automóveis 15 06 2016

8
www.odebateon.com.br Macaé (RJ), quarta-feira, 15 de junho de 2016, Ano XL, Nº 9045 Fundador/Diretor: Oscar Pires O DEBATE DIÁRIO DE MACAÉ AUTOMÓVEIS DIVULGAÇÃO Shopping Plaza Macaé recebe encontro de antigomobilistas, fuscas e carros antigos São esperados participantesdo Norte Fluminense, Região dos Lagos e estados vizinhos N o domingo, dia 26 de junho, o Shopping Plaza Macaé recebe o 2º Anual Rachadores Aircooled, que tra- rá aos apaixonados por carros e público em geral a oportunida- de de apreciarem cerca de 350 diferentes veículos, dentre Fus- cas e outros modelos. O evento acontece das 10h às 16h, no estacionamento do Shopping, em frente ao Supermercado Walmart. PÁG. 5

Upload: o-debate-diario-de-macae

Post on 02-Aug-2016

220 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Automóveis 15 06 2016

www.odebateon.com.br Macaé (RJ), quarta-feira, 15 de junho de 2016, Ano XL, Nº 9045 Fundador/Diretor: Oscar Pires

O DEBATE DIÁRIO DE MACAÉ

AUTOMÓVEISDIVULGAÇÃO

Shopping Plaza Macaé recebe encontro de antigomobilistas, fuscas e carros antigosSão esperados participantesdo Norte Fluminense, Região dos Lagos e estados vizinhos

No domingo, dia 26 de junho, o Shopping Plaza Macaé recebe o 2º Anual

Rachadores Aircooled, que tra-rá aos apaixonados por carros e público em geral a oportunida-de de apreciarem cerca de 350 diferentes veículos, dentre Fus-cas e outros modelos. O evento acontece das 10h às 16h, no estacionamento do Shopping, em frente ao Supermercado Walmart. PÁG. 5

Page 2: Automóveis 15 06 2016

O DEBATE DIÁRIO DE MACAÉ2 AUTOMÓVEIS Macaé (RJ), quarta-feira, 15 de junho de 2016

AUTOTALJaguar Land Rover inaugura fábrica em Itatiaia, RJFoi inaugurada nesta

terça-feira (14) a fábrica da Jaguar Land Rover

em Itatiaia, no Rio de Janeiro. Com investimento de R$ 750 milhões, a unidade fica às mar-gens da Via Dutra e ocupa uma área de 60 mil metros quadra-dos. Segundo a montadora britânica, serão gerados 1 mil empregos diretos e indiretos.

A capacidade será de 24 mil veículos por ano, mas o início

será com 70% da capacidade. A prioridade são os dois mo-delos mais vendidos no país atualmente - o Range Rover Evoque e o Discovery Sport -, mas a empresa não descarta outras possibilidades, já que a planta é totalmente flexível em sua produção.

A expectativa é que os pri-meiros veículos nacionais cheguem até o fim deste mês à rede de concessionárias. Por

enquanto, não há planos no curto prazo para montar mo-delos da Jaguar.

Segundo a empresa, os au-tomóveis produzidos no país não terão qualquer diferença em comparação aos fabricados na Inglaterra. E os preços tam-bém serão os mesmos.

CRISE DO SETORMesmo com a queda nas ven-

das do setor no país, a Jaguar

Land Rover acredita que o mer-cado brasileiro possui grande potencial de crescimento.

"'Apesar desse momento difícil que com certeza afeta

um pouco a credibilidade aos olhos do investidor estrangei-ro, confiamos nas instituições do Brasil. O país tem uma po-pulação jovem, trabalhadora,

um mercado consumidor em expansão. Nosso objetivo é conquistar o brasileiro", afir-mou Gabriel Patini, diretor de marketing e produto.

DIVULGAÇÃO

Page 3: Automóveis 15 06 2016

O DEBATE DIÁRIO DE MACAÉ Macaé (RJ), quarta-feira, 15 de junho de 2016 AUTOMÓVEIS 3

DICAS

Honda compartilha dicas para condução seguraMontadora dá dicas para quem adora curtir uma viagem, mas não abre mão de pegar a estrada e aproveitar a paisagem

Quando se trata de viajar, as possibilidades são infi-nitas: destinos para todos

os gostos e trajetos que permi-tem unir o prazer de explorar com o de conduzir.

No dia do Turista, a Honda compartilha dicas de condução segura para quem está plane-jando roteiros que incluam per-cursos de carro ou motocicletas. Afinal, todo cuidado é impor-tante para que nada frustre seu momento de descanso.

NÃO PEGUE A ESTRADA ANTES DE LER!

REVISÃO DO VEÍCULOSua primeira providência ao

planejar uma viagem desse tipo deve ser agendar uma revisão do seu carro ou moto. Faça um check-list e certifique-se que itens importantes serão verifi-cados: nível do óleo e lubrifican-tes, filtro do ar e do combustível, sistema de freios, arrefecimen-to, calibragem dos pneus, sus-pensão, bateria, palhetas, luzes do painel, lâmpadas e itens de emergência (triângulo, chave de roda, macaco, estepe, extintor).

RESPEITAR OS LIMITESQuando o assunto é condução

segura, três limites precisam ser priorizados:

Seu próprio limite - O auto-conhecimento é fundamental para entender como está sua condição física (cansaço, so-nolência, etc.), sua condição mental (principalmente em relação ao stress e situações de preocupação) e sua habilidade em pilotar ou dirigir (não reali-ze manobras para as quais você não está preparado).

O limite do veículo – saiba-quala capacidade de frenagem e de aceleração, de esterçamento e, no caso das motocicletas, da inclinação em curvas.

Limites impostos pelo am-biente – Condições climáticas (a chuva, neblina, etc), as condi-ções da via (mão dupla ou sim-ples, buracos, ondulações, pou-co ou muito tráfego) e, por fim, a legislação de trânsito (paradas obrigatórias, limites de veloci-dade, pontos de ultrapassagem) alteram a forma de dirigir. Aten-te-se para esses itens.

PONTO CEGOTodo veículo possui o cha-

mado ponto cego. A coluna do carro pode "esconder" uma mo-tocicleta, por exemplo, as late-rais direita e esquerda também camuflam objetos que saem do ângulo de visão dos espelhos

DIVULGAÇÃO

se aproximam. Ver e Ser Visto no trânsito é fundamental pa-ra sua segurança.

ULTRAPASSAGENSElasdevem ser feitas com

a maior segurança e, eviden-temente, somente em locais permitidos. O modo mais fácil, seguro e rápido de rea-lizar uma ultrapassagem pas-sa por estas dicas: mantenha uma distância do veículo à sua frente para melhor visualiza-ção do tráfego no sentido con-trário e para pegar “embalo”. Quando possível, e em local permitido, comece a ultrapas-sagem indicando com a seta. Faça a ultrapassagem com precisão, tenha atenção ao deslocamento de ar, principal-mente em veículos de grande porte (caminhões e ônibus) e, assim que a ultrapassagem for realizada e com um espaço de segurança, sinalize o retorno à sua faixa de rolamento. Deixe a esquerda livre para os veícu-los com maior velocidade. Em relação aos veículos maiores (caminhões e ônibus) lembre-se que eles possuem um ponto cego maior e que você precisa-rá de mais espaço para reali-zar a manobra.

CRUZAMENTOSE m e s t r a d a s o u n a s

cidades,essessão os locais com maiores índices de acidentes. Portanto, ao se aproximar de um cruzamento, diminua a velocidade mesmo estando na preferencial (dê uma con-ferida nos espelhos retrovi-sores se tem algum veículo colado); se tiver necessidade, utilize a buzina, mas não con-fie somente nela. Redobre a atenção. Se for fazer alguma conversão, utilize a seta, ela é fundamental para os demais condutores saberem de sua intenção e é obrigatória.

DISTRAÇÕESSegundo as estatísticas mais

recentes em vários países do mundo, as distrações já são as principais causadoras de aci-dentes (graves ou não). Por-tanto, cuidado com as comi-das e bebidas, pegar coisas em bolsas e mochilas e é claro, a utilização dos aparelhos celu-lares e smartphones. Caso seja necessário atender uma cha-mada, responder uma mensa-gem ou procurar o endereço de onde quer chegar, encoste o carro e faça com tranquili-dade. Procure manter sempre sua atenção ao trânsito.

retrovisores. Lembre-se, antes de qualquer conversão, utilize os espelhos retrovisores e olhe rapidamente sobre o ombro. Isso aumentará seu campo de visão e diminuirá o ponto cego.

DISTÂNCIA DE SEGUIMENTO OU SEGURANÇA

Em velocidade abaixo de 50 km/h fique a uma distância on-

de você possa observar os pneus traseiros do veículo da frente. Este espaço é suficiente para uma manobra evasiva. Acima de 50 km/h procure estabele-cer uma distância de 3 segundos. Marque um ponto fixo (uma ponte, um poste, etc.), assim que o veículo da frente passar, conte até 3 segundos é quando seu veí-culo deverá passar pelo ponto de

referência. Evidentemente que nem sempre isto será possível, por exemplo, em momentos de intenso tráfego. Nestas horas, redobre a atenção.

VER E SER VISTOÉ de sua responsabilidade

garantir a sua visibilidade. Procure ver tudo o que pas-sa ao seu redor, identifique

situações de risco potencial. Fique atento a essas dicas: olhe além do veículo que es-tá a sua frente; tenha aten-ção à pavimentação, buracos, sombras, animais, pedestres e outros veículos; certifique-se que você está sendo visto; atenção aos espelhos retro-visores, pois eles antecipam o movimento de veículos que

DIVULGAÇÃO

Page 4: Automóveis 15 06 2016

O DEBATE DIÁRIO DE MACAÉ4 AUTOMÓVEIS Macaé (RJ), quarta-feira, 15 de junho de 2016

VITRINE

Novo Civic 2017 chega às lojas em agosto, segundo concessionáriosMaior e mais robusto, o Novo Civic terá espaço ampliado no habitáculo e também no porta-malas

De acordo com concessio-nários Honda, o Novo Civic 2017 chega às lojas

brasileiras em 25 de agosto. O sedã médio da marca japonesa é esperado com expectativa no mercado nacional. A montado-ra confirma o segundo semes-tre, mas não revela uma data específica.

Maior e mais robusto, o Novo Civic terá espaço ampliado no habitáculo e também no porta-malas, que comporta 427 litros. Com estilo agressivo, o modelo deve resgatar parte do impacto provocado pelo New Civic em 2006.

Na parte mecânica, o Honda Civic 2017 deve chegar com motor 2.0 Flex atualizado e o novo 1.5 Turbo, que entrega 174 cv no exterior. A transmis-são CVT proporcionará mais eficiência em consumo. Diante de tudo isso e outras novidades, o modelo já provoca descontos do Civic atual.

De acordo com as revendas, o Civic está sendo vendido com descontos de até R$ 6.800. O motivo é claro, limpar os esto-ques para garantir a chegada da nova geração, que deve manter a fábrica de Sumaré/SP na ca-pacidade limite por bom tempo.

Page 5: Automóveis 15 06 2016

O DEBATE DIÁRIO DE MACAÉ Macaé (RJ), quarta-feira, 15 de junho de 2016 AUTOMÓVEIS 5

EVENTO

Shopping Plaza Macaé recebe encontro de antigomobilistas, fuscas e carros antigosA segunda edição do evento vai reunir cerca de 350 veículos. São esperados participantesdo Norte Fluminense, Região dos Lagos e estados vizinhos

No domingo, dia 26 de ju-nho, o Shopping Plaza Macaé recebe o 2º Anual

Rachadores Aircooled, que tra-rá aos apaixonados por carros e público em geral a oportuni-dade de apreciarem cerca de 350 diferentes veículos, den-tre Fuscas e outros modelos. O evento acontece das 10h às 16h, no estacionamento do Shopping, em frente ao Super-mercado Walmart.

Além de reunir os antigo-mobilistas e suas raridades, o encontro tem por objetivo di-vulgar e manter viva a cultura que existe em torno da antiga linha Volkswagen de veículos com motores arrefecidos a ar, chamados de VW AirCooled, que deram origem à própria Volks, na década de 1930 na Alemanha, durando até 2005 com a Kombi, último veículo com essa mecânica produzido no mundo.

"O Fusca, o carro do povo, é um ícone da indústria auto-mobilística mundial e acabou virando mais do que um sim-ples meio de transporte, vi-rou parte da família. E nosso propósito com esses encon-tros é manter essa história e essa cultura viva", ressalta um dos organizadores do evento, Eduardo V8, também um dos maiores conhecedores dessa máquina de fazer amigos.

São esperados participantes do Norte Fluminense, Região dos Lagos e estados vizinhos

que cultivam esse hobby e que periodicamente se reúnem em torno da paixão pelos veículos antigos, fomentando o resgate e a preservação da memória do automobilismo e promovendo saudáveis encontros entre fa-miliares e amigos. Para parti-cipar, basta levar dois quilos de alimentos não perecíveis, que serão encaminhados ao Lar São Francisco de Assis, no Bar-reto, e para o asilo da cidade.

SOBRE O SHOPPING PLAZA MACAÉ:

Inaugurado em setembro de 2008, o Shopping Plaza Macaé fica localizado na cidade bra-sileira com uma das maiores rendas per capita e oferece lojas de prestígio nacional, opções de lazer, restaurantes e um complexo com cinco salas de cinema stadium, sendo duas delas com projeção 3D. O Pla-za Macaé é administrado pela BRMALLS.

SOBRE A BRMALLS: A BRMALLS é a maior em-

presa integrada de shopping centers do Brasil, com parti-cipação em 48 shoppings, que totalizam 1.687,3 mil m2 de Área Bruta Locável (ABL) e 986,3 mil m2 de ABL própria. A BRMALLS é a única empresa nacional de shopping centers com presença em todas as cin-co regiões do Brasil, atendendo os consumidores de todas as classes sociais no país.

DIVULGAÇÃO

Page 6: Automóveis 15 06 2016

O DEBATE DIÁRIO DE MACAÉ6 AUTOMÓVEIS Macaé (RJ), quarta-feira, 15 de junho de 2016

ECONOMIA

Venda de veículos no Brasil cai 25% em abril, ante 2015No acumulado do ano, houve baixa de 27,9% nos emplacamentos. Os dados foram divulgados pela Fenabrave

A venda de veículos novos no Brasil caiu 25,7% em abril, na comparação com

o mesmo mês do ano passado. Ao todo, foram emplacados 162.915 automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, ante 219.360 unidades em abril de 2015.

Os dados foram divulgados nesta terça-feira (3) pela asso-ciação de concessionários (Fe-nabrave). Com relação a março, houve baixa de 9% nos empla-camentos.

Nos 4 primeiros meses do ano, a queda acumulada é de 27,9%, com 644.291 unidades, contra 893.744 no mesmo pe-ríodo do ano passado.

AUTOS E COMERCIAIS LEVESPraticamente estável com

relação a março, o segmento de comerciais leves, que inclui utilitários esportivos (SUVs) e picapes, resistiu às dificuldades econômicas, principalmente por causa de novidades recen-tes como Fiat Toro e Renault Oroch.

Já os carros de passeio apre-sentaram queda de 10% ante março e de 26% na comparação com abril de 2015. A Fenabrave projeta um total de 2,23 milhões de automóveis e comerciais le-ves vendidos em 2016, o que re-presenta um encolhimento de 20% ante 2015. O setor já vem de 3 anos seguidos de retração.

MARCASCom o carro mais vendido do

ano até agora, o Onix, a Che-

DIVULGAÇÃO

Nos 4 primeiros meses do ano, a queda acumulada é de 27,9%, com 644.291 unidades, contra 893.744 no mesmo período do ano passado

vrolet encabeça o ranking de marcas, com 101 mil unidades (16,3% do mercado) até abril.

Em segundo lugar aparece a Fiat (94 mil), seguida pela Volkswagen (84 mil). Com o sucesso do HB20, a Hyundai se consolida agora como a 4ª maior do mercado de automó-veis e comerciais leves, deixan-do para trás a Toyota (5ª) e a Ford, que caiu para a 6ª posição.

CAMINHÕES E ÔNIBUSO veículos pesados registra-

ram diminuição mais intensa, com 31% na comparação men-sal e 35% no acumulado em me-ses. A estimativa da Fenabrave para 2016 é de um recuo de 22,5% nas vendas de caminhões e ônibus.

MOTOSO setor de duas rodas sente

menos os impactos e teve queda de 13,5% em abril, com relação ao mesmo mês de 2015. No ano, os emplacamentos de motos acumulam queda de 12,7%, mas a Fenabrave espera um aqueci-mento nas vendas para fechar 2016 com recuo de apenas 5%.

Page 7: Automóveis 15 06 2016

O DEBATE DIÁRIO DE MACAÉ Macaé (RJ), quarta-feira, 15 de junho de 2016 AUTOMÓVEIS 7

Page 8: Automóveis 15 06 2016

O DEBATE DIÁRIO DE MACAÉ8 AUTOMÓVEIS Macaé (RJ), quarta-feira, 15 de junho de 2016