avaliação bimestral 1 bim 2014

5
Avaliação bimestral de História Prof. José Dirson 1. Sobre a colonização no Brasil assinale V para verdadeiro e f para falso: a) Os jesuítas pertenciam a ordem religiosa da Companhia de Jesus, criada durante a contrareforma católica para combater o avanço dos protestantes, principalmente no novo mundo . ( ) b) Nos séculos XVI e XVII, ou seja, no início da colonização do Brasil a maioria do território era ocupado no interior. ( ) c) As missões ou reduções contribuíram para aumentar o território do Brasil colonial. ( ) d) No final do século XVII os bandeirantes paulistas descobriram ouro na região da Bahia. ( ) e) Os jesuítas e o seu trabalho nas missões tinham como objetivo converter os indígenas a fé cristã, foram os responsáveis pela implantação do ensino no Brasil. ( ) f) A educação dos indígenas dentro das missões consistia única e exclusivamente na catequese. ( ) g) as missões eram constantemente atacadas por colonos. ( ) h) A região de São Paulo de Piratininga era muito pobre nos primeiros tempos da colônia, por isso os paulistas se embrenharam na cap- tura e escravização dos povos indígenas. ( ) i) Os indígenas nas missões desempenhavam várias atividades entre elas o artesanato. ( ) j) Conflitos entre jesuítas e colonos não contavam com a participação de indígenas. ( )

Upload: malu-silva

Post on 31-Jan-2016

216 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

avaliação historia 1 bim

TRANSCRIPT

Page 1: Avaliação Bimestral 1 Bim 2014

Avaliação bimestral de HistóriaProf. José Dirson

1. Sobre a colonização no Brasil assinale V para verdadeiro e f para falso:

a) Os jesuítas pertenciam a ordem religiosa da Companhia de Jesus, criada durante a contrareforma católica para combater o avanço dos protestantes, principalmente no novo mundo . ( )

b) Nos séculos XVI e XVII, ou seja, no início da colonização do Brasil a maioria do território era ocupado no interior. ( )

c) As missões ou reduções contribuíram para aumentar o território do Brasil colonial. ( )

d) No final do século XVII os bandeirantes paulistas descobriram ouro na região da Bahia. ( )

e) Os jesuítas e o seu trabalho nas missões tinham como objetivo converter os indígenas a fé cristã, foram os responsáveis pela implantação do ensino no Brasil. ( )

f) A educação dos indígenas dentro das missões consistia única e exclusivamente na catequese. ( )

g) as missões eram constantemente atacadas por colonos. ( )

h) A região de São Paulo de Piratininga era muito pobre nos primeiros tempos da colônia, por isso os paulistas se embrenharam na cap-tura e escravização dos povos indígenas. ( )

i) Os indígenas nas missões desempenhavam várias atividades entre elas o artesanato. ( )

j) Conflitos entre jesuítas e colonos não contavam com a participação de indígenas. ( )

2. Complete o texto acerca da sociedade mineradora, com as seguintes palavras: ESCRAVOS, SOCIAL, AÇUCAREIRA, ESCRAVISMO, FUNCIONÁRIOS, MINERADORES, EXCLÚIDOS, PROFISSIONAIS LIBERAIS.

A sociedade mineradora diferente da _______________ representou algumas mudanças na vida_________ da colônia, embora mantivesse como base o __________________, surgiram novas categorias sociais dentro de um cotidiano urbano no topo desta hierarquia social continuavam os senhores de terra, os_________________ e os __________________________ da coroa que eram os burocratas, o setor médio da sociedade era composto pelos ____________________________, na parte de baixo estavam os _________________ da sociedade, tratados como vadios, e finalmente os ____________________, que eram uma simples mercadoria e o senhor tinha sobre eles direito de vida e morte.

Page 2: Avaliação Bimestral 1 Bim 2014

3. Sobre a descoberta de metais preciosos na América portuguesa, assinale C para correto e I para incorreto:

a) A guerra dos emboabas foi motivada pelas disputas entre os portugueses, descobridores das minas de ouro e os forasteiros. ( )

b) A descoberta de ouro e diamantes fez com que Portugal organizasse formas de administração e fiscalização do que era produzido e retirado da colônia, embora o contrabando persistisse. ( )

c) A cobrança de impostos elevados causou um sentimento de revolta por parte dos colonos, que se sentiram lesados pela metrópole. ( )

d) Houve deslocamento da capital da colônia do Rio de Janeiro para Salvador, por esta cidade ter uma proximidade maior com a região mineradora, ( )

e) O ciclo do ouro apesar de trazer alguma mobilidade social, não causou rompimento na estrutura da sociedade colonial, uma vez que a sociedade permaneceu escravista.( )

4. Na História do Brasil, em relação ao ciclo minerador, pode-se afirmar que:

I) A capital da colônia foi transferida de Salvador para a cidade do Rio de Janeiro.

II) Por dois séculos, os paulistas monopolizaram a exploração do ouro, apesar das tentativas

fracassadas de outros grupos.

III) Ocorreu o povoamento e a urbanização da região das Minas Gerais.

Está(ão) correta(s) somente:

a) I.

b) II.

c) III.

d) I e II.

e) I e III.

Page 3: Avaliação Bimestral 1 Bim 2014

6... Identifique, entre as afirmativas a seguir, a que se refere às conseqüências da primeira Revolução industrial:

a) redução do processo de urbanização, aumento da população dos campos e sensível êxodo urbano.

b) maior divisão técnica do trabalho, utilização constante de máquinas e afirmação do capitalismo como modo de produção dominante.

c) declínio do proletariado como classe na nova estrutura social, valorização das corporações e manufaturas.. d) formação, nos grandes centros de produção, das associações de operários que promoveram a conciliação entre patrões e empregados.

e) manutenção da estrutura das grandes propriedades, com as terras comunais, e da garantia plena dos direitos dos arrendatários agrícolas.

Page 4: Avaliação Bimestral 1 Bim 2014

7. Podemos dizer que o barroco no Brasil teve as seguintes características:

a) teve as mesmas características em todas regiões do Brasil.b) Era idêntico ao barroco europeu.c) O barroco brasileiro, sobretudo o mineiro era caracterizado, principalmente na escultura pela f expressão dos personagens.d) O barroco brasileiro ficou restrito apenas a escultura.e) A grande quantidade de ouro produzida no Brasil não teve nenhuma relação com a produção da arte barroca.