baixa no cadastro de contribuintes · baixa no cadastro de contribuintes perguntas mais frequentes...

3
BAIXA NO CADASTRO DE CONTRIBUINTES PERGUNTAS MAIS FREQUENTES (ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO – 24/10/2014) 1. É possível solicitar a exclusão no CAD/ICMS com débitos pendentes? R: Sim. O que impede a solicitação de baixa são as pendências relacionadas às obrigações acessórias previstas na NPF nº 086/2013. A baixa da inscrição no CAD/ICMS não implicará quitação de quaisquer créditos tributários ou exoneração de responsabilidade de natureza fiscal. 2. Como preencher o Termo de Responsabilidade de Guarda e Conservação de Livros e Documentos Fiscais: 2.1. Com relação às AIDFs do estabelecimento? Deve-se informar somente de um determinado período? E em relação aos livros? R: O sistema lista os documentos fiscais autorizados nos últimos 10 (dez) anos automaticamente. O solicitante da baixa deve informar quais destes documentos não foram utilizados, bem como os documentos extraviados (utilizados ou não). Os livros fiscais não são listados, porém, deverão ser guardados pelo prazo decadencial (5 anos). 2.2. No caso dos documentos fiscais haverem sido extraviados? R: No termo deverão estar indicados os documentos fiscais extraviados, mesmo que já tenham sido comunicados anteriormente conforme determina o § 5º do Artigo 647 do Regulamento do ICMS/2012. 2.3. No caso dos livros fiscais haverem sido extraviados? R: Em relação aos livros fiscais, o contribuinte deverá atender ao disposto no § 5º do Artigo 647 do RICMS/2012, antes de realizar a solicitação de baixa. 3. Existe no Termo de Responsabilidade de Guarda e Conservação de Livros e Documentos Fiscais algum tipo de restrição em relação ao endereço que deve ser informado para a guarda dos documentos? R: Não, desde que as disposições legais constantes no Termo de Responsabilidade de Guarda e Conservação de Livros e Documentos Fiscais sejam cumpridas. No próprio documento, há o compromisso de o contribuinte comunicar qualquer alteração de endereço ou telefone. 4. Onde e como entregar a documentação relativa à baixa de estabelecimento? R: Por força do Decreto 12.232/2014, foi dispensada a entrega na ARE – Agência da Receita INSPETORIA GERAL DE FISCALIZAÇÃO – SETOR DE GESTÃO FISCAL Avenida Vicente Machado, 445 – 12º Andar 80.420-902 - Curitiba - Paraná Fone: (41) 3321- 9267 www.fazenda.pr.gov.br

Upload: vuongmien

Post on 04-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Baixa no Cadastro de Contribuintes · BAIXA NO CADASTRO DE CONTRIBUINTES PERGUNTAS MAIS FREQUENTES (ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO – 24/10/2014) 1. É possível solicitar a exclusão no

BAIXA NO CADASTRO DE CONTRIBUINTESPERGUNTAS MAIS FREQUENTES

(ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO – 24/10/2014)

1. É possível solicitar a exclusão no CAD/ICMS com débitos pendentes?

R: Sim. O que impede a solicitação de baixa são as pendências relacionadas às obrigaçõesacessórias previstas na NPF nº 086/2013. A baixa da inscrição no CAD/ICMS não implicaráquitação de quaisquer créditos tributários ou exoneração de responsabilidade de natureza fiscal.

2. Como preencher o Termo de Responsabilidade de Guarda e Conservação de Livros e Documentos Fiscais:

2.1. Com relação às AIDFs do estabelecimento? Deve-se informar somente de umdeterminado período? E em relação aos livros?

R: O sistema lista os documentos fiscais autorizados nos últimos 10 (dez) anos automaticamente.O solicitante da baixa deve informar quais destes documentos não foram utilizados, bem comoos documentos extraviados (utilizados ou não). Os livros fiscais não são listados, porém, deverãoser guardados pelo prazo decadencial (5 anos).

2.2. No caso dos documentos fiscais haverem sido extraviados?

R: No termo deverão estar indicados os documentos fiscais extraviados, mesmo que já tenham sidocomunicados anteriormente conforme determina o § 5º do Artigo 647 do Regulamento doICMS/2012.

2.3. No caso dos livros fiscais haverem sido extraviados?

R: Em relação aos livros fiscais, o contribuinte deverá atender ao disposto no § 5º do Artigo 647 doRICMS/2012, antes de realizar a solicitação de baixa.

3. Existe no Termo de Responsabilidade de Guarda e Conservação de Livros e DocumentosFiscais algum tipo de restrição em relação ao endereço que deve ser informado para aguarda dos documentos?

R: Não, desde que as disposições legais constantes no Termo de Responsabilidade de Guarda eConservação de Livros e Documentos Fiscais sejam cumpridas. No próprio documento, há ocompromisso de o contribuinte comunicar qualquer alteração de endereço ou telefone.

4. Onde e como entregar a documentação relativa à baixa de estabelecimento?

R: Por força do Decreto 12.232/2014, foi dispensada a entrega na ARE – Agência da Receita

INSPETORIA GERAL DE FISCALIZAÇÃO – SETOR DE GESTÃO FISCALAvenida Vicente Machado, 445 – 12º Andar80.420-902 - Curitiba - ParanáFone: (41) 3321- 9267 www.fazenda.pr.gov.br

Page 2: Baixa no Cadastro de Contribuintes · BAIXA NO CADASTRO DE CONTRIBUINTES PERGUNTAS MAIS FREQUENTES (ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO – 24/10/2014) 1. É possível solicitar a exclusão no

Estadual da documentação da baixa, ou seja, “Pedido de Baixa” e “Termo de Responsabilidadede Guarda e Conservação de Livros e Documentos Fiscais”

5. Como obter a Certidão de Baixa?

R: O usuário poderá imprimir a Certidão de Baixa, de um estabelecimento baixado no Cadastro deContribuintes do ICMS do Paraná, por meio do portal Receita/PR, através do sítiowww.fazenda.pr.gov.br, menu Cadastro de Contribuintes > Baixa > Emissão da Certidão deBaixa.A comprovação da situação cadastral também poderá ser realizada em consulta na área públicado sítio www.fazenda.pr.gov.br, menu Serviços Rápidos > Inscrição Estadual.

6. Foi solicitada a baixa de uma Inscrição Estadual e verificou-se que constaraminformações incorretas quanto ao preenchimento das situações dos documentos fiscais(ex: “extraviados/Não utilizados” foi informado “Não Utilizado”) e do responsável pelaguarda dos documentos. Como proceder para corrigir estas informações?

R: Em sendo confirmada a baixa, não será permitida qualquer alteração pelo Receita/PR nos dadosinformados. Se for necessário alterá-los, a empresa deverá protocolizar pedido na ARE de seudomicílio tributário, anexando os seguintes documentos:a) requerimento informando, de forma detalhada, o motivo da alteração e os dados corretos a

serem considerados, assinado pelo sócio administrador ou procurador legalmenteconstituído;

b) cópia do contrato social ou da última alteração contratual da empresa;c) cópias da procuração pública ou particular com firma reconhecida do outorgante e do CPF e

RG do procurador, se for o caso;d) cópia da “Declaração de Documentos Fiscais Inutilizados” emitida pelo sistema, onde

constam os dados informados incorretos.

7. Empresa enquadrada no Simples Nacional efetuou a baixa do CNPJ na Receita Federal doBrasil, dois meses atrás, e agora requer a baixa no CAD/ICMS. O sistema está cobrandodocumentos (GIA, DFC, GI, etc.) relativo a empresa normal. Esta cobrança é correta, umavez que a empresa estava no regime simplificado?

R: O ideal é baixar a inscrição no CAD/ICMS para depois efetuar a baixa na RFB - Receita Federaldo Brasil. Quando a empresa baixa o seu CNPJ na RFB, sem efetuar a baixa do CAD/ICMS, elaperde o Regime Simplificado. Com isso, ela entra para o Regime Normal de pagamento e, nomomento da baixa, o sistema cobrará as pendências relativas ao novo regime. Portanto, para oEstado, a empresa ainda está ativa, assim a cobrança é devida.

8. Como uma empresa, após ter baixado o CNPJ na RFB – Receita Federal do Brasil há 4(quatro meses), consegue realizar a baixa da sua inscrição no CAD/ICMS, possuindopendências de entrega de arquivo da EFD e não possuindo mais o seu Certificado Digital?

INSPETORIA GERAL DE FISCALIZAÇÃO – SETOR DE GESTÃO FISCALAvenida Vicente Machado, 445 – 12º Andar80.420-902 - Curitiba - ParanáFone: (41) 3321- 9267 www.fazenda.pr.gov.br

Page 3: Baixa no Cadastro de Contribuintes · BAIXA NO CADASTRO DE CONTRIBUINTES PERGUNTAS MAIS FREQUENTES (ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO – 24/10/2014) 1. É possível solicitar a exclusão no

R: Para responder essa questão, é necessário observar dois momentos:

e) Primeiro: se há pendência de entrega de arquivos da EFD após a data da baixa do CNPJ naRFB. Neste caso, no momento da baixa, o sistema questionará se o CNPJ já foi baixado naRFB. Ao confirmar, o sistema pedirá para informar a data da baixa. O pedido poderá serconcluído e as pendências originadas nos meses posteriores a data informada, em relação àentrega do arquivo da EFD, serão dispensadas.

f) Segundo: se já existiam pendências de entrega de arquivo da EFD antes do CNPJ serbaixado na RFB. As pendências referentes aos meses que antecederam a baixa do CNPJ,inclusive o mês do pedido da baixa, deverão ser resolvidas. Para isso, é necessário fazeruma procuração, junto à RFB (Procuração RFB), dando poderes para alguém com e-CPF oue-CNPJ efetuar a transmissão. Não existe impedimento para que seja feita uma procuração,estando a empresa com o CNPJ baixado. Essa procuração destina-se, exatamente, para oscasos que a empresa não possua Certificado Digital. O link para a solicitação de ProcuraçãoRFB é:

www.receita.fazenda.gov.br/aplicacoes/atbhe/tus/Redirect.aspx?tipo=servico&id=456&idArea=13&idAssunto=124&idCanal=8

Para as pendências, referente aos meses posteriores ao pedido de baixa do CNPJ, vale o descrito na alínea “a”.

INSPETORIA GERAL DE FISCALIZAÇÃO – SETOR DE GESTÃO FISCALAvenida Vicente Machado, 445 – 12º Andar80.420-902 - Curitiba - ParanáFone: (41) 3321- 9267 www.fazenda.pr.gov.br