axa barómetro reforma - síntese internacional

66
« AXA Barómetro Reforma » - Junho 2005 « AXA Barómetro Reforma » A reforma, uma nova vida depois do trabalho? « AXA Barómetro Reforma » A reforma, uma nova vida depois do trabalho? Síntese internacional Austrália Bélgica Canadá França Alemanha Hong Kong Itália Japão Nova Zelândia Portugal Singapura Espanha Países Baixos Reino Unido Estados Unidos

Upload: axa-portugal

Post on 22-Mar-2016

218 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Nova Zelândia Portugal HongKong Estados Unidos Alemanha «AXA BarómetroReforma»-Junho2005 Espanha Singapura Canadá Japão França Bélgica Austrália Itália Introdução Objectivos Metodologia Resultadosda tipologiaporpaís I –Tipologiatransnacionalde atitudesface à reforma III –Condiçõesmateriaisfavoráveisa umaboa reforma II –Antecipar, condiçãopara umaboa reforma IV –Nestascondições, umareforma felize activa « AXA BarómetroReforma » -Junho2005 -2

TRANSCRIPT

« AXA Barómetro Reforma » - Junho 2005

« AXA Barómetro Reforma »A reforma, uma nova vida depois do trabalho?« AXA Barómetro Reforma »A reforma, uma nova vida depois do trabalho?

Síntese internacional

Austrália

Bélgica

Canadá

França

Alemanha

Hong Kong

Itália

Japão

Nova Zelândia

Portugal

Singapura

Espanha

PaísesBaixos

Reino Unido

EstadosUnidos

« AXA Barómetro Reforma » - Junho 2005 - 2

ÍndiceIntrodução

ObjectivosMetodologia

Análise

I – Tipologia transnacional de atitudes face à reforma

II – Antecipar, condição para uma boa reforma

III – Condições materiais favoráveis a uma boa reforma

IV – Nestas condições, uma reforma feliz e activa

AnexosResultados da tipologia por país

« AXA Barómetro Reforma » - Junho 2005 - 3

Introdução: objectivos do « AXA Barómetro Reforma »

Explorar e compreender as atitudes face à reforma.

Comparar as percepções relativas à reforma e a realidade: de pessoas no activo e reformadas.

Analisar os resultados de um ponto de vista internacional.

Um estudo de referência sobre a reforma

« AXA Barómetro Reforma » - Junho 2005 - 4

Perímetro geográfico : no total, 9 299 pessoas entrevistadas em 15 países

Metodologia

Arial 14

Arial 14

Nova Zelândia

Austrália

E.U.A.

Canadá

Portugal

Espanha França

R.U.

ItáliaJapão

Hong Kong

Alemanha

Países BaixosBélgica

Singapura

« AXA Barómetro Reforma » - Junho 2005 - 5

Metodologia

Estrutura da amostra nos países:300 pessoas no activo e 300 reformadas, excepto nos Estados Unidos: 400 pessoas no activo e 400 reformadas.

Entrevistas telefónicas: efectuadas por Metris GfK

Questionário: 20 minutos

Trabalho de campo: 2 de Outubro a 26 de Novembro 2004

« AXA Barómetro Reforma » - Junho 2005 - 6

I - Tipologia transnacional de atitudes face à reforma

« AXA Barómetro Reforma » - Junho 2005 - 7

Constituição de grupos de indivíduos, homogéneos no seio de cadagrupo, e diferentes dos outros grupos em termos de atitudes e decomportamentos face à reforma.

MétodoOs grupos tipológicos foram constituídos pelo conjunto dos 9 299entrevistados (activos vs reformados) de todos os países.As variáveis que constituem a tipologia são:

- Opiniões sobre o nível de vida e o rendimento actual ou projectado no momento da reforma,

- Preparação da reforma do ponto de vista financeiro (actividades,local da habitação),

- Imagens associadas à reforma,- Actividades durante a reforma, reais ou projectadas.

Tipologia transnacional de atitudes face à reformaPrincípios da tipologia, método

« AXA Barómetro Reforma » - Junho 2005 - 8

1. Três factores gerais condicionam a visão da reforma:a visão da vida, optimista ou pessimista;as condições financeiras da reforma, suficientes ou insuficientes;o estilo de vida mais ou menos activo.

Os comportamentos de preparação constituem uma dimensão suplementar, mais secundária, que através da antecipação e do controlo das condições de reforma, distanciam os fenómenos de ansiedade.

2. Duas dimensões estruturam as atitudes e os comportamentos face à reforma:uma reforma projectada ou vivida como activa ou inactiva;uma visão da reforma optimista ou pessimista.

Tipologia transnacional de atitudes face à reforma -Resultados (1/3)

« AXA Barómetro Reforma » - Junho 2005 - 9

3. Sete tipos de atitudes face à reforma que se agrupam nos eixos seguintes:A visão «dinâmica» da reforma que reúne 54% dos activos ou reformados no conjunto dos países e que se subdivide em quatro grupos:

o grupo mais importante, os «Previdentes» (25%), que vai buscar o seu optimismo na sua capacidade de antecipar e organizar a sua vida, incluindo a reforma;os «Positivos» (14%), muito optimistas sobre as condições materiais da sua reforma;os «Hiperactivos» (10%), para os quais a reforma continua a ser um momento de grande actividade dedicada, neste caso, aos próprios centros de interesse;os «pessimistas activos» (5%) é o grupo mais negativo de todos pelo facto de ver o ladoobscuro da velhice. Contudo, esta atitude não conduz a uma ansiedade fonte de paralisia e de isolamento.

Os três primeiros grupos são muito optimistas sobre as condições materiais da sua reforma que até preparam activamente. O último grupo é mais dividido.

A visão «passiva» da reforma que reúne 40% das populações entrevistadas, um grupo particularmente importante, os «Resignados» (28%) que se distinguem pela sua passividade, tipicamente os únicos reformados que verdadeiramente se aborrecem.os «Ansiosos» (12%) que sofrem ou sofrerão de condições materiais notoriamente insuficientes, o que gera uma angústia importante.

Por fim, um último tipo, os «Despreocupados» (6%), principalmente constituído por activos, pouco envolvidos na problemática da reforma.

Tipologia transnacional de atitudes face à reforma -Resultados (2/3)

« AXA Barómetro Reforma » - Junho 2005 - 10

4. Alguns destes tipos estão mais representados em certos países:os «Previdentes», muito presentes na Alemanha e Nova Zelândia;os «Positivos», em força no «Novo Mundo»: EUA, Canadá, Austrália;os «Resignados», particularmente representados no Japão, em Portugal e Hong-Kong.

O resto da Europa, excepto Espanha e Países Baixos, sem nenhuma característica particular numa ou noutra atitude, situa-se mais na esfera dos «Dinâmicos».

Activos e reformados estão representados em cada um destes diferentes tipos, exceptuando alguns pequenos grupos. Neste sentido, a reforma não é uma ruptura entre vida no activo e cessação de actividade.

Tipologia transnacional de atitudes face à reforma -Resultados(3/3)

« AXA Barómetro Reforma » - Junho 2005 - 11

Tipologia transnacional: sete grupos (incluindo activos e reformados)

Reforma activa

Optimismo

Reforma inactiva

Os Previdentes25%

Os Positivos14%

Os Pessimistas activos5%

Os Ansiosos12%

Os Resignados

28%

Os Despreocupados

6%Os Hiperactivos

10%

«Os Dinâmicos» 54%

«Os Passivos» 40%

Pessimismo

« AXA Barómetro Reforma » - Junho 2005 - 12

Tipologia transnacional: sete grupos (incluindo activos e reformados)

• A reforma é um assunto que eles tratam com cuidado, cedo (aos 38 anos em média), quer no plano financeiro - 92% dos Positivos iniciaram diligências - quer no plano mais psicológico, local para viver (62%) e actividades (52%).

• Para os Positivos, a reforma representa, antes de mais, um tempo para aproveitar a vida (18%), um tempo para eles próprios (14%), para fazerem o que lhes interessa (17%). As suas actividade principais, reais ou projectadas são voltadas para o exterior, particularmente as viagens (43%), mas também o desporto (23%). Ter uma vida social (9%) ou familiar (9%) e tratar da casa (11%) têm, para eles, um papel secundário.

• Este grupo é constituído por uma forte proporção de activos (54%), de homens (55%), de jovens (21%) e também de pessoas com idade superior a 65 anos (33%).

Estão, mais particularmente representados no mundo anglo-saxónicos fora Europa, Estados Unidos (22%), Canadá (22%), Austrália (20%) mas também em Espanha (20%).

• Caracterizam-se pela visão particularmente positiva das condições materiais da sua reforma, de um nível igual ou superior ao seu rendimento no activo (75%) e suficiente para manter um nível de vida para uma grande maioria (86%).

• Mais globalmente, esta atitude está ligada a uma concepção da vida fundamentalmente optimista. 95% declaram-se felizes e até muito felizes para um em cada dois em média (48%).

Os Positivos (14%)

« AXA Barómetro Reforma » - Junho 2005 - 13

• Este domínio das condições para a reforma permite-lhes encará-la de forma serena e consagrarem-se aos seus centros de interesse, quer sejam centrados na casa (27%), nas viagens (27%) ou no desporto (27%). Neste grupo, a vida social e familiar tem, comparativamente, um espaço reduzido.

• Este grupo também é representado na maioria dos países, exceptuando a Alemanha onde é sobre-representado (38%), e outros onde este é sub-representado: Hong-Kong (11%), Espanha (12%) e Portugal (13%).

• É constituído por uma maior proporção de reformados (55%), por conseguinte com mais de 55 anos (62%), bem como de homens (54%).

• Caracterizam-se pelo nível de preparação da reforma particularmente alto: 90% escolheram o sítio onde vivem/ vão viver e 82%, as suas actividades. Esta atitude aplica-se quer ao aspecto financeiro da reforma, tendo a grande maioria efectuado investimentos para garantir os seus rendimentos (92%). Esta preparação garante-lhes um nível suficiente de rendimentos na reforma (71%), mesmo sendo inferior aos rendimentos quando no activo (81%).

Os Previdentes (25%)

Tipologia transnacional: sete grupos (incluindo activos e reformados)

« AXA Barómetro Reforma » - Junho 2005 - 14

• Globalmente, beneficiam ou beneficiarão de rendimentos suficientes (66%) para viverem bem a sua reforma e levar a cabo os seus projectos. Quase unanimemente (95%), declaram-se felizes.

• Os «Hiperactivos» preparam a reforma cedo (aos 38 anos em média) quer no plano financeiro (93%) utilizando a diversidade dos meios que têm à sua disposição, quer no plano mais psicológico (local de habitação: 65% e actividades: 52%).

• Este grupo é, antes de mais, constituído por reformados (61%) que aproveitam plenamente deste período da vida. Poucos activos se projectam neste modelo. Trata-se, nomeadamente, de mulheres (64%), com a maior proporção nas que têm mais de 65 anos (42%).

• Está particularmente presente no mundo anglo-saxónico: Nova Zelândia (25%), Inglaterra (17%), Austrália (15%) e Europa, sendo mais representado na Bélgica (15%) e na Alemanha (13%).

• Caracterizam-se pela diversidade dos seus centros de interesse e das suas actividades reais ou projectadas. Os seus centros de interesse são múltiplos e denotam uma abertura aos outros (amigos: 48%, família: 43%), um interesse pela cultura (44%), um gosto pelas viagens (43%), pelo desporto (29%) e as actividades físicas (41%) sem negligenciar o seu interior (jardinagem e bricolage: 33%).

Os Hiperactivos (10%)

Tipologia transnacional: sete grupos (incluindo activos e reformados)

« AXA Barómetro Reforma » - Junho 2005 - 15

Tipologia transnacional: sete grupos (incluindo activos e reformados)

Os Pessimistas Activos (5%)

• Assim, declaram-se maioritariamente felizes (87%) e, mesmo se pensam que os seus rendimentos vão diminuir (76%), acham que serão suficientes para uma maioria (54%).

• Razoavelmente previdentes, os «Pessimistas Activos» preparam-se cedo para a reforma, aos 40 anos em média, no plano financeiro (86%). Recorreram às diferentes formas de investimento (3 em média) e preocuparam-se com o seu local de vida (56%). Pelo contrário, preocupam-se menos com as suas futuras actividades.

• Este grupo é composto por uma maioria de activos (59%) e de homens (53%). Está particularmente representado na Europa do Sul: França (11%), Itália (10%) e Portugal (9%), mas também na Bélgica (8%). Está, pelo contrário, sub-representado nos Países Baixos (2%), Ásia -Japão (1%) e Hong-Kong (3%) – e na Austrália (3%).

• Caracterizam-se por terem uma visão cinzenta da reforma e da velhice e, assim, distinguem-se nitidamente dos outros grupos «Dinâmicos». No entanto, esta característica não os leva a isolar-se, pelo contrário. Os centros de interesse são variados, em primeiro lugar centrados sobre eles próprios, viagens (40%), paixões pessoais (21%), os seus próximos (19%), o interior da casa (19%) e o desporto (16%).

« AXA Barómetro Reforma » - Junho 2005 - 16

Os Despreocupados (6%)

Tipologia transnacional: sete grupos (incluindo activos e reformados)

• Esta atitude de indiferença não esconde uma rejeição devida à reforma ou à velhice. Pelo contrário, a reforma beneficia de uma imagem globalmente positiva (41% vs 21%).

• Assim, este grupo prepara-se pouco, nitidamente menos que nos outros países: preocupa-se tarde com a preparação (43 anos em média). Preocupa-se um pouco mais com o seu local de vida (47%), das suas futuras actividades (39%). No entanto, não se projectam nesta nova vida.

• Fortemente composto por activos (65%), é também um grupo muito feminino (56% de mulheres vs 44% homens) e, fazendo ligação com a actividade, quatro pessoas em cada dez têm menos de 45 anos (42%).

• Muito representada na Ásia, este tipo de atitude não se encontra, ou muito pouco no mundo anglo-saxónico, Itália, Alemanha ou Bélgica.

• Caracterizam-se pelo elevado nível de indiferença relativamente à reforma. Esta atitude não está unicamente relacionada com o facto de o grupo ter uma forte proporção de activos (65%) mas estará, sem dúvida, também relacionada com sistemas económicos e valores sociais específicos. Com efeito, encontramos aqui quase exclusivamente três países da Ásia, onde estão muito sobre-representados: Japão (28%), Singapura (21%) e também, apesar de muito longe destes últimos, HongKong (9%).

« AXA Barómetro Reforma » - Junho 2005 - 17

Os Resignados (28%)

Tipologia transnacional: sete grupos (incluindo activos e reformados)

• A reforma também está associada a certas preocupações financeiras, nomeadamente no que diz respeito ao futuro rendimento (apenas 44% estimam que este será suficiente para viver). Apesar disso, não se preparam realmente para a reforma: no plano financeiro, menos do que a média internacional, recorrem a um fraco número de investimento (2,7); ainda menos no plano psicológico: não se preparam para o local de vida (30%) e menos ainda para as actividades (10%).

• É composto por uma maioria de activos (56% vs 44% para os reformados) e mulheres (52%).

• É um grupo muito forte na Europa do Sul, em Espanha (41%), em Portugal (34%) e na Itália (33%), mas também nos Países Baixos (37%) e na Bélgica (34%). É, ao contrário, nitidamente mais fraco na Alemanha (24%), Estados Unidos (22%), Austrália (19%), Japão (17%) e Nova Zelândia (15%).

• Este grupo caracteriza-se por uma atitude de resignação face à reforma. Se as imagens associadas são tendencialmente positivas (43% vs 52% em média), de facto, a reforma será para este grupo sinónimo de tédio porque tem poucos centros de interesse, paixões na vida e projecta poucas actividades na reforma. Um grupo que, na vida, não é nem verdadeiramente feliz, nem verdadeiramente infeliz.

« AXA Barómetro Reforma » - Junho 2005 - 18

Os Ansiosos (12%)

Tipologia transnacional: sete grupos (incluindo activos e reformados)

• Para compensar estas inquietações, este grupo prepara com cuidado a sua reforma relativamente ao local onde viverá. Com poucas paixões e centros de interesse, projectam uma reforma inactiva. No plano financeiro, estas inquietações não o conduzem, apesar disso, a preparar melhor os seus futuros rendimentos e os seus meios de poupança são clássicos e pouco diversificados (2,4%). É um grupo que conta muito mais com o Estado para garantir as reformas (78%) do que com a responsabilidade individual (59%).

• Composto por uma parte importante de reformados (59%), é um grupo muito feminino (54%) e tendencialmente com mais idade (40% de 65 anos e mais). Está muito representado em Portugal (23%), Hong-Kong (23%) e no Japão (21%). Encontra-se, particularmente, reduzido nos Países Baixos (6%), Nova Zelândia (6%), Singapura (7%), Austrália (8%) e Bélgica (8%).

• É um grupo muito fortemente marcado por uma dupla inquietação: angustias face à reforma, associadas a inúmeras imagens fortemente negativas (50% vs 26% em média); fortes inquietações financeiras no que diz respeito aos futuros rendimentos da reforma, e vivência actual marcada pelo insuficiente nível das pensões: menos de um em cada dez estima «ter o suficiente para viver» (9%). Assim, este grupo é pouco feliz da sua vida (51%).

« AXA Barómetro Reforma » - Junho 2005 - 19

Optimismo

Activos : 65%Reformados : 35%

Activos : 56%Reformados : 44%

Activos : 41%Reformados : 59%

Activos : 59%Reformados : 41%

Activos : 39%Reformados : 61%

Activos : 54%Reformados : 46%

Activos : 45%Reformados : 55%

Tipologia transnacional - Repartição activos vs reformadosOs reformados e os activos repartem-se nos grupos de forma mais ou menos comparável. No entanto, certos grupos são mais especificamente constituídos por reformados, tanto na esfera dos «Dinâmicos» (Hiperactivos -61%, Previdentes -55%) como nos «Passivos» (Ansiosos -59%). O grupo dos « Despreocupados» é, pelo contrário, constituído por dois terços de activos (65%).

«Os Dinâmicos» 54%

Reforma activa

Reforma inactiva

Os Previdentes25%

Os Positivos14%

Os Pessimistas activos5%

Os Ansiosos12%

Os Resignados

28%

Os Despreocupados

6%Os Hiperactivos

10%«Os Passivos» 40%

Pessimismo

« AXA Barómetro Reforma » - Junho 2005 - 20

52

82

52

38

10

25

39

90

6556

30

49 47

62 73

5244

3327

64 62

Actividades Local de vida Prepararam a sua reforma

Preparação da reformaDe forma geral, os grupos da esfera dos «Dinâmicos» são mais previdentes face à reforma, mais de um em cada dois preparam a sua reforma quanto às actividades e local de vida. A atitude dos Resignados está, ao contrário, numa posição de recuo.

Os Despreocupados

6%

Os Positivos14%

Os Previdentes25%

Os Hiperactivos10%

Os PessimistasActivos

5%

Os Resignados28%

Os Ansiosos12%

« Os Dinâmicos » « Os Passivos »

Em %

« AXA Barómetro Reforma » - Junho 2005 - 21

Imagens espontâneas associadas à reformaOs grupos «Dinâmicos» têm uma visão positiva da reforma, nomeadamente os Hiperactivos. Uma excepção notável, os Pessimistas activos, cujas percepções são mais repartidas. É também a atitude observada nos Resignados e nos Despreocupados, enquanto que a visão dos Ansiosos é particularmente negativa.

55

64

84

5043

27

41

16 17

45

28

50

2120

Associações positivas Associações negativas

« Os Dinâmicos » « Os Passivos »

Em %

Os Despreocupados

6%

Os Positivos14%

Os Previdentes25%

Os Hiperactivos10%

Os PessimistasActivos

5%

Os Resignados28%

Os Ansiosos12%

« AXA Barómetro Reforma » - Junho 2005 - 22

Actividades reais ou projectadas na reformaOs quatro grupos da esfera dos «Dinâmicos» têm ou encaram uma reforma particularmente activa, à volta de centros de interesse inúmeros e variados, abertos aos outros ou centrados neles próprios. Ao contrário, os Ansiosos e os Resignados projectam uma reforma tendencialmente inactiva, sem real eixo de interesse. Os Despreocupados sentem-se ainda pouco envolvidos no assunto.

Travel : 43%Sport : 23%Voluntary work : 14%

A hobby, a particular interest : 38%Travel : 27%Sport : 27%Voluntary work : 13%

Social life, meet with friends : 48%Cultural interests, reading : 44%A hobby, a particular interest : 44%Travel : 43%Visit the family : 43%Walking / hiking : 41%Join group / associations : 33%Go on day / trips : 32%Voluntary work : 32%

Travel : 40%Visit the family : 19%Voluntary work : 12%Social life, meet with friends : 11%

A hobby, a particular interest : 20%Gardening / DIY : 16%Travel : 12%Sport : 12%Cultural interests, reading : 10%Voluntary work : 9%

Travel : 24%A hobby, a particular interest : 15%Gardening / DIY : 10%Walking / hiking : 10%Voluntary work : 9%Sport : 9%

Travel : 27%A hobby, a particular interest : 21%Walking / hiking : 12%Voluntary work : 11%Social life, meet with friends : 10% Sport : 9%

Activities and projects would most interest you when retired. (Q.28)

Optimismo «Os Dinâmicos» 54%

Reforma activa

Reforma inactiva

Os Previdentes25%

Os Positivos14%

Os Pessimistas activos5%

Os Ansiosos12%

Os Resignados

28%

Os Despreocupados

6%Os Hiperactivos

10%«Os Passivos» 40%

Pessimismo

« AXA Barómetro Reforma » - Junho 2005 - 23

Repartição dos grupos por país (ver detalhe por país nos anexos)

Positivos Previ-dentes

Hiper-activos

Pessi-mistasActivos

Despre-ocupados Resignados Ansiosos

Peso do grupo, em % 14% 25% 10% 5% 6% 28% 12%

NOVA ZELÂNDIA 16% 31% 25% 4% 3% 15% 6%

ALEMANHA 6% 38% 13% 6% 1% 24% 13%

BÉLGICA 10% 22% 15% 8% 2% 34% 8%

ESPANHA 20% 12% 4% 4% 7% 41% 12%

PAÍSES BAIXOS 14% 28% 8% 2% 5% 37% 6%

SINGAPURA 14% 20% 6% 5% 21% 26% 7%

JAPÃO 4% 30% 1% 1% 28% 17% 21%

Base total em efectivo = 9 299 n=1286 n=2330 n=883 n=495 n=578 n=2584 n=1143

AUSTRÁLIA 20% 33% 15% 3% 2% 19% 8%

CANADÁ 22% 29% 8% 6% 3% 23% 10%ESTADOS UNIDOS 22% 34% 6% 4% 2% 22% 10%

REINO UNIDO 13% 25% 17% 4% 2% 26% 13%

FRANÇA 7% 26% 9% 11% 4% 31% 12%

ITÁLIA 11% 21% 9% 10% 3% 33% 13%

HONG-KONG 14% 11% 1% 3% 9% 38% 23%

PORTUGAL 12% 13% 5% 9% 3% 34% 23%

Superior à média Inferior à média

« AXA Barómetro Reforma » - Junho 2005 - 24

II - Antecipar, condição para uma boa reforma

« AXA Barómetro Reforma » - Junho 2005 - 25

Spain

Portugal

The Netherlands

Italy

France

Japan

Belgium

Germany

New Zealand

UK

Australia

Singapore

USA

Canada

Hong Kong

38

43

42

46

61

55

81

56

82

82

84

87

85

86

88

37

53

57

58

63

64

75

76

81

83

83

86

87

87

89

Germany

The Netherlands

USA

Italy

Australia

Singapore

France

Hong Kong

New Zealand

Portugal

Canada

UK

Japan

Belgium

Spain

40

56

74

74

71

72

77

86

89

88

88

88

89

90

44

60

63

71

74

75

76

77

80

82

83

90

90

91

Item not asked for Germans

Em % de “SIM”

(*)

Q.19 Working and Retired: In your opinion, who do you think should be responsible in providing the pension? [AIDED QUESTION] (*) Social pension fund in Germany

Quem deve ser responsável por providenciar a pensão de reforma?Para o mundo anglo-saxónico, como Hong Kong e Singapura, a reforma é antes de mais uma responsabilidade individual. Um consenso quase generalizado sobre o papel do Estado.

ActivosReformados

O Estado / as Instituições públicasO trabalhador

« AXA Barómetro Reforma » - Junho 2005 - 26

Quem deve ser responsável pela reforma? Uma clivagem entre os grupos de «Dinâmicos», para os quais a responsabilidade individual é essencial, e os «Passivos», para os quais o Estado é a chave mestra dos sistemas de reforma.

66

717878

7369

7064

68

75 75

67 6659

O Estado O Empregado

« Os Dinâmicos » « Os Passivos »

Em %

Os Despreocupados

6%

Os Positivos14%

Os Previdentes25%

Os Hiperactivos10%

Os PessimistasActivos

5%

Os Resignados28%

Os Ansiosos12%

« AXA Barómetro Reforma » - Junho 2005 - 27

Japan

Italy

Spain

Portugal

France

Singapore

Hong Kong

Australia

The Netherlands

Belgium

Germany

New Zealand

UK

Canada

USA

12

24

35

40

42

48

58

59

62

64

65

66

67

70

73

% prepararam a sua reforma

ActivosReformados

Idade médiaEm %

Q.20 Working: At what age do you think people start preparing for their retirement?Q.20 Retired: At what age did you start preparing for your retirement? Q.21 Working: Have you prepared for your retirement?

Com que idade devem as pessoas preparar a reforma? Os activos preparam-na?Os países anglo-saxónicos e do Norte da Europa preparam a sua reforma cedo e activamente, contrariamente à Europa do Sul e ao Japão.

Japan

Italy

Spain

Portugal

Belgium

Singapore

France

Australia

The Netherlands

Germany

Hong Kong

Canada

USA

New Zealand

UK

55

54

53

50

43

41

39

40

34

51

49

38

36

39

35

52

51

46

46

37

37

37

36

35

34

34

34

34

32

31

Idade actual para preparar a reforma

« AXA Barómetro Reforma » - Junho 2005 - 28

Com que idade devem as pessoas preparar a reforma?Os grupos dos «Dinâmicos» preparam a sua reforma, em média, nitidamente mais cedo do que os «Passivos». Os Despreocupados e Ansiosos, uns por não se sentirem envolvidos, os outros por angústia, são mais tardios.

43 anos

43 anos

40 anos

40 anos

38 anos

38 anos

38 anosOs Positivos

14%

Os Previdentes25%

Os Hiperactivos10%

Os Pessimistas Activos5%

Os Resignados28%

Os Ansiosos12%

Os Despreocupados6%

« Os Dinâmicos »

« Os Passivos »

« AXA Barómetro Reforma » - Junho 2005 - 29

Italy

The Netherlands

Portugal

Spain

Japan

Hong Kong

France

Australia

Belgium

Germany

New Zealand

UK

Singapore

Canada

USA

Japan

Italy

Portugal

The Netherlands

Hong Kong

France

Germany

New Zealand

Canada

USA

Australia

Belgium

UK

Singapore

Spain

63

63

70

76

85

89

90

92

92

94

95

95

95

97

100

As pessoas preparam a sua reforma no plano financeiro?No global, somente 13% dos activos e dos reformados não prepararam nada, ou não tinham preparado nada, para a reforma no plano financeiro. É essencialmente o caso do Japão e da Itália, a seguir vem Portugal e os Países Baixos. É na Europa do Sul que a diversidade dos investimentos é das mais fracas, bem como nos Países Baixos.

Q.22 Working: From a financial point of view, what have you done, if anything, about securing your retirement income? Retired: From a financial point of view, what had you done, if anything, about securing your retirement income?

Pelo menos um investimento(em %)

Activos

Número de investimentos(em média)

1,5

2,1

2,3

2,4

2,7

2,9

3,0

3,1

3,3

3,3

3,3

3,4

3,7

3,7

4,1

« AXA Barómetro Reforma » - Junho 2005 - 30

As pessoas preparam a sua reforma no plano financeiro?Os grupos de «Dinâmicos» têm comportamentos de poupança com vista à reforma, nitidamente mais activos que os «Passivos», mesmo que o número de investimentos seja similar.

3,5 3,3 3,0 2,7 2,42,8

3,4

75758486

9292 93

0

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

0

10

20

30

40

50

60

70

80

90

100

Número médio de investimentos % de pessoas que efectuaram pelo menos um investimento

« Os Dinâmicos » « Os Passivos »

Os Despreocupados

6%

Os Positivos14%

Os Previdentes25%

Os Hiperactivos10%

Os PessimistasActivos

5%

Os Resignados28%

Os Ansiosos12%

« AXA Barómetro Reforma » - Junho 2005 - 31

Japan

France

Hong Kong

Italy

Portugal

Singapore

Belgium

Spain

Canada

Australia

New Zealand

UK

USA

Germany

The Netherlands

As pessoas consideram-se bem informadas sobre a futura reforma?Os activos (pessoas que trabalham) sentem-se melhor informados da data de saída para a reforma do que do montante, com excepção dos Holandeses.

Japan

Hong Kong

France

Portugal

Italy

Belgium

Singapore

Australia

Canada

Spain

UK

New Zealand

Germany

USA

The Netherlands

5

14

21

30

30

36

37

40

45

46

48

50

50

55

58

3

14

15

17

19

24

26

30

36

39

42

44

49

49

59

Em % de “SIM” Montante da reformaData de saída para a reforma

Activos

Q.22ter Working : Do you consider you are well informed about your retirement conditions concerning … ?Q.22ter Retired : Do you consider you were well informed about your retirement conditions concerning … ?[AIDED QUESTION]

« AXA Barómetro Reforma » - Junho 2005 - 32

As pessoas consideram-se bem informadas sobre a futura reforma?Os grupos de «Dinâmicos» estão nitidamente melhor informados do que os «Passivos» sobre a reforma.

The date you will retire : 31%The amount of your retirement pension : 18%

Do you consider you are well informed about your retirement conditions concerning … (Q.22ter)

The date you will retire : 41%The amount of your retirement pension : 36%

The date you will retire : 37%The amount of your retirement

pension : 34% The date you will retire : 46%The amount of your retirement pension : 41%

The date you will retire : 57%The amount of your retirement pension 55%

The date you will retire : 64%The amount of your retirement pension : 60%

The date you will retire : 59%The amount of your retirement pension : 57%

Where would you go for advice and information on retirement planning? (Q.23)

Optimismo «Os Dinâmicos» 54%

Reforma activa

Reforma inactiva

Os Previdentes25%

Os Positivos14%

Os Pessimistas activos5%

Os Ansiosos12%

Os Resignados

28%

Os Despreocupados

6%Os Hiperactivos

10%

Pessimismo

«Os Passivos» 40%

« AXA Barómetro Reforma » - Junho 2005 - 33

III - Condições materiais favoráveisa uma boa reforma

« AXA Barómetro Reforma » - Junho 2005 - 34

Os rendimentos de reforma são suficientes?É na Ásia (excepto Singapura) e na Europa do Sul (excepto Espanha) que os futuros rendimentos de reforma são considerados insuficientes.

Japan

Portugal

France

Italy

Hong Kong

UK

Spain

USA

Germany

New Zealand

Australia

Singapore

Canada

Belgium

The Netherlands

54

68

44

62

52

39

61

35

35

40

30

35

32

47

27

59

53

49

45

44

40

40

38

37

34

33

32

31

31

26

“Totalmente insuficiente + insuficiente”

Q.17 Working: Do you think that the amount of your retirement income will be…Retired: Do you consider this amount to be…

Em %

ActivosReformados

« AXA Barómetro Reforma » - Junho 2005 - 35

Os rendimentos da reforma serão idênticos ao rendimento de actividade?Existe uma opinião generalizada de que a reforma corresponde a uma diminuição do rendimento, nomeadamente em França e na Alemanha.

Spain

Portugal

Singapore

USA

Australia

Canada

The Netherlands

New Zealand

Italy

Hong Kong

UK

Japan

Belgium

Germany

France

69

58

75

74

79

68

62

83

69

84

76

80

78

75

79

55

57

59

62

66

67

69

69

71

72

78

79

81

87

88

“Rendimentos de reforma inferiores”

Q.14 Working: Do you think that your retirement income will be higher, as high or lower than your last salary? Retired: Is your retirement income higher, as high or lower than your last salary?

Em %

ActivosReformados

« AXA Barómetro Reforma » - Junho 2005 - 36

IV - Nestas condições, uma reforma feliz e activa

« AXA Barómetro Reforma » - Junho 2005 - 37Q.25 Working and Retired: What thoughts come to mind when thinking about the word ‘Retirement’?[SPONTANEOUS PRE CODED QUESTION]

Canada

USA

France

The Netherlands

Germany

Singapore

New Zealand

Hong Kong

Spain

UK

Belgium

Australia

Japan

Portugal

Italy

13

22

17

17

17

14

33

38

15

32

17

27

48

55

11

13

13

18

18

20

23

23

23

25

25

27

27

39

44

Portugal

Japan

USA

Spain

The Netherlands

UK

Italy

Hong Kong

Singapore

Germany

France

Canada

New Zealand

Australia

Belgium

27

46

56

35

57

62

36

39

53

60

54

69

67

71

55

34

45

51

52

52

52

53

57

60

65

66

68

69

71

74

Em %Em %Total de imagens positivas Total imagens negativas

Quais são as imagens espontaneamente associadas à reforma?A reforma está associada simultaneamente a imagens positivas (tempo para si próprio, prazer, …) e negativas (doença, inutilidade social, …). Mas a dimensão positiva predomina a maior parte das vezes, excepto na Europa do Sul (Itália, Portugal, reformados espanhóis). Resultados mais ou menos homogéneos entre activos e reformados.

Pas disponible

ActivosReformados

« AXA Barómetro Reforma » - Junho 2005 - 38

USA

USA

UK

UK

Spain

Spain Singapore

Singapore

Portugal Portugal

New Zealand

New Zealand

Netherlands Netherlands

Japan

Japan

Italy

Italy

Hong Kong

Hong Kong

Germany

Germany

France France

Canada

Belgium Belgium Australia

Australia

Live under the sun

Dependent

Useless

Alone

Poor Ill Old

Death

Finally enjoy my life

Time to do things

Finally time to spend for others

Finally time to spend for myself

Finally I have nothing to do

I am interested

Velhice

Axe 1 - 31%

Medos

Reencontrar o tempo para si e para os outros Axe 2 - 26%

Tempo para o lazer

Q.25 Working and Retired: What thoughts come to mind when thinking about the word ‘Retirement’?[SPONTANEOUS PRE CODED QUESTION]

Quais são as imagens espontaneamente associadas à reforma?Para nenhum dos grupos, a reforma está associada à velhice. Para os Hiperactivos, Previdentes e Positivos, a reforma é, antes de mais, um momento para si e para os outros, e de hobbies. É o mesmo caso para os Pessimistas Activos que multiplicarão as actividades de qualquer natureza.Os Resignados e os Ansiosos, vivem no receio das dificuldades associadas à velhice.

Previdentes 25%

Ansiosos 12%

Resignados 28%

Positivos 14%

Despreocupados6%

Hiperactivos 10%

Pessimistas activos 5%

ActivosReformados

« AXA Barómetro Reforma » - Junho 2005 - 39

As pessoas consideram-se felizes?Reformados pelo menos tão felizes quanto os activos, até mais.Os países anglo-saxónicos oferecem condições particularmente favoráveis: Estados Unidos, Canadá, Austrália e Nova Zelândia.

Q.3 Working and Retired: Overall, to what extend do you consider yourself to be happy? Do you feel …?

% das pessoas MUITO felizes (top box)

Arial 14

Arial 14Estados Unidos

Canadá

Portugal

EspanhaFrança

R.U

Itália

Nova Zelândia

Austrália

Japão

Hong Kong

Alemanha

Países Baixos

Bélgica

Singapura

35%

46%

Activos

Reformados

29%

32%

11%

17%

11%

8%

37%

31%

39%

43%

18%

18%

34%

40%

32%

27%

18%

12%27%

33%

22%

18%

34%

24%

38%

44%

22%

35%

%

%

« AXA Barómetro Reforma » - Junho 2005 - 40

As pessoas consideram-se felizes?Exceptuando os Ansiosos, todos os grupos são tendencialmente felizes no seu próprio país.

4835 37

22 199

25

62 58

65 72

42

6447

7164

67

5564

7571

Muito felizes Mais ou menos felizes No seu próprio país

« Os Dinâmicos » « Os Passivos »

Em %

Q.3 Working and Retired: Overall, to what extend do you consider yourself to be happy? Do you feel …?

95% 89%

51%

91%87%95%97%

Os Despreocupados

6%

Os Positivos14%

Os Previdentes25%

Os Hiperactivos10%

Os PessimistasActivos

5%

Os Resignados28%

Os Ansiosos12%

« AXA Barómetro Reforma » - Junho 2005 - 41

Que países (exceptuando o seu) oferecem as melhores condições de vida?As condições económicas percebidas representam O critério de avaliação do «viver bem», e não o calor dos países do Sul (Itália, Espanha…)

Arial 14

Arial 14Estados Unidos

Canadá

Espanha França

R.U

Itália

Austrália

Alemanha

10%

4%

5%

5%

4%

4%

Suissa

10%

Suécia

8%Noruega

2%Luxemburgo

2%

Nova Zelândia

% de citações por países mencionados

Q.1 Working and Retired: In your opinion which country offers the best standard of living?

10%

« AXA Barómetro Reforma » - Junho 2005 - 42

Japan

Singapore

Canada

Hong Kong

USA

UK

Portugal

France

Germany

Spain

Belgium

Italy

The Netherlands

9

17

36

22

40

55

55

49

49

51

48

57

63

14

19

40

43

45

57

58

60

61

64

66

69

69

Question non posée en Australie et Nouvelle Zélande car il n’y a pas d’âge limite de la retraite

% de pessoas que não aprovam o alargamentoda idade limite para a reforma

Q.12 Working and Retired: What do you think about the increasing of the retirement age limit, for men and women? Q.13 Working and Retired : In your opinion, up to what age can the retirement age limit be increased?

Que opinião face ao aumento da idade da reforma?Na Europa, deseja-se aproveitar o mais cedo possível da reforma. Aqui, a oposição ao alargamento da idade da reforma é partilhada, qualquer que seja o país. A opinião é diferente fora da Europa.

ActivosReformados

« AXA Barómetro Reforma » - Junho 2005 - 43Q.11 Working: And, ideally, at what age would you like to retire? Retired: If you had the chance to ‘retire again’, at what age would you have retired?Q.10 Working: At what age do you think you will be able to retire? Retired: At what age did you retire?

Japan

Germany

The Netherlands

Italy

Spain

Portugal

Belgium

UK

New Zealand

Hong Kong

USA

France

Canada

Australia

Singapore

65

61

60

58

62

60

60

60

60

61

59

58

58

58

60

61

59

59

58

57

57

57

56

56

55

55

55

55

55

54

Idade média na qual as pessoasdesejam partir para a reforma

Qual a idade ideal para a reforma?Os activos de hoje desejam partir mais cedo do que os seus predecessores, em média entre 55 e 60 anos.

ActivosReformados

« AXA Barómetro Reforma » - Junho 2005 - 44

Que opinião face ao aumento da idade da reforma?Os diferentes grupos são relativamente homogéneos entre eles: desaprovam, com excepção dos Despreocupados.

30 28 2229 27 33

45

41 4141

44 50 4429

Aprovam Desaprovam

« Os Dinâmicos » « Os Passivos »

Em %

747777

73636971

Os Despreocupados

6%

Os Positivos14%

Os Previdentes25%

Os Hiperactivos10%

Os PessimistasActivos

5%

Os Resignados28%

Os Ansiosos12%

« AXA Barómetro Reforma » - Junho 2005 - 45

Activos Reformados

Singapura 71anos

Hong Kong 71 anos

Japão 72 anos

Portugal 74 anos

Bélgica 74 anos

Austrália 74 anos

Alemanha 74 anos

França 74 anos

Espanha 74 anos

Nova Zelândia 73 anos

Canadá 73 anos

Estados Unidos 73 anos

Reino Unido 74 anos

Países Baixos 75 anos

Itália 75 anos

Q.33 Working and Retired: In your opinion, is somebody old when aged … ?

Com que idade somos velhos?Tornamo-nos «velhos» tardiamente. Assim, a reforma começa num período no qual somos suficientemente jovens para aproveitar.

Hong Kong 72 anos

Singapura 73 anos

Japão 74 anos

Reino unido 74 anos

França 74 anos

Espanha 74 anos

Nova Zelândia 75 anos

Estados Unidos 75 anos

Canadá 75 anos

Portugal 75 anos

Austrália 75 anos

Alemanha 75 anos

Itália 75 anos

Bélgica 75 anos

Países Baixos 78 anos

« AXA Barómetro Reforma » - Junho 2005 - 46

Japan

The Netherlands

Canada

USA

Spain

Australia

Singapore

France

Italy

UK

Hong Kong

N. Zealand

Portugal

Belgium

Germany

12

22

24

30

28

25

28

41

39

27

27

27

46

36

60

7

14

21

21

24

26

26

26

27

28

28

30

31

32

56

The Netherlands

Italy

Japan

Singapore

Hong Kong

UK

France

Canada

Spain

Portugal

USA

Germany

Belgium

Australia

New Zealand

22

21

27

15

19

48

26

29

37

32

34

31

29

56

49

10

12

16

21

21

24

29

29

29

30

30

34

36

38

39

Japan

Australia

Hong Kong

Singapore

The Netherlands

Canada

Spain

USA

UK

Belgium

Portugal

Germany

France

New Zealand

Italy

0

0

0

1

4

4

5

4

9

11

9

5

9

9

22

0

0

0

5

5

5

5

7

8

8

9

10

10

13

18

Japan

The Netherlands

Spain

UK

Germany

Hong Kong

Australia

Portugal

Singapore

Belgium

N. Zealand

USA

Canada

Italy

France

2

1

6

2

2

3

2

3

1

4

2

2

2

6

6

0

1

1

2

3

3

4

4

5

5

6

6

7

7

13

DoençaPerda de mobilidade/ mobilidade

e autonomia reduzidasPerda de

independência Reforma Em %

Q.35 Working and Retired: What are the moments? [SPONTANEOUS PRE CODED QUESTION]

O que significa a entrada na velhice?Qualquer que seja o país, é a doença e a perda de autonomia que significam a entrada na velhice. Em caso nenhum a reforma.

ActivosReformados

« AXA Barómetro Reforma » - Junho 2005 - 47

Que actividades na reforma?Todos os activos do mundo partilham o mesmo sonho, viajar. Na realidade, excepto os americanos, os reformados têm tendência a ficar em casa, centrados sobre o seu meio envolvente próximo, a casa, o jardim, as actividades quotidianas. Os países de cultura anglo-saxónica – América do Norte e Ásia – concedem um lugar mais importante, do que nos outros países, ao desporto.

USA

USA

UK

UK

Spain

Spain

Singapore

Singapore

Portugal

Portugal New Zealand New Zealand

Netherlands

Netherlands

Japan Japan Italy

Italy

Hong Kong

Hong Kong

Germany

Germany

France

France

Canada

Canada

Belgique

Belgique

Australia

Australia

Others

Walking/hiking

Sport

Gardening/DIY Visit the family

Social life, meet with friends

Hobby

Voluntary work Join groups

Cultural interestsBack to college

Go on day trips/visits Travel

Casa, família, tomar conta de si

Axe 1 -36%

Axe 2 - 18%

Actividades físicas

Viagens, estar fora

Q.28 Working: Which activities and projects would most interest you when retired?Retired: What kind of activities do you do since you retired? [SPONTANEOUS PRE CODED QUESTION]

Pessoas activas qualquer que seja o país

Paixões

ActivosReformados

« AXA Barómetro Reforma » - Junho 2005

Anexo 1

« AXA Barómetro Reforma » - Junho 2005 - 49

Male : 44%Female : 56%25-34 years : 20%35-44 years : 22%45-54 years : 18%55-64 years : 23%65-75 years : 16%Children : 81%

Gender (Q.S8)

Age (Q.S10)

Children (Q.D)

Male : 55%Female : 45%25-34 years : 21%35-44 years : 17%45-54 years : 11%55-64 years : 18%65-75 years : 33%Children : 78%

Male : 54%Female : 46%25-34 years : 9%35-44 years : 14%45-54 years : 14%55-64 years : 28%65-75 years : 34%Children : 84%

Male : 36%Female : 64%25-34 years : 10%35-44 years : 12%45-54 years : 13%55-64 years : 23%65-75 years : 42%Children : 83%

Male : 53%Female : 47%25-34 years : 22%35-44 years : 17%45-54 years : 13%55-64 years : 19%65-75 years : 28%Children : 75%

Male : 48%Female : 52%25-34 years : 18%35-44 years : 19%45-54 years : 14%55-64 years : 19%65-75 years : 30%Children : 79%

Male : 46%Female : 54%25-34 years : 9%35-44 years : 11%45-54 years : 17%55-64 years : 24%65-75 years : 40%Children : 84%

Tipologia transnacional - Repartição homem vs mulher e idadeQuatro grupos são constituídos por uma parte maioritária de mulheres: os Hiperactivos (64%), os Despreocupados (56%), os Ansiosos (54%) e os Resignados (52%). Os mais de 65 anos dominam nos Hiperactivos (42%) e os Ansiosos (40%). Os menos de 45 anos encontram-se no grupo dos Despreocupados (42%), logicamente, mas também nos Resignados (37%).

«Os Passivos» 40%

«Os Dinâmicos» 54%Optimismo

Reforma activa

Reforma inactiva

Os Previdentes25%

Os Positivos14%

Os Pessimistas activos5%

Os Ansiosos12%

Os Resignados

28%

Os Despreocupados

6%Os Hiperactivos

10%

Pessimismo

« AXA Barómetro Reforma » - Junho 2005

Anexo 2

Tipologia – Em Portugal

« AXA Barómetro Reforma » - Junho 2005 - 51

Em PortugalOs «Passivos» estão sobre-representados em Portugal, tanto no que diz respeito aos Resignados (34% vs 28%) como aos Ansiosos (23% vs 12%). As atitudes mais viradas para o dinamismo são, desde logo, minoritárias, nomeadamente os comportamentos de antecipação (Previdentes - 13% vs 25%).

Portugal : 34%

Portugal : 23%Portugal : 9%

Portugal : 3%Portugal : 12%

Portugal : 13%

Portugal : 5%

Portugal : 39%

Portugal : 57%«Os Passivos» 40%

«Os Dinâmicos» 54%Optimismo

Reforma activa

Reforma inactiva

Os Previdentes25%

Os Positivos14%

Os Pessimistas activos5%

Os Ansiosos12%

Os Resignados28%

Os Despreocupados

6%Os Hiperactivos

10%

Pessimismo

« AXA Barómetro Reforma » - Junho 2005

Anexos 3

Tipologia - País por país(Restantes países versão inglesa)

« AXA Barómetro Reforma » - Junho 2005 - 53

Australia Retirement is considered as a natural life transition. The percentage of active residents exceeds the global average: Cheerful (20% vs. 14%), Planners (33% vs. 25%) and Hyperactive (15% vs. 10%). Fewer people tend to be “Passive”, in particular Resigned but Content (19% vs. 28%) or Indifferent.

Active Retirement

Optimism

Inactive Retirement

Pessimism

Planners25%

Cheerful14%

Active-pessimist5%

Worriers12%

Resigned but Content28%

Indifferent6%

Hyperactive10%

Australia: 19%

Australia: 8% Australia: 3%

Australia: 2% Australia: 20%

Australia: 33%

Australia: 15%“Passive” 40%

“Dynamic” 54%Australia: 71%

Australia : 27%

« AXA Barómetro Reforma » - Junho 2005 - 54

Active Retirement

Optimism

Inactive Retirement

Pessimism

Planners25%

Cheerful14%

Active-pessimist5%

Worriers12%

Resigned but Content28%

Indifferent6%

Hyperactive10%

New Zealand: 15%

New Zealand: 6%New Zealand: 4%

New Zealand: 3%New Zealand: 16%

New Zealand: 31%

New Zealand: 25%

New Zealand Retirement is a new, active phenomenon in New Zealand. People are optimistic and financially prepare for the transition. Three “Dynamic” attitude types in NZ exceed the global averages: Planners (31% vs. 25%), Hyperactive (25% vs. 10%) and Cheerful (16% vs. 14%). The most salient “Passive” categories – Resigned but Content and Worriers – are significantly below the global average.

“Passive” 40%

“Dynamic” 54%New Zealand: 76%

New Zealand : 21%

« AXA Barómetro Reforma » - Junho 2005 - 55

Active Retirement

Optimism

Inactive Retirement

Pessimism

Planners25%

Cheerful14%

Active-pessimist5%

Worriers12%

Resigned but Content28%

Indifferent6%

Hyperactive10%

Canada: 23%

Canada: 10%Canada: 6%

Canada: 3%Canada: 22%

Canada: 29%

Canada: 8%

CanadaRetirement represents a new momentum of life. People are optimistic and prepare financially for the transition. Two out of four groups in this area exceed the global average: Cheerful (22% vs. 14%) and Planners (29% vs. 25%). The percentage of Indifferent people is below the global average (3% vs. 6%). Fewer people are “Passive”, in particular the Resigned but Content (19% vs. 28%).

“Passive” 40%

“Dynamic” 54%Canada: 65%

Canada: 33%

« AXA Barómetro Reforma » - Junho 2005 - 56

United StatesAmericans are optimistic about retirement and people actively prepare for this transition. Extremely few people are Indifferent (2% vs. 6%). Many people plan ahead for retirement (Planners: 34% vs 25%), and a significant percentage of people are Cheerful (22% vs. 14%). The percentage of Resigned but Content residents is below the global average (22% vs. 28%).

Inactive Retirement

Worriers12%

Resigned but Content28%

Indifferent6%

US: 22%

US: 10%

US: 2%

Active Retirement

Optimism

Planners25%

Cheerful14%

Active-pessimist5%

Hyperactive10%

US: 4%

US: 22%

US: 34%

US: 6%

Pessimism

“Passive” 40%

“Dynamic” 54%US: 66%

US: 32%

« AXA Barómetro Reforma » - Junho 2005 - 57

GermanyMost German residents are optimistic and actively prepare for their retirement. Extremely few people are Indifferent (1% vs. 6%). People plan ahead for retirement (Planners: 38% vs. 25%). However, fewer people are Cheerful (6% vs. 14%). The percentages of Hyperactives and Active Pessimists align with the global average.

Active Retirement

Optimism

Inactive Retirement

Pessimism

Planners25%

Cheerful14%

Active-pessimist5%

Worriers12%

Resigned but Content28%

Indifferent6%

Hyperactive10%

Germany: 24%

Germany: 13% Germany: 6%

Germany: 1%Germany: 6%

Germany: 38%

Germany: 13%“Passive” 40%

“Dynamic” 54%Germany: 63%

Germany: 37%

« AXA Barómetro Reforma » - Junho 2005 - 58

United KingdomRetirement is associated with a new momentum. Like elsewhere, people tend to be optimistic (Cheerful: 13%), plan ahead for retirement (Planners: 25%), but UK residents tend to be more Hyperactive (17% vs. 10%). The percentage of “Passive” people aligns with the global average.

Inactive Retirement

Worriers12%

Resigned but Content28%

Indifferent6%

UK: 26%

UK: 13%

UK: 2%

Active Retirement

Optimism

Planners25%

Cheerful14%

Active-pessimist5%

Hyperactive10%

UK: 4%

UK: 13%

UK: 25%

UK: 17%

Pessimism

“Passive” 40%

“Dynamic” 54%UK: 59%

UK: 39%

« AXA Barómetro Reforma » - Junho 2005 - 59

Active Retirement

Optimism

Inactive Retirement

Pessimism

Planners25%

Cheerful14%

Active-pessimist5%

Worriers12%

Resigned but Content28%

Indifferent6%

Hyperactive10%

France: 31%

France: 12%France: 11%

France: 4%France: 7%

France: 26%

France: 9%

FranceFrench residents tend to be more or less optimistic about their retirement. The percentage of people who plan ahead for retirement aligns with the global average (26% vs. 25%). Fewer people are Cheerful (7% vs. 14%), while more people are Active Pessimists (11% vs. 5%). The percentages of Passive and Indifferent residents align with the global average.

“Passive” 40%

“Dynamic” 54%France: 53%

France: 43%

« AXA Barómetro Reforma » - Junho 2005 - 60

Active Retirement

Optimism

Inactive Retirement

Pessimism

Planners25%

Cheerful14%

Active-pessimist5%

Worriers12%

Resigned but Content28%

Indifferent6%

Hyperactive10%

Belgium: 34%

Belgium: 8% Belgium: 8%

Belgium: 2%Belgium: 10%

Belgium: 22%

Belgium: 15%

BelgiumBelgian residents are reasonably optimistic about retirement and see it as a time to pursue personal projects. A majority of people are “Dynamic”, especially Hyperactives (15% vs. 10%) and Active Pessimists (8% vs. 5%); The percentage of Cheerful people is slightly below the global average (10% vs. 14%), while the percentage of Resigned but Content people exceeds the global average (34% vs. 28%). Relatively few people are Worriers about retirement (8% vs. 12%).

“Passive” 40%

“Dynamic” 54%Belgium: 55%

Belgium: 42%

« AXA Barómetro Reforma » - Junho 2005 - 61

Active Retirement

Optimism

Inactive Retirement

Pessimism

Planners25%

Cheerful14%

Active-pessimist5%

Worriers12%

Resigned but Content28%

Indifferent6%

Hyperactive10%

Italy: 33%

Italy: 13%Italy: 10%

Italy: 3%Italy: 11%

Italy: 21%

Italy: 9%

ItalyA slight majority of Italian residents are active about retirement. The percentage of Planners residents aligns with the global average (21% vs. 25%), although the country has a lower percentage of Cheerful residents (11% vs. 14%) and a higher percentage of Active Pessimists (10% vs. 5%). A significant percentage of residents are Resigned but Content (33% vs. 28%).

“Passive” 40%

“Dynamic” 54%Italy: 51%

Italy: 46%

« AXA Barómetro Reforma » - Junho 2005 - 62

SpainPeople have different opinions about retirement. While many have “Dynamic” attitudes with a positive image of retirement (Cheerful: 20% vs. 14%) many others tend to be “Passive”, expressing feelings of resignation. Resigned but Content residents make up the largest category (41% vs. 28%). Relatively few people anticipate and financially prepare for retirement (Planners: 12% vs. 25%).

Active Retirement

Optimism

Inactive Retirement

Planners25%

Cheerful14%

Active-pessimist5%

Worriers12%

Resigned but Content28%

Indifferent6%

Hyperactive10%

Spain: 41%

Spain: 12%Spain: 4%

Spain: 7%Spain: 20%

Spain: 12%

Spain: 4%

Pessimism

“Passive” 40%

“Dynamic” 54%Spain: 40%

Spain: 53%

« AXA Barómetro Reforma » - Junho 2005 - 63

Active Retirement

Optimism

Inactive Retirement

Pessimism

Planners25%

Cheerful14%

Active-pessimist5%

Worriers12%

Resigned but Content28%

Indifferent6%

Hyperactive10%

Netherlands: 37%

Netherlands: 6%Netherlands: 2%

Netherlands: 5%Netherlands: 14%

Netherlands: 28%

Netherlands: 8%

NetherlandsDutch residents tend to have a positive attitude towards retirement. Their level of material preparation aligns with the global average. However, a significant percentage of Passive people are Resigned but Content (37% vs. 28%); However, few people are Worriers about retirement (6% vs. 12%).

“Passive” 40%

“Dynamic” 54%Netherlands: 52%

Netherlands: 43%

« AXA Barómetro Reforma » - Junho 2005 - 64

Singapore Singapore residents tend to be Indifferent about retirement (21% vs. 6%). A significant percentage of people are Resigned but Content (26%) while few people are Worriers about retirement (7% vs. 12% on avg.). Among the “Dynamic” population, Planners people make up the most salient group, although the percentage remains below the global average (20% vs. 25%)

Active Retirement

Optimism

Inactive Retirement

Planners25%

Cheerful14%

Active-pessimist5%

Worriers12%

Resigned but Content28%

Indifferent6%

Hyperactive10%

Singapore: 26%

Singapore: 7%Singapore: 5%

Singapore: 21%Singapore: 14%

Singapore: 20%

Singapore: 6%

Pessimism

“Passive” 40%

“Dynamic” 54%Singapore: 45%

Singapore: 33%

« AXA Barómetro Reforma » - Junho 2005 - 65

Active Retirement

Optimism

Inactive Retirement

Pessimism

Planners25%

Cheerful14%

Active-pessimist5%

Worriers12%

Resigned but Content28%

Indifferent6%

Hyperactive10%

Japan: 16%

Japan: 21%Japan: 1%

Japan: 28%Japan: 3%

Japan: 30%

Japan: 1%

Japan Residents are divided relatively evenly over the different Passive groups, with an above average percentage of Worriers people (21% vs. 12%); A third of people are Planners (30% vs. 25%); and a quarter of the population is Indifferent, well above the global average (28% vs. 6%).

“Passive” 40%

“Dynamic” 54%Japan: 36%

Japan: 38%

« AXA Barómetro Reforma » - Junho 2005 - 66

Active Retirement

Optimism

Inactive Retirement

Pessimism

Planners25%

Cheerful14%

Active-pessimist5%

Worriers12%

Resigned but Content28%

Indifferent6%

Proactive10%

Hong Kong: 38%

Hong Kong: 23%Hong Kong: 3%

Hong Kong 9%Hong Kong: 14%

Hong Kong: 11%

Hong Kong: 1%

Hong KongHong Kong residents are not optimistic about retirement. Roughly four out of 10 residents are Resigned but Content (38% vs. 28%). Worriers people are the second most represented. (23% vs. 12%). Only a handful of residents have “Dynamic” attitudes (Planners: 11% vs. 25%; Hyperactive: 1% vs. 10%).

“Passive” 40%

“Dynamic” 54%Hong Kong: 29%

Hong Kong: 61%