (Chihuahua, Pinscher) são os mais frágeis. Diversas lesões podem ocorrer (fraturas, entorses, luxações) e até a morte do animal, especialmente se ele cair da mesa preso pelo pescoço a uma guia de contenção ("enforcamento"). Este tipo de acidente geralmente ocorre por distração.

4) Feridas - são causadas pela lâmina de tosa e também por tesouras, pentes ou rasquiadeiras. Muitas vezes requerem sutura e existe o risco de infecção no local.

5) Intoxicações - ocasionadas pelo uso inadequado de substâncias no tratamento de sarnas e infestações por ectoparasitas. Ocorrem por erro na diluição do produto, por contato com mucosas ou por ingestão acidental por lambedura.

6) Choques elétricos - incomuns, mas podem ocorrer. Especialmente quando o animal molhado entra em contato com fios desencapados, fruto de instalações inadequadas.

Page 7: BANHO E TOSA

7) Queimaduras - em geral causadas pelo calor do secador, porém podem ocorrer por causa da alta temperatura da água ou por choques elétricos.

8) Maus tratos - embora inimagináveis, podem ocorrer. É comum culpar o animal - "ele me mordeu", "ele não para quieto", mas o erro é humano.

9) Ectoparasitas - não é um caso de urgência veterinária, mas é desagradável entregar um animal antes livre de ectoparasitas e recebe-lo infestado. Pulgas são transmissoras de parasitas e podem desencadear reações alérgicas. Carrapatos são potenciais transmissores de doenças como Erlichiose e Babesiose, entre outras. A falta de higiene e/ou uso comum de tesouras, gaiolas, pentes, escovas, pinças podem transmitir ácaros, dermatófitos, bactérias e leveduras.

10) Viroses - as gaiolas, comedouros, bebedouros, entre outros, são agentes de transmissão de viroses. Os filhotes sem imunização completa correm maior risco. Recomendam-se banhos e tosas somente em animais com o esquema vacinal completo.

O sedativo em banho e tosa só deve ser utilizada em casos de extrema necessidade.

Exemplo: um animal muito agressivo que não permite o manuseio com contenção física (mordaças, focinheiras). Ainda assim, é necessário avaliar a necessidade da sedação e do procedimento (banho ou tosa) e a condição física do animal (idade, raça, doenças, etc) para que seja escolhida a droga mais adequada e segura. Além disso, o proprietário do animal deve ter ciência dos riscos inerentes e assinar um termo de autorização.

Qualquer atividade a ser realizada, mesmo um banho aparentemente "inocente", deve ser tratada com profissionalismo e responsabilidade, visando à saúde e integridade do animal, sem esquecer que estão envolvidos sentimentos de pessoas idosas, crianças ou simplesmente um adulto afeiçoado ao seu pet.

MAUS TRATOS É CRIME!! IMPORTANTE: NUNCA EM HIPOTESE NENHUMA COMECE UMA TOSA SEM A GUIA DE CONTENÇÃO E FUCINHEIRA, POR MAIS ACOSTUMADO QUE O ANIMAL ESTEJA, É MUITO IMPORTANTE SEMPRE SE LEMBRAR DISSO. A PARTIR DO MOMENTO EM QUE O ANIMAL ESTA NA MESA DE TOSA OU NA BANHEIRA, NÃO O DEIXE SOZINHO NEM POR UM INSTANTE, PODE SER FATAL.

Page 8: BANHO E TOSA

Mordida de cachorro sem focinheira:

5- Primeiros socorros

Em casos de pequenos acidentes tais como sangramento na unha por corte excessivo, pequenos talhos com laminas, usamos um produto que estanca o sangue e não deixa que a ferida infeccione. Lembrando que ele só deve ser usado em pequenas escoriações, e tudo deve ser comunicado ao dono.

Em caso de queda, verificar os sinais vitais do animal, se houve alguma fratura, se caso houver,

imobiliza-lo, e leva-lo imediatamente para o veterinário comunicando os proprietários. É muito comum na hora do banho, cair agua nos olhos e no focinho, porém deve se evitar o máximo possível pois existem vários casos de afogamento em banho e tosa, muitas das vezes não tem reação nenhuma do animal na hora, e ele acaba vindo a óbito um ou dois dias depois.

Raças que precisam de mais atenção:

A aspiração de poucos mililitros de água por quilo de peso faz com que a oxigenação sanguínea do animal caia consideravelmente em poucos minutos

Page 9: BANHO E TOSA

e, por isso, é muito importante a questão relacionada ao tempo de socorro – pois, quanto mais rápido ele for realizado, maiores serão as chances de recuperação do pet.

Em caso de grande sangramento por lesão, pegue uma pano ou mesmo uma toalha limpa e faça um torniquete, pressione afim de estancar o sangramento se atoalha encharcar não retire, coloque outra em cima, e corra para o veterinário, sempre pressionando para evitar maior perda de sangue.

Nos casos em que o tosador é mordido, lavar imediatamente com agua e sabão, se necessário ir ao médico para tomar antibióticos. Todo tosador deve tomar a vacina antitetânica, estar sempre atento a qualquer lesão estranha na pele, a cada banho lave bem as mãos e antebraços com agua e sabonete ante bacteriano. Procure não tocar partes genitais e couro cabeludo, troque de roupa todos os dias, e se você tiver cães em casa, tenha um tênis e uma roupa para usar no trabalho e uma para ir embora. Dessa forma evita que leve parasitas e bactérias para casa.

6-MATERIAL DE BANHO E TOSA

No início, os estabelecimentos para banho e tosa possuem apenas uma estação de trabalho. Com a evolução do negócio, investem em outras estações de trabalho e material de apoio, como lâminas e máquina de tosa extra, mesa extra para banhista, entre outros.

Lista de compras: equipamentos

Para abrir as portas do seu banho e tosa, você vai precisar dos seguintes equipamentos:

1. Soprador: equipamento que produz um “jato” de vento que tira a maior parte da água que está na pelagem do cão ou gato. Economiza energia e diminui bastante o tempo de secagem. Eles devem ter 2 velocidades ao mínimo e nunca serem apontados diretamente para a região dos olhos do bichinho;

2. Secador: assegure-se da potência desse equipamento, pois ele deve esquentar o suficiente para secar o animal adequadamente. Recomenda-se que o secador tenha ao mínimo 3500 W de potência. Alguns tosadores dão preferência aos secadores da marca Venezia ou Kondor;

3. Máquina de tosa profissional: evite máquinas de tosa de bateria recarregável. As baterias costumam durar pouco e demoram a recarregar quando levamos em conta a rotina de um banho e tosa. A ergonomia da

Page 10: BANHO E TOSA

máquina deve ser observada, assim como o tempo que demora a esquentar. Uma máquina que se adapte ao formato das mãos e não esquente rapidamente permite um trabalho mais confortável e com menos paradas. Ela também devem ter 2 velocidades ao mínimo e boa potência. As marcas Andis e Oster possuem máquinas de tosa profissional com bom custo/benefício;

4. Lâminas para máquina de tosa profissional e adaptadores: para início, recomenda-se ter ao mínimo as lâminas #10, #4, #7 e #40 e seus adaptadores. Porém, deve-se sempre fazer um estudo dos cães que seu banho e tosa atenderá e as lâminas necessárias para uma boa tosa de cada cliente. Não se esqueça de comprar o material para manutenção das lâminas, sempre tenha em mãos o resfriador, lubrificando e desinfetante de lâminas. A fiação das lâminas dependerá da forma e frequência de uso das mesmas. Na hora de adquirir suas lâminas, esteja atento se é possível afiá-las, algumas marcas não dão essa opção.

Dentre os equipamentos e materiais necessários para banho e tosa de animais, a mobília é um item importante. Ela deve ser adaptável, a banheira e a mesa precisam ser grandes e muito resistentes. A mesa pode ser fixa ou dobrável, você é quem escolhe. Se a banheira vir com chuveiro, melhor ainda!

Caso você queira investir um pouco mais, existe uma máquina de secar animais sem stress, que não faz barulho como o secador normal. Instrumentos de banho e tosa

Os equipamentos básicos para banho e tosa também incluem tesouras e pentes de qualidade, rasqueadeiras, desemboladores e escovas.

7- 1- TECNICAS DE BANHO, SECAGEM E ESCOVAÇÃO

Preparar o animal para o banho ajuda muito na hora da escovação.

Passar a rasqueadeira e forma enérgica para a retirada de excesso de pelos.

Leva-lo para banheira, não esquecendo da guia e focinheira.

Page 11: BANHO E TOSA

Passar o shampoo da sua escolha, esfregar bem com os cuidados necessários, sempre repetir a operação, para que ele fique bem limpo. Dependendo do pelo não se faz necessário condicionador, até porque quanto mais oleosos os estiverem mais difícil de secar.

Em casos de pelos longos, analisar a necessidade de uma hidratação (vamos ver isso mais a frente).

Depois do animal limpo, levamos para mesa retirando o excesso de agua com a toalha, e vamos usar o soprador para facilitar a escovação no secador.

Quando ele já esta quase seco, começamos então a escovar abrindo o pelo em todas as direções, se necessário usar o pente desembolador.

Nesse caso sendo só banho, depois dele seco, limpamos os ouvidos, onde usamos alguns produtos para facilitar nossa vida, pó de ouvido que apodrece os pelos de dentro da orelha instantaneamente para que possam ser arrancados, em seguida usamos um liquido para remoção de ceras, fazemos então o corte das unhas, que deve ser observado até aonde vai o sabugo de cada animal é bem diferente, com esse cuidado evitamos sangramentos e dor.

Depois perfumado, com acessórios, esta pronto para ir embora.

Lembrando quanto menos tempo o animal permanecer no pet melhor.

TOSA HIGIÊNICA

Por que a tosa higiênica é tão importante?

A tosa higiênica pode ser considerada uma necessidade na vida dos cachorros, e não um luxo, como é pensado por alguns. Ajudando a manter a saúde do animal por meio da prevenção do acúmulo de sujeiras em seus pelos, esse serviço é indicado a todo tipo de cão com pelos longos, sendo que, quanto maior for o comprimento da pelagem de seu pet, maior deve ser a frequência das tosas.

Além das raças Shih-Tzu e a Schnauzer, os cães Maltês, Yorkshire, Poodle, chow chow, Lhasa Apso e Collie também entram na lista dos que precisam de visitas ao pet shop com frequência para aparar os pelos. No entanto, nenhum cachorrinho deve ficar de fora das tosas higiênicas, já que mesmo os cães de pelos mais curtos podem ser beneficiados com este cuidado a mais.

Page 12: BANHO E TOSA

Há algumas áreas determinadas para que a remoção de pelos seja concentrada, incluindo, principalmente, as regiões da sola das patas, da barriga, da área íntima e do ânus. Cada uma dessas áreas destaca motivos específicos e quase óbvios para necessitar de cuidado, mas, todo ele tem uma razão em comum: a higiene.

Na área das almofadinhas da sola das patas dos cães (chamada de coxim e também conhecida por almofadas plantares), a razão principal para a retirada de pelos é evitar que o animal escorregue na própria pelagem, que cresce bastante na região e dificulta a movimentação do animal sem acidentes. Na regão da barriga (onde, por serem mais finos, os pelos tem maior chance de se embaraçar) a razão para a importância da tosa é a mesma que nas áreas íntimas: impedir o acúmulo de sujeira. Por serem regiões diretamente ligadas às áreas de evacuação dos cãezinhos, é possível que restos de urina ou fezes fiquem agarrados à pelagem do animal depois de fazerem suas necessidades, e este é um ambiente perfeito para a proliferação das bactérias e parasitas que podem trazer doenças de diversos tipos e níveis de gravidade ao pet.

Em boa parte das pet shops que contam com este tipo de serviço a depilação na área das orelhas do cão também é incluída no pacote de tosa higiênica, assim como o corte e o lixamento de suas unhas, a limpeza da área dos olhos e o arredondamento de patas. Detalhes específicos também entram nos serviços de acordo com a raça do cachorro e, no caso do Poodle, por exemplo, o acerto do “topete” normalmente faz parte do processo.

Tosas em geral

Entre as tosas da categoria de Grooming – que é a mais frequente entre os pets domésticos e na tradução significa algo como “enfeite” – as opções se resumem a Tosa Bebê, Tosa com Máquina e Tosa com Tesoura. Para os que não têm muito tempo para gastar com a escovação e os cuidados que requerem uma pelagem longa, a Tosa Bebê é extremamente indicada, já que deixa o animal com pelos de, no máximo, dois dedos de comprimento; evitando tanto que os fios se embolem quanto que acumulem resíduos de sujeira.

Page 13: BANHO E TOSA

Sempre com muito cuidado, para que não fique assim.

Essa é achamada tosa com defeito. Como concertar?? Ou acaba de raspara cabeça, ou espera o pelo crescer.

Tida como uma das mais conhecidas, a Tosa com Máquina também está entre as preferidas dos donos de pets, garantindo uma pelagem bem aparada e de visual elegante, que ainda evita os problemas que podem ser causados por pelos longos demais

Além destas, existe ainda o tipo mais clássico de todos, da Tosa com Tesoura, indicada para cães que tenham algum tipo de alergia às lâminas da máquina de tosagem ou que se estressem facilmente com o barulho que ela produz. Por ser mais demorada que as demais técnicas.

Page 14: BANHO E TOSA

Esse tipo de corte também é indicado em partes da tosa higiênica, mais especificamente na remoção dos pelos da região anal, já que a área tem uma propensão maior a sofrer com alergias e é mais delicada.

Na tosa da categoria Trimming – que, apesar de na tradução significar “aparar”, é direcionada aos cães que participam de shows e exposições – a diferença principal são os diversos detalhes adicionais que, além da tosa básica, incluem penteados, o molde dos pelos da cabeça de acordo com a raça e a “armação de botas” nos cães, que consiste em dar volume à pelagem da pata dos animais com o uso de pós-especiais ou laquê.

Com as técnicas do trimming é possível, ainda, disfarçar falhas nos pelos do cachorro e até mesmo realçar as nuances de suas marcações de cor, já que até maquiagens especiais para cães são usadas em alguns casos.

Page 15: BANHO E TOSA

NESSE CURSO VAMOS APRENDER AS SEGUINTES TOSAS:

Tosa bebê em York Shire:

Manter o pelo do York Shire regularmente oleoso ajuda a prevenir emaranhamentos.

Tosa básica em Poodle:

Tosa padrão em Schnauzer:

Transformar SRD em cão de raça:

Page 16: BANHO E TOSA

Tosa padrão de Cocker Spaniel

Finalização com uma palestra veterinária sobre problemas na pele.

Objetivo no final desse curso o aluno deverá estar apto a realizar banho com todos os procedimentos básicos, tosa higiênica, e tosa simples das raças citadas a cima, ou em qualquer outra raça que não precise da especificação da mesma. Ou seja, uma tosa genérica.

Desejo boa sorte a todos!!!!!Esteticista canina: Cintia Lima

Agradecimento:Águia cursos profissionalizantes