azur e asmar 004 043 album.qxd 4/10/07 1:48 pm page 4 azur, seus olhos azuis se fechando – boa...

8
4 E is a história de Azur, menino loiro de olhos azuis, e de ’Asmar, menino mo- reno de olhos negros. Eles cresceram juntos, criados e amados pela mãe do moreno ’Asmar, que é também a babá do loiro Azur. Ela cuida com o maior carinho da casa onde vivem, as cortinas são delicadamente bordadas, a fonte de cobre está sempre brilhando e as flores do campo, postas em belos vasos, enfei- tam a arca bem encerada. Ao redor da casa, há os campos, as florestas e os rios de um belo país onde se fala uma língua desconhecida. A babá vem de um país do outro lado do mar, onde se fala árabe. Ela ensina a seus dois meninos as duas línguas que conhece.

Upload: tranxuyen

Post on 02-Dec-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

4

E is a história de Azur, menino loiro de olhos azuis, e de ’Asmar, menino mo-reno de olhos negros. Eles cresceram juntos, criados e amados pela mãe domoreno ’Asmar, que é também a babá do loiro Azur. Ela cuida com o maiorcarinho da casa onde vivem, as cortinas são delicadamente bordadas, a fonte decobre está sempre brilhando e as flores do campo, postas em belos vasos, enfei-tam a arca bem encerada. Ao redor da casa, há os campos, as florestas e os riosde um belo país onde se fala uma língua desconhecida. A babá vem de um paísdo outro lado do mar, onde se fala árabe.

Ela ensina a seus dois meninos as duas línguas que conhece.

AZUR E ASMAR 004_043_album.qxd 4/10/07 1:48 PM Page 4

AZUR E ASMAR 004_043_album.qxd 4/10/07 1:48 PM Page 5

6

noite, em seu pequeno quarto, enquanto os coloca para dormir, ela lhes contauma história.

A BABÁ – ... Mas um belo príncipe virá e, com as três chaves mágicas, ele liber-tará a Fada dos Djinns e encontrará o amor...

’ASMAR, levantando-se – O que são os djinns?

A BABÁ, deitando-o e cobrindo-o de novo – São pequenos homenzinhos quecuidam da natureza ao nosso redor. Às vezes eles são gentis, às vezes eles sãomalvados. É por isso que é melhor que a Fada dos Djinns cuide deles.

AZUR, levantando-se – Existem djinns aqui também?

A BABÁ, deitando-o e cobrindo-o de novo – Sim, mas eles são chamados deelfos. Pode ser que alguns djinns gentis venham embalar vocês esta noite.Durmam bem, meus meninos. nawman hadi’an ya tfali.

AZUR, seus olhos azuis se fechando – Boa noite, ama...

’ASMAR, seus olhos negros se fechando – tousbihina ‘ala jayr ya mama...

A babá se vai com a vela. Dois pequenos seres transparentes chegam voando.Um se coloca ao lado do berço de palha de ’Asmar. O outro se coloca ao lado doberço de palha de Azur. Cada um canta baixinho, em sua língua, a canção deninar que a babá ensinou aos meninos:

Pequeno Azurficará grande

percorrerá os oceanose salvará a

Fada dos Djinnstodos assim serão felizes.

tifloun saghiryasirou kabir

yaqta oulwidyan

wa youjalleshouriyata ljanma an ya ichan

fi hanan

À

AZUR E ASMAR 004_043_album.qxd 4/10/07 3:43 PM Page 6

AZUR E ASMAR 004_043_album.qxd 4/10/07 1:49 PM Page 7

babá é ótima cozinheira e faz docesdeliciosos. Enquanto serve os meninos,ela lhes conta sua história favorita:

A BABÁ - ... Do outro lado do mar, nopaís da Fada dos Djinns, sempre faz sol,por toda parte rosas e jasmins perfu-mam o ar. As casas são brancas e azuiscomo num sonho. Mas a Fada dosDjinns foi presa longe, numa montanhanegra. Lá dentro, fica a Sala das Luzes,decorada com pedras preciosas. E emuma gaiola de cristal está presa a Fadados Djinns, mais bela do que todos osdiamantes. Um dia, o príncipe do amorvirá, encontrará as três chaves mágicas,vencerá o Leão Escarlate de GarrasAzuis, vencerá o Pássaro Saïmourh deAsas de Arco-Íris e encontrará a passa-gem secreta no Penhasco Negro.

Os dois meninos esquecem de comer osdoces, os olhos grandes abertos, azuis,negros.

A

AZUR E ASMAR 004_043_album.qxd 4/10/07 3:44 PM Page 8

AZUR E ASMAR 004_043_album.qxd 4/10/07 1:49 PM Page 9

10

O pai de Azur, um homem gentil mas severo, decide que não é mais convenienteque seu filho viva com a babá e o filho dela. De agora em diante, Azur e ’Asmarnão dormirão mais no mesmo quarto e não vão mais se vestir iguais. Azur apa-rece vestindo um magnífico traje branco bordado de ouro. Ele está incomo-dado e ’Asmar, com vergonha de sua pobre roupa.

’ASMAR – Pra começar, no meu país é muito melhor do que aqui.

AZUR – E como você sabe? Você nunca foi pra lá!

’ASMAR – É, mas a mamãe me disse.

AZUR – Não é verdade. Ela nunca disse isso!

’ASMAR – Sim, ela disse!

AZUR – E pra começar, teu país é aqui, foi aqui que você nasceu.

’ASMAR – Não, aqui não é meu país!

’Asmar, com um chute, espirra lama em Azur. Seu belo traje branco fica todosujo. Azur leva um susto e se vinga saltando com os pés juntos em uma poça,encharcando a roupa de ’Asmar. Eles se estapeiam, caem nas poças, rolam nalama para todos os lados.

O pai de Azur aparece, os faz parar e leva seu filho com ele.

O PAI – Já chega. Daqui pra frente você terá aulas de dança, de espada, de equi-tação e de latim. Espero que você me obedeça.

AZUR E ASMAR 004_043_album.qxd 4/10/07 4:02 PM Page 10

AZUR E ASMAR 004_043_album.qxd 4/10/07 1:50 PM Page 11