aves migratórias da primavera

13
AVES MIGRATÓRIAS DA PRIMAVERA Trabalho realizado pela turma do 4ºA 1

Upload: anaquartin

Post on 07-Jun-2015

2.920 views

Category:

Education


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Aves migratórias da primavera

AVES MIGRATÓRIAS DA PRIMAVERA

Trabalho realizado pela turma do 4ºA

1

Page 2: Aves migratórias da primavera

Com o aproximar da Primavera, começam a chegar a Portugal as primeiras aves

migradoras do ano.

Os alunos e alunas do 4ºA foram cientistas por um dia e, recolheram informações e imagens sobre quatro espécies de aves migratórias –

cegonha-branca, cuco-canoro, andorinha-dos-beirais, e andorinhão-preto.

2

Page 3: Aves migratórias da primavera

CEGONHA-BRANCA

A cegonha-branca é a mais popular das aves. Ave pernalta de grandes dimensões, de pescoço grande e bico alongado e de coloração branca e preta, com pernas e bico vermelho.

As cegonhas vivem até aos 26 anos.

3

Page 4: Aves migratórias da primavera

4

Page 5: Aves migratórias da primavera

CURIOSIDADES

Moram em campos grandes, perto de rios, relva com lama e bosques.

Extremamente sociável, tolera a proximidade dos seres humanos.

Alimenta-se de rãs, insectos, cobras, entre outros.

Utilizam essencialmente o voo de asas abertas. Têm por isso as asas largas e compridas que lhes permite voar durante bastante tempo, quase sem as bater.

Sabias que…A cegonha-Branca não emite qualquer canto. O único som

produzido é provocado pelo bater das duas maxilas do bico. 5Trabalho de:Avran, Dominique, Lidiana, Diogo F., Miguel.

Page 6: Aves migratórias da primavera

CUCO-CANORO

Tem a parte superior e o peito cinzentos e a parte inferior com listas brancas e pretas. Têm uma mancha branca, bem vistosa, na nuca.

A cauda longa é acinzentada e com pontas brancas.

As asas são pontiagudas e longas, os dedos organizam-se dois para a frente e dois para trás. A ponta do bico encontra-se virada para baixo.

Pode medir entre 32 a 34 cm.

6

Habita em zonas arborizadas, campos abertos e vertentes montanhosas.

Come insectos, principalmente escaravelhos e lagartas.

O seu característico e repetitivo cuc-cuu costuma assinalar o início da Primavera e começa a ouvir-se a partir de Março/Abril.

Volta a partir com a chegada do Outono.

Page 7: Aves migratórias da primavera

O cuco é um parasita de outras aves, pois põe os ovos no ninho delas. Nos dias que antecedem a postura, a fêmea vigia atentamente os casais de aves insectívoras que estão a construir ninhos nas imediações. De seguida, a fêmea atira para fora do ninho os ovos que lá se encontram e coloca o dela no seu lugar.

Os seus ovos, de cor variável, tendem a imitar os da ave hóspede.

7

CURIOSIDADES

Trabalho de:Edgar, Gerson, Filipe.

Page 8: Aves migratórias da primavera

ANDORINHA-DOS-BEIRAIS

8

A andorinha-dos-beirais anuncia, no território português, a chegada da Primavera e o adeus ao frio do Inverno. Chegam por volta de Março /Abril e entre Outubro e Novembro juntam-se em bandos, que podem chegar a centenas de elementos, para rumarem a sul, a fim de passarem o Inverno.

As andorinhas são aves pequenas(13 a 15 cm de comprimento) que têm as asas longas e estreitas e uma cauda que se divide em dois. Podem viver cerca de 8 anos.

O abdómen da andorinha-dos-beirais é branco e a parte superior preta. Tem olhos castanhos e um bico pequeno, fino e preto.

Os seus habitats preferidos são campos abertos com vegetação baixa, tais como prados, pastos e campos de cultivo, de preferência junto à água. No entanto, também pode ser encontrada em montanhas pelo menos até aos 2 200 metros de altitude, é muito urbana, nidificando mesmo no centro das cidades, desde que o ar seja suficientemente limpo.

Page 9: Aves migratórias da primavera

9

A andorinha-dos-beirais é uma ave insetívora e captura os insectos de que se alimenta em pleno voo, à semelhança de outras andorinhas e dos andorinhões.

As moscas e os afídios são a base da sua dieta nas áreas de nidificação. As formigas voadoras, são uma importante fonte de alimento nos locais onde inverna.

A andorinha-dos-beirais constrói os ninhos em celeiros, nos beirais dos edifícios, debaixo das pontes, etc.

O ninho tem a forma de uma taça fechada com uma abertura estreita no topo e é feito com pedaços de lama colados com saliva, e forrado com palha, ervas, penas ou outros materiais macios.

A sua construção demora até dez dias e é levada a cabo tanto pelo pela fêmea como pelo macho.

Page 10: Aves migratórias da primavera

CURIOSIDADES

Põem entre quatro a cinco ovos de cada vez, entre Maio e Junho, que são incubados tanto pelo macho como pela fêmea.

10

O mesmo casal de andorinhas utiliza o mesmo ninho durante vários anos. Têm um sentido de orientação tão bom que depois de voar centenas de quilómetros conseguem voltar exactamente ao mesmo ninho.

Depois do nascimento das crias, os papás andorinha têm que alimentar os filhotes muitas vezes para eles crescerem depressa e começarem a aprender a voar antes do início do Inverno.

Trabalho de:Iúri, Nidson, Júnior.

Page 11: Aves migratórias da primavera

ANDORINHÃO-PRETO O andorinhão-preto é uma

espécie estival, que está presente no nosso território de Março a Outubro.

11

O andorinhão-preto (Apus apus) embora pareça preto à distância, tem na verdade a plumagem castanha escura, apresentando apenas uma pequena mancha clara no queixo. As asas compridas, em forma de foice, permitem distingui-lo das andorinhas.

Os andorinhões podem ser encontrados em habitats tão diversos como oásis em desertos, florestas, estepes, zonas agrícolas, desde o nível do mar aos 4000 metros de altitude.

Page 12: Aves migratórias da primavera

Os andorinhões são aves insectívoras que caçam insectos em voo, principalmente no início e fim do dia. As suas presas favoritas são insetos coloniais que voam em enxames, em particular abelhas, vespas, efémeras e cupims.

12

Nidifica em pequenas colónias, normalmente debaixo das telhas e em cavidades de ventilação, também em torres de igrejas, nos buracos de pica-paus e outros semelhantes.

O ninho é construído a partir de materiais variáveis que incluem líquens e musgos, gravetos e penas, reforçados com saliva.

A ninhada é composta por 3 ovos, cuja incubação dura cerca de 14 a 20 dias. As crias dão os primeiros voos ao fim de 5 a 8 semanas.

Trabalho de:Calado, Carolina, Érica

Page 13: Aves migratórias da primavera

BIBLIOGRAFIA

http://www.bragancanet.pt/patrimonio/faunaandorinha.htm

http://www.eb23-ribeira-neiva.rcts.pt/proj/faunadorioneiva/cuco/index.htm

http://www.azibo.org/cegonha.html http://pt.wikipedia.org/wiki/Andorinh%C3%A3o http://pt.wikipedia.org/wiki/Andorinh%C3%A3o-preto http://pt.wikipedia.org/wiki/Andorinha-dos-beirais

Para a realização deste trabalho pesquisamos vários sites, onde retirámos as informações necessárias para caracterizar as quatro espécies de aves migratórias escolhidas.

13