avaliação anual - relatorio ufc

8
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ – UFC CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA CENTRO DE TECNOLOGIA TÍTULO: INTRODUÇÃO À ENGENHARIA ELÉTRICA ALUNO(S): NATHÁLIA DRUSILLA - Nº 380500 RICARDO MACHADO - Nº 375280 VITOR PINHEIRO – Nº 378783 PROFº: HENRIQUE ANTUNES CUNHA JUNIOR FORTALEZA – CE, 21 DE JANEIRO DE 2016.

Upload: nathalia-comberstais

Post on 11-Jul-2016

19 views

Category:

Documents


11 download

DESCRIPTION

relatorio para avaliar professores

TRANSCRIPT

Page 1: avaliação anual - relatorio ufc

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ – UFC

CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA

CENTRO DE TECNOLOGIA

TÍTULO: INTRODUÇÃO À ENGENHARIA ELÉTRICA

ALUNO(S):

NATHÁLIA DRUSILLA - Nº 380500

RICARDO MACHADO - Nº 375280

VITOR PINHEIRO – Nº 378783

PROFº: HENRIQUE ANTUNES CUNHA JUNIOR

FORTALEZA – CE, 21 DE JANEIRO DE 2016.

Page 2: avaliação anual - relatorio ufc

TC0617 - DESENHO PARA ENGENHARIA (2015.2)

PROFESSOR – GIANCARLO BEZERRA

A disciplina visa a familiarizar o aluno com técnicas de desenho as quais serão utilizadas durante a graduação e defronte ao mercado de trabalho. As aulas consistiram em aprender sobre vistas de um projeto, e de como desenhar estas a partir de um objeto 3D, após isso, houve uma segunda etapa, na qual se objetivou, a partir das vistas, desenhar o objeto em 3D.

Tendo em vista os objetivos iniciais da disciplina, os alunos do grupo não entendem que esta veio a cumprir com eles. O método didático escolhido pelo professor para lecionar a disciplina não é visto como eficaz para cumprir com aqueles. Entendemos que, para que o objetivo inicial fosse cumprido, deveria haver um estudo mais completo, o qual envolveria a utilização de softwares, o AutoCAD, por exemplo, já que conhecimentos sobre estes serão necessários para a conclusão do curso, além da necessidade para o mercado de trabalho.

CB665 – ALGEBRA LINEAR (2015.2)

PROFESSOR – ERNANI RIBEIRO

A disciplina visa que o aluno tenha capacidade de compreesao sobre as operações com matrizes e os métodos computacionais de programação linear, que são campo de atuação da Álgebra Linear tem papel fundamental na resolução de problemas formulados pelos Engenheiros, nas diversas áreas de Engenharia, devendo esta disciplina fazer parte da formação geral do Engenheiro.

Tendo em vista os objetivos da ementa, os alunos consideram-se satisfeitos com o que lhes é apresentado em sala, pois a ementa foi cumprida de acordo com suas descrições, o professor além de apresentar o conteudo de forma esclarecedora, também ajudava seus alunos com listas que visavam na aprendizagem da matéria.

CBB64– CALCULO FUNDAMENTAL (ANUAL)

Page 3: avaliação anual - relatorio ufc

PROFESSOR – ALEXANDRE MONT’ALVERNE

Os conceitos fundamentais do cálculo diferencial e integral devem existir fortemente na formação dos Engenheiros, pois todo o desenvolvimento de ferramentas utilizado pelos Engenheiros exige o conhecimento destes.

Cadeira de fundamental importancia para os alunos, pois nela, os mesmos começam a ter noçao de calculo com aplicaçoes de teorias baseadas na integração e derivaçao de expresses, definiçoes essas que servirão de base para futuras cadeiras da graduação exercida. O professor tem grande aceitação de seus alunos, devido á sua forma de lencionar a turma e no esclarecimento de dúvidas à respeito da cadeira, ajudando sempre que possível para que o aluno saia da cadeira tendo conhecimento total da ementa. Assiduo, comprometido com a turma e exigente.

CD327 – FISICA FUNDAMENTAL / CD328 – FISICA EXPERIMENTAL PARA ENGENHARIA (ANUAL)

As engenharias têm como arcabouço teórico os conceitos advindos da física, tendo as mesmas como preocupação primordial o uso dos conhecimentos teóricos da física na melhoria de qualidade de vida da sociedade. Sendo assim, os conteúdos práticos das engenharias não podem andar dissociados dos conteúdos de física.

Diante do exposto, as disciplinas de física são fundamentais para o embasamento teórico dos futuros engenheiros, o que as torna imprescindíveis para a formação em engenharia.

Uma palavra que pode resumir toda a disciplina anual de física fundamental, definitivamente, é: desordem. Quando entramos, não havia aulas de física por falta de comunicação com a coordenação, que não nos informou que as aulas eram no bloco da física, enquanto pensávamos que era no nosso bloco (717). Perdemos um bom tempo de aula que poderia ser aproveitado, e por isso não terminamos completamente o conteúdo de física do primeiro semestre, que deveria terminar momento de uma força. No segundo semestre, já era outra professora, e novamente não fomos informados sobre a mudança de professores. A professora que deu prosseguimento à disciplina realmente tinha uma didática boa, entretanto, também não cumpriu com a ementa. Durante todo o semestre, vimos praticamente apenas sobre mecânica dos fluidos, enquanto deveríamos ter visto ondas e termodinâmica, só vimos ondas, um conteúdo extremamente importante para a nossa engenharia, em 2016, uma semana atrás. Houve um completo descompasso entre os alunos e a disciplina, com pouquíssimo planejamento fomos a lugar algum, e provavelmente muitos de nós iremos cursar uma cadeira de ondas no departamento de física por culpa disso.

TH166 – INTRODUÇÃO À ENGENHARIA (ANUAL)

Page 4: avaliação anual - relatorio ufc

PROFESSOR – HENRIQUE CUNHA

A presente disciplina justifica-se pela necessidade de despertar habilidades, abrir horizontes e encaminhar o aluno do primeiro ano do curso de Engenharia do Centro de Tecnologia (CT), numa destacada etapa de sua vida, ou seja, a sua profissionalização. Portanto, são apresentadas ferramentas, informações e exemplos que certamente serão úteis no decorrer do curso de graduação e até mesmo durante as atividades profissionais após o curso.

Diante da ementa apresentada, é de comum conhecimento as poucas aulas existentes, faltou uma apresentação mais detalhada sobre o curso, visitas tecnicas, foram poucas idas ao laboratorio, emu ma critica geral, os alunos tiveram poucas experiencias na cadeira, tendo suas avaliações apenas em forma de relatório.

CC265 – PROBABILIDADE E ESTATISTICA (2015.2)

PROFESSOR ANDRE JALLES

A Estatística caracteriza-se como um dos mais potentes ferramentais analíticos de apoio à tomada de decisão, sendo indispensável na formação dos profissionais de Engenharia que desejem se enquadrar no novo perfil de engenheiro demandado pelo mundo moderno: um profissional com grandes habilidades quantitativas, ao mesmo tempo bastante sensível às questões sociais e ambientais, com elevados conhecimentos de informática, domínio de línguas estrangeiras, além de excelente capacidade de comunicação oral e escrita. Compondo a grade curricular do ciclo básico fundamental dos cursos de Engenharia da UFC, esta disciplina visa introduzir aos alunos os conceitos teóricos básicos das três principais áreas da Estatística (Estatística Descritiva, Teoria das Probabilidades e Inferência Estatística), possibilitando suas aplicações ao longo das disciplinas do ciclo profissional, assim como em estudos futuros de pós-graduação. Espera-se dos alunos que, ao final do curso, sejam capazes de:

compreender a importância da Estatística como ferramenta de coleta, análise e interpretação de dados e informações para a identificação, análise e solução de problemas de engenharia;

dominar os conceitos teóricos básicos nas áreas de Estatística Descritiva, Teoria das Probabilidades e Inferência Estatística, identificando seu potencial de aplicação nas diversas áreas da Engenharia;

desenvolver relatórios concisos e bem apresentados, fazendo uso de tabelas e gráficos;

utilizar programas computacionais de edição de textos e planilhas eletrônicas para a apresentação e análise de dados.

Tendo em vista a grande importancia da cadeira, pode-se afirmar que o professor cumpriu a ementa, porem, ao decider dar aula durante a greve, prejudicou alguns alunos, por estes nao residirem na capital de Fortaleza, fazendo com que assim, houvesse evasão de turma,

Page 5: avaliação anual - relatorio ufc

resultando assim em trancamento de cadeira, que por hora, reduz o IRA do aluno em seu desempenho academico.

CK174 – PROGRAMAÇÃO COMPUTACIONAL PARA ENGENHARIA (2015.1)

PROFESSOR BRUNO NEVES

A utilização da programação de computadores, aliada à tecnologia a ela associada, se constitui num importante suporte à resolução de problemas de engenharia. Esta disciplina deverá preparar o aluno para utilizar ferramentas computacionais nas atividades do curso de engenharia, consolidando uma formação que será útil na sua vida profissional.

Outra disciplina em que a comunicação entre alunos e coordenação foi baixíssima foi a de programação computacional para engenharia. Tivemos aula mais tarde, o professor nem sequer deu o trabalho de ensinar portugol, que é essencial para entender a base da lógica de programação, aprendemos apenas a “rezar” em C. Houve um grande problema em relação à essa matéria por grande parte dos alunos. O professor Francisco Bruno Neves não atendeu nem um pouco as expectativas de grande maioria dos alunos. Demonstrou muito desânimo no momento da aula e na prova pediu conteúdos que ele não havia ensinado, como uma questão a respeito de escopo da variável, que só aprendemos muito tempo depois. Foi realmente uma experiência muito negativa para maioria dos alunos, em que fomos “salvos” apenas pelo professor da prática, que tinha uma didática muito mais simples, o professor Leonardo.

CE846 – QUIMICA PARA ENGENHARIA (ANUAL)

PROFESSOR TERCIO DE PAULA

Esta disciplina tem com objetivo aprofundar, corrigir e acrescentar conhecimento de química para fundamentar a prática da engenharia. Pretende-se desenvolver o raciocínio abstrato a partir da sistemática de elaboração do modelo científico e relacionar o conhecimento teórico com a percepção prática no laboratório.

Estudo dos conceitos fundamentais da química, relações de massa e energia nos fenômenos químicos, desenvolvimento do modelo do átomo, classificação periódica e estrutura molecular com ênfase em ligações no estado sólido. Água e soluções. Cinética e Equilíbrio Químico. Discussão das relações de equilíbrio e suas aplicações em fenômeno envolvendo ácidos, bases e sistemas eletroquímicos, especialmente corrosão.

Excelente professor, otima didática, grande aceitação da turma, onde busca sempre abranger o conhecimento de todos em sua aula.

Page 6: avaliação anual - relatorio ufc

CONCLUSÃO

A partir das críticas feitas por todos os alunos no grupo, entendemos que a coordenadoria, trabalhando em conjunto com os alunos e para os alunos, poderá melhorar essa situação, visto que o curso de engenharia elétrica deve voltar a ser um dos grandes cursos da UFC. A história do curso remete a excelência e não há duvidas que tanto os alunos quanto a coordenação devem ser aliados para que sua época áurea volte esteja de volta. Acreditamos que todos os alunos estão de acordo quanto à isso. A coordenação do curso de engenharia elétrica deve chamar a atenção dos professores quanto às críticas feitas pelos alunos, não apenas desse grupo como todos os outros. É visto uma grande displicência por parte de alguns dos profissionais que lecionam na UFC, o que não deveria acontecer e a coordenação deve fazer algo a respeito. Um dos deveres também é melhorar a infraestrutura dos blocos da engenharia elétrica, que têm ficado cada vez mais obsoletos com o passar dos anos e nada parece ser feito para que essa situação não ocorra; Agradecemos a compreensão;