balanço social final

42
Balanço Social da UEPB 1ª edição 2012

Upload: lekien

Post on 07-Jan-2017

233 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: balanço social final

Balanço Social da UEPB

1ª edição2012

Page 2: balanço social final

Universidade Estadual da ParaíbaProfª. Marlene Alves Sousa Luna | ReitoraProf. Aldo Bezerra Maciel | Vice-Reitor

Pró-Reitoria de FinançasOrganizaçãoProfª. Maria Ronilda Claudino Braga Vasconcelos

ElaboraçãoPollyanna Maria Loreto MeiraVinicius Almeida Vieira

Projeto Gráfico e Editoração EletrônicaJéfferson Ricardo Lima Araujo Nunes

Revisão LinguísticaElizete Amaral de Medeiros

Campus IAv. das Baraúnas, 351 – Bodocongó58100-753 – Campina Grande – PBHome Page: www.uepb.edu.brE-mail: [email protected]

Campus IISítio Imbaúba, s/n – Zona Rural58117-000 – Lagoa Seca – PBTelefax: (83) 3366.1244

Campus IIIBairro da Areia Branca, 75 – Km 0158200-000 – Guarabira – PB.Telefax: (83) 3271.4080

Campus IVSítio Cajueiro, s/n – Zona Rural

58884-000 – Catolé do Rocha – PBTelefax: (83)3441.1366Campus VRua Neusa de Sousa Salles s/n – Mangabeira VIICEP 58058-420 – João Pessoa – PBTelefax: (83) 3238-6699

Campus VIRua Abelardo Pereira dos Santos, 131 – CentroCEP 58500-000 – Monteiro – PBTelefax: (83) 3351-2970

Campus VIIRua Cinco de Agosto S/N – Belo HorizonteCEP 58704-400 – Patos – PBTelefax: (83) 3421-1475

Page 3: balanço social final

Sumário

Balanço Social

Recursos Humanos

Avaliação Institucional

Centro de Processamento de Dados

Bibiliotecas

Acessibilidade Acadêmica

PROEAC - Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários

Coordenadoria Institucional de Programas Especiais

Universidade Aberta à Maturidade

Prevest - Curso Pré-Vestibular

Saúde e Bem-estar Social

NITT - Núcleo de Inovação e Transferência Tecnológicas da Paraíba

Relações Internacionais

EDUEPB - Editora Universitária

Gráfica Universitária

Coordenação de Arte e Cultura

Programa de Arborização

Estrutura Física - Expansão

Assistência Estudantil

Aquisição de Bens e Serviços

3

5

7

8

9

12

13

20

21

21

22

24

25

28

28

29

35

35

36

40

Page 4: balanço social final
Page 5: balanço social final

5

Balanço Social

A Universidade Estadual da Paraíba instituição que adota a gestão da responsabilidade social procura demonstrar as atividades realizadas e seus reflexos para com o público interno e externos tendo como principal objetivo prestar contas a comunidade universitária e a sociedade em geral.

Através do seu Balanço Patrimonial, podemos mensurar os investimentos tangíveis da instituição, entretanto o Balanço Social descreve ações que refletem a responsabilidade social universitária visto que se trata do ativo intangível. Podemos até relacionar as ações almejando mensurá-las através de indicadores de desempenho, mas não se conseguiria alcançar os efetivos resultados visto que ultrapassam o que é quantificado, pois o que estamos tratando são valores sociais, éticos e morais, que contribuem para o momento presente e para as gerações futuras provocando o desenvolvimento humano e o desenvolvimento sustentável da sociedade, através do investimento prioritário em educação e cultura. Assim o Balanço Social vem ao encontro desta necessidade de se identificar as ações, projetos e programas desenvolvidos pela UEPB e demonstrar através do mecanismo de gestão accountability contribuindo com a governança e transparência pública das funções administrativas.

Concebido como uma importante ferramenta de visualização sobre as ações e programas voltados à responsabilidade socioambiental da organização, o balanço social mesmo não se prendendo a normas e modelos impositivos de mensuração, busca em última análise evidenciar aquilo que a entidade agrega e realiza para a sociedade, contribuindo efetivamente para a transformação da realidade social, tanto no que concerne a políticas internas voltadas para os seus integrantes e usuários quanto para a população em geral ultrapassando as paredes e barreiras da própria instituição.

Page 6: balanço social final
Page 7: balanço social final

7

A UEPB em relação ao seu corpo funcional tenta, através de um série de políticas que vêm sendo empregadas, nos últimos anos, adequar-se às novas concepções de modelo de gestão gerencial, que demostram o comprometimento da instituição com a responsabilidade na gestão do seu capital intelectual também denominados de recursos intangíveis, assim podemos citar a realização periódica de concursos públicos, a implantação do plano de Cargos, Carreiras e Remuneração, que proporcionou um incentivo à qualificação dos servidores, contribuindo para a melhoria da qualidade dos serviços prestados, bem como a realização recorrente de avaliações institucionais.

Acessibilidade Laboral O ingresso nos quadros de servidores efetivos

da UEPB se dá por meio de concurso público com previsão legal de cotas para pessoas portadoras de necessidades especiais.

Plano de Cargos, Carreira e RemuneraçãoOs servidores da instituição, docentes

e técnicos administrativos, possuem PCCR consagrados pelas leis 8.441/2007 publicados no DOE de 29/12/2007 (docentes) e 8.442/2007 publicado no DOE de 29/12/2007 (Técnicos Administrativos) que regem aspectos relativos à progressão funcional e direitos e deveres dos mesmos.

Processo de Avaliação de Desempenho (PAD)Criado com a RESOLUÇÃO/UEPB/

CONSUNI/021/2010, o Processo de Avaliação de desempenho dos servidores técnicos administrativos tem como objetivo realizar a permanente avaliação dos servidores para fins de progressão por tempo de serviço na UEPB.

Recursos Humanos

Page 8: balanço social final

8

Disposição de Docentes por titulação:

Vínculo Doutor Mestre Especialista Graduado Total Geral

Efetivos 320 392 116 19 847

Visitantes 27 27

Temporários 13 13

Substitutos 14 177 99 102 392

Disposição dos Professores Efetivos da UEPB quanto à Titulação

2% Graduados

14% Especialistas

46% Mestres

38% Doutores

Disposição dos Professores Efetivos da UEPB quanto ao Vínculo

66% Efetivos

31% Substitutos

2% Visitantes

1% Temporários

Disposição dos Técnicos Administrativos por grau de instrução

VínculoEnsino

Fundamental Incompleto

Ensino Fundamental

Completo

Ensino Médio Graduado Pós-Graduado Total Geral

Efetivos 67 - 191 151 104 513

Comissionados 27 02 155 83 37 304

Disposição dos Técnicos Administrativos por Vínculo

63% Efetivos

37% Comissionados

Disposição dos Técnicos Administrativos por Grau de instrução

42,35% Ensino Médio

28,64% Graduados

17,26% Pós-Graduados

11,51% Fundamental Incompleto

0,24% Fundamental Completo

Page 9: balanço social final

9

Avaliação Institucional

A Universidade Estadual da Paraíba optou inserir-se gradativamente no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES (lei federal nº 10.861, de 14 de abril de 2004), política de avaliação da qualidade do ensino universitário cuja adesão não é obrigatória para universidades estaduais.

Assim, desde 2008, a Comissão Própria de Avaliação da UEPB vem realizando cotidianamente uma série de ações voltadas para a divulgação e fortalecimento da cultura de autoavaliação entre os atores da IES, através de eventos acadêmicos e do desenvolvimento de instrumentos e programas avaliativos específicos.

Em 2011, novos recursos metodológicos foram utilizados, onde professores e alunos passaram a ocupar espaço muito maior, e os comentários e depoimentos apresentados foram muito ricos e elucidativos a respeito das atividades acadêmicas desenvolvidas no âmbito de toda a instituição. Grupos de professores e estudantes foram constituídos após a leitura do relatório de cada curso e, em seguida, os principais problemas identificados foram amplamente debatidos com o corpo docente e discente de cada centro de ensino, com grande êxito.

Page 10: balanço social final

10

Centro de Processamento de Dados

Controle Acadêmico

E-Proapex

RU

EPic AFIDEPB (Prova Paraíba)CPD-HELPDESK

Descrição: Criação de módulos de Matrícula de candidatos (que permite a importação de candidatos de vestibular e outras formas de ingresso (ENEM/SiSU, por exemplo) através de arquivos padrões, além de realizar a matrícula destes candidatos na instituição), Avaliação de cursos (Nova ferramenta de avaliação idealizada pela CPA para alunos e professores avaliarem seus cursos) e Planos de Curso (Permite o cadastro do plano de curso pelos professores em cada semestre, disponibilizando-os para os alunos e para o Setor de Programas em tempo real).

SAIF (Sistema de Administração da Informação Financeira)Descrição: Sistema desenvolvido para gerenciamento das movimentações financeiras realizadas pela PROFIN e disponibilização destas movimentações aos servidores e fornecedores da UEPB com as devidas restrições de acesso.

Descrição: Novo Sistema da Linha de produto E-propesq que trata do gerenciamento dos projetos do programa de apoio aos projetos de extensão.

Descrição: Criação de Módulo para o sistema de gerenciamento do programa de iniciação científica destinado apenas a alunos ingressantes por cota.

Descrição: Sistema para gerenciamento da organização para aplicação da prova, juntamente com a geração de relatórios estatísticos dos resultados.

Descrição: Sistema para gerenciamento e controle das atividades de fornecimento de refeições pelo restaurante universitário da UEPB.

Descrição: Sistema para gerenciamento e controle das atividades de SUPORTE (Atendimento e Manutenção) a todos os usuários da UEPB pelos técnicos do CPD.

LACDescrição: Sistema de Análises clínicas para automatização de resultados dos exames dos pacientes com geração de laudos online.

O CPD administra os recursos de tecnologia da informação, planeja, coordena, orienta e supervisiona os trabalhos técnicos e administrativos referentes ao uso da informática, desenvolve e mantém os sistemas computacionais necessários à instituição; presta assessoria em atividades que demandam o uso da informática; propõe a adoção e a difusão de novas tecnologias de informática; propicia infraestrutura em equipamentos/serviços de informática às atividades acadêmicas/administrativas da instituição; assessora as ações relativas à compra de equipamentos de informática; presta assistência técnica na área de hardware e software; faz a manutenção e dá suporte à rede computacional interna sob os aspectos físicos e lógicos.

Sistemas que entraram em produção em 2011:

10

Page 11: balanço social final

11

Bibliotecas

O Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) trata-se do conjunto de bibliotecas integradas da UEPB. Organizando-se de modo funcional e operacionalmente interligadas e tem por objetivo a unidade e consenso das atividades de seleção, de armazenagem, de recuperação e de disseminação de informações, para apoio aos programas de ensino, de pesquisa e de extensão oferecidos pela UEPB.

Atualmente, o SIB, conta com uma seguinte estrutura onde, no Campus I, temos a Biblioteca Central e as Bibliotecas Setoriais também neste campus, sendo elas: Átila Almeida; CIPE (Educação a Distância); Comunicação Social; Edvaldo do Ó (Administração e Contabilidade); Itan Pereira (CEDUC I - Pedagogia, História e Geografia); Itan Pereira (CEDUC II - Letras e Filosofia); Luiza Erundina de Sousa (Serviço Social); Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade (Acervo Sebastien Joachim); Raul de Costa Sousa (Direito)

Nos demais campus, temos as seguintes Bibliotecas Setoriais: Campus II – Lagoa Seca - Joaquim Vitoriano Pereira (Agroecologia e Ensino Técnico em Agropecuária); Campus III – Guarabira - Maria do Carmo de Miranda (Direito, Geografia, História e Pedagogia); Campus IV – Catolé do Rocha - José de Sá Cavalcante (Ciências Agrárias, Letras e Ensino Técnico Profissionalizante); Campus V – João Pessoa -Arquivologia, Biologia [bacharelado] e Relações Internacionais; Campus VI – Monteiro - José Rafael de Menezes (Ciências Contábeis, Letras [habilitação em Língua Espanhola e Língua Portuguesa] e Matemática); Campus VII – Patos - Virgílio Trindade Monteiro (Administração, Ciência da Computação e Ciências Exatas); Campus VIII – Araruna - Odontologia, Engenharia Civil e Ciências da Natureza

Page 12: balanço social final

12

Dados SIB/2010

Empréstimo SIB/2010 123.959

Consulta SIB/2010 54.976

Usuários Cadastrados/2010 16.413

Acervo

Livros 139.999

Cordéis 15.967

Periódicos 23.927

Multimídia 23.94

Computadores para Pesquisa /2010 71

Assentos para estudo /2010 567

Acervo SIB/2011Nome das

bibliotecasTipo de

biblioteca Livros Periódicos TCCs Cordéis Jornais DVDs CDs Total

Biblioteca Central Central 22.225 14.305 10.781 0 0 35 694 48.040

Átila Almeida Setorial 20.657 1.922 0 17.074 1.360 0 0 41.013

CIPE CG Setorial 8.132 30 58 0 0 0 46 8.266

CIPE JP Setorial 5.671 0 0 0 0 0 56 5.727

Ceduc I Setorial 14.510 2.327 2.305 0 0 4 23 19.169

Ceduc II Setorial 14.276 1.715 32 115 0 0 89 16.227

Administração/Contabilidade Setorial 7.176 1.666 1.296 0 0 0 71 10.209

CCJ Setorial 6.179 1.191 1.160 0 0 0 23 8.553

Comunicação social Setorial 7.848 479 428 0 2.296 0 0 11.051

Serviço social Setorial 8.926 1.544 2.309 0 0 4 0 12.783

MLI Setorial 3.691 727 57 0 0 0 15 4.490

Campus II Setorial 4.324 847 195 0 0 348 115 5.829

Campus III Setorial 19.317 1.490 1.978 64 0 14 228 23.091

Campus IV Setorial 6867 446 191 17 0 296 53 7870

Campus V Setorial 6.318 744 201 25 0 4 76 7.368

Campus VI Setorial 9.711 762 329 237 0 15 193 11.247

Campus VII Setorial 4.684 304 161 0 0 0 230 5.379

Campus VIII Setorial 4.937 0 0 0 0 0 251 5.188

TOTAL - 175.449 30.499 21.481 17.532 3.656 720 2.163 251.500

Total de bibliotecas: 18 Acervo total = 251.500

Page 13: balanço social final

13

Ano

Tipo de material 2009 2010 2011Livros 118778 139999 175449

Periódicos 22377 23927 30499

TCCs 15993 16935 21481Cordéis 10844 15967 17532Jornais 1360 3081 3656DVDs 559 678 720CDs 766 1716 2163

Total 170677 202303 251500

Fazendo uma leitura mais detalhada do acervo bibliotecário de 2011 e comparando com o de 2010, vemos que em livros, houve um crescimento de 25,32%; os periódicos tiveram um aumento de 27,47%; o número de trabalhos acadêmicos cresceu 26,84%; a quantidade de cordéis aumentou 9,80%; o número de jornais cresceu 18,66%; a quantidade de DVDs aumentou 6,19% e o número de CDs cresceu 26,05%. O acervo total da Biblioteca teve um aumento da ordem de 24,32%.

Page 14: balanço social final

14

Acessibilidade Acadêmica

O ingresso na UEPB se dá por meio de concurso vestibular realizado anualmente, sendo gratuito para alunos egressos da rede pública de ensino de acordo com a lei 7.197 de 17 de dezembro de 2002. Também são isentas da taxa de inscrição do Vestibular as candidatas doadoras de leite materno de acordo com a lei 8.483 de 09 de Janeiro de 2008, e os doares de sangue conforme lei 7.716 de 28 de dezembro de 2004.

Por intermédio da Comissão de Articulação das Políticas Afirmativas, ficou instituído pela RESOLUÇÃO/UEPB/CONSEPE/06/2006 que do total de vagas ofertadas pela UEPB 50% são destinadas à cota de inclusão para àqueles alunos que cursarem todo o ensino médio na rede pública de ensino do Estado da Paraíba.

A partir do processo seletivo vestibular 2012 da UEPB, do total de 5.016 vagas oferecidas, 1158 foram disponibilizadas pelo sistema ENEM-SISU para o sistema seriado semestral e anual, com entradas no primeiro e segundo semestres do ano letivo de 2012.

Graduação

O processo de expansão da UEPB pode ser visto na abertura de novos campi, cursos e principalmente pelo número de alunos matriculados, conforme quadro abaixo, ano após ano desde 2003, tem-se um crescimento vertiginoso, democratizando cada vez mais o ensino superior na Paraíba.

Page 15: balanço social final

15

Alunos Matriculados2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011

Total da UEPB 10.566 11.902 12.818 14.280 15.596 16.161 16.315 17.248 18.243

Crescimento - 24,76% 7,69% 11,41% 9,22% 3,62% 9,53% 5,72% 5,77%

Número de Alunos Matriculados na UEPB de 2003 a 2011

Aumento do Número de Profissionais Formados na UEPB de 2003 a 2011

Page 16: balanço social final

16

Pós-Graduação

Não só a graduação, como também a Pós-Graduação avanço com a abertura de vários cursos de especialização, mestrado e doutorado, oferecendo programas de qualificação aos profissionais, discentes e docentes em geral.

Cursos de especialização em Funcionamento em 2011:

N° Cursos de Especialização Nº de Alunos

01 Matemática Pura e Aplicada

02 Educação Matemática para Professores do Ensino Médio 18

03 Geoambiência e Recursos Hídricos do Semi-Árido 22

04 História e Cultura Afro-Brasileira 43

05 Língua Portuguesa III 35

06 Matemática/Monteiro 25

07 Saúde Mental e Atenção Psicossocial 30

08 Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial 04

09 Direito Constitucional – Convênio ESMA/UEPB/Campina Grande 22

10 Direito Constitucional – Convênio ESMA/UEPB 40

11 Geografia e Território: Planejamento Urbano, Rural e Ambiental 34

12 História Cultural 20

13 Interface Teórico Prática para Ensino e Linguística 25

14 Literatura e Cultura Afro-Brasileira 23

15 Teoria e técnica da Jurisdição aplicada – Convênio ESMA/UEPB 50

16 Educação Física Escolar 40

17 Novas tecnologias na Educação 40

18 Direitos Fundamentais – Convênio ESMA/UEPB 50

Page 17: balanço social final

17

Cursos de Mestrado reconhecidos pela CAPES/MEC:

N° Cursos Nº de Alunos

01 Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental 38

02 Mestrado em Ensino de Ciências Matemáticas 48

03 Mestrado em Literatura e Interculturalidade 50

04 Mestrado em Ecologia e Conservação 15

05 Mestrado em Odontologia 26

06 Mestrado em Saúde Pública 33

07 Mestrado em Farmácia 15

08 Mestrado em Relações Internacionais 13

09 Mestrado em Desenvolvimento Regional 31

10 Mestrado em Formação de Professores 30

11 Mestrado em Ciências Agrárias 15

12 Mestrado em Enfermagem UPE/UEPB 30

13 Desenvolvimento em Meio Ambiente PRODEMA UFPB/UEPB 02

Cursos de Doutorado aprovados pela CAPES

Cursos de Doutorado Interinstitucionais (CAPES/MEC)

N° Instituições Cursos Nº de Alunos

01 DINTER/UNESP/UFPB/UEPB Doutorado Interinstitucional em Ciências da Motricidade 15

02 DINTER/UFBA/UEFS/UEPB Doutorado Interinstitucional em Ensino, Filosofia e História das Ciências 15

03 DINTER/UERJ/UEPB Doutorado Interinstitucional em Educação 18

04 DINTER/UERJ/UEPB Doutorado Interinstitucional em Direito 15

05 DINTER/UERJ/UEPB Doutorado Interinstitucional em Ciências Agrárias 20

Page 18: balanço social final

18

Atividades de Bolsas de Capacitação Docente e da Iniciação Científica:

ModalidadeBolsas Pagas

2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011

Nacional/UEPB - 324 408 324 138 160 34

Exterior/UEPB - 156 192 216 112 64 55 02

PICDT/CAPES - 40 73 84 72 21 -

PQI/CAPES 30 36 36 36 06 - -

Bolsas de Iniciação Científica

Número de Grupos de Pesquisa Cadastrados no CNPq 112

Projetos de Pesquisa Financiados 73

Quantidade de Bolsas Pagas pela UEPB

Ano Nacional Exterior

2004 - -

2005 324 156

2006 408 192

2007 324 216

2008 138 112

2009 160 64

2010 34 55

2011 - 02

Page 19: balanço social final

19

Bolsas de Mestrado

Curso CAPES/CNPq/FINEP UEPB

Literatura e Interculturalidade 09 -

Ciência e Tecnologia Ambiental 14 -

Saúde Pública 06 -

Relações Internacionais 06 -

Enfermagem 02 -

Desenvolvimento Regional 05 -

Odontologia 08 -

Ecologia e Conservação 08 -

Ciências Agrárias 06 -

PRPGP 03 -

TOTAL 67 -

Bolsas de Iniciação Científica

Grande ÁreaCota 2008/2009 Cota 2009/2010 Cota 2010/2011

CNPq UEPB CNPq UEPB CNPq UEPB

Ciências Exatas e da Terra 10 20 15 16 16 10

Ciências Biológicas 15 22 24 20 13 23

Engenharias 10 11 14 08 18 09

Ciências da Saúde 20 24 18 30 34 39

Ciências Agrárias 05 12 19 09 14 09

Ciências Sociais Aplicadas 05 15 08 21 12 20

Ciências Humanas 06 31 23 22 24 35

Linguística, Letras e Artes 19 05 08 15 08 10

Outras 0 02 01 01 04 03

TOTAL 90 142 120 142 143 158

Page 20: balanço social final

20

Dados de alunos concluintes e de ingressos nos programas de Pós-Graduação da UEPB

Programas Números de Alunos Concluintes UEPB

Relações Internacionais 06 41

Ensino de Ciências e Matemática 33 63

Ciência e Tecnologia Ambiental 38 53

Ciências Agrárias (*) 43

Ecologia e Conservação 04 47

Saúde Pública 17 71

Literatura e Interculturalidade

a) Mestrado 68 79

b) Doutorado (*) 22

Desenvolvimento Regional 11 61

Ciências Farmacêuticas (*) 28

Odontologia 11 28

Enfermagem - 43

Formação de Professores (*) 30

Profissional em Matemática (*) 15

TOTAL 183 624

Evolução da Pós-Graduação

Figura 1a. Evolução dos cursos de Pós-Graduação da UEPB no período de 2005-2011.

Page 21: balanço social final

21

PROEAC - Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários - 2011

A PROEAC setor da Universidade responsável pela ligação direta com a sociedade, através de uma série de Programas, Projetos, Cursos de Extensão e Prestações de Serviços à comunidade, torna possível a transferência de saberes acadêmicos, fazendo um diálogo com a sociedade, propiciando aos alunos experiências reais e a absorção de conhecimentos empíricos, muitas vezes, não obtidos no conhecimento científico acadêmico, contribuindo para uma formação plural e consoante com as demandas sociais. Já para a sociedade, o benefício, mesmo não podendo ser calculado, pode ser visualizado pelos dados referentes ao número aos projetos, cursos e eventos desenvolvidos, assim como pelos alunos e professores participantes, mas principalmente pelo número de resultados e atendimentos realizados.

Nº de Programas 23

Nº de Projetos Contemplados com Bolsa 341

Nº de Projetos Cadastrados sem Bolsa 23

Nº de Representantes de Extensão 26

Nº de Cursos Cadastrados 29

Nº de Eventos Cadastrados 24

Nº de Professores Envolvidos 845

Nº de Alunos Envolvidos 1.187

Total de Atendimentos 89.726

Page 22: balanço social final

22

PROEAC - Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos ComunitáriosÁrea Tecnologia e Produção

Nº de Projetos Nº de Resultados Nº de Professores Nº de Alunos Envolvidos

14 1307 33 88

Área - Saúde

Nº de Projetos Nº de Resultados Nº de Professores Nº de Alunos Envolvidos

67 21477 118 462

Área - Educação

Nº de Projetos Nº de Resultados Nº de Professores Nº de Alunos Envolvidos

62 14688 136 407

Área - Comunicação

Nº de Projetos Nº de Resultados Nº de Professores Nº de Alunos Envolvidos

10 26728 16 73

Área - Cultura

Nº de Projetos Nº de Resultados Nº de Professores Nº de Alunos Envolvidos

18 2618 43 104

Área - Direitos Humanos e Justiça

Nº de Projetos Nº de Resultados Nº de Professores Nº de Alunos Envolvidos

7 769 17 73

Área - Meio Ambiente

Nº de Projetos Nº de Resultados Nº de Professores Nº de Alunos Envolvidos

49 8804 132 313

Page 23: balanço social final

23

Coordenadoria Institucional de Programas Especiais (CIPE)

Instituída com o objetivo de se tornar uma plataforma de disseminação de projetos acadêmicos complementares o CIPE, atua na formação de professores da rede pública, de gestores públicos através do sistema UNB (Universidades Abertas do Brasil), e da população em geral, para isso atua por meio da celebração de convênios principalmente o governo federal, disponibilizando uma série de cursos de graduação e especializações na modalidade presencial e a distancia, democratizando o acesso aos cursos superior e de Pós-Graduação, contribuindo para a melhoria da qualificação especificamente de professores e gestores públicos, sendo uma ferramenta de melhoria da educação básica e da gestão pública.

Alunos matriculados nos Cursos de Graduação em Educação a Distância - UEPB

Cursos Número de AlunosLetras 343

Geografia 645

Bacharelado em Administração 486

Bacharelado em Administração Pública 611

Química 39

Física 35

Matemática 57

Lic. Em Biologia 120

Total 1.336

Polo Demanda Social TotalCampina Grande 363 1589

João Pessoa 185 663

Catolé do Rocha 47 113

Itaporanga 42 96

Itabaiana 93 96

Pombal 133

São Bento 58

Taperoá 49

Polo Cursistas

Campina Grande 226

João Pessoa 151

Total de Alunos 377

Page 24: balanço social final

24

Universidade Aberta à Maturidade (UAMA) tem como meta atender a demanda educativa de pessoas da terceira idade, contribuindo na melhoria das capacidades: pessoais, funcionais e sociais, por meio da formação e atenção social, que visa criar e dinamizar regularmente atividades sociais, culturais, educacionais e de convívio, favorecendo uma melhor qualidade de vida, preferencialmente para maiores de 60 anos.

Objetivo geral

Aprofundando seus conhecimentos nas áreas de saúde, cultura, lazer, conhecimentos gerais e temas relacionados ao envelhecimento e qualidade de vida. Específicos: Desenvolver a autonomia, participação e integração dos idosos, no âmbito acadêmico. Promover a inserção do idoso em atividades culturais. Produzir conhecimento multidisciplinar sobre diversas áreas do saber. Oferecer cursos especiais às pessoas a partir de 60 anos, para que atualizem seus conhecimentos, podendo assim dar um novo significado às suas vidas.

Universidade Aberta à Maturidade - UAMA

Aprendendo ao longo da vida

A Universidade Aberta à Maturidade – UAMA, constitui-se numa proposta que remete a uma política de inclusão social, como também possibilitar ao idoso aprofundar “conhecimentos em alguma área de seu interesse e, ao mesmo tempo, trocar informações e experiências com os jovens”.

Programa com o objetivo de proporcionar assessoramento pedagógico aos estudantes de escolas públicas da região do Cariri paraibano que irão prestar vestibular, oferecendo um cursinho intensivo pré-vestibular. A UEPB colocou em prática a sua missão institucional que consubstancia na máxima “formar cidadãos, mediante a produção e a socialização do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento educacional e sociocultural”.

PREVEST - Curso Pré-Vestibular

Page 25: balanço social final

25

Saúde e Bem-Estar Social

Os serviços prestados gratuitamente à população definem a vocação comunitária da UEPB e função revitalizadora da ação universitária para com a sociedade. A universidade está alinhada com o pensamento e a prática atual na área de saúde que visa à prevenção. Os procedimentos que favorecem o tratamento são exercidos pelos futuros profissionais da saúde, observados e orientados por professores experientes.

A Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, mantém o convênio com o Sistema Único de Saúde - SUS, através da Secretaria de Saúde do município de Campina Grande, este conta atualmente com cinco unidades de atendimento ambulatorial (Clínica Escola de Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia, Odontologia e o Laboratório de Análises Clínicas - LAC), neste ano, pudemos observar uma maior interação entre estas unidades e a prática mais acentuada do projeto de aprimoramento da integralização, permanecendo a intenção de incorporação dos profissionais do Serviço Social e os de Educação Física.

As Clínicas Escolas e Laboratório de Análises Clínicas se configuram como um espaço físico de atendimento ao público em geral, todas concentradas no Campus I da UEPB, no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBS.

Os serviços prestados por estas unidades são realizados pelos profissionais da saúde, professores efetivos e substitutos, credenciados no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde – CNES, que atuam juntamente com os discentes das devidas graduações. Oferecendo dessa forma oportunidade de estágio prático durante o seu processo de formação.

Page 26: balanço social final

26

Clinica de Fisioterapia – A Clínica de Fisioterapia da UEPB atende uma média de 100 pessoas diariamente, somando um montante de 8.933 pacientes durante o ano de 2011. O número elevado se justifica não só pelos atendimentos individuais, mas também pela atenção aos grupos, que participam de aulas como as de hidroterapia, postura, alongamento, reabilitação vestibular, entre outras. Além desses atendimentos, feitos pelos alunos do 5º ano, o Curso de Fisioterapia mantém convênio com o desenvolvimento de alguns projetos de pesquisa e extensão. A clínica ainda promove atividades gratuitas, disponibilizadas aos servidores da Universidade e à comunidade em geral, sem necessidade de diagnóstico clínico prévio, como a Escola de Postura e a Oficina de Massagem Terapêutica.

Clínica de Odontologia – o setor de Odontologia passou por um recente processo de modernização em sua estrutura física, com revisão da parte elétrica, novos equipamentos e reinstalação dos consultórios. Com isso, a clínica está capacitada a atender um maior número de pacientes, somando 11.555 pacientes por ano. Os atendimentos prestados incluem restaurações, serviços de endodontia (tratamento de canal), periodontia (raspagem), cirurgia, ortodontia, dentística e prótese, sendo este um dos mais procurados. Além disso, são realizados atendimentos em odontopediatria, voltado para crianças, e radiologia, reconhecido como um setor de referência em Campina Grande.

Clínica de Enfermagem – O Curso de Enfermagem da Universidade Estadual da Paraíba teve seu início em 1973, no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Regional do Nordeste (antiga URNe), mantido pela Fundação Regional do Nordeste, em Campina Grande. Responsável pelo agendamento de consultas médicas ginecológicas, pediátricas e endócrino-pediátricas com médicos credenciados, a Clínica de Enfermagem funciona como enfermaria-escola para os alunos da graduação em Enfermagem, os quais, além de atuarem ao lado dos médicos, também realizam

aferição de pressão, vacinação e serviços de primeiros socorros aos servidores, professores, estudantes da UEPB e comunidade em geral, com atendimentos de emergência. Durante o ano de 2011, a Clínica Escola de Enfermagem atendeu a 4.075 pacientes.

Clínica de Psicologia – Os serviços da Clínica de Psicologia da UEPB são oferecidos por alunos estagiários – sempre acompanhados por professores capacitados – bem como consultas, para crianças e adultos, e testes vocacionais. Onze consultórios estão disponíveis no 1º andar do Prédio de Psicologia e os pacientes tanto podem ser encaminhados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), como podem procurar diretamente a Clínica Escola, preenchendo cadastro na secretaria do setor. Os horários das consultas podem ser combinados com cada cliente, após a inscrição, e os testes vocacionais, que têm vagas limitadas, são realizados sempre no período da tarde, com dois ou três encontros por semana, durante um mês. Durante o ano de 2011, a Clínica Escola de Psicologia atendeu a 2.175 pacientes. O Departamento de Psicologia mantém ainda, em funcionamento, o Setor de Psicologia da Vara da Infância e da Juventude, oferecendo ao aparelho do Poder Judiciário instrumentos psicológicos que auxiliem o fazer jurídico numa perspectiva socioeducativa, facilitando acesso aos recursos terapêuticos. É um serviço de avaliação, orientação e encaminhamento psicológico de adolescentes em conflito com a Lei, e família, junto à vara da infância e da juventude da comarca de Campina Grande-PB.

Estágio Multidisciplinar Interiorizado (EMI) – é uma atividade curricular obrigatória implantado em 1994, através da resolução UEPB/CONSEPE/07/94, envolvendo a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação. O trabalho é realizado em Hospitais, Postos de Saúde, Laboratórios de Análises Clínicas, Escolas Públicas e em Zona Rural dos Municípios conveniados, com a participação de professores e acadêmicos-estagiários do último ano dos cursos de Enfermagem, Farmácia e Biologia, Fisioterapia, Odontologia e Psicologia.

Page 27: balanço social final

27

NITT - Núcleo de Inovação e Transferência Tecnológicada Paraíba

O NITT – Núcleo de Inovação e Transferência Tecnológica da UEPB criado a partir da Resolução UEPB/CONSUNI/029/2008 tem, no estímulo ao desenvolvimento de pesquisas inovativas, na promoção da cultura de proteção e transferência do conhecimento e do empreendedorismo no meio universitário, os objetivos principais para cumprir a missão de gerir a política de inovação, atuando na área de propriedade intelectual e assessorando no processo de proteção e transferência de tecnologias. Com isso, promovemos a

interação da UEPB com a comunidade e geramos oportunidades de parcerias entre os setores público e privado.

Como resultado, tivemos o 1° registro de software e três processos de patenteamento de invenções encaminhados ao INPI. Essas demandas são oriundas da inserção da UEPB no cenário de pesquisa nacional com crescimento da Pós-Graduação e do número de professores pesquisadores na instituição. Ações do NITT no ano 2011

Cursos Número de Alunos

Cursos Promovidos Busca Profissional de Patentes: Técnicas, Estratégias e Aplicações, foco no Questel Orbit.

Palestras promovidas

“Empreendedorismo Inovador: Prospecção e Aquisição de Tecno-logias Inovativas na área de Biotecnologia e Saúde” – SNC&T“Propriedade Intelectual: direitos e obrigações das instituições de Pesquisa – III – congresso de Pós-Graduação

Apresentação de Trabalhos PROSPECT&I

Aulas ministradas em cursos e treinamentos Curso de busca de patentes – IFPB/JP

Page 28: balanço social final

28

Relações InternacionaisA Coordenadoria de Assuntos Institucionais e Internacionais (CAII) da Universidade

Estadual da Paraíba tem a missão de internacionalizar a Universidade, proporcionando intercâmbio do corpo docente, discente e de profissionais administrativos da Instituição com outras universidades estrangeiras. Busca, além disso, criar grupos internacionais de pesquisa, fomentar projetos culturais e de extensão internacional, entre outras iniciativas.

Para tanto, a CAII estimula o estabelecimento de Convênios e Acordos de Cooperação Internacional cujos fundamentos estejam calcados nas demandas e necessidades dos cursos de Graduação e Pós-Graduação da UEPB.

Convênios Vigentes

Nº Universidade País Firma Validade Registro Institucional

1 Universidad de Granada Espanha 02.05.2002 Indefinida -------------

2 Universidade de Lisboa Portugal 08.08.2011 5 anos 1170002-5

3 Université Paris X França 26.04.2010 5 anos 1070019-6

4 King’s College London Reino Unido 04.12.2008 5 anos -------------

5 University of Georgia EUA 26.03.2009 5 anos -------------

6 Fraunhofer Gesellchaft Alemanha 29.03.2010 5 anos 1070001-3

7 UNMSM Peru 08.08.2011 5 anos 1170003-3

8 PUC-Peru Peru 25.08.2011 5 anos 1170070-6

9 AECID Espanha 24.10.2011 2 anos -------------

Missão Brasília I

Em junho de 2011, foi organizada a primeira missão nacional da CAII à cidade de Brasília, com o objetivo de tratar de assuntos pertinentes à internacionalização da UEPB. Dos contatos feitos nesta missão, quatro foram os mais relevantes:

a) Embaixador do Cabo Verde: objetivando a possibilidade de intercâmbio entre os mestrandos de Odontologia da UEPB.

b) Embaixador da Bolívia: cooperação internacional inter-universitária no âmbito Sul-Sul.

c) CAPES: com a CAPES, foi discutido o processo de revalidação de diplomas de universidades estrangeiras no Brasil, principalmente aqueles advindos de países do Mercosul: Argentina, Uruguai, Paraguai e, mais recentemente, Venezuela.

d) Secretaria Geral da Presidência da República – Assuntos Internacionais: com a Secretaria Geral da Presidência da República, o coordenador de AII da UEPB tratou acerca do papel da Universidade enquanto ator internacional junto ao Mercosul, CPLP, OEA, etc.

Page 29: balanço social final

29

Fórum da Sociedade Civil da Comunidade de Países de Língua Portuguesa: Brasília

Em setembro de 2011, ocorreu em Brasília o I Fórum da Sociedade Civil da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), cujo tema foi “Promovendo a participação social na CPLP”.

A Universidade Estadual da Paraíba, na condição de ator civil comprometido com o diálogo e a construção de um espaço de debate para a cooperação social no âmbito da lusosfera, esteve presente no evento, acompanhando a Universidade Luso-Afro-Brasileira (UNILAB), instituição de ensino superior brasileira vinculada à CPLP.

Forum on Education Abroad: RecifeA CAII participou da Palestra The

Standards of good practice do Forum on Education Abroad, coordenada pelo professor aposentado, de Educação Internacional do Institute on International Education e palestrante do Forum, o senhor David Shallenberger.

A palestra teve como objetivo apresentar práticas de excelência desenvolvidas pelo Fórum a serem utilizadas pelas instituições, assessorias e coordenadorias de relações internacionais no trato com a mobilidade internacional acadêmica, sugerindo ao final a vinculação das universidades presentes a esta associação.

Europós 2011: São PauloA UEPB fez-se representar na Euro-

Pós 2011, ocorrido em São Paulo. Trata-se do salão europeu de pós-graduação voltado exclusivamente para estudantes e instituições brasileiras de ensino superior. O evento, organizado por três agências nacionais de ensino superior europeias: DAAD, CampusFrance e Nuffic, sendo dividido em duas etapas.

A primeira, para promover o diálogo e a apresentação de informações relevantes entre universidades europeias e brasileiras. A segunda etapa, para expor os representantes

de cada instituição europeia de ensino superior presente no evento para a promoção de encontros bilaterais Brasil-Europa e para o público estudantil interessado em estudos de Pós-Graduação europeus.

Também foram realizados contatos institucionais importantes para a UEPB: Universidad de Granada, Université de Poitiers, CAPES-CNPq, entre outros.

Santander Universidades

Programa TOP ESPANHAEm abril de 2011, divulgamos a

abertura das convocatórias do Santander Universidades para o Programa TOP-ESPANHA. Enquanto instituição parceira do Santander Universidades, a UEPB dispôs de duas bolsas para alunos de graduação passarem um mês na Espanha, realizando curso de espanhol com professores nativos.

Acompanhados pelo Pró-Reitor de Graduação, os estudantes selecionados partiram da Paraíba à Salamanca e realizaram um curso intensivo de imersão total em língua espanhola com professores nativos e estudantes advindos de todas as partes do mundo.

Fundación BotínO programa Becas Botín, da Fundación

Marcelino Botín, lançou edital no mês de março de 2011 com o objetivo de selecionar estudantes latino-americanos comprometidos com sua região, na tentativa de formar uma rede de servidores públicos com alta capacitação e verdadeiro compromisso com o interesse coletivo, em meio a um programa intensivo de formação nos Estados Unidos e na Espanha, com oito semanas de duração.

A aluna selecionada, Ana Carina Rodrigues, do 7º período do curso de Relações Internacionais da Universidade Estadual da Paraíba compôs um grupo de 40 estudantes latino-americanos, dos quais dez eram brasileiros, que partiu em outubro para Rhode Island, nos EUA, para participação do curso intensivo.

Page 30: balanço social final

30

Programa Ciência Sem Fronteiras

O Programa Ciência Sem Fronteiras foi lançado pela Presidência da República, sendo executado pela CAPES-CNPq objetivando promover a internacionalização acadêmica através de bolsas de estudos para brasileiros cursarem parte de seus estudos no exterior. O Programa é amplo, abrangendo bolsas de graduação até de Pós-Doutorado e estabelecendo áreas prioritárias.

A CAII, junto com a PRPGP e a PROEG atuou na Chamada Pública aberta para os Estados Unidos da América no âmbito do Programa Ciência sem Fronteiras. Com o ingresso institucional da UEPB no âmbito do referido programa da CAPES-CNPq - 20 bolsas devem ser utilizadas até agosto de 2012.

Cooperação com o Timor Leste

Tendo em vista o contato com o Secretário-Geral da Presidência da República para assuntos internacionais, o senhor Marcelo Almeida Cunha Costa, foi aberto o caminho para a UEPB consolidar a Cooperação Sul-Sul enquanto agente partícipe das relações internacionais e assim avançar rumo a cooperação institucional com o governo do Timor-Leste.

Como se sabe, a prospecção petrolífera da plataforma continental pertencente a este país insular ajudou o governo do Timor a criar um fundo soberano para investir na educação superior do país, enviando alguns de seus nacionais para realizarem suas graduações no exterior.

A UEPB, atenta a esta realidade, colocou-se à disposição do governo timorense para recepcionar estudantes deste país nos cursos de interesse prioritário para o Timor.

Projeto de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional

O coordenador de Assuntos Institucionais e Internacionais da UEPB, desenvolveu, juntamente com sua equipe, um projeto de extensão que tem por objetivo a elaboração de estratégias de internacionalização e a implementação das mesmas junto à CAII.

Denominado “Projeto de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional”, inscrito na Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, este projeto possui 04 (quatro) bolsas e, atualmente, dois alunos bolsistas. Preconiza-se, para março de 2012, a seleção de mais dois alunos.

Associação das Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM)

Inaugurado no dia 05 de agosto de 2011 na Estação Cabo-Branco, em João Pessoa, o GAPRI contou com a palestra do Excelentíssimo Senhor Celso Nunes Amorim, que, pelo destino, fora convidado para assumir o Ministério da Defesa pela Presidente Dilma em terras paraibanas no dia 04 de agosto.

Ainda, durante a tarde, Celso Amorim proferiu palestra intitulada “Balanço da Política Externa do período Lula” para acadêmicos e interessados em Política Externa, contando com a presença de aproximadamente 400 pessoas. Tal palestra será disponibilizada no youtube para as comunidades da UEPB e paraibana. A próxima edição do GAPRI deve ser realizada no mês de maio de 2012.

Page 31: balanço social final

31

EDUEPB - Editora Universitária

Política de divulgação de livros didáticos pela EDUEPB no período compreendido entre 2008 e 2011

Foram 8234 livros distribuídos entre bibliotecas, docentes, discentes, escolas públicas, penitenciárias, entre outros, conforme gráfico a seguir:

Publicações EditadasItem 2010 2011

Livros 23 28

Títulos 23 28

Anais 04 01

Coedições 02 02

Total de Tiragem 14.500 16.970

2008 = 313 / 2009 = 3.616 / 2010 = 886 / 2011 = 3.419

Gráfica Universitária

Registrou um crescimento de 400% em material impresso, entre 2005 e 2011.

Page 32: balanço social final

32

Coordenação de Arte e CulturaAtividades realizadas pela Coordenadoria de Arte e Cultura (CAC) da Universidade Estadual

da Paraíba (UEPB) durante o período compreendido entre 2006 e 2011.

O Núcleo de Cultura Popular realizou através do Grupo Acauã da Serra apresentações de danças folclóricas como forma de divulgação da nossa cultura. Além das apresentações do Grupo Acauã da Serra, tivemos as seguintes ações:

Atividades realizadas em 2007

• Montagem do espetáculo “Medéia” com alunos do curso de teatro.

• Diversas apresentações públicas do espetáculo Medéia em Teatros e espaços públicos, e por vários campi e centros da UEPB.

• Apoio a diversos projetos de atividades culturais estudantis.

• Projeto Sexta Cultural na Praça.

• Realização do Projeto Circuito Cultural: Levando Arte e Cultura para dentro da Universidade, circulação por diversos centros e campi da UEPB com o espetáculo de teatro (monólogo) “O Suicida” com o ator Batista 7 e apresentações musicais com o grupo musical DUDUTA e seu Regional, em homenagem pelos 50 anos de atividades do maestro DUDUTA.

• Promoção do evento “18 de Maio”, com atividades alusivas ao Dia Internacional dos Museus no Museu de Arte Assis Chateaubriand. A iniciativa contou com a presença de estudantes e professores da UEPB, além de profissionais do meio artístico campinense, que discutiram termos diversos relacionados aos museus.

• Apoio ao III Festival de Reggae de Campina Grande, JAMAICAMPINA.

• Exposição fotográfica Pega do Boi – Antônio Ronaldo.

• Exposição Rio de Lágrimas – Fred Ozanan.

• Exposição iconográfica do Grupo Acauã da Serra.

• Instalação do Museu do Vaqueiro da Fazenda Maria da Luz.

• Instalação ICONES – Coletivo Campina Cultural – Jarrier Alves.

• Instalação “Olhares pela Feira” – Valmir Pereira (Gamela).

• Fórum Junino – Seminário promovido em parceria com o coletivo Campina Cultural.

• Mostra de Vídeos Regionais.

• Pintura Artesanal em Telhas Decorativas – Coletivo Campina Cultural – FUNDAC/PB – Lar do Garoto Padre Otávio Santos (Jarrier, Josiflávio Barbosa e Nivaldo Rodrigues).

Page 33: balanço social final

33

Atividades realizadas em 2008• Curso de Libras (linguagem Brasileira

de Sinais), atividade coordenada por Claudinaldo Dutra de Oliveira, no período de abril a outubro de 2008.

• Circulação de espetáculo de teatro “Guiomar sem rir nem chorar”, texto da dramaturga Lourdes Ramalho, com a atriz Fátima Ribeiro, com apresentações nos campi de Guarabira, Monteiro e Campina Grande, nos meses de abril e maio de 2008.

• Aulas de Capoeira, do grupo Abada Capoeira, iniciado em julho de 2008.

• Oficina de Iniciação ao Teatro, ministrada por Saulo Queiroz, iniciada no mês de setembro de 2008.

• Curso de Elaboração de Projetos Culturais, ministrado por Hipólito Lucena, iniciado em Setembro de 2008.

• Reuniões com diversos segmentos universitários para a criação da Bienal de Cultura e Arte da UEPB.

• Ensaio do Grupo de Teatro “PAI – Produções Artísticas Independentes”, iniciadas no mês de Setembro de 2008.

• Workshop com o tema “Levante-se e Lute”, ministrado por Enéas Guerreiro em 30 de junho.

• Montagem de esquetes teatrais com alunos do curso de teatro.

Atividades realizadas em 2009• Grupo Acauã da Serra

• Espetáculo – SESC – Centro de Campina Grande – PB. 22/05/2009.

• III Encontro de Grupos Folclóricos – Centro de Tradição da Cultura Popular na Cidade de Sousa – PB. 22/04/2009.

• Vitória Espírito Santo – ES – Intercâmbio cultural a convite da secretaria de Interiorização do Governo do Estado de Espírito Santo. 10 a 15 de dezembro de 2009

Atividades realizadas em 2010

• Comemoração ao Dia Mundial do Teatro. Realizou-se uma mostra de teatro com três espetáculos no Cine Teatro do SESC Centro. Parceria com o SESC Campina Grande. Março de 2010.

• Comemoração ao dia Internacional dos Museus. Realizou-se um evento com palestra, exposição e intervenção urbana no Terminal de Integração de Campina Grande. Maio de 2010.

• FESTIVAL INTERNACIONAL DE MÚSICA DE CAMPINA GRANDE. O evento contou a participação de músicos brasileiros e estadounidenses. Centro de Convenções Raymundo Asfora – Campina Grande – PB. Junho de 2010. Em parceria com a UFCG

• Preleção realizada por Flávio Sampaio na Casa Brasil. O renomado bailarino veio a convite da professora Cláudia Saboya. Junho de 2010.

• Apresentação do espetáculo “DEUS DANADO” no Centro de Arte e Cultura. O espetáculo da cidade de Mossoró veio num intercâmbio entre as duas cidades. Julho de 2010.

• CCBS EM FOCO evento que comemorou a criação do CCBS. Coordenação artística do planejamento a execução. Agosto de 2010.

• I Semana do Riso. Apresentação de comédias teatrais e exposição de humor gráfico. SESC CENTRO e CENTRO DE CULTURA E ARTE DA UEPB. Dezembro de 2010.

Page 34: balanço social final

34

Atividades realizadas em 2011

• Comemoração ao Dia Mundial do Teatro (em parceria com o SESC Campina Grande), realizou-se uma mostra de teatro com sete espetáculos no Cine Teatro do SESC Centro e Auditório do Centro de Arte e Cultura (CAC) da UEPB. O evento contou também com palestra intitulada “Encenação e pedagogia da formação do ator” ministrada pelo diretor Antonio Candengue e lançamento do livro “A nuvem de hoje” do escritor paraibano Bráulio Tavares. Março de 2011.

• Apresentação do Grupo de Ballet da UEPB (TEATRO MUNICIPAL SEVERINO CABRAL – Campina Grande). O espetáculo intitulado Divertissement serviu como parte integrante das comemorações em razão da reabertura do referido Teatro. Maio de 2011.

• II SEMANA NACIONAL DOS MUSEUS. O evento realizado em Campina Grande, Lagoa Seca, Guarabira, Monteiro, Patos, Catolé do Rocha, Araruna e João Pessoa contou com Intervenções, Exposições e a II Integração com a Arte realizada no Terminal de Integração de Campina Grande. Maio de 2011.

• OFICINA DE JOGOS TEATRAIS. Ministrada pela atriz, dubladora e professora de teatro Terezinha Marçal do Rio de Janeiro, a oficina foi realizada no Centro de Arte e Cultura da UEPB. Junho de 2011.

• CELEBRAÇÃO DE 25 ANOS DE EXISTÊNCIA DO GRUPO DE TRADIÇÕES POPULARES “ACAUÃ DA SERRA”. O Grupo apresentou o espetáculo “Raízes do Brasil”. Junho de 2011.

• Lançamento do livro “À Sombra do Soneto e Outros Poemas” de Hildeberto Barbosa Filho. Evento realizado em parceria com o Núcleo Literário Blecaute, o lançamento aconteceu no Centro de Arte e Cultura da UEPB e celebrou o Dia do Escritor. Julho de 2011.

• Apresentação do espetáculo de dança “Luz” no Teatro Municipal de Campina Grande. O Ballet da UEPB, juntamente com a Paracuru Cia de Dança, apresentou o espetáculo idealizado e coreografado por Ivaldo Mendonça e dirigido por Flávio Sampaio. Julho de 2011.

Projeto Casa Brasil

Cursos Professor Alunos

BalletAna Aparecida Almeida de SousaFrancisco Fredson Sousa e SilvaWaleska Dias Costa

53

Iniciação à DançaAna Aparecida Almeida de SousaPaulo Sérgio Ferreira da CostaWaleska Dias Costa

53

Dança de Salão Julierne Lucio NevesPaulo Sérgio Ferreira da Costa 64

Flauta Edivânia Custódio Rodrigues 11

Violão Edivânia Custódio Rodrigues 13

Desenho e Pintura Edivânia Custódio Rodrigues 08

Total de Alunos 202

Page 35: balanço social final

35

Núcleo de Cultura, Artes e Línguas Lourdes Ramalho

Campus VIII - CCTS

O Núcleo de Cultura e Artes Lourdes Ramalho desenvolve atividades de cultura nos segmentos de Música, sendo distribuídas em aulas de violão o qual já contamos com uma orquestra de violão; aulas de musicalização infantil e aulas de canto-coral. Temos também aulas de teatro para alunos das graduações que desenvolvem atividades de extensão e para a comunidade que pretende desenvolver um trabalho de ator; temos também aulas de Poesia e Leitura o qual desenvolve um trabalho com poetas regionais, nacionais e internacionais; como também contamos com aulas de inglês para alunos da graduação e da comunidade local.

Curso de Inglês Curso de Teatro

Nº Alunos - Curso de Graduação Nº Alunos - Curso de Graduação

58 Engenharia Civil 01 Engenharia Civil

40 Ciência da Natureza 22 Ciência da Natureza

57 Odontologia 09 Odontologia

58 Comunidade 114 Comunidade

07 Funcionários

220 Total 146 Total

Projetos de Cultura

Escola de Música – Guabiraba (Lagoa Seca)

Início: março de 2011- A Ouvidoria deu início ao Projeto Escola de Música – Guabiraba com o objetivo de realizar a Inclusão Social de crianças e adolescentes na comunidade Guabiraba e fornecer atividade lúdico-músico-educativa. Atende 50 crianças na faixa etária de 6 a 14 anos, atendendo ainda algumas demandas referentes a famílias das mesmas, a exemplo de cursos sobre relacionados à cidadania e encaminhamento ao Centro de Referência Assistência Social (CREAS-CG). Para Essa iniciativa, a Ouvidoria mediou o processo de inserção de dois alunos bolsistas no projeto, com a concessão de instrumentos e fardas;

Teatro e Leitura – Março a Dezembro de 2011

Realizado nas comunidades Severino Cabral e Ramadinha II, no município de Campina Grande, atendendo cerca de 30

famílias (obs. São moradores da ocupação à beira do canal de Bodocongó que é denominada de Beira Rio). Tal ação objetiva possibilitar a convivência comunitária de crianças e adolescentes que, a partir das peças produzidas coletivamente, tiveram como enfoque a realidade social das comunidades. O produto final da ação foi o espetáculo de título “O último Passageiro da Integração”, foi apresentado no miniteatro Paulo Pontes, do Teatro Municipal Severino Cabral, em 18 de dezembro de 2011. Houve também apresentações nas comunidades, como forma de socialização da arte. Para essa iniciativa, a Ouvidoria também mediou o processo de inserção da aluna bolsista no projeto, o diálogo para estabelecer parceria com a comunidade para cessão de espaço e providenciou o pedido de material das aulas bem como o lanche e transporte para apresentações;

Page 36: balanço social final

36

Apoio à luta do homem do campo e a questões ambientais:

Nessa esfera, houve apoio à homenagem de confirmação da medalha do Mérito Universitário a líder camponesa Elizabeth Teixeira, que recebeu do Núcleo de Estudos Rurais (NER-UEPB) a confirmação de homenagem da Medalha do Mérito Universitário, outorgada pelo Conselho Superior Universitário (Consuni) da UEPB, em reconhecimento a sua luta pelos direitos do homem do campo em 13 de setembro de 2011, houve 200 participantes da comunidade universitária e movimentos sociais (MST, Pastoral da Terra, Comissão do memorial João Pedro Teixeira, edificado no município de Sapé). Houve também incentivo ao Ciclo de Debates sobre o meio ambiente, organizado pelo Núcleo já citado, que trouxe para a academia a discussão sobre a problemática da instalação de termelétricas, especialmente, no município de Campina Grande-PB, com 360 participantes que receberam certificados. Para os referidos momentos, foi providenciado transporte e lanche.

Comitê de Solidariedade em apoio às vítimas das chuvas em de Campina Grande-PB e em Pernambuco

Apoio a todas as atividades Comitê de Solidariedade, sendo o ponto base das ações tais como estabelecimento de parcerias, arrecadação e doação de donativos, organização de atividades do laboratório itinerante com foco em atendimentos de psicologia e enfermagem. Nessa atividade, foram acompanhadas as comunidades do Mutirão, São Januário I e II, Morro do Urubu, Vila dos Teimosos e Rosa Mística. Houve ainda a montagem de uma cozinha comunitária na comunidade de São Januário e organização de uma Colônia de Férias no ginásio de Educação Física - UEPB, para as crianças das localidades atingidas, uma Colônia de Férias com atividades recreativas e alimentação, sendo ainda disponibilizado transporte para as crianças que vinham acompanhadas das mães, foram atendidas 100 crianças por dia, durante uma semana.

Rádio Universitária

Após algumas experiências de transmissão em FM com caráter temporário, desde 1995, a Universidade Estadual da Paraíba ganhou, em 2008, a Rádio UEPB operando no formato que conhecemos hoje, pela Internet.

O veículo também é um espaço utilizado para o exercício prático do radiojornalismo por parte dos alunos do curso de Comunicação Social-Habilitação Jornalismo, da Universidade Estadual, uma vez que, a parceria estabelecida entre a Rádio UEPB e o Departamento de Comunicação Social permite aos estudantes da disciplina de Radiojornalismo e Estágio Supervisionado em Rádio produzirem material radiofônico que é veiculado na grade de programação da Rádio.

Page 37: balanço social final

37

Comunicurtas UEPB – Festival Audiovisual de Campina Grande

O Comunicurtas UEPB é uma das principais atividades em audiovisual no estado da Paraíba. Surgiu no ano de 2006, dentro do curso de Comunicação Social da Universidade Estadual da Paraíba e hoje tem proporção nacional, alavancando a produção cinematográfica e disseminando-a, tornando mais acessível à população o campo das artes cênicas, constituindo em um importante veículo para a exposição das produções locais, principalmente dos alunos da UEPB, contribuindo para a formação profissional na sétima arte, agregando à sociedade importante elemento e vetor de cultural.

Comunicurtas VI Edição – Festival de Cinema (2011)

• 111 CURTAS PARAIBANOS • 604 CURTAS NACIONAIS

Curso de formação de atores para vídeo DECOM/CCA/UEPB

O curso de Formação de Atores para Vídeo é um dos únicos do Nordeste que tem o ensino voltado para formação de atores com linguagem para vídeo e TV, sendo o único oferecido gratuitamente. No ano de 2011, formou 64 atores.

Curso de Extensão em Produção Audiovisual

O curso de Extensão em Produção Audiovisual teve início em outubro de 2010 e visa à capacitação de profissionais para atuar no ramo de produção audiovisual. Cada turma tem duração de 3 meses. Duas turmas já foram formadas através desse curso e uma terceira encontra-se em fase de conclusão.

FILMES PRODUZIDOS

Título

O Reino da Serra

Maria do Caixão

O Prazer em Cartaz

Chico do Itararé

22 anos

Hoje tem Espetáculo?

Biliu – O Maior Carrego do Brasil

Explícito

Estelando: José Sawllo

Quando eu Crescer

Concreto

Salete Cobra

30 segundos

Psicodélico

Platô

Cinco poemas de chocolate para não tentar o suicídio

Mestre Duduta

Page 38: balanço social final

38

Programa de ArborizaçãoLançado no dia 01/05/2007, o programa

Adote uma árvore tem como objetivo a compensação da cobertura verde do Estado com a distribuição gratuita de mudas de plantas fomentando a arborização através do plantio de várias espécies entre ela o pau-brasil, durante esse período, já foram distribuídas mais de 45.000 mil mudas nas várias cidades da Paraíba. O projeto se desenvolve em dois viveiros, um no município de Lagoa Seca e outro no centro de piscicultura no bairro de Bodocongó em Campina Grande. A atuação se dá junto a escolas, prefeituras municipais e com o auxílio de parceiros como Sistema Paraíba de comunicação, SBAU, CEHAP, INFRAERO, SEST/SENAT e o Exército brasileiro.

Estrutura Física - ExpansãoO processo de expansão iniciou-se com

a implantação dos Campi de João Pessoa (Campus V), com os cursos de Biologia, Relações Internacionais e Arquivologia; Monteiro (Campus VI), com os cursos de Licenciatura em Matemática, Letras Espanhol e Português e Ciências Contábeis; e Patos (Campus VII), com os cursos de Licenciatura em Computação, Licenciatura em Ciências Exatas e Administração.

A UEPB está atualmente distribuída com instalações fixas, ao longo do Estado da Paraíba, do litoral ao sertão, passando pelo Brejo e o Cariri, em oito campi localizados nas cidades de Campina Grande (Campus I – Edvaldo do Ó), Lagoa Seca (Campus II - Assis Chateaubriand), Guarabira (Campus III - Osmar de Aquino), Catolé do Rocha (Campus IV), João Pessoa (Campus V - Alcides Carneiro), Monteiro (Campus VI – Poeta Pinto do Monteiro), Patos (Campus VII - Governador Antônio Mariz) e Araruna (Campus VIII – Professora Maria da Penha). Desde o processo de expansão iniciado em 2004, foram construídos cerca de 38.195,81 m², elevando a área total construída da UEPB para 102.471,94 m².

Devemos mencionar a construção no bairro do Catolé, em Campina Grande, do Museu de Arte da UEPB, obra assinada pelo arquiteto Acácio Gil Borsoi, demonstrando o quanto a UEPB está comprometida e preocupada com o patrimônio artístico e sua conservação, formação do público e dos artistas. Outra obra de imensurável importância para a cultura da paraíba é a construção do Museu do Artista Popular, que está em fase de acabamento, apelidado de Museu dos

Três Pandeiros, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, adornará as margens do Açude Velho, ponto turístico de Campina Grande, acolherá trabalhos de artesãos populares e prestará uma homenagem aos mais talentosos artistas da música nordestina, a exemplo de Sivuca, Jackson do Pandeiro, Marinês e Luiz Gonzaga.

Vale destacar a construção do Campus Avançado que está sendo instalado dentro do presídio regional do Serrotão, com a parceria entre a UEPB com a Secretaria de Administração Penitenciária. Pela primeira vez, um campus universitário funcionará dentro de uma penitenciária brasileira. A iniciativa inédita promete quebrar paradigmas e apontar saídas para quem pretende crescer tendo a educação como o principal vetor de desenvolvimento humano. Também há que se lembrar das adaptações de acessibilidades físicas realizadas nos campi da UEPB visando melhor atender aos portadores de necessidades especiais.

Projeto “O Trabalho Liberta” É um convênio firmado entre a Secretaria de

Estado da Cidadania e Administração Penitenciária (SECAP) e a UEPB, visando à reintegração social de albergados através da atividade de mão-de-obra remunerada, atuando em seis campi da instituição.

Com jornada de 40h semanais e honorários de um salário mínimo, acrescidos de vale-transporte e gratificação natalina, os participantes poderão resgatar seu convívio com a comunidade, a capacidade produtiva de seu trabalho e elevar sua autoestima.

A seleção conta com um rigoroso processo de escolha, que se inicia com a própria SECAP identificando registros de bom comportamento, e, posteriormente, a UEPB, realizando entrevistas pessoais. Dos inúmeros benefícios oferecidos aos participantes, pode-se destacar o direito de, a cada três dias trabalhados, haver a redução de um dia de pena. Atualmente 55 detentos exercem atividades na UEPB.

O projeto registra um histórico significativo de dedicação e produtividade dos envolvidos, dentro da Instituição. O enfoque fundamental da atividade reside no resgate da cidadania e da dignidade humana e, para a UEPB, representa o cumprimento de suas missões sociais enquanto instituição pública.

Page 39: balanço social final

39

Assistência Estudantil

Uma série de programas são desenvolvidos pela UEPB com a finalidade de prestação de algum tipo de auxílio aos estudantes da instituição. Estas ações se materializam por meio da concessão de bolsas tanto para alunos participantes de programas de pesquisa, ensino e extensão quanto para alunos com algum tipo de vulnerabilidade social que necessitam desta para dar continuidade aos seus estudos, como a bolsa manutenção, bolsa transporte e monitoria entre outros programas assistenciais como a residência universitária e acesso ao restaurante universitário conforme abaixo:

• BOLSA MANUTENÇÃO: É uma ajuda de custo destinada aos alunos de baixa renda, matriculados nos cursos de graduação da UEPB. Em 2011, foram pagas 1269 bolsas

• BOLSA TRANSPORTE: Tem por finalidade apoiar aos estudantes que necessitam deslocar-se para atividades acadêmicas. 88 alunos foram contemplados com bolsas transporte em 2011.

• RESIDÊNCIA UNIVERSITÁRIA: Destina-se aos estudantes de baixa renda, matriculados nos cursos de graduação da UEPB, procedentes de municípios distantes dos CAMPIS onde esses estudam. Em 2011, 30 alunos mensalmente utilizaram a residência universitária

• RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO: Programa destinado a fornecer alimentação a estudantes de baixa renda. Foram contemplados 312 alunos em 2011.

• RESTAURANTE POPULAR UNIVERSITÁRIO: desenvolvido em parceria com o RU é também destinado a fornecer alimentação a estudantes de baixa renda. Contemplando 50 alunos em 2011.

Page 40: balanço social final

40

• PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA(PIBID): É um programa de bolsas de iniciação à docência para alunos de cursos de licenciatura. Em 2011, foram 136 bolsistas pagos com recursos CAPES e 20 bolsistas pagos com recursos da UEPB.

• BOLSA EVENTO: Destinada a alunos da UEPB para apresentação de trabalhos acadêmicos ou científicos em qualquer parte do território nacional. Em 2011, foram concedidas 307 bolsas.

• ESTÁGIO MULTIDISCIPLINAR INTERIORI-ZADO: É uma atividade curricular obri-gatória realizada nos cursos da área de saúde em hospitais, postos de saúde, la-boratórios, entre outros.

• MONITORIA: É uma experiência, oferecida ao aluno, compreendendo atribuições auxiliares relativas à atividades acadêmicas. Em 2011, 238 alunos tiveram acesso a bolsas de monitoria.

Instrumental para alunos carentes do Curso de Odontologia

Este programa tem como finalidade a concessão dos materiais odontológicos aos estudantes do curso que comprovem não ter condições de arcar com os elevados custos da aquisição de tais materiais.

Becas para Colação de Grau

A Universidade Estadual da Paraíba conta com um programa de cessão de becas para utilização pelos alunos durante o evento da Colação de Grau.

Bolsas do PIBIC

O Programa de Iniciação Científica da UEPB tem como objetivos despertar a vocação científica por meio da participação de estudantes e docentes, contribuindo com a formação de recursos humanos para a pesquisa e redução do tempo médio de permanência dos alunos na pós-graduação para titulação de mestres e doutores, estimulando uma maior articulação entre a graduação e a Pós-Graduação. O PIBIC – AF (Ações Afirmativas) é uma ramificação do programa que beneficia alunos oriundos dos sistemas cotas como incentivo ao desenvolvimento acadêmico destes por meio da pesquisa.

Bolsas - UEPB Bolsas - UEPB

Cotas PIBIC/UEPB PIBIC - Af/UEPB PIBIC/CNPq PIBIC - Af/CNPq PIBITI/CNPq Total Geral de Bolsas

2004-2005 26 0 34 0 0 60

2005-2006 52 0 54 0 0 106

2006-2007 57 0 60 0 0 117

2007-2008 60 0 80 0 0 140

2008-2009 142 0 90 0 0 232

2009-2010 142 0 120 10 0 272

2010-2011 158 0 125 13 5 301

2011-2012 115 103 128 13 8 367

Subtotal 752 103 691 36 13 1595

Total 855 740 1595

Page 41: balanço social final

41

Programa de Tutoria Especial

Este programa tem por oferecer assistência pedagógica ao aluno com deficiência nas categorias: física, intelectual, auditiva, visual e múltiplas, regularmente matriculado em cursos de graduação da UEPB. Este Programa vem contribuindo na efetivação da Política de Educação Inclusiva, propiciando aos alunos com deficiência concluir o curso de graduação e também vem despertando a comunidade acadêmica para lidar com a diversidade e para realização de pesquisas.

Mês/Ano Nº de Bolsistas

Dezembro de 2006 11

Dezembro de 2007 11

Dezembro de 2008 10

Dezembro de 2009 12

Dezembro de 2010 12

Dezembro de 2011 12

PET

O Programa de Educação Tutorial (PET) foi implantado na UEPB em janeiro de 2011, para apoiar atividades acadêmicas que integram ensino, pesquisa e extensão. Formado por grupos tutoriais de aprendizagem, o PET propicia aos alunos participantes, sob a orientação de um tutor, a realização de atividades extracurriculares que complementem a formação acadêmica do estudante e atendam às necessidades do próprio curso de graduação. O estudante e o professor tutor recebem apoio financeiro do SESU/MEC de acordo com a Política Nacional de Iniciação Científica. A UEPB possui dois grupos PET, cada grupo com um tutor e 12 (doze) alunos bolsistas.

Bolsas de Extensão

Através da PROEAC, são realizadas diversas ações através de programas e projetos junto à população paraibana por intermédio da comunidade acadêmica com a concessão de bolsas conforme demonstrativo dos anos de 2004 a 2012 abaixo.

Nº Ordem Discriminação Ano Quantidade

01 Alunos Bolsistas 2004 00

02 Alunos Bolsistas 2005 40

03 Alunos Bolsistas 2006 80

04 Alunos Bolsistas 2007 148

05 Alunos Bolsistas 2008 244

06 Alunos Bolsistas 2009 159

07 Alunos Bolsistas 2010 355

08 Alunos Bolsistas 2011 341

09 Alunos Bolsistas 2012 373

Page 42: balanço social final

42

Aquisição de Bens e Serviços

A UEPB através da Pró-Reitora de Administração faz a gestão de todas as compras de produtos e serviços realizados na instituição, tendo por base a legislação federal e Estadual principalmente a lei 8.666/93, utilizando para a licitação principalmente a modalidade de pregão eletrônico para adquiri-los quando possível, conferindo ao sistema de compras institucionais maior confiabilidade, tornando-o mais eficiente, transparente e responsável, ocasionado uma melhor gestão dos recursos públicos disponíveis para a UEPB.