autor: pedro queiroz um marco na histÓria do recipe · mercado de sao jose um marco na histÓrja...

12
Autor: Pedro Queiroz UM MARCO NA HISTÓRIA DO RECIPE LITERATURA DE CORDEL Recife, Setembro de 2003 - 1' Edipao

Upload: dinhtruc

Post on 11-Nov-2018

219 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Autor: Pedro Queiroz UM MARCO NA HISTÓRIA DO RECIPE · MERCADO DE SAO JOSE UM MARCO NA HISTÓRJA DO RECIPE Autor: Pedro Queiroz Mercado de Sao José: Um pedago da Historia Que o

Autor: Pedro Queiroz

UM MARCO NA HISTÓRIA DO RECIPE

LITERATURA DE CORDEL Recife, Setembro de 2003 - 1' Edipao

Page 2: Autor: Pedro Queiroz UM MARCO NA HISTÓRIA DO RECIPE · MERCADO DE SAO JOSE UM MARCO NA HISTÓRJA DO RECIPE Autor: Pedro Queiroz Mercado de Sao José: Um pedago da Historia Que o
Page 3: Autor: Pedro Queiroz UM MARCO NA HISTÓRIA DO RECIPE · MERCADO DE SAO JOSE UM MARCO NA HISTÓRJA DO RECIPE Autor: Pedro Queiroz Mercado de Sao José: Um pedago da Historia Que o

MERCADO DE SAO JOSE U M MARCO NA HISTÓRJA

DO RECIPE Autor : Pedro Queiroz

Mercado de Sao José: Um pedago da Historia Que o recifense preserva Bem no selo da memória; Descrevo com estes versos Suafama, suaglória.

É no centro da cidade Onde se encentra instalado, No bairro de Sao José, Imponente e afamado Pela sua importancia Ele é mais que um mercado.

Foí no século dezenove Setenta e cinco, o ano Día sete de setembro, De manhá, se nao me engaño Inaugurado e entregue Ao povo pernambucano.

Page 4: Autor: Pedro Queiroz UM MARCO NA HISTÓRIA DO RECIPE · MERCADO DE SAO JOSE UM MARCO NA HISTÓRJA DO RECIPE Autor: Pedro Queiroz Mercado de Sao José: Um pedago da Historia Que o

Em estilo neoclássico, Possui beleza sutil Verdadeira obra de arte, De frente ou de perfil Nasuaconcep9áo1 OprimeirodoBrasil.

Todasuaestrutura, Da Franpafoi importada O piso, de Portugal Construgáo bem projetada Engenharia européia Ao Nordeste adaptada

Sao quase quatro mil metros Sua área de construgáo E maís de quinhentos boxes Compóem sua formagáo E bem dimensionados, Cada qual com seu padrao.

É um patrimonio histórico, Líder entre os veteranos Do Brasil é referencia Por todos esses seus anos Um motivo de orgulho De todos pernambucanos.

Page 5: Autor: Pedro Queiroz UM MARCO NA HISTÓRIA DO RECIPE · MERCADO DE SAO JOSE UM MARCO NA HISTÓRJA DO RECIPE Autor: Pedro Queiroz Mercado de Sao José: Um pedago da Historia Que o

Efoi noséculovinte Quando ele foi tombado No ano setenta e dois, Como está registrado Nos anais da nossa Historia Pra sempre será lembrado:

No ano oitenta e nove, Um sinistro ele sofreu Também no século vinte Eatudosobreviveu Nem incendio, nem reformas Roubaram o encanto seu.

Ele é um mercado público Muito bem organizado Onde vende-se de tudo, Produtos do nosso Estado De artes a vestuários Cereal, carne e pescado.

Já é público e notorio, Todos sabem como é Qualquer um produto raro. De rapadura a rapé Só existe num lugar: Mercado de Sao José.

Page 6: Autor: Pedro Queiroz UM MARCO NA HISTÓRIA DO RECIPE · MERCADO DE SAO JOSE UM MARCO NA HISTÓRJA DO RECIPE Autor: Pedro Queiroz Mercado de Sao José: Um pedago da Historia Que o

Tem sururu, guaiamum, Buchada, sarapatel, Alguidar, pote, gamela Daabelhatemomel, Colherde pau, candeeiro Efolheto de cordel.

Temtamborete, urupema, Brinquedos de mulungu, Raspa-coco, ratoeira, Acastanhadecaju E os bonecos de barro DeládeCaruaru.

Artesanatos notáveis, Feitos com desenvoltura Nossa arte popular, Genuinamente pura Sabedoriadopovo Transformada em cultura.

Tem cesta, balaio, cachaga, Bainha, foice, facáo, Cartucheira e chapéus, Rendas, pena de paváo Moringa, grelha, abano E de couro tem gibáo.

- 4 -

Page 7: Autor: Pedro Queiroz UM MARCO NA HISTÓRIA DO RECIPE · MERCADO DE SAO JOSE UM MARCO NA HISTÓRJA DO RECIPE Autor: Pedro Queiroz Mercado de Sao José: Um pedago da Historia Que o

Tem rede, fumo de rolo, Paviodecandeeiro, Alpercata de rabicho, Corrimboque, fogareiro, Esteira de pipiri, Espora pra cavaleiro.

Tem plantas medicináis, Rica flora brasileira Pra curar várias doengas De dor de dente a frieira Panarício, diarréla, Si ñus ¡te e até coceira.

Remédio contra bronquite, Calo-seco, "esporáo" Contra gripe ou tosse braba, Pano-branco, rouquidáo E as famosas garrafadas Preparadas no sertáo.

Tem agriáo, alecrim, Alcachofra, hortelá, Alfavaca, fedegoso, Manjerioba, juá, roma, Manjericáo, pepaconha, Sementé de mucuná.

- 5 -

Page 8: Autor: Pedro Queiroz UM MARCO NA HISTÓRIA DO RECIPE · MERCADO DE SAO JOSE UM MARCO NA HISTÓRJA DO RECIPE Autor: Pedro Queiroz Mercado de Sao José: Um pedago da Historia Que o

Erva-moura, cabacinho, Malvahsco, aroeira, Catuaba, mastruz, angico, Sementé de quixabeira, Quebra-pedra, cumaru, Capim-santo, erva-cidreira.

Tem artigos da umbanda, Arte sacra, candomblé Defumadores e velas, Imagem de Sao José Artigos carnavalescos, Canigoejereré.

Seu pátio, uma grandefeira Pois é a sua extensáo Pra vender frutas, verduras, Macaxeira, fruta-pao^ Jambo, pitanga, acerola, Inhame, caja, mamáo.

Voltando um pouco ao passado, Relembro os cantadores, O fotógrafo lambe-lambe Nasuaarte.doutores Enapraga Dom Vital Demonstravam seus valores.

- 6 -

Page 9: Autor: Pedro Queiroz UM MARCO NA HISTÓRIA DO RECIPE · MERCADO DE SAO JOSE UM MARCO NA HISTÓRJA DO RECIPE Autor: Pedro Queiroz Mercado de Sao José: Um pedago da Historia Que o

Homem-da-cobra, os mágicos, Come-em-pé, caldo-de-cana, Refresco de abacaxi, Vitamina de banana O mercado era urna festa Qualquer dia da semana.

No vuco-vuco vendia-se De sapato a paleto, Pulseiras, anéis de ouro E tudo num lugar só Hoje é modernizado Com o nome de brechó.

O transporte regular Que passava em sua frente Era só o velho bonde E o único existente Sendo a praga Dom Vital O seu ponto convergente.

Mercado de Sao José, Que é forte por natureza É feito de ferro duro, Mas possui muita beleza Tanto acolhe o plebeu Como recebe a nobreza.

- 7 -

Page 10: Autor: Pedro Queiroz UM MARCO NA HISTÓRIA DO RECIPE · MERCADO DE SAO JOSE UM MARCO NA HISTÓRJA DO RECIPE Autor: Pedro Queiroz Mercado de Sao José: Um pedago da Historia Que o

Pra conhecer o Recite De carro, barco ou a pé, Ver as centenárias pontes E o vai-e-vem da maré Tem que constar no roteiro Mercado de Sao José.

Pernambuco imortal Edo norteé o leáo Dos monumentos históricos Recite é o coragáo Onde há encantos mil Que enche nossa visáo.

FÍM

LEIA TAMBÉM DO MESMO AUTOR OS CORDÉIS: * O Beabá da Cachaga; * O Beabá da Cachaga 2 a Ligáo; *Lula; Um Metalúrgico que virou Presidente (Toda sua trahetória); * Paz; * A discussáo do órente e o macumbeiro

Page 11: Autor: Pedro Queiroz UM MARCO NA HISTÓRIA DO RECIPE · MERCADO DE SAO JOSE UM MARCO NA HISTÓRJA DO RECIPE Autor: Pedro Queiroz Mercado de Sao José: Um pedago da Historia Que o
Page 12: Autor: Pedro Queiroz UM MARCO NA HISTÓRIA DO RECIPE · MERCADO DE SAO JOSE UM MARCO NA HISTÓRJA DO RECIPE Autor: Pedro Queiroz Mercado de Sao José: Um pedago da Historia Que o

A P O I O C U L T U R A L :

- O TERQO-Rendas, Redes e Bordados

Literatura de Cordel etc..

Mario Meló Mercado de Sao José - BOX 145 á 147 á 291 á 292 á 304 e 305 Fone: 3224.9315 - Recife - PE

- ART NORDESTE -~ ARTICOS REGIONAIS ~

Talhas, Tapetes, Cortinas, Bonecos de Barros Souvenir, Literatura de Cordel Etc.

Mercado de Sao José - BOX 206 á 207-208 Fones: 3225.0112 -9918.0780 Recife - PE

- O Cearense -Artesanatos em geral, ConfecQoes.Redes, Rendas

Bordados, Talhas, Artigos de Carnauba, Literatura de Cordel etc., vendas atacado e varejo.

Antonio T. Gomes

Mercado de Sao José BOX 306, 307 á 308 Fone Com: 3224.5860 Recife - Pernambuco Res. Fone: 3471.2383

CONTATO COM O POETA: (81) 3519-5410 - 8821-7208 DIREITOS RESERVADOS