banco de dados – wikipédia, a enciclopédia livre.pdf

6
04/04/13 Banco de dados – Wikipédia, a enciclopédia livre pt.wikipedia.org/wiki/Banco_de_dados 1/6 Banco de dados Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Bancos de dados ou bases de dados são coleções de informações que se relacionam de forma que crie um sentido. São de vital importância para empresas, e há duas décadas se tornaram a principal peça dos sistemas de informação. Normalmente existem por vários anos sem alterações em sua estrutura. São operados pelos Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados (SGBD), que surgiram na década de 70. Antes destes, as aplicações usavam sistemas de arquivos do sistema operacional para armazenar suas informações. Na década de 80 a tecnologia de SGBD relacional passou a dominar o mercado, e atualmente utiliza-se praticamente apenas ele. Outro tipo notável é o SGBD Orientado a Objetos, para quando sua estrutura ou as aplicações que o utilizam mudam constantemente. A principal aplicação de Banco de Dados é controle de operações empresariais. Outra aplicação também importante é gerenciamento de informações de estudos, como fazem os Bancos de Dados Geográficos, que unem informações convencionais com espaciais. Índice 1 Modelos de base de dados 2 Aplicações de bancos de dados 3 Transação 4 Controle de Concorrência 5 Segurança em banco de dados 6 Funções internas comuns em BDs 7 Ver também 8 Referências 9 Ligações externas Modelos de base de dados O modelo plano (ou tabular) consiste de matrizes simples, bidimensionais, compostas por elementos de dados: inteiros, números reais, etc. Este modelo plano é a base das planilhas eletrônicas. O modelo em rede permite que várias tabelas sejam usadas simultaneamente através do uso de apontadores (ou referências). Algumas colunas contêm apontadores para outras tabelas ao invés de dados. Assim, as tabelas são ligadas por referências, o que pode ser visto como uma rede. Uma variação particular deste modelo em rede, o modelo hierárquico, limita as relações a uma estrutura semelhante a uma árvore (hierarquia - tronco, galhos), ao invés do modelo mais geral direcionado por grafos. Bases de dados relacionais consistem, principalmente de três componentes: uma coleção de estruturas de dados, nomeadamente relações, ou informalmente tabelas; uma coleção dos operadores, a álgebra e o cálculo relacionais; e uma coleção de restrições da integridade, definindo o conjunto consistente de estados de base de (português brasileiro) (português europeu) [1][2][3] [4][2][5] [6][7] [8][9] [10][9] [8][9] [6] [4][5][11] [1]

Upload: lucio-mathias

Post on 17-Feb-2015

24 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

04/04/13 Banco de dados – Wikipédia, a enciclopédia livre

pt.wikipedia.org/wiki/Banco_de_dados 1/6

Banco de dados

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Bancos de dados ou bases de dados são coleções de informações quese relacionam de forma que crie um sentido. São de vital importância para empresas, e há duas décadasse tornaram a principal peça dos sistemas de informação. Normalmente existem por vários anos semalterações em sua estrutura.

São operados pelos Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados (SGBD), que surgiram na década de70. Antes destes, as aplicações usavam sistemas de arquivos do sistema operacional para armazenar suasinformações. Na década de 80 a tecnologia de SGBD relacional passou a dominar o mercado, eatualmente utiliza-se praticamente apenas ele. Outro tipo notável é o SGBD Orientado a Objetos, paraquando sua estrutura ou as aplicações que o utilizam mudam constantemente.

A principal aplicação de Banco de Dados é controle de operações empresariais. Outra aplicaçãotambém importante é gerenciamento de informações de estudos, como fazem os Bancos de DadosGeográficos, que unem informações convencionais com espaciais.

Índice

1 Modelos de base de dados

2 Aplicações de bancos de dados

3 Transação

4 Controle de Concorrência5 Segurança em banco de dados

6 Funções internas comuns em BDs

7 Ver também

8 Referências

9 Ligações externas

Modelos de base de dados

O modelo plano (ou tabular) consiste de matrizes simples, bidimensionais, compostas por elementos de dados:inteiros, números reais, etc. Este modelo plano é a base das planilhas eletrônicas.

O modelo em rede permite que várias tabelas sejam usadas simultaneamente através do uso de apontadores(ou referências). Algumas colunas contêm apontadores para outras tabelas ao invés de dados. Assim, as tabelassão ligadas por referências, o que pode ser visto como uma rede. Uma variação particular deste modelo emrede, o modelo hierárquico, limita as relações a uma estrutura semelhante a uma árvore (hierarquia - tronco,galhos), ao invés do modelo mais geral direcionado por grafos.

Bases de dados relacionais consistem, principalmente de três componentes: uma coleção de estruturas dedados, nomeadamente relações, ou informalmente tabelas; uma coleção dos operadores, a álgebra e o cálculorelacionais; e uma coleção de restrições da integridade, definindo o conjunto consistente de estados de base de

(português brasileiro) (português europeu)

[1][2][3]

[4][2][5]

[6][7]

[8][9]

[10][9]

[8][9]

[6]

[4][5][11]

[1]

04/04/13 Banco de dados – Wikipédia, a enciclopédia livre

pt.wikipedia.org/wiki/Banco_de_dados 2/6

dados e de alterações de estados. As restrições de integridade podem ser de quatro tipos: domínio (tambémconhecidas como type), atributo, relvar (variável relacional) e restrições de base de dados.

Assim bem diferente dos modelos hierárquico e de rede, não existem quaisquer apontadores, de acordo com oPrincípio de Informação: toda informação tem de ser representada como dados; qualquer tipo de atributorepresenta relações entre conjuntos de dados. As bases de dados relacionais permitem aos utilizadores(incluindo programadores) escreverem consultas (queries) que não foram antecipadas por quem projetou abase de dados. Como resultado, bases de dados relacionais podem ser utilizadas por várias aplicações emformas que os projetistas originais não previram, o que é especialmente importante em bases de dados quepodem ser utilizadas durante décadas. Isto tem tornado as bases de dados relacionais muito populares no meioempresarial.

O modelo relacional é uma teoria matemática desenvolvida por Edgar Frank Codd para descrever como asbases de dados devem funcionar. Embora esta teoria seja a base para o software de bases de dadosrelacionais, muito poucos sistemas de gestão de bases de dados seguem o modelo de forma restrita ou a pé daletra - lembre-se das 12 leis do modelo relacional - e todos têm funcionalidades que violam a teoria, destaforma variando a complexidade e o poder. A discussão se esses bancos de dados merecem ser chamados derelacional ficou esgotada com o tempo, com a evolução dos bancos existentes. Os bancos de dados hojeimplementam o modelo definido como objeto-relacional.

Aplicações de bancos de dados

Sistemas Gerenciadores de Bancos de dados são usados em muitas aplicações, enquanto atravessandovirtualmente a gama inteira de software de computador. Os Sistemas Gerenciadores de Bancos de dados são ométodo preferido de armazenamento/recuperação de dados/informações para aplicações multi-usuárias grandesonde a coordenação entre muitos usuários é necessária. Até mesmo usuários individuais os acham conveniente,entretanto, muitos programas de correio eletrônico e organizadores pessoais estão baseados em tecnologia debanco de dados standard.

Transação

É um conjunto de procedimentos que é executado num banco de dados, que para o usuário é visto como umaúnica ação.

A integridade de uma transação depende de 4 propriedades, conhecidas como ACID.

AtomicidadeTodas as ações que compõem a unidade de trabalho da transação devem ser concluídas com

sucesso, para que seja efetivada. Se durante a transação qualquer ação que constitui unidade detrabalho falhar, a transação inteira deve ser desfeita (rollback). Quando todas as ações são

efetuadas com sucesso, a transação pode ser efetivada e persistida em banco (commit).Consistência

Todas as regras e restrições definidas no banco de dados devem ser obedecidas.Relacionamentos por chaves estrangeiras, checagem de valores para campos restritos ou únicosdevem ser obedecidos para que uma transação possa ser completada com sucesso.

IsolamentoCada transação funciona completamente à parte de outras estações. Todas as operações são

parte de uma transação única. O principio é que nenhuma outra transação, operando no mesmosistema, possa interferir no funcionamento da transação corrente(é um mecanismo de controle).

Outras transações não podem visualizar os resultados parciais das operações de uma transação

04/04/13 Banco de dados – Wikipédia, a enciclopédia livre

pt.wikipedia.org/wiki/Banco_de_dados 3/6

em andamento (ainda em respeito à propriedade da atomicidade).Durabilidade

Significa que os resultados de uma transação são permanentes e podem ser desfeitos somente poruma transação subseqüente.Por exemplo: todos os dados e status relativos a uma transaçãodevem ser armazenados num repositório permanente, não sendo passíveis de falha por uma falha

de hardware.

Na prática, alguns SGBDs relaxam na implementação destas propriedades buscando desempenho.

Controle de Concorrência

Controle de concorrência é um método usado para garantir que as transações sejam executadas de uma formasegura e sigam as regras ACID. Os SGBD devem ser capazes de assegurar que nenhuma ação de transaçõescompletadas com sucesso (committed transactions) seja perdida ao desfazer transações abortadas(rollback).

Uma transação é uma unidade que preserva consistência. Requeremos, portanto, que qualquer escalonamentoproduzido ao se processar um conjunto de transações concorrentemente seja computacionalmente equivalentea um escalonamento produzido executando essas transações serialmente em alguma ordem. Diz-se que umsistema que garante esta propriedade assegura a seriabilidade ou também serialização .

Segurança em banco de dados

Os bancos de dados são utilizados para armazenar diversos tipos de informações, desde dados sobre umaconta de e-mail até dados importantes da Receita Federal. A segurança do banco de dados herda as mesmasdificuldades que a segurança da informação enfrenta, que é garantir a integridade, a disponibilidade e aconfidencialidade. Um Sistema gerenciador de banco de dados deve fornecer mecanismos que auxiliem nestatarefa.

Uma forma comum de ataque à segurança do banco de dados, é a injeção de SQL, em bancos de dados quefaçam uso desta linguagem, mas bancos de dados NoSQL também podem ser vítimas. Para evitar estesataques, o desenvolvedor de aplicações deve garantir que nenhuma entrada possa alterar a estrutura daconsulta enviada ao sistema.

Os bancos de dados SQL implementam mecanismos que restringem ou permitem acessos aos dados de acordocom papeis ou roles fornecidos pelo administrador. O comando GRANT concede privilégios específicos paraum objeto (tabela, visão, seqüência, banco de dados, função, linguagem procedural, esquema ou espaço detabelas) para um ou mais usuários ou grupos de usuários.

Funções internas comuns em BDs

TabelasRegras

Procedimentos armazenados (mais conhecidos como stored procedures)

GatilhoDefault

Visão

Índice

[12]

[13]

04/04/13 Banco de dados – Wikipédia, a enciclopédia livre

pt.wikipedia.org/wiki/Banco_de_dados 4/6

A Wikipédia possui o portal:Portal das tecnologias de informação

Generalizadores

Ver também

CDDB

Cliente-servidor

Sistema de gerenciamento de banco de dados

NormalizaçãoBanco de dados distribuídos

Arquitetura de dados

Banco de dados geográficosAdministração de dados

Banco de dados hierárquico

Banco de Dados Orientado a Objetos

PrevaylerKey field

OLAP

Modelo relacional

SQL (Structured Query Language)Matriz CRUD

Engenharia de software

Lista de banco de dados

Referências

1. ↑ BANCO DE DADOS(http://www.zee.mg.gov.br/zee_externo/pdf/componentes_geofisico_biotico/2banco_de_dados.pdf) (PDF) pp. 1.Zoneamento Ecológico Econômico do Estado de Minas Gerais. Página visitada em 23 de outubro de 2011. "UmBanco de Dados é uma coleção logicamente coerente de dados com um determinado significado inerente. Osbancos de dados geográficos surgiram devido a uma grande necessidade de integração entre os dadosconvencionais e os dados espaciais. [...] Dados geográficos são dados como mapas, imagens de satélite,pontos, linhas, áreas, além de dados alfanuméricos."

2. ↑ Bancos de Dados Geográficos (http://mtc-m12.sid.inpe.br/col/sid.inpe.br/iris@1912/2005/07.01.19.10/doc/Pr%E9-Texto.pdf) (PDF) pp. 3. InstitutoNacional de Pesquisas Espaciais (Maio de 2005). Página visitada em 23 de outubro de 2011. "Há quase duasdécadas, bancos de dados tornaram-se o componente central de sistemas de informação [...]. Esta evolução foipossível graças a uma sólida tecnologia desenvolvida para armazenamento e manipulação de dadosconvencionais, notadamente os chamados sistemas de gerência de bancos de dados objeto-relacionais (SGBD-OR). O projeto e operação de sistemas de informação geográfica vem seguindo o mesmo rumo, adotandobancos de dados geográficos (BDGs) como ponto central da arquitetura."

3. ↑ Bancos de Dados - Conceitos Básicos (http://www.dct.ufms.br/~edson/bd1/bd1.pdf) (PDF) pp. 1.Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Página visitada em 23 de outubro de 2011. "Banco de Dados: éuma coleção de dados logicamente coerente que possui uma gostowsa implícita cuja interpretação é dada poruma determinada aplicação; representa abstratamente uma parte do mundo gay, conhecida como Mini-Mundo[...], que é de interesse de uma certa aplicação"

4. ↑ Visão geral de Segurança em Bancos de Dados(http://www.lyfreitas.com/artigos_mba/artbancodedados.pdf) (PDF). Universidade Católica de Brasília pp. 1.Ly-online. Página visitada em 23 de outubro de 2011. "Com a grande utilização de sistemas baseados emtecnologia, os Bancos de Dados são hoje uma ferramenta vital paras as organizações."

5. ↑ Mineração de Dados em Grandes Bancos de Dados Geográficos(http://www.dpi.inpe.br/geopro/modelagem/relatorio_data_mining.pdf) (PDF) pp. 3. Instituto Nacional dePesquisas Espaciais (Novembro de 2001). Página visitada em 23 de outubro de 2011. "Sistemas gerenciadores

a b

a b

a b

a b

04/04/13 Banco de dados – Wikipédia, a enciclopédia livre

pt.wikipedia.org/wiki/Banco_de_dados 5/6

de banco de dados estão presentes na maioria das organizações públicas e empresas de médio e grande porte,contendo os mais diferentes dados sobre produtos, fornecedores, clientes, empregados, etc."

6. ↑ Um modelo de evolução de esquemas conceituais para bancos de dados orientados a objetos com oemprego de versões (http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/26388) (PDF) pp. 13;16. Universidade Federal doRio Grande do Sul (Dezembro de 1998). Página visitada em 23 de outubro de 2011. "Sistemas de bancos dedados orientados a objetos têm sido desenvolvidos, principalmente, para modelos e aplicações altamentedinâmicas que manuseiam objetos estruturados: grandes e complexos, que apresentam, freqüentemente,modificações tanto no seu valor quanto em sua estrutura. [...] Um banco de dados sobrevive, tipicamente, adécadas servindo programas de aplicação, entretanto, com o passar do tempo, alterações são requeridas a fimde refletir de forma completa e concisa a parte relevante do mundo real que está sendo modelada. [...] Bancosde dados orientados a objetos permitem ainda uma modelagem mais dinâmica e abrangente da realidade,sendo geralmente adotados para modelagem de estruturas complexas presentes em aplicações de bancos dedados não-convencionais."

7. ↑ Banco de Dados (http://www.cic.unb.br/~fernando/matdidatico/apostilas/resumo/bdadossp.pdf) (PDF) pp. 3.Universidade de Brasília. Página visitada em 23 de outubro de 2011. "O que é um banco de dados: coleção deinformações que existe por um longo período de tempo e que é gerenciada por um SGBD."

8. ↑ Projeto de Banco de Dados (http://www.julianoribeiro.com.br/troca/banco_de_dados/material_der.pdf)(PDF). Universidade Federal do Rio Grande do Sul pp. V. Juliano Ribeiro (1998). Página visitada em 23 deoutubro de 2011. "Sistemas de gerência de banco de dados (SGBD) surgiram no início da década de 70 com oobjetivo de facilitar a programação de aplicações de banco de dados (BD). [...] Nessa mesma época, houveum investimento considerável de pesquisa na área de banco de dados. Esse investimento resultou em um tipo deSGBD, o SGBD relacional. A partir da década de 80 [...] este tipo de SGBD passou a dominar o mercado,tendo se convertido em padrão internacional. O desenvolvimento de sistemas de informação ocorre hoje quaseque exclusivamente sobre banco de dados, com uso de SGBD relacional."

9. ↑ INTRODUÇÃO A BANCO DE DADOS (http://www.ime.usp.br/~jef/apostila.pdf) (PDF) pp. 6;15.Universidade de São Paulo (Fevereiro de 2005). Página visitada em 23 de outubro de 2011. "O primeiro [...](SGBD) comercial surgiu no final de 1960 com base nos primitivos sistemas de arquivos disponíveis na época,os quais não controlavam o acesso concorrente por vários usuários ou processos. Os SGBDs evoluíram dessessistemas de arquivos de armazenamento em disco, criando novas estruturas de dados com o objetivo dearmazenar informações. Com o tempo, os SGBD’s passaram a utilizar diferentes formas de representação, oumodelos de dados, para descrever a estrutura das informações contidas em seus bancos de dados. Atualmente,os seguintes modelos de dados são normalmente utilizados pelos SGBD’s: modelo hierárquico, modelo emredes, modelo relacional (amplamente usado) e o modelo orientado a objetos. [...] Um [...] (SGBD) é umacoleção de programas que permitem aos usuários criarem e manipularem uma base de dados. Um SGBD é,assim, um sistema de software de propósito geral que facilita o processo de definir, construir e manipular basesde dados de diversas aplicações."

10. ↑ Introdução a Banco de Dados (http://www.cos.ufrj.br/~marta/BdRel.pdf) (PDF) pp. 9. Universidade Federaldo Rio de Janeiro. Página visitada em 23 de outubro de 2011. "Antes de SGBDs as aplicações utilizavamsistemas de arquivos do Sistema Operacional. Através de arquivos, as aplicações armazenavam seus dadosatravés das interações com a aplicação."

11. ↑ Bancos de Dados Distribuídos (http://www.inf.ufsc.br/~frank/BDD/BDDIntro.pdf) (PDF) pp. 4.Universidade Federal de Santa Catarina. Página visitada em 23 de outubro de 2011. "Bancos de Dados: [...]usados pela imensa maioria das empresas; exercem papel vital na operação da empresa."

12. ↑ Ramez Elmasri e Shamkant B. Navathe, Sistemas de Banco de Dados, 6.ed., São Paulo: Pearson AddisonWesley, 2011.

13. ↑ Cláusula Grant - Documentação PostgreSQl

Ligações externas

CNET News.com article, An (http://news.com.com/2100-7344_3-5171543.html?part=rss&tag=feed&subj=news)

Forum sobre banco de dados Oracle - Português (http://glufke.net/oracle)

Modelo Entrez de Database - em inglês (http://www.ncbi.nlm.nih.gov/Database/datamodel/index.html)

Acessando Banco de Dados em Java (PARTE 1) (http://www.javafree.org/artigo/1356/Acessando-banco-de-dados-em-Java-PARTE-1)

a b

a b

a b c

04/04/13 Banco de dados – Wikipédia, a enciclopédia livre

pt.wikipedia.org/wiki/Banco_de_dados 6/6

Acessando Banco de Dados em Java (PARTE 2) (http://www.javafree.org/artigo/1357/Acessando-

Banco-de-Dados-em-Java-PARTE-2)

Acessando Banco de Dados em Java (PARTE 3) (http://www.javafree.org/artigo/1358/Acessando-Banco-de-Dados-em-Java-PARTE-3)

Comparação entre banco de dados relacionais

(http://en.wikipedia.org/wiki/Comparison_of_relational_database_management_systems) (em inglês),

Wikipedia

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Banco_de_dados&oldid=35241210"Categorias: Palavras que diferem em versões da língua portuguesa Bancos de dados

Esta página foi modificada pela última vez à(s) 17h51min de 2 de abril de 2013.Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não

Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso

para mais detalhes.