avaliações 2017 simulado 1ª. sÉrie · enem questão 2 competência – enem: 4 habilidade –...

49
Setor de Avaliações EDITORA Avaliações 2017 SIMULADO . SÉRIE . aplicação 4

Upload: hoanghanh

Post on 23-Jan-2019

238 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Avaliações 2017 SIMULADO 1ª. SÉRIE · ENEM Questão 2 Competência – ENEM: 4 Habilidade – ENEM: H17 Gabarito: A Comentário: Item de nível fácil. A alternativa correta é

Setor de Avaliações

EDITORA

Avaliações 2017

SIMULADO

1ª. SÉRIE

3ª. aplicação4

Page 2: Avaliações 2017 SIMULADO 1ª. SÉRIE · ENEM Questão 2 Competência – ENEM: 4 Habilidade – ENEM: H17 Gabarito: A Comentário: Item de nível fácil. A alternativa correta é
Page 3: Avaliações 2017 SIMULADO 1ª. SÉRIE · ENEM Questão 2 Competência – ENEM: 4 Habilidade – ENEM: H17 Gabarito: A Comentário: Item de nível fácil. A alternativa correta é

Questão 1

Gabarito: DENEM

Questão 2

Competência – ENEM: 4Habilidade – ENEM: H17Gabarito: A

Comentário: Item de nível fácil. A alternativa correta é a (gabarito A), pois afirma que o tex-to se refere à transferência das águas dos rios pelas sociedades antigas, como a babilônica e a egípcia, que criaram canais de irrigação, transferindo a água dos rios para suas lavou-ras. A alternativa (B) está incorreta porque trata do nomadismo durante o período de constru-ção de canais de irrigação para a agricultura; a (C) porque, as sociedades que praticavam a agricultura deixaram de ser nômades, ou seja, de perambular no espaço em busca de animais para caça e de coletar alimentos, e se torna-ram sedentárias, ou seja, fixaram-se em um único lugar; a (D) porque as sociedades que praticavam a agricultura eram mais complexas e produziam escrita, a exemplo da babilônica e da egípcia, citadas no texto; por isso, são so-ciedades localizadas na linha do tempo da his-tória como pertencentes ao período chamado de História, e não da Pré-História; a (E) porque não foi, necessariamente, a criação de animais que levou à humanidade a praticar a agricultura e desenvolver canais de irrigação para suas la-vouras. A produção agrícola e a criação de ca-nais de irrigação se desenvolveram devido às necessidades de maior conforto e comodidade à vida, marcadas pela fixação de povos em um único espaço.

Questão 3

Gabarito: BENEM

Questão 4

Gabarito: EENEM

Questão 5

Competência – ENEM: 1Habilidade – ENEM: H2Gabarito: C

Comentário: Item de nível fácil. O texto trata da lenda do Minotauro, criatura metade ho-mem, metade animal (touro), que habitou um labirinto no Palácio do rei Minos, na Ilha de Creta. Por isso, a alternativa correta é a (ga-barito C), que afirma as informações citadas, assim como apresenta que essa lenda conta a história da Ilha de Creta. A alternativa (A) está errada, porque não é uma lenda do rei de Creta, Minos, mas, sim, do Minotauro, filho de Pasífae, rainha de Creta com um touro místi-co; as alternativas (B) e (D) também estão in-corretas, pois afirmam, respectivamente, que a lenda trata de Dédalus, arquiteto do labirinto, e de Pasífae, rainha de Creta; a (E) está errada, pois afirma que a lenda do Minotauro conta a origem dos povos gregos, e não dos cretenses.

Questão 6

Gabarito: BENEM

Questão 7

Competência – ENEM: 1Habilidade – ENEM: H3Gabarito: A

Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias

3

Page 4: Avaliações 2017 SIMULADO 1ª. SÉRIE · ENEM Questão 2 Competência – ENEM: 4 Habilidade – ENEM: H17 Gabarito: A Comentário: Item de nível fácil. A alternativa correta é

4

Comentário: Item de nível médio. A alternati-va que se refere à história de Cristo no Império Romano nos espetáculos da Paixão de Cristo é a (gabarito A). O judeu Jesus Cristo passou a ser perseguido pelos romanos, pois, ao con-testar o politeísmo, representava, na região da Palestina, uma ameaça aos poderes dos impe-radores romanos. A alternativa (B) está incor-reta, pois, na época das pregações de Cristo, a região da Palestina já era domínio romano, e não uma região em disputa com os povos hebreus/judeus; a (C) porque, ao contrário do que afirma, os hebreus eram povos conquista-dos dos romanos, e não vice-versa; a (D), pois afirma que os hebreus eram politeístas, o que não é verdade, pois eram monoteístas; a (E) porque Jesus Cristo iniciou suas pregações na região da Palestina, durante o Império Roma-no, e não durante o período da República.

Questão 8

Competência – ENEM: 3Habilidade – ENEM: H11Gabarito: B

Comentário: Item de nível fácil. A charge iro-niza o termo bárbaro, utilizado pelos romanos para designar, de forma preconceituosa, povos culturalmente diferentes deles. Por isso, a al-ternativa correta é a (gabarito B). A alternativa (A) está incorreta porque os bárbaros não eram romanos; a (C), pois os romanos, após conflitos com os bárbaros, foram por eles dominados, e não o contrário; a (D) porque os romanos, ao chamarem vikings, visigodos, ostrogodos, etc. de bárbaros, consideravam-no inferiores a eles e, por isso, não lhes atribuíam qualquer valor positivo; a (E), pois afirma que ao chamarem outros povos de bárbaros, os romanos os con-sideravam “belos”.

Questão 9

Competência – ENEM: 3Habilidade – ENEM: H15Gabarito: D

Comentário: Item de nível difícil. A expressão Idade das Trevas para a Idade Média foi criada pelos renascentistas, pois estes consideravam que aquele período anterior ao deles tinha sido marcado por estagnação cultural e intelectual na Europa. Dessa forma, a alternativa correta é a (gabarito D). A alternativa (A) está incorreta, porque, como já mencionado, a expressão Ida-de das Trevas foi criada pelos renascentistas, portanto, no início da Idade Moderna, e não na Antiguidade; a (B), pois afirma que os gregos, na Idade Antiga, foram os responsáveis pelo termo Idade das Trevas; a (C), pois afirma que os renascentistas consideravam a Idade Média um período muito desenvolvido; a (E) porque a afirmação corresponde ao Renascimento, e não à Idade Média, que os renascentistas con-sideravam Idade das Trevas.

Questão 10

Competência – ENEM: 3Habilidade – ENEM: H11Gabarito: C

Comentário: Item de nível fácil. Na imagem, os grupos sociais do feudalismo podem ser obser-vados pela posição que ocupam (mais acima, mais poderosos; mais abaixo, menos podero-sos), assim como por suas vestimentas. A alter-nativa que corresponde aos números 1, 2 e 3, respectivamente, é a (gabarito C): clero, campo-neses e nobreza. As demais alternativas estão erradas, pois apresentam a ordem dos grupos sociais de forma equivocada, por exemplo: na (A), o número 1, muito ao lado do rei e acima, jamais poderia estar relacionado aos servos, trabalhadores camponeses submetidos a um regime de servidão aos nobres/cavaleiros; na (B), há a confusão entre nobres e clero; nobres eram guerreiros e a presença da espada os ca-racteriza; na (D), há a confusão entre campone-ses e clero; o clero, com muito poder, está ao lado do rei, com vestimentas típicas de padres franciscanos e de um bispo; na (E), os campo-neses/servos são confundidos com o clero.

Page 5: Avaliações 2017 SIMULADO 1ª. SÉRIE · ENEM Questão 2 Competência – ENEM: 4 Habilidade – ENEM: H17 Gabarito: A Comentário: Item de nível fácil. A alternativa correta é

5

Questão 11

Competência – ENEM: 3Habilidade – ENEM: H12Gabarito: A

Comentário: Item de nível médio. Com o obje-tivo de criar um código de leis que regessem o Império Romano do Oriente (Império Bizantino), o imperador Justiniano criou, no ano de 527, o Corpus Juris Civilis. De acordo com o texto, o código era dividido em quatro partes e tinha o objetivo de gerar uma unidade jurídica aos bizantinos. Dessa forma, a alternativa correta é a (gabarito A). As alternativas (B) e (C) são falsas, pois as leis da época raramente tinham alcance internacional. Dessa forma, o Corpus Juris Civilis era incapaz de regular as relações entre bizantinos e árabes ou com os chama-dos povos bárbaros; a (D) está incorreta, pois as leis bizantinas e do Ocidente como um todo se baseavam no Direito Romano, que não era considerado ultrapassado; a (E), pois o Cisma católico ocorreu apenas no século XI.

Questão 12

Competência – ENEM: 3Habilidade – ENEM: H13Gabarito: A

Comentário: Item de nível fácil. O texto trata da origem do islamismo, religião que nasceu no Oriente, por volta do século VII, e que tinha Mohammad como o profeta de um único Deus, chamado de Alá. Assim, a alternativa correta é a (gabarito A). Por se tratar do islamismo, as al-ternativas (B) e (D) estão erradas, pois Moisés é um personagem que remete à história dos hebreus e, consequentemente, do cristianis-mo; a (C) está incorreta porque o islamismo pregava e ainda prega o monoteísmo, ou seja, a crença em um único Deus, tal como o cristia-nismo; a (E) porque o nome atribuído a Deus pelos islâmicos é Alá, e não Jeovah, utilizado pelos hebreus para se referirem a Deus.

Questão 13

Competência – ENEM: 2Habilidade – ENEM: H7Gabarito: C

Comentário: Item de nível médio. As Cruzadas foram expedições organizadas por cristãos du-rante a Idade Média. Partiam da Europa e iam em direção à Terra Prometida (atual Palestina), com objetivos religiosos, de lutar contra o is-lamismo, e comerciais, pois na passagem do Ocidente para o Oriente havia comercialização de produtos rentáveis para ambos os lados. Dessa forma, a alternativa correta é a (gaba-rito C). A alternativa (A) está incorreta porque as Cruzadas eram organizadas por cristãos, que partiam da Europa, portanto, da porção Ocidental do Globo Terrestre; a (B), pois afirma que os únicos objetivos dos cruzados eram os religiosos, o que, de acordo com o texto, não é verdade; a (D) porque as Cruzadas não par-tiam da Terra Prometida (Oriente), mas, sim, do Ocidente, pois era uma expedição de cristãos europeus; a (E) porque as expedições cristãs não visavam a obtenção de escravos, tendo em vista que, na Europa Ocidental, marcada pelo feudalismo, utilizava-se o regime de servi-dão, que é distinto da escravidão.

Questão 14

Competência – ENEM: 3Habilidade – ENEM: H11Gabarito: E

Comentário: Item de nível difícil A imagem mostra uma cidade medieval em movimento, com a presença de pessoas nas ruas e grande número de atividades. Entre as atividades, po-dem ser destacadas as comerciais, exercidas pelos burgueses. Eram atividades de produção e comercialização de produtos, a exemplo de pães e de carnes (lateral esquerda e abaixo do quadro); atividades religiosas, com a presença de freiras saindo da Igreja, com o intuito de evan-gelizar os cristãos (lateral direita do quadro);

Page 6: Avaliações 2017 SIMULADO 1ª. SÉRIE · ENEM Questão 2 Competência – ENEM: 4 Habilidade – ENEM: H17 Gabarito: A Comentário: Item de nível fácil. A alternativa correta é

6

e atividades lúdicas – brincadeiras, músicas e danças (lateral abaixo e à esquerda do qua-dro). Dessa forma, a alternativa correta é a (gabarito E). As alternativas (A), (B) e (D) estão erradas, porque atividades científicas não são encontradas no quadro, tendo em vista que, na Idade Média, os conhecimentos científicos ain-da eram muito incipientes e se desenvolveriam mais profundamente durante a Idade Moderna; a (C) está incorreta, pois atividades agrícolas, propriamente ditas, com a presença de campo, lavoura e camponeses, não são encontradas no quadro de Bruegel.

Questão 15

Competência – ENEM: 6Habilidade – ENEM: H27Gabarito: D

Comentário: Item de nível fácil. Segundo o texto, a Peste Negra, grave doença transmitida pelas pulgas de ratos, chegou à Europa, duran-te a Idade Média, pela Rota da Seda, que liga-va o Ocidente ao Oriente. Diante disso, a alter-nativa correta é a (gabarito D). A alternativa (A) está errada porque, de acordo com o texto, a Peste Negra não chegou à Europa pela África, mas, sim, pelo Oriente, pela Rota da Seda; a (B) porque o surto da Peste Negra ocorreu du-rante a Idade Média, e não durante a Idade An-tiga, atingindo a Europa e matando quase um terço de sua população; a (C) porque afirma que a Peste Negra chegou à Europa pela Amé-rica do Norte, o que, como já mencionado, não é verdade; a (E), pois a Peste Negra, segundo o texto, não chegou à Europa por Madagascar, ilha africana.

Questão 16

Gabarito: EENEM

Questão 17

Gabarito: EENEM

Questão 18

Competência – ENEM: 5Habilidade – ENEM: H30Gabarito: B

Comentário: Item de nível fácil, que requer lei-tura atenta dos textos para se obter deles a ideia correspondente ao ponto de mutação de origem antrópica e que define a transição do Holoceno para o Antropoceno: as interferências humanas no meio, em especial, a partir da Revolução In-dustrial, que, entre outras situações, de acordo com a análise de um grande número de pes-quisadores, resultou em mudanças climáticas. Com base nessa conclusão, encontra-se na alternativa (gabarito B) os fatores capazes de determinar as condições que definem o estabe-lecimento de novas divisões da tabela do tempo geológico, como no caso do Antropoceno, uma vez que exerce ação direta na quantidade e na dinâmica de dispersão ou de redução das espécies. Eventos tectônicos relacionados ao movimento das placas litosféricas, como suge-re a alternativa (A), podem também resultar em grandes mudanças na biosfera e, portanto, na ordenação dos tempos geológicos. Porém, con-forme se constata no texto, o Antropoceno teria origem de influência exclusivamente humana. Por tal razão, também não é devido a eventos como o El Niño (C), cujo desencadeamento, ao que tudo indica, não se relaciona à intervenção humana, que se estabelece o Antropoceno. O que é sugerido na alternativa (D) é justamen-te uma consequência do que leva à eclosão do Antropoceno, ou seja, das profundas interferên-cias ambientais exercidas pela humanidade. Não é o início da luta pelas causas ambientais que favorece a definição dessa nova época geológica, mas a sua degradação. A (E), por sua vez, refere-se à influência humana; contu-do, não foi a partir da Revolução Industrial e do desencadear da contemporaneidade, mas da aparição do Homo sapiens, fato que se remete a algumas centenas de milhares de anos.

Page 7: Avaliações 2017 SIMULADO 1ª. SÉRIE · ENEM Questão 2 Competência – ENEM: 4 Habilidade – ENEM: H17 Gabarito: A Comentário: Item de nível fácil. A alternativa correta é

7

Questão 19

Competência – ENEM: 4Habilidade – ENEM: H17Gabarito: A

Comentário: Item de nível médio. Desastres socioambientais, como o que ocorreu na Bacia do Rio Doce, por meio do rompimento de duas barragens de contenção de rejeitos de minera-ção, ocorrem pela combinação de fatores na-turais e de intervenção humana. A barragem, por si só, é um elemento do espaço que reflete a interferência antrópica na bacia hidrográfica, no solo e na cobertura vegetal local. O rompi-mento da barragem resultou da pressão exer-cida pela lama avolumada pela intensidade de chuva e, possivelmente, pela falta de uma de-vida fiscalização e manutenção das condições da represa. Assim, a alternativa (gabarito A) in-clui as duas diferentes causas: natural e antró-pica. As alternativas (B), (C) e (E) ressaltam as condições do relevo, do solo e da hidrografia, fatores ambientais que não implicam na ruptura da barragem da mineração ou nas mudanças ambientais dela decorrentes. O movimento de massa, caracterizado como queda ou rolamen-to (D), está associado à instabilidade de encos-tas, gerada principalmente pela ação pluvial e, por vezes, acentuada pela retirada da cobertu-ra vegetal. Porém, não corresponde às causas que levam ao rompimento de barragens.

Questão 20

Competência – ENEM: 5Habilidade – ENEM: H29Gabarito: E

Comentário: Item de nível médio, pois exige conhecimento das principais características dos tipos climáticos mencionados. Por outro lado, a leitura do texto-base permite concluir que o clima do Reino Unido passa por uma ele-vação de temperatura, pelo aumento de umi-dade no inverno e de períodos mais secos no verão. Tais características se assemelham às

condições do clima mediterrâneo (gabarito E), que ocorre no sul da Europa e no norte da Áfri-ca, além de regiões como a Califórnia, no oes-te dos Estados Unidos, no sudoeste da África do Sul e da Austrália e no centro do Chile. As alternativas (A) e (B), que se referem a climas tropicais, não correspondem às novas carac-terísticas climáticas britânicas, pois, embora ocorra o processo de elevação da temperatura, as médias térmicas ainda são muito distantes das que ocorrem entre os trópicos. Além disso, a umidade distribuída em todo o ano (A), ou própria do verão (B), não corresponde às infor-mações apresentadas no texto, que ressaltam um verão mais seco. A aridez (C) e a semiari-dez (D) também não se manifestam no clima britânico em transição, uma vez que persistem períodos de elevada umidade.

Questão 21

Gabarito: CENEM

Questão 22

Competência – ENEM: 6Habilidade – ENEM: H27Gabarito: A

Comentário: Item de nível fácil. Temperaturas relativamente baixas no Mato Grosso, como, de um modo geral, em todo o restante da Região Centro-Oeste, não são comuns. Elas ocorrem de forma eventual, por meio do avan-ço de massas polares de grande intensidade, que são capazes de provocar o fenômeno da “friagem” na Amazônia, situada ainda mais ao norte, em plena região equatorial. Dessa for-ma, por caracterizar uma condição de curta du-ração, equivalente, em geral, a um período não maior do que uma semana, além de destoar do comportamento médio ou padrão da atmosfera regional, trata-se de uma situação prática de tempo meteorológico (gabarito A). O conceito de clima, diferentemente do correspondente a tempo, aplica-se ao condicionamento padrão

Page 8: Avaliações 2017 SIMULADO 1ª. SÉRIE · ENEM Questão 2 Competência – ENEM: 4 Habilidade – ENEM: H17 Gabarito: A Comentário: Item de nível fácil. A alternativa correta é

8

da atmosfera de uma dada região, que resulta da sucessão dos tempos. Com base nisso, as alternativas (B), (C), (D) e (E) estão incorretas.

Questão 23

Competência – ENEM: 1Habilidade – ENEM: H5Gabarito: B

Comentário: Item de nível médio. A faixa con-tínua de estrelas e galáxias nebulosas que se aglomera de forma predominantemente linear identifica a forma de nossa galáxia: trata-se de um dos braços galácticos, situação que ocorre com as galáxias espirais ou espiraladas (gaba-rito B). O Sol, e seu sistema de astros que o gravitam, denominado de Sistema Solar, situa-se não no centro e nem nas extremidades da galáxia, mas há algumas dezenas de milhares de anos-luz do núcleo galáctico, mais precisa-mente próximo do braço denominado de Órion. De modo geral, tudo o que se observa no céu noturno está presente no interior de nossa ga-láxia, a Via Láctea. Para além de nossa galá-xia, nossa observação a olho nu, ainda que em locais em que a atmosfera está propícia, permite visualizar outras galáxias nebulosas e aglomerados de estrelas como um borrão no céu, e não como uma extensa faixa contínua. Sendo assim, as alternativas (A), (C), (D) e (E) estão incorretas.

Questão 24

Competência – ENEM: 2Habilidade – ENEM: H6Gabarito: C

Comentário: Item de nível médio, embora pos-sa não causar estranheza por parte do aluno que já está familiarizado com o Planisfério de Peters, cuja projeção, propositalmente, po-siciona o hemisfério sul na parte superior do mapa e o norte, na parte inferior. Os mapas-múndi que optam por tal posicionamento dos hemisférios têm a intenção de denunciar e desmistificar o caráter ideológico próprio dos

mapas, como na seleção do que se apresenta em cima ou na parte de baixo, aquilo que fica no centro ou o que é representado na perife-ria da representação cartográfica (gabarito C). Esse mapa não é uma Projeção de Mercator nem adota as suas características, pois não corresponde a uma projeção cilíndrica, onde paralelos e meridianos são representados em linhas retas e perpendiculares entre si (A). Os típicos exageros na representação das áreas dos territórios situados próximos aos polos não estão reproduzidos no mapa do suporte. A globalização (da economia e da cultura) não ressalta as características locais, tampouco as que são próprias do mundo periférico ou sub-desenvolvido. Tal modelo político-econômico- -cultural é orquestrado pelos países centrais da economia, de modo que inverter sua posição no mapa não seria pertinente a um mapa do mundo globalizado (B). Mesmo com a troca de posicionamento entre os hemisférios norte e sul, o Equador segue sendo um paralelo, dis-posto, portanto, horizontalmente no centro do mapa, enquanto Greenwich continua sendo um meridiano, representado por uma linha vertical no centro do mapa apresentado como suporte (D). No espaço, não há em cima, nem embai-xo; portanto, não é errado representar o sul na parte superior do mapa e deixar o norte embai-xo. É uma questão de hábito, convenção e de opção – ideológica –, como já mencionado (E).

Questão 25

Competência – ENEM: 6Habilidade – ENEM: H26Gabarito: D

Comentário: Item de nível médio, em que a associação entre o conteúdo do texto-base, que retrata a biodiversidade marinha da costa do Rio Grande do Sul, e o mapa que exibe as três correntes marítimas que banham e influen-ciam o litoral brasileiro não demanda uma aná-lise mais apurada. É, contudo, necessário que o aluno tenha noção da localização do estado

Page 9: Avaliações 2017 SIMULADO 1ª. SÉRIE · ENEM Questão 2 Competência – ENEM: 4 Habilidade – ENEM: H17 Gabarito: A Comentário: Item de nível fácil. A alternativa correta é

9

do Rio Grande do Sul, o mais meridional do país. Assim, o aluno perceberá que, próximo à costa desse Estado e de outros localizados na Região Sul e em parte da Região Sudeste, há a formação de uma área designada como Zona de Convergência Subtropical, em que uma cor-rente quente (a do Brasil) e outra de águas frias (a das Malvinas) confluem (gabarito D). A Corrente do Brasil, de fato, percorre uma ex-tensa faixa costeira brasileira, distribuindo suas águas aquecidas; contudo, individualmente, pouco afeta o litoral do Rio Grande do Sul (A). Também é verdade que as águas tropicais predominam em quase toda a costa do país; porém, justamente o litoral gaúcho se encon-tra em águas temperadas (B). A biodiversidade não resulta de uma especificidade climática ou de determinada condição térmica de corrente oceânica. Assim, tal riqueza biológica é expli-cada pela ação de cada corrente (a do Brasil e a das Malvinas) e, sobretudo, pelo encontro dessas águas de características físicas diver-sas (C). A Corrente das Guianas atua apenas na costa setentrional do país, entre o litoral dos estados do Rio Grande do Norte e do Amapá (E), muito distante, portanto, para influenciar a vida marinha do Rio Grande do Sul.

Questão 26

Competência – ENEM: 1Habilidade – ENEM: H4Gabarito: B

Comentário: Item de nível fácil. Desde as pri-meiras compreensões a respeito de galáxias e, um pouco mais tarde, de seus distanciamentos em relação a nós, a partir da constatação do fe-nômeno do desvio para o vermelho na luz emi-tida pelas estrelas das distantes galáxias, fato que revelou a expansão do Universo, sabemos da sua complexa constituição e de sua vasta di-mensão (gabarito B). Assim, nosso planeta não ocupa uma posição central, como propunha o modelo geocêntrico (A), nem mesmo o Sol, es-trela em torno da qual orbitamos, está no cen-

tro do Cosmos. O Sol é “apenas” uma estrela comum, entre mais de uma centena de bilhões de outras na galáxia Via Láctea, posicionando-se de forma relativamente periférica, próximo a um dos braços da espiral (D). A afirmação da (E) resume a primeira lei da mecânica celes-te, de Johannes Kepler (século XVII), que trata das órbitas dos planetas conhecidos até então, em torno do Sol, não se referindo, portanto, a outras porções do Universo. Em relação à (C), que se refere à hipótese de o universo ser pla-no, trata-se de uma situação pouco provável para o futuro do universo, diante da atual ace-leração do processo de expansão do Cosmos.

Questão 27

Competência – ENEM: 2Habilidade – ENEM: H11Gabarito: E

Comentário: Item de nível difícil, pois exige o desenvolvimento de relações entre: a localiza-ção latitudinal das capitais mencionadas e a duração horária dos dias e das noites; as dife-renças nas durações dos dias e das noites no decorrer do ano com a aproximação e a ocor-rência das datas de solstícios e equinócios; e, ainda, a localização e o período aproximado em que o sol, ao meio-dia, situa-se no zênite. Quanto maior o afastamento da linha equato-rial, ou seja, quanto maior a latitude, maior será a desigualdade da duração dos dias e das noi-tes, especialmente durante o verão e o inverno (o texto destaca que exatamente nos polos, a 90º de latitude, durante seis meses, há 24 ho-ras de dia, enquanto nos demais seis meses, as noites duram 24 horas). Assim, Porto Alegre, entre as três capitais, é a que apresenta maior latitude e, devido à combinação citada entre a inclinação do eixo de rotação terrestre (em 23,5º) e a translação, a que terá dias e noi-tes mais longas num intervalo de seis meses (gabarito E). De fato, no final de dezembro, os dias em Porto Alegre duram cerca de 14 ho-ras, enquanto no final de junho, sua duração é

Page 10: Avaliações 2017 SIMULADO 1ª. SÉRIE · ENEM Questão 2 Competência – ENEM: 4 Habilidade – ENEM: H17 Gabarito: A Comentário: Item de nível fácil. A alternativa correta é

10

de aproximadamente 10 horas. Em São Luís, capital bem próxima do Equador, dias e noites têm duração similar, próxima a 12 horas em todo o ano. Quanto a Belo Horizonte, situada um pouco ao norte do Trópico de Capricórnio, tem cerca de uma hora a mais de claridade so-lar no verão e uma hora a menos no inverno. O sol se posiciona a pino, ao meio-dia da capital mineira, cerca de um mês antes do solstício de verão e um mês após essa data astronômica; portanto, no final de novembro e no final de ja-neiro. O sol situa-se no zênite, ao meio-dia, du-rante as datas dos solstícios de verão, apenas nas localidades que se encontram exatamente sobre os trópicos.

Questão 28

Gabarito: CENEM

Questão 29

Competência – ENEM: 2Habilidade – ENEM: H6Gabarito: A

Comentário: Item de nível fácil, cuja resolução pode ser obtida por meio da interpretação car-tográfica, ou mesmo pelo conhecimento a res-peito das formas de relevo predominantes no Brasil. Prevalecem, em nosso país, planaltos de baixa a média altitude (entre 300 e 600 me-tros), devido à antiguidade geológica dos ter-renos (pré-cambrianos e paleozoicos, em sua maioria), conforme está exposto na alternativa (gabarito A). Planaltos e cadeias de montanhas com altitudes mais elevadas são próprias de processos orogenéticos geologicamente re-centes e decorrentes da dinâmica de placas tectônicas, situação que não se enquadra à estabilidade geológica brasileira, cujo territó-rio se situa no centro da placa sul-americana. Vale ainda destacar que não há depressões absolutas em nenhuma das regiões brasileiras. Sendo assim, as alternativas (B), (C), (D) e (E) estão incorretas.

Questão 30

Competência – ENEM: 6Habilidade – ENEM: H26Gabarito: B

Comentário: Item de nível difícil, pois requer tanto uma leitura atenta do texto-base como das afirmações que apresentam conceitos e termos próprios da Geografia Física. Além disso, é preciso relacionar as diferenças de latitude entre montanhas sul-americanas si-tuadas na linha equatorial ou próximas a ela e no norte da Alemanha ou nos Alpes, na Suíça, e contrapô-las. Diante dessas análises, pode-se concluir que tais observações de Humboldt evocam a relação entre a altitude e a latitude: mesmo em baixa latitude, ou seja, próximo à Linha do Equador, na zona terrestre que rece-be maior incidência de radiação solar, à medida que se eleva a altitude, as temperaturas abai-xam e os tipos de plantas que ali se encontram são as que se adaptam a climas frios. Por isso, a semelhança entre a vegetação encontrada nas elevadas montanhas na Venezuela e no Equador e as que são encontradas no centro e no norte da Europa, em áreas de latitudes mais altas (gabarito B). Fatores geológicos relacio-nados a processos que originaram os Andes e os Alpes (A) ou à existência de um superconti-nente (D) não são considerados por Humboldt. Os primeiros estudos mais aprofundados so-bre a existência pretérita de Pangeia ocorre mais de um século depois da observação de Humboldt, relatada no texto-base, e foram de-senvolvidos por Alfred Wegener. Os principais fatores que explicam a distribuição dos biomas da Terra, como a tundra e as florestas boreais citadas, estão diretamente associados às dis-tâncias latitudinais e altimétricas. A latitude e a altitude destacam-se entre os fatores que de-terminam as condições climáticas e, por conse-quência, os tipos de vegetação que se estabe-lecem (C). Quanto à alternativa (E), a relação entre a maior altitude e a presença de espécies próprias da flora tropical não é correspondente;

Page 11: Avaliações 2017 SIMULADO 1ª. SÉRIE · ENEM Questão 2 Competência – ENEM: 4 Habilidade – ENEM: H17 Gabarito: A Comentário: Item de nível fácil. A alternativa correta é

11

ao contrário, quanto maior a altitude, menor a temperatura e, em decorrência disso, a vege-tação se caracteriza por ser própria de clima frio, diminuindo o seu porte até chegar às mais elevadas altitudes em picos nevados em que, de modo geral, não há presença de vegetação, tal como ocorre nas áreas polares.

Questão 31

Competência – ENEM: 1Habilidade – ENEM: H4Gabarito: AComentário: Item de nível difícil. Esse item identifica a habilidade que os alunos têm de in-terpretar as informações contidas no texto sobre o conceito sociológico de fato social. O suporte textual apresenta um trecho da obra As regras do método sociológico, em que Émile Durkheim explica por que os fatos sociais devem ser tra-tados como coisas. Na concepção do autor, os fatos sociais são fenômenos objetivos e exterio-res aos indivíduos, motivo pelo qual são estuda-dos pelo método científico (observação e expe-rimentação). Desse modo, a alternativa correta é a (gabarito A). A alternativa (B) está incorreta, pois, sendo o fato social objetivo e externo aos indivíduos, não é passível de contradição; a (C) porque apresenta uma interpretação literal ao termo coisa, citado por Émile Durkheim; o fato social não deve ser tratado como coisa por ser um objeto material, mas, sim, por ser exterior aos indivíduos; a (D) porque Durkheim susten-ta a objetividade e a neutralidade dos fatos so-ciais, não sendo, portanto, objeto de crítica em relação aos seus desdobramentos econômicos; a (E) está incorreta, considerando o caráter ob-jetivo e externo dos fatos sociais.

Questão 32

Competência – ENEM: 1Habilidade – ENEM: H4Gabarito: D

Comentário: Item de nível médio. Esse item

identifica a habilidade que os alunos têm de interpretar as informações contidas no texto sobre o conceito de divisão do trabalho social. Em A divisão do trabalho social (1893), Émile Durkheim apresenta os conceitos de solida-riedade mecânica e solidariedade orgânica. Para o autor, a solidariedade social é o fator que mantém a integração social nas diferentes sociedades. Nas sociedades tradicionais, que apresentam baixa complexidade, a solidarieda-de social é gerada pela consciência coletiva e é denominada de solidariedade mecânica. Nas sociedades modernas, de maior complexida-de, ela é gerada pela divisão do trabalho social e é denominada de solidariedade orgânica. As-sim, a alternativa correta é a (gabarito D), pois aponta a divisão do trabalho social como o me-canismo de integração social das sociedades modernas. A alternativa (A) está incorreta, pois a consciência coletiva é o fator de integração das sociedades organizadas pela solidarie-dade mecânica. Portanto, a divisão do traba-lho social é o fator responsável por diminuir a consciência coletiva entre os indivíduos; a (B), pois a divisão do trabalho social é responsável por uma maior diferenciação social, gerando, assim, a solidariedade orgânica entre os indiví-duos; a (C), pois a divisão do trabalho social é a garantia de integração social das sociedades modernas, e não das sociedades tradicionais; a (E), pois a divisão do trabalho social é uma expressão da solidariedade orgânica.

Questão 33

Competência – ENEM: 3Habilidade – ENEM: H14Gabarito: E

Comentário: Item de nível médio. Esse item identifica a habilidade que os alunos têm de in-terpretar as informações contidas no texto so-bre a luta de classes no pensamento de Karl Marx. A luta de classes, segundo Karl Marx, é o conflito social decorrente dos interesses anta-gônicos das classes sociais, ou seja, da divisão

Page 12: Avaliações 2017 SIMULADO 1ª. SÉRIE · ENEM Questão 2 Competência – ENEM: 4 Habilidade – ENEM: H17 Gabarito: A Comentário: Item de nível fácil. A alternativa correta é

12

entre proprietários e não proprietários dos meios de produção. Para o pensador, a luta de classes é o motor das mudanças sociais ao longo da história, sendo a causa da substitui-ção de um modo de produção por outro. As-sim, a alternativa correta é a (gabarito E), pois aponta a luta de classes como o fator que im-pulsiona a transição entre diferentes modos de produção. A alternativa (A) está incorreta, pois a luta de classes implica a tensão entre as clas-ses sociais, afastando, assim, o equilíbrio das relações de produção; a (B), pois não é a luta de classes que organiza o trabalho em diferen-tes modos de produção; as alternativas (C) e (D), pois a luta de classes evidencia as con-tradições entre as classes sociais, não tendo por finalidade a melhoria das condições de vida da classe trabalhadora ou mesmo a solução de conflitos da burguesia e do proletariado.

Questão 34

Competência – ENEM: 4Habilidade – ENEM: H18Gabarito: B

Comentário: Item de nível médio. Esse item identifica a habilidade que os alunos têm de analisar o texto e relacioná-lo ao conceito mar-xista de mais-valia. Karl Marx sustenta que, na sociedade capitalista, a força de trabalho dos operários transforma-se em mercadoria. Assim, o trabalhador coloca a sua força de trabalho à disposição da classe burguesa, que, em troca, realiza o pagamento do salário. Contudo, Marx aponta que o empregador não paga todo o valor que o trabalhador incorpora ao produto, apro-priando-se da sobra, do lucro. A mais-valia é, portanto, a exploração da força de trabalho da classe proletária pela classe burguesa. Desse modo, a alternativa correta é a (gabarito B), pois indica a mais-valia como o conceito adequado para explicar as horas trabalhadas – e não remu-neradas – que garantem o lucro da burguesia. A alternativa (A) está incorreta, pois o conceito de modo de produção está associado às diferentes

formas como os indivíduos se organizam para produzir os bens materiais necessários à sua existência; a (C), pois a alienação diz respeito à falta de identificação do trabalhador com o objeto de seu trabalho; a (D) porque o materia-lismo histórico corresponde à abordagem teóri-ca adotada por Karl Marx, que visa analisar, ao longo da história, as estruturas econômicas que condicionam a organização social; a (E) porque o conceito de classe social também não se apli-ca, pois diz respeito à posição que os indivíduos ocupam nas relações de produção.

Questão 35

Competência – ENEM: 1Habilidade – ENEM: H4Gabarito: C

Comentário: Item de nível fácil. Esse item identifica a habilidade que os alunos têm de in-terpretar as informações contidas no texto so-bre o conceito sociológico de ação social. O su-porte textual apresenta a definição do conceito weberiano de ação social, indicado como toda conduta humana dotada de sentido e orien-tada em relação à ação de outras pessoas, quer sejam conhecidas, desconhecidas ou in-determinadas. Por isso, a alternativa correta é a (gabarito C). A alternativa (A) está incorreta, pois está relacionada apenas ao conceito mais amplo de ação; a ação social implica um signi-ficado subjetivo e uma orientação em relação à ação de outros indivíduos; a (B), pois o con-ceito de ação social implica necessariamente a existência de um significado subjetivo para a conduta humana; a (D), pois a postura altruísta, orientada em prol de uma coletividade, não é um dos aspectos definidores da ação social; a (E), pois o planejamento e a racionalidade não são aspectos definidores da ação social.

Questão 36

Competência – ENEM: 1Habilidade – ENEM: H4Gabarito: E

Page 13: Avaliações 2017 SIMULADO 1ª. SÉRIE · ENEM Questão 2 Competência – ENEM: 4 Habilidade – ENEM: H17 Gabarito: A Comentário: Item de nível fácil. A alternativa correta é

13

Comentário: Item de nível difícil. Esse item identifica a habilidade que os alunos têm de in-terpretar as informações contidas no texto sobre a Sociologia Compreensiva, de Max Weber. O texto sustenta que a Sociologia Compreensiva, de Max Weber, tem o indivíduo como o elemento central para a compreensão da realidade social. Nesse sentido, a alternativa correta é a (gabarito E), pois afirma que a compreensão dos fenôme-nos sociais deve considerar os sentidos e valo-res das ações dos indivíduos. A alternativa (A) está incorreta, pois a Sociologia de Max Weber prioriza os indivíduos, ao invés das estruturas sociais; a (B), pois a Sociologia de Max Weber tem um viés analítico e busca não intervir nas instituições sociais; a (C), pois, na Sociologia Compreensiva, o principal fator de análise são os sentidos das ações sociais, e não os fatores econômicos; a (D), porque a Sociologia Com-preensiva não trata do tema da mudança social.

Questão 37

Competência – ENEM: 1Habilidade – ENEM: H3Gabarito: A

Comentário: Item de nível fácil. Esse item iden-tifica a habilidade que os alunos têm de inter-pretar as informações contidas no texto sobre os tipos de ação social, desenvolvidos por Max Weber. Max Weber, em sua teoria da ação so-cial, apresenta quatro tipos diferenciados de ação social: a) ação racional com relação a fins; b) ação racional com relação a valores; c) ação tradicional; d) ação afetiva. Na análise de Weber, a ação racional com relação a fins é a que me-lhor se aplica às características da sociedade moderna ocidental, tendo em vista a sua ten-dência à racionalização, à constituição de um corpo burocrático impessoal e à secularização. O suporte textual demonstra que o surgimento da sociedade moderna foi acompanhado por importantes mudanças nos modelos de ação social, cujos comportamentos pessoais se afas-taram do tipo de ação tradicional e se aproxima-

ram das formas de ação racional com relação a fins. Por esse motivo, a alternativa correta é a (gabarito A). A alternativa (B) está incorreta, pois o suporte textual apresenta, de forma explícita, que as avaliações dos indivíduos, nas socieda-des modernas, passaram a ser não apenas ra-cionais, mas também instrumentais, vinculadas à eficiência e às consequências futuras; a (C), pois a ação tradicional é própria das sociedades pré-modernas, nas quais há maior peso das tra-dições, costumes e superstições; a (D), pois a sociedade moderna é marcada pela racionali-dade, característica oposta às ações motivadas pela afetividade; a (E), pois a teoria da ação social de Weber não menciona a existência do tipo ação tradicional com relação a fins.

Questão 38

Competência – ENEM: 4Habilidade – ENEM: H19Gabarito: B

Comentário: Item de nível médio. Esse item identifica a habilidade que os alunos têm de interpretar as informações contidas no texto sobre o conceito de atitude blasé, desenvolvi-do por Georg Simmel. Ao analisar a vida nas metrópoles, Georg Simmel descreve o fenôme-no da intensificação da vida nervosa, causado pela estimulação excessiva dos sentidos. Nes-se contexto, o autor aponta a incapacidade dos indivíduos de processarem tamanha quantida-de de informações, gerando, assim, uma atitu-de de indiferença e insensibilidade, denomina-da de atitude blasé. A atitude blasé é, portanto, uma reação de defesa ao excesso de estímu-los e à rotina desgastante das metrópoles (ga-barito B). A alternativa (A) está incorreta, pois Simmel faz uma análise de uma reação de de-fesa, comum aos indivíduos que vivem nas me-trópoles, não se tratando, portanto, de um diag-nóstico de transtorno psíquico; a (C) porque a atitude blasé caracteriza-se pela indiferença, e não pela reação descontrolada ou marcada por fortes emoções; a (D), pois a teoria sociológica

Page 14: Avaliações 2017 SIMULADO 1ª. SÉRIE · ENEM Questão 2 Competência – ENEM: 4 Habilidade – ENEM: H17 Gabarito: A Comentário: Item de nível fácil. A alternativa correta é

14

de Simmel não versa sobre a capacidade cog-nitiva dos indivíduos; a (E) porque distorce al-gumas das informações apresentadas no texto ao mencionar o excesso de energia das crian-ças que vivem nas metrópoles.

Questão 39

Competência – ENEM: 3Habilidade – ENEM: H14Gabarito: A

Comentário: Item de nível difícil. Para resolver esse item, o aluno precisa ter claro os conceitos de retórica e dialética, bem como associá-los adequadamente aos seus respectivos mestres. O texto contrapõe os ensinamentos dos sofistas aos de Sócrates, afirmando que os primeiros ensinavam a um círculo restrito de discípulos da alta nobreza, recebendo remuneração para exercer seu ofício;ensinavam Arte e outras disci-plinas consideradas fundamentais para exercer a vida política,naquela época, em forma de soli-lóquio; já Sócrates, em sua simplicidade, era co-nhecido e respeitado por todos, especialmente pelos jovens atenienses, justamente por andar nos espaços públicos da pólis, dialogando com as pessoas que circulavam e, por meio do diálo-go, ou seja, da dialética, levava seus camaradas a formarem um novo conhecimento, mais orga-nizado e estruturado que os conhecimentos que eles já possuíam (ou pensavam que possuíam). A alternativa que melhor expressa essa relação é a (gabarito A). A alternativa (B) está incorreta porque inverte os métodos dos sofistas com os de Sócrates;a(C) porque afirma que os sofistas ensinavam ética e política, enquanto o correto seria a retórica, e que Sócrates ensinava filo-sofia da natureza, característica dos pensado-res pré-socráticos;a(D) porque as definições de retórica e dialética estão trocadas;a(E) porque afirma que os sofistas ensinam Arte (o que está correto) e Astronomia (incorreto porque não tem relação com a prática da cidadania na pólis), enquanto afirma, incorretamente, que Sócrates ensina Filosofia da Natureza.

Questão 40

Competência – ENEM: 1Habilidade – ENEM: H3Gabarito: D

Comentário: Item de nível difícil. Para respon-der a esse item, o aluno precisa conhecer a Teoria das Ideias de Platão, de modo a relacio-ná-la com as formas de conhecimento repre-sentadas na Alegoria da Caverna (as sombras são o conhecimento sensível, ou seja, cópias imperfeitas das ideias – dóxa – e a luz do Sol é o conhecimento filosófico capaz de apreender as ideias – episteme). Nesse sentido, os qua-drinhos de Mauricio de Sousa associam os es-pectadores de um programa de TV, que rece-bem passivamente as informações passadas pela mídia, com os prisioneiros da caverna, que só conheciam as sombras dos objetos reais, ou seja, ambos não têm acesso ao conhecimento verdadeiro e ignoram sua existência. Logo, a alternativa correta é a (gabarito D). A alterna-tiva (A) está incorreta por afirmar que a luz do Sol representa a trajetória de Platão, enquanto, na verdade, ela se relaciona com o conheci-mento das ideias; a (B) porque compara a luz do Sol com o programa de TV (o correto seria comparar o programa de TV com as sombras da caverna);a (C) porque Piteco representa, na verdade, o prisioneiro que se liberta da caver-na (filósofo), e não os que continuam presos a ela;a (E) porque associa a luz do sol à luz arti-ficial da TV, enquanto o correto seria associá-la ao conhecimento das ideias.

Questão 41

Competência – ENEM: 1Habilidade – ENEM: H1Gabarito: C

Comentário: Item de nível fácil. Pirro era um pensador cético, que afirmava a impossibilida-de de se obter um conhecimento verdadeiro da realidade, contentando-se em suspender

Page 15: Avaliações 2017 SIMULADO 1ª. SÉRIE · ENEM Questão 2 Competência – ENEM: 4 Habilidade – ENEM: H17 Gabarito: A Comentário: Item de nível fácil. A alternativa correta é

15

o juízo (epoche) e tomar a dúvida permanente como única forma de conhecimento. A alterna-tiva que melhor expressa essa ideia é a (gaba-rito C). A alternativa (A) está incorreta porque se refere ao empirismo; a (B), ao racionalismo; a (D), ao idealismo; e a (E), ao abstracionismo.

Questão 42

Competência – ENEM: 4Habilidade – ENEM: H16Gabarito: B

Comentário: Item de nível médio. A principal característica da ciência moderna, que a distin-gue de outras formas de conhecimento – como filosofia, mitologia e senso comum –, é o mé-todo científico que se caracteriza pela obser-vação, experimentação, criação e verificação de hipóteses, pela generalização e pelo esta-belecimento de leis e teorias científicas. Logo, a alternativa correta é a (gabarito B). A alterna-tiva (A) está errada porque afirma que a didá-tica caracteriza o método científico. Apesar de fazer parte dele, ela não é seu principal consti-tuinte; além disso, a didática está mais para a “transmissão” do conhecimento do que para a produção dele propriamente dita. A alternativa (C) está incorreta porque relaciona diretamen-te o conhecimento empírico à elaboração de teorias e leis científicas, enquanto, na verdade, existe um “caminho” entre a experiência sen-sível e a elaboração de leis e teorias que, jus-tamente, é o método científico; a(D) porque os conhecimentos sensíveis, embora façam parte do método científico (experimentação), consti-tuem apenas um dos procedimentos do méto-do, além de não serem a única fonte para a elaboração de leis e teorias;a(E) porque as leis da natureza não existem por si mesmas, mas, sim, pelo encadeamento de relações entre dois ou mais fenômenos feitos pelos cientistas, ou seja, os cientistas não “descobrem” as leis da natureza, mas as elaboram com base em enunciados universais que relacionam classes de entidades e processos empíricos.

Questão 43

Competência – ENEM: 1Habilidade – ENEM: H1Gabarito: E

Comentário: Item de nível médio. Descartes elaborou o método da dúvida metódica, pois acreditava que muito do que ele aprendeu não constituía um conhecimento seguro da reali-dade. Então, duvidando de tudo, seccionava o objeto de conhecimento em partes menores para poder conhecê-los e analisá-los, partindo do mais simples para o mais complexo. O obje-tivo era tentar eliminar todos os enganos e, as-sim, chegar ao conhecimento verdadeiro. Isso posto, a alternativa correta é a (E). A alternativa (A) está incorreta porque afirma que somente as leis e teorias científicas são verdadeiras, en-quanto que até elas deveriam ser questionadas exaustivamente por meio da dúvida metódica;a (B) porque o conhecimento empírico não é re-jeitado por Descartes, fazendo parte, inclusive, do seu método; mas, somente ele não é con-fiável;a(C) porque afirma que a razão humana é incapaz de conhecer a realidade, enquan-to, na verdade, Descartes acreditava que ela possuía ideias inatas, claras e distintas, sendo perfeitamente capaz de alcançar um conheci-mento seguro da realidade; a(D) porque quem afirmou que o mundo está escrito em caracte-res matemáticos foi Galileu, e não Descartes. Logo, o aluno precisa compreender que essa afirmação está fora de contexto.

Questão 44

Competência – ENEM: 1Habilidade – ENEM: H1Gabarito: B

Comentário: Item de nível fácil. O empirista inglês, John Locke, ao contrário de Descartes, acreditava que o ser humano nascia como se fosse uma tábula rasa, onde as experiências empíricas se inscreveriam, formando o conhe-cimento. A alternativa que melhor expressa

Page 16: Avaliações 2017 SIMULADO 1ª. SÉRIE · ENEM Questão 2 Competência – ENEM: 4 Habilidade – ENEM: H17 Gabarito: A Comentário: Item de nível fácil. A alternativa correta é

16

essa ideia é a (gabarito B). A alternativa (A) está errada porque afirma que o ser humano nasce com ideias inatas, enquanto Locke as considerava adquiridas, e também porque as-socia a presença de ideias inatas com o empi-rismo, enquanto o correto seria relacioná-las ao racionalismo cartesiano; a(C) porque apresenta a descrição do racionalismo, e não do empiris-mo;a(D) porque afirma que as experiências ina-tas se inscrevem na mente “em branco” do ser humano; mas, para Locke, não existe experiên-cia inata,;a(E)porque afirma que a mente huma-na é preenchida por ideias inatas, enquanto, na verdade, ela é preenchida pelas experiências empíricas adquiridas ao longo da vida.

Questão 45

Competência – ENEM: 1Habilidade – ENEM: H1Gabarito: A

Comentário: Item de nível médio. Kant, ao contrário dos racionalistas, acreditava na im-possibilidade de conhecer as coisas tais como elas são em si mesmas porque a mente huma-na “contamina” toda tentativa de apreendê-las com suas estruturas a priori (tempo, espaço e causalidade). Não estando acessíveis à mente humana, não é possível verificar a adequação dos enunciados sobre as coisas em si com a realidade; logo, elas não podem ser conheci-das. A alternativa que melhor expressa essa ideia é a (gabarito A).A alternativa (B) está in-correta porque apresenta uma contradição: juí-zos sintéticos a posteriori dependem da expe-riência sensível para formarem conhecimento; logo, não correspondem ao conhecimento da coisa em si;a(C) porque as coisas em si não são apreendidas pela mente humana, exata-mente por causa das estruturas cognitiva de sua mente;a(D) porque as coisas em si não são apreendidas pela experiência;a(E) porque, ao contrário dos racionalistas, Kant acreditava que a intuição sensível participa da constitui-ção do objeto de conhecimento e, justamente

por isso, somente se pode conhecer os fenô-menos, e não as coisas em si.

Questão 46

Competência – ENEM: 1Habilidade – ENEM: H3Gabarito: C

Comentário: Item de nível médio. Esse item investiga a habilidade que o aluno tem de em-pregar o conceito de densidade em uma situa-ção vivida em seu cotidiano. Para a resolução desse item, apresenta-se uma imagem que de-monstra o comportamento do óleo na água. A tarefa do aluno é justificar o comportamento do óleo na água por meio do conceito de densida-de e concluir que o óleo “flutua” na água porque sua densidade é menor do que a densidade da água (gabarito C). Ao assinalar a alternativa (A), o aluno se equivoca, pois o óleo “flutua” na água devido a sua densidade ser menor; ao marcar a (B), também se equivoca porque a água apresenta densidade maior do que a densidade do óleo e, por isso, permanece em-baixo; ao assinalar a (D), o aluno erra, pois a densidade do óleo é menor do que a densidade da água; ao optar pela (E), se equivoca porque, como apesentam densidades diferentes, essas duas substâncias não se misturam.

Questão 47

Gabarito: BENEM

Questão 48

Competência – ENEM: 5Habilidade – ENEM: H17Gabarito: D

Comentário: Item de nível difícil. Esse item investiga a habilidade que o aluno tem de in-terpretar as características e a organização de novos elementos na tabela periódica. Para tan-to, apresenta-se ao aluno um texto que aborda a nomenclatura dos novos elementos químicos

Page 17: Avaliações 2017 SIMULADO 1ª. SÉRIE · ENEM Questão 2 Competência – ENEM: 4 Habilidade – ENEM: H17 Gabarito: A Comentário: Item de nível fácil. A alternativa correta é

17

inseridos na tabela periódica. O aluno deve, com base nas informações do texto e dos seus conhecimentos sobre a organização da tabela periódica e das características de um elemento químico, verificar qual das alternativas corres-ponde corretamente às informações dadas no texto. Após a análise de cada uma das alter-nativas, o aluno deve chegar à conclusão de que os elementos completam a sétima e última linha da tabela; portanto, estão no sétimo pe-ríodo (gabarito D). Ao marcar a alternativa (A), o aluno se equivoca porque o número que está especificado para cada elemento é o número atômico; ao assinalar a (B), também se equivo-ca, pois os elementos químicos foram obtidos sinteticamente em laboratório; ao marcar a (C), erra porque os elementos estão localizados no mesmo período; porém, em grupos diferentes; ao assinalar a (E), incorre em erro, pois o nú-mero atômico representa somente o número de prótons de cada elemento.

Questão 49

Competência – ENEM: 5Habilidade – ENEM: H17Gabarito: A

Comentário: Item de nível médio. Esse item investiga a habilidade que o aluno tem de asso-ciar o conceito de raio atômico com a localiza-ção do elemento químico na tabela periódica. Para isso, apresenta-se ao aluno a imagem representativa de dois átomos – frâncio e po-tássio. Com base nessa imagem, o aluno deve verificar em qual das alternativas a justificativa para a diferença de tamanho entre eles está apresentada corretamente e chegar à conclu-são de que a alternativa correta é a (gabarito A). Ao marcar a alternativa (B), o aluno se equi-voca porque o raio atômico do frâncio é maior, devido ao número de níveis; ao assinalar a (C), incorre em erro, pois, como o potássio tem me-nos níveis de energia, o seu raio atômico será menor; ao marcar a (D), também se equivoca porque eles estão no mesmo grupo, apresen-

tando número de níveis diferentes; ao assinalar a (E), erra, pois, como estão no mesmo grupo, eles apresentam o mesmo número de elétrons na última camada.

Questão 50

Competência – ENEM: 7Habilidade – ENEM: H24Gabarito: E

Comentário: Item de nível fácil. Esse item in-vestiga a habilidade que o aluno tem de reco-nhecer a fórmula eletrônica de Lewis com base na fórmula molecular de uma substância. Para responder a esse item, apresenta-se ao aluno um texto que aborda os gases principais que contribuem para o efeito estufa. Com base nas fórmulas estruturais fornecidas no texto, o alu-no deve identificar as fórmulas eletrônicas de Lewis desses gases e chegar à conclusão de que a alternativa correta é a (gabarito E). Ao as-sinalar a alternativa (A), o aluno incorre em erro, pois as fórmulas eletrônicas fornecidas repre-sentam o monóxido de carbono (CO) e o etano (C2H6); ao marcar a (B), erra porque as fórmu-las representam as estruturas 3D do dióxido de carbono (CO2) e do metano (CH4); ao assinalar a (C), equivoca-se porque ambas representam as fórmulas estruturais dos dois gases e não de Lewis ; ao marcar a (D), erra, pois a fórmula do gás metano representada não é a de Lewis.

Questão 51

Competência – ENEM: 1Habilidade – ENEM: H3Gabarito: A

Comentário: Item de nível difícil. Esse item investiga a habilidade que o aluno tem de ex-plicar a solubilidade de substâncias com base no conceito de polaridade. Para alcançar esse objetivo, apresenta-se ao aluno um texto com um questionamento muito comum em nosso cotidiano. Com base nas informações forneci-das no texto e em seus conhecimentos sobre polaridade das moléculas, o aluno deve chegar

Page 18: Avaliações 2017 SIMULADO 1ª. SÉRIE · ENEM Questão 2 Competência – ENEM: 4 Habilidade – ENEM: H17 Gabarito: A Comentário: Item de nível fácil. A alternativa correta é

18

à conclusão de que a alternativa correta é a (gabarito A). Ao marcar a alternativa (B), o alu-no se equivoca, pois, apesar de terem polari-dades diferentes, a água é uma molécula po-lar e as gorduras, apolares; ao assinalar a (C), incorre em erro pelo fato de que as gorduras são moléculas apolares; ao considerar a (D), erra porque as gorduras são atraídas pela par-te apolar do sabão; ao marcar a (E), equivoca-se porque a molécula da água é polar, sendo atraída pela parte polar do sabão.

Questão 52

Competência – ENEM: 3Habilidade – ENEM: H12Gabarito: C

Comentário: Item de nível difícil. Esse item in-vestiga a habilidade que o aluno tem de validar o método adequado para propor uma ação em um acidente com ácido. Para alcançar esse ob-jetivo, apresenta-se ao aluno uma notícia recen-te de um acidente com ácido clorídrico. O aluno deve analisar as alternativas e chegar à conclu-são de que o ácido clorídrico é um ácido volátil e que, por esse motivo, os seus vapores, em contato com o calor, causaram o incêndio (ga-barito C). Ao marcar a alternativa (A), o aluno se equivoca, pois a neutralização do ácido deve ser realizada, utilizando-se uma base; ao marcar a (B) incorre em erro porque o ácido clorídrico não é um oxiácido, e sim um hidrácido (sem átomos de oxigênio); ao assinalar a (D), incorre em erro pelo fato de que a neutralização deve ser reali-zada com uma base; ao marcar a (E), equivoca-se porque o ácido clorídrico é um hidrácido.

Questão 53

Competência – ENEM: 5Habilidade – ENEM: H19Gabarito: E

Comentário: Item de nível médio. Esse item investiga a habilidade que o aluno tem de demonstrar a reação de correção da acidez do solo, utilizando uma base. Para resolver esse

item, o aluno conta com um texto-suporte sobre a correção da acidez, utilizando a cal extinta (hidróxido de cálcio). Com base nas informa-ções contidas no texto e no enunciado, o alu-no deve estruturar a reação responsável pela diminuição da acidez do solo e chegar à con-clusão de que Ca(OH)2 + 2 H+ → Ca2+ + 2 H2O (gabarito E) é a reação de neutralização dos íons H+. Ao marcar a alternativa (A), o aluno se equivoca porque a reação representa a forma-ção da cal extinta com base no óxido de cálcio (cal virgem); ao assinalar a (B), incorre em erro porque a reação utiliza a cal virgem (óxido de cálcio) para neutralizar os íons H+; ao assinalar a (C), erra porque o cálcio é um cátion bivalen-te (Ca2+); portanto, são necessárias 2 OH– para sua formação; ao marcar a (D), incorre em erro, pois a equação não está balanceada.

Questão 54

Gabarito: AENEM

Questão 55

Competência – ENEM: 7Habilidade – ENEM: H25Gabarito: B

Comentário: Item de nível médio. Esse item in-vestiga a habilidade que o aluno tem de deter-minar a nomenclatura e a classificação de um óxido. Para isso, apresenta-se ao aluno um texto sobre uma curiosidade de uma substância pre-sente na sociedade e na medicina. Com base nas informações contidas no texto e em seus co-nhecimentos sobre óxidos, o aluno deve identifi-car qual das alternativas caracteriza corretamen-te o óxido nitroso e chegar à conclusão de que esse óxido é denominado também de monóxido de dinitrogênio, pois é um óxido molecular (ga-barito B). Ao marcar a alternativa (A), o aluno se equivoca, pois o óxido mencionado é um óxido neutro, não reagindo com nenhuma substância; ao assinalar a (C), também se equivoca por-que o óxido nitroso não reage com ácidos; ao

Page 19: Avaliações 2017 SIMULADO 1ª. SÉRIE · ENEM Questão 2 Competência – ENEM: 4 Habilidade – ENEM: H17 Gabarito: A Comentário: Item de nível fácil. A alternativa correta é

19

marcar a (D), incorre em erro, pois os óxidos neutros não reagem com água nem com ácidos e bases; ao assinalar a (E), erra, pois os óxidos mencionados são neutros, e não anfóteros.

Questão 56

Gabarito: CENEM

Questão 57

Competência – ENEM: 7Habilidade – ENEM: H24Gabarito: E

Comentário: Item de nível fácil. Esse item in-vestiga a habilidade que o aluno tem de repre-sentar e balancear uma reação de combustão. Para resolver esse item, o texto descreve como ocorre a combustão e quais são as principais substâncias envolvidas nessa reação. Com base nessas informações e na fórmula mole-cular contida no enunciado, o aluno deve es-truturar a equação química de combustão do etanol, bem como efetuar o balanceamento e chegar à conclusão de que a reação de com-bustão do etanol está representada correta-mente na alternativa (gabarito E). Ao marcar a alternativa (A), o aluno não fica atento à infor-mação contida no texto de que a combustão ocorre somente na presença de um comburen-te, nesse caso, o oxigênio; ao assinalar a (B), equivoca-se, pois, no texto, afirma-se que um dos produtos da reação de combustão total é a água; ao marcar a (C), erra, pois falta o gás carbônico; ao assinalar a (D), equivoca-se, pois provavelmente não efetua o balanceamento que foi solicitado no comando.

Questão 58

Competência – ENEM: 7Habilidade – ENEM: H25Gabarito: B

Comentário: Item de nível fácil. Esse item investiga a habilidade que o aluno tem de re-

presentar e identificar o tipo de reação química. Para isso, o texto responde a uma das pergun-tas mais comuns no cotidiano: Por que a água oxigenada borbulha em contato com um feri-mento?. Para responder a esse item, o aluno deve sintetizar as informações disponíveis no texto para formular a equação química que re-presenta o fenômeno; classificar essa equação segundo os conhecimentos adquiridos; efetuar o balanceamento e chegar à conclusão de que a alternativa correta é a (gabarito B). Ao marcar a alternativa (A), o aluno provavelmente não presta atenção no balanceamento; ao assina-lar a (C), incorre em erro, pois a reação não é síntese ou adição, e sim decomposição ou análise; ao marcar a (D), erra porque a reação representada é a formação da água oxigenada, e não sua decomposição; ao assinalar a (E), erra porque representa uma reação de adição ou síntese, e não de análise.

Questão 59

Competência – ENEM: 5Habilidade – ENEM: H17Gabarito: D

Comentário: Item de nível difícil. Esse item in-vestiga a habilidade que o aluno tem de explicar a ocorrência de uma reação de deslocamento. Para responder a esse item, apresenta-se ao aluno uma imagem de uma reação química. O aluno deve analisar as informações contidas no enunciado; interpretar a reação química que ocorre na imagem e chegar à conclusão de que em contato com os íons H+ do ácido, o ferro, sendo mais reativo, desloca o íon e forma gás hidrogênio (gabarito D). Ao marcar a alternativa (A), o aluno incorre em erro porque o cobre é menos reativo que o hidrogênio; ao assinalar a (B), erra, pois o gás formado é o hidrogênio (H2); ao marcar a (C), erra, pois não há forma-ção de gás cobre, e sim de gás hidrogênio (H2), que é deslocado na reação; ao assinalar a (E), equivoca-se porque a reação não é de dupla troca, e sim de deslocamento ou simples troca.

Page 20: Avaliações 2017 SIMULADO 1ª. SÉRIE · ENEM Questão 2 Competência – ENEM: 4 Habilidade – ENEM: H17 Gabarito: A Comentário: Item de nível fácil. A alternativa correta é

20

Questão 60

Competência – ENEM: 7Habilidade – ENEM: H27Gabarito: C

Comentário: Item de nível difícil. Esse item in-vestiga a habilidade que o aluno tem de expli-car a ocorrência de uma reação de dupla troca. Para isso, apresenta-se um texto que define o processo de coagulação em que ocorre esse tipo de reação. Com base nas informações do texto e em seus conhecimentos sobre a ocor-rência de reações de dupla troca, o aluno deve chegar à conclusão de que a alternativa correta é a (gabarito C). Ao marcar a alternativa (A) ou (B), o aluno se equivoca porque a reação entre o hidróxido de cálcio e o sulfato de alumínio é uma reação de dupla troca; ao assinalar a (D), incorre em erro porque o sulfato de cálcio é um sal insolúvel e, por esse motivo, essa reação não ocorre facilmente; ao marcar a (E), erra, pois o precipitado formado é do sulfato de cál-cio.

Questão 61

Competência – ENEM: 5Habilidade – ENEM: H18Gabarito: A

Comentário: Item de nível médio. Nesse item, o aluno deve saber quais são as unidades de medida do SI e concluir que a alternativa corre-ta é a (gabarito A). A alternativa (B) está incor-reta, pois o quilômetro, muito usado nas medi-ções cotidianas, não é unidade básica do SI; a (C) está errada porque a massa está represen-tada em grama, unidade que, apesar de ser co-mumente usada para medir massas menores, não pertence ao SI; a (D) está incorreta, pois a medida de temperatura está em grau Celsius, unidade não pertencente ao SI, apesar de mui-to utilizada para medição de temperatura no Brasil; a (E) está incorreta, pois a temperatura está em grau Celsius e a massa, em grama, ambas unidades não pertencentes ao SI.

Questão 62

Competência – ENEM: 2Habilidade – ENEM: H6Gabarito: E

Comentário: Item de nível difícil. Nesse item, o aluno deve entender que, apesar de as hélices do helicóptero estarem em movimento, ele está em equilíbrio estático, pois está parado no ar. Isso acontece porque a resultante das forças que atuam nele é nula nessa condição. A al-ternativa correta é a (gabarito E). Ao escolher a alternativa (A), o aluno erra porque deduz que o helicóptero está em equilíbrio dinâmico, uma vez que as hélices estão se movendo; no entanto, o helicóptero como um todo está em equilíbrio estático, pois o somatório das forças que atuam nele é nulo; ao escolher a (B), consi-dera que o helicóptero está em equilíbrio dinâ-mico, uma vez que a aceleração centrípeta de suas hélices é diferente de zero; ao assinalar a (C), o aluno entende corretamente que o heli-cóptero está em equilíbrio estático, porém erra ao entender que a aceleração tangencial das hélices é diferente de zero, o que não ocorre, pois as hélices devem manter sua aceleração tangencial nula para que o helicóptero se man-tenha em equilíbrio; ao escolher a (D), o aluno erra ao deduzir que a aceleração centrípeta das hélices é zero, pois, na realidade, quem é nula é a aceleração tangencial.

Questão 63

Competência – ENEM: 2Habilidade – ENEM: H7Gabarito: C

Comentário: Item de nível médio. O aluno deve ler o texto e observar a distância que o carro percorre, por litro, para cada combustí-vel. Como se deseja saber qual dos dois com-bustíveis apresenta menor custo/benefício, ao ser utilizado por um automóvel, num trajeto de 100 km, é preciso, primeiro, dividir essa dis-tância pela relação km/L (fornecida para cada

Page 21: Avaliações 2017 SIMULADO 1ª. SÉRIE · ENEM Questão 2 Competência – ENEM: 4 Habilidade – ENEM: H17 Gabarito: A Comentário: Item de nível fácil. A alternativa correta é

21

combustível), para obter o número de litros de combustível consumidos pelo carro nesse traje-to; em seguida, deve-se multiplicar essa quan-tidade pelo seu preço de mercado, em R$/L, e, por fim, identificar, com base na diferença de gasto (em reais) entre os dois combustí-veis, aquele de menor relação custo/benefício. Logo, deve concluir que a resposta correta é a (gabarito C). Ao escolher a alternativa (A), o aluno deduz erroneamente que o gasto é o mesmo, por se tratar de um mesmo veículo; ao marcar a (B), calcula o consumo de gasolina, em litros, num trajeto de 100 km e entende, er-roneamente, que esse valor é o menor custo/benefício em reais; ao assinalar a (D), aplica o mesmo raciocínio usado na alternativa (B), mas considera, dessa vez, o etanol; ao marcar a (E), calcula o gasto, em reais, com etanol, no percurso de 100 km, e o considera, erronea-mente, que é o menor custo/benefício.

Questão 64

Competência – ENEM: 6Habilidade – ENEM: H20Gabarito: B

Comentário: Item de nível médio. Para a reso-lução desse item, o aluno deve saber calcular o deslocamento e a aceleração média de uma partícula e também como fazer a conversão de unidades. Para resolver o problema, deve, pri-meiramente, escolher qual tempo utilizar para calcular a aceleração média da moto, uma vez que leva um determinado tempo para ir de 0 a 100 km/h e outro para ir de 0 a 200 km/h. Para a situação proposta, o aluno deve utilizar o tempo necessário para a moto alcançar os 200 km/h, pois, se escolher o tempo durante o qual a velocidade vai de 0 a 100 km/h, a ace-leração média nessa situação não será sufi-ciente para atingir os 200 km/h em 4,8s e, con-sequentemente, não será, também, bastante para atingir a velocidade de 180 km/h num tempo proporcional. Utilizando-se o tempo correto, o cálculo da aceleração média é feito

dividindo a variação de velocidade por esse tempo. Tendo-se a aceleração média, é possí-vel encontrar o tempo necessário para a moto atingir a velocidade de 180 km/h. De posse desse tempo e da aceleração média, pode-se calcular o espaço percorrido, em movimento acelerado, até atingir essa velocidade. Feitos esses cálculos, chega-se à conclusão de que a alternativa correta é a (gabarito B). Ao es-colher a alternativa (A), o aluno erra no cálcu-lo do espaço percorrido pela moto até atingir 180 km/h; ao marcar a (C), erra ao usar o tem-po que a moto leva para ir de 0 a 100 km/h para calcular a aceleração média; ao assinalar a (D), erra ao usar o tempo que a moto leva para ir de 0 a 200 km/h para calcular a acele-ração média; ao escolher a (E), erra porque, para o cálculo de aceleração média, faz o uso do tempo que um carro de fórmula 1 leva para ir de uma velocidade zero até 200 km/h.

Questão 65

Gabarito: BENEM

Questão 66

Competência – ENEM: 6Habilidade – ENEM: H20Gabarito: A

Comentário: Item de nível médio. Para res-ponder a esse item, o aluno deve ter conhe-cimentos de trigonometria para decompor cor-retamente a força-peso em duas componentes ortogonais. Uma vez que não há atrito, para se movimentar a caixa, deve-se aplicar uma for-ça de mesma intensidade que a componente da força-peso, paralela à superfície da rampa. Essa componente é normalmente identificada como Px, a qual é obtida pelo produto P. sen 30°, cujo resultado é igual a 600 N. Logo, a alternativa correta é a (gabarito A). Caso não tenha domínio das relações trigonométricas, o aluno poderá utilizar equivocadamente tg 30º ou cos 30°, assinalando, respectivamente, as

Page 22: Avaliações 2017 SIMULADO 1ª. SÉRIE · ENEM Questão 2 Competência – ENEM: 4 Habilidade – ENEM: H17 Gabarito: A Comentário: Item de nível fácil. A alternativa correta é

22

alternativas (B) e (C); se pensar que a rampa não facilita o carregamento de mercadorias e concluir que, tanto verticalmente quanto em qualquer plano inclinado, o valor da força mí-nima necessária para que um corpo acelere é sempre igual ao valor do peso do corpo, marca-rá a (D); se, de forma equivocada, utilizar cotg 30° nos cálculos, demonstrando um total des-conhecimento da teoria da decomposição de forças ou pensar que, para que um corpo ace-lere, independentemente da situação, é preciso que seja aplicada nele uma força superior ao seu peso, marcará a (E).

Questão 67

Competência – ENEM: 2Habilidade – ENEM: H7Gabarito: C

Comentário: Item de nível médio. Para resol-ver esse item, o aluno deve extrair corretamen-te os dados do texto e fazer as conversões ne-cessárias para, então, utilizar a Lei de Hooke. Sendo assim, a alternativa correta é a (gabarito C). Se o aluno não efetuar a conversão de uni-dades corretamente, marcará a (A); se utilizar equivocadamente os dados 130 g e 70 g, as-sinalará a (B); se, de forma errada, utilizar um raciocínio semelhante ao utilizado nas alterna-tivas (A) e (B), marcará a (D) ou (E).

Questão 68

Competência – ENEM: 3Habilidade – ENEM: H12Gabarito: B

Comentário: Item de nível fácil. Para resolver esse item, o aluno deve identificar as conse-quências sociais e ambientais decorrentes das forças de atrito existentes no motor de um car-ro. A diminuição da perda de energia no motor de um carro, devido à redução das forças de atrito entre suas peças, aumenta a sua auto-nomia, pois passa a consumir menos combus-tível por quilômetro rodado. Isso reduz, con-

sequentemente, a liberação de gases tóxicos, provenientes da combustão, e contribui para a diminuição dos impactos ambientais. Logo, a alternativa correta é a (gabarito B). Ao mar-car a alternativa (A), o aluno faz uma relação equivocada entre as forças de atrito do motor do carro e sua velocidade; ao selecionar a (C), o aluno associa, de forma incorreta, a diminui-ção do atrito interno do motor a um aumento da força de atrito entre o carro e o ar; ao as-sinalar a (D), o aluno erra, pois quanto menos atrito houver entre as peças do motor de um carro, menos óleos e graxas serão necessários para sua lubrificação, contribuindo para a dimi-nuição dos impactos ambientais causados por esses insumos; ao marcar a (E), relaciona, de forma incorreta, a diminuição de atrito interno do motor do automóvel ao aumento do consu-mo de combustível.

Questão 69

Competência – ENEM: 5Habilidade – ENEM: H17Gabarito: E

Comentário: Item de nível fácil. Para resolver esse item, o aluno deve ter conhecimentos de trigonometria, pois, como observado no supor-te, somente a componente de F

, na direção do deslocamento, realizará trabalho. Sendo as-sim, o produto F · ΔS deverá ser multiplicado por cosα. Portanto, a alternativa correta é a (gabarito E). Ao assinalar a (A), o aluno consi-dera que somente a componente x de F realiza trabalho, mas mostra, também, que não tem domínio de relações trigonométricas; ao esco-lher a alternativa (B) ou (C), demonstra com-pleto desconhecimento do tema, uma vez que, além de cometer erros de trigonometria, consi-dera que a componente y de F realiza trabalho; ao marcar a (D), tem a noção de que a força F deve ser decomposta; Porém, não tem do-mínio das relações trigonométricas e, em vez de decompor F horizontalmente, a decompõe verticalmente.

Page 23: Avaliações 2017 SIMULADO 1ª. SÉRIE · ENEM Questão 2 Competência – ENEM: 4 Habilidade – ENEM: H17 Gabarito: A Comentário: Item de nível fácil. A alternativa correta é

23

Questão 70

Competência – ENEM: 5Habilidade – ENEM: H17Gabarito: D

Comentário: Item de nível médio. Para res-ponder a esse item, o aluno deve entender como os conceitos de potência e energia se relacionam. A definição de potência é dada por

P Et

=∆

, onde a potência P é dada em Watt (w);

a energia E, em Joule (J); e o intervalo de tem-po, em segundo (s). Sendo assim, 16 kW têm unidade de potência (o prefixo k é equivalente a 1 000), enquanto que 16 kWh têm unidade de energia. O produto W · h é igual a P · Δt. Logo, a alternativa correta é a (gabarito D). Ao assinalar a alternativa (A), o aluno pensa que 10 kW se refere à força da usina eólica; ao marcar a (B), comete equívoco semelhante ao realizado na alternativa anterior e confunde, ainda, unidade de energia com unidade de po-tência; ao marcar a (C), confunde unidade de potência com unidade de energia; ao assinalar a (E), considera que as unidades de potência e energia são iguais a kW.

Questão 71

Competência – ENEM: 6Habilidade – ENEM: H23Gabarito: A

Comentário: Item de nível médio. O aluno deve identificar as características de duas formas de transformação de energia mecânica (eólica e hidráulica) em elétrica. A vantagem das usinas hidrelétricas é poder acumular a energia poten-cial em reservatórios, para utilização em perío-dos de seca. Logo, a alternativa correta é a (ga-barito A). Ao escolher a alternativa (B), o aluno considera que a energia potencial gravitacional é a responsável pela movimentação dos gera-dores, quando, na verdade, a energia cinética tem esse papel; ao marcar a (C), entende que a usina eólica não usa a energia cinética para

a geração de energia; ao assinalar a (D), de-duz que a usina hidrelétrica tem a vantagem de utilizar tanto a energia potencial gravitacional quanto a energia mecânica para movimentar os geradores elétricos. Essa dedução está er-rada, pois a energia utilizada para a movimen-tação de geradores é a energia cinética, e não a potencial; ao escolher a (E), o aluno erra, pois ambas as usinas são dependentes de fatores ambientais, apesar de a usina hidrelétrica, com armazenamento em reservatórios, ser mais re-sistente a fatores ambientais.

Questão 72

Competência – ENEM: 1Habilidade – ENEM: H3Gabarito: B

Comentário: Item de nível médio. Nesse item, o aluno deve entender que quando se mencio-na que o carro está em um plano horizontal, significa que ele precisa do tal “empurrão” para funcionar, pois, com a ação do próprio peso, ele não se movimentará sozinho. Esse empur-rão nada mais é do que o impulso, calculado como a variação da quantidade de movimento. Como o carro está inicialmente parado, basta multiplicar a massa do carro pela velocidade, transformada em m/s, para se chegar à con-clusão de que a resposta correta é a (gaba-rito B). Ao escolher a alternativa (A), o aluno deduz que o carro deve receber uma força de 1 000 N (igual a sua massa), pois confunde os conceitos de massa e peso; ao assinalar a (C), conclui erroneamente que o carro deve ter uma aceleração de 2,778 m/s² para conseguir atin-gir a velocidade de 10 km/h; ao marcar a (D), entende que o carro deve ter uma velocidade inicial de 10 km/h; no entanto, o carro parte do repouso; ao escolher a (E), deduz que deve ser aplicada uma força durante 10s numa intensi-dade correta para se atingir uma velocidade de 10 km/h; porém, não é necessário que essa for-ça seja aplicada durante esse tempo, apenas o necessário para provocar o impulso.

Page 24: Avaliações 2017 SIMULADO 1ª. SÉRIE · ENEM Questão 2 Competência – ENEM: 4 Habilidade – ENEM: H17 Gabarito: A Comentário: Item de nível fácil. A alternativa correta é

24

Questão 73

Competência – ENEM: 5Habilidade – ENEM: H18Gabarito: C

Comentário: Item de nível médio. Para a re-solução desse item, o aluno deve conhecer como as transformações de energia ocorrem, identificando a energia a cada transformação ocorrida. A alternativa correta é a (gabarito C), que corresponde a todas as trocas de energia que ocorrem durante o disparo do revólver. Ao escolher a alternativa (A), o aluno entende que a energia da mola é a potencial gravitacional; ao marcar a (B), deduz erroneamente que a pólvora tem energia potencial gravitacional; ao assinalar a (D), relaciona, de forma errada, a energia do movimento da bala com a energia elástica; ao escolher a (E), erra ao concluir que o componente do revólver que se movimenta tem uma energia potencial.

Questão 74

Competência – ENEM: 5Habilidade – ENEM: H18Gabarito: D

Comentário: Item de nível médio. O aluno deve entender que o trabalho da força-peso ocorre de forma resistente ao movimento pro-movido pela empilhadeira. A força-peso, nesse caso, é igual à força causada pela empilhadei-ra. Portanto, a alternativa correta é a (gabarito D). Ao assinalar a alternativa (A), o aluno con-sidera erroneamente que a força-peso não rea-liza trabalho algum; ao escolher a (B), calcula o trabalho de forma errada, utilizando a carga de 185 kg; ao marcar a (C), calcula o trabalho erroneamente, utilizando a carga de 280 kg; ao escolher a (E), erra ao calcular o trabalho, utilizando o somatório dos trabalhos realizados com as cargas de 185 kg e 280 kg.

Questão 75

Gabarito: CENEM

Questão 76

Gabarito: EENEM

Questão 77

Gabarito: DENEM

Questão 78

Competência – ENEM: 4Habilidade – ENEM: H14Gabarito: B

Comentário: Item de nível fácil. O conserto e a renovação celular são realizados por meio da digestão de componentes da própria célu-la. Essa função é desempenhada pelos lisos-somos, que são bolsas membranosas onde se encontram diversas enzimas digestivas (gaba-rito B). Ao assinalar a alternativa (A), o aluno não compreende as funções das mitocôndrias e dos lisossomos; ao assinalar a (C), não com-preende as funções dos lisossomos e dos centríolos; ao considerar a (D), confunde lisos-somos com peroxissomos, pois estes apresen-tam mesmo sufixo, ou, então, não compreende o funcionamento dos dois; ao marcar a (E), não compreende as funções dos lisossomos e do retículo endoplasmático liso.

Questão 79

Competência – ENEM: 5Habilidade – ENEM: H17Gabarito: C

Comentário: Item de nível fácil. A imagem é de um exame de cariótipo, onde se analisam número e forma de cromossomos. Ela é obti-da por meio da análise de células que se en-contram em metáfase mitótica, período em que

Page 25: Avaliações 2017 SIMULADO 1ª. SÉRIE · ENEM Questão 2 Competência – ENEM: 4 Habilidade – ENEM: H17 Gabarito: A Comentário: Item de nível fácil. A alternativa correta é

25

os cromossomos se encontram no máximo de condensação (espiralização) (gabarito C). Ao assinalar a alternativa (A), o aluno não identifi-ca que o período de prófase é inicial na divisão celular e, portanto, os cromossomos não se en-contram no máximo de condensação ainda; ao marcar a (B), entende que, na fase S da interfa-se, ocorre a replicação, mas não compreende que ainda não é possível contar e obter a forma dos cromossomos, uma vez que não há ainda condensação em nível máximo do material ge-nético; ao assinalar a (D), não entende o que ocorre na telófase, pois não é a etapa em que os cromossomos atingem o máximo de con-densação; ao considerar a (E), não compreen-de o significado de citocinese, que ocorre no final da divisão celular.

Questão 80

Competência – ENEM: 4Habilidade – ENEM: H14Gabarito: B

Comentário: Item de nível médio. A fotossín-tese se processa em duas etapas: clara (ou fotoquímica) e escura (ou química). A enzima RuBisCo participa efetivamente da etapa quí-mica, que ocorre no estroma dos cloroplastos, por meio do Ciclo de Calvin-Benson. Ao serem alteradas as concentrações dessa enzima, au-mentando-as, influencia-se diretamente essa etapa do processo, em que ocorre a fixação do carbono (gabarito B). Ao marcar a alternativa (A), o aluno erra porque a Reação de Hill ocor-re na etapa clara, quando há fotólise da água, desprendendo gás oxigênio para a atmosfera; ao assinalar a (C), erra porque a Reação de Hill, que ocorre na etapa clara, não é a respon-sável pela fixação do carbono e nela não há participação da enzima referida; ao marcar a (D), porque, apesar de a Reação de Hill ocor-rer realmente na etapa fotoquímica, ela não é a responsável pela fixação do carbono e não envolve a participação da enzima RuBisCo; ao considerar a (E), compreende a relação entre

a enzima RuBisCo e a fixação de carbono no Ciclo de Calvin-Benson, mas não reconhece o momento e o local em que a fixação desse car-bono ocorre.

Questão 81

Gabarito: DENEM

Questão 82

Competência – ENEM: 5Habilidade – ENEM: H17Gabarito: C

Comentário: Item de nível difícil. A sequência de aminoácidos fornecida permite encontrar o RNAm responsável por sua síntese por meio da ação dos ribossomos. Porém, solicita-se a sequência de bases que compõe o gene; por-tanto, é a sequência presente no DNA. Como o primeiro aminoácido é a Metionina, a sequên-cia de bases nitrogenadas do RNAm deve ini-ciar por AUG; em seguida, a segunda trinca de RNA é a responsável por codificar a Alanina, que ocorre por meio de uma das sequências GCA, GCC, GCU ou GCG; o terceiro aminoá-cido, Valina, é codificado pelas trincas: GUC, GUA, GUU, GUG; o quarto e último aminoácido fornecido é a Cisteína, que pode ser codificado pelas trincas: UGU e UGC. Assim, conclui-se que a primeira trinca de DNA deve ser transcri-ta em AUG e, para isso, ela deve ser TAC; em seguida, a segunda trinca deve se iniciar pela dupla GC, o que é transcrito por meio do có-don CG. Dessa forma, já é possível selecionar a sequência de DNA responsável pelos ami-noácidos fornecidos: TAC – CGA – CAC – ACG (gabarito C). Ao assinalar a (A), o aluno erra porque a primeira trinca origina o códon AUG, mas a segunda trinca origina CGA, que codifica a Arginina, mas esse aminoácido não aparece na sequência demonstrada; ao marcar a (B), porque a sequência de bases nitrogenadas do DNA não apresenta a Uracila; ao considerar a (D), a sequência inicial ATG é transcrita em

Page 26: Avaliações 2017 SIMULADO 1ª. SÉRIE · ENEM Questão 2 Competência – ENEM: 4 Habilidade – ENEM: H17 Gabarito: A Comentário: Item de nível fácil. A alternativa correta é

26

UAC, que codifica o aminoácido Tirosina, que não se encontra na sequência proposta; ao assinalar a (E), porque a sequência de bases nitrogenadas apresentada nessa alternativa é a do RNAm.

Questão 83

Competência – ENEM: 5Habilidade – ENEM: H17Gabarito: B

Comentário: Item de nível dificil. O intervalo selecionado entre 2 e 3 no gráfico correspon-de à fase S da interfase. Nessa etapa, há re-plicação do material genético. Assim, os cro-mossomos, que eram simples, passam a ser duplicados, ou seja, formados cada um por duas cromátides. Então, em um rato que apre-senta 42 cromossomos em células somáticas, que são diploides, após a fase S, o número de cromossomos se mantém; porém, cada um de-les é formado por duas cromátides. Por isso, a quantidade de material genético aumenta sem haver duplicação do número total de cromos-somos (gabarito B). Ao assinalar a alternativa (A), o aluno identifica corretamente a fase S, mas não compreende como o material gené-tico é duplicado sem alterar o número total de cromossomos; ao marcar a (C), identifica cor-retamente a fase S e a formação de cromos-somos com duas cromátides cada, mas não compreende que não há duplicação do núme-ro de cromossomos; ao considerar a (D), não identifica a fase solicitada, demonstrando não entender as informações expressas no gráfico; ao marcar a (E), não identifica a fase solicitada e demonstra não compreender as etapas em que é dividido o ciclo celular.

Questão 84

Competência – ENEM: 4Habilidade – ENEM: H13Gabarito: D

Comentário: Item de nível médio. Durante o processo de divisão celular, pode ocorrer um

erro em que se formam células-filhas (7) com o número diferente de cromossomos. Esse erro ocorre na separação das cromátides-irmãs, processo característico da anáfase (5) (gabarito D). Distratores: ao assinalar as alternativas (A) ou (B), o aluno erra porque, durante a prófase (3), ocorre início da espiralização dos cromos-somos e desintegração da carioteca; ambos eventos não estão diretamente relacionados ao erro na formação de células com número di-ferenciado de cromossomos; ao marcar a (C), porque, na metáfase (4), atinge-se o máximo de condensação dos cromossomos e, portanto, não há relação direta com a formação de célu-las e com o número de cromossomos diferen-tes; ao assinalar a (E), porque, na separação do citoplasma (6), formando duas células-filhas, o material genético já foi anteriormente separado; portanto, não há relação com a alteração no nú-mero de cromossomos das células formadas.

Questão 85

Competência – ENEM: 4Habilidade – ENEM: H13Gabarito: B

Comentário: Item de nível fácil. A imagem re-presenta a troca de segmentos equivalentes entre duas cromátides de cromossomos homó-logos, processo chamado de crossing-over. Ele ocorre na primeira parte da meiose, na prófase I, e permite a formação de novas combinações de DNA, proporcionando maior variabilidade genética à espécie (gabarito B). Ao assinalar a alternativa (A), o aluno erra porque identifica corretamente o nome do processo, mas não re-conhece em qual divisão celular ele ocorre; ao marcar a (C), porque identifica corretamente o nome do processo e a divisão celular, mas não sabe precisar em qual etapa ocorre o proces-so; ao considerar a (D), não entende o que é crossing-over nem splicing alternativo, apenas identifica corretamente que esse evento ocorre na meiose I; ao marcar a (E), não entende o que é crossing-over nem splicing alternativo.

Page 27: Avaliações 2017 SIMULADO 1ª. SÉRIE · ENEM Questão 2 Competência – ENEM: 4 Habilidade – ENEM: H17 Gabarito: A Comentário: Item de nível fácil. A alternativa correta é

27

Questão 86

Competência – ENEM: 5Habilidade – ENEM: H17Gabarito: A

Comentário: Item de nível fácil. O texto expli-ca, numa linguagem superficial, a função dos genes – controle da célula. Um mesmo gene pode apresentar algumas variações, que ocu-pam a mesma posição (lócus), chamadas de alelos (gabarito A). Ao assinalar a alternativa (B), o aluno não reconhece a descrição apre-sentada no enunciado, pois se utiliza o termo não homólogas, que é um termo aplicado aos cromossomos; ao marcar a (C), não reconhe-ce a descrição apresentada no enunciado, pois se utiliza o termo homólogas, que é um termo aplicado aos cromossomos; ao consi-derar a (D), não compreende que genótipo é a representração dos genes que um indivíduo apresenta; ao marcar a (E), não entende que os caracteres são os aspectos a serem estu-dados na Genética.

Questão 87

Competência – ENEM: 4Habilidade – ENEM: H13Gabarito: C

Comentário: Item de nível médio. Os dois mosquitos que se encontraram são portado-res do alelo, mas não morreram. Portanto, o alelo é recessivo. Como esses dois mosquitos já passaram do estágio larval, o genótipo de-les não pode ser homozigoto recessivo; caso contrário, teriam morrido naquele estágio. O alelo letal se manifesta apenas em homozigo-se recessiva (aa); então, o cruzamento men-cionado é entre dois heterozigotos: Aa x Aa. O mosquito descendente não morreu no estágio larval, pois se fala em reprodução dele. Assim, ele pode apresentar um dos genótipos: AA ou

Aa, na proporção de 13

e 23

. Para que esse

descendente não seja transmissor, deve ser

obrigatoriamente AA e, portanto, a chance é

de 13

(gabarito C). Ao assinalar a alternativa

(A), o aluno entende que o alelo dominante não é letal, o que está correto, mas não fica atento à solicitação de não ser transmissor do alelo para os descendentes, pois os he-terozigotos são transmissores; ao marcar a (B), provavelmente entende, incorretamente, que os heterozigotos obtidos do cruzamen-to não transmitiram o alelo, sem descartar a possibilidade de a homozigose ser recessiva; ao considerar a (D), descarta a homozigose recessiva, pois, se o indivíduo já atingiu es-tágio adulto não pode ser aa, mas entende, incorretamente, que os heterozigotos não transmitiriam o alelo letal aos descendentes; ao assinalar a (E), entende que, para não ser possível a transmissão de alelo letal, o genó-tipo do mosquito seria homozigoto dominante, mas não descarta a possibilidade de ser ho-mozigoto recessivo, pois ele já atingiu o está-gio adulto, não morrendo na etapa larval.

Questão 88

Competência – ENEM: 5Habilidade – ENEM: H17Gabarito: B

Comentário: Item de nível fácil. Na imagem, destacam-se para identificação: I – poro nu-clear (por onde há intercâmbio de substâncias entre núcleo e citoplasma); II – carioteca (dupla membrana que isola o material genético do res-tante das organelas presentes no citoplasma); III – nucleoplasma (mistura de substâncias que preenche o espaço interno do núcleo, onde há DNA, RNA e enzimas); IV – nucléolo (onde há formação de RNA ribossômico, que mais tarde serão enviados ao citoplasma para compor os ribossomos) – (gabarito B). Ao assinalar a alter-nativa (A), o aluno não identifica nenhuma es-trutura corretamente, pois não entende a repre-sentação que destaca o núcleo e suas partes internas; ao marcar a (C), identifica as partes

Page 28: Avaliações 2017 SIMULADO 1ª. SÉRIE · ENEM Questão 2 Competência – ENEM: 4 Habilidade – ENEM: H17 Gabarito: A Comentário: Item de nível fácil. A alternativa correta é

28

I e II, mas não reconhece corretamente as par-tes III e IV ao afirmar que seriam citoplasma e cromossomo; ao considerar a (D), não reco-nhece nenhuma estrutura corretamente, pois não entende como as partes do núcleo foram apresentadas; ao assinalar a (E), compreende que a representação é do núcleo, mas só indi-ca corretamente o III – nucleoplasma.

Questão 89

Competência – ENEM: 4Habilidade – ENEM: H13Gabarito: E

Comentário: Item de nível difícil. Ao analisar o heredograma, o número de homens e mu-lheres afetados não difere consideravelmente. Portanto, a herança não deve ser restrita ao sexo, pois se manifesta em indivíduos dos dois sexos. Além disso, tem-se o casal 3 x 4 nor-mal, com filhos afetados, o que indica que a herança deve ser autossômica recessiva. En-tão, os indivíduos 3 x 4 seriam heterozigotos e o cruzamento poderia ser representado por Aa x Aa. Assim, a chance de formar um indivíduo

normal (AA ou Aa) é 34

. Como o enunciado do

item menciona uma menina, multiplica-se o 34

por 12

, totalizando 38

(gabarito E). Ao assinalar a alternativa (A), o aluno não compreende, ao analisar o heredograma, como ocorre a trans-missão de uma característica recessiva ligada ao sexo; ao marcar a (B), não compreende, ao analisar o heredograma, como ocorre a trans-missão de uma característica dominante ligada ao sexo; ao considerar a alternativa (C) ou (D), entende que é uma herança autossômica, mas incorretamente afirma que seria dominante.

Questão 90

Competência – ENEM: 4Habilidade – ENEM: H13Gabarito: AComentário: Item de nível difícil. Os genes que determinam os caracteres presentes na ta-bela encontram-se em diferentes pares de cro-mossomos homólogos. Portanto, segregam-se independentemente. Os indivíduos do cruza-mento parental são puros, ou seja, homozigo-tos: amarela, lisa e inflada (AABBCC) x verde, rugosa e comprimida (aabbcc). Assim, forma-se uma F1 composta por 100% dos indivíduos heterozigotos (AaBbCc). Então, o cruzamento entre dois indivíduos da F1 pode ser represen-tado por: AaBbCc x AaBbCc. Busca-se saber a probabilidade de formar uma planta rugosa (bb), amarela(A_) e inflada (C_), o que pode

ser calculado por: 14

∙ 34

∙ 34

, totalizando 964

(ga-

barito A). Ao assinalar a alternativa (B), o alu-

no considera que as características solicitadas são todas recessivas; assim, a chance de cada

característica, individual, é de 14

; dessa forma,

multiplicando 14

∙ 14

∙ 14

, totaliza-se 164

; ao mar-

car a (C), considera que as características soli-citadas são todas dominantes; assim, a chance

de cada característica, individual, é de 34

; des-

sa forma, a probabilidade de as três ocorrerem

em um organismo é de 2764

; ao considerar a (D),

provavelmente entende que a probabilidade de cada característica é de 50%, pois há duas va-

riações para cada caráter, estendendo 12

para

formação de um indivíduo com as três carac-terísticas; ao assinalar a (E), considera que as características solicitadas são todas recessi-vas; assim, a chance de cada característica,

individual, é de 14

, mas, o aluno erra porque,

em vez de multiplicar as frações, ele as soma.

Page 29: Avaliações 2017 SIMULADO 1ª. SÉRIE · ENEM Questão 2 Competência – ENEM: 4 Habilidade – ENEM: H17 Gabarito: A Comentário: Item de nível fácil. A alternativa correta é

29

LÍNGUA INGLESA

Questão 91

Competência – ENEM: 1Habilidade – ENEM: H2Gabarito: A

Comentário: Item de nível médio. Esse item avalia a capacidade do aluno de deduzir o obje-tivo principal do texto, relacionando-o ao supor-te no qual foi veiculado. A alternativa que des-creve com precisão o objetivo central do texto é a alternativa (gabarito A). A alternativa (B) está incorreta, pois o texto tem função informativa e não se utiliza de mecanismos linguísticos análogos ao da tipologia textual narrativa; as alternativas (C) e (D) estão equivocadas, pois descrevem parcialmente um dos argumentos utilizados no texto; a (E) é errada porque, por se tratar de um texto informativo, não há como convencer ou instigar os leitores.

Questão 92

Competência – ENEM: 2Habilidade – ENEM: H7Gabarito: C

Comentário: Item de nível médio. Esse item avalia a capacidade do aluno de perceber o caráter irônico em um cartum. A alternativa (gabarito C) é a que melhor sintetiza a ironia transmitida no cartum. Essa conclusão é obtida por meio da leitura completa da peça – texto e imagem, atentando-se também à expressão facial dos pugilistas. A alternativa (A) está in-correta, pois não leva em consideração o texto verbal, priorizando a expressão facial dos dois pugilistas; a (B) está errada porque não é a re-presentação do apresentador que é ironizada,

mas, sim, a mensagem transmitida por ele; as alternativas (D) e (E) se equivocam, pois essas interpretações não são possíveis de serem de-preendidas do contexto.

Questão 93

Competência – ENEM: 2Habilidade – ENEM: H7Gabarito: B

Comentário: Item de nível fácil. Esse item inves-tiga a compreensão do humor em um cartum, e a alternativa que melhor descreve esta ca-racterística desse gênero textual é a alternativa (gabarito B), pois alia a linguagem não verbal – o computador sobre o divã – à linguagem verbal, por meio do trocadilho com o vocábu-lo analyst. A alternativa (A) está incorreta, pois limita a causa do humor somente à linguagem verbal, sendo que, no cartum, o humor é gera-do também por meio da linguagem não verbal; as alternativas (C) e (D) estão incorretas por-que apresentam leituras que não estão relacio-nadas ao cartum; a (E) porque remete apenas a um dos fatores que produzem o humor na peça.

Questão 94

Gabarito: DENEM

Questão 95

Competência – ENEM: 1Habilidade – ENEM: H2Gabarito: D

Comentário: Item de nível fácil. Esse item in-vestiga a habilidade do aluno em relacionar o conteúdo de um texto a seu gênero textual. A única alternativa que estabelece a relação cor-reta entre o conteúdo do texto e a proposta do

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias

Page 30: Avaliações 2017 SIMULADO 1ª. SÉRIE · ENEM Questão 2 Competência – ENEM: 4 Habilidade – ENEM: H17 Gabarito: A Comentário: Item de nível fácil. A alternativa correta é

30

gênero textual anúncio é a alternativa (gabari-to D), pois o objetivo central desse anúncio é promover as vendas em uma livraria (Oxford Bookstore). Para isso, utilizou-se do nome do autor alterado, justamente para que o cliente perceba a importância de se comprar produtos originais. Sendo assim, as demais alternativas, (A), (B), (C) e (E) estão incorretas.

LÍNGUA ESPANHOLA

Questão 91

Competência – ENEM: 1Habilidade – ENEM: H6Gabarito: A

Comentário: Item de nível médio. Esse item busca avaliar a compreensão leitora do aluno e, com base nisso, a possibilidade de que ele problematize o entendimento da felicidade. Es-pera-se que haja uma reflexão a respeito do que é discutido, associando o tema central com informações contidas no texto. Portanto, além da compreensão global, exige-se a relação com um repertório prévio do castelhano, che-gando-se, portanto, à alternativa correta (ga-barito A). Ao escolher a alternativa (B), o aluno erra porque generaliza a afirmação, partindo provavelmente de um senso comum discutido em contextos com os quais ele interage; ao as-sinalar a alternativa (C), (D) ou (E), erra porque demonstra ter dificuldades na compreensão de informações pontuais, o que explicaria o equí-voco e a percepção de que as alternativas po-deriam ser viáveis.

Questão 92

Competência – ENEM: 1Habilidade – ENEM: H6Gabarito: B

Comentário: Item de nível difícil. Esse item parte da compreensão leitora realizada anterior-mente para avaliar, pontualmente, o reconhe-cimento de estruturas sintáticas relacionadas

à coesão e à coerência de textos escritos em Língua Espanhola. Espera-se que, com o apoio dado no enunciado do item, o aluno perceba a proposta de avaliar o sentido semântico de cada uma das conjunções ou locuções destacadas e conclua que a alternativa correta é a (gabarito B). Ao escolher a alternativa (A), o aluno equi-voca-se, provavelmente por relacionar somente a conjunção pero com a ideia de controvérsia. Motivo semelhante ocorre ao ligar apenas uma conjunção a uma hipótese pode explicar o por-quê de o aluno escolher a alternativa (C) ou (D). Ao assinalar a (E), demonstra dificuldade geral de relacionar todas as estruturas selecionadas, o que pode estar ligado a uma não intimidade com a compreensão leitora.

Questão 93

Competência – ENEM: 1Habilidade – ENEM: H5Gabarito: C

Comentário: Item de nível médio. Esse item correlaciona a compreensão leitora realizada anteriormente com conhecimentos de ordem sintática e semântica da língua. Espera-se que o aluno extrapole simples conhecimentos de memorização relacionados a paradigmas ver-bais, para exercer analogias entre a natureza dos verbos no presente do indicativo e conclua que a alternativa correta é a (gabarito C). Ao escolher as demais alternativas (A), (B), (D) ou (E), o aluno se equivoca, provavelmente por re-lacionar apenas uma das opções, demonstran-do dificuldades com o tópico linguístico.

Questão 94

Gabarito: AENEM

Questão 95

Competência – ENEM: 1Habilidade – ENEM: H6Gabarito: E

Page 31: Avaliações 2017 SIMULADO 1ª. SÉRIE · ENEM Questão 2 Competência – ENEM: 4 Habilidade – ENEM: H17 Gabarito: A Comentário: Item de nível fácil. A alternativa correta é

31

Comentário: Item de nível médio. Esse item busca valorizar as instâncias de uso pragmáti-co e semântico das estruturas que expressam opinião em Língua Espanhola. Espera-se que o aluno supere uma simples tradução ou equi-paração de sentido, pensando nas estruturas com base em sua função real e prática para o falante e conclua que a alternativa correta é a (gabarito E). Ao escolher a alternativa (A), o aluno se equivoca ao relacionar as expressões quiero expresar a uma instância de acordo com determinada questão e, ainda, no sé qué decir com uma ideia de desacordo; ao assinalar a (B), relaciona incorretamente aunque a uma ideia de indiferença; ao marcar a (C), erra por-que a estrutura ni idea jamais poderia estar li-gada a uma ideia de acordo; ao escolher a (D), não percebe que se equivoca ao não ler a or-dem exata solicitada no enunciado.

Questão 96

Competência – ENEM: 1Habilidade – ENEM: H1Gabarito: E

Comentário: Item de nível fácil, pois requer do aluno apenas que ele mostre consciência das características básicas do gênero notícia. O tex-to oferecido serve como exemplo e como fon-te para que as informações necessárias sejam captadas por meio de sua leitura, embora essa intenção não esteja explícita. O que se espera como resposta está na alternativa (gabarito E), pois o aluno precisa compreender o grau infor-mativo da notícia, a qual deve estar relacionada a assuntos de interesse da comunidade ou para determinados setores dela; por isso, os jornais, canais de rádio, televisão, internet, entre outros, valem-se da comunicação para transmitir infor-mações à população. O erro da alternativa (A) consiste em mencionar a função emotiva no tex-to de notícia, pois, nesse tipo de texto, a função é “conquistar” o leitor pelo sentimento de quem escreve e, no texto de notícia, o que deve preva-lecer é a informação; logo, a função usada é a

referencial. Na (B), vale destacar que uma notí-cia deve ser imparcial; portanto, o ponto de vista de quem noticia não deve aparecer, embora, em alguns textos, seja possível identificar, nas entre-linhas, a voz do produtor da informação. Várias informações incorretas foram apresentadas na alternativa (C), a primeira delas é o uso de adjeti-vos. Os adjetivos caracterizam, passando, auto-maticamente, as impressões de quem escreve; em segundo lugar, busca-se na notícia informar, não revelar a opinião de alguém, o que está dire-tamente ligado ao terceiro erro: a subjetividade, pois o caráter da notícia é a objetividade. Por fim, a alternativa (D) ressalta que a notícia assume postura ideológica. Esse não é o papel do gê-nero em questão. Como os textos não são to-talmente neutros, até é possível, em alguns, re-conhecer a posição política, ideológica, religiosa, mas, em geral, isso deve ser evitado.

Questão 97

Competência – ENEM: 6Habilidade – ENEM: H18Gabarito: D

Comentário: Item de nível médio, pois tem como objetivo levar o aluno a reconhecer, pela estrutura do texto, os momentos em que o dis-curso é direto e quando é indireto. Para isso, ele precisa saber o significado desses dois ter-mos. O discurso direto aparece em diálogo ou entrevista; o indireto traz verbos dicendi e uma só voz, no caso, a do jornalista. Assim, como o trecho selecionado é formado, primeiramente, pelo relato da professora da FURG, na voz da jornalista, e, depois, por um trecho do que a pro-fessora da PUC falou em entrevista, estamos diante de um texto com discurso, inicialmente, indireto e, na sequência, direto. Assim, a alter-nativa (gabarito D) é a correta. A alternativa (A) está incorreta porque não é o discurso indire-to que predomina, ele ocupa o mesmo espaço que o discurso direto no texto; a (B) por men-cionar apenas o discurso direto, quando, na verdade, a primeira parte do texto é construída

Page 32: Avaliações 2017 SIMULADO 1ª. SÉRIE · ENEM Questão 2 Competência – ENEM: 4 Habilidade – ENEM: H17 Gabarito: A Comentário: Item de nível fácil. A alternativa correta é

32

em forma de discurso indireto; na (C), realmen-te é necessário haver um diálogo, uma entre-vista, para que o discurso seja direto, mas há os dois no trecho em questão, por isso está incorreta; a (E) está incorreta porque inverteu a ordem dos discursos; a palavra “respectiva-mente” está ali para comprometer a organiza-ção do texto para análise; primeiro, o discurso indireto aconteceu; depois, o direto.

Questão 98

Competência – ENEM: 1Habilidade – ENEM: H3Gabarito: A

Comentário: Item de nível médio, pois, apesar da simplicidade do item, as alternativas pas-seiam clara e explicitamente sobre o assunto e o texto que serve como referência. O que se espera é que o aluno perceba, no recorte fei-to, a importância dada ao fato de que um texto é algo que, curto ou comprido, com imagem ou sem, comunica porque está inserido em um processo significativo. Logo, a alternativa correta é a (gabarito A). Na alternativa (B), é claro que, para se comunicar, é preciso ser compreendido, porém há textos que, pela re-ferência e bagagem que determinados leitores têm (ou não), não se comunicam com todos os leitores, nem por isso deixam de ser, em sua essência, um texto. O que está incorreto na (C) é o fato de mencionar um conjunto de in-formações; como o próprio suporte esclarece, um texto pode ser constituído por apenas uma palavra, desde que tenha lógica. O mesmo ra-ciocínio utilizado na (C) pode ser aplicado na (D), pois um texto pode ter, e muitos têm, uma sequência de informações, mas não é essa a condição essencial da textualidade. O erro na (E) consiste em dizer que o texto precisa estar em local público. Textos com informações pú-blicas estarão em lugares que podem ser vistos por muitos, mas há textos transmitidos de uma pessoa para apenas uma outra pessoa; então, ele não precisa estar acessível a todos.

Questão 99

Competência – ENEM: 6Habilidade – ENEM: H18Gabarito: D

Comentário: Item de nível médio, pois o obje-tivo é reconhecer, em texto de revista, o impac-to do uso da tecnologia em ambiente escolar, por meio de uma exposição de argumentos. A autora do texto inicia pela fundamentação do assunto, para evidenciar, na sequência, seu ponto de vista acerca do uso de tecnologia em sala de aula. O que evidencia isso é o uso das expressões: Uma pena e Felizmente, e isso faz a alternativa (gabarito D) ser verdadeira. Na al-ternativa (A), há erro porque não existem per-sonagens, tempo, espaço, narrador, nem enre-do; logo, por não ter os elementos comuns em histórias, não pode ser narrativo; na (B), tem-se a alternativa que mais pode confundir o aluno, porque o texto não deixa de tecer uma explica-ção sobre a situação, mas o texto em nada se parece com relato científico, pois a linguagem não é técnica. A alternativa (C) está incorreta porque não há sequência de instruções para a realização de algo; a (E) porque não há descri-ção, processo pelo qual se cria uma imagem mental por meio do uso de palavras.

Questão 100

Competência – ENEM: 8Habilidade – ENEM: H27Gabarito: D

Comentário: Item de nível médio, pois exige do aluno o conhecimento dos processos de formação de palavras. Assim, na palavra RU-BRO-NEGRO, ocorre o processo de composi-ção por justaposição, pois dois radicais foram unidos sem que nenhum deles perdesse ele-mento fonético. Logo, a alternativa (gabarito D) está correta. Para que a alternativa (A) estives-se correta, seria necessário que, na junção dos dois radicais, algum pedaço de um deles tives-se supressão ou alteração gráfica ou fonética.

Page 33: Avaliações 2017 SIMULADO 1ª. SÉRIE · ENEM Questão 2 Competência – ENEM: 4 Habilidade – ENEM: H17 Gabarito: A Comentário: Item de nível fácil. A alternativa correta é

33

Na (B), o erro consiste em dizer que a palavra RUBRO-NEGRO não é uma palavra da língua portuguesa. A alternativa (C) está errada, pois hibridismo consiste na formação de palavras por meio de elementos de línguas diferentes, como misturar francês com grego, por exem-plo. Na (E), o erro consiste primeiro em dizer que a palavra em questão vem de um processo de derivação sufixal, pois, por apresentar dois radicais em sua base, ela vem do processo de composição, e não de derivação, que consisti-ria em acrescentar afixos ao radical.

Questão 101

Competência – ENEM: 7Habilidade – ENEM: H23Gabarito: A

Comentário: Item de nível médio, pois o aluno precisa identificar a proposta de texto traçada por Verissimo apenas pelo início do texto. Es-pera-se que o aluno identifique as marcas pes-soais do autor, como a proximidade que ele pro-cura com o leitor, chamando-o diretamente de você; o uso do pronome nosso para demarcar certa intimidade e pelo vocabulário escolhido, o qual traz palavras que mostram as percepções do cronista, como desumana e horror. Essas in-formações tornam a alternativa (gabarito A) cor-reta. Na alternativa (B), não se pode dizer que há personagens no texto, nem outros elemen-tos que garantam a progressão narrativa de um fato. A alternativa (C) pode ser a que mais se aproxime do raciocínio do aluno, pois, na crô-nica, há uma descrição do termo empatia, mas ela é necessária para contextualizar o campo em que o ponto de vista de Verissimo sobre o sistema carcerário vai percorrer; sendo assim, a reflexão subjetiva se sobrepõe ao conceito. Em contrapartida, a alternativa (D) é a que mais se distancia do que é esperado como resposta, porque visivelmente não há diálogo; é necessá-ria a presença de alguém (Verissimo) que sus-tente o texto como pilar para seu posicionamen-to. É possível que o aluno – que não perceba a

intenção do comentário crítico no final do pará-grafo – assinale a alternativa (E), mas, para ter essa certeza, ele precisaria, no mínimo, ter tido contato com o texto todo. O que fica claro no trecho selecionado é a questão da posição do autor, a qual ganha força no final do parágrafo.

Questão 102

Competência – ENEM: 7Habilidade – ENEM: H22Gabarito: C

Comentário: Item de nível médio, porque o alu-no precisa recorrer a elementos que estão fora do texto para conseguir administrar com cons-ciência o que se espera do item. Como o as-sunto dos massacres nos presídios no início de 2017 foi amplamente discutido, imagina-se que o aluno esteja focado no que foi notícia para po-der relacioná-la a uma crônica. Verissimo não parece, pelo início do texto, que vai abordar o assunto condições nas penitenciárias, mas que vai escrever um texto reflexivo-filosófico sobre um indivíduo se colocar na pele do outro. O termo que nos leva a compreender o que de fora do texto deu origem a essa crônica é nes-se horror em Manaus, presente na alternativa (gabarito C), pois o pronome esse(nesse) tem a função de buscar referência com algum termo já apresentado. Aqui, porém, vem como conhe-cimento de mundo, não necessariamente como termo linguístico a ser localizado. Na alternativa (A), existe referência à autoridade no assunto, como uma transferência de responsabilidade que Verissimo faz para apresentar o conceito de empatia, mas não é um elemento coesivo; na (B), há na expressão ou seja, uma relação com termo explicativo, que acaba fazendo uma liga-ção, mas de nível explicativo, não de retomada; na (D), apresenta-se o início de uma ideia con-cessiva, num discurso já subjetivo de Verissimo, mas não um termo coesivo; na (E), a expressão ou mais não busca nada fora do texto, traz para o leitor a referência feita por Verissimo a 15 de-tentos presos no sistema carcerário brasileiro.

Page 34: Avaliações 2017 SIMULADO 1ª. SÉRIE · ENEM Questão 2 Competência – ENEM: 4 Habilidade – ENEM: H17 Gabarito: A Comentário: Item de nível fácil. A alternativa correta é

34

Questão 103

Competência – ENEM: 8Habilidade – ENEM: H25Gabarito: B

Comentário: Item de nível médio, pois o tex-to está tão comprometido, que é possível que o aluno gaste mais tempo à procura do que causou para ele a dificuldade de compreen-são. Embora não haja erro gráfico no texto, a estrutura sintática fica confusa em razão da in-coerência presente no último parágrafo, o que torna a alternativa (gabarito B) correta. Essa incoerência consiste em primeiro mencionar que foi o muro que causou o prejuízo; houve aqui uma transferência de responsabilidade ao muro, o que por si só já é suficiente para o lei-tor questionar. Em segundo lugar, há excesso do advérbio não, o que confere o mais preo-cupante papel dentro do assunto (in)coerên-cia textual. Da maneira como a última frase foi apresentada, parece que a ideia foi concluída, porque o autor usa o essa como a retomar a tal pegadinha que ele menciona, mas não deixa claro o que é pior nessa história. O erro na (A) está em abordar falta de correspondência entre os valores mencionados, até porque não houve falta de correspondência, nem foi isso um pro-blema de estrutura da frase. Além disso, o au-tor usou as palavras cerca de e o equivalente; então, mesmo que o aluno não tenha como fa-zer a conversão, não é o valor que gera o estra-nhamento. Na (C), a conjunção mas não está equivocada, porque ela realmente abre espaço para uma informação que tem intenção de se mostrar contraditória a algo dito anteriormente. O erro da alternativa (D) consiste em atribuir maior peso à palavra pegadinha presente no texto. Ela já veio com destaque suficiente, mas as aspas nela servem para passar a impres-são do autor sobre o acontecido; para ele, algo parece uma pegadinha. Por fim, a alternativa (E) procura problematizar a expressão cerca de, mas ela foi adequadamente usada, e justa-

mente serve para dizer que o autor não tem o número 100% preciso, mas que chegou próxi-mo à estimativa.

Questão 104

Competência – ENEM: 6Habilidade – ENEM: H18Gabarito: E

Comentário: Item de nível fácil; porém, pode se tornar confuso, pois dependerá da atenção com que o aluno lerá o trecho. Há dois homens, dois lugares, duas referências à palavra passa-gem e discurso direto. Então, basta estabele-cer as relações corretas para compreender o fragmento. João é o homem que, ao chegar a Salvador, encontra um boiadeiro que lhe ofe-rece uma passagem para Brasília. O boiadeiro não viajará mais, porque precisa visitar a filha, cujo local de morada não foi anunciado. Logo, a alternativa esperada como resposta é a (ga-barito E). A alternativa (A) está incorreta porque consiste em dizer que o destino da passagem cedida do boiadeiro a João era Salvador, quan-do, na verdade, é Brasília; a (B) porque men-ciona que a filha pertence a João, mas é filha do boiadeiro; a (C) porque houve inversão de sujeitos e seus destinos: foi João quem conse-guiu uma passagem com o boiadeiro para ir a Brasília, e não o contrário, como apresenta a alternativa; a (D) porque consiste em dizer que João visitaria a filha do boiadeiro, porém foi o boiadeiro quem abriu mão da viagem a Brasília para visitar a própria filha.

Questão 105

Competência – ENEM: 8Habilidade – ENEM: H27Gabarito: A

Comentário: Item de nível médio, pois o alu-no precisa conhecer a estrutura das palavras e classificá-las conforme seu processo de for-mação. Nesse caso, espera-se que o aluno re-conheça todas as palavras como provenientes do processo de derivação, pois o radical das

Page 35: Avaliações 2017 SIMULADO 1ª. SÉRIE · ENEM Questão 2 Competência – ENEM: 4 Habilidade – ENEM: H17 Gabarito: A Comentário: Item de nível fácil. A alternativa correta é

35

palavras é mantido, porém recebe informações extras. A palavra boiadeiro é formada por deri-vação sufixal, pois é acrescido um sufixo após o radical. O mesmo acontece na alternativa (gabarito A), em pedraria, cujo radical é pedr. A alternativa (B) está incorreta porque, no vo-cábulo desigualdade, há derivação prefixal e sufixal, pois houve acréscimo de afixos antes e depois do radical; a (C) porque tem apenas o prefixo des- para a palavra leal; logo, é deriva-ção prefixal; a (D) porque o que ocorre é deri-vação parassintética, pois tanto o prefixo quan-to o sufixo são acrescidos simultaneamente ao radical, de modo que não existe entriste (com prefixo) ou tristecer (apenas com sufixo); a (E) porque a palavra compra é formada por deriva-ção regressiva, cuja origem é o verbo comprar.

Questão 106

Gabarito: AENEM

Questão 107

Gabarito: AENEM

Questão 108

Gabarito: EENEM

Questão 109

Competência – ENEM: 7Habilidade – ENEM: H21Gabarito: D

Comentário:. Item de nível médio, pois o aluno precisa perceber o sentimento que, certamente, na oralidade de Cortella, manifestou-se até pela voz, mas que, no registro escrito, fica a cargo da análise semântica das palavras registradas e na lógica pela compreensão do texto. Quan-do Cortella diz que a vida mudou, revela a dica que o aluno precisa compreender para fazer a devida conexão com o sentimento exposto em seguida. O terceiro item da lista de mudanças

mostra o descontentamento e a nostalgia com o surgimento da televisão em sua casa, pois isso eliminou a comunicação que havia e que, para o autor, parecia ser tão valorizada, o que faz a alternativa (gabarito D) ser correta. Na alter-nativa (A), o erro está relacionado à referência feita à felicidade, pois, em momento algum, o filósofo menciona necessidade de atualização com o mundo fora de casa. O estranhamento que aparece na (B) corresponde ao fato de o pai chegar a casa com uma caixa dentro do Jeep, com algo inovador: a televisão, mas isso não revela seu sentimento com as consequên-cias pelo uso do aparelho. A alternativa (C) re-lata euforia, mas o autor mostra-se centrado, equilibrado, até nostálgico, mas não eufórico, especialmente porque ele mostra que o apare-lho mais tirou do que acrescentou. Por fim, é incorreto dizer que ele se sentiu triste por cau-sa da saída da imagem da santa que havia em sua casa; em nenhum aspecto, é mostrado que a espiritualidade dos membros da família ficou mais fraca. O efeito da falta de comunicação, pela maneira como foi exposto, parece ter sido muito mais marcante que os outros motivos.

Questão 110

Competência – ENEM: 8Habilidade – ENEM: H27Gabarito: E

Comentário: Item de nível médio, pois, no caso das palavras homônimas, muitos alunos têm dificuldade quanto à classificação. Claro que a classificação não é o que mais impor-ta nos estudos linguísticos, mas vale destacar que, no assunto em questão, elas podem de-sembaraçar algumas situações de uso e de re-gistro de vocabulário. A palavra peça, mencio-nada nos três casos, por ter escrita e pronúncia idênticas, porém significados diferentes, é ho-mônima perfeita, o que corresponde à alterna-tiva (gabarito E). A alternativa (A) está incorreta porque o contexto e o próprio enunciado já es-clarecem que, quanto ao significado, elas são

Page 36: Avaliações 2017 SIMULADO 1ª. SÉRIE · ENEM Questão 2 Competência – ENEM: 4 Habilidade – ENEM: H17 Gabarito: A Comentário: Item de nível fácil. A alternativa correta é

36

usadas em situações bem diferentes; portanto, não podem ser sinônimas; a (B) porque, para ser parônima, a palavra deve ser semelhante, parecida, mas não igual; a (C) porque, para ser homônima homófona, deveria haver diferenças na escrita; a (D) porque, para ser homônima homógrafa, deveria ter pronúncia diferente, apesar de escrita igual.

Questão 111

Competência – ENEM: 5Habilidade – ENEM: H17Gabarito: E

Comentário: Item de nível médio, pois solicita a comparação de dois textos, cujos formatos, vo-cabulário e estilo são bem diferentes, o que exi-ge uma análise cuidadosa. Porém, a frase final do enunciado pede explicitamente a relação di-reta entre os dois textos, a qual pode ser obser-vada na alternativa (gabarito E), pois o terceiro verso da primeira estrofe aparece integralmente como título do primeiro capítulo da versão de Rubem Braga. Com relação ao apresentado na alternativa (A), apesar de estar correto dizer que os dois mencionam a África, isso não é suficien-te para a identificação de um texto com o outro; por isso, está incorreta. A alternativa (B) estabe-lece que o vínculo entre os dois textos esteja na palavra Reis, mas os nomes apresentados no Texto 2 não correspondem aos Reis do Texto 1; e sim aos nomes dos homens que chefiaram as naus que enfrentaram os mares. Na (C), é possível afirmar que o Texto 1 é poético pelas características que apresenta, como versos e rimas, já o Texto 2 não pode ser considerado um poema em prosa. Há erro na alternativa (D), pois a exaltação da valentia dos navegantes lu-sitanos só ocorre no Texto 1; no Texto 2, apenas são citados os comandantes das naus.

Questão 112

Competência – ENEM: 5Habilidade – ENEM: H15Gabarito: B

Comentário: Item de nível médio, pois as ca-racterísticas da linguagem tornam a compreen-são desse texto um pouco mais complexa do que de textos contemporâneos. Espera-se que o aluno perceba que o frade não se intimida em chegar à barca com uma mulher e que o diabo gosta disso. Logo, a alternativa que traz informações coerentes com o enunciado é a (gabarito B). O aluno que marcar a alternativa (A) não compreende o texto, pois o frade não encaminha a moça pelos pecados dela, mas o frade e a moça vão em direção à barca do infer-no pelos pecados cometidos juntos. Na (C), ao contrário do que é apresentado na alternativa, o diabo mostra aceitar bem a situação, dizendo que o frade fez bem em ter uma bela mulher, ou seja, não existe tom de recriminação. A alterna-tiva (D) está incorreta porque inverte o que está escrito no texto, pois, segundo o diabo, o frade não teve, em vida, medo de ir para o inferno, pois estava consciente do pecado que cometia; a (E) porque, segundo o frade, no convento, há mais situações como a que ele viveu; portanto, esse tipo de pecado era comum.

Questão 113

Gabarito: DENEM

Questão 114

Competência – ENEM: 5Habilidade – ENEM: H16Gabarito: A

Comentário: Item de nível fácil, pois, se o alu-no associar A carta, de Caminha, ao contexto de produção, perceberá que, durante os anos de 1500, no Brasil, o que se produziu foi mate-rial que teve por principal objetivo oferecer in-formações a respeito da terra “descoberta” pe-los portugueses. Assim, a alternativa correta é a (gabarito A). Não há menção a tom religioso, como apresentado na alternativa (B). O aluno que marcar essa alternativa, provavelmente, não compreende a diferença entre o tom do

Page 37: Avaliações 2017 SIMULADO 1ª. SÉRIE · ENEM Questão 2 Competência – ENEM: 4 Habilidade – ENEM: H17 Gabarito: A Comentário: Item de nível fácil. A alternativa correta é

37

texto escrito e o assunto de que ele trata. O erro na (C) consiste em dizer que só porque se relaciona ao passado, o tom é saudosista. É do passado, considerando o tempo que vi-vemos hoje, mas não era no contexto de sua produção. O aluno que marcar essa alternati-va não consegue perceber que existem textos que narram fatos ocorridos no passado e ou-tros que foram escritos no passado, narrando fatos daquele momento. A categoria de textos chamados indianistas (D) só acontece no sécu-lo XIX, com o Romantismo; o aluno da primeira série ainda não estudou essa etapa; por isso, pode ser que atribua esse significado por com-preender que quem foi chegando e reproduzin-do as ações dos portugueses foram os índios, mas isso não deixa o texto com tom indianista. Na (E), tem-se o que mais se distancia da pos-sibilidade de acertar o item, pois, em aspecto algum, há abordagem ufanista, de modo a evi-denciar orgulho da nação brasileira, conceito que só aparecerá mais tarde no Romantismo.

Questão 115

Competência – ENEM: 7Habilidade – ENEM: H24Gabarito: C

Comentário: Item de nível fácil, pois, pelo con-texto histórico no qual se situa a figura de José de Anchieta, no tempo e no espaço, fica fácil perceber a imposição de valores católicos pela presença dos valores religiosos europeus em terras brasileiras. Assim, a alternativa correta é a (gabarito C). Embora Anchieta tenha sido um padre que se aproximou dos índios e procurou estabelecer comunicação direta com eles, ele era jesuíta; então, primeiramente, sua missão era a de catequizar. A alternativa (A) apresenta um erro muito significativo, pois não houve res-peito às tradições indígenas, mas transferência de cultura e religião europeias. Na (B), é incor-reto mencionar que houve alternância entre as manifestações religiosas, uma vez que só a católica foi contada como importante; na (D),

houve sobreposição sim, mas da religião cató-lica sobre a crença indígena, e não o contrário, como apontado na alternativa. A alternativa (E) se aproxima do raciocínio da (A), pois aceitar a proposta é semelhante a alegar que houve respeito, quando nada disso aconteceu.

Questão 116

Gabarito: AENEM

Questão 117

Competência – ENEM: 5Habilidade – ENEM: H16Gabarito: B

Comentário: Item de nível médio, que exige do aluno compreensão e consciência dos recursos que compõem a estrutura de um texto poético. Vale destacar que a sonoridade exerce papel especial em muitos poemas, chegando a dar contribuições à sua interpretação. Assim, ao re-petir o fonema consonantal S, o eu lírico faz com que o leitor embarque na palavra sonho, como a tomar um rumo, e, ao repetir o fonema B, suge-re-se que o leitor seja capaz de ouvir a explosão das bombas, ideia que está expressa na alter-nativa (gabarito B). A alternativa (A) apresenta uma afirmação vaga, que não oferece suporte suficiente para que se compreenda num todo qual foi a preocupação pela escolha do número de versos e de estrofes, até porque o que existe no exercício é um fragmento do texto. Na (C), não há regularidade quanto à distribuição das sílabas métricas; portanto, a metrificação não era o objetivo do autor na composição do poe-ma. O erro na (D) consiste em atribuir impor-tância ao ritmo do texto por causa dos versos livres e brancos, pois a irregularidade no núme-ro de sílabas (versos livres) e a ausência de ri-mas (versos brancos) não colaboram para que ocorra ritmo no poema. Por fim, não é correto afirmar que a assonância ocorre (E), porque ela corresponde à repetição de sons vocálicos, o que não ocorre nos versos transcritos.

Page 38: Avaliações 2017 SIMULADO 1ª. SÉRIE · ENEM Questão 2 Competência – ENEM: 4 Habilidade – ENEM: H17 Gabarito: A Comentário: Item de nível fácil. A alternativa correta é

38

Questão 118

Gabarito: BENEM

Questão 119

Competência – ENEM: 8Habilidade – ENEM: H25Gabarito: A

Comentário: Item de nível fácil, pois, ao men-cionar a palavra pérolas, em sentido literal, ima-gina-se um material orgânico, duro, que se for-ma, geralmente, dentro de uma concha e tem grande valor no mercado. Porém, em sentido conotativo, pérola significa algo bom, precioso, de qualidade, como se observa no provérbio Não adianta jogar pérolas aos porcos, cujo sig-nificado é o de que não se deve desperdiçar coisas boas, oferecendo-as a quem não lhes dá o devido valor. É também possível usar essa palavra de forma irônica, quando se atribui va-lor oposto ao que se diz, como Esse cara só fala pérolas, no sentido de só falar asneiras. Logo, os múltiplos significados que a palavra pérola assume no cartum são os responsáveis por atribuir a ela o humor, o que torna correta a alternativa (gabarito A). Na (B), não existe ve-rossimilhança entre os textos verbal e não ver-bal, visto que um se apoia na literalidade e ou-tro na conotatividade. A alternativa (C) incorre em erro porque não existe diálogo entre o texto literário e o não literário, há apenas a menção a uma palavra que, nos dois tipos de texto, assu-me significados diferentes. A chamada intertex-tualidade (D) não aparece no texto em questão, pois não há trecho de texto que lembre outro já conhecido. Observação: na alternativa, não foi dado o nome intertextualidade, porque esse será um assunto abordado em outra unida-de; porém, da maneira como foi apresentado, é possível que o aluno compreenda o que é, mesmo sem o uso da nomenclatura oficial. O aluno que marcar a (E) não identifica a gíria como algo de importância menor no texto, a

ponto de conferir-lhe a responsabilidade pela graça da charge, mas não é esse uso que pro-duz o efeito de humor no texto.

Questão 120

Competência – ENEM: 6Habilidade – ENEM: H18Gabarito: E

Comentário: Item de nível médio, pois cobra situações que envolvem diferentes elementos da narrativa: personagem, tempo, espaço, tra-ma e narrador. São apresentados apenas os parágrafos que iniciam a obra, mas, pelo que é cobrado nas alternativas, já existem informa-ções suficientes para se chegar à resposta cor-reta. Espera-se que o aluno identifique a alter-nativa (gabarito E) como verdadeira, uma vez que o narrador, mesmo em primeira pessoa, mostra ter conhecimento do todo em relação à história que vai narrar. Na (A), o erro consiste em dizer que os personagens já foram apre-sentados ao leitor, quando, na verdade, foi feita uma menção muito superficial e um comentário sobre a morte da heroína, nada mais. Quan-to ao tempo, mencionado na (B), o narrador cita o ano de 1847 e percebe-se que seguirá o formato cronológico, contando ao leitor os acontecimentos na sequência em que aconte-ceram. Há, em dois momentos, referências a lugar; primeiro, o narrador cita Paris; depois, a Rua Laffitte, que, mesmo sendo desconhecida do leitor, é uma referência de espaço, o que impossibilita a alternativa (C) de estar correta. Por fim, o que torna a (D) incorreta é o fato de afirmar que a história é de suspense, pois o narrador não planta uma ideia de mistério de forma clara, apenas antecipa uma informação sobre a morte da heroína.

Questão 121

Competência – ENEM: 4Habilidade – ENEM: H13Gabarito: A

Comentário: Item de nível difícil. Esse item

Page 39: Avaliações 2017 SIMULADO 1ª. SÉRIE · ENEM Questão 2 Competência – ENEM: 4 Habilidade – ENEM: H17 Gabarito: A Comentário: Item de nível fácil. A alternativa correta é

39

investiga a habilidade que o aluno tem de in-terpretar a imagem de uma escultura em bai-xo-relevo, que apresenta um tema bíblico en-fatizando o fato de que as obras bizantinas do Período Medieval eram dedicadas aos temas da religião cristã. O baixo-relevo em questão retrata a batalha entre os personagens bíblicos Davi e Golias (gabarito A). Ao marcar a alter-nativa (B), (C), (D) ou (E), o aluno demonstra não conseguir realizar a interpretação visual da obra, nem reconhecer as características da arte bizantina.

Questão 122

Competência – ENEM: 4Habilidade – ENEM: H12Gabarito: D

Comentário: Item de nível fácil. Esse item in-vestiga a habilidade que o aluno tem de reco-nhecer as características do mosaico bizantino. A leitura visual das imagens conduz o aluno a identificar a religiosidade como uma das carac-terísticas do mosaico bizantino. Percorrendo esse caminho, o aluno deve assinalar a alterna-tiva (gabarito D), que apresenta tapetes criados para procissão católica de Corpus Christi. Ao marcar a alternativa (A), o aluno se equivoca por-que, apesar de reproduzir uma imagem de mo-saico, a peça é um selo postal da Grã-Bretanha, e não um mosaico; ao escolher a alternativa (B) ou (C), erra porque o vaso e a calçada de Co-pacabana apresentam mosaicos com função decorativa; ao marcar a (E), erra porque o mo-saico é usado na joia como ornamento.

Questão 123

Competência – ENEM: 4Habilidade – ENEM: H13Gabarito: C

Comentário: Item de nível médio. Esse item investiga a habilidade que o aluno tem de com-preender os elementos formais da arquitetura românica, como a repetição e o ritmo visual. O aluno deve distinguir dentre as alternativas que

a imagem que comprova a repetição visual é a Catedral de Pisa, na Itália (gabarito C), pois os arcos e as colunas se repetem ao longo das fa-chadas, na torre do campanário e na abóbada, criando ritmo e unidade visual. Ao escolher a al-ternativa (A) ou (B), o aluno erra porque as Ca-tedrais apresentam estilo gótico; ao assinalar a (D), erra porque a Catedral de Cristo, em Liver-pool, apresenta estilo neogótico; ao escolher a (E), erra porque a Catedral de São Marcos, em Veneza, apresenta estilo bizantino.

Questão 124

Competência – ENEM: 4Habilidade – ENEM: H14Gabarito: E

Comentário: Item de nível fácil. Esse item in-vestiga a habilidade que o aluno tem de iden-tificar, por meio da leitura visual, os elementos apontados como influência gótica na arquite-tura brasileira. Dessa maneira, o aluno deve identificar a Catedral da Sé, de São Paulo (gabarito E). Ao marcar a alternativa (A), o alu-no se engana porque a Catedral de Chartres fica situada na França e é considerada uma das construções góticas mais representativas do estilo e que mais influenciaram as edifica-ções brasileiras; ao optar pela alternativa (B), erra porque o Castelo de Corvin é uma cons-trução romena predominantemente gótica; ao escolher a (C), erra porque a Catedral de São Pedro, no Rio Grande do Sul, apresenta arqui-tetura baseada no barroco brasileiro; ao optar pela (D), erra porque a Catedral de Belém do Pará apresenta características da arquitetura renascentista.

Questão 125

Competência – ENEM: 4Habilidade – ENEM: H14Gabarito: B

Comentário: Item de nível médio. Esse item in-vestiga a habilidade que o aluno tem de distinguir a principal característica do canto gregoriano,

Page 40: Avaliações 2017 SIMULADO 1ª. SÉRIE · ENEM Questão 2 Competência – ENEM: 4 Habilidade – ENEM: H17 Gabarito: A Comentário: Item de nível fácil. A alternativa correta é

40

que é o texto cantado, como se fosse uma ora-ção (gabarito B). Ao escolher a alternativa (A), o aluno erra porque, no canto gregoriano, o rit-mo é livre, sem marcação; ao assinalar a al-ternativa (C) ou (D), equivoca-se porque, ape-sar de ser cantado em latim e com devoção, o canto gregoriano é executado em uníssono; ao optar pela (E), equivoca-se porque o canto gregoriano é executado a capela, ou seja, sem o acompanhamento de instrumentos musicais.

Questão 126

Competência – ENEM: 4Habilidade – ENEM: H14Gabarito: C

Comentário: Item de nível médio. Esse item investiga a habilidade do aluno em estabe-lecer relações entre a música medieval e as composições do menestrel brasileiro Elomar Figueira Mello. Dessa maneira, o aluno deve escolher a alternativa (gabarito C), pois res-salta que a sonoridade do violão dedilhado e as letras das canções do compositor fazem re-ferência direta ao Período Medieval; ao optar pela alternativa (A), (B), (D) ou (E), o aluno demonstra não ter compreendido as caracte-rísticas da música medieval que influenciam as composições do compositor considerado um menestrel brasileiro.

Questão 127

Competência – ENEM: 4Habilidade – ENEM: H12Gabarito: C

Comentário: Item de nível médio. Esse item investiga a habilidade do aluno em reconhecer a função do auto sacramental medieval como didática, porque a Igreja fazia uso do teatro para ensinar os valores religiosos (gabarito C). Ao marcar a alternativa (A), (B), (D) ou (E), o aluno demonstra não ter identificado a função do auto sacramental durante a Idade Média.

Questão 128

Competência – ENEM: 4Habilidade – ENEM: H14Gabarito: A

Comentário: Item de nível fácil. Esse item in-vestiga a habilidade que o aluno tem de iden-tificar a alegoria do mal na peça O auto da Compadecida, de Ariano Suassuna, no persona-gem Lúcifer (gabarito A). Ao escolher a alternati-va (B), (C), (D) ou (E), o aluno demonstra não ter aprendido que a alegoria é uma figura sobrena-tural ou mítica, que existe apenas no imaginário da população, como é o caso do diabo.

Questão 129

Competência – ENEM: 3Habilidade – ENEM: H10Gabarito: B

Comentário: Item de nível médio. O aluno deve interpretar o texto e observar que a relação da desportivização do MMA irá transformar a luta de uma forma desregulada em uma competi-ção em que os atletas reconhecem os seus ad-versários e respeitam a participação de todos (gabarito B). A alternativa (A) está incorreta por-que o fato de querer dominar o adversário seria uma forma de desrespeito a ele; a (C) porque, por mais que seja uma luta, o adversário não pode ser visto como um inimigo; a (D) porque mostra que, na forma antiga do esporte, o que era mais importante era machucar o adversá-rio, e não respeitá-lo; a (E) porque por mais que o adversário esteja na competição e seja um rival, ele continua não sendo um inimigo.

Questão 130

Competência – ENEM: 3Habilidade – ENEM: H9Gabarito: A

Comentário: Item de nível fácil. Com base no texto e na imagem, o aluno deve observar qual é a região do corpo mais desenvolvida no exercício.

Page 41: Avaliações 2017 SIMULADO 1ª. SÉRIE · ENEM Questão 2 Competência – ENEM: 4 Habilidade – ENEM: H17 Gabarito: A Comentário: Item de nível fácil. A alternativa correta é

41

Pela posição do movimento, observa-se que é o alongamento da região lombar (gabarito A). A alternativa (B) está incorreta, porque, por mais que o movimento tenha uma leve contração, não é forte o suficiente para aumentar a força do bíceps;a (C) porque não ocorre a expansão da caixa torácica, muito menos o fortalecimen-to dos pés (D) nem o alongamento da região abdominal (E).

Questão 131

Competência – ENEM: 3Habilidade – ENEM: H11Gabarito: B

Comentário: Item de nível médio. Com base no texto, o aluno deve interpretar que, quando o autor menciona a construção do brinquedo, ressalta que a criança desenvolve, entre ou-tros aspectos, a criatividade (gabarito B). As alternativas (A) e (C) estão incorretas porque, em momento algum, foi falado em competição nem em descanso, assim como não foi falado em conteúdo curricular (D) nem em aprimorar o condicionamento físico (E), pois, ao desen-volver essa atividade, as crianças estão em um momento criativo da aprendizagem.

Questão 132

Competência – ENEM: 3Habilidade – ENEM: H10Gabarito: D

Comentário: Item de nível fácil. O aluno deve reconhecer qual dos sintomas está relacionado ao estado psicológico do estresse, informação transmitida em sala de aula. Memória fraca é um dos sintomas psicológicos do estresse (ga-barito D). As demais alternativas (A), (B), (C) e (E) estão incorretas porque apresentam exem-plos de sintomas físicos do estresse.

Questão 133

Competência – ENEM: 3Habilidade – ENEM: H9Gabarito: D

Comentário: Item de nível difícil. O aluno deve ler o texto com atenção e observar as mudan-ças que ocorrem na partida do All-Star Game em relação ao campeonato da NBA. Uma das definições da desesportivização é que ocorre a mudança no sentido do código esportivo (ga-barito D), pois, no jogo, a competição existe, mas todos os atletas se divertem e são respei-tados. A alternativa (A) está incorreta porque, nessa partida, há a presença do código des-portivo; a (B) porque, por mais que o código seja intenso, não existe a denominação de al-tamente esportivizada; a (C) porque o código esportivo é usado, mesmo com a mudança de sentido; a (E) porque apresenta o contrário do que ocorre, pois existe a mudança no sentido do código esportivo.

Questão 134

Competência – ENEM: 3Habilidade – ENEM: H10Gabarito: E

Comentário: Item de nível fácil. Com base na relação entre a definição de resistência mus-cular e o exercício da imagem, define-se que o principal objetivo do exercício apresentado é o aumento da força de membros superiores (gabarito E). Existe um aumento da força ab-dominal (B) e da força da coluna (C), mas esse desenvolvimento é secundário. Já o aumen-to da flexibilidade (A) e da velocidade (D) de membros inferiores não acontece como objeti-vo desse exercício.

Questão 135

Competência – ENEM: 3Habilidade – ENEM: H9Gabarito: E

Comentário:. Item de nível fácil. Esse item exige do aluno atenção na leitura do texto de apoio, que mostra a necessidade de transfor-mação da prática em esporte, devido ao exces-so de violência da sociedade da época (gaba-rito E). O uso do improviso (A), a ausência de

Page 42: Avaliações 2017 SIMULADO 1ª. SÉRIE · ENEM Questão 2 Competência – ENEM: 4 Habilidade – ENEM: H17 Gabarito: A Comentário: Item de nível fácil. A alternativa correta é

42

regras (B), o exagero no esforço (C) e a falta de cooperação (D) não têm nenhuma relação com o que o autor do texto de apoio apresenta.

Questão 136

Gabarito: BENEM

Questão 137

Competência – ENEM: 3Habilidade – ENEM: H10Gabarito: E

Comentário: Item de nível fácil. O aluno deve analisar as diferentes escalas apresentadas na imagem e identificar a equivalência entre elas. Isso pode ser feito observando o alinhamento, lado a lado, entre as réguas e a correspondên-cia entre os valores marcados nas escalas. Logo, a alternativa correta é a (gabarito E). Se o aluno não identificar corretamente os valores marcados nas outras escalas, correspondentes ao valor 3 da escala , marcará as alternativas (A), (B), (C) ou (D).

Questão 138

Gabarito: DENEM

Questão 139

Competência – ENEM: 2Habilidade – ENEM: H8Gabarito: C

Comentário: Item de nível fácil. O aluno deve identificar as dimensões da base e da altura do triângulo e aplicar a relação A bh

=.2

para o cálculo de sua área. A alternativa correta é a (gabarito C). Se o aluno considerar que a área é igual a 40 · 20, marcará a alternativa (A); se concluir que é igual a 40 20

2⋅ , marcará a (B); se

deduzir que é igual a 20 202⋅ , marcará a (D); se

compreender que é igual a 20 52⋅ , marcará a (E).

Questão 140

Competência – ENEM: 5Habilidade – ENEM: H19Gabarito: A

Comentário: Item de nível médio. O aluno deve identificar, na tabela, as taxas de juros e aplicar ao capital emprestado a taxa de menor valor, ou seja, a que se refere ao Banco A. A alternativa correta é a (gabarito A). Se o aluno aplicar a taxa de 5,01%, marcará a alternativa (B); se aplicar a taxa de 5,02%, marcará a (C); se aplicar a taxa de 5,47%, assinalará a (D); se aplicar a taxa de 6,55%, marcará a (E).

Questão 141

Competência – ENEM: 6Habilidade – ENEM: H24Gabarito: D

Comentário: Item de nível médio. O aluno deve interpretar o gráfico e perceber que o tempo que agrega valor ao processo ocorre em função do tempo que adiciona custo às suas etapas (ope-rações), e que o tempo de estoque adiciona custo, e não agrega valor ao processo. Logo, a alternativa correta é a (gabarito D). Se o alu-no não interpretar que maior tempo de estoque não agrega valor ao processo, marcará a alter-nativa (A); se não interpretar que maior tempo de produção contribui para um maior tempo de agregação de valor ao processo, assinalará a (B); se não interpretar que maior tempo de trânsito contribui para um maior tempo de agre-gação de valor ao processo, marcará a (C); se não interpretar que menor tempo de estoque regional contribui para a redução do tempo que adiciona custo ao processo, marcará a (E).

Questão 142

Competência – ENEM: 6Habilidade – ENEM: H26Gabarito: D

Comentário: Item de nível fácil. O aluno deve ler e interpretar o texto e o gráfico, identificando

Page 43: Avaliações 2017 SIMULADO 1ª. SÉRIE · ENEM Questão 2 Competência – ENEM: 4 Habilidade – ENEM: H17 Gabarito: A Comentário: Item de nível fácil. A alternativa correta é

43

o comportamento do ciclo de compras de pro-dutos. A alternativa correta é a (gabarito D). Se o aluno não interpretar corretamente o compor-tamento da curva, marcará a alternativa (A); se não interpretar corretamente o ponto de míni-mo, assinalará a (B); se não interpretar corre-tamente o significado de constante, marcará a (C); se não interpretar corretamente o significa-do de linear, assinalará a (E).

Questão 143

Competência – ENEM: 2Habilidade – ENEM: H9Gabarito: C

Comentário: Item de nível médio. O aluno deve observar a imagem e calcular a altura do triângulo, conhecendo alguns elementos. A al-ternativa correta é a (gabarito C). Se o aluno não observar que 10 m refere-se à altura do poste, e não à da lâmpada, marcará a alterna-tiva (A); se não souber identificar a altura, as-sinalará a (B); se utilizar o seno de 60 graus e calcular o comprimento de um dos lados do triângulo, considerando-o igual à altura, mar-cará a (D); se utilizar erroneamente o valor da tangente de 30 e calcular o comprimento de um dos lados do triângulo, considerando-o igual à altura, marcará a (E).

Questão 144

Competência – ENEM: 2Habilidade – ENEM: H8Gabarito: E

Comentário: Item de nível difícil. O aluno deve calcular o comprimento de cada um dos lados do triângulo para determinar seu perímetro. A alternativa correta é a (gabarito E). Se o alu-no considerar que todos os lados valem 30 m, marcará a alternativa (A); se calcular apenas um lado do triângulo, assinalará a (B); se cal-cular e somar apenas dois lados do triângulo, excluindo a sua base, marcará a (C); se somar erroneamente valores inteiros e irracionais, as-sinalará a (D).

Questão 145

Competência – ENEM: 4Habilidade – ENEM: H17Gabarito: A

Comentário: Item de nível difícil. O aluno deve interpretar o texto e identificar as diferentes ta-xas de juros aplicadas no mercado financeiro e bancário e, na sequência, calcular o montante solicitado no item, considerando o sistema de juros compostos. A alternativa correta é a (ga-barito A). Se o aluno aplicar a taxa de 1,65%, marcará a alternativa (B); se aplicar a taxa de 3,66%, assinalará a (C); se aplicar a taxa de 2,99%, marcará a (D); se aplicar erroneamente a taxa mínima de 2,84%, assinalará a (E).

Questão 146

Competência – ENEM: 3Habilidade – ENEM: H12Gabarito: C

Comentário: Item de nível fácil. O aluno deve interpretar os dados numéricos do texto e trans-formá-los em notação científica. A alternativa correta é a (gabarito C). Se o aluno não perce-ber que alguns dados se referem ao número de pessoas, e não ao de preservativos, marcará a alternativa (A); se não souber expressar o nú-mero em notação científica de forma correta, assinalará a (B); se não observar que o item refere-se apenas aos dados de 2015, marcará a (D); se não ler atentamente o texto, assinala-rá a (E).

Questão 147

Gabarito: AENEM

Questão 148

Gabarito: EENEM

Page 44: Avaliações 2017 SIMULADO 1ª. SÉRIE · ENEM Questão 2 Competência – ENEM: 4 Habilidade – ENEM: H17 Gabarito: A Comentário: Item de nível fácil. A alternativa correta é

44

Questão 149

Competência – ENEM: 5Habilidade – ENEM: H19Gabarito: C

Comentário: Item de nível fácil. O aluno deve interpretar o texto e identificar a função que re-presenta o pagamento de bolsa auxílio, consi-derando a subdivisão de categorias de Bolsa Atleta (nacional e internacional). A alternativa correta é a (gabarito C). Se o aluno não per-ceber que o pagamento deve ser uma função do preço da bolsa internacional e do número de contemplados, marcará a alternativa (A) ou (B); se não identificar corretamente o preço da bolsa internacional, assinalará a (D); se somar os valores das bolsas, marcará a (E).

Questão 150

Gabarito: AENEM

Questão 151

Competência – ENEM: 4Habilidade – ENEM: H18Gabarito: D

Comentário: Item de nível fácil. O aluno deve ler o texto e identificar as espécies de plantas e de animais que podem ser encontradas ao lon-go dos 180 km de trilha. A alternativa correta é a (gabarito D). Se o aluno somar incorretamen-te anfíbios e pássaros, marcará a alternativa (A); se somar incorretamente anfíbios e répteis, assinalará a (B); se somar mamíferos e répteis, marcará a (C); se somar incorretamente vege-tais e répteis, assinalará a (E).

Questão 152

Competência – ENEM: 5Habilidade – ENEM: H21Gabarito: C

Comentário: Item de nível médio. O aluno deve observar a imagem e calcular a medida

da hipotenusa do triângulo retângulo aplicando relações trigonométricas. A alternativa corre-ta é a (gabarito C). Se o aluno não interpretar corretamente a distância, marcará a alternativa (A); se calcular o seno invertendo a relação en-tre a hipotenusa e o cateto oposto, assinalará a (B); se aplicar erroneamente o cosseno de 30 graus na razão entre o cateto oposto e a hipo-tenusa, marcará a (D); se calcular erroneamen-te o cosseno de 45 graus na razão entre cateto oposto e hipotenusa, assinalará a (E).

Questão 153

Competência – ENEM: 6Habilidade – ENEM: H24Gabarito: E

Comentário: Item de nível médio. O aluno deve observar os valores descritos na tabela e ficar atento aos intervalos de classificação dos abalos sísmicos e às diferentes escalas de mensuração. A alternativa correta é a (ga-barito E). Se o aluno não calcular corretamente a variação do intervalo [3,5 – 4,2], marcará a alternativa (A); se não observar corretamente os dados sobre as escalas citadas, marcará as alternativas (B), (C) ou (D).

Questão 154

Competência – ENEM: 6Habilidade – ENEM: H26Gabarito: D

Comentário: Item de nível médio. O aluno deve conhecer as representações gráficas das funções para identificar a alternativa correta (gabarito D). Se o aluno não perceber que o gráfico não é uma reta, marcará a alternativa (A); se não perceber que o gráfico não é uma parábola com eixo de simetria perpendicular ao eixo x, assinalará a (B); se não souber que o gráfico de uma função modular não é uma curva, marcará a (C); se não souber identificar a forma do gráfico de uma função logarítmica, assinalará a (E).

Page 45: Avaliações 2017 SIMULADO 1ª. SÉRIE · ENEM Questão 2 Competência – ENEM: 4 Habilidade – ENEM: H17 Gabarito: A Comentário: Item de nível fácil. A alternativa correta é

45

Questão 155

Competência – ENEM: 4Habilidade – ENEM: H21Gabarito: B

Comentário: Item de nível médio. O aluno deve calcular o valor de ƒ(2) + ƒ(4) + ƒ(–2), considerando a função ƒ(x) = 3x. A alternativa correta é a (gabarito B). Se o aluno não consi-derar o sinal negativo no argumento de ƒ(–2), marcará a alternativa (A); se considerar apenas ƒ(4) achando que ƒ(2) anula ƒ(–2), encontrará o resultado da alternativa (C); se multiplicar a base pelo expoente na função ƒ(x) = 3x, consi-derando ƒ(2) + ƒ(4) + ƒ(–2), marcará a (D); se calcular apenas o valor de ƒ(2) + ƒ(–2), encon-trará o resultado da alternativa (E).

Questão 156

Gabarito: EENEM

Questão 157

Competência – ENEM: 5Habilidade – ENEM: H21Gabarito: C

Comentário: Item de nível difícil. O aluno deve aplicar a lei dos cossenos para determinar o valor solicitado no item. Assim,

35 65 65 2 65 651225 4225 4225 84501225 8

2 2 2= + −= + −−

. . .cos( ).cos( )

xx

4450 84507225 8450

722584502

= −− = −

=

=

.cos( ).cos( )

cos( )

cos( )

xx

x

x 889338

Logo, a alternativa correta é a (gabarito C). Se o aluno não conhecer a lei dos cossenos e aplicar erroneamente apenas a divisão entre dois lados do triângulo, marcará a alternativa (A) ou (B); se utilizar medidas incorretas (menores) e a divisão entre dois lados, assinalará a (D); se, ao aplicar a

lei dos cossenos, não elevar as medidas ao qua-drado, em parte da expressão, marcará a (E).

Questão 158

Gabarito: CENEM

Questão 159

Competência – ENEM: 5Habilidade – ENEM: H19Gabarito: D

Comentário: Item de nível médio. O aluno deve identificar, no texto, que a função que define a taxa de corretagem é composta de uma parte fixa e de outra variável. A alternativa correta é a (gabarito D). Se o aluno não souber repre-sentar corretamente 1% na função, marcará a alternativa (A); se não souber representar cor-retamente a parte fixa (10,06) e o percentual de 1%, assinalará a (B); se não souber representar corretamente a parte fixa da função, marcará a (C); se não interpretar corretamente que 0,1 na função representa 10%, assinalará a (E).

Questão 160

Competência – ENEM: 2Habilidade – ENEM: H9Gabarito: A

Comentário: Item de nível fácil. O aluno deve observar a imagem e calcular a área do triân-gulo. A alternativa correta é a (gabarito A). Se o aluno não dividir por dois o produto da base vezes a altura, encontrará o resultado da alter-nativa (B); se considerar o valor da base igual a 40, marcará a (C); se utilizar erroneamente o valor da altura, considerando-a igual à altura do cavalete fechado, assinalará a (D); se conside-rar erroneamente que o valor da área é igual a 116 ∙ 110, marcará a (E).

Questão 161

Competência – ENEM: 5Habilidade – ENEM: H20Gabarito: B

Page 46: Avaliações 2017 SIMULADO 1ª. SÉRIE · ENEM Questão 2 Competência – ENEM: 4 Habilidade – ENEM: H17 Gabarito: A Comentário: Item de nível fácil. A alternativa correta é

46

Comentário: Item de nível fácil. O aluno deve analisar as informações contidas no texto e no gráfico e identificar as condições necessárias para que ocorra uma reação química. A alterna-tiva correta é a (gabarito B). Se o aluno não in-terpretar o gráfico e o texto corretamente, mar-cará a alternativa (A); se não identificar que o gráfico da reação não é uma reta, assinalará a (C); se não identificar que a reação não ocorre com qualquer quantidade de energia, marcará a (D); se não perceber que é necessária uma determinada quantidade de energia para que ocorra uma reação química, assinalará a (E).

Questão 162

Competência – ENEM: 5Habilidade – ENEM: H19Gabarito: C

Comentário: Item de nível médio. O aluno deve identificar, na imagem, que os valores das alturas dos diferentes modelos de escada formam dois grupos de sequências (PA) e, em seguida, calcular a razão de cada uma dessas sequências. A alternativa correta é a (gabari-to C). Se o aluno não identificar que há duas sequências com razões diferentes, marcará a alternativa (A) ou (D); se não perceber que há duas sequências de razões diferentes e não souber diferenciar PA de PG, assinalará a (B); se confundir PA com PG, marcará a (E).

Questão 163

Competência – ENEM: 2Habilidade – ENEM: H9Gabarito: A

Comentário: Item de nível médio. O aluno deve identificar as sequências formadas pelos valores das alturas das escadas e calcular a soma dos termos daquela que tiver menor ra-zão. A alternativa correta é a (gabarito A). Se o aluno somar os termos da sequência de maior razão, marcará a alternativa (B); se somar os valores das alturas de todas as escadas, assi-nalará a (C); se somar os valores dos termos

da sequência corretamente e adicionar erro-neamente o valor 3,50, marcará a (D); se so-mar os termos da sequência de maior razão, incluindo erroneamente o valor 2,90 em seu início, assinalará a (E).

Questão 164

Competência – ENEM: 5Habilidade – ENEM: H19Gabarito: D

Comentário: Item de nível médio. Para obter o conjunto-solução de uma inequação exponen-cial cuja base é maior que zero e menor que a unidade, o aluno deve considerar que quando as bases forem iguais, deve-se inverter o sinal da desigualdade em relação aos expoentes. A alternativa correta é a (gabarito D). Se o alu-no apenas fatorar 625 e considerar que 4 é a solução, marcará a alternativa (A); se não al-terar a desigualdade em relação aos expoen-tes, quando as bases forem iguais, e errar o cálculo de x, assinalará a (B); se, ao igualar as bases, errar o sinal de -3 e alterar o sinal da de-sigualdade e, ainda, não invertê-lo na operação com os expoentes, marcará a (C); se não alte-rar a desigualdade em relação aos expoentes, quando as bases forem iguais, assinalará a (E).

Questão 165

Competência – ENEM: 5Habilidade – ENEM: H21Gabarito: A

Comentário: Item de nível médio. O aluno deve ler o texto e calcular o volume de plástico que é encaminhado para reciclagem, conhecendo seu valor percentual em relação ao volume to-tal. A alternativa correta é a (gabarito A). Se o aluno calcular 50% do volume total em vez de 5%, marcará a alternativa (B); se multiplicar o volume total por 5, desconsiderando a porcen-tagem, assinalará a (C); se utilizar o percentual de 0,5% nos cálculos, marcará a (D); se consi-derar que 5% equivale a 0,0005, marcará a (E).

Page 47: Avaliações 2017 SIMULADO 1ª. SÉRIE · ENEM Questão 2 Competência – ENEM: 4 Habilidade – ENEM: H17 Gabarito: A Comentário: Item de nível fácil. A alternativa correta é

47

Questão 166

Competência – ENEM: 3Habilidade – ENEM: H12Gabarito: C

Comentário: Item de nível médio. O aluno deve identificar a quantidade de lixo despejada atualmente nos oceanos e as projetadas para os anos de 2030 e 2050 e, na sequência, so-mar esses valores e apresentá-los na forma de notação científica. A alternativa correta é a (gabarito C). Se o aluno somar corretamente, mas errar a conversão para notação científica, marcará a alternativa (A); se somar todos os valores apresentados no texto, considerando, inclusive, o lixo já depositado, assinalará a (B); se somar apenas a quantidade de lixo já depo-sitada com o valor que é despejado atualmen-te, marcará a (D); se somar apenas os valo-res que serão despejados nos anos de 2030 e 2050, assinalará a (E).

Questão 167

Competência – ENEM: 5Habilidade – ENEM: H21Gabarito: B

Comentário: Item de nível difícil. O aluno deve calcular o valor do montante solicitado, consi-derando o capital inicial, a taxa de juros, o pe-ríodo de aplicação e o sistema de juros com-postos. A alternativa correta é a (gabarito B). Se o aluno aplicar erroneamente a taxa de ju-ros por apenas 3 meses, marcará a alternativa (A); se aplicar a taxa de juros de forma errada e calcular (5000) ∙ (1,2) ∙ 4, encontrará o re-sultado da (C); se aplicar a taxa de juros por 2 meses e calcular (5000) ∙ (1,2) ∙ (1,2), marcará a (D); se calcular 20% de 5000, multiplicar esse valor por 4 e somá-lo ao capital inicial, encon-trará o resultado da (E).

Questão 168

Gabarito: CENEM

Questão 169

Competência – ENEM: 5Habilidade – ENEM: H20Gabarito: C

Comentário: Item de nível médio. O aluno deve determinar a lei de formação da função, considerando seu gráfico e os conceitos de função afim. Sendoƒ(x) = ax + btendo (–2, 0); (0, 4)então:0 24 0= − += +

a ba b

obtém-sea= 2b= 4Logo,ƒ(x) = 2x + 4A alternativa correta é a (gabarito C). Se o aluno inverter apenas o sinal da ordenada do ponto onde a reta corta o eixo y, marcará a al-ternativa (A); se inverter o sinal do coeficiente de x da função, assinalará a (B); se inverter os sinais dos coeficientes da função, marcará a (D); se confundir os valores de x com os de y e cometer erro de sinal num dos coeficientes da função, assinalará a (E).

Questão 170Competência – ENEM: 2Habilidade – ENEM: H9Gabarito: B

Comentário: Item de nível médio. O aluno deve identificar, na imagem, uma progressão aritmética de razão 1 (um), representada pelo número de ovos de cada fileira, e calcular a soma de seus termos. A resposta correta é a (gabarito B). Se o aluno não considerar a pri-meira fila, marcará a alternativa (A); se ima-ginar que são 11 fileiras, assinalará a (C); se considerar apenas nove fileiras, marcará a (D); se deduzir que são 12 fileiras, assinalará a (E).

Page 48: Avaliações 2017 SIMULADO 1ª. SÉRIE · ENEM Questão 2 Competência – ENEM: 4 Habilidade – ENEM: H17 Gabarito: A Comentário: Item de nível fácil. A alternativa correta é

48

Questão 171

Competência – ENEM: 5Habilidade – ENEM: H21Gabarito: C

Comentário: Item de nível médio. O aluno deve identificar o padrão lógico apresentado na imagem, observando a sequência formada pelo número de ovos em cada fileira. Vê-se que a quantidade de ovos em cada uma delas é igual a n2, onde n é igual ao número da fileira. A alternativa correta é a (gabarito C). Se o alu-no concluir que o resultado é igual ao número de ovos da quarta fileira, marcará a alternativa (A); se usar o mesmo raciocínio e concluir que é igual ao número de ovos da quinta fileira, as-sinalará a (B); se, de forma semelhante, dedu-zir que o número de ovos é igual à quantidade existente na sétima fileira, marcará a (D); se somar os números das posições das fileiras, assinalará a (E).

Questão 172

Competência – ENEM: 3Habilidade – ENEM: H12Gabarito: B

Comentário: Item de nível médio. O aluno deve identificar a escala utilizada para fabricar a miniatura e as dimensões do carro real. Com essas informações, pode calcular o comprimen-to da miniatura. A alternativa correta é a (gaba-rito B). Se o aluno calcular a largura, e não o comprimento, marcará a alternativa (A); se cal-cular a altura, e não o comprimento, assinalará a (C); se inverter os números que representam a escala e calcular a largura, marcará a (D); se inverter os números que representam a escala e calcular o comprimento, assinalará a (E).

Questão 173

Competência – ENEM: 5Habilidade – ENEM: H20Gabarito: D

Comentário: Item de nível fácil. O aluno deve

analisar o gráfico e identificar o comportamen-to da produção de energia solar nos diversos horários. A alternativa correta é a (gabarito D). Se o aluno não perceber uma reta constante entre 0 h e 6 h e confundir horário crescente com geração de energia crescente, marcará a alternativa (A); se não observar que, entre 9h e 12 h, a curva crescente é parte de uma pará-bola, assinalará a (B); se não interpretar corre-tamente o ponto de máximo na curva, marcará a (C); se não perceber que, entre 18 h e 0 h, a produção não é decrescente, e sim constante, assinalará a (E).

Questão 174

Competência – ENEM: 6Habilidade – ENEM: H24Gabarito: C

Comentário: Item de nível fácil. O aluno deve observar a posição de um corpo em função do tempo e verificar se o movimento é crescente, decrescente ou constante. A alternativa corre-ta é a (gabarito C). Se o aluno não perceber que a posição no intervalo de 0 a 2 segundos é crescente, marcará a alternativa (A); se não perceber que a posição entre 2 e 4 segundos se mantém constante, assinalará a (B); se não interpretar corretamente a característica de crescimento ou de decrescimento, marcará a (D); se não interpretar corretamente o decresci-mento do gráfico no intervalo de 6 a 10 segun-dos, assinalará a (E).

Questão 175

Competência – ENEM: 5Habilidade – ENEM: H20Gabarito: B

Comentário: Item de nível médio. O aluno deve determinar a lei de formação da função no intervalo especificado. A alternativa correta é a (gabarito B). Se o aluno utilizar os valores do tempo 4s e 6s na função afim, marcará a alter-nativa (A); se substituir o par ordenado (4, 20) na função afim, assinalará a (C); se substituir o

Page 49: Avaliações 2017 SIMULADO 1ª. SÉRIE · ENEM Questão 2 Competência – ENEM: 4 Habilidade – ENEM: H17 Gabarito: A Comentário: Item de nível fácil. A alternativa correta é

49

par ordenado (6, 40) na função afim, marcará a (D); se inverter as coordenadas dos pontos (4, 20) e (6, 40) e utilizá-los na equação da lei de formação da função, assinalará a (E).

Questão 176

Competência – ENEM: 6Habilidade – ENEM: H26Gabarito: A

Comentário: Item de nível difícil. O aluno deve determinar, com base no gráfico, a lei de forma-ção da inversa da função f(x) dada. A alternativa correta é a (gabarito A). Se o aluno errar o sinal na lei de formação, marcará a alternativa (B); se trocar o sinal de x na função f(x), encontrará o resultado da alternativa (C); se trocar todos os sinais na função f(x), marcará a (D); se inver-ter os valores na função dada, assinalará a (E).

Questão 177

Competência – ENEM: 2Habilidade – ENEM: H9Gabarito: A

Comentário: Item de nível médio. O aluno deve determinar os elementos de uma pro-gressão aritmética de razão 4, compreendidos entre 96 e 200, e somar seus valores. A alterna-tiva correta é a (gabarito A). Se o aluno somar incluindo o número 200, marcará a alternativa (B); se somar elementos compreendidos entre 100 e 200, ou seja, de 104 a 196, assinalará a (C); se somar de 0 a 196, marcará a (D); se somar de 0 a 200, assinalará a (E).

Questão 178

Competência – ENEM: 6Habilidade – ENEM: H26Gabarito: D

Comentário: Item de nível médio. O aluno deve identificar a lei de formação de uma fun-ção exponencial, tendo como base seu gráfico. A alternativa correta é a (gabarito D). Se o alu-no não observar a curva, marcará a alternativa (A); se não observar que não há simetria no

gráfico, assinalará a (B); se não observar que não é uma reta, marcará a (C); se não observar o sinal negativo, assinalará a (E).

Questão 179

Competência – ENEM: 2Habilidade – ENEM: H8Gabarito: C

Comentário: Item de nível médio. O aluno deve aplicar o Teorema de Pitágoras para calcular a hipotenusa do triângulo retângulo formado pela estrutura do telhado. A alternativa correta é a (gabarito C). Se o aluno somar os valores dos catetos dos quatro triângulos menores, marca-rá a alternativa (A); se, ao aplicar o Teorema de Pitágoras, não elevar ao quadrado os valores dos catetos, mas apenas o valor da hipotenu-sa, assinalará a (B); se, ao fatorar, errar o resul-tado, marcará a (D); se, ao fatorar, inverter os fatores simplificados, assinalará a (E).

Questão 180

Competência – ENEM: 2Habilidade – ENEM: H8Gabarito: B

Comentário: Item de nível médio. O aluno deve determinar a medida da hipotenusa do triângulo formado com a instalação do suporte, aplicando o Teorema de Pitágoras. A alternati-va correta é a (gabarito B). Se o aluno não ele-var ao quadrado as medidas dos catetos e da hipotenusa no Teorema de Pitágoras, marcará a alternativa (A); se considerar que o maior ca-teto ao quadrado é igual à soma dos quadra-dos da hipotenusa e do menor cateto, marcará a (C); se considerar erroneamente que a altura da estrutura é igual a 45 cm, marcará a (D); se, ao olhar a imagem, considerar 15 cm de altura e 20 de comprimento lateral, assinalará a (E).