aux-creche - questionario

12
AUXILIAR DE CRECHE/PRÉ-ESCOLAR INSTRUÇÕES GERAIS Você recebeu do fiscal: Um caderno de questões contendo 50 (cinqüenta) questões de múltipla escolha da Prova Objetiva; Um cartão de respostas personalizado para a Prova Objetiva. É responsabilidade do candidato certificar-se de que o nome do cargo informado nesta capa de prova corresponde ao nome do cargo informado em seu cartão de respostas. Ao ser autorizado o início da prova, verifique, no caderno de questões se a numeração das questões e a paginação estão corretas. Você dispõe de 4 (quatro) horas para fazer a Prova Objetiva. Faça-a com tranqüilidade, mas controle o seu tempo. Este tempo inclui a marcação do cartão de respostas. Não será permitido ao candidato copiar seus assinalamentos feitos no cartão de respostas (Edital 01/2006 – Item 9.9 alínea e). Após o início da prova, será efetuada a coleta da impressão digital de cada candidato (Edital 01/2006 – Item 9.9 alínea a). Somente após decorrida uma hora do início da prova, entregar o seu caderno de questões, o seu cartão de respostas, e retirar-se da sala de prova (Edital 01/2006 – Item 9.9 alínea c). Somente será permitido levar seu caderno de questões ao final da prova, desde que o candidato permaneça em sua sala até este momento (Edital 01/2006 – Item 9.9 alínea d). Após o término de sua prova, entregue obrigatoriamente ao fiscal o cartão de respostas devidamente assinado e o caderno de respostas. Os 3 (três) últimos candidatos de cada sala só poderão ser liberados juntos. Se você precisar de algum esclarecimento, solicite a presença do responsável pelo local. INSTRUÇÕES - PROVA OBJETIVA Verifique se os seus dados estão corretos no cartão de respostas. Solicite ao fiscal para efetuar as correções na Ata de Aplicação de Prova. Leia atentamente cada questão e assinale no cartão de respostas a alternativa que mais adequadamente a responde. O cartão de respostas NÃO pode ser dobrado, amassado, rasurado, manchado ou conter qualquer registro fora dos locais destinados às respostas. A maneira correta de assinalar a alternativa no cartão de respostas é cobrindo, fortemente, com caneta esferográfica azul ou preta, o espaço a ela correspondente, conforme o exemplo a seguir: DEMAIS ATIVIDADES CONSULTAR O SITE www.nce.ufrj.br/concursos A C D E Atividade Data Local Divulgação do gabarito - Prova Objetiva (PO) 06/03/2006 www.nce.ufrj.br/concursos Divulgação do resultado do julgamento dos recursos contra os 15/03/2006 www.nce.ufrj.br/concursos RG da PO e o resultado final das PO Interposição de recursos contra o gabarito (RG) da PO 07 e 08/03/2006 NCE / UFRJ CRONOGRAMA PREVISTO

Upload: daniela-barbosa

Post on 02-Jul-2015

1.460 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: AUX-CRECHE - questionario

AUXILIAR DE CRECHE/PRÉ-ESCOLAR

INSTRUÇÕES GERAIS

• Você recebeu do fiscal:• Um caderno de questões contendo 50 (cinqüenta) questões de múltipla escolha da Prova Objetiva;• Um cartão de respostas personalizado para a Prova Objetiva.

• É responsabilidade do candidato certificar-se de que o nome do cargo informado nesta capa de prova corresponde aonome do cargo informado em seu cartão de respostas.• Ao ser autorizado o início da prova, verifique, no caderno de questões se a numeração das questões e a paginação estão corretas.• Você dispõe de 4 (quatro) horas para fazer a Prova Objetiva. Faça-a com tranqüilidade, mas controle o seu tempo. Estetempo inclui a marcação do cartão de respostas.• Não será permitido ao candidato copiar seus assinalamentos feitos no cartão de respostas (Edital 01/2006 – Item 9.9 alínea e).• Após o início da prova, será efetuada a coleta da impressão digital de cada candidato (Edital 01/2006 – Item 9.9 alínea a).• Somente após decorrida uma hora do início da prova, entregar o seu caderno de questões, o seu cartão de respostas,e retirar-se da sala de prova (Edital 01/2006 – Item 9.9 alínea c).• Somente será permitido levar seu caderno de questões ao final da prova, desde que o candidato permaneça em sua salaaté este momento (Edital 01/2006 – Item 9.9 alínea d).• Após o término de sua prova, entregue obrigatoriamente ao fiscal o cartão de respostas devidamente assinado e ocaderno de respostas.• Os 3 (três) últimos candidatos de cada sala só poderão ser liberados juntos.• Se você precisar de algum esclarecimento, solicite a presença do responsável pelo local.

INSTRUÇÕES - PROVA OBJETIVA

• Verifique se os seus dados estão corretos no cartão de respostas. Solicite ao fiscal para efetuar as correções na Ata deAplicação de Prova.• Leia atentamente cada questão e assinale no cartão de respostas a alternativa que mais adequadamente a responde.• O cartão de respostas NÃO pode ser dobrado, amassado, rasurado, manchado ou conter qualquer registro fora doslocais destinados às respostas.• A maneira correta de assinalar a alternativa no cartão de respostas é cobrindo, fortemente, com caneta esferográfica azulou preta, o espaço a ela correspondente, conforme o exemplo a seguir:

DEMAIS ATIVIDADES CONSULTAR O SITE www.nce.ufrj.br/concursos

A C D E

Atividade Data LocalDivulgação do gabarito - Prova Objetiva (PO) 06/03/2006 www.nce.ufrj.br/concursos

Divulgação do resultado do julgamento dos recursos contra os 15/03/2006 www.nce.ufrj.br/concursosRG da PO e o resultado final das PO

Interposição de recursos contra o gabarito (RG) da PO 07 e 08/03/2006 NCE / UFRJ

CRONOGRAMA PREVISTO

Page 2: AUX-CRECHE - questionario

Prefeitura Municipal de Mesquita Concurso Público-2006

2

Page 3: AUX-CRECHE - questionario

Prefeitura Municipal de Mesquita Concurso Público-2006

3

LÍNGUA PORTUGUESA

TEXTO – A DÍVIDA TRILIONÁRIA

Pessoas de bom senso percebem que umadívida pública de 1 trilhão de reais, quase meiotrilhão de dólares, não poderia ser obra exclusivado governo Lula. Por maior que houvesse sidosua contribuição, a monumental tarefa teriaexigido formidável dedicação, políticaspersistentemente mal calibradas e tempo, muitotempo. Mas como a dívida pública expressa emporcentagem do PIB caiu de 60% ao final de 2002para 50% ao final de 2005, há mesmo quemconsidere a gestão petista das finanças maiseficaz que a tucana. Pela menor margem demanobra e mais rápido aprendizado.

Paulo Guedes, O Globo, 06/02/2006

1 - “Pessoas de bom senso percebem que uma dívida pública de1 trilhão de reais, quase meio trilhão de dólares, não poderia serobra exclusiva do governo Lula”; com esse segmento do texto,o autor pretende dizer que:

(A) a construção de uma dívida pública tão grande foi resultadode várias administrações desastradas;

(B) o governo Lula, em função de suas preocupações sociais,construiu exclusivamente uma dívida imensa;

(C) a construção de uma dívida pública de um trilhão é uma dascaracterísticas marcantes do governo Lula;

(D) jamais anteriormente um outro governo chegou a construiruma dívida pública tão grande;

(E) só o governo Lula poderia chegar a atingir uma dívidapública tão grande.

2 - “Pessoas de bom senso...”; a palavra senso tem como parônimocenso. A alternativa abaixo em que NÃO houve troca entreparônimos é:

(A) A dívida tem uma importância fragrante na vida econômica;(B) O assunto da dívida deve ser tratado com muita descrição;(C) O delegado pretendia prescrever os marginais daquela área;(D) Após o exercício, o atleta soava muito, deixando a roupa

molhada;(E) O artista fez a cessão de seus direitos autorais para a obra

de caridade.

3 - A “dívida pública” corresponde a(ao):

(A) débito conjunto de todos os cidadãos;(B) tudo o que é devido pelos funcionários públicos;(C) débitos do Estado brasileiro;(D) dívida dos cidadãos para com o país;(E) dívida do Brasil para com seus funcionários.

4 - “Por maior que houvesse sido sua contribuição...”; essesegmento do texto foi reescrito de forma ADEQUADA em:

(A) ainda que sua contribuição houvesse sido pequena;(B) embora sua contribuição tivesse sido a maior de todas;(C) por imensa que sua contribuição tivesse sido;(D) mesmo sua contribuição sendo a maior;(E) apesar de ser enorme a sua contribuição.

5 - “políticas persistentemente mal calibradas”; a alternativa emque houve troca entre MAL e MAU é:

(A) A situação econômica está mal encaminhada;(B) Vai mal economicamente o governo Lula;(C) O ministro tem o mau hábito de falar mal dos outros;(D) Mal é o estado de nossa economia;(E) Nunca estivemos tão mal economicamente.

6 - “Por maior que houvesse sido sua contribuição, a monumentaltarefa teria exigido formidável dedicação, políticaspersistentemente mal calibradas e tempo, muito tempo”; as formasverbais houvesse sido e teria exigido podem ser substituídas,respectivamente, mantendo o sentido original do texto, por:

(A) tivesse sido / exigiria;(B) fosse / terá exigido;(C) tenha sido / vai exigir;(D) terá sido / vá exigir;(E) estivesse sendo / viria a exigir.

7 - “Por maior que houvesse sido sua contribuição, a monumentaltarefa teria exigido formidável dedicação, políticaspersistentemente mal calibradas e tempo, muito tempo”; nessesegmento, a expressão “muito tempo”, em relação ao termoanterior (tempo), tem valor de:

(A) retificação;(B) confirmação;(C) quantificação;(D) intensificação;(E) correção.

8 - “Mas como a dívida pública...”; o conectivo que NÃOcorresponde semanticamente ao “mas” do início desse segmentodo texto é:

(A) porém;(B) contudo;(C) todavia;(D) embora;(E) no entanto.

9 - A sigla PIB corresponde à seguinte forma por extenso:

(A) Preço Internacional Balanceado;(B) Posição Interna Brasileira;(C) Produto Interno Bruto;(D) Produção Interna do Brasil;(E) Produtividade Internacional em Bilhões.

Page 4: AUX-CRECHE - questionario

Prefeitura Municipal de Mesquita Concurso Público-2006

4

10 - O fato de a dívida pública ter caído em 10% no espaço de 3anos mostra, segundo o autor, que:

(A) o governo petista administra mal as finanças públicas;(B) a administração tucana e a petista colaboraram para o

aumento da dívida;(C) os tucanos pagaram maior número de débitos que os

petistas;(D) o governo Lula piorou bastante a produção de bens;(E) o governo do PT cuida melhor das finanças que os do

PSDB.

11 - “há mesmo quem considere a gestão petista”; a palavra“mesmo” pode ser substituída adequadamente por:

(A) certamente;(B) inclusive;(C) sim;(D) talvez;(E) de fato.

12 - “Pela menor margem de manobra e mais rápido aprendizado”;este último segmento do texto expressa uma idéia de:

(A) meio;(B) modo;(C) tempo;(D) causa;(E) condição.

13 - “...e mais rápido aprendizado”; o “rápido aprendizado”aludido nesse segmento do texto:

(A) é um elogio ao desempenho do PT;(B) mostra a inexperiência dos administradores petistas;(C) indica que os petistas não conheciam a situação econômica

do país;(D) destaca que o PT não esperava ganhar a eleição;(E) constrói uma ironia sobre o fraco desempenho do governo.

14 - O segmento que NÃO mostra qualquer tipo de graucomparativo ou superlativo é:

(A) “Pela menor margem de manobra...”;(B) “e mais rápido aprendizado”;(C) “políticas persistentemente mal calibradas”;(D) “gestão petista das finanças públicas mais eficaz que a

tucana”;(E) “Por maior que houvesse sido sua contribuição”.

15 - A respeito da dívida trilionária que é mencionada no texto, otexto declara que:

(A) ela foi obra exclusiva do governo petista;(B) ela é resultante de governos anteriores ao do PT;(C) ela foi construída nos últimos três anos;(D) ela é fruto de muitas administrações deficientes;(E) ela é o resultado da má administração tucana.

MATEMÁTICA

16 - Maria tem quatro filhos de idades diferentes: o mais velho étrês anos mais velho que o mais novo. A soma das idades dosquatro é 26. Daqui a dez anos, o produto das idades do maisvelho e do mais novo será igual a:

(A) 208;(B) 242;(C) 270;(D) 306;(E) 321.

17 - A cada dia, João pretende conseguir quatro novas bolas degude para sua coleção, que hoje, dia 20 de fevereiro, tem 44bolas. Se o plano funcionar, no primeiro dia do ano que vem,João terá uma quantidade de bolas de gude:

(A) maior que 200 e menor que 300;(B) maior que 300 e menor que 500;(C) maior que 500 e menor que 700;(D) maior que 700 e menor que 1.000;(E) maior que 1.000.

18 - Multiplicar um número por 2.500 e depois dividir o resultadopor 500.000 é equivalente a multiplicar o número por:

(A) 0,002;(B) 0,005;(C) 0,02;(D) 0,05;(E) 0,2.

19 - Ari, Baltazar e Celso estão caminhando na floresta, fazendoexercícios de orientação e regularidade. De um determinado ponto,onde os três se encontram, saem três trilhas diferentes, uma com600m de extensão, outra com 800m e outra com 1.200m. As trêstrilhas são “circulares”, pois dão uma volta e retornam ao pontoinicial, onde estão. Cada um dos três vai entrar numa das trilhas ecaminhar, todos numa mesma velocidade, dando voltas nas trilhas.Os três começam suas caminhadas ao mesmo tempo. Ari vai pelatrilha menor, Baltazar pela de 800m e Celso pela mais extensa.Evidentemente, Ari será o primeiro a chegar ao ponto inicial einiciar a segunda volta. O exercício terminará quando os trêschegarem de novo ao ponto inicial ao mesmo tempo. Quando issoocorrer, cada um terá percorrido a seguinte distância, em metros:

(A) 2.400;(B) 3.600;(C) 5.400;(D) 8.000;(E) 10.200.

20 - A soma de quatro números primos é 108. O maior dos quatroé igual a um dos outros mais 10; esse é igual a outro mais 20, eesse é igual ao menor mais 10. Esses quatro números primoscontêm o seguinte algarismo em comum:

(A) 1;(B) 2;(C) 3;(D) 5;(E) 7.

Page 5: AUX-CRECHE - questionario

Prefeitura Municipal de Mesquita Concurso Público-2006

5

21 - O trecho da reta numérica que vai de -1,1 a 2,5 será divididoem seis segmentos de mesmo comprimento, que serãorepresentados por A, B, C, D, E e F, como mostra a figura aseguir:

A B C D E F

-1,1 2,5

Os números -0,3 ; ; e 0,05 estão, respectivamente, nos

seguintes segmentos:

(A) B, D, E e A;(B) C, D, E e F;(C) A, E, C e D;(D) B, E, F e B;(E) A, E, D e B.

22 - O professor pediu que Maricotinha pensasse num número xe que, em seguida, somasse 6 a x e multiplicasse por 5 o resultado.Desse novo resultado, Maricotinha deveria então subtrair 5 edividir o novo resultado por 10; o resultado final, que chamaremosde y, deveria então ser comunicado a toda a turma. Para descobrir,a partir do valor conhecido de y, o número x pensado porMaricotinha, a turma poderia usar a seguinte expressão:

(A) x = ;

(B) x = ;

(C) x = 2y – 5;(D) x = y;(E) x = y2.

23 - Na papelaria, Juca viu uma placa com os seguintes preços:

PRODUTO PREÇO (R$)caneta (jogo com 3) 4,50borracha 1,30estojo 10,23lápis 1,10caderno uma matéria,100 folhas 5,20fichário 12,40

Juca tinha R$60,00 e queria comprar seis canetas, duas borrachas,um estojo, seis lápis, três cadernos uma matéria e um fichário. Otroco que Juca deveria receber era de:

(A) R$2,43;(B) R$3,57;(C) R$5,69;(D) R$6,54;(E) R$7,03.

24 - Joana dispõe de duas peças de cartolina: uma tem o formatode um triângulo retângulo com 15cm em cada cateto e a outratem a forma de um triângulo retângulo com catetos que têm,ambos, 10cm. Joana pretende recortar uma única peça de cartolinae formar, unindo as três, um quadrado com 17cm de lado. A peçaque Joana vai recortar deve ter a seguinte forma:

(A)

(B)

(C)

(D)

(E)

25 - As alturas e os pesos de cinco alunos de educação físicaestão indicadas na tabela a seguir:

Aluno Altura(cm) “Peso”(kg)Carlos André 155 56,0Marcelo 168 52,3Andréia 154 47,5João Felipe 167 60,2Adriana 150 52,0

A altura média aproximada (em metros) e o “peso” mediano (emquilogramas) desses alunos são, respectivamente:

(A) 1,62 e 52,0;(B) 1,59 e 53,4;(C) 1,59 e 52,3;(D) 1,62 e 52,3;(E) 1,62 e 52,0.

26 - O gráfico a seguir mostra o resultado de uma pesquisa deintenção de voto em dois candidatos numa certa eleição. Os trêssetores representam os percentuais de eleitores que pretendem votarno candidato A, no candidato B e dos que ainda estão indecisos.

O candidato A é o preferido, e o percentual de intenções de votono candidato B é maior que o de indecisos. Assinale a opçãoque melhor expressa os percentuais de eleitores que pretendemvotar em A, em B e ainda estão indecisos, respectivamente:

(A) 70%, 18% e 12%;(B) 50%, 30% e 20%;(C) 45%, 35% e 20%;(D) 90%, 8% e 2%;(E) 60%, 28% e 12%.

32

157

6(y − 5)10

10y + 56

Page 6: AUX-CRECHE - questionario

Prefeitura Municipal de Mesquita Concurso Público-2006

6

27 - O gráfico a seguir mostra a quantidade mensal de veículosque foram multados por estacionamento proibido num certo local,durante os seis primeiros meses do ano de 2005:

300

200

100

Jan Fev Mar Abr Mai Jun

Assinale a opção que melhor estima o total de automóveis multadospor estacionamento proibido nessa rua nesses seis meses:

(A) 850;(B) 1.100;(C) 1.350;(D) 1.500;(E) 1.800.

28 - Juca Bala saiu de casa e caminhou reto, por sua rua, à direita,por 200m; nesse ponto, pegou, à direita, uma rua perpendicular àsua e caminhou 120m por ela, até chegar numa esquina, ondedobrou novamente à direita na rua perpendicular. Caminhou 110mpor ela e chegou à casa de sua namorada. Se fosse numdescampado, para ir de sua casa até a de sua namorada, Juca Balateria de percorrer a seguinte distância, em metros:

(A) 100;(B) 150;(C) 200;(D) 350;(E) 500.

29 - Uma pizza bem grande foi cortada em uma certa quantidadeN de fatias iguais. Adão, um glutão, comeu seis fatias, Bolacha,outro glutão, comeu outras seis. Para Manuelzinho sobraramentão 25% da pizza. Concluímos então que N é igual a:

(A) 10;(B) 12;(C) 14;(D) 16;(E) 18.

30 - Severino, Gonzaga e Jamelão gostavam de contar vantagemum para o outro. Eles planejavam reunir o capital que tinhampara abrir uma sociedade. Gonzaga disse:

“Para cada real que Severino puser, eu ponho dois!”Jamelão retrucou: “Pois para cada real que você puser eu ponho um realmais cinqüenta centavos!”.Se a sociedade for fechada de acordo com essas afirmativas e se aporcentagem que caberá a cada sócio for proporcional ao capitalpor ele investido, então a Jamelão caberá o seguinte percentual docapital da sociedade:

(A) 30%;(B) 33,3%;(C) 40%;(D) 45%;(E) 50%.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

31 - O movimento é uma linguagem, que permite às criançasagirem sobre o meio físico e atuarem sobre o meio ambientehumano, mobilizando as pessoas com seu teor expressivo. Sendoassim, é uma linguagem tão importante quanto qualquer outra.

Veja o caso a seguir:A Auxiliar de Educação Infantil contava uma história

tendo como apoio um livro de aventuras.Durante a contação de história, observou que uma

criança não parava quieta, embora estivesse atenta à narrativa.Mexia-se, fazia gestos e variações posturais.

Sobre esse caso é correto afirmar que:

(A) uma situação como essa deverá sofrer a intervenção donarrador no sentido de que a criança pare de se movimentarpara não dispersar a atenção dos colegas;

(B) uma situação como essa indica que o narrador não estáconseguindo interessar a criança sobre a história;

(C) uma situação como essa mostra que o movimento, em suafunção expressiva, auxilia na percepção e na representaçãode compreensão da criança, dando sustentação aopensamento;

(D) uma situação como essa mostra o erro na escolha de umahistória a ser contada as crianças que atenda a seusinteresses e portanto a impaciência é uma característica domovimento;

(E) uma situação como esta aponta a complexidade existentenas atitudes do Auxiliar de Educação Infantil na pré escolae sua intervenção inadequada.

32 -“A organização do

ambiente e o planejamento doscuidados e das atividades como grupo de bebês deve permitirum contato individual maisprolongado com cada criança.Enquanto executa osprocedimentos de troca defraldas, é aconselhável que o auxiliar de creche corresponda aossorrisos, conversas, gestos e movimentos da criança”.

Os procedimentos com a higiene e proteção da pele,proporcionam bem estar às crianças e permite que elas percebama sensação de estarem secas ou molhadas.

Sobre a troca de fraldas e os procedimentos e condições ambientaisadequados.

Assinale a opção INCORRETA:

(A) precisa estar em local, tendo água para a higiene das mãose lugar para o algodão a ser utilizado.

(B) o lixo onde são depositadas as fraldas sujas, contendodejectos, precisa ser tampado e trocado com freqüência;

(C) o local da troca e armazenamento das fraldas precisa estar bemfechado para evitar o cheiro característico que incomoda a todos;

(D) enxugar bem as dobras devendo seguir o sentido da vagina parao ânus na menina e levantar a bolsa escotral e limpar, no menino;

(E evitar disseminação de micróbios entre adultos e crianças o quegeralmente é causa de surtos de diarréias e hepatite infecciosanas creches.

Page 7: AUX-CRECHE - questionario

Prefeitura Municipal de Mesquita Concurso Público-2006

7

33 -Ciranda

Ciranda, cirandinhaVamos todos cirandarVamos dar a meia voltaVolta e meia vamos dar

O anel que tu me destesEra vidro e se quebrou

O amor que tu me tinhasEra pouco e se acabou

Por isso Dona/Dom..... (fulano/fulana)Entre dentro dessa roda

Diga um verso bem bonitoDiga adeus e vá-se embora

Cancioneiro popular

As cantigas de roda são comumente utilizadas pelas Recreadorasde Creche e Auxiliares de Creche como forma de despertar interessepelas brincadeiras e pela exploração de diferentes brinquedos”, edesenvolver áreas específicas da criança da educação infantil.

O auxiliar de creche e da pré escola necessita saber que a cantiga“Ciranda” favorece o desenvolvimento da:

I . Área físico-motora.· Coordenação motora – aptidões físicas.

II. Área da linguagem· Enriquecimento; rima; o conteúdo corresponde à trama do jogo.

III. Área social· Interesse para promover a integração da criança.

IV. Área afetiva· Envolve certa tensão na perspectiva de ser chamado e de terque dizer um verso.

V . Área cognitiva· Conceitos matemáticos voltados para a compreensão da letrada musica.

(A) apenas I, II, III e IV estão corretas;(B) apenas I, III, IV e V estão corretas;(C) apenas I, II, IV e V estão corretas;(D) apenas II, III, IV e V estão corretas;(E) apenas I, II, III e V estão corretas.

34 - Os resultados de uma pesquisa, realizada entre 240 profissionaisde creche, em um determinado município, revelaram que:

Tabela 1 – idadeidade número porcentagem

menor de 29 anos 51 21%de 30 a 39 anos 156 65%

mais de 40 33 14%Total 240 100%

Tabela 2 – Os sujeitos: estado civil.estado civil número porcentagem

solteira 51 21%casada 182 76%

separada, divorciada, viúva 7 3%Total 240 100%

Observação: 89 dos entrevistados não têm filhos (37% do total).

Tabela 3 – Os sujeitos: filhosquantidade número porcentagem porcentagem do total

1 filho 72 48 % 30%2 filhos 70 46% 29%

3 ou mais 9 6% 4%total 151 100% 63%

Tabela 4 – idade do filho caçula.idade número porcentagem porcentagem do total

0 – 2 anos 42 28 % 17%3 – 5 anos 38 25% 16%6 – 10 anos 34 23% 14%

mais de 10 anos 37 24% 15%total 151 100% 63%

Os dados que indicam o perfil desses profissionais em ( F ) parafalso e ( V ) para verdadeiro.

( ) Cerca de metade dos educadores tem um filho em idade pré-escolar, ou seja, a mesma idade das crianças que freqüentama creche.

( ) Estes educadores estão vivendo um período da vida definidocomo o momento central da fase adulta, apresentando umentrelaçamento de sua responsabilidade familiar e papelprofissional.

( ) No caso específico do Auxiliar de Creche a coexistência depapéis familiares e profissionais torna-se complexa, postoque a especificidade da profissão exige a relação adulto/criança e cuidar.

( ) Em relação à criança pequena as tarefas da educadora não seestabelecem com as da família, o que não é problemático quandoos próprios filhos têm a mesma idade das crianças da creche.

Assinale a seqüência correta:

(A) V, V, F, F;(B) F, V, F, V;(C) F, F, F, V;(D) F, F, V, V;(E) V, V, V, F.

35 - A hora do lanche se inclui entre as rotinas da creche e da pré-escola. Essas rotinas incluem o lavar as mãos, a distribuição doalimento, o manejo e a limpeza das mesas, embora cada criançapossa decidir onde e com quem deseja sentar.

Tais situações não devem escapar de qualquer diário de auxiliarde creche / pré-escola. Seu procedimento, quando as criançasse encaminham para o almoço, deve ser:

(A) providenciar uma porção de sabão para a higiene dasmãos das crianças, que deverão se encaminhar em pequenosgrupos ao lavatório;

(B) arrumar a fileira de alunos por ordem de altura, separandoos meninos das meninas e encaminhá-los ao lavatório;

(C) permitir que as crianças conversem entre si e escolham oque querem comer de sobremesa;

(D) distribuir o alimento nas mesinhas, tendo o cuidado deverificar se todos estão quietos;

(E) obrigar que todos comam a comida que está no prato,evitando assim o desperdício.

Page 8: AUX-CRECHE - questionario

Prefeitura Municipal de Mesquita Concurso Público-2006

8

38 - As atividades lúdicas são indispensáveis para a apreensãodo conhecimentos artísticos e estéticos, pois possibilitam odesenvolvimento da percepção, da imaginação, da fantasia edos sentimentos. O brincar nas aulas de arte pode ser uma formade a criança experimentar novas situações e compreender eassimilar mais facilmente o mundo cultural e estético.

A prática artística é vivenciada na creche, pela criançapequena, como atividade lúdica, onde o fazer se identifica com obrincar, o imaginar com a experiência da linguagem ou darepresentação.

Sobre a prática artística na creche ou na pré-escola NÃO é corretoafirmar:

(A) Leva a criança a apreciar uma música clássica tocada emuma sonoridade que a possibilita sentir a melodia.

(B) Leva para a sala um teatro de fantoche cujos bonecospersonificam situações da vida diária no nível decompreensão da criança.

(C) Oferece material que possibilita à criança desenvolveratividades de desenho livre em que pode registrar o seuimaginário.

(D) Tenta organizar uma situação em que as crianças seorganizem em pequenos grupos no faz de conta.

(E) Desenvolve a arte e a música como recursos pedagógicosque, pela sua especificidade e complexidade, só devem serintroduzidas nas atividades de pré-escola.

39 - Aprender a conviver e a relacionar-se com pessoas quepossuem habilidades e competências diferentes ou que possuemexpressões culturais e marcas sociais próprias, é condiçãonecessária para o desenvolvimento de valores éticos, como adignidade do ser humano, o respeito ao outro, a igualdade, àequidade e a solidariedade.

A educação dirigida aos portadores de deficiência, decondutas típicas e de altas habilidades, é considerado pelaConstituição Brasileira - 88, como parte inseparável dos direitosà educação.

Baseado no texto acima é correto afirmar que:

I. A criança quando convive com a diversidade nas instituiçõeseducativas, aprende muito mais com outras criançaspodendo ter uma maior integração social.

II. A criança com necessidades especiais deve ter atendimentoem creches específicas, adequadas a sua deficiência parapoder obter bons resultados sociais.

III. A oferta de educação especial, dever constitucional doEstado, tem seu início a partir de 2 anos nas creches parafacilitar uma adaptação sócio-educativa.

IV. O convívio de crianças com necessidades especiais com outrascrianças é benéfico para a formação de vínculosestimuladores de uma forma social mais solidária.

Assinale:

(A) se apenas I e II estão corretas;(B) se apenas II e III estão corretas;(C) se apenas I e IV estão corretas;(D) se apenas I e III estão corretas;(E) se apenas III e IV estão corretas.

36 - Mariana, Auxiliar da Creche “Aconchego”, recebeu às 7 horasMatheus de 2 anos para mais um dia na creche. Matheus semprese mostrava feliz e risonho porém, nesse dia está apático e arredio.Quando Mariana segurou Matheus e foi fazer carinho, este seesquivou, como se sentisse dor e começou a chorar. Marianaentão observou que Matheus estava com manchas roxas pelocorpinho. Imediatamente, mostrou o menino à Professora de turmae ambas foram comunicar o fato à Direção da escola.

A providência tomada pela direção foi:

(A) comunicar o fato ao Conselho de Direitos da Criança;(B) comunicar o fato ao Conselho Tutelar;(C) comunicar o fato a Secretaria Municipal de Educação;(D) comunicar o fato a Coordenadoria Regional (CRE);(E) comunicar o fato ao Conselho de Assistência Social.

37 -

Você está trabalhando na creche “Caminhando” e costumaexercitar os bebês na rotina de estimulação, pela manhã.

Os gestos de segurar e carregar o bebê são muitoimportantes para o desenvolvimento das crianças, sem contarque os bebês sentem quando são estimulados com segurança eatenção. O diálogo afetivo que ele estabelece com o adulto,caracterizado pelo toque corporal, pelas modulações da voz, porexpressões cada vez mais cheias de sentido, constitui-se emespaço privilegiado de aprendizagem.

Sobre os efeitos dos gestos das crianças sobre os objetos, como objetivo de estimular o seu descobrimento sensório-motor,podemos afirmar que são:

(A) gestos da manipulação com o mundo exterior, passando acriança a descobrir o efeito de seus gestos sobre os objetos;

(B) gestos de equilibração, com o qual a criança forma oaprendizado da locomoção, como arrastar-se ou engatinhar;

(C) gestos da autonomia, que permitirá a consolidação dasformas de manipulação dos objetos sobre o mundo exterior;

(D) gestos de prevenção, o qual se constitui em recursos commúltiplas possibilidades de aplicação;

(E) gestos de ação motriz, o qual amplia o aprendizado delocomoção, que possibilita futuras ações independentes.

Estimulação

Page 9: AUX-CRECHE - questionario

Prefeitura Municipal de Mesquita Concurso Público-2006

9

40 -O meu chapéu tem três pontasTem três pontas o meu chapéu

Se não tivesse três pontasNão seria o meu chapéu

Eis o desafio do educador da creche!Chapéu de três pontas é uma das canções que podem

ser introduzidas entre as atividades de iniciação matemática emcrianças de zero a três anos.

Sabemos que a mímica da música permite à criança,quando canta, identificar aspecto do conteúdo da canção.

Em relação à canção “O meu chapéu tem três pontas”, o objetivoa ser alcançado é:

(A) Estabelecer as habilidades de correspondência entrequantidades e ritmos.

(B) Manipular objetos de pouco uso da criança, desafiando-aa descrever suas características.

(C) Incentivar a busca de canções, usando uma sucessão deações e reações que revelam hábitos e atitudes.

(D) Incentivar a iniciação matemática, a identificação dequantidade, o trabalhar ritmo e a sucessão de ações.

(E) Incentivar a presença dos adultos na construção eidentificação de atividades motoras, de construçãomatemática e de ritmo.

41 - Em uma certa manhã de outono a Professora Jacira resolveusair para passear com as crianças (2 e 3 anos) no parque dacidade. A auxiliar de Creche, Maria, acompanha o grupo decrianças menores (três crianças) nesta caminhada.

Observando as crianças, Maria percebeu que Angélicaapanhava folhas secas caídas das amendoeiras e resolveu fazero mesmo.

Na volta à creche, Jacira e Maria providenciaram aacomodação das crianças na sala de atividades. Angélica,trazendo sua mãozinha fechada, falou:

- “Minhas folhas são grandes! São amarelas. Eu acheino chão.”

Isto despertou a curiosidade das crianças e todas elasse aproximaram de Angélica.

Maria, então, mostrou as folhas que ela também haviarecolhido no parque. Eram folhas verdes diferentes.

Este fato pode ser explorado dos seguintes modos, EXCETO:

(A) Elogiando as iniciativas da criança e incentivando a quetodos recolham coisas caídas no chão do parque.

(B) Recolhendo as folhas de Angélica e Maria e guardando-ascuidadosamente no cantinho de ciências, para o dia em queprecisaram trabalhar sobre plantas.

(C) Pedindo a Angélica e a Maria que mostrem o que recolherampara comparar tipos de folha, tamanho e cor.

(D) Pedindo aos alunos que separem as folhas iguais emdiferentes e em seguida expliquem os critérios que adotaram.

(E) Aproveitando o material recolhido e indagando se gostariamde fazer um grande cartaz sobre o passeio no parque.

42 -Auxiliar de creche Laís: “ Gosto de ficar em silêncio com osbebês, e isso os acalma!”Auxiliar de creche Irene: “Sempre que posso converso comos bebês do berçário. Eles também conversam comigo.”Laís: “Tá doida? Eles nem falam! “Irene: “Isso é o que você pensa.”

Esse diálogo é real. Foi registrado por uma gestora de uma crechemunicipal em um município do Grande Rio. Interessada naconversa entre as Auxiliares, a Gestora resolveu chamar aSupervisora da CRE para dar uma palestra na creche sobre otema “pensamento e linguagem.”

Foi destacado pela palestrante que muito cedo os bebêsemitem sons articulados que lhes dão prazer e revelam seuesforço para comunicar-se com os outros.Portanto, a linguagem é uma forma de se comunicar e seexpressar; um meio de interagir socialmente.

Para os auxiliares de creche compreenderem a função social dalinguagem, é importante que saibam que por meio da linguagem:

(A) Poderá desenvolver aprendizagens sociais para aquisiçãode códigos e símbolos que permitirão a aquisição dehabilidades no pensamento e da própria linguagem;

(B) Se comprova a importância dos intermediários afetivos entre ascrianças no seu progresso na creche, consolidando o seu “eu”;

(C) É o meio básico de comunicação social dos indivíduossendo, portanto, o único canal para a criança expressar seuspensamentos e sentimentos;

(D) É possível desenvolver a memória, a imaginação, osvínculos e a criatividade e, muito especialmente, passar dopensamento concreto ao pensamento abstrato;

(E) É um processo de construção que vem do interior e maisprogressivamente do mundo externo num espaço de tempoem que se desenvolve o pensamento abstrato.

43 - Paula é a professora responsável pela turma azul de uma PréEscola no município de Mesquita. A idade das suas criançasoscila entre 4 e 5 anos.

Ao analisar o planejamento que havia feito para osegundo bimestre chamou Cristina, sua Auxiliar de EducaçãoInfantil, para juntas refletirem sobre as atividades que deveriamser refeitas e as que introduziriam no planejamento.

As contribuições de Cristina foram relevantes, pois elaconhece as crianças e seus familiares muito bem e tem percebidomudanças significativas no desenvolvimento das crianças.

Este exemplo nos remete a alguns princípios que devemnortear o planejamento e à participação do Auxiliar na sua formulação.

No ato de planejar, o pricípio que deve ser levado em conta é:

(A as singularidades e especificidades das crianças e ascaracterísticas sócio-culturais do grupo para atender as fasesdo crescimento ;

(B) as que a modernidade tem apresentado aos educadores eas mudanças ocorridas no século XXI;

(C) a seqüência de idéias pedagógicas que, sem o rigor detempo e espaço, agradem às crianças e aos pais;

(D) a proposta de controle de atitudes e comportamento quefavoreça o desenvolvimento das ações das crianças acercados limites;

(E) o entendimento de que cada criança é diferente e que, aprofessora e a auxiliar deverão lhes dar limites para que ajamda mesma maneira.

Page 10: AUX-CRECHE - questionario

Prefeitura Municipal de Mesquita Concurso Público-2006

10

47 -

No processo de avaliação de desenvolvimento psicomotor deCarla, a auxiliar de creche trouxe as seguintes observações.• Apresenta fadiga• Freqüentes quedas; é desajeitada e desastrada• Tem uma coordenação pobre, não conseguindo desenvolversatisfatoriamente as habilidades manuais.• Atenção instável.• Distúrbio de sono.• Intranqüilidade.• Problemas de linguagem, especialmente linguagem enrolada e rápida.• Sensações de inadequação e de inferioridade• Falta da dominância do pé, do olho, do ouvido e da mão.

A auxiliar de creche com seus depoimentos está auxiliando aperceber que Carla:

(A) Tem lateridade cruzada porque é a partir de dois anos quese define o lado de dominância.

(B) Tem imperícia porque é normal e como apresenta frustraçõese insegurança não demonstra segurança.

(C) Tem inibição psicomotora devido à ansiedade constante enão tem o lado de dominância definido por medo.

(D) Tem debilidade motora porque seus movimentos são automáticose frágeis causando fatigabilidade sem dominância lateral.

(E) Tem instabilidade motora porque sua atividade muscular éinstável provocando falta de lateralidade.

48 - Décio Pagnatari, em seu livro Poesia/Pois é/Poesia, nos trazesse exemplo:

Beba coca colaBabe colaBeba cocaBabe cola cacoCacoCola................................

As crianças, nas diversas interações com livros, com aquelesque lhes contam histórias e com os objetos mais comuns docotidiano social, têm contatos com materiais impressos.

É por essa razão que, apesar de a criança de três anosnão saber ler nem escrever, ela é capaz de identificar uma garrafade refrigerante pelo seu formato, cor, tamanho, tão própria dapropaganda da mídia.

Do exposto, pode-se afirmar que:

(A) as crianças da creche devem ser alfabetizadas a partir doba-be-bi-bo-bu – la-le-li-lo-lu;

(B) a leitura e a escrita devem ser iniciadas na modalidade deensino sistemático a partir da creche;

(C) a criança da creche é analfabeta mas aprende a escrever“beba coca cola”;

(D) a aprendizagem da leitura tem início a partir do momento emque as crianças entram em contato com o mundo letrado;

(E) a criança deverá ser mantida afastada da leitura e da escritapois a creche é o lugar de brincar.

44 - A LDB, Lei nº 9394/96, determina que a Educação Infantil éoferecida em creches e pré-escolas. Em seu artigo 29 estabelecea faixa etária da Educação Infantil de zero a seis anos.

Recentemente, em 3 de agosto de 2005, a Resolução nº3 ampliou o ensino fundamental para nove anos, com a inclusãoda classe de alfabetização.

Dessa forma as faixas etárias para creches e pré-escola passarama ser respectivamente:

(A) de zero a três e de quatro a seis anos;(B) de zero a dois e de três a seis anos;(C) de zero a três e de quatro a cinco anos;(D) de zero a um e de dois a cinco anos;(E) de zero a quatro e de cinco a seis anos.

45 -Um kg de farinhaUm vidro de anilina ou trêscolheres de guacheUma pitada de salMisturar tudo, acrescentarágua, em ponto de massa depão, sem grudar nas mãos.

Esta é a receita mais simplesde fazer massinha, que seráutilizada para modelar e tem avantagem de não fazer mal a

criança, caso ela leve uma porção à boca.Em geral, é tarefa do Auxiliar de Creche / Pré Escola

preparar esse material.A massinha, como material pedagógico, é usada com

muita freqüência nas creches e pré escola.

Entre as finalidades de seu uso pode-se afirmar que:

(A) constitui-se em uma tarefa do Auxiliar de Creche;(B) desenvolve as noções de estudos sociais e matemática;(C) mostra que a criança é capaz de trabalhar com materiais de

diferentes espessuras;(D) favorece a coordenação motora fina da criança;(E) prepara a criança para coordenação motora ampla.

46 - Alice e Ana trabalham numa escola particular e pretendem prestarconcurso público para Auxiliar de Creche e Pré-Escola. Discutindoa Lei nº 9394/96, concordavam que a educação infantil passou amerecer atenção mais definida, como etapa inicial da educaçãobásica, das creches ao sistema educacional, mas discordavam dosobjetivos da Educação Infantil doutrinados na Lei.

Sobre os objetivos de Educação Infantil é correto afirmar que:

(A) ao fortalecimento dos vínculos familiares, dos laços desolidariedade e a tolerância humana;

(B) visa ao desenvolvimento integral da criança em seu aspectofísico, psicológico, intelectual e social;

(C) visa ao aprimoramento do educando, incluindo a formaçãoética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e dopensamento critico;

(D) visa ao desenvolvimento das habilidades da criança, pormeios formais e informais;

(E) visa ao desenvolvimento da capacidade de aprender.

Massimha

Quem está ali?

Page 11: AUX-CRECHE - questionario

Prefeitura Municipal de Mesquita Concurso Público-2006

11

49 - O gestor escolar de uma instituição de educação infantiltrouxe o resultado de uma pesquisa, na qual se avalia o grau desatisfação dos Auxiliares de Creche com o seu trabalho e o índicede representação social a eles atribuídos.

O gráfico abaixo foi apresentado ao grupo participante para querefletisse.

Estão satisfeitas com o trabalho, mas se consideram babásdas crianças.Estão satisfeitas com o trabalho, mas se consideram comorepresentantes das mães.Estão satisfeitas com o trabalho, pois se consideramresponsáveis na formação da criança.

O gráfico indica:

(A) todos estão satisfeitos com o trabalho que realizam, porém50% indicam uma distorção na imagem de sua profissão;

(B) 50% estão satisfeitos, mas afirmam que é valido consideraro Auxiliar de Creche como babá de crianças;

(C) não há no grupo indicadores sobre a função do Auxiliar deCreche;

(D) somente 30% foram capazes de definir a representaçãosocial do Auxiliar de Creche;

(E) para todos os entrevistados a representação social doAuxiliar de Creche está em conformidade com o processode formação da criança.

50 - Quando os pais utilizam a creche procuram uma experiêncianova de socialização onde a criança entra em contato com umambiente mais amplo do que a família, da qual faz parte. É umacomunidade social que participa da experiência da reproduçãode novos conhecimentos que sai da esfera privada.

Grande parte das instituições nasceram com o objetivode atender exclusivamente às crianças de baixa renda.

Modificar esta concepção de educação assistencialistasignifica atentar para várias questões que vão muito além dosaspectos legais. Assumir as especificidades da educação infantile rever concepções sobre a infância, as relações entre classessociais, as responsabilidades da sociedade e o papel do Estadodiante das crianças pequenas.

Das opções abaixo, apenas uma não contempla a função dacreche. Marque-a:

(A) creche deve ser o espaço onde se respeita a cultura e aorigem de cada criança;

(B) na creche a organização do espaço e do tempo sãoimportantes para a educação, a interação e a construção doconhecimento;

(C) na creche os projetos educativos devem ser compartilhadosapenas com a equipe pedagógica e administrativa;

(D) a creche deve ter um ambiente cultural que propicieincidentalmente a leitura e a escrita;

(E) na creche considera-se a brincadeira como uma atividadeeducativa fundamental para a criança.

30%

50%

20%

Page 12: AUX-CRECHE - questionario

Prédio do CCMN - Bloco CCidade Universitária - Ilha do Fundão - RJCentral de Atendimento - (21) 2598-3333

Internet: http://www.nce.ufrj.br