avanÇo no processo eletrÔnico · de demandas a exigirem ações o prazo médio de tramitação...

8
Justiça do Trabalho do RS | Ano 4 | Número 26 | Maio e Junho 2014 Atividades marcam o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil ENGAJAMENTO TRT-RS promoveu evento no Parque da Redenção, em Porto Alegre, e um ato simbólico no prédio-sede. PÁGINA 5 Fernando Cassal e Brígida Toschi são os novos desembargadores do TRT4 QUADRO Magistrados assumiram as vagas dos desembargadores aposentados Denis Molarinho e Ricardo Gehling. PÁGINA 4 PÁGINA 6 AVANÇO NO PROCESSO ELETRÔNICO A Justiça do Trabalho da 4ª Região retomou, em maio, o cronograma de implantação do Sistema PJe-JT. Até o final do ano, 75% das unidades judiciárias e todas as turmas julgadoras do segundo grau estarão operando a ferramenta.

Upload: doanlien

Post on 08-Nov-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Justiça do Trabalho do RS | Ano 4 | Número 26 | Maio e Junho 2014

Atividades marcam o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil

ENGAJAMENTO

TRT-RS promoveu evento no Parque da Redenção, em Porto Alegre, e um ato simbólico no prédio-sede.

PÁGINA 5

Fernando Cassal e Brígida Toschi são os novos desembargadores do TRT4

QUADRO

Magistrados assumiram as vagas dos desembargadores aposentados Denis Molarinho e Ricardo Gehling.

PÁGINA 4

PÁGINA 6

AVANÇO NO PROCESSO ELETRÔNICOA Justiça do Trabalho da 4ª Região retomou, em maio, o cronograma de implantação do

Sistema PJe-JT. Até o final do ano, 75% das unidades judiciárias e todas as turmas julgadoras do segundo grau estarão operando a ferramenta.

2 | |TRT4 NOTÍCIAS MAIO E JUNHO 2014

Missão: “Realizar justiça na solução dos conflitos individuais e coletivos do trabalho, contribuindo para a pacificação social.”Visão: “Ser reconhecida como acessível, célere e efetiva na realização da justiça social.”

EDITORIAL EXPEDIENTE

O TRT4 Notícias é um

informativo da Justiça do

Trabalho do Rio Grande do

Sul, produzido pela

Secretaria de Comunicação

Social do Tribunal Regional

do Trabalho da 4ª Região.

Endereço Av. Praia de

Belas, 1.100/307A,

Porto Alegre - RS

Fone (51) 3255-2060

E-mail [email protected]

Site www.trt4.jus.br

Coordenação e Edição

Gabriel Borges Fortes

Reportagem e fotos

Daniel Aguiar Dedavid,

Daniele Reis Duarte,

Guilherme Villa Verde

Castilhos, Inácio do Canto

Rocha Filho, Juliano

Machado dos Santos

Diagramação Camila Dotto

Estagiária Débora Xavier

Cleusa Regina HalfenPresidente do TRT4

Este importante informativo Os dados obtidos em 27 de maio oportuniza a publicação de fatos e passado mostram que temos 84.814 iniciativas adotadas no âmbito deste processos tramitando em meio Regional, além de incentivar a todos digital no Rio Grande do Sul, com quantos aqui atuam a colaborarem 21.260 advogados cadastrados no no enfrentamento dos desafios, que sistema. No país inteiro, já somam são constantes na Justiça do 1.620.876 processos eletrônicos, Trabalho gaúcha, diante da com 354.656 advogados complexidade e do crescente número cadastrados.de demandas a exigirem ações O prazo médio de tramitação dos imediatas e eficazes da processos, entre o ajuizamento e o Administração do Tribunal. julgamento, que, no meio físico, era

Nesta edição consta, entre outros de 252 dias, passou para 130 dias, o assuntos, a retomada da implantação que representa a redução de 51% do processo judicial eletrônico – PJe- do tempo.-JT na Região. Iniciado em 29 de Neste histórico momento de setembro de 2012, o sistema já está transição, precisamos repensar e em funcionamento em 70 Varas do adequar nossas práticas, ficar Trabalho e 1 Posto Avançado, dentre atentos às consequências da eles as 30 Unidades de 1º Grau de utilização desse novo instrumento Porto Alegre. Também já está de trabalho em todos os seus instalado em 6 das 11 Turmas aspectos, especialmente sobre a Recursais e em todas as Seções saúde dos servidores e a Especializadas do Tribunal. Para este acessibilidade dos usuários. É ano, está programada a instalação da preciso, ainda, exercitar a paciência nova ferramenta em mais 32 Varas do e a tolerância.Trabalho e 3 Postos Avançados, no Aproveito o ensejo para agradecer interior do Estado, e nas aos magistrados, aos servidores da remanescentes 5 Turmas Recursais Justiça do Trabalho e aos advogados do Tribunal, restando, para o ano de pela incansável compreensão e 2015, sua implantação em apenas 32 colaboração que têm demonstrado.Varas e 6 Postos Avançados. Excelente leitura a todos!

Desembargador João Ghisleni Filho aposenta-se

CARREIRA

O Diário Oficial da União publicou, em 5 de junho, a aposentadoria do desembargador João Ghisleni Filho, do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS). O magistrado era presidente da 11ª Turma Julgadora do TRT-RS e integrante da Seção de Dissídios Coletivos.

Nascido em Tupanciretã (RS), João Ghisleni Filho ingressou no Tribunal em 1998, como representante do Ministério Público do Trabalho, em vaga do Quinto Constitucional. Foi vice-presidente do TRT-RS na Gestão 2006/2007 e presidente no biênio 2008/2009. Presidiu, ainda, a 2ª Turma Julgadora e a Comissão de Jurisprudência. Também foi o primeiro presidente da Seção Especializada em Execução do TRT-RS, entre 2012 e 2013.

A presidente do Tribunal, desembargadora Cleusa Regina Halfen, elogiou a carreira do magistrado. “O desembargador Ghisleni sempre se destacou pelo seu comprometimento com o trabalho, pela qualidade de suas decisões, pela memória privilegiada e, ainda, pelo bom humor. Foi um ótimo presidente e certamente sua falta será sentida. Desejo-lhe sucesso e felicidades nesta nova etapa da vida”, disse a magistrada.

Em sua última participação em sessão do Tribunal Pleno, o desembargador fez um pronunciamento, no qual agradeceu, a magistrados e servidores, o apoio recebido durante a carreira.

3

MODERNIDADE

Processo Judicial Eletrônico é implantado em mais quatro cidades

Juiz Alexandre Lunardi discursou em nome do Foro Trabalhista de Novo Hamburgo.

No dia 25 de maio, o sistema foi instalado no Foro Trabalhista de Cachoeirinha e na Vara do Trabalho de Alvorada. Em junho, mais duas cidades receberam a nova ferramenta: os Foros Trabalhistas de Novo Hamburgo (dia 13) e de Sapucaia do Sul (dia 27).

As implantações foram marcadas por solenidades, que contaram com a presença da burocráticas, com a redução um Posto Avançado da Justiça Administração do TRT-RS, de paulatina do atendimento no do Trabalho da 4ª Região. No magistrados, servidores, balcão e a dispensa de autuação, segundo grau, é utilizado nas advogados, auxiliares da Justiça e numeração, juntada de petições, Seções Especializadas e em seis autoridades locais. Em discurso carimbos e manuseio dos Turmas Julgadoras. Ainda em nesses eventos, a presidente do processos”, ressaltou a 2014, o PJe-JT deverá ser Tribunal, desembargadora Cleusa presidente. “O prazo médio de implantado em mais 32 VTs e três Regina Halfen, reafirmou sua tramitação dos processos entre o Postos Avançados, alcançando convicção de que o PJe-JT é o ajuizamento e o julgamento mais de 75% das unidades de caminho certo para a passou de 252 dias, no meio primeiro grau. O sistema modernização e maior celeridade físico, para 130 dias, no meio também será estendido a todas da prestação jurisdicional. “Com a eletrônico. Isso representa a as Turmas Julgadoras da experiência que temos no Rio redução de 51% do tempo”, segunda instância. O Grande do Sul, já verificamos informou a desembargadora. cronograma de implantação sensível otimização das rotinas, O Processo Judicial Eletrônico pode ser conferido na página do especialmente nas mais já está presente em 70 Varas e PJe-JT: . www.trt4.jus.br/pje-jt

O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) iniciou, nesse bimestre, o cronograma de implantação 2014 do Processo Judicial Eletrônico (PJe-JT).

TRT4 NOTÍCIAS MAIO E JUNHO 2014 | |

Nova versãoO sistema de processo eletrônico foi atualizado em 9 de junho. A versão 1.4.8.1 acrescentou diversas funcionalidades ao sistema, com avanços na usabilidade e na interoperabilidade.Confira algumas melhorias:• Publicação das intimações pelo Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho-DEJT (com essa funcionalidade, não há mais o prazo de 10 dias para consulta desses expedientes. A ciência será considerada na data da publicação da matéria no DEJT, da mesma forma que ocorre nos processos físicos).• Consulta processual por login e senha (permite a consulta processual por dispositivos móveis, como tablets e smartphones)• Múltiplos papéis (a partir de um único cadastro, o usuário pode atuar em diversos papéis)• Consulta processual na página inicial• Publicação de pauta do segundo grau no DEJT• Integração com Instituições Financeiras (a ser disponibilizada em breve)

Juiz Alexandre Lunardi discursou em nome do Foro Trabalhista de Novo Hamburgo.

Fernando Cassal e Brígida Toschi são os novos desembargadores do TRT4

POSSE

4

A cerimônia foi realizada no mesmo dia em que publicadas as nomeações no Diário Oficial da União.

Promovido pelo critério de merecimento, Cassal assumiu a vaga do desembargador Denis Marcelo de Lima Molarinho, aposentado. A juíza Brígida foi promovida pelo critério de antiguidade, para a cadeira antes ocupada pelo desembargador Ricardo de São Borja. Depois, passou pela 1ª VT de Erechim, Tavares Gehling, que também se aposentou. Como já VT de Cruz Alta, VT de Osório, 1ª VT de Gramado, vinham atuando como convocados nas respectivas 17ª e 15ª VTs de Porto Alegre, 3ª VT de Novo vagas, ambos permaneceram nas mesmas Turmas Hamburgo e 1ª VT de Bento Gonçalves, onde atuava Julgadoras: Cassal na 8ª Turma e Brígida, na 5ª até ser convocado ao Tribunal.Turma. Os magistrados seguem compondo, ainda, a A magistrada Brígida Joaquina Charão Barcelos 1ª Seção de Dissídios Individuais. Toschi nasceu em Santiago (RS). É formada em

Nascido em Jaguarão (RS), Fernando Luiz de Direito pela PUCRS e pós-graduada em Direito Moura Cassal ingressou na Justiça do Trabalho em Processual pela Unisc. Ingressou no Tribunal em 12 1989, como técnico judiciário. É bacharel em Direito de junho de 1987. Aprovada em concurso, tomou pela UFRGS e especialista em Direito do Trabalho, posse como juíza do Trabalho em 7 de janeiro de Direito Processual do Trabalho e Direito 1992. Sua promoção a juíza titular ocorreu em 13 de Previdenciário pela Universidade de Santa Cruz do abril de 1994. Desde então, atuou na 1ª VT de Sul (Unisc). Sua posse na magistratura trabalhista Uruguaiana, na VT de Guaíba, na VT de Sapiranga, na ocorreu em 23 de novembro de 1992, como juiz do VT de Santa Cruz do Sul, na 6ª VT de Porto Alegre e Trabalho substituto. Foi promovido em 17 de abril de na VT de Viamão, última unidade em que trabalhou 1995, assumindo a titularidade da Vara do Trabalho até a convocação ao TRT-RS.

| |TRT4 NOTÍCIAS MAIO E JUNHO 2014

A Seção Especializada em Execução do TRT da 4ª Região (SEEx) editou mais nove Orientações Jurisprudenciais, que entraram em vigor no dia 10 de junho. Os textos podem ser conferidos na seção Consultas/Jurisprudência do site do TRT-RS.

As novas OJs, de nº 44 a 52, tratam de temas como a responsabilização do sócio retirante, a correção monetária de débitos trabalhistas, as Requisições de Pequeno Valor (RPVs) e a competência da Justiça do Trabalho para execução de contribuições previdenciárias da União em caso de falências e recuperações judiciais.

A sessão na qual foram definidas as novas OJs aconteceu em 3 de junho. Na ocasião, os presidentes da Agetra e da Satergs, advogados Antônio Vicente Martins e Gustavo Juchem, respectivamente, tiveram espaço para expor a opinião de suas entidades sobre o teor das redações.

Antes de levar as propostas para a sessão, os integrantes da SEEx também promoveram debates virtuais sobre os textos com juízes de primeiro grau. Também foi realizada uma reunião na Escola Judicial com magistrados da primeira instância, com o objetivo de discutir os temas das novas OJs.

Os magistrados Fernando Luiz de Moura Cassal e Brígida Joaquina Charão Barcelos Toschi tomaram posse, em 5 de junho, como desembargadores do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS).

Brígida Joaquina Charão Barcelos Toschi e Fernando Luiz de Moura Cassal

JURISPRUDÊNCIA

Seção Especializada em Execução edita mais nove Orientações Jurisprudenciais

ENGAJAMENTO

Ações marcam o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil

5TRT4 NOTÍCIAS MAIO E JUNHO 2014 | |

O Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil é celebrado em 12 de junho.

Em 2014, contudo, devido à coincidência de data com a abertura da Copa do Mundo, a Justiça do Trabalho brasileira antecipou para 3 de junho as ações alusivas ao dia.

Para marcar a data, o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) promoveu dois eventos. No dia 1º de junho, domingo, o Parque da Redenção, em presença de alunos da Escola Estadual de Ensino Porto Alegre, sediou uma ação conjunta do TRT- Fundamental Toyama, participante do Programa RS, do Ministério Público do Trabalho e da Amatra Trabalho, Justiça e Cidadania, desenvolvido pela IV, em prol do combate ao trabalho irregular de Amatra IV. As crianças encantaram o público com crianças e adolescentes. Magistrados, apresentações de dança, canto e flauta.procuradores, servidores e familiares participaram A legislação brasileira proíbe o trabalho para da atividade, que ainda contou com uma pedalada menores de 14 anos, a menos que haja autorização pelo parque. No estande montado em frente ao judicial. Entre 14 e 16 anos, o jovem pode atuar como Monumento ao Expedicionário, pais receberam aprendiz – um contrato especial, de no máximo dois orientações e materiais informativos. As crianças, anos, que visa à formação técnico-profissional, aliando por sua vez, brincaram em piscina de bolinhas e trabalho e educação. A partir dos 16 anos, o cama elástica (disponibilizadas pelo Serviço Social adolescente pode trabalhar com carteira assinada, mas do Comércio - SESC) e ganharam gibis, doces e os fora do horário noturno e em atividades não símbolos da campanha nacional contra o trabalho classificadas como insalubres e perigosas, o que só é infantil: o cartão vermelho e cataventos. permitido após os 18 anos.

No dia 3 de junho, o TRT-RS promoveu um ato Conforme a última Pesquisa Nacional por Amostra alusivo ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho de Domicílios (PNAD), realizada pelo IBGE, o Rio Grande Infantil, no saguão do prédio-sede. O evento teve a do Sul possuía, em 2012, 4 mil trabalhadores entre 5 e 9 participação de representantes de diversas anos de idade, 42 mil entre 10 e 14 anos, e 166 mil entre instituições que atuam na luta contra este 15 e 17. Em todo o Brasil, os números são 81 mil (5 a 9 problema social. A atividade também contou com a anos), 797 mil (10 a 14) e 2,63 milhões (15 a 17).

Magistrados, procuradores e servidores mobilizaram-se no Parque da Redenção.

Criançada coloriu o saguão do prédio-sede do TRT-RS.

Em evento do Iargs, presidente destaca benefícios do PJe-JT

PROCESSO ELETRÔNICO

6 | |TRT4 NOTÍCIAS MAIO E JUNHO 2014

O evento aconteceu no Salão Nobre do Hotel Plaza São Rafael. A magistrada falou sobre o Processo Judicial Eletrônico (Sistema PJe-JT) sistema também já está instalado este ano, está programada a na Justiça do Trabalho Gaúcha, em seis das 11 Turmas Julgadoras instalação da nova ferramenta em para um público de advogados, e em todas as Seções mais 37 Varas e três Postos, no magistrados, membros do Especializadas do Tribunal”, interior do Estado, e nas outras Ministério Público do Trabalho e informou a magistrada. cinco Turmas do Tribunal, restando, outros operadores do Direito. A presidente também passou para 2015, sua implantação em 32

No início da apresentação, a números da utilização do PJe-JT. Varas e seis Postos Avançados”. desembargadora fez uma reflexão Em 27 de maio, havia mais de 84 Segundo Cleusa, serão inauguradas sobre a velocidade dos mil processos eletrônicos na Justiça Centrais de Atendimento ao Público acontecimentos e da comunicação do Trabalho gaúcha, com cerca de em todos os Foros com PJe-JT, no mundo moderno, impulsionada 21 mil advogados cadastrados. “O seguindo o padrão da Central de principalmente pela evolução da prazo médio de tramitação dos Porto Alegre, hoje referência tecnologia. “Essa realidade precisa processos entre o ajuizamento e o nacional.ser enfrentada. Temos que julgamento, que no meio físico, era Ao final de sua participação, a gerenciar cuidadosamente o nosso de 252 dias, passou para 130 dias, desembargadora salientou que, tempo, além de adotar novos o que representa redução de 51% neste momento de transição, é métodos e ferramentas de trabalho. do tempo”, anunciou. Conforme a necessário atenção aos impactos da Nesse contexto, também se insere desembargadora, o estoque de nova ferramenta em todos os seus a garantia constitucional da razoável processos físicos nas unidades que aspectos, especialmente sobre a duração do processo, a exigir receberam o sistema em 2012 foi saúde dos servidores e a celeridade compatível com essa era reduzido em 55%. “Como se vê, os acessibilidade dos usuários. Para a da imediatidade”, afirmou. De números são alentadores e magistrada, também é preciso acordo com a presidente, foi nesse demonstram que esta nova exercitar a paciência e a tolerância. contexto que o TRT-RS passou a se ferramenta de trabalho é um “Por razão de Justiça, reconheço e informatizar, começando pelas importante meio de encurtamento agradeço de público à OAB, aos audiências, sessões de julgamento, dos prazos, pois elimina muitas advogados e a todos os operadores publicações, pelos processos atividades burocráticas necessárias do Direito militantes na Justiça do administrativos e peticionamento ao andamento dos processos Trabalho, que têm sido eletrônicos, e culminando com o físicos, além de facilitar a prática extraordinários parceiros no PJe-JT, lançado em setembro de dos atos processuais, o acesso aos enfrentamento desse grande 2012. “Nesse tempo, acumulamos autos e o peticionamento”, desafio”. A presidente ainda experiência considerável nas 63 complementou. agradeceu aos magistrados e Varas do Trabalho e um Posto A magistrada também falou servidores da Justiça do Trabalho Avançado, dentre eles as 30 sobre os próximos passos do pela compreensão e colaboração unidades de Porto Alegre. O cronograma de implantação: “Para que têm demonstrado.

Situação do PJe-JT no Rio Grande do Sul foi apresentada pela presidente Cleusa.

A presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), desembargadora Cleusa Regina Halfen, foi a convidada especial da reunião-almoço promovida pelo Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul (Iargs), em 5 de junho.

7

INICIATIVAS

TRT4 NOTÍCIAS MAIO E JUNHO 2014 | |

TRT-RS sedia seminário sobre a Convenção nº 158 da OIT

O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) sediou, em 26 de maio, um seminário sobre a Convenção nº 158 da Organização Internacional do Trabalho (OIT). O Tratado Internacional estabelece a necessidade de motivação para despedidas de trabalhadores e dá diretrizes para a instituição de mecanismos que podem ser utilizados pelos empregados para questionar seus desligamentos das empresas. O evento ocorreu no Auditório Ruy Cirne Lima e foi promovido pelo deputado federal Assis Mello, relator de projeto de lei no Congresso Nacional para que a Convenção seja ratificada pelo Brasil.

Estiveram presentes diversos representantes de instituições ligadas ao mundo do Trabalho, dentre elas a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho, o Ministério Público do Trabalho, a Associação Gaúcha dos Auditores-Fiscais do Trabalho, associações de advogados de empregados e empregadores, sindicatos e a Ordem dos Advogados do Brasil. Cada expositor trouxe a posição de sua entidade quanto à ratificação ou não da Convenção.

O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) cedeu, em 9 de maio, cerca de 10,7 mil processos trabalhistas findos à Fundação Universidade de Rio Grande (Furg), para consulta pública e pesquisa. A parceria envolve a utilização de espaços da universidade para a preservação e a disponibilização de documentos da Justiça de Trabalho, levando em consideração o interesse da instituição de pesquisa e as limitações de espaço físico nas unidades judiciárias.

Os processos estavam arquivados no Depósito Centralizado do TRT-RS e foram entregues ao Centro de Documentação Histórica da Furg pelo Memorial da Justiça do Trabalho da 4ª Região. O Memorial, cujo acervo de processos foi reconhecido pela Unesco como patrimônio da humanidade, tem estimulado as parcerias com instituições voltadas à guarda e à pesquisa em fontes documentais. O objetivo é preservar os documentos e promover sua disponibilização à consulta pública. Além de Rio Grande, o TRT-RS mantém parcerias com instituições de pesquisa em Pelotas, Santa Maria e Passo Fundo.

Parceria com a Furg preserva e disponibiliza processos findos para pesquisa

Foro de Caxias do Sul realiza doações à comunidadeO Foro Trabalhista de Caxias do Sul realizou, em 28 de maio,

doação de materiais de expediente à Escola Municipal de Ensino Fundamental Basílio Tcacenco. Os itens foram considerados inservíveis devido à implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJe-JT) naquele Foro. A doação foi realizada pelo juiz diretor do Foro, Marcelo Silva Porto, e consistiu em duas mil capas de processos, além de colchetes, etiquetas e diversos materiais utilizados nos processos físicos. A escola foi selecionada devido ao grande número de projetos assistenciais que gerencia, com grande relevância na comunidade local.

No dia 4 de junho, o Foro Trabalhista de Caxias do Sul também doou 20 computadores, seis impressoras e 30 estações de trabalho à Brigada Militar do município. O termo de doação foi entregue ao comandante da BM da cidade, major Lúcio Henrique de Castilhos Alencastro. Em agradecimento, o major entregou ao juiz Marcelo Porto uma réplica do símbolo do 12º BPM. "O encontro reforça a ideia do Poder Judiciário Trabalhista em estreitar laços com a comunidade local", destacou o diretor do Foro.

Juiz Marcelo com as diretoras da Escola Basílio Tcacenco, Simone Gazola e Márcia Magrini

8

ESCOLA JUDICIAL

Eventos abordam direitos sociais, legislação da atividade doméstica e segurança no trabalho

uma ministra: Delaíde Alves Miranda, do Tribunal Superior do Trabalho. A magistrada, que trabalhou como doméstica na adolescência e no início da idade adulta, abordou a recente Emenda Constitucional nº 72. A alteração realizada em 2013 na Constituição estendeu aos domésticos a maioria dos direitos trabalhistas já aplicados aos trabalhadores rurais e urbanos.

Durante a palestra, a ministra afirmou que houve muita resistência à aprovação da Emenda: "Diziam que ia causar desemprego em massa e que a Justiça do Trabalho sucumbiria com tantas ações. Nada disso aconteceu". Para Delaíde, a EC nº 72 é uma igualdade ainda incompleta. "Só teremos igualdade quando os domésticos forem incluídos no caput do artigo 7º da Constituição", defendeu. A magistrada ressaltou que o maior avanço foi o estabelecimento de uma jornada de trabalho para os domésticos, mas ponderou que a regulamentação da Emenda será um grande desafio. No mesmo evento, intitulado "Legislação como Promotora da Igualdade", o desembargador Francisco Rossal de Araújo, do TRT-RS, palestrou sobre as cooperativas de trabalho.

Em 6 de junho, o tema abordado na EJ foi “Segurança e Saúde do Trabalhador”, em seminário promovido em parceria com o Núcleo Regional do Programa do Trabalho Seguro. Pela manhã, o juiz do Trabalho Guilherme Guimarães Feliciano, titular da 11ª VT de Taubaté (SP), abordou a aplicação do Direito Ambiental às questões de segurança e saúde no trabalho. Em seguida, o médico Ildeberto Muniz de Almeida falou sobre investigação de nexo causal e os Em 23 de maio, foi realizada palestra da ministra conceitos usados em análise de acidentes. À tarde, o Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal. A seminário contou com as palestras do médico e perito magistrada falou sobre a jurisprudência trabalhista no Paulo Antônio Barros Oliveira e do juiz do Trabalho STF e a efetividade dos direitos sociais. Para Cármen Carlos Alberto Pereira de Castro, titular da 7ª VT de Lúcia, o mundo enfrenta uma crise econômica de Florianópolis. O perito falou sobre a análise do local do grandes proporções e, neste contexto, a questão trabalho como elemento essencial para diagnóstico das colocada para os juízes é como manter os direitos doenças ocupacionais. Já o magistrado abordou sociais instituídos, já que as pressões econômicas normas de observância obrigatória na elaboração de tendem a desregulamentar o que já foi conquistado. laudos sobre acidentes ou doenças do trabalho."No período da Ditadura Militar, nós cobrávamos

A segurança e a saúde do trabalhador também eleições diretas, revogação do AI-5, anistia. direitos foram tema da palestra do desembargador Sebastião políticos. Hoje, as reivindicações são por direitos Geraldo de Oliveira, do TRT da 3ª Região (MG), em 12 sociais. Os direitos políticos podiam ser resolvidos por de maio. O magistrado falou sobre a gradação das medidas políticas, decretos, leis. Mas questões sociais concausas em ações de indenização por doenças não se resolvem com caneta", avaliou. Para a ocupacionais e acidentes de trabalho. palestrante, as pessoas, hoje, têm consciência de seus

Os eventos da Escola Judicial foram realizados no direitos e exigem mais de um Estado que, muitas Auditório Ruy Cirne Lima, com a presença de vezes, não funciona. Nesse contexto, segundo a magistrados e servidores do TRT-RS, advogados, ministra, o Judiciário atua como garantidor de procuradores, estudantes e demais profissionais conquistas e impedimento do retrocesso. interessados pelos temas.No dia 3 de junho, a Escola Judicial recebeu mais

| |TRT4 NOTÍCIAS MAIO E JUNHO 2014

A programação da Escola Judicial do TRT da 4ª Região (RS) em maio e junho teve, como destaques, eventos sobre direitos sociais, legislação da atividade doméstica e segurança no trabalho.

Ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha