automÓvel - acp.pt · distância, velas ignição e de incandescência, cablagens, cárter,...

7
AUTOMÓVEL GARANTIA SEGURANÇA

Upload: dinhliem

Post on 01-Dec-2018

221 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: AUTOMÓVEL - acp.pt · distância, velas ignição e de incandescência, cablagens, cárter, corrente de distribuição, alavancas caixa velocidades, elementos externos caixa de velocidades,

AUTOMÓVEL

GARANTIA

SEGURANÇA

Page 2: AUTOMÓVEL - acp.pt · distância, velas ignição e de incandescência, cablagens, cárter, corrente de distribuição, alavancas caixa velocidades, elementos externos caixa de velocidades,
Page 3: AUTOMÓVEL - acp.pt · distância, velas ignição e de incandescência, cablagens, cárter, corrente de distribuição, alavancas caixa velocidades, elementos externos caixa de velocidades,

GARANTIA

> MOTOR

> CAIXA DE VELOCIDADES

> DIFERENCIAL E TRANSMISSÕES

> DIRECÇÃO

> SUSPENSÃO

> ALIMENTAÇÃO

> SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO

> SISTEMA DE TRAVÕES

> COMPONENTES ELÉCTRICOS

> CÁRTERES

> CONSUMÍVEIS

COBERTURAS E SERVIÇOS

3 | 4

Page 4: AUTOMÓVEL - acp.pt · distância, velas ignição e de incandescência, cablagens, cárter, corrente de distribuição, alavancas caixa velocidades, elementos externos caixa de velocidades,

GARANTIA

Todas as peças e componentes internos do bloco de motor e dos cilindros tais como: árvore de cames, cavilhões, bielas,blocos-cilindros, caixas de válvulas, camisas, coroa de arranque, casquilhos, colector de admissão e de escape, conjuntode balanceiros ( excluindo juntas ), junta de culatra, chumaceiras de berbequins, carretos de distribuição, pistons, bombade óleo, hastes, válvulas, berbequim e volante-motor. A garantia estende-se também a outras partes do motor comoconsequência de danos causados pela quebra de um dos seus elementos com excepção da quebra da correia de distribuiçãoe da embraiagem quando totalmente gasta ou causado por sobreaquecimento.

a) Caixa Mecânica – Anilhas de sincronização, veios ( primários, de saída e de diferencial ), eixo dos satélites, rolamentosinternos, pinhões e engrenagens, caixa do diferencial, conversor de binário ( excluindo juntas ), mecanismo de embraiagem( estando excluídas peças de fricção, desgaste normal ou causado por sobreaquecimento ).b) Caixa Automática – Bandas e discos, caixa de válvulas, válvulas de segurança, diferencial, caixa de transmissão,conversor de binário ( excluindo juntas ), embraiagem e guarnição freio, válvulas e reguladores, bomba de óleo.

Caixa de Velocidades

Diferenciale Transmissões

DirecçãoTodas as peças internas incluindo amortecedor de direcção, cremalheira, bomba direcção assistida.

Todas as peças internas incluindo arvores, cardans, diferenciais, carretos, pinhões, rolamentos, diferencial, rolamentos rodas( com excepção 4x4 ).

Motor

Page 5: AUTOMÓVEL - acp.pt · distância, velas ignição e de incandescência, cablagens, cárter, corrente de distribuição, alavancas caixa velocidades, elementos externos caixa de velocidades,

Suspensão

Sistema de Refrigeração

Alimentação

Componentes eléctricos

Sistema de Travões

Anilhas, eixos e suportes, barras de estabilização, braços de suspensão superiores e inferiores, molas suspensão,rotulas, rolamentos de cubos, electroválvula.

Bomba de combustível, distribuidor, tampa do distribuidor, carborador, bomba de injecção, turbo compressor( unicamente para viaturas Diesel ).

Alternador, bobines, bomba de alimentação, motor de arranque, fecho centralizado, módulos electrónicos ( comexcepção dos indicadores e instrumentos ), caixa de alimentação, motores limpa pára-brisas e sofagem, motor devidros eléctricos e tejadilhos, regulador tensão.

ABS, cilindro travão principal, cilindros de travão, pinças de travão, bomba de assistência ( salvo peças de fricção ).

Termostato, motor do ventilador, bomba de água, radiador, compressor do ar condicionado, radiador de óleo motor, intercooler.

Consumíveis

O cárter será assumido, sempre que o dano ocorra como consequência de uma avaria causada por uma peça,coberta pelo contrato de garantia.

Estarão a cargo da garantia os consumíveis necessários para que a viatura reparada ao abrigo do contrato de garantia,possa circular, excluíndo carburantes, aditivos anti-congelantes e líquidos limpa pára-brisas.

Cárter

5 | 6

Page 6: AUTOMÓVEL - acp.pt · distância, velas ignição e de incandescência, cablagens, cárter, corrente de distribuição, alavancas caixa velocidades, elementos externos caixa de velocidades,

Artigo 1. GARANTIA SEGURANÇA

a) OBJECTO DO CONTRATO E DURAÇÃO

O veículo usado coberto beneficia de uma Assistência em Viagem que contempla uma GarantiaSegurança, de acordo com o descrito nas presentes Condições Gerais, durante o prazocontratado, conforme indicado no Boletim de Adesão. A Assistência em Viagem com GarantiaSegurança tem inicio após a finalização da garantia legal do Fabricante, caso esta ainda estejaem vigor ou a partir da data de venda do veículo. O veículo beneficia igualmente da garantialegal contra os defeitos ocultos prevista no Código Civil.

b) ÂMBITO TERRITORIAL

O presente contrato é aplicável em todo o território Português, assim como nos países inscritosna carta verde, para veículos matriculados em Portugal.

c) COMPONENTES E PEÇAS COBERTAS PELA GARANTIA

O presente contrato garante as reparações das seguintes peças ou componentes eléctricosdefeituosos, a efectuar preferencialmente na oficina do estabelecimento vendedor:

MOTOR

Todas as peças e componentes internos do bloco de motor e dos cilindros tais como: árvorede cames, cavilhões, bielas, blocos-cilindros, caixas de válvulas, camisas, coroa de arranque,casquilhos, colector de admissão e de escape, conjunto de balanceiros ( excluindo juntas ),junta de culatra, chumaceiras de berbequins, carretos de distribuição, pistons, bomba de óleo,hastes, válvulas, berbequim e volante-motor. A garantia estende-se também a outras partesdo motor como consequência de danos causados pela quebra de um dos seus elementos, comexcepção da quebra da correia de distribuição e da embraiagem quando totalmente gasta oucausado por sobreaquecimento.

CAIXA DE VELOCIDADES

a)Caixa Mecânica – Anilhas de sincronização, veios ( primários, de saída e de diferencial ),eixo dos satélites, rolamentos internos, pinhões e engrenagens, caixa do diferencial, conversorde binário ( ex-cluindo juntas), mecanismo de embraiagem ( estando excluídas peças de fricção,desgaste normal ou causado por sobreaquecimento ).

b)Caixa Automática – Bandas e discos, caixa de válvulas, válvulas de segurança, diferencial,caixa de transmissão, conversor de binário ( excluindo juntas ), embraiagem e guarnição freio,válvulas e regu-ladores, bomba de óleo.

DIFERENCIAL E TRANSMISSÕES

Todas as peças internas incluíndo arvores, cardans, diferenciais, carretos, pinhões, rolamentos,diferencial, rolamentos rodas ( com excepção 4x4 ).

DIRECÇÃO

Todas as peças internas incluíndo amortecedor de direcção, cremalheira, bomba direcçãoassistida.

SUSPENSÃO

Anilhas, eixos e suportes, barras de estabilização, braços de suspensão superiores e inferiores,molas suspensão, rotulas, rolamentos de cubos, electroválvula.

ALIMENTAÇÃO

Bomba de combustível, distribuidor, tampa do distribuidor, carborador, bomba de injecção,turbo compressor ( unicamente para viaturas Diesel ).

COMPONENTES ELÉCTRICOS E ELECTRÓNICOS

Alternador, bobines, bomba de alimentação, motor de arranque, fecho centralizado, móduloselectrónicos ( com excepção dos indicadores e instrumentos ), caixa de alimentação, motoreslimpa pára-brisas e sofagem, motor de vidros eléctricos e tejadilhos, regulador tensão.

SISTEMA DE TRAVÕES

ABS, cilindro travão principal, cilindros de travão, pinças de travão, bomba de assistência(salvo peças de fricção ).

SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO

Termostato, motor do ventilador, bomba de água, radiador, compressor do ar condicionado,radiador de óleo motor, intercooler.

CONDIÇÕES GERAISCONDIÇÕES GERAIS DA GARANTIA SEGURANÇA

Page 7: AUTOMÓVEL - acp.pt · distância, velas ignição e de incandescência, cablagens, cárter, corrente de distribuição, alavancas caixa velocidades, elementos externos caixa de velocidades,

CÁRTER

O cárter será assumido, sempre que o dano ocorra como consequência de uma avaria causadapor uma peça, coberta pelo contrato de garantia.

CONSUMÍVEIS

Estarão a cargo da garantia os consumíveis necessários para que a viatura reparada ao abrigo docontrato de garantia, possa circular, excluindo carburantes, aditivos anti-congelantes e líquidos limpapára-brisas.

Estão excluídos todos os riscos e danos indicados na alínea e).Para reparações com um montante inferior 375e com IVA, será aplicada uma franquia acargo do beneficiário de 80e (com IVA), caso o seu veículo seja reparado num estabelecimentodiferente da oficina vendedora, caso o incidente ocorra num raio de 50 km da mesma. Ovalor coberto pela Assistência com Garantia Segurança não excederá o valor venal do veículona data de ocorrência da avaria, por reparação ou pelo valor acumulado de várias reparaçõescobertas.

d) VEÍCULOS COBERTOS

As prestações e serviços do contrato aplicam-se a veículos particulares, com um peso bruto inferior a3.500 kg com excepção dos veículos de mercadorias ou afectos ao transporte público de pessoas, taiscomo os táxis, ambulâncias e veículos de instrução, os veículos utilizados para aluguer de curtoduração e os veículos modificados que já não cumprem as normas e especificações standard doFabricante.

e) EXCLUSÕES

Ficam excluídos do presente contrato o desgaste normal das peças ou componentes cobertos,tendo em conta a idade e a quilometragem do veículo, bem como todas as peças e componentesque não tenham sido expressamente mencionados na alínea c), nomeadamente: distribuidor,amortecedores, lâmpadas, bateria, tampão óleo, tampão combustível, bujon, comandosdistância, velas ignição e de incandescência, cablagens, cárter, corrente de distribuição, alavancascaixa velocidades, elementos externos caixa de velocidades, comandos do painel de instrumentos,correias incluindo correia de distribuição, tubagens, escape completo incluindo colectores,embraiagem ( peças de fricção ), filtros, travões ( peças de fricção ), injectores, indicadoresde bordo, juntas, pneus, rodas, reguladores, afinação de válvulas, alinhamento direcção,

platinados, peças de carroçaria, bancos e revestimentos.

O desgaste normal caracteriza-se por uma comparação entre o estado das peças avariadas, asua quilometragem e o tempo de utilização, com o potencial médio de funcionamento. Aapreciação poderá ser determinada pericialmente.Também ficam excluídos:- Acidente, choque, colisão, roubo, incêndio mesmo em consequência de avaria de uma parteou componente coberto;- Uso inadequado do veículo, sobrecarga, actividades relacionadas com competições oucampeonatos, rallyes, provas de todo o terreno, de velocidade, participação em caravanas,oficiais ou de natureza privada;- Incumprimento das normas do Fabricante, negligência e agravamento de danos;- Falta de controlo e insuficiência do nível dos fluidos;- Uso de fluidos não conformes às normas do Fabricante;- Reparações cobertas pela garantia legal do Fabricante ou do reparador;- Ajustes de trem e reparações de pneumáticos devidas a um furo ou a rebentamento;- Avarias provocadas por um elemento externo;- Indemnizações por imobilização ou perda de exploração, os custos de parqueamento e degaragem;- Guerras, vandalismo, distúrbios e alterações da ordem pública.

Qualquer fraude, falsificação ou falso testemunho provocará automaticamente a nulidade docontrato.

f ) CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO DO VEÍCULO

O Beneficiário compromete-se por um lado, a utilizar devidamente o veículo em estrada eauto-estradas, ou qualquer outra rede viária desde que aberta à circulação cumprindo as normase os imperativos técnicos do Fabricante e por outro, a efectuar as revisões nas quilometragensindicadas, de acordo com as normas do fabricante.Qualquer negligência em relação ao plano de manutenção do fabricante implicará a anulaçãoda garantia. O beneficiário deverá facultar, sempre que solicitado pelo Serviço Segurança, oscomprovativos das revisões efectuadas.

g) FORO COMPETENTE

Para qualquer litígio emergente deste contrato é competente o tribunal da Comarca de Lisboa.

7