avsi balanço social 2011

40
balanço anual fundação AVSI YEARS

Upload: fondazione-avsi

Post on 26-Mar-2016

225 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

www.avsi.org

TRANSCRIPT

Page 1: AVSI Balanço Social 2011

balanço anualfundação AVSI

YEARS

Page 2: AVSI Balanço Social 2011

4 Apresentação 6 Identidade e valores 8 Presença e atuação 10 Foco 12 Stakeholders 13 Network e Constituency 14 Estrutura organizativa 16 Setores de intervenção 28 CSR e Levantamento de Fundos 30 Dados econômicos 34 Balanço Agregado

Relatório Anual redigido por: Giampaolo Silvestri, Maria Teresa Gatti, Elisabetta Ponzone, Andrea Nebuloni, Marco Andreolli, com o apoio de todos os setores do staff AVSI.

Foto: cortesia deFabrizio Arigossi, BlossomMassimo Cuttica, Pio De Rose,Ilaria Di Biagio, Emiliano Larizza,Fabrizio Lava, Brett Morton,Luca Rossetti, Staff AVSI.

Gráfi caAccent on Design, Milão

Por respeito ao medio ambienteconsultar o Balanço Anual da AVSI no site www.avsi.org -----------------------

Balanço certifi cado e disponivelno site www.avsi.org-----------------------

Certifi cado de Qualidade Planejamento AVSIEscritório em Milão-----------------------

Vencedora do Oscar do Balanço 2004 Categoria Sem Fins Lucrativos-----------------------

A AVSI é asociada à Companhia das Obras Obras Sociais-----------------------

Parceiro cultural e cientifi cowww.sussidiarieta.net

sumário

Vencedora do Oscar do Balanço 2004

“Para o meu País, Haiti, o método AVSI é o mais adequado: “Para o meu País, Haiti, o método AVSI é o mais adequado: “Para o meu País, Haiti, o método AVSI é o mais adequado: “Para o meu País, Haiti, o método AVSI é o mais adequado: valorizar a pessoa, evitar o assistencialismo frequente nas valorizar a pessoa, evitar o assistencialismo frequente nas valorizar a pessoa, evitar o assistencialismo frequente nas valorizar a pessoa, evitar o assistencialismo frequente nas ajudas internacionais, valorizar os recursos do território ajudas internacionais, valorizar os recursos do território ajudas internacionais, valorizar os recursos do território ajudas internacionais, valorizar os recursos do território e a tradição local, na fé cristã”.e a tradição local, na fé cristã”.

Brice Gaspard, Agrônomo, colaborador AVSI

por mais de 10 anos em Les Cayes

Page 3: AVSI Balanço Social 2011

fundação AVSI

balanço anual 2011

Haiti

Page 4: AVSI Balanço Social 2011

Missão Kiringye:40 anos de desenvolvimento de Ezio CastelliVice Presidente da Fundação AVSI Ao publicar nosso Relatório Anual em

2012, olhamos para trás: há 40 anos, 1972, foi o ano da criação da “Associazione Volontari per il Servizio Internazionale”.

A AVSI foi fundada por um grupo de amigos que desejavam ajudar, de maneira mais estruturada, um outro grupo de amigos que havia dado vida a uma iniciativa de desenvolvimento e cooperação em Kiringye, África, no sudeste da República Democrática do Congo. Eram “voluntários” orientados e unidos pelo impulso do compartilhamento cristão de sua própria humanidade, bem como de seu profi ssionalismo, com os habitantes de algumas aldeias da Planície de Ruzizi, entre Uvira e Bukavu.

Foi um tipo de trabalho no mundo da cooperação internacional que não fi cou no papel, tão pouco nascia de um projeto de “benefi cência” ou para resolver os problemas do subdesenvolvimento, mas tinha o objetivo de consolidar e continuar uma amizade.

Hoje, após 40 anos, podemos ver analogias surpreendentes entre este primeiro programa da AVSI, diversifi cado em termos de conteúdos (desenvolvimento rural, saúde, educação...) e também de longa

duração (12 anos) e todo o desenvolvimento alcançado nos anos seguintes. Não é um desenvolvimento controlado por planos estratégicos de expansão, muitas vezes impostos por ideologias dominantes do momento, pelo poder dos meios de comunicação ou pelos recursos fi nanceiros que se obtém facilmente, mas sim é o resultado de muitos encontros, de investimentos no amadurecimento de pessoas e de suas capacidades, de valorização dos resultados evidentes e das oportunidades presentes no território.

O “projeto” inicial de Kiringye foi elaborado após visitas e contatos estabelecidos no terreno com relevantes interlocutores que conheciam muito bem os acontecimentos históricos, socioeconômicos e políticos da região, e com “grupos focais” – como se diria hoje – de habitantes. O projeto previa envolver, na ótica do desenvolvimento, aproximadamente 100.000 pessoas no âmbito rural, através de duas linhas prioritárias: melhoramento do trabalho e do rendimento das atividades agrícolas, graças à transformação (de amendoim em óleo e casca de arroz) e a comercialização e acesso aos serviços sanitários integrados; tudo isto com um enfoque educativo muito forte.

A história da primeira intervenção de AVSI no ex Zaire quarenta anos atrás é contada no livro: Kiringye 1973-83. De P. Cremonesi e L. Vaccari. Edizioni Franco Angeli.

balanço anual 20114

Page 5: AVSI Balanço Social 2011

FLEXIBILIDADE E ENFOQUE DE BAIXO PARA CIMA. Começamos, inicialmente, com um plano de intervenção bem preciso, mas sempre prestando atenção para que o mesmo se adaptasse ao contexto (necessidades e recursos, outros agentes, etc.) o que nos levou a corrigir e também mudar as atividades (por exemplo, de uma ênfase inicial, ainda que justifi cada, nos cuidados hospitalares à criação e funcionamento de uma rede de centros antigos e novos, privados e públicos, de saúde primária); e, sobretudo, após os primeiros dois ou três anos, passamos a apoiar projetos ou iniciativas elaboradas pelas pessoas com quem trabalhávamos e que nos encontravam (escolas de alfabetização, programas para as mulheres, grupos de educação básica, etc.)

Ainda hoje, nós, que fomos os primeiros “voluntários” da AVSI, fi camos surpreendidos ao ver que, apesar dos trágicos acontecimentos e da instabilidade geral que desde o fi nal dos anos 90 domina esta área do Congo, as pessoas com quem trabalhamos tentam ainda hoje continuar e retomar aquilo que havíamos iniciado e desenvolvido juntos. O desenvolvimento em Kiringye, como o de Avsi, foi possível pela força da liderança e por aquilo que está na origem da mudança pessoal e da riqueza da capacidade, diante da qual nos pasmamos em todos estes anos. O desenvolvimento não depende de linhas ou estratégias de trabalho, mas do acontecimento cristão, segundo a tradição da Igreja que o tornou possível. E as conquistas destes anos nos mostraram que este acontecimento chega a ser uma oportunidade para o verdadeiro desenvolvimento da pessoa como um todo, capaz de transformar a comunidade onde vive e, com um efeito dominó positivo, capaz de transformar também a sociedade e o mundo.

Quero destacar três lições que nós, da AVSI, aprendemos deste trabalho e que Quero destacar três lições que nós, da AVSI, aprendemos deste trabalho e que achamos sejam ainda úteis hoje no debate sobre o desenvolvimentoachamos sejam ainda úteis hoje no debate sobre o desenvolvimento.

EXPANSÃO, SUSTENTABILIDADE (AUMENTO CONTÍNUO OU EFEITO DOMINÓ).As ações de alguns (dos primeiros grupos de agricultores ou primeiros centros de saúde) produziram um efeito dominó positivo: apesar de suas dúvidas iniciais, milhares de cultivadores associaram-se progressivamente nas duas cooperativas (óleo e arroz), graças à mudança positiva que viram nos demais.

IMPACTO E EFICIÊNCIA.Durante este trabalho, aprendemos que o impacto e a efi ciência das ações não dependiam somente da coordenação de diferentes iniciativas (agrícolas, de educação básica, sanitária) na mesma área, mas sim, sobretudo, dependiam da maneira como nós nos tratávamos uns aos outros, com a dignidade infi nita que nos caracteriza, enfrentando as necessidades do outro para dar um sentido completo à nossa vida.

República democrática do Congo

Page 6: AVSI Balanço Social 2011

CENTRALIDADE DA PESSOAA pessoa é vista como um ser único em suas relações fundamentais, a família e a sociedade, não repetível ou reduzível a qualquer categoria sociológica ou a uma limitação que ela sofra de forma contingente (pobreza, doença, defi ciência, guerra). A pessoa é tensão ao infi nito, desejando o bem, o belo e o justo. O desenvolvimento baseia-se no “relançamento” desta natureza de pessoa.

identidade e valores

A FUNDAÇÃO AVSI É UMA ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL, SEM FINS LUCRATIVOS E DE UTILIDADE

SOCIAL (ONLUS) NASCIDA EM 1972, ENGAJADA COM MAIS DE 100

PROJETOS DE COOPERAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO

EM 37 PAÍSES DO MUNDO na África, América Latina e Caribe, Europa

Oriental, Oriente Médio e Ásia.

A AVSI atua nos campos socioeducativo, desenvolvimento urbano, sanitário,

trabalho, agricultura, segurança alimentar e redes hídricas, energia e meio

ambiente, emergências humanitárias e migrações, ajudando mais de 4.000.000 de

benefi ciários diretos.

A sua missão é promover a dignidade da pessoa por meio de atividades de cooperação

para o desenvolvimento, com uma atenção especial à educação, seguindo os ensinamentos da Doutrina Social Católica.

O staff AVSI é composto por aproximadamente 1.450 pessoas que

trabalham nas diversas atividades (100 expatriados, 1.300 pessoas do staff local

e 50 pessoas nas sedes AVSI na Itália). Uma rede que reúne aproximadamente

1.000 voluntários na Itália, envolvida em atividades de sensibilização e levantamento

de fundos a favor da AVSI e que, em um ano, encontra mais de 400.000 pessoas.

Em 2011, a AVSI recebeu contribuições que totalizaram cerca de 28 milhões de

euros, metade de doadores institucionais e metade de privados (o total de depósitos arrecadados pelo sistema AVSI no mundo equivale a cerca de 35 milhões de euros). Entre os principais doadores institucionais

destacam-se: o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Itália, a União Europeia, a

USAID, a FAO, a UNICEF e o Banco Mundial.

A Fundação AVSI trabalha com 700 parceiros locais (instituições governamentais, educacionais, sanitárias, ONGs e organizações religiosas); com doadores públicos e privados, como municípios, províncias, regiões, Estado Italiano, União Europeia, Cooperações bilaterais, Organizações internacionais e Bancos de desenvolvimento. A AVSI apoia uma rede de mais de 60 organizações, ou seja, uma rede informal de pessoas que, de modo sistemático e com a coordenação do Knowledge Centre, colaboram para a realização de projetos, para a refl exão conjunta sobre as problemáticas do desenvolvimento e para compartilhar métodos e experiências. A rede inclui membros fundadores e membros participantes da AVSI, mas também outros parceiros. Uma rede conectada através da amizade operativa.

O balanço da AVSI é certifi cado por uma das maiores empresas de auditoria e é publicado no site.

A Fundação AVSI é reconhecida desde 1973 como Organização Não Governamental (ONG) de cooperação internacional pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros da Itália; é cadastrada como Organização Internacional junto à Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID); é credenciada, desde 1996, junto ao Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (ECOSOC) em Nova Iorque; é credenciada junto ao Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em Nova Iorque; está cadastrada na Lista Especial das organizações não governamentais da Organização Internacional do Trabalho (OIT) das Nações Unidas, em Genebra; adere ao UN Global Compact, está incluída no registro das organizações sem fi ns lucrativos habilitadas a receber a contribuição fi scal de 5 por mil pela Agência de Arrecadação italiana.

É associada à CDO Opere Sociali, que reúne mais de 1.400 ONGs em toda a Itália e que oferece à AVSI uma grande oportunidade de adquirir o know how destinado a projetos e parceiros nos países em que atua. Desde 2006, a Fundação para a Subsidiariedade é sua parceira cultural e científi ca para a valorização dos recursos, o aprofundamento de temáticas antropológicas e a compreensão dos fenômenos socioeconômicos, segundo uma visão baseada na centralidade da pessoa humana e no valor do bem comum.

A AVSI é também autorizada pelo Governo italiano para as Adoções internacionais.

balanço anual 20116

Page 7: AVSI Balanço Social 2011

FAZER COMPartir da relação com os destinatários dos projetos e construir juntos, através dos passos que vão amadurecendo nesta relação.

DESENVOLVIMENTO DAS ASSOCIAÇÕES INTERMEDIÁRIAS E SUBSIDIARIEDADEFazer projetos de desenvolvimento signifi ca favorecer a capacidade associativa, reconhecer e valorizar a constituição de associações intermediárias e de um tecido social rico em participação e corresponsabilidade.

PARCERIAS Realização de uma parceria verdadeira entre todas as instituições presentes no campo, favorecendo sinergias e otimizando o uso dos sempre escassos recursos disponíveis.

PARTIR DO POSITIVOQualquer pessoa, qualquer comunidade, por mais carente que seja, representa uma riqueza. Isto signifi ca que é preciso valorizar o quê as pessoas construíram, e ajudá-las a tomar consciência do próprio valor e dignidade.

Page 8: AVSI Balanço Social 2011

ALBANIA

SVIZZERAAUSTRIA

GERMANIA

SPAGNA

PORTOGALLO

ROMANIA

R.F.Y. KOSOVO

ITALIA

POLONIA

GIORDANIA

PALESTINA

LIBANO

LITUANIA

FILIPPINE

ANGOLA

UGANDA

MOZAMBICO

SIERRA LEONE

COSTA D’AVORIO

NIGERIA

R.D. CONGO

CONGO BRAZZAVILLE

KENYARWANDABURUNDI

TANZANIA

SUD SUDAN

ETIOPIAVENEZUELA

ARGENTINA

BRASILE

PERÙ

ECUADOR

CILE

CANADA

FEDERAZIONE RUSSA

KAZAKISTAN

THAILANDIAHAITI

PARAGUAY

MESSICO

HONDURAS

STATI UNITID’AMERICA

COLOMBIA

BIRMANIA

SAN MARINO

Países onde a AVSI realiza seus projetos

Países onde a AVSI promove suas atividades

en 38 Países da África, América Latina, Caribe, Oriente Médio, Leste da Europa e Ásia, além do apoio a distância

A Fundação AVSIno 2011 realizou projetos países

99 x 37

total recursos 2011

27.252.000 euro• Privado • Público

35%9.512.000 euro

65%17.740.000 euro

presença e atuação

balanço anual 20118

Page 9: AVSI Balanço Social 2011

ALBANIA

SVIZZERAAUSTRIA

GERMANIA

SPAGNA

PORTOGALLO

ROMANIA

R.F.Y. KOSOVO

ITALIA

POLONIA

GIORDANIA

PALESTINA

LIBANO

LITUANIA

FILIPPINE

ANGOLA

UGANDA

MOZAMBICO

SIERRA LEONE

COSTA D’AVORIO

NIGERIA

R.D. CONGO

CONGO BRAZZAVILLE

KENYARWANDABURUNDI

TANZANIA

SUD SUDAN

ETIOPIAVENEZUELA

ARGENTINA

BRASILE

PERÙ

ECUADOR

CILE

CANADA

FEDERAZIONE RUSSA

KAZAKISTAN

THAILANDIAHAITI

PARAGUAY

MESSICO

HONDURAS

STATI UNITID’AMERICA

COLOMBIA

BIRMANIA

SAN MARINO

agricultura, socio- direitos emergência trabalho sanitários desenvolvimento energia migrações segurança alimentar educativo humanos urbano meio ambiente recursos hídricos TOTAL

ÁFRICA 4 29 2 1 7 1 1 2 47 AMÉRICA LATINA e CARIBE 3 17 1 2 5 1 1 0 0 30 ÁSIA 2 4 0 0 0 0 0 0 6 ORIENTE MÉDIO 1 3 0 0 0 0 0 2 6 EUROPA ORIENTAL 1 7 0 1 0 0 0 1 10 TOTAL 11 60 1 4 7 8 2 1 5 99

tipologias projetos

Page 10: AVSI Balanço Social 2011

> o tema Por ocasião da celebração internacional do World AIDS Day, a AVSI, em colaboração com Medicina & Persona, no dia 1º de dezembro apresenta a campanha FREE, que percorre os 10 anos de empenho e sucesso em Uganda, apoiando os programas para a redução da transmissão do vírus HIV de mãe para fi lho, com uma publicação, um vídeo e uma mostra no fabuloso cenário do Campidoglio de Roma, hóspedes do prefeito Gianni Alemanno.

> atividades Um projeto que já envolveu 197.343 mães, 4.713 crianças nascidas saudáveis de mães soro positivas, 4 hospitais e 37 centros sanitários mantidos pela AVSI desde 2002. O projeto tornou-se um modelo no âmbito internacional no sentido de perseguir os objetivos estabelecidos pelas Nações Unidas para o ano 2015: promover a igualdade de gêneros, dando poder e responsabilidade às mulheres, e diminuir a mortalidade. Há 10 anos a AVSI inclui em seus projetos sanitários o problema da prevenção contra a transmissão do vírus HIV de mãe para fi lho (denominada PMTCT/PTV) e colabora com os maiores hospitais e centros sanitários da do norte da Uganda. Este programa, através da administração de medicamentos antirretrovirais à mãe durante o trabalho de parto e a ambos, mãe e fi lho, nas 72 horas após o

parto, em conjunto com o monitoramento do aleitamento, permite a redução de pelo menos 70% da possibilidade de transmissão do vírus HIV da mãe para o fi lho.

> os parceiros As atividades em Uganda são realizadas em colaboração com o governo ugandês, a Cooperação Italiana para o Desenvolvimento do Ministério dos Negócios Estrangeiros, as instituições sanitárias locais e organizações locais da sociedade civil local. Signifi cativa tem sido também a participação de privados que, com a sua contribuição, garantem a manutenção do projeto.

> por que razão A PMTCT/PTV não somente oferece às mães soro positivas a possibilidade de gerar fi lhos saudáveis, mas permite também que todas as mulheres usufruam de serviços pré-natais completos e efi cientes, graças ao melhoramento do sistema sanitário e do suporte oferecido às mães, pais e fi lhos, combinando, de maneira mais efi caz, a informação,

a prevenção e o tratamento médico.

Árvore da vida: gerar trabalho para melhorar a vida.

trabalhoFree: 10 anos de luta contra a AIDS.

sanitários

Foco. Quatro experiências no mundo. O indivíduo no centro do desenvolvimento.

197.343Total de mães que desfrutaram dos serviços de prevenção contra o HIV nos centros apoiados por AVSI

> o tema O Diretor Executivo da Fiat, Sergio Marchionne, aprecia o projeto de formação profi ssional Árvore da Vida, apresentado pela AVSI em agosto, na reunião de Rimini. No dia anterior, o presidente da Fiat, John Elkann, durante um encontro com as mulheres brasileiras da Cooparvore, empenhadas em realizar acessórios com material recuperado das sobras de veículos da Fiat de Belo Horizonte, no Brasil, impressionou-se com os resultados obtidos no programa.

> atividades A Árvore da Vida nasceu em 2004 a partir do desejo manifestado pela Fiat Brasil de investir e valorizar os recursos educacionais das comunidades próximas à fábrica de Belo Horizonte, no bairro de Teresópolis, em Minas Gerais. A esperança era poder contribuir para reduzir a violência e melhorar a qualifi cação profi ssional, desempenhando uma importante função no sentido de oferecer aos mais jovens um percurso socioeducativo que favorecesse a frequência escolar e, sucessivamente, desse a possibilidade aos mesmos de entrar para o mundo do trabalho. 13.500 pessoas das comunidades foram benefi ciadas com o programa. Entre elas, 6.547 crianças e adolescentes que participaram de atividades educacionais, recreativas e esportivas, 825 jovens que participaram de cursos de alfabetização e recuperação escolar e 1.471 jovens que frequentaram cursos de formação, além de 1.200 jovens que passaram a ter um trabalho “digno”, 800 dos quais na Fiat ou no setor automobilístico. Foram reestruturados 9 centros educacionais que acolhem aproximadamente 5.500 crianças, adolescentes e famílias; uma cooperativa de 27 mulheres foi fundada (algumas presentes na reunião de Rimini), dando vida a uma iniciativa para a produção de objetos utilizando material reciclado dos veículos. Além disso, 51 outras empresas também foram envolvidas.

> os parceiros CDM, Fiat Automóveis, Cooperação Italiana, Região Lombardia, Embaixada Italiana no Brasil, Região Sicilia, Aethra, Apromiv, Município de Betim, Conselho Municipal da Criança e Adolescência, CMDCA, CDO Alto Milanese, COSMIT, ERRECI, PETROLVALVES.

> por que razão O projeto permitiu que as pessoas envolvidas, principalmente os jovens, aumentassem sua autoconfi ança e

melhorassem suas capacidades, transmitindo a ideia de que a vida não é somente confl ito entre

gangues, tráfi co e violência, mas faz sentido, sendo que o talento de cada

um deve ser colocado à disposição do bem comum, como busca fazer uma empresa.

> o tema Por ocasião da celebração internacional do World AIDS Day, a AVSI,

> o tema O Diretor Executivo da Fiat, Sergio Marchionne, aprecia o projeto de formação profi ssional Árvore da Vida, apresentado pela

Page 11: AVSI Balanço Social 2011

> o tema Desde abril de 2011, a AVSI é registrada como ONG presente no Congo-Brazzaville (República do Congo), onde trabalha em um projeto integrado, com atividades sociais e educacionais, de animação no campo social e agrícola. Uma nova oportunidade surgiu, em colaboração com a ENI, na prefeitura de Hinda, aproximadamente 50 km

da Ponte Noire: para que a empresa possa realizar seus negócios e as comunidades locais possam ser benefi ciadas pelas vantagens de um desenvolvimento sustentável, é necessário estabelecer uma parceria onde empresa e população estabeleçam objetivos comuns. Neste cenário, a AVSI apresentou-se como mediadora nas negociações para o estabelecimento de uma parceria entre a ENI e o território local, tendo a empresa se tornado um meio para melhorar a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente.

> atividades Para entender a realidade local, a AVSI realizou

uma série de estudos nas comunidades que vivem nas áreas próximas ao centro de produção ENI de M’Boundi, no departamento do Kioulou. O estudo envolveu uma população estimada em aproximadamente 25.000 habitantes, que vivem em 24 vilarejos (por um total de 34.000 habitantes distribuídos em 31 vilarejos), o equivalente a 77% da população. Os estudos são o ponto de partida para o desenvolvimento de uma Community Investment (CI) Plan, isto é, um plano de desenvolvimento integrado nas comunidades. Além disso, a AVSI teve a oportunidade de promover atividades sociais, econômicas e educacionais, criando momentos de agregação entre as comunidades dos vilarejos para promover a agricultura e o respeito pelo meio ambient.

> os parceiros O CI Plan faz uma abordagem integrada,

evidenciando uma série de atividades no interior de um programa de médio e longo prazo a ser implementado em estreita colaboração com as comunidades locais envolvidas.

> por que razão O conceito baseia-se na ideia de que a colaboração entre empresas e território gera oportunidades para um desenvolvimento integrado. Este desenvolvimento é

possível somente se, no tecido social, for mantida a consciência de que a experiência positiva ligada

ao valor da empresa gera o desenvolvimento da dignidade humana e de seus valores, fomentando também as relações sociais. Uma ONG com experiência em projetos de desenvolvimento pode tecer relações construtivas entre as empresas e a população

local através de ações concretas.

> o tema Em 2011, no Nordeste africano, manifestou-se a maior carestia dos últimos 20 anos, agravando ainda mais a situação já complicada da Somália).

Uma catástrofe que levou 12 milhões de pessoas à fome. Assumindo posição nesta emergência, a pedido do Santo Padre, no mês de julho, a AVSI mobilizou-se de imediato.

> atividades A AVSI está presente em Dadaab desde 2009. Trata-se de um campo de refugiados no Quênia que oferece diariamente abrigo a centenas de famílias somalianas que fogem da sede e da fome. O trabalho busca dar às pessoas a possibilidade de recomeçar uma vida digna. O objetivo da ação é, por um lado, atender às emergências educacionais através da melhoria da qualidade e do acesso ao ensino,

requalifi cando os professores e construindo lugares seguros onde crianças e adolescentes possam passar o tempo e aprender a ler e a escrever e, por outro, favorecer a frequência escolar das crianças - inclusive do sexo feminino - e fornecer textos escolares, além de carteiras e mobílias necessárias.

> os parceiros Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), Cooperação Italiana para o Desenvolvimento do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Mount Kenya University, UNICEF, Bureau do Governo Americano para os Povos e Refugiados (BPRM), AGIRE e o Centro Permanente Educacional de Uganda (PCE), parceiro da AVSI na África, no setor da formação.

> por que razão O ponto essencial é uma presença focada no indivíduo – e não nos “refugiados” ou “prófugos” – para recuperar a sua dignidade e alimentar a esperança.

Congo-Brazzaville, 2011:CI Plan com Eni.

energia sustentávelAVSI na primeira linha no campo de refugiados de Dadaab in Kenya

educação e refugiados

Foco. Quatro experiências no mundo. O indivíduo no centro do desenvolvimento.

consciência de que a experiência positiva ligada ao valor da empresa gera o desenvolvimento

da dignidade humana e de seus valores, fomentando também as relações sociais.

construtivas entre as empresas e a população local através de ações concretas

> o tema Desde abril de 2011, a AVSI é registrada como ONG presente

> o tema Em 2011, no Nordeste africano, manifestou-se a maior carestia dos últimos 20 anos, agravando

Page 12: AVSI Balanço Social 2011

os stakeholders

Os stakeholders são “partes interessadas”. Com este termo indica-se qualquer agente portador de algum interesse relacionado com as atividades de uma organização. Entre eles destacamos: os colaboradores (staff), os parceiros locais, os parceiros internacionais e os fi nanciadores

COLABORADORES1 CONSULTORES VOLUNTÁRIOS VOLUNTÁRIOS TOTAL SERVIÇO CIVIL

Cesena 27 0 13 0 40Milão 29 1 5 4 39Total 56 1 18 4 79

COLABORADORES CONSULTORES COLABORAÇÕES COLABORADORES TOTAL EXPATRIADOS GRATUITAS CONTRATADOS NO LOCAL

Albânia 3 7 1 11Brasil 5 2 26 33Burundi 3 3 50 56Costa do Marfi m 4 46 50Equador 2 1 2 5Etiópia 1 1 2Jordânia 1 1 2Haiti 12 6 236 254Cazaquistão 1 1Quênia 7 3 1 58 69Kosovo 5 5Palestina 2 3 5Líbano 2 1 12 15México 1 1 2Myanmar 1 28 29Moçambique 2 3 1 6Nigéria 3 13 16Peru 1 78 79R.Congo (Br) 1 3 4R.D. Congo 11 3 1 281 296Romênia 1 1Rússia 1 1Ruanda 3 5 89 96Serra Leoa 2 2 4 8Sudão do Sul 4 55 59Tailândia 1 14 15Uganda 22 3 1 176 202Total Exterior 96 44 4 1.178 1.322

Os colaboradores fi xos na Itália

Colaboradores no exterior

27.564 apoiadores à distância;3.197 doadores privados 253 AVSI Point

700 instituições governamentais, educativas, sanitárias, organizações não governamentais

e organizações religiosas

Parceiros locais

Doadores privados

29.518fi rmas, 708 empresas, pessoas individuais, bancos, fundações, escolas, famílias

com mais de 700 eventos realizados durante a Campanha Tende

recursos humanos total na itália 79 - total no exterior 1.322recursos humanosrecursos humanosrecursos humanos total na itália 79 - total no exterior - total no exterior 1.322

balanço anual 201112

(1) Os dados relativos aos colaboradores na Itália incluem

funcionários e colaboradores pontuais, contratados para

projetos específi cos. (no total 27 ).

Page 13: AVSI Balanço Social 2011

ITÁLIA > Associazione Famiglie

per l’Accoglienzawww.famiglieperaccoglienza.itsócio fundador

> Associazione per l’Uganda> AVSI Alto Adige Südtirol

http://users.south-tyrolean.net/avsi-aast

> CBAU - Comunità Biellesi Aiuti Umanitari - www.cbau.net

> DIESSE - www.diesse.org> EDUS - www.educazionesviluppo.org > FOE Federazione Opere Educative

www.foe.it> Fondazione per la Sussidiarietà

www.sussidiarieta.netsócio fundador

> Fondazione Sacro Cuore di Cesena sócio fundador

ALBÂNIA > SHIS www.shisalbania.org

sócio fundador

ARGENTINA > ACDI Asociación Cultural

para el Desarollo Integralwww.acdi.org.ar - sócio fundador

> Obra Padre Mario Pantaleohttp//padremario.org

ANGOLA > A Semente do futuro

BRASIL > CODESC sócio fundador> CDM - www.cdm.org.br

sócio fundador> AVSI Nordest > Ceduc > Obras educativas Padre Giussani

www.obraseducativas.org.br> CREN di São Paulo

www.unifesp.br/suplem/cren/> Cantinho da Natureza do Rio

www.cantinhodanatureza.org.br/ > Escola Agrícola Rainha dos Apóstolos

de Manaus

BULGÁRIA > APSI Associação para o apoio de

iniciativas sociais

CANADÁ > AVSI Canadá - http://avsi-canada.org

sócio fundador

CHILE > Fundación Domus

www.fundaciondomus.clsócio fundador

EQUADOR > Fundacion Sembrar> CUET

ALEMANHA > Support International V.

www.supportinternational.desócio fundador

HAITI > Université Notre Dame d’Haiti> Comissão Episcopal Nacional Justiça e Paz

QUÊNIA > St. Kizito Vocational Training Institute

www.stkizito.com> COWA sócio fundador

> Cardinal Otunga School

KAZAKHSTAN > MASP

KOSOVO > SHPRESA E JETËS> Agrodukagjini

LÍBANO > La Libanaise> Caritas Lebanon www.caritas.org.lb/

LITUÂNIA > SOTAS - www.sotas.org

sócio fundador

MÉXICO > CRECER DIJO sócio fundador> CSJ sócio fundador

MYANMAR > Ayeyarwaddy Homeland

MOÇAMBIQUE > Khandlelo Associaçao Para

Desevolvimento Juvenil

NIGÉRIA > St. Kizito Clinic sócio fundador> The Seed sócio fundador

PALESTINA > Effetà> ATS e Custodia di Terra Santa

www.terrasancta.org

PARAGUAY > Fundacion San Rafael

www.sanrafael.org.py

PERU > Universidad Católica Sedes

Sapientiae - www.ucss.edu.pe

POLÔNIA > AVSI Polska - www.avsipolska.org

sócio fundador

PORTUGAL > VIDA - www.vida.org.pt

sócio fundador

ROMÊNIA > Fundatia Dezvoltarea Popoarelor

www.fdpsr.rosócio fundador

RÚSSIA > Maksora - www.maksora.ru

sócio fundador

SAN MARINO > AVSI San Marino

www.avsisanmarino.smsócio fundador

ESPANHA > CESAL - www.cesal.org

sócio fundador

SERRA LEOA > Family Homes Movement

www.thefhm.org/ITA/Benvenuto.html

SUDÃO DO SUL > St. Mary’s University> St. Kizito School> St. Theresa Clinic

SUÍÇA > AVAID sócio fundador

UGANDA > COWA (Companionship

of Works Association)www.btvet-uganda.org/training-provider/homepages/cowa-vocational-training-centersócio fundador

> Meeting Point Internationalwww.meetingpoint-int.orgsócio fundador

> Meeting Point Kitgumhttp://meetingpointkitgum.orgsócio fundador

> Permanent Center for Education> Luigi Giussani High School> Meeting Point Hoima> St. Joseph Hospital

USA > AVSI USA

www.avsi-usa.org sócio fundador

VENEZUELA > Fundacion San Antonio

a rede e a constituency

A AVSI é expressão de uma rede de agentes que, no mundo e na Itália, estão unidos para levar a cabo uma missão e valores comuns. Esta rede é formada por organizações parceiras, presentes nos Países onde a fundação atua: mais de 60 organizações unidas numa rede informal de indivíduos no âmbito privado social que, de maneira sistemática, colaboram para a realização de projetos, para a refl exão conjunta sobre as problemáticas do desenvolvimento e para compartilhar métodos e experiências.

A rede inclui sócios fundadores e membros participantes da AVSI, mas também outros parceiros. Uma rede conectada através da amizade operativa. Além disso, 253 grupos de apoio na Itália participam das ações da AVSI, inclusive orientando-a, com iniciativas de levantamento de fundos, sensibilização e campanhas: mais de 700 iniciativas realizadas em 2011.

27.564 apoiadores à distância;3.197 doadores privados 253 AVSI Point

A rede inclui sócios fundadores e membros participantes da AVSI, mas também outros parceiros. Uma rede conectada

Page 14: AVSI Balanço Social 2011

orgaõs membros

ASSEMBLÉIA DOS FUNDADORES

Reúne-se duas vezes por ano; aprova e defi ne as diretrizes para as atividades da Fundação, propostas pelo Conselho de Administração; nomeia os membros do Conselho de Administração, o Presidente da Fundação, o Presidente do Conselho Fiscal e seus membros; determina as modifi cações ao estatuto; aprova o balancete fi nal e o orçamentário.

41 fundadores:• 24 Instituções das quais:

7 ONGs de Países do Norte do mundo

15 ONG dos Países en Desenvolvimento e dos Países em Transição

2 Fundações Italianas 17 pessoas físicas

COLÉGIO DOS PARTICIPANTES

Reúne-se ao menos uma vez por ano, é convocado e presidido pelo Presidente da Fundação e indica um ou mais dos seus representantes à Assembleia dos Fundadores, para que esta nomeie um membro do Conselho de Administração. Emite pareceres e propostas não vinculadoras sobre as atividades da Fundação.

112 participantes: • 4 Instituições, das quais:

2 ONGs de Países em desenvolvimento

2 associações Italianas107 pessoas físicas

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

É o órgão da administração ordinária e extraordinária da Fundação. Com mandato trienal, compõe-se de um número ímpar de membros, variável entre 7 e 11 e estabelecido pela Assembleia dos Fundadores.Prepara o balancete fi nal e o orçamentário, propõe eventuais modifi cações do estatuto, nomeia o Secretário Geral, propõe as diretrizes para as atividades da Instituição.

No 2010, o Conselho de Administração da AVSI foi renovado.Mario SaporitiEzio CastelliAlberto PiattiPablo Llano TorresDaniele NembriniFabrizio PalaiMichele Faldi

PRESIDENTE Rappresenta la Fondazione, controlla l’esecuzione degli atti deliberati.

Mario Saporiti

VICEPRESIDENTE Sostituisce il Presidente dell’Entein caso di assenza o impedimento.

Ezio Castelli

SECRETÁRIO GERAL

É o responsável pela direção operacional da Fundação, exercendo todos os poderes da administração ordinária e extraordinária que o Conselho de Administração lhe atribua. Seu mandato é trienal e renovável.

Alberto Piatti

COLÉGIO DOS AUDITORES

Controla a atividade da Fundação e é formado por três membros. O conselho tem mandato trienal e seus membros podem ser reconfi rmados.

Paolo Sciumè - PresidenteDamiano ZazzeronAlvaro Agasisti

a estrutura organizativa

A fundação AVSI, para fi ns da gestão de sua atividade, vale-se dos seguintes órgãos institucionais.

balanço anual 201114

Apoio à distância

Área apoiadores

Voluntários

Área comunicações

Campanha Tende

Rede AVSIPoint

Secretária Rede

AVSI Point

Page 15: AVSI Balanço Social 2011

PRESIDENTE

Conselho de Administração

Secretário Geral

Financeiro Tesouraria

Diretor Executivo

Diretor Administrativo

Diretor do Comitê

Técnico Operativo

Knowledgecenter offi cer

Levantamento de Fundos

Coordinamento Area Fund Raising

Área Data Base

Área Pagamentos África Europa

Oriental/ÁsiaAmérica Latina e Caribe

Oriente Médio

Milão Cesena Napoli

Doadores Privados

Relações Externas

Suporte sistema dados e CRM

Gestão mailing list

Adote uma Obra:

ConfeiteiraPresentes

Recursos Humanos

Relações com UE

Sistema Qualidade

Cooperação Descentralizada

Secretaria Geral

Secretaria Administrativa

CoordenaçãoEquipe Técnica

Nacional e Países Estrangeiros

Responsável Comunicação

Comunicação Área Projetos

Contabilidade

Front desk Cesena

Adoções Internacionais

Prestação de contas

Compras Logística

Administração Pessoal

ImplementaçãoNormas

Serviços Gerais

Informática

AVSI USARepresentação Org.

Intern.

Page 16: AVSI Balanço Social 2011

“[...] “[...] os famintos devem ser saciados, os nus vestidos,os famintos devem ser saciados, os nus vestidos,os famintos devem ser saciados, os nus vestidos,os famintos devem ser saciados, os nus vestidos,os doentes tratados para se curarem, os presos visitados, etc. […] os doentes tratados para se curarem, os presos visitados, etc. […] os doentes tratados para se curarem, os presos visitados, etc. […] os doentes tratados para se curarem, os presos visitados, etc. […] os socorristas devem ser formados de tal modo que saibam fazer os socorristas devem ser formados de tal modo que saibam fazer os socorristas devem ser formados de tal modo que saibam fazer os socorristas devem ser formados de tal modo que saibam fazer a coisa justa de modo justo, assumindo também o compromisso de continuar a coisa justa de modo justo, assumindo também o compromisso de continuar a coisa justa de modo justo, assumindo também o compromisso de continuar a coisa justa de modo justo, assumindo também o compromisso de continuar a coisa justa de modo justo, assumindo também o compromisso de continuar a coisa justa de modo justo, assumindo também o compromisso de continuar a coisa justa de modo justo, assumindo também o compromisso de continuar o tratamento. Competência profi ssional é uma primeira e fundamental o tratamento. Competência profi ssional é uma primeira e fundamental o tratamento. Competência profi ssional é uma primeira e fundamental o tratamento. Competência profi ssional é uma primeira e fundamental necessidade, mas por si só não basta. É que se trata de seres humanos, necessidade, mas por si só não basta. É que se trata de seres humanos, necessidade, mas por si só não basta. É que se trata de seres humanos, necessidade, mas por si só não basta. É que se trata de seres humanos,

tecnicamente correto: têm necessidade de humanidade, tecnicamente correto: têm necessidade de humanidade, tecnicamente correto: têm necessidade de humanidade, tecnicamente correto: têm necessidade de humanidade, precisam da atenção do coração.”precisam da atenção do coração.” Bento XVI, Deus Caritas Est (n. 28-31) Bento XVI, Deus Caritas Est (n. 28-31)

necessidade, mas por si só não basta. É que se trata de seres humanos, necessidade, mas por si só não basta. É que se trata de seres humanos, e estes necessitam sempre de algo mais que um tratamento apenas e estes necessitam sempre de algo mais que um tratamento apenas e estes necessitam sempre de algo mais que um tratamento apenas e estes necessitam sempre de algo mais que um tratamento apenas

16 balanço anual 2011

Page 17: AVSI Balanço Social 2011

I progetti sono svolti secondo un approccio educativoI progetti sono svolti secondo un approccio educativoe non assistenziale valorizzando la persona che, dopo aver lavoratoe non assistenziale valorizzando la persona che, dopo aver lavoratoinsieme, imparando e condividendo la vita, si mette in motoinsieme, imparando e condividendo la vita, si mette in motoautonomamente accendendo la scintilla dello sviluppo. autonomamente accendendo la scintilla dello sviluppo.

O âmbito socioeducativo representa para a Fundação AVSI o campo de atuação de maior extensão.

Ele compreende intervenções de acolhimento, apoio familiar, educação pré-escolar fundamental e secundária, educação informal, qualidade educacional, da maternidade e das habilidades femininas, intervenções de proteção e cuidados com a infância, fortalecimento das organizações da sociedade civil e das redes de solidariedade, reconstrução das relações comunitárias em situações de vulnerabilidade, após confl itos, e atenção para com as pessoas portadoras de defi ciências.

O método de atuação é comum para as muitas intervenções: atenção para com a pessoa, inserida em seu contexto familiar e comunitário, valorização do patrimônio pessoal (resiliência), valorização do patrimônio comunitário através do fortalecimento das relações de ajuda e apoio às agregações de pessoas, bem como envolvimento das instituições.

socioeducativo

60 projetos--------------------------------------------------------------

29 áfrica 17 américa latina e caribe 4 ásia 3 europa oriental 7 leste da europa

O âmbito socioeducativo representa para

Page 18: AVSI Balanço Social 2011

Muitas escolas, empresas, grupos de amigos ou famílias na Itália acompanham com atenção as condições de vida das populações mais vulneráveis através da correspondência do apoio à distância, que se torna cada vez mais um motivo de agregação para o compartilhamento das necessidades, gerando ideias criativas capazes de pôr em marcha novas sinergias e oportunidades. É o caso da Unicoop Tirreno que propõe o apoio à distância com AVSI aos sócios, utilizando os pontos das compras; da mesma forma o Gruppo SKY, que em 2011 transmitiu gratuitamente em seus canais televisivos o spot do apoio à distância AVSI, após ter verifi cado a qualidade e sustentabilidade do projeto; outros escolhem o apoio à distância com bomboneiras para casamentos, batismos ou crismas.

A característica que distingue o apoio à distância A característica que distingue o apoio à distância personalizado AVSI é o acompanhamento na educação personalizado AVSI é o acompanhamento na educação que, junto com as ajudas materiais, garante a presença que, junto com as ajudas materiais, garante a presença de adultos que assistem a criança em seu percurso. de adultos que assistem a criança em seu percurso.

A Fundação AVSI ajuda à distância 32.161 crianças e jovens que vivem em países do mundo todo (a 31 de dezembro de 2011).

O Apoio à distância é feito através de uma contribuição econômica estável e continuativa (312 euros ao ano) por parte de um subscritor italiano (uma pessoa, uma família, um grupo de amigos, uma empresa) a favor de um benefi ciário bem identifi cado (criança ou jovem) em algum país do mundo.

Graças ao apoio recebido, o benefi ciário recebe alimentação, cuidados médicos, intervenções higiênicas e sanitárias, escolarização e participa de atividades recreativas e educacionais. Trata-se de um processo personalizado, onde a criança representa um ponto de partida para que a sua família e a sua comunidade participem também; não se trata de substituir as responsabilidades de cada um, mas de acompanhar as pessoas para

sua própria autonomia para que se tornem, elas próprias, fatores de desenvolvimento econômico e de mudança para a sociedade em que vivem.

O subscritor recebe periodicamente informações sobre a criança, o projeto e as atividades AVSI no mundo todo e participa na possibilidade de uma relação interpessoal, que educa a criança a ter gratidão e, ao mesmo tempo, permite que o subscritor compreenda a realidade em que a criança vive.

Apoio à distância

O poio à distância em números a 31.12.2011

32.161Crianças e jovens apoiados à distância

27.564 Subscritores ativos

0-3 anos: |||||| 4,53%

4-5 anos: |||||||||| 7,26%

6-12 anos: |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||| 45,22%

13-16 anos: |||||||||||||||||||||||||||||||||||| 28,16%

17-18 anos: ||||||||||| 7,81%

19-24 anos: ||||||||| 6,72%

più di 24 anos: | 0,29%

A Fundação AVSI ajuda à distância 32.161

balanço anual 201118

Page 19: AVSI Balanço Social 2011

direitos humanos

O objetivo dos direitos humanosO objetivo dos direitos humanosé a promoção da pessoa em é a promoção da pessoa em sua unidade. Quando uma série de situações específi cas (guerra, de situações específi cas (guerra, violência, doença, pobreza) viola violência, doença, pobreza) viola estes direitos, o enfoque da estes direitos, o enfoque da intervenção deve ser global e não intervenção deve ser global e não fragmentado em categorias sociais.fragmentado em categorias sociais.

Os direitos humanos são uma característica comum presente em todos os projetos AVSI

Os direitos humanos são um aspecto transversal presente em todos os projetos AVSI. De fato, sua missão é promover a dignidade da pessoa através das atividades de cooperação para o desenvolvimento, com especial atenção para as crianças (alimentação, família, educação) e para as pessoas vulneráveis (pobres, doentes e portadores de defi ciências, refugiados).

Nas intervenções destinadas às crianças-soldado, por exemplo, um fator chave do sucesso é um enfoque na reconstrução global da pessoa, em sua esfera comportamental, pessoal e relacional.

É necessário apoiar a sociedade civil na realização de intervenções concretas. A AVSI trabalha para promover os direitos humanos em todas as suas intervenções e pode contribuir também para buscar métodos e enfoques apropriados segundo os vários contextos.

No Brasil, o programa “Além dos Muros” promovido pela APAC (associação sem fi ns lucrativos da sociedade civil) tem o objetivo de oferecer proteção e assistência aos condenados utilizando um método inovador que representa um modelo em nível internacional para a detenção de condenados. O objetivo é a ressocialização real do detido, para que não cause mais danos à sociedade quando deixa o centro de detenção, através da promoção dos direitos humanos de 1.400 condenados, a consolidação específi ca das APACs locais no Estado de Minas Gerais e a formação profi ssional para a entrada dos detidos no mundo do trabalho.

Os direitos humanos são uma característica

Page 20: AVSI Balanço Social 2011

São três pontos fundamentais do trabalho de AVSI, porque estreitamente relacionados entre si como fatores potenciais de desenvolvimento e melhoramento das condições de vida.

No setor agro alimentar, os projetos da Fundação AVSI incluem ações de segurança alimentar e redução da desnutrição, com enfoque no melhoramento da disponibilidade de alimentos nas famílias, mas também na formação e difusão de tecnologias inovadoras no campo agrícola, proteção do meio ambiente e dos recursos hídricos.

Várias experiências de AVSI estão contribuindo para o debate internacional promovido por EXPO 2015 sobre os temas de nutrição, alimentação saudável e de qualidade. Entre elas, as hortas urbanas no Haiti que as famílias cultivam para a alimentação quotidiana e as atividades nas áreas agrícolas no Sul do País que estão produzindo desenvolvimento e perspectivas futuras, graças à recuperação e ampliação de uma instalação de água para uso doméstico, a formação de técnicos agrícolas a nível

ÁGUA ENERGIA PARA A VIDA.Erradicar a fome e a sede no mundo”

é o objetivo de AQUAPLUS, o projeto em Haiti, estabelecido por Expo 2015 e Rotary International – Distrito 2040

da Fundação Rotary Club – cujos colaboradores são: Universidade de Milão

(Università degli Studi), AVSI, MLFM e Unicredit Foundation.

agricultura, segurança alimentar e água

11 projetos----------------------------------------------

4 áfrica 3 américa latina e caribe 2 ásia 1 europa oriental 1 leste da europa

Um trabalho que vai do acesso Um trabalho que vai do acesso aos alimentos para reduzir aos alimentos para reduzir

a desnutrição ao ingresso nos a desnutrição ao ingresso nos mercados internacionais de

produtos de pequenos produtos de pequenos produtores. Uma cadeia de produtores. Uma cadeia de

produção que começa favorecendo produção que começa favorecendo um maior conhecimento das

técnicas de cultivo e criação até o melhoramento das práticas até o melhoramento das práticas

de uso e manutenção da água em âmbito doméstico. água em âmbito doméstico.

universitário, introduzindo processos de transformação e cadeia de produção para a mandioca e outros produtos locais, assim como a gestão do solo. Além disso, o projeto tem o objetivo de chegar à Expo de Milão com os próprios protagonistas do Haiti que apresentarão esta experiência. No Líbano, o trabalho com os agricultores e o melhoramento da qualidade das águas na Planície de Marjayoun, na fronteira com Israel, difundiu um método único que reuniu vários benefi ciários, governos e instituições. Enquanto o Banco do Arroz para as famílias dos agricultores birmanes, na Dry Zone de Myanmar, incentiva a solidariedade para acabar com a usura e a pobreza.

São três pontos fundamentais do trabalho de AVSI, porque

balanço anual 201120

Page 21: AVSI Balanço Social 2011

O acesso à energia representa um pré-requisito essencial para o desenvolvimento econômico das comunidades.

Porém, o ritmo frenético da vida moderna já afetou muitas das populações mais pobres, que tendem a se abastecer de energia de maneira prejudicial para o planeta, inefi cazes e sem respeitar o meio ambiente. É o caso do desmatamento para produzir carvão vegetal e o acesso ilegal e inefi caz às redes existentes, sobretudo nas grandes cidades.

Neste setor, AVSI trabalha em parceria com algumas empresas para melhorar a efi ciência na distribuição de energia, levar a cabo estudos sobre alternativas para o acesso à energia em situações de pobreza e para a proteção do meio ambiente. De fato, com algumas empresas do Brasil, abastece de

energia elétrica as populações, melhora o meio ambiente e, ao mesmo tempo, traça um mapa das necessidades reais de milhares de pessoas, entrando quotidianamente em contato com elas. O objetivo do programa “Peace Forest” na República Democrática do Congo, é o refl orestamento e o melhoramento do ecossistema e da biodiversidade através da educação e formação das famílias.

Além disso, o programa Peace Forest permite aos subscritores compensar as emissões de CO2, como evidencia a campanha AVSI “Doppio Zero CO2” realizada com Utilità e Matching. Com ENI, na África, se pensa como combinar a presença empresarial da multinacional da energia com um benefício social para as populações das áreas onde a empresa atua.

energia e ambiente

11 projetos----------------------------------------------

4 áfrica 3 américa latina e caribe 2 ásia 1 europa oriental 1 leste da europa

1 projeto--------------------------------------------------

áfrica

O desafi o é reestabelecer o que Papa Bento XVI O desafi o é reestabelecer o que Papa Bento XVI chama de <<aliança entre homem e natureza, sem a qual a família humana pode desaparecer>> sem a qual a família humana pode desaparecer>> Numa cultura em que esta relação é prejudicada Numa cultura em que esta relação é prejudicada e confl ituosa, é necessário reestabelecer uma relação inteligente, produtiva e construtiva. inteligente, produtiva e construtiva.

O acesso à energia representa um pré-requisito essencial para o

Page 22: AVSI Balanço Social 2011

O desafi o do desenvolvimento sustentável das cidades é a capacidade de O desafi o do desenvolvimento sustentável das cidades é a capacidade de oferecer à pessoa a oportunidade de aceder aos serviços da cidade que devem oferecer à pessoa a oportunidade de aceder aos serviços da cidade que devem se adaptar às necessidades reais das novas populações. E esta oportunidade de se adaptar às necessidades reais das novas populações. E esta oportunidade de preencher o vazio que ainda existe entre a pessoa e a infraestrutura, pode ser preencher o vazio que ainda existe entre a pessoa e a infraestrutura, pode ser oferecida somente pelas organizações da sociedade civil. Isto é, as pessoas. oferecida somente pelas organizações da sociedade civil. Isto é, as pessoas.

Durante mais de 20 anos de experiência nas metrópoles brasileiras, a AVSI desenvolveu um know-how e um método específi co no campo da urban upgrading

Trata-se de um método que foi apresentado em muitas assembleias internacionais, como Rio +20, G8 e Academia Pontifícia das Ciências Sociais, documentado por estudos de organismos, como Cities Alliance.

O enfoque de AVSI nas áreas urbanas informais é realizar infraestruturas e intervenções nas moradias, assim como ações de apoio à população (sanitário,

educacional, social), envolvendo as comunidades locais e favorecendo a colaboração entre instituições e organizações da sociedade civil presentes no território. De acordo com a experiência de AVSI, a perspectiva de uma cidade sustentável é possível se a pessoa estiver no centro das políticas. De fato, muitas vezes, quando se fala de cidades sustentáveis, o que se considera são os transportes, a energia e o tráfego,

desenvolvimento urbano

mas não se coloca atenção sufi ciente ao verdadeiro protagonista de tudo: a pessoa.Um exemplo são os projetos realizados no Brasil, em colaboração com o Governo Italiano, o Governo Brasileiro, Cities Alliance e o Banco Mundial. O primeiro, em Salvador, Bahia, ofereceu assistência técnica e metodológica às instituições locais para intervenções em áreas de favelas de Salvador e outras cidades do Estado da Bahia; o segundo, aplicando o know how e as experiências já adquiridas por AVSI, foi realizado nas áreas urbanas de Olinda, capital do Estado de Pernambuco, dando início a um processo para reduzir a pobreza.

Um modus operandi que podemos repetir e que, a partir do Brasil, tornou-se um modelo de cooperação internacional, com um acordo assinado entre os Governos para uma intervenção conjunta em Maputo, Moçambique, para a melhoria das condições de vida em um bairro pobre, seguindo a mesma metodologia desenvolvida na Bahia.

2 projetos----------------------------------------------

1 áfrica 1 américa latina e caribe

Durante mais de 20 anos de experiência nas metrópoles

balanço anual 201122

Page 23: AVSI Balanço Social 2011

Entre os objetivos de Desenvolvimento do Milênio, na área da saúde destacam-se a redução da mortalidade infantil e a redução, para 2015, da propagação da AIDS, da malária e da TBC ou “grandes doenças”. Os projetos da Fundação AVSI no campo da saúde, em maior parte concentrados no continente africano, incluem iniciativas de saúde pública em apoio a estruturas sanitárias já existentes, construção de hospitais e ambulatórios, atividades em campo para a difusão do acesso à saúde, atividades de educação para a prevenção das doenças endêmicas e para a prevenção da transmissão da mãe para o fi lho (PMTCT), assim como intervenções específi cas ligadas à nutrição onde a AVSI adquiriu competências específi cas.

sanidade 2 projetos----------------------------------------------

1 áfrica 1 américa latina e caribe

8 projetos--------------------------------------------------

7 áfrica 1 américa latina e caribe

em apoio a estruturas sanitárias já existentes,

Destacam-se o empenho no fortalecimento das Destacam-se o empenho no fortalecimento das competências dos operadores, por meio da formação, competências dos operadores, por meio da formação, o envolvimento das comunidades, estimulando a sensibilização a respeito das doenças e a utilização sensibilização a respeito das doenças e a utilização de equipes médicas móveis, capazes de atender pacientes de equipes médicas móveis, capazes de atender pacientes em áreas difíceis e desprovidas de assistência médica.em áreas difíceis e desprovidas de assistência médica.

Um exemplo é “FREE: 10 anos de luta contra a AIDS na Uganda, 10 anos de crianças nascidas sem HIV”. A campanha (maiores informações na seção “Focus”), lançada com uma publicação, uma exposição e um curta-

metragem, apresentou e analisou os dados coletados por AVSI durante dez anos de atuação do programa de prevenção contra a transmissão da AIDS de mãe para fi lho em Uganda. www.avsi.org/free

Entre os objetivos de Desenvolvimento do Milênio, na área da

Page 24: AVSI Balanço Social 2011

trabalho

Ao lado da formação técnica, as iniciativas incluem também o acompanhamento pessoal, destinado a favorecer o o acompanhamento pessoal, destinado a favorecer o desenvolvimento completo dos talentos de cada pessoa. desenvolvimento completo dos talentos de cada pessoa. A ideia é apoiar as pessoas locais que tenham capacidades A ideia é apoiar as pessoas locais que tenham capacidades artísticas e empresariais, mas que, como muitas vezes acontece, artísticas e empresariais, mas que, como muitas vezes acontece, tenham permanecido excluídas da sociedade por causa da tenham permanecido excluídas da sociedade por causa da vulnerabilidade das áreas em que vivem e pela falta de meios vulnerabilidade das áreas em que vivem e pela falta de meios próprios e de formação. próprios e de formação.

Os projetos da Fundação AVSI de formação profi ssional e apoio às micro e pequenas empresas visam divulgar o acesso ao trabalho às pessoas vulneráveis, favorecendo o encontro entre demanda e oferta, bem como empreendendo iniciativas de autoemprego e micro empreendedorismo, com uma atenção particular para com os jovens e as mulheres.

Na Romênia, com o parceiro FundaÐia Dezvoltarea Popoarelor, que em junho de 2011 celebrou seus 15 anos de atividade, a AVSI adquiriu muita experiência na formação profi ssional e iniciação ao trabalho de jovens, partindo de programas de educação e saúde para crianças e famílias. Um caminho de apoio especial que cresceu com as pessoas, do jardim da infância à universidade, da integração de famílias ROM ajovens portadores de defi ciências. Na zona peruviana de Lima, foi dedicada atenção especial ao trabalho: um guichê de orientação juvenil para a inserção no trabalho e apoio às microempresas com especial atenção para o setor têxtil. De fato, na parte leste de Lima, muitos micro produtores do setor têxtil sofreram um grave colapso econômico e queda nas exportações após a crise de 2008, e graças à ajuda de AVSI renovaram-se para orientar-se mais para o mercado local. A AVSI trabalhou para consolidar a cadeia de produção e melhorar a qualidade do design.

No Haiti e em Uganda, a ajuda é oferecida nos ateliês e laboratórios artesanais onde se aprende uma profi ssão que produz renda, segundo a tradição local. Em Kampala, as mulheres do Meeting Point Internacional, parceiro de AVSI em Uganda que cuida de mais de 4 mil pessoas doentes de AIDS e de crianças órfãs criando colares de papel reciclado,

contribuíram para a construção da escola secundária Luigi Giussani, onde estudam 400 jovens. Em Port-au-Prince, os jovens e as mulheres estão aprendendo novas profi ssões de mestres artesãos, como costura e bordado, com a técnica perlage para confeccionar bolsas e assessórios de moda, bem como manufaturas em ferro.

7 projetos----------------------------------------------

1 áfrica 5 américa latina e caribe 1 leste da europa

Os projetos da Fundação AVSI de formação profi ssional e apoio às micro

balanço anual 201124

Page 25: AVSI Balanço Social 2011

emergência humanitária

As intervenções de AVSI são fi nalizadas a conter as consequências dessas quedas, atuando conter as consequências dessas quedas, atuando no âmbito sanitário, infraestrutural, educacional e da geração de renda familiar. e da geração de renda familiar. Para as populações vulneráveis as situações Para as populações vulneráveis as situações emergenciais provocam uma queda dos níveis,emergenciais provocam uma queda dos níveis, já fragilizados, das condições de vida. já fragilizados, das condições de vida.

Embora não especializada na ajuda humanitária emergencial, a AVSI intervém nas situações de crises crônicas, de confl itos o pós-confl itos, sempre em relação com as realidades locais enraizadas no território.

A abordagem de AVSI revela-se fundamental, quando se propõe a reconstruir o humano a partir da afi rmação da vida apesar da emergência. De particular importância é o envolvimento no grupo detrabalho sobre a educação em situações emergenciais INEE, para a defi nição dos padrões da educação em situações emergenciais.

7 projetos----------------------------------------------

1 áfrica 5 américa latina e caribe 1 leste da europa

4 projetos--------------------------------------------------

2 áfrica 2 américa latina e caribe

Embora não especializada na ajuda humanitária emergencial, a

Page 26: AVSI Balanço Social 2011

migrações

O trabalho de AVSI consiste em apoiar as pessoas que O trabalho de AVSI consiste em apoiar as pessoas que deixaram as suas raízes no caminho para o redescobrimento deixaram as suas raízes no caminho para o redescobrimento da “dignidade inata” que – de acordo com Bento XVI da “dignidade inata” que – de acordo com Bento XVI – pertence a cada ser humano. – pertence a cada ser humano.

Povos inteiros são obrigados por força maior a abandonar a sua terra de origem e as suas raízes.

Alguns de forma temporânea se refugiam em outros países por causa da guerra ou dos regimes que impedem uma vida digna. Outros vivem longe do seu território de origem em uma condição de insegurança consolidada. Migrações externas e internas que favorecem o fenômeno da urbanização.

Por isso. A AVSI trabalha nos campos de refugiados de Dadaab, no Quênia (maiores informações na seção Focus”), e com os refugiados iraquianos na Jordânia e no Líbano, onde constrói novas casas para os refugiados palestinos, enquanto que na Romênia trabalha com as comunidades ROM. É a partir do positivo que cada um tem que foi possível trabalhar nas favelas de Ribeira Azul, no Brasil, para transformar as favelas em bairros dignos.

5 projetos----------------------------------------------

2 áfrica 2 europa oriental 1 leste da europa

Povos inteiros são obrigados por força maior a abandonar a sua

balanço anual 201126

Page 27: AVSI Balanço Social 2011

adoções internacionais

A Fundação AVSI é autorizada pela Comissão do Governo Italiano para as adoções internacionais e os procedimentos da adição internacional.

É operativa nos seguintes Países: Brasil (Estados de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia), México, Lituânia, Cazaquistão e Colômbia.

AS PRINCIPAIS ETAPAS DO PERCURSO ADOTIVO COM 1. ENCONTROS INFORMATIVOS DE GRUPO Oferecidos a casais com e sem idoneidade.

2. CURSO DE PREPARAÇÃO PARA A ADOÇÃO INTERNACIONAL O curso é coordenado por uma psicóloga, com a participação de famílias com experiência de adoção e operadores de AVSI.

3. COLÓQUIO DE APROFUNDAMENTO E ESCOLHA DO PAÍS/COLÓQUIO DE ENCARGO A equipe social encontra o casal, para conhecer melhor seu projeto de adoção e sua exata disponibilidade, identifi car o País estrangeiro e preparar o encargo à Instituição.

4. PREPARAÇÃO E ENVIO DOS DOCUMENTOS NO PAÍS ESTRANGEIROExplicação, preparação e entrega o pedido de adoção à autoridade do País estrangeiro.

5. ESPERA E PROPOSTA DE ATRIBUIÇÃO DA CRIANÇA Durante o período de espera, o casal é acompanhado através de vários encontros e colóquios. A equipe técnica dedica colóquios específi cos à proposta de atribuição e ao consenso do casal.

6. ORGANIZAÇÃO DA VIAGEM DE PERMANÊNCIA NO PAÍS ESTRANGEIROApós o consenso do casal, organizam-se a/as viagem/ns e a/as estadia/s do casal no País estrangeiro. Durante o período de permanência no País estrangeiro, o casal é assistido pela pessoa de referência de AVSI.

7.PÓS-ADOÇÃO Durante 2 ou mais anos, o casal terá de manter relação com os Serviços Sociais da sua região e com a AVSI, para a preparação dos relatórios pós-adotivos a serem enviados no País estrangeiro.

5 projetos----------------------------------------------

2 áfrica 2 europa oriental 1 leste da europa

LITUÂNIA 34 47 39 37 157 114 BRASIL 10 57 54 35 156 93 CAZAQUISTÃO 2 - - - 2 2 COLÔMBIA 1 1 - - 2 2 TOTAL 47 105 93 72 317 211

paístotal

criançastotal

adoções 1-4 4-7 7-9 +9

adoções completadas

2011

6% Colômbia

47% Brasil

47% Lituânia

desde 2003 até 2011

crianças adotadas

34

211

49

317

Idade da criança à sua chegada na Itália

A Fundação AVSI é autorizada pela Comissão do Governo Italiano para as

Page 28: AVSI Balanço Social 2011

CSR e levantamento de fundos

Construindo catedrais,AVSI Point e doadores Tudo se faz com uma fi nalidade. A consciência da fi nalidade que os homens tinham na construção de catedrais durante a idade média é a mesma que anima as pessoas que apoiam AVSI todos os anos através da campanha “Tende” ou através de uma doação. As pessoas que construíam as catedrais davam algo de si mesmos para a construção de algo maior, que não era sua propriedade. Esses homens davam tempo, dinheiro, materiais; alguns doavam somente um botão, outros todo o seu dinheiro para a construção da catedral. Os homens e as mulheres que, pela primeira vez ou durante muitos anos, apoiam AVSI – com a campanha “Tende”, o apoio à distância e outras coisas – fazem isso com a mesma motivação que levava o camponês do século XIV a doar alguns dias por mês de seu trabalho gratuito para transportar as pedras ou construir os alicerces de sua catedral. A catedral moderna - As pessoas que apoiam AVSI contribuem para a construção desta catedral moderna que permite dar um medicamento à mulher doente de AIDS em Uganda, oferecer uma escola às crianças no Equador, dar arroz às famílias na Birmânia, oferecer um novo emprego aos jovens do Haiti ou uma educação à paz entre os jovens da Terra Santa. Os vários eventos da campanha “Tende” incluem iniciativas em que muitas pessoas participam: concertos, espetáculos, eventos nas praças que se destacam por sua beleza e pela meticulosa organização; portanto, há eventos que parecem pequenos, que não fi cam no centro da atenção pública e sobre os quais os jornais não falam, mas que têm o mesmo valor que os outros eventos principais. São gotas no oceano, mas sem elas – como dizia Madre Teresa – o oceano seria menor. GRAZIELA TRABALHA EM KRAFT e há anos propõe às colegas da empresa ajudar a AVSI comprando pequenos objetos artesanais que ela produz à tarde com a irmã e suas amigas de Muggiò. AS MULHERES DE GREZZANA, na província de Verona, encontram-se todas as semanas pela tarde durante o ano todo, desde 1995, para trabalhar para AVSI. Tudo começou quando Maria Girimondo e Cristina Lonardoni convenceram Vanna – mãe de Maria – a compartilhar seu talento para o bordado e empregasse melhor seu tempo, já que seus fi lhos tinham crescido. E então, Vanna contagiou suas amigas e conhecidas com seu desejo de fazer alguma coisa. Desde então, encontram-se sempre, vendem seus produtos nas casas mais belas e se organizaram numa Associação.VALTER, MÉDICO QUE VIVE EM BREBBIA, na província de Varese, organiza o “grande almoço para AVSI” todos os anos com a participação de toda a cidadezinha; alguns cozinham, outros procuram mesas, outros preparam a sala, outros cantam, outros organizam a loteria; crianças, adultos, idosos, ninguém fi ca excluído e são mais de 400 todos os anos.

NOVAS ALIANÇAS NO BRASIL COM GE OIL & GAS NUOVO PIGNONE S.P.A. a favor de uma iniciativa no Rio de Janeiro, no Centro Educacional Cantinho da Natureza de AVSI. O projeto inclui atividades de formação profi ssional e ingresso no mundo do trabalho para 750 jovens, também com a participação de suas famílias. Uma parceria que recebeu uma contribuição econômica e viu a participação dos colaboradores voluntários a favor das crianças para ensinar às mesmas uma profi ssão.

DESDE 2010, SAS INSTITUTE APOIA AS ATIVIDADES DE AVSI NO HAITI. A colaboração, que começou a partir de uma iniciativa de gift matching em ocasião do terremoto que devastou o país, prossegue com a participação dos colaboradores e da empresa para a construção de um Centro Educacional em Port-au-Prince, no bairro Cité Soleil. O Centro irá acolher 1.000 crianças e adolescentes, 200 mães e 100 docentes e agentes sociais. Os funcionários de SAS Institute apoiam as atividades de AVSI através de doações diretas a alguns apoios à distância.

WORKSHOP RESPONSABILIDADE SOCIAL. No âmbito da XXXII edição do Meeting para a amizade entre os povos, AVSI promoveu uma conferência com o título “Sistema Itália: aliança para o desenvolvimento”. Naquela ocasião, tomaram a palavra: Alberto Piatti, Secretário Geral AVSI; Marina Migliorato, Responsável Corporate Social Responsability Enel, Mauro Nori, Diretor Geral Inps, Francesco Confuorti, Presidente Advantage Financial, Daniele Mancini, Conselheiro Diplomático do Ministério do Desenvolvimento Econômico. Também participaram Cesare Trevisani, Vice Presidente para as Infraestruturas, logística e mobilidade Confi ndustria, Antonio Miglio, Vice Presidente ACRI e Giuseppe Tripoli, Departamento para a Empresa e a internacionalização do Ministério do Desenvolvimento Econômico. O moderador da conferência foi Roberto Fontolan, Diretor do Centro Internacionale Comunione e Liberazione e Diretor de Buone Notizie.

“Buscamos alianças importantes para fomentar o desenvolvimento através da formação e do trabalho, favorecendo cada pessoa como protagonista da realidade em que vive. Porém, é impossível ajudar os Países em desenvolvimento “eu sua casa” se cortamos dois terços das ajudas de nosso País para o desenvolvimento e a cooperação internacional. Essa falta de oportunidade causa o aumento dos fl uxos de pessoas que fogem de seus Países. O sistema Itália pode ser realmente um modelo para o desenvolvimento de alguns Países em difi culdades, graças à capacidade de criar equipes e redes, como muitas empresas e instituições importantes de nosso País já fazem há muito tempo. Creio que a partir de hoje é possível iniciar uma refl exão para chegar a uma nova perspectiva comum da cooperação para o desenvolvimento, levando em conta o papel das ONGs e dos demais agentes do sistema”.

“A responsabilidade social é uma necessidade para estar juntos. Porém, o verdadeiro trabalho é a ação, o fazer. Parece cada vez mais clara a necessidade de trabalhar juntos para o mesmo objetivo, sem sobrepor-se. Hoje, cada agente pode contribuir para o desenvolvimento com seus próprios conhecimentos. Todos nós sabemos que há uma riqueza por descobrir, que devolve ao homem aquela dignidade inata que lhe pertence. Necessitamos de um sujeito novo que assuma esta tarefa. Uma nova companhia italiana para o desenvolvimento”.

Construindo catedrais,WORKSHOP RESPONSABILIDADE SOCIAL. No âmbito da XXXII edição do

balanço anual 201128

Page 29: AVSI Balanço Social 2011

levantamento fundos& efi ciência

Índice efi ciência levantamento de fundos valores expressos en euros

Como usamos o seu Euro valores expressos en euros

Levantamento fundos privado/público: total de recursos

média 2007 2008 2009 2010 2011 em 5 anos

0,06 0,05 0,07 0,06 0,07 0,06

índice

índice levantamento fundo

Índice efi ciência levantamento fundonos anos 2007 > 2011

971.739,0Ônus levantamento de fundosÔnus levantamento

13.480.838,01Proventos

levantamento de fundos

9% gastos com estrutura

86% 23.671.000gastos com projetos

1%gastos com atividades acessórias

4%gastos com levantamento de fundos

201034.234.000

201127.252.000

200929.326.000

55% 48% 35%9.512.000

45% 52% 65%17.740.000

• Público • Privado

Levantamento fundos privado/público: total de recursos

Page 30: AVSI Balanço Social 2011

ATIVOS al 31.12.2011 al 31.12.2010

IMOBILIZAÇÕES IMATERIAISAlterações estatutárias – – Software 35.256 11.351 Certifi cação de qualidade 2.599 2.808 Registro da marca 1.426 1.901Melhorias em bens de terceiros 29.975 42.833

69.255 58.893IMOBILIZAÇÕES MATERIAISTerrenos e edifícios 1.772.073 1.742.699 Instalações e máquinas 11.475 13.727 Veículos motorizados – – Móveis para escritório 17.318 22.006 Equipamentos eletrônicos para escritório 19.570 24.139

1.820.436 1.802.571 IMOBILIZAÇÕES FINANCEIRASParticipações em outras empresas 118.131 117.981

118.131 117.981

TOTAL IMOBILIZAÇÕES 2.007.822 1.979.444

CRÉDITOSCréditos a receber de doadores privados 349.160 482.956 Créditos a receber para atividades acessórias - 86.701Créditos a receber de órgãos previdenciais 9.984 13.064Créditos a receber do erário 114 114 Créditos diversos 113.514 4.792 Créditos a receber de doadores institucionais_ Projetos fi nanciados pelo Governo Italiano 5.639.480 8.165.829 _ Projetos fi nanciados pela União Europeia 3.231.724 5.124.797 _ Projetos fi nanciados por Organismos internacionais/outros doadores bilaterais

7.776.698 9.535.996

_ Projetos fi nanciados pela Conferência Episcopal Italiana (CEI) 260.432 222.800_ Projetos fi nanciados por Instituições Locais 588.268 550.509

17.496.602 23.599.932A receber de organizações correlatas_ exigíveis no curso do exercício subsequente 50.000 50.000_ exigíveis após o exercício subsequente – 50.000 – 50.000 A receber de fi liais estrangeiras_ exigíveis no curso do exercício subsequente 486.529 432.130_ exigíveis após o exercício subsequente – 486.529 – 432.130

ATIVIDADES FINANCEIRAS QUE NÃO CONSTITUEM IMOBILIZAÇÕESOutros títulos 39.133 38.670

DISPONIBILIDADE DE LIQUIDEZDepósitos bancários e postais 5.064.748 5.027.901 Numerário e valores em caixa 33.823 5.098.571 32.364 5.060.266

TOTAL ATIVOS CIRCULANTES 23.643.607 29.768.625

COTAS-PARTE E REDESCONTOS 3.358 7.199

TOTAL ATIVOS 25.654.787 31.755.268

dados económicosBalanço a 31.12.2011 e a 31.12.2010 - balanço patrimonial: ativos

valores expressos en euros

ATIVOS al 31.12.2011 al 31.12.2010

balanço anual 201130

Page 31: AVSI Balanço Social 2011

PASSIVOS al 31.12.2011 al 31.12.2010

Cotas associativas 40.918 40.918 Fundos disponíveis 703.503 658.503 Variação dos Fundos disponíveis _ Correções dos fundos disponíveis (405.486) (430.087) _ Cotas associativas pagas no exercício – – _ Resultado do exercício (272.405) (677.891) 24.601 (405.486)

PATRIMÔNIO LÍQUIDO 66.529 293.934

INDENIZAÇÕES RECISÓRIAS POR TRABALHO EMPREGATÍCIO 591.686 502.722

PASSIVOS DE MÉDIO E LONGO PRAZO_ Financiamentos passivos 204.921 233.776TOTAL DE PASSIVOS DE MÉDIO E LONGO PRAZO 204.921 233.776

DÉBITOS COM BANCOS_ exigíveis no curso do exercício subsequente 538.602 150.343 _ exigíveis após o exercício subsequente 538.602 150.343DÉBITOS COM PROJETOS_ Governo italiano 4.718.561 7.416.318_ União Europeia 3.501.643 4.435.554_ Organismos Internacionais/Outros doadores bilaterais 6.958.328 8.453.798_ Instituições locais 588.598 353.023_ CEI 177.373 171.144_ Adoções Internacionais 29.586 51.883_ Particulares 2.857.191 4.011.076_ Apoio à Distância 4.050.315 22.881.595 4.340.205 29.233.001DÉBITOS COM FORNECEDORES _exigíveis no curso do exercício subsequente 585.964 472.907 _exigíveis após o exercício subsequente 585.964 472.907DÉBITOS COM COLABORADORES DOS PROJETOS _exigíveis no curso do exercício subsequente 16.052 59.847 _exigíveis após o exercício subsequente 16.052 59.847 DÉBITO COM COLABORADORES DA SEDE_exigíveis no curso do excercísio subsequente 353.198 354.388_exigíveis após o exercício subsequente 353.198 354.388DÉBITOS TRIBUTÁRIOS_xigíveis no curso do exercício subsequente 77.272 94.609 -exigíveis após o exercício subsequente 77.272 94.609DÉBITO COM INSTITUIÇÕES DE PREVIDÊNCIA E SEGURANÇA SOCIAL_exigíveis no curso do exercício subsequente 100.498 105.606_exigível após o exercício subsequente 100.498 105.606 DÉBITOS COM OUTROS_exigíveis no curso do exercício subsequente 238.232 253.898_exigível após o exercício subsequente 238.232 253.898

TOTAL DÉBITOS 24.791.414 30.724.599

COTAS-PARTE E REDESCONTOS 237 237

TOTAL PATRIMÔNIO LÍQUIDO E PASSIVO 25.654.787 31.755.268

CONTAS DE ORDEM al 31/12/2011 al 31/12/2010

GARANTIAS RECEBIDAS DE TERCEIROS_ Garantias fi dejussórias concedidas por Instituições de crédito 1.670.799 2.207.945_ Empenhos com terceirosEMPENHOS COM PROJETOS_ Empenhos próprios com projetos (1.318.576) 150.682

TOTAL CONTAS DE ORDEM 352.233 2.358.627

Balanço a 31.12.2011 e a 31.12.2010 - balanço patrimonial: passivosvalores expressos en euros

PASSIVOS al 31.12.2011 al 31.12.2010

Page 32: AVSI Balanço Social 2011

CONTA ECONÔMICA 2011 2010

Contribuições do Estado italiano 2.694.275 4.248.957Contribuições da União Europeia 2.653.427 5.034.429Contribuições dos Organismos Internacionais/Outros doadores bilaterais 1.921.442 4.506.405Contribuições Instituições locais 1.100.652 1.005.210Contribuições CEI (Conferência Episcopal Italiana) 139.644 399.161Contribuições Privadas 6.200.152 5.906.795Contribuições Privadas para o Apoio à distância destinadas a projetos institucionais 6.452.834 6.265.390Contribuições Privadas para o Apoio à Distancia 2.539.688 3.124.646CONTRIBUIÇÕES DESTINADAS AOS PROJETOS 23.702.115 30.490.993

Contribuições do Estado italiano 229.166 462.095Contribuições da União Europeia 277.919 346.353Contribuições dos Organismos Internacionais/Outros doadores bilaterais 493.674 480.382Contribuições das Instituições locais e da CEI 1.564 0Contribuições Privadas 941.416 1.091.858Contribuições do Apoio à Distância 974.982 998.384Contribuições das adoções internacionais 202.176 34.500CONTRIBUIÇÕES DESTINADAS AO FUNCIONAMENTO DA ESTRUTURA 3.120.898 3.413.572

Serviços de consultoria 329.200 229.301Serviços de patrocínio 50.000 100.000Cessão direitos cotas 50.000PROVENTOS DAS ATIVIDADES ACESSÓRIAS 429.200 329.301

TOTAL DAS CONTRIBUIÇÕES 27.252.213 34.233.866

Gastos realizados e envio fundos para projetos Projetos fi nanciados pelo Estado italiano (1.956.044) (3.007.394) Projetos fi nanciados pela União Europeia (2.116.023) (4.478.590) Projetos fi nanciados por Organismos Internacionais /Outros doadoores bilaterais (1.925.845) (3.921.029) Projetos fi nanciados por Instituições locais (954.786) (673.343) Projetos fi nanciados pela CEI (142.750) (178.161) Projetos fi nanciados pelo Apoio à Distância (2.546.516) (3.119.248) Projetos fi nanciados por privados (9.803.346) (19.445.310) (10.472.265) (25.850.030)Custos do pessoal dedicado a projetos (4.225.375) (4.393.171)

TOTAL DOS GASTOS PARA PROJETOS (23.670.684) (30.243.202)

Gastos com o pessoal da sede (2.763.184) (2.534.892)Outros gastos realizados para a gestão da estrutura _Gastos para matérias primas, secundárias, de consumo e mercadorias (174.430) (166.498) _Gastos com serviços (762.921) (831.516) _Viagens e transportes (188.087) (184.267) _ Gastos para o usufruto de bens de terceiros (121.054) (142.158) _Ônus diversos de gestão (35.623) (1.282.115) (38.750) (1.363.189)Amortizações e depreciações_Amortizações das imobilizações imateriais (38.059) (32.784)_Amortizações das imobilizações materiais (77.387) (76.009)_Reservas e depreciações (430) (115.876) - (108.793)

Custos transferidos para gestão de projetos 107.050 -Custos transferidos para gestão de projetos 566.485 191.290

TOTAL DE GASTOS COM A ESTRUTURA (3.487.639) (3.815.584)

Gastos para atividades acessórias_Custos do pessoal (319.275) (180.694)_Custos para serviços (53.305) (51.848)_ Viagens e transportes (23.317) (26.226)

TOTAL DE GASTOS COM ATIVIDADES ACESSÓRIAS (395.898) (258.768)

RESULTADO OPERATIVO (302.008) (83.687)

Outros proventos fi nanceiros De títulos lançados nos ativos circulantes 8.692 7Proventos diferentes dos anteriores 52.136 60.828 171.532 171.539Juros e outros ônus fi nanceiros (89.805) (46.268)

PROVENTI E ONERI FINANZIARI (28.977) 125.271

Proventos extraordinários 131.421 4.207Ônus extraordinários (7.745) (21.964)

PROVENTOS E ÔNUS FINANCEIROS 123.675 (17.758)

Correção débitos de projetos em moedas diferentes do euro (Superávit de projetos) 267.356 511.967Provisão desvalorização de créditos de projetos (118.490) 0Correção créditos para projetos em moedas diferentes do euro (Défi cit de projetos) (192.891) (491.014)

CORREÇÕES DE PROJETOS (44.026) 20.953

RESULTADOS ANTES DOS IMPOSTOS (251.335) 44.779

Impostos do exercício (21.070) (20.178)

RESULTADO DO EXERCÍCIO (272.405) 24.601

dados económicosBalanço a 31.12.2011 e a 31.12.2010 - Conta econômica

valores expressos en euros

CONTA ECONÔMICA 2011 2010

Contribuições do Estado italiano 2.694.275 4.248.957

balanço anual 201132

Page 33: AVSI Balanço Social 2011

Relatório da empresa de auditoria

Page 34: AVSI Balanço Social 2011

balançoagregado

Desde alguns anos a Fundação AVSI, devido à sempre maior importância das atividades realizadas nas sedes estrangeiras e para fornecer uma mais completa informação sobre o andamento gestional, prevê um balanço agregado.

Este balanço não foi submetido a revisão contábil mesmo se o balanço da sede italiana e os balanços das sedes estrangeiras que estão incluídos no balanço agregado foram certifi cados por uma das primeiras sociedades de auditoria.

As sedes estrangeiras da AVSi incluídas na zona de agragação são: Ruanda, Rd Congo, Nigéria, Peru, Brasil, Uganda, Burundi, Jordânia, Líbano, Equador, Tailândia, Kosovo, Haiti, Quênia, Costa do Marfi m, Palestina.Cada balanço patrimonial e contas econômicas utilizados para a preparação do balanço agregado são preparados pelas diferentes sedes estrangeiras.

A coleta total por parte do sistema AVSI no mundo totalizam 41.477.511 euros.

Destinação dos recursos por país

Contribuições balanceteagregado por entidadefi nanciadora

Contribuições privados 18.726.13045,15%

Contribuições públicas22.751.38354,85%

LITUÂNIA

CAZAQUISTÃO

ANGOLA

KOSOVO

JORDÂNIA

TAILÂNDIA

RÚSSIA

VENEZUELA

PARAGUAI

SERRA LEOA

ARGENTINA

BIRMÂNIA

MÉXICO

CONGO

MOÇAMBIQUE

EQUADOR

PALESTINA

NIGÉRIA

PERU

ALBÂNIA

BURUNDI

ROMÊNIA

SUDÃO DO SUL

RUANDA

COSTA DO MARFIM

LÍBANO

BRASIL

QUÊNIA

HAITI

R.D. CONGO

UGANDA

OUTROS PAÍSES

PROJETOS DE SOLIDARIEDADE

MINUSTAH735.350

1,77%

OUTROS1.903.669 4,59%

USAID,WORLD BANK

e BPRM4.022.809 9,70%

UNHCR2.438.110 5,88%

GOVERNO ITALIANO3.655.473 8,81%

ENTIDADES LOCAIS

1.102.216 2,66%

CEI139.644

0,34%

UNIÃO EUROPEIA2.931.347 7,07%

PRIVADOS7.570.599 18,25%

APOIO A DISTÂNCIA

9.967.674 24,03%

CENTRALFUND DISPLACED

711.566 1,72%

UNICEF4.339.435 10,46%

COOPINGLESA611.562 1,47%

COOPHOLANDESA

160.202 0,39%

PRIVADOS LOCAIS985.681

2,38%

ADOÇÕES INTERNACIONAIS

202.177 0,49%

Este balanço não foi submetido a revisão contábil mesmo se o balanço da sede italiana e os balanços das sedes estrangeiras que estão incluídos no balanço agregado foram certifi cados por uma das primeiras sociedades de auditoria.

As sedes estrangeiras da AVSi incluídas na zona de agragação são: Ruanda, Rd Congo, Nigéria, Peru, Brasil, Uganda, Burundi, Jordânia, Líbano, Equador, Tailândia, Kosovo, Haiti, Quênia, Costa do Marfi m, Palestina.Cada balanço patrimonial e contas econômicas utilizados para a preparação do balanço agregado são preparados pelas diferentes sedes estrangeiras.

A coleta total por parte do sistema AVSI no mundo totalizam 41.477.511 euros.

101.602

120.912

130.366

156.935

158.165

164.004

174.802

186.119

301.583

307.911

334.643

380.524

401.394

409.200

515.515

532.214

538.259

555.697

628.884

638.984

927.291

973.131

1.065.862

1.319.644

1.352.480

1.524.988

2.786.462

3.075.837

4.643.115

6.531.575

7.681.977

1.542.822

1.314.616

Destinação

balanço anual 201134

Page 35: AVSI Balanço Social 2011

balancete agregado

CONTRIBUIÇÕES DESTINADAS AOS PROJETOS - SEDES ESTRANGEIRAS 13.905.499 10.081.545Contribuições do Estado Italiano 2.694.275 4.248.957Contribuições União Europeia 2.653.427 5.034.429Contribuições Organismos internacionais 1.921.442 4.506.405Contribuições Instituições locais 1.100.652 1.005.210Contribuições CEI 139.644 399.161Contribuições Privados 6.200.152 5.906.795Contribuições Privadas para o Apoio à Distância destinadas a projetos institucionais 6.452.834 6.265.390Contribuições Privadas para o Apoio à Distância 2.539.688 3.124.646CONTRIBUIÇÕES DESTINADAS AOS PROJETOS 23.702.114 30.490.993

CONTRIBUIÇÕES DESTINADAS AO FUNCIONAMENTO DA ESTRUTURA - SEDES ESTRANGEIRAS 319.801 206.904Contribuições do Estado Italiano 229.166 462.095Contribuições da União Europeia 277.919 346.353Contribuições de Organismos inernacionais 493.674 480.382Contribuições Instituições locais e CEI 1.564 0Contribuições Privados 941.416 1.091.858Contribuições do Apoio à Distância 974.982 998.384Contribuições das adoções internacionais 202.176 34.500CONTRIBUIÇÕES DESTINADAS AO FUNCIONAMENTO DA ESTRUTURA 3.120.897 3.413.572Serviços de consultoria 329.200 229.301Entradas por cessão direitos cotas 50.000 -Serviços de patrocínio 50.000 100.000PROVENTOS DAS ATIVIDADES ACESSÓRIAS 429.200 329.301

TOTAL DAS CONTRIBUIÇÕES 41.477.511 44.522.314

Gastos com projetos no site e na itália e envio fundos (26.198.198) (28.040.553)

Custos do pessoal dedicado a projetos (10.447.058) (10.633.849)

TOTAL DOS GASTOS PARA PROJETOS (36.645.256) (38.674.402)

GASTOS COM O PESSOAL DA SEDE (3.421.657) (3.240.412)

Outros gastos realizados para a gestão da estrutura_ Gastos para matérias primas, secundárias, de consumo e mercadorias (329.381) (317.127)_ Gastos com serviços (1.493.670) (1.143.469)_ Viagens e transportes (239.616) (243.038)_ Gastos para o usufruto de bens de terceiros (180.798) (184.800)_ Ônus diversos de gestão (83.764) (2.327.229) (56.574) (1.945.008)Amortizações e depreciações_ Amortizações das imobilizações imateriais (26.713) (21.883)_ Amortizações das imobilizações materiais (219.491) (209.156)_ Reservas e depreciações (430) (246.634) (231.038)custos transferidos apra a gestão de projetos 566.485 191.290custos transferidos para a gestão acessória 107.050 -TOTAL CUSTOS DA ESTRUTURA (5.321.985) - (5.225.169)

GASTOS COM ATIVIDADES AUXILIARES_ Custos do pessoal (319.275) (180.694)_ Custos para serviços (53.305) (51.848)_ Viagens e transportes (23.317) (26.226)TOTAL GASTOS COM ATIVIDADES ACESSÓRIAS (395.897) (258.768)

RESULTADO OPERACIONAL (885.627) 363.976

Outros proventos fi nanceirosDe títulos lançados nos ativos circulantes 8.692 7Proventos diferentes dos anteriores 52.136 60.828 171.532 171.539Juros e outros ônus fi nanceiros (130.420) (78.928)

PROVENTOS E ÔNUS FINANCEIROS (69.592) 92.611Proventos extraordinários 140.812 4.207Ônus extraordinários (7.745) (131.700)PROVENTOS E ÔNUS EXTRAORDINÁRIOS 133.067 (127.493)Correção débitos de projetos em moedas diferentes do euro (Superávit de projetos) 465.616 511.967Provisão desvalorização de créditos de projetos (85.169) - Correção créditos para projetos em moedas diferentes do Euro (Défi cit de projetos) (203.237) (527.483)CORREÇÕES DE PROJETOS 177.210 (15.516)

RESULTADOS ANTES DOS IMPOSTOS (644.942) 313.579

Impostos do exercício (21.070) (20.179)

RESULTADO DO EXERCÍCIO (666.012) 293.400

valores expressos en euros

2011 2010

CONTRIBUIÇÕES DESTINADAS AOS PROJETOS - SEDES ESTRANGEIRAS

2011 2010

Page 36: AVSI Balanço Social 2011
Page 37: AVSI Balanço Social 2011
Page 38: AVSI Balanço Social 2011
Page 39: AVSI Balanço Social 2011
Page 40: AVSI Balanço Social 2011

fi caconnosco!CC BancarioIT 61 C0558401626000000019000 Banca Popolare di Milanointestato AVSI

CC postale522474 en nome deFONDAZIONE AVSI ONLUS ONG

Donações on linewww.avsi.org

5xmilleC. F. 81017180407

Continua a seguir-nos sito

www.avsi.org

AVSI ITÁLIA / www.avsi.org20158 Milão, Via Legnone, 4tel. +39.02.6749881 – [email protected] 47521 Cesena (FC), Via Padre Vicinio da Sarsina, 216tel. +39.0547.360811 – [email protected]

AVSI EUA / www.avsi-usa.orgHeadquarters: 125 Maiden Lane 15th fl oor - New York, NY 10038DC Offi ce: 529 14th Street NW – Suite 994 – Washington, DC 20045Ph/Fax: +1.202.429.9009 – [email protected] - www.avsi-usa.org

estamo tambem no Facebook e Twitter