balanço das ações socioambientais 2008

8
AÇÕES SOCIOAMBIENTAIS 2008 Fundada em 1971, a Grendene é uma das maiores produtoras mundiais de calçados sin- téticos, sendo líder em vários segmentos no mercado brasileiro. Possui tecnologia proprietária e ex- clusiva na produção de calçados à base de PVC (Policloreto de Vinila) e EVA (Etileno Vinil Acetato). A empresa é detentora de marcas reco- nhecidas e de sucesso, como Melissa, Ri- der, Grendha, Grendene Kids, Grendene Baby, Ipanema, Ipanema Gisele Bündchen e Zaxy Teen. Perfil O equilíbrio entre a viabilidade do negócio, os impactos ambientais de suas atividades e o compro- misso para com colaboradores, consumi- dores e comunidade local, balizaram as ações da Grendene no ano de 2008. A busca da responsabilidade socio- ambiental está presente desde a con- cepção dos calçados Grendene, até sua fabricação e expedição. Os maiores lan- çamentos do ano foram produtos que continham em sua essência e design uma mensagem de responsabilidade ambiental, com destaque para o uso racional de energias e reciclabilidade do plástico PVC como insumos da sua produção. Este compromisso com o zelo pelo meio ambiente é reforçado com as ações de coleta seletiva nas unidades fa- bris, a destinação adequada de seus resí- duos, a arborização de jardins internos, o reuso da água e a realização de campa- nhas de educação ambiental. A importância dada pela empresa ao meio ambiente se soma ao trata- mento dedicado a seus colaboradores por meio de importantes investimen- tos em capacitação e formação técnica, possibilidade de ascensão profissional, proteção e promoção da saúde, planeja- mento familiar e assistência social. Este somatório de cuidados com as pessoas e o ambiente em que vivem gera o bem estar coletivo e se evidencia por meio de uma série de ações sociais, compar- tilhando com a sociedade benefícios diretos como a inclusão de portadores de deficiência e jovens no mercado de trabalho. Entre outras ações de apoio ao desenvolvimento social, destacam- se as parcerias firmadas pela Grendene com instituições que promovem a dig- nidade, proteção e promoção da saúde dos cidadãos sobralenses. A comunidade e meio ambiente são valorizados pela empresa como princí- pios éticos que permeiam suas relações sociais; assim, a sociedade sente-se bem em estar ao lado da Grendene. As ações realizadas pela Grendene no ano de 2008 estão apresentadas neste re- latório de ações sociais, no qual o maior objetivo é mostrar o compromisso da empresa com o equilíbrio socioambien- tal, garantindo a sustentabilidade de seus processos e produtos. Sentir-se bem ao lado da Grendene

Upload: aurion

Post on 06-Jun-2015

1.073 views

Category:

Documents


9 download

TRANSCRIPT

Page 1: Balanço das Ações Socioambientais 2008

1 AÇÕES SOCIOAMBIENTAIS 2008

AÇÕES SOCIOAMBIENTAIS

2008

Fundada em 1971, a Grendene é uma das maiores produtoras

mundiais de calçados sin-téticos, sendo líder em

vários segmentos no mercado brasileiro.

Possui tecnologia proprietária e ex-

clusiva na produção de calçados à base de PVC (Policloreto de Vinila) e EVA (Etileno Vinil Acetato).A empresa é detentora de marcas reco-nhecidas e de sucesso, como Melissa, Ri-der, Grendha, Grendene Kids, Grendene Baby, Ipanema, Ipanema Gisele Bündchen e Zaxy Teen.

Perfil

O equilíbrio entre a viabilidade do negócio, os impactos ambientais de suas atividades e o compro-

misso para com colaboradores, consumi-dores e comunidade local, balizaram as ações da Grendene no ano de 2008.

A busca da responsabilidade socio-ambiental está presente desde a con-cepção dos calçados Grendene, até sua fabricação e expedição. Os maiores lan-çamentos do ano foram produtos que continham em sua essência e design uma mensagem de responsabilidade

ambiental, com destaque para o uso racional de energias e reciclabilidade do plástico PVC como insumos da sua produção. Este compromisso com o zelo pelo meio ambiente é reforçado com as ações de coleta seletiva nas unidades fa-bris, a destinação adequada de seus resí-duos, a arborização de jardins internos, o reuso da água e a realização de campa-nhas de educação ambiental.

A importância dada pela empresa ao meio ambiente se soma ao trata-mento dedicado a seus colaboradores

por meio de importantes investimen-tos em capacitação e formação técnica, possibilidade de ascensão profissional, proteção e promoção da saúde, planeja-mento familiar e assistência social. Este somatório de cuidados com as pessoas e o ambiente em que vivem gera o bem estar coletivo e se evidencia por meio de uma série de ações sociais, compar-tilhando com a sociedade benefícios diretos como a inclusão de portadores de deficiência e jovens no mercado de trabalho. Entre outras ações de apoio ao desenvolvimento social, destacam-se as parcerias firmadas pela Grendene com instituições que promovem a dig-nidade, proteção e promoção da saúde dos cidadãos sobralenses.

A comunidade e meio ambiente são valorizados pela empresa como princí-pios éticos que permeiam suas relações sociais; assim, a sociedade sente-se bem em estar ao lado da Grendene.

As ações realizadas pela Grendene no ano de 2008 estão apresentadas neste re-latório de ações sociais, no qual o maior objetivo é mostrar o compromisso da empresa com o equilíbrio socioambien-tal, garantindo a sustentabilidade de seus processos e produtos.

Sentir-se bem ao lado da Grendene

Page 2: Balanço das Ações Socioambientais 2008

2 AÇÕES SOCIOAMBIENTAIS 2008

EDUCAÇÃO COMO DIFERENCIAL ESTRATÉGICOOs investimentos em educação refletem

significativamente numa cultura favorável ao desenvolvimento e à qualidade de vida de seus colaboradores, pois permite que eles se envolvam em um constante aprendi-zado, mantendo-se atualizados e profissio-nalmente competitivos em suas carreiras.

Os benefícios podem ser vistos no seu comprometimento com a cultura do ne-gócio e na cooperação entre as equipes de trabalho em busca da melhoria contínua de processos e produtos. A Grendene investe anualmente em capacitações que abran-gem todos os públicos.

Criada em 2005, consiste em uma es-tratégia de atualização de conhecimentos, desenvolvimento e crescimento profissio-nal dos gestores da empresa, alinhando-os à estratégia do negócio e à necessidade do mercado. Com atuação corporativa, a Aca-demia Grendene tem como público os dire-tores, gerentes e gestores.

O principal objetivo da Academia Grendene é estimular comportamentos de forma ética, ino-vadora e ágil, rumo a um movimento constante de renovação e profissionalização. A capacitação e desenvolvimento dos líderes transformam es-ses profissionais em verdadeiros educadores que transmitem seus conhecimentos, engajam e for-talecem as equipes rumo ao sucesso.

A programação de 2008 investiu nas oportu-nidades de Auto-Desenvolvimento e no Plano

de Desenvolvimento de Gestores e Gerentes (PDG), iniciando com a presença do Prof. Mário Cortela no Centro de Convenções de Sobral, que trouxe reflexões sobre o trabalho, a vida, a missão e a cidadania.

Veja, a seguir, um resumo das ações que estimularam os gestores a liderarem melhor suas equipes, integrando-as e desenvolven-do-as atra vés de técnicas para a melhoria dos processos e operações.

Academia GrendeneAbrangendo 350 lideranças em seus programas de desenvolvimento

A linha Melissa Campana lançada pela Grendene em 2008, demonstra o interesse da empresa com a sustentabilidade desse produto que é um dos acessórios de moda mais cobiçados em todo o mundo.

O desafio da equipe Melissa, a cada nova coleção, é fazer cada vez mais produtos desejados, bonitos, duráveis e resistentes, com cada vez menos consumo de energia e praticamente nenhuma geração de resí-duos.

A sandália é produzida com o Melflex, material composto por PVC, é versátil, du-rável e pode ser reciclado diversas vezes. Além disso, o produto é atóxico, confortável nos pés e é feito com sais minerais à base de cálcio-zinco, que não agridem a saúde.

A criação de um modelo Melissa leva em conta pouco gasto de energia na fabrica-ção, uma vida útil maior, a possibilidade de

reutilização e a facilidade de desmontagem e reciclagem. Isto é Design Sustentável. A Grendene sabe e acredita que o desenvolvi-mento sustentável é uma rotina e que sem-pre terá o que há de melhor para levar às pessoas um produto seguro e responsável.

MELISSA E SUSTENTABILIDADE

LIG – Liderança Integrada GrendeneEste programa objetiva possibilitar o suces-

so e a ascensão em cargos de gestão, alinha a equipe de Analistas Técnicos e Preparadores de Processo com os conteú dos facilitados pela

Academia Grendene, trabalhando as compe-tências de seus cargos, disseminando as ferra-mentas e as atitudes necessárias à gestão de pessoas e ao negócio Grendene.

Fenaiva

Em Sobral, um dos eventos de destaque local é a Fe-naiva, promovida pelo Sebrae em parceria com diversos empresários e instituições. A Grendene inovou sua parti-cipação em 2008 distribuindo aproximadamente 5.000 Ecobags (sacolas ecológicas), feitas de material totalmen-te reciclado e desenvolvida por sua equipe de designers e costureiras. Essa iniciativa visa minimizar a utilização de sacolas plásticas.

Grendene e Você: uma Parceria de SucessoPrograma desenvolvido com o propósi-

to de disseminar competências essenciais e os valores da organização. Esta capacitação foi voltada a ajudantes de produção e teve participação de aproximadamente 9.000

colaboradores distribuídos em 422 turmas.Objetiva a capacitação dos colaborado-

res que estão tendo a primeira oportuni-dade de emprego e atuarão em atividades mais técnicas.

A GRENDENE TEM MUITO A DIZERVisando estreitar sua relação com colabora-

dores, parceiros e a comunidade, a Grendene elaborou um Projeto de Comunicação e Rela-cionamento com o objetivo de compartilhar

políticas, valores e projetos desenvolvidos pela empresa.

Os quadros abaixo detalham os canais de comunicação da Grendene.

Destaca-se nessas capacitações o inves-timento feito pela empresa junto ao CEN-TEC que resultou na Formatura de mais de

20 colaboradores que receberam a outorga de Grau no Curso Técnico em Mecânica em setembro de 2008.

Programa Carga Horária ParticipantesFormação em Costura de Calçado 440 h/a 99Formação Técnica em Calçados Injetados 320 h/a 13Capacitações Técnicas de Manutenção 160 h/a 102Formação Técnica em Tratamento de Superfície 90 h/a 73Regulagem de Telas 9 h/a 28Serigrafia em Calçados 20 h/a 36

Público Alvo Interno Canal de Comunicação Ações Periodicidade

Todos os Colaboradores

Programa de Integração

Vídeo InstitucionalManual de IntegraçãoMacro visita nas 07 unidades fabris

No momento da admissão

Leitura Orientada QuinzenalOutdoor Mensagens de Engajamento TrimestralPanfletos Educativos Distribuídos nas cestas básicas Mensal

Terminais Eletrônicos Auto-serviço 24h, com acesso aos serviços de RH Permanente

Painel CorporativoMetas e ResultadosNovidades GrendenePrincipais Produtos

Mensal

Diretores, Gerentes e Supervisores

Boletim Academia Informa Correio Eletrônico Interativo Trimestral

Público Alvo Externo Canal de Comunicação Periodicidade Alcance

Comunidade em Geral

Site (www.grendene.com.br) Diário MundialJornal Local Bimestral Região Norte do CE

Participação na FENAIVA Anual Região Norte do CEVisita de Familiares Diário Sobral e cidades vizinhas

Eventos Educacionais e de Desenvolvimento Anual Sobral

Universidades Visita de Alunos e Professores

Agendadas Semanalmente 786 participantes

Clientes em Geral Visitas de Clientes e Vendedores Mensal 200 participantes

Autodesenvolvimento Carga Horária Participantes

Leitura Orientada - Textos direcionado as lideranças - 1.050

Fóruns do Conhecimento compartilhado 12 h/a 350

PDI – Plano de Desenvolvimento Individual 350 h 350

PDG – Programa de Desenvolvimento de Gestores e Gerentes Carga Horária Participantes

Palestra Qual é a Tua Obra? 4 h/a 416

Módulo I Gerentes: Gestão de Pessoas 16 h/a 46

Módulo I Gestores: Contratação de Desempenho e Feedback 16 h/a 315

Módulo II Gerentes: Gestão da Excelência Operacional 32 h/a 39

Módulo II Gestores: Visão de Processo e Excelência Operacional 16 h/a 291

Módulo III Gerentes: Gestão Estratégica e Mercadológica 24 h/a 46

Módulo III Gestores: Visão Integrada – Trabalho em Equipe e Comunicação 8 h/a 319

Treinamento Carga Horária ParticipantesGestão de Pessoas e Trabalho em Equipe 6 h/a 390Consolidando a Prática dos valores 4 h/a 400Empreendedorismo 6 h/a 414Gerenciamento de Rotina em POC (Planejamento, Organização e Controle) 6 h/a 363

Palestra Estratégia de Vendas 3h/a 986TWI (Training Within Industry) 6h/a 534Trabalho em Equipe 4h/a 571Liderança de Resultados 6h/a 526

Anal

istas

cnico

sPr

epar

ador

esde

pro

cess

os

Feira de Negócios Vale do Acaraú

Page 3: Balanço das Ações Socioambientais 2008

3 AÇÕES SOCIOAMBIENTAIS 2008

Código de Conduta – Reputação e CredibilidadeO ano de 2008 significa um marco para a

Grendene com relação à perpetuação de sua cultura empresarial e relacionamento com co-laboradores, clientes, parceiros, fornecedores e comunidade. Nesse ano foi instituído seu Códi-go de Conduta, que tem como função orientar de forma transparente, legal e íntegra todas as ações e decisões tomadas pela Grendene.

A partir desse lançamento, a Grendene tem sensibilizado todos os seus integrantes a entenderem que a reputação e a credibili-dade são os ativos mais importantes de que dispõe e à medida em que as suas atuações se expandem, precisam fortalecer, através de atitudes, a imagem como empresa sólida, coerente e confiável.

Portas Abertas

Visitas Institucionais

Fonte: Pesquisa Direta, Grendene, Dezembro 2008.

A Grendene acredita que pode contri-buir com o desenvolvimento da sociedade através da disseminação de suas práticas e projetos e desta forma, recebeu 1.161 visi-tantes neste ano, entre estudantes e profes-sores universitários, profissionais de saúde, instituições governamentais e outras enti-dades, que tiveram a oportunidade de co-nhecer a empresa. Dentre as instituições de ensino superior, destacaram-se: UVA (Uni-versidade Estadual Vale do Acaraú), UFC (Universidade Federal do Ceará), UNIFOR (Universidade de Fortaleza), UESPI (Univer-sidade Estadual do Piauí).

Os 4 R: Repensar, Reduzir, Reusar e Reciclar

A destinação adequada dos resíduos é cuidado com o meio ambiente

A gestão ambiental em uma indústria deve REPENSAR sempre seus processos de produção, tornando-os mais eficientes e visando a REDUÇÃO dos resíduos ge-rados, o REUSO e RECICLAGEM de mate-riais, envolvendo estratégias preventivas de gerenciamento de riscos ambientais, tecnologias de produção mais limpas que contribuam para a qualidade de vida e proteção ambiental a longo prazo. Com isso, desde o início de suas atividades operacionais, a Grendene tem demons-trado na prática, o seu respeito pelo meio ambiente, contribuindo ativamente para a preservação dos recursos naturais.

O PVC (policloreto de vinila) é a prin-

cipal matéria-prima dos calçados fabrica-dos pela Grendene que detém tecnologia própria que evolui constantemente, não utilizando substâncias nocivas. Essa preo-cupação alinha-se às tendências mundiais de uso racional do PVC.

Todo o resíduo de PVC gerado nas fábricas da Grendene é reciclado na própria empresa, sendo agregado nova-mente ao ciclo de produção de solados e componentes diversos. O PVC é 100% reciclável. Há um esforço para eliminar dos calçados outros materiais como fi-velas metálicas e acessórios em tecidos, dessa forma contribuindo para a plena reciclabilidade do plástico.

A Grendene produz seus calçados com uso racional de energia

A redução do uso de energia no proces-so produtivo é uma preocupação contínua que contribui para a preservação dos recur-sos naturais. Os prédios da Grendene, ao se-rem projetados, incorporaram conceitos de eficiên cia energética, como por exemplo, o uso de telhas translúcidas que facilitam a pe-

netração da luz solar, minimizando a neces-sidade do uso de lâmpadas dentro das áreas de produção e circulação dos galpões. Esta ação, além de diminuir a demanda de ener-gia elétrica, reduz a quantidade de lâmpadas inservíveis que deveriam ser encaminhadas para descontaminação.

O aumento da população e o crescen-te consumo de materiais não recicláveis, agravou o problema de saturação dos ater-ros sanitários e da poluição gerada pela disposição indevida do lixo.

A Grendene vem realizando o geren-ciamento de seus resíduos, visando pro-ceder a destinação final adequada desses ou mesmo sua reutilização no processo produtivo.

Um exemplo da preocupação da Gren-dene com o gerenciamento de seus re-síduos é uma parceria firmada com uma indústria de pisos e revestimentos que re-cebe a borra da tinta usada na pintura dos calçados e a utiliza em seu processo produ-tivo. A borra de tinta extraída do processo

de tratamento de água na ETE (Estação de Tratamento de Efluentes) da pintura é re-colhida, colocada para secagem, ensacada e enviada para o coprocessamento.

Esta é uma forma de a Grendene desti-nar seus resíduos e colaborar com a gera-ção de empregos na comunidade.

EQUILÍBRIO AMBIENTAL

Equipe de professores da UVA em visita às instalações da Grendene

Toda a água usada no processo industrial é recirculada, servindo também para a climati-zação dos escritórios e uso nos bebedouros, já que é potável, diminuindo significativamente o consumo deste precioso bem.

Toda a refrigeração das máquinas é feita com circulação de água gelada que atende também aos escritórios, diminuindo a de-manda de energia elétrica para aparelhos convencionais de ar condicionado.

Resíduos gerados em 2008 Quantidade (em toneladas) Destinação Correta de acordo com a NBR 10004

Borra de tinta 165,71 Co-processamentoTrapos contaminados 459,94 Co-processamentoLâmpadas 3,50 DescontaminaçãoÓleo usado 36,65 Re-RefinoAcetona 575,94 Reciclagem na própria empresaSucata de metal 199,51 Empresa de reciclagemPapel e papelão 1.033,50 Empresa de reciclagemPVC 12.929,07 Reciclagem na própria empresaResíduos de madeira 10,95 Empresa de reciclagemVincal 531,58 Reciclagem na própria empresaEmbalagens plásticas 90,30 Empresa de reciclagemResíduos enfermaria 0,14 Vala séptica do aterro sanitário de SobralVarrição fábrica 830,63 Aterro sanitárioVarrição escritório 21,37 Aterro sanitárioResíduos restaurante 172,39 Fazenda de suinocultura

Reuso da água

Visando contribuir para o de-senvolvimento sustentável, a Grendene implantou em seu par-que industrial projetos para reuso da água.

A empresa desenvolve ações e campanhas educativas com o obje-tivo de envolver todos os seus cola-boradores neste importante traba-lho que é o uso racional da água.

A Grendene entende que cada um vai contribuir internamente as-sim como na sociedade.

Reuso na irrigação

2.132,35 m³/mês, prove-niente da lagoa de esta-bilização, cuja capacida-de total é de 19.000 m³;

Reuso no controle de poluição

520 m³/mês, proveniente do sistema de exaustão e re-aproveitada no ciclo de produção. A água utilizada nas cabines e sistema de exaustão de pintura segue para a estação de tratamento onde é feita a remoção da borra de tinta e depois de filtrada retorna para o processo.

Agenda 21A Grendene procura envolver-se com a

sociedade na construção da Agenda 21 local, por isso, patrocinou a realização do Curso de Gerenciamento de Resíduos Sólidos rea-lizado em Agosto no Educar SESC de Sobral. O curso faz parte da Agenda 21 de Sobral e teve como objetivo sensibilizar os partici-pantes para a minimização da geração de re-

síduos, maximização da reutilização, recicla-gem e promoção do depósito e tratamento ambientalmente saudável, pautados em um plano de gerenciamento de resíduos. Além do patrocínio, a empresa proporcionou aos alunos do curso uma visita às suas instala-ções para demonstrar seu processo de ge-renciamento de resíduos sólidos.

Agenda 21: Agenda de compromissos para melhoria da qualidade de vida no sé-culo XXI. Assinada por 197 países na Conferência ECO 92 no Rio de Janeiro.

A Grendene tem prazer em receber visitas de instituições de ensino

Preservação dos recursos hídricos e minimização dos impactos ambientais

Page 4: Balanço das Ações Socioambientais 2008

4 AÇÕES SOCIOAMBIENTAIS 2008

Replantio de árvores A Grendene possui em seus jardins internos

34 espécies de plantas sendo 21 delas de porte arbóreo, o que representam cerca de 16.190 m2 de área arborizada. Para a manutenção e estru-turação dessas áreas, a empresa mantém um banco de mudas com aproximadamente 1.500 pés, regados com água reutilizada de uma lagoa de estabilização que recebe tratamento pelos técnicos da própria empresa. Essa água é pro-veniente da lavagem de mãos, vestiá rios e ba-nheiros das fábricas. Durante as campanhas de educação ambiental que a empresa realiza ao longo do ano, são distribuídas mudas de plantas aos seus colaboradores como forma de incenti-var o reflorestamento e gerar consciência para a preservação das florestas.

Coleta Seletiva

Melissa + Campana

A Grendene oferece condições para facilitar a separação dos materiais recicláveis, disponibili-zando lixeiras seletivas em todos os setores do ambiente fabril.

Cada unidade de produ-ção conta com responsáveis pela limpeza e pelo recolhi-mento dos materiais classifi-cados conforme cada lixeira.

A seleção dos metais ferrosos e não ferrosos é realizada nas ma-nutenções, sendo enviados para as baias lo-calizadas próximas ao depósito de materiais disponíveis.

Este material após coletado é destinado para a área de prensagem e após enfarda-dos são vendidos para empresas reciclado-ras que possuem licença ambiental para a realização deste trabalho.

PRODUTOS COM TEMÁTICAS AMBIENTAIS

Gisele Bündchen Sementes - verão 2009A Grendene e a modelo Gisele Bündchen

estão apoiando o Programa Florestas do Futuro, da Fundação SOS Mata Atlântica, doando parte das vendasda linha Gisele Bündchen Sementes, para o plantio, de mudas de espéciesbrasileiras nativas que recuperarão 25 hectares de Mata Atlãnti-ca. Tambémfaz parte do projeto, em todo material de divulgação e as embalagens dosprodutos, dicas importantes de como colaborar com o meio ambiente. Um car-tãopostal assinado por Gisele Bündchen explica para as consumidoras que, ao-comprar a sandália estarão contribuin-do com o programa.

Mormaii Neocycle

Xuxa Preserve

Conhecidos e reconhecidos mundialmente pelo trabalho com matérias-primas avançadas e diferenciadas, Fernando e Humberto Campa-na transformaram em acessório de moda suas mais inusitadas criações. A trajetória dos desig-ners pelo mundo Melissa colocou no universo fashion toda a multiplicidade do plástico e a genialidade de quem respira outros ares. Foi as-sim com a Melissa Campana Zig Zag. Agora, os Irmãos Campana criaram mais uma novidade: A Melissa + Campana. A nova linha Campana conta com PVC reciclado em sua fabricação e parte da venda dos produtos é revertida para a ONG Visão Mundial de Recife, instituição que Fernando e Humberto Campana conhecem e participam desenvolvendo trabalhos.

Seguindo o concei-to de responsabilida-de social, a Grendene lançou nova geração da linha de sandálias masculinas, fabricadas com neoprene recicla-do das roupas usadas por mergulhadores e esportistas náuticos. A nova coleção inclui campanha verde com a arrecadação de roupas de neoprene.

A Grendene traz para o verão 2009 a coleção Xuxa Preserve com sandálias rasteiras feitas em couro ecológico, que vem com um acessório ex-clusivo, uma mochila de pelúcia com uma onça-pintada, onde a criança pode levá-la para passear, e, dessa forma lúdica passar adiante a idéia de conscientização ambiental. Esse produto dá con-tinuidade à parceria iniciada no ano de 2007 com a WWF-Brasil, trazendo para a campanha e para os produtos da nova coleção da Xuxa um dos ani-mais protegidos pela ONG: a onça-pintada, hoje ameaçada de extinção.

INCLUSÃO SOCIALCuidar das pessoas e promover seu cres-

cimento profissional é fundamental para o sucesso de toda organização sustentável.

A Grendene tem objetivos claros na pro-moção de uma cultura favorável ao desenvol-vimento de talentos e na inclusão social.

Estágio – A primeira oportunidadeO desenvolvimento e a manutenção de

talentos é um dos principais desafios da ges-tão de pessoas, principalmente em relação aos jovens. Os estagiários que chegam às organi-zações vêm embasados em conhecimento te-órico e buscando sua aplicação prática. Neste sentido, a Grendene tem assumido o seu papel

de desenvolvê-los, capacitá-los e prepará-los para o mercado de trabalho, de acordo com a performance apresentada.

São desenvolvidos na empresa dois progra-mas destinados à inclusão de jovens e à identi-ficação de talentos em potencial: Estagiário e Jovem Aprendiz.

Estágios efetivados Aprendizes promovidos

Projeto Seleção Interna

A igualdade de oportunidades e a possi-bilidade de crescimento profissional geram autoconfiança e comprometimento do cola-borador para com a empresa. Desta forma, a Grendene potencializou seu Projeto de Sele-ção Interna, através da disseminação das sele-ções de cargos que possibilitassem crescimen-to dentro da empresa.

A absorção de potenciais talentos huma-nos e a perpetuação dos valores da organiza-ção são os principais objetivos do programa de seleção interna. A meta inicial no ano de 2008 era preencher 71% das vagas da empresa com “talentos internos”. A meta foi superada: até novembro, 83,18% das vagas foram supridas internamente.

Vagas preenchidas internamenteMetas superadas

Page 5: Balanço das Ações Socioambientais 2008

5 AÇÕES SOCIOAMBIENTAIS 2008

Saúde da Mulher e Planejamento Familiar A promoção da Saúde da Mulher e da

Proteção à Maternidade é um dos obje-tivos do milênio e a Grendene investe na rea lização de ações voltadas a este público.

O espaço dedicado a este trabalho é a Cen-tral Ilhabela, um local onde se concentram os atendimentos de enfermeiros, ginecologistas e técnica de enfermagem através de orienta-ções, exames, consultas e ações preventivas.

Além do atendimento diário, a Central Ilhabela também promove os grupos de gestantes nas fábricas e palestras educativas

sobre doenças sexualmente trasmissíveis - DST/AIDS e planejamento familiar.

O planejamento familiar na Grendene é desenvolvido através de atendimentos indivi-duais, orientações sobre os métodos contra-ceptivos e educação reprodutiva. Também são realizadas ações de Prevenção contra a DST/AIDS durante todo o ano. Em 2008, a Grende-ne externou o seu apoio durante o Dia Mundial de Luta contra a AIDS, colocando laços gigan-tes em suas Portarias Externas e na Realização de Concurso de Frases sobre o tema de 2008.

Trabalhe conosco

Alimentação saudável no dia-a-dia

Cestas básicas

Tecnologia a serviço da comunidade e do negócio, visando a universalização das oportunidades de trabalho. O site da Grendene disponibiliza um link onde qualquer pessoa pode cadastrar seu cur-

rículo na busca por uma vaga na empresa. Somente no ano de 2008, foram incluídos 7.359 cadastros de pessoas interessadas em trabalhar nas unidades de Sobral.

Os cardápios servidos diariamente nos restaurantes da Grendene oferecem aos seus colaboradores refeições balanceadas e diver-sificadas. Todos os visitantes que têm opor-tunidade de conhecer a empresa fazem suas refeições juntamente com os colaboradores. São proporcionadas quatro opções diárias de cardápio para o colaborador: o prato light, o prato tradicional, a sopa e o prato alternativo.

Dessa forma, o colaborador pode realizar sua dieta saudável, tendo em vista que as re-feições são acompanhadas por uma equipe de nutricionistas e tecnólogas de alimentos da empresa terceirizada, a parceira Nutrinor. Em 2008, foram servidas 3.693.414 refei-ções balanceadas.

As cestas básicas representam um complemento alimentar para as famílias dos colaboradores, estagiários e jovens

aprendizes da Grendene. No ano de 2008, foram distribuídas 186.962 cestas de ali-mentos.

EQUILÍBRIO NA SAÚDE E NA QUALIDADE DE VIDA

Nos dias atuais, incentivar as práticas pre-ventivas e o equilíbrio entre trabalho e quali-dade de vida é uma das principais estratégias de promoção à saúde.

Neste sentido, a Grendene investe na rea-

lização de diversos projetos e benefícios que proporcionam aos seus colaboradores melho-res condições de vida e de trabalho.

Veja a seguir, os principais resultados des-tas ações.

Saúde bucal O acesso à prevenção e ao tratamento

odontológico é um dos grandes diferen-ciais de saúde da Grendene, pois na em-presa, o colaborador é atendido através de uma equipe de sete dentistas e três aten-dentes de odontologia que trabalham na orientação e no atendimento dos colabo-radores.

Em 2008, a equipe desenvolveu eventos e palestras voltados à prevenção do câncer bucal, atingindo 2.009 colaboradores. Fo-ram realizados 15.854 atendimentos.

Avaliação

Avaliação médica e fonoaudiológi-ca, para análise das condições individu-ais e definição dos critérios necessários para adequação ocupacional.

Entrevista

Entrevista de se-leção, para avalia-ção dos perfis e as possibilidades de adaptação de cada candidato aos di-versos setores da empresa, com base nos cuidados defini-dos pela equipe de saúde ocupacional.

Socialização

Visita aos postos de traba-lho, com objetivo de orien-tar as chefias sobre as apti-dões do candidato, avaliar atividades que poderão ser assumidas e principalmen-te, iniciar o processo de in-tegração em seu ambiente de trabalho, aproximando-o, desde já, da supervisão e levando-o à compreensão de que será um colaborador importante para a empresa.

Atendimento médico e ambulatorial internos

Serviço social

Além dos exames anuais, o colaborador da Grendene também tem acesso a consul-tas clínicas extras realizadas nos ambulató-rios internos da empresa. Em 2008, foram realizadas 42.223 consultas clínicas. Caso necessite de exames laboratoriais prescri-tos pelo médico, a empresa mantém uma

parceria com laboratório, para que seja faci-litado o encaminhamento de seus exames. Os ambulatórios internos da Grendene são equipados para realização de exames labo-ratoriais, atendimentos em enfermagem e outros serviços. No ano de 2008, foram re-alizados 100.096 atendimentos.

A Grendene oferece aos seus colabora-dores atendimento social realizado por uma equipe de assistentes sociais que atuam nas unidades fabris e realizam visitas domicilia-res e hospitalares que totalizaram 708 visi-tas em 2008.

As assistentes sociais estão engajadas nos Projetos de Educação em Saúde, Pre-venção e Segurança dos colaboradores e atuam nas avaliações e acompanhamento a todos os benefícios da Grendene. Em 2008, foram 10.964 atendimentos.

Exames ocupacionais e audiologia preventiva

Avaliações ocupacionais multidisciplinares

A Grendene investiu na realização anual de exames periódicos aumentando significa-tivamente o controle e promovendo o equi-libro entre o ambiente de trabalho e a saúde de seus colaboradores. A saúde auditiva tam-bém acompanhou a mesma tendência e atu-almente realiza exames audiométricos perió-dicos com a maioria dos setores da empresa.

As ações educativas sobre saúde auditiva também foram intensificadas em 2008, foi re-alizado um trabalho educativo que abordou as conseqüências do ruído e a prática preven-tiva desde a infância até a fase adulta. Foram beneficiados 3.491 colaboradores nas ações educativas e realizadas 20.869 exames au-diométricos.

As avaliações ocupacionais para mu-dança de postos de trabalho são realiza-das através de equipes multidisciplina-res compostas de médicos do trabalho, enfermeira do trabalho, clínicos, assis-

tentes sociais, engenheiros e técnicos de segurança que semanalmente rea-lizam avaliações de mudança de setor e promovem ações educativas entre as lideranças.

AÇÕES DESENVOLVIDAS PÚBLICOConsultas Ginecológicas 2.200Prevenção ao Câncer Ginecológico 740Consultas de Pré-Natal 2.100Consultas de Orientações/Aconselhamentos 1.820Consultas de Enfermagem 132Encaminhamentos Médicos 925Planejamento Familiar 6.900Palestras Educativas em Planejamento Familiar 7.100

Projeto de inclusão de pessoas com necessidades especiais A Grendene desenvolve um projeto

para que pessoas com necessidades espe-ciais se sintam acolhidas em seus postos de trabalho, demonstrando seu compromisso com a inclusão social.

Atualmente contamos com 728 colabo-radores com necessidades especiais em atividade nas unidades de Sobral.

Avalia-se que o processo de inclusão destes candidatos promove-lhes a auto-estima e leva-os a acreditar ainda mais em sua capacidade de rea lização e superação, à medida em que se vêem como pessoas ati-vas, úteis e capazes de produzir.

Page 6: Balanço das Ações Socioambientais 2008

6 AÇÕES SOCIOAMBIENTAIS 2008

Comitê de Ergonomia A Grendene conta com um Comitê de

Ergonomia composto por profissionais in-tegrantes do SESMT, juntamente com pro-fissionais de outras especialidades como fisioterapeuta, ortopedista, assistente social e psicólogo.

Esse Comitê é responsável pela análise ergonômica dos postos de trabalho, pelo es-tudo de melhorias a serem implementadas e realização de ações educativas voltadas à prevenção de doenças ocupacionais. O Comi-tê procura ainda motivar os colaboradores a desenvolverem hábitos saudáveis, destacan-do a importância da realização de atividades esportivas e da alimentação balanceada.

Grendene em família

Em 2008, foi retomado o projeto Gren-dene em Família, que consiste na visita de familiares dos colaboradores à empresa. Após o passeio pela fábrica, é oferecida uma

refeição em seus restaurantes e ouvidas as sugestões dos parentes. Desde seu início, no segundo semestre de 2008, já visitaram a Grendene em torno de 7.000 pessoas.

PROJETOS 2008

Indústria saudável Conhecer cada vez mais as demandas de

saúde de seus colaboradores é um fator fun-damental para a promoção das políticas de saúde e segurança na Grendene.

Com este objetivo, a Grendene aderiu ao Projeto Indústria Saudável realizado pelo SESI nas indústrias de todo o país.

Este projeto parte de um levantamento completo das demandas de saúde dos trabalhadores da indústria que fornecerá subsídios para que sejam implementadas ações preventivas.

Em Sobral, a Grendene já realizou 6.500 avaliações espontâneas.

Preservar a saúde e integridade física dos colaboradores através de um ambiente de trabalho seguro e saudável é o objetivo de Gestão da Segurança e Saúde do Trabalha-dor da Grendene que é desenvolvida por profissionais especializados que compõem o SESMT (Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho).

Esta equipe de profissionais é responsável pela elaboração e implementação dos Pro-gramas de Segurança e Saúde voltados aos

colaboradores da empresa, buscando sempre agregar a qualidade aos produtos e bem-es-tar a quem os produz.

TRABALHO COM SEGURANÇA

Profissionais do SESMT Quant.

Engenheiro de Segurança do Trabalho 04Médicos do Trabalho 04Técnicos de Segurança do Trabalho 14Enfermeira do Trabalho 01Auxiliares de Enfermagem do Trabalho 04

Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional - PCMSOEste programa procura prevenir doenças

ocupacionais através do monitoramento da saúde dos trabalhadores com a realiza-ção de exames médicos e complementares quando necessário, treinamentos e orienta-ções aos colaboradores sobre como preser-var sua saúde.

Os profissionais responsáveis pelo con-trole médico ocupacional, participam das avaliações de riscos nos ambientes de tra-balho e das definições das técnicas mais adequadas para minimizar ou neutralizar a ação do agente de risco no organismo dos colaboradores.

Principais ações• Programa de Conservação Auditiva (PCA);• Programa de prevenção e controle das doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho;• Análise ergonômica dos postos de trabalho;• Comitê de Ergonomia;• Interface com o Programa de Planejamento Familiar em ações de assistência pré-natal, prevenção do câncer ginecológico, da mama e da próstata;• Acompanhamento dos portadores de doenças sistêmicas potencialmente incapacitantes;• Prevenção, controle e combate ao uso do fumo, drogas e álcool;• Controle e licenciamento sanitário

Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRAEste programa registra os riscos identi-

ficados nos ambientes de trabalho através de avaliações quantitativas e qualitativas, registra ainda as medidas adotadas pela empresa para minimizar a ação destes ris-cos, prevenindo acidentes e doenças ocu-pacionais.

Dentre estas medidas, podemos destacar

o investimento prioritário em tecnologias de proteção coletiva, o que é melhor para os funcionários e sempre que as medidas de controle coletivas ou administrativas não neutralizarem a ação dos agentes de riscos, a empresa fornece EPI (Equipamento de Pro-teção Individual) e educa os colaboradores para o uso e higienização adequados.

Outras ações do SESMT• Sinalização de segurança em todos os setores • Tecnologias para a redução e controle do ruído• Tecnologias para o controle de gases e vapores • Adequação ergonômica dos postos de trabalho• Treinamentos sobre uso adequado de EPIs • Prevenção de acidentes de trajeto• Prevenção contra incêndios • Higiene nos ambientes de trabalho• Inspeção de vasos sob pressão • Instalação de guarda-corpos• Tecnologias para melhoria do conforto térmico nos galpões • Prevenção de riscos em máquinas e equipamentos

Treinamentos Carga Horária Participantes

Formação de Brigadistas de Incêndio 20 h/a 62Prevenção de Acidentes de Trabalho 1h/a 5.109Atitudes Seguras no Trânsito 1h/a 4.456Sensibilização das chefias para a importância da Ergonomia no Processo Produtivo 1h/a 589

Operação em Máquinas de Manutenção e Utilização de EPIs 1h/a 698Manuseio de Produtos Químicos 1h/a 68Meio Ambiente 1h/a 651Higiene e Limpeza 1h/a 162Outros treinamentos de segurança (entre eles: operação de solda, coleta seletiva, trabalho em alturas) 1h/a 282

Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA

SIPATSemana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho

Esta comissão possui 56 componentes, sendo 28 represen-tantes da empresa e 28 representantes dos funcionários. Realiza diversas campanhas educativas em prol da segu-rança e saúde dos funcionários da empresa, assim como participa da identificação dos riscos nos ambientes de trabalho relatando ao SESMT qualquer alteração no am-biente capaz de interferir na concentração ou intensida-de dos agentes de risco.

Por estarem inseridos nos diversos setores produti-vos, contribuem na antecipação dos riscos e na orientação dos colaboradores evitando práticas inseguras.

Dentre as diversas campanhas realizadas pela CIPA, merece destaque a Semana Inter-na de Prevenção de Acidentes do Trabalho – SIPAT, que movimenta toda a fábrica, através da realização de palestras educativas que abor-dam diversos temas voltados para a segurança

e saúde do trabalhador, com apresentação de vídeos, concursos de frases e distribuição de brindes para os colaboradores.

A integração da CIPA com o SESMT faz com que este evento tenha sucesso e todos, sem exceção, ganham com estas atividades.

Temas abordados na SIPAT Carga Horária ParticipantesA Responsabilidade do Empregado na Prevenção de Acidentes 1h/a 65Noções de Ergonomia 1h/a 79Segurança na Operação de Máquinas 1h/a 54Equipamento de Proteção Individual e Coletivo 1h/a 55Prevenção dos Riscos Químicos e Uso do Creme de Proteção 1h/a 162Minuto de Segurança para as Atividades em Manutenção 1h/a 184Riscos da Auto Medicação 1h/a 13Atitudes Seguras no Trânsito 1h/a 63

O Projeto Grendene em Família tam-bém realizou neste ano a Oficina de De-senho para o Cartão de Natal das Crianças.

Os pais inscreveram seus filhos para que estivessem na empresa numa ofi-cina muito divertida com teatro de bo-necos, contação de estórias e desenhos infantis. Todos os colaboradores parti-ciparam da votação do desenho que foi capa do convite da festa de Natal das crianças deste ano.

Oficina de Desenho para o Cartão de Natal das Crianças

Page 7: Balanço das Ações Socioambientais 2008

7 AÇÕES SOCIOAMBIENTAIS 2008

Campanha Empresa Cidadã do HEMOCE

PRÊMIOS E RECONHECIMENTOS

Presentes natalinos

Destaque no Pilar Responsabilidade Social

Todos os anos, durante as comemora-ções natalinas, a Grendene presenteia seus colaboradores e filhos até 12 anos incom-pletos.

O presente de Natal já é uma tradição. Este ano todos puderam escolher seus pre-sentes de Natal entre duas opções:• Kit-casa (rede de casal, louças, toalha e panela de pressão)• ou DVD player.

No dia 23 de dezembro, a Grendene também ofereceu aos colaboradores um peru de Natal para a ceia em família.

Em 2008, foram doados 16.550 presen-tes de Natal e 10.500 brinquedos para as as crianças.

Prêmio Contribuintes 2008 A Grendene recebeu o Prêmio Contribuintes Ceará 2008

na categoria “MAIORESDA INDÚSTRIA”. Esta homenagem foi conferida às empresas que maiscontribuíram na arrecada-ção e pontualidade do pagamento do ICMS, sendo es-teimposto a principal receita para o desenvolvimento do Estado do Ceará. A Grendene foi uma das agracia-das com o reconhecimento de sua contribuiçãopara o crescimento da economia de Sobral e demais regiões.

Prêmio Mérito Logista 2007Concedido pela Confederação Nacional de Dirigentes

Logistas - CNDL(Brasília/DF), na categoria de Calçados, seg-mento Calçado Feminino Moda Praia/Verão.

A Grendene recebeu destaque no Pi-lar Responsabilidade Social, entre as 100 Melhores Empresas em Cidadania Cor-porativa e constou entre as 50 Melhores

Empresas em Cidadania Corporativa, da Pesquisa Nacional entre as 1.000 Maiores Empresas Brasileiras realizada pela Revista Gestão & RH Editora (Critério Exame 2007).

O empenho da Grendene em crescer de forma sustentável, com sólida situaçãofinan-ceira, excelência operacional, inovação em design de produtos,investimentos em Marke-

ting, segmentação de mercados e exporta-ções com marcasglobais fez resultou em reco-nhecimentos pela sociedade sendo agraciada em2008 com os seguintes prêmios:

O Hemocentro de Sobral em 2008 home-nageou todos os doadores de sangue que contribuem sistematicamente com suas campanhas. Os colaboradores da Grendene também foram homenageados pela reali-zação mensal de campanhas de doação de sangue nas fábricas.

Por ocasião das doações mensais, os próprios colaboradores contribuem com a divulgação da campanha, usando coletes durante o trabalho, apresentando faixas nas portarias das fábricas e incentivando os co-legas a participarem. Neste ano, foram doa-das 1.200 bolsas de sangue.

FESTIVIDADESPáscoa

Natal das crianças

Nesta data tão importante para os cristãos que celebra a Ressurreição de Cristo, a Grendene promove a distri-

buição de cestas de chocolate para as famílias. Este ano, foram distribuídas 14.840 cestas de Páscoa.

A Grendene realizou no dia 14 de dezem-bro no estádio do Junco uma grande festa para os filhos de colaboradores. O Reino das Sementes Encantadas: uma aventura de Na-tal, este foi o tema da festa que trouxe uma bela história sobre como plantar valores de solidariedade, amor ao próximo, respeito, desde seus primeiros anos, essas são semen-tes que germinam para a vida toda.

As crianças se divertiram bastante nas oficinas de brinquedos recicláveis, nas olimpíadas infantis, peça teatral, tudo isso regado de muita alegria, distribuição de brinquedos, lanches, pipocas, refrigerantes e a presença encantadora do Papai Noel no seu carrinho de Natal. Estiveram presentes aproximadamente 21.500 pessoas, entre colaboradores e familiares.

Convênios

Empréstimos: Com o objetivo de apoiar seus colaboradores na resolução de problemas de saúde, moradia e edu-cação, a Grendene auxilia-os com a con-cessão de empréstimos parcelados.

Creche e Pré-Escola: São convenia-das creches para atender às mães traba-lhadoras que tem filhos de 0 a 6 anos de idade.

Ultrasonografias: A Grendene man-tém convênio com o Sindicato dos Calça-distas para a realização de exames de ul-trasonografia com pagamento facilitado.

Clínicas Oftalmológicas: Através do convênio com a Grendene, as clínicas oftalmológicas da cidade oferecem aten-dimento particular com pagamento faci-litado, parcelado em duas vezes e debita-do na folha de pagamento.

Farmácias: A Grendene negocia com seus parceiros os melhores percentuais de desconto na compra de medicamen-tos, mantendo em suas instalações dois postos de farmácia que oferecem 20% de desconto e o pagamento facilitado, debi-tado na folha de pagamento.

SEMENTES DE SOLIDARIEDADE

Campanha Natal Sem Fome na Grendene

Mais um ano termina regado de muita solidariedade por parte dos colaborado-res da Grendene. A Campanha Natal Sem Fome cresce a cada ano e demonstra o po-tencial de solidariedade dos colaboradores que participam voluntariamente com do-ações de alimentos, roupas e brinquedos. Parte dos donativos foram entregues ao

coordenador da Campanha, Padre João Ba-tista Frota (foto) para distribuição de cestas de alimentos nas comunidades, localidades e distritos próximos a Sobral. O resultado de um grande trabalho de solidariedade reali-zado pelos colaboradores resultou em 2008 na coleta de 30 toneladas de alimentos e 2.600 brinquedos.

Plante a boa semente na vida das pessoas

Solidariedade está no sangue

José Deusdete Gomes (dir.) foi homenageado como doador de sangue de destaque

Page 8: Balanço das Ações Socioambientais 2008

8 AÇÕES SOCIOAMBIENTAIS 2008

Edição - Aurion Arquitetura e Consultoria Ltda.Diagramação - Neil SilveiraFotos - Hudson Costa, José de Fátima Miranda e Esdras Guimarães

EXPEDIENTE

50 RH Mais Admirados do Brasil 2008A Grendene recebeu o prêmio Destaque RH

2008 na Festa de Premiação dos 50 RH Mais Ad-mirados do Brasil 2008 em São Paulo no Centro de Convenções em Rebouças, firmando que o

RH é um parceiro efetivo dos negócios, partici-pante ativo da geração de valor para a empresa (Critério Exame e das 150 Melhores Empresas para se Trabalhar da Você S/A e Época).

Casa do Bom Samaritano, Albergue Municipal e Congregação das Irmãs Josefinas do Bairro Dom José

No ano de 2008, através da Nutrinor, empresa terceirizada que administra seus restaurantes, a Grendene viabilizou 10.000 litros de sopa para as pessoas carentes aten-

didas pela Casa do Bom Samaritano (admi-nistrada pelos irmãos vicentinos), pelo Alber-gue Municipal e pela Congregação das Irmãs Josefinas do Bairro Dom José.

Campeã no Setor Têxtil, Couro e VestuárioRanking das Melhores da Dinheiro em 2008

A Grendene consagrou-se Campeã no Setor, Têxtil Couro e Vestuário, através da Pesquisa realizada em conjunto com a Consultoria Trevisan, onde envolveu mais de 500 das Melhores Empresas do País,

levando em conta indicadores de gestão nas áreas de: sustentabilidade financeira, responsabilidade social, recursos huma-nos, inovação e qualidade e governança corporativa.

Grandes Líderes da Revista Amanhã A Grendene recebeu Grandes Líderes

da Revista Amanhã - 500 Maiores do Sul. Conquistou o 1º Lugar em Receita Bruta e

3º Lugar em Rentabilidade da Receita Lí-quida no Setor de Calçados e 39º na Clas-sificação Geral.

Revista Gestão & RHA Grendene recebeu da Revista Ges-

tão e RH, na premiação do IDHO - In-dicador de Desenvolvimento Humano Organizacional. Classificou-se entre as

50 Melhores das 1.000 Maiores e Melho-res Empresas (Critério Exame 2008) e foi destaque na Categoria de Governança Corporativa.

Prêmio de Licenciado do Ano No evento Mattel Brands 2008, Encontro de Licenciados

da América Latina, a Grendene recebeu o Prêmio de Licen-ciado do Ano da marca Barbie. Premiação que reconhece o trabalho realizado pelos licenciados da América Latina.

1º Lugar no Segmento Calçados

Pelo 4º Ano consecutivo, a Gren-dene se manteve em 1º Lugar no Segmento Calçados, em sua 11ª Edição da Pesquisa de “As Em-presas Mais Admiradas do Brasil 2008”, realizada pela Revista Carta Capital Interscience, entre as empre-sas mais importantes de cada seg-mento de negócio.

As Empresas Mais Admiradas do Brasil 2008 da Revista Carta Capital

Prêmio Delmiro Gouveia

Criado há 8 anos pelo Grupo de Comunica-ção O Povo em parceria com a BM&F Bovespa, o Prêmio Delmiro Gouveia hoje é dos prêmios mais criteriosos do Brasil, destacando-se as maiores e melhores empresas do Ceará em desempenho econômico-financeiro e social, além dos contabilistas responsáveis pelos de-monstrativos analisados. A Grendene foi agra-

ciada com o Prêmio Delmiro Gouveia - Edição 2007 que reconhece a credibilidade em de-sempenho econômico, financeiro e social, des-tacando-a com a 2ª Maior Empresa do Ceará.

Reconhecimento também para o Conta-bilista Luiz Carlos Schineider, destacando-se como um dos cinco melhores contabilistas do ano.

A Credibilidade que o Brasil Reconhece

Projeto Casa da MamãeA Grendene colabora mensalmente para

a manutenção da Casa da Mamãe, projeto mantido pela Santa Casa de Misericórdia de Sobral, que tem como finalidade abrigar

mães carentes, cujos bebês encontram-se em tratamento no hospital e necessitam de aleitamento materno. Em 2008 , foram doa-dos 2.011 Kg de alimentos.

DOAÇÕES

Rede de Solidariedade Positiva Casa de Apoio Madre Ana Rosa Gattor-

no oferece gratuitamente, hospedagem temporária (alimentação, acolhimento e dormitório) aos pacientes soropositivo residentes na Macro Região de Sobral quando vêm à Sobral e necessitam per-manecer na cidade para a realização de exames, medicações e outros procedi-mentos.

Além desta retaguarda clínica a Casa de Apoio oferece oficinas sócio-educati-vas sobre diversos temas, como Planeja-mento Familiar, DST e cursos profissiona-lizantes.

A Grendene colabora com a suple-mentação alimentar dos pacientes so-ropositivo da instituição, tendo doado 862,20 Kg de alimentos em 2008.

Sine– IDT

Instituto Ayrton Senna – Senninha

Promovendo a inserção de pessoas no mercado de trabalho, a Grendene possui convênio com o Sine-IDT que se encarre-

ga do recrutamento e encaminhamento de pessoas a serem selecionadas pela empresa.

O Instituto Ayrton Senna é uma ONG Brasileira, que atua em todo o país, em aliança com os três setores da socieda-de, para passar às crianças alguns valores como a vontade de vencer, a determina-ção e o orgulho de ser brasileiro. Segun-do Viviane Senna, Presidente do Instituto Ayrton Senna, a Grendene é a empre-sa que possui o maior licenciamento da marca e contribui na viabilização de oportunidades de desenvolvimento hu-mano para milhares de crianças e jovens de todo o país.

PARCERIAS

SÍNTESE DAS PRINCIPAIS AÇÕES DE 2008

3º Lugar entre as 100 mais inovadoras

A Grendene classificou-se em 3º Lugar na categoria de bens de consumo não duráveis e o 18º no Geral, entre as 100 Companhias mais inovadoras no uso da Tecnologia da Informa-ção. Pesquisa realizada pela Revista Informa-

tion Week Brasil, em sua 8ª Edição em parceria com a Deloitte, responsável pela metodologia que premiou a 100 Mais Inovadoras. O estudo aponta a maturidade das corporações no pro-cesso e na gestão da inovação em TI.

Indústria de Bens de Consumo não Duráveis

Ação Social QuantidadeAtendimentos Ambulatoriais 100.096Atendimentos Odontológicos 15.854 Atendimentos Sociais, Visitas Domiciliares e Hospitalares 11.672Atendimentos de Planejamento Familiar 15.820Audiometrias 20.869Bolsas de Sangue 1.200 Cestas Básicas 186.962Cestas de Páscoa 14.840 Consultas Clínicas e Ginecológicas/Pré-natal 48.315Consultas Oftalmológicas 827Donativos - Natal sem Fome (kg) 30.000Presentes de Natal 16.550 Refeições servidas 3.693.414

Av. Pimentel Gomes, 214 - Bairro: Alto da Expectativa Sobral – Ceará - Telefone: (88) 3613.1001