banco de dados01

10
Marcos Devaner

Upload: marcos-devaner

Post on 01-Jul-2015

256 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Banco de dados01

Marcos Devaner

Page 2: Banco de dados01

Um banco de dados nada maisé do que um conjunto dearquivos integrados que“cooperam” para armazenardados de forma eficiente.

Page 3: Banco de dados01

são softwares que gerenciam o banco de dados. Assim, oprograma no computador do usuário se comunica com oSGBD, em vez de ter que manipular diretamente os arquivosque contém os dados.

Page 4: Banco de dados01

O Modelo Relacional representa um banco de dados, como uma coleção de relações. Uma relação é um conjunto de tuplas que, por sua vez, é uma lista ordenada de valores, em que cada valor é um elemento do conjunto de valores possíveis (domínio) de um atributo.

Page 5: Banco de dados01

Uma entidade é a representação abstrata de algo do mundo real.

relacionamentos são associações que criam vínculos entre entidades

Page 6: Banco de dados01

Chave candidataEm uma Relação, podem existir um ou mais atributos que são chavescandidatas. Exemplo: numa relação Alunos, o atributo Matricula e oatributo Numero RG são exemplos de chave candidata. Ambos têmpotencial de identificar um elemento do conjunto Alunos, ou seja,candidatar-se a ser o atributo escolhido.

Chave primáriaentre as chaves candidatas, a escolhida para ser o identificador principal deuma tupla é chamada de Chave Primária. Os bancos de dados a referenciamcomo PK (do inglês, Primary Key).

Page 7: Banco de dados01

Quem neste caso poderia ser a chave primária e a chavecandidata. Será que temos algum atributo que possa ser chavecandidata?

Page 8: Banco de dados01

Poderíamos até pensar que o telefone poderia ser, pois nãoexiste 2 números de telefone iguais para a mesma pessoa, masno caso de números residenciais pode existir um mesmonúmero que várias pessoas utilizem, por esta razão poderiagerar sérios problemas no sistema.

Page 9: Banco de dados01

É o atributo ou conjunto de atributos que faz a ligação com uma chave primária de outra relação. Os bancos de dados a referenciam como FK (do inglês, Foreign Key).

Page 10: Banco de dados01

Agora que sabemos como criar entidades e relacionamentos, vamos modelar um banco de dados de forma em que as tabelas estejam bem divididas e organizadas. A ideia é dividir a tabela passada criando o máximo de relações possíveis.