autocad 2010: truques e dicas

19
AutoCAD 2010: Truques & Dicas AutoCAD 2010: Truques & Dicas | Maurijones J. de Albuquerque 1 AutoCAD ® 2010 Truques e Dicas Desenhe e modele o mundo ao seu redor com os recursos poderosos e flexíveis oferecidos pelo AutoCAD ® , software para projetos e documentação e um dos principais aplicativos CAD 2D e 3D do mercado mundial. Acelere a documentação, compartilhe idéias automaticamente e explore conceitos de forma mais intuitiva em 3D. Com os milhares de suplementos disponíveis, o software AutoCAD oferece o máximo em flexibilidade, personalizada para atender às necessidades específicas do usuário. É hora de levar o projeto mais além. É hora de AutoCAD.

Upload: maurijones-j-de-albuquerque

Post on 18-Jun-2015

38.142 views

Category:

Documents


6 download

DESCRIPTION

Desenhe e modele o mundo ao seu redor com os recursos poderosos e flexíveis oferecidos pelo AutoCAD®, software para projetos e documentação e um dos principais aplicativos CAD 2D e 3D do mercado mundial. Acelere a documentação, compartilhe idéias automaticamente e explore conceitos de forma mais intuitiva em 3D. Com os milhares de suplementos disponíveis, o software AutoCAD oferece o máximo em flexibilidade, personalizada para atender às necessidades específicas do usuário. É hora de levar o projeto mais além. É hora de AutoCAD.

TRANSCRIPT

Page 1: AutoCAD 2010: Truques e Dicas

AutoCAD 2010: Truques & Dicas

AutoCAD 2010: Truques & Dicas | Maurijones J. de Albuquerque

1

AutoCAD® 2010

Truques e Dicas

Desenhe e modele o mundo ao seu redor com os recursos poderosos e flexíveis

oferecidos pelo AutoCAD®, software para projetos e documentação e um dos principais aplicativos CAD 2D e 3D do mercado mundial. Acelere a documentação,

compartilhe idéias automaticamente e explore conceitos de forma mais intuitiva em 3D. Com os milhares de suplementos disponíveis, o software AutoCAD oferece o

máximo em flexibilidade, personalizada para atender às necessidades específicas do usuário. É hora de levar o projeto mais além. É hora de AutoCAD.

Page 2: AutoCAD 2010: Truques e Dicas

AutoCAD 2010: Truques & Dicas

AutoCAD 2010: Truques & Dicas | Maurijones J. de Albuquerque

2

Desenho paramétrico A nova funcionalidade produtiva de desenho paramétrico no AutoCAD 2010 possibilita o aumento da produtividade de maneira espetacular através da restrição dos objetos de desenho com base na intenção do projeto. As restrições geométricas e dimensionais ajudam a garantir que as relações específicas e as medidas permaneçam persistente mesmo quando os objetos são modificados. As ferramentas para criação e gestão de restrições geométricas e dimensionais estão disponíveis na guia Parametric do Ribbon, que é exibido automaticamente no workspace 2D Drafting and Annotation.

Figura 1. Guia Parametric do ribbon Estabelecer relações geométricas As restrições geométricas estabelecem e mantêm as relações geométricas entre os objetos, os pontos-chave sobre os objetos, ou entre um objeto e o sistema de coordenadas. Os pares de pontos-chave sobre ou entre os objetos também podem ser restringidos para que fiquem vertical ou horizontal em relação ao atual sistema de coordenadas. Por exemplo, você pode especificar se dois círculos, devem ficar sempre concêntricos, que duas linhas fiquem sempre paralelas, ou que um dos lados de um retângulo fique sempre horizontal. Aplicação das Restrições Geométricas As relações geométricas são definidas com as restrições geométricas, localizadas no painel Geometric da guia Parametric do Ribbon, ou com o comando GEOMCONSTRAINT. Quando as restrições são aplicadas, um ícone aparece ao lado do cursor para ajudar você a lembrar qual a restrição está selecionada.

Figura 2. Ícone de restrição geométrica Concêntrica

Page 3: AutoCAD 2010: Truques e Dicas

AutoCAD 2010: Truques & Dicas

AutoCAD 2010: Truques & Dicas | Maurijones J. de Albuquerque

3

Ao aplicar uma restrição aos pontos, um marcador temporário identifica o ponto válido mais próximo quando passar o mouse sobre um objeto. Em geral, corresponde com os pontos que podem ser utilizados como as funções de restrição de object snap. Seja selecionando os objetos ou pontos sobre os objetos para restringir, a ordem e a localização selecionada afeta a forma como os objetos se atualizam: o segundo objeto selecionado se atualiza para satisfazer a restrição. Depois que a restrição for aplicada, porém, um ou outro objeto será atualizado quando o outro for alterado.

Figura 3. Aplicação de uma restrição paralela

Figura 4. Aplicação de uma restrição coincidente

Figura 5. Aplicação de uma restrição concêntrica

Page 4: AutoCAD 2010: Truques e Dicas

AutoCAD 2010: Truques & Dicas

AutoCAD 2010: Truques & Dicas | Maurijones J. de Albuquerque

4

AutoConstrain Você pode significativamente automatizar o processo de aplicação de restrições usando a funcionalidade AutoConstrain, disponível no painel Geometric da guia Parametric. A AutoConstrain aplica automaticamente as restrições à geometria que estão incluídas dentro das tolerâncias especificadas. Por exemplo, a aplicar da AutoConstrain a um retângulo consistindo de quatro linhas gera as restrições adequadas coincidentes, horizontais, paralelas e perpendiculares para manter a forma retangular, através de várias edições. É possível controlar quais restrições estão disponíveis, em que ordem foram aplicadas e uma tolerância para determinar se as restrições foram aplicadas automaticamente. Estes controles estão disponíveis na guia AutoConstrain da caixa de diálogo Constraint Settings, que pode ser acessada a partir da guia Parametric ou usando o comando CONSTRAINTSETTINGS.

Figura 6. Acesso a caixa de diálogo Constraint Settings

Figura 8. Caixa de diálogo Constraint Settings, guia AutoConstrain

Page 5: AutoCAD 2010: Truques e Dicas

AutoCAD 2010: Truques & Dicas

AutoCAD 2010: Truques & Dicas | Maurijones J. de Albuquerque

5

Barras de Restrição As barras de restrição mostram as restrições aplicadas a um objeto. Podemos controlar a exibição das barras de restrição usando o comando CONSTRAINTBAR ou as opções Show, Show All, e Hide All no painel Geometric da guia Parametric do ribbon. Quando as barras de restrição são exibidas, podemos passar o cursor sobre uma restrição para visualizar o nome da restrição e os objetos que ela afeta.

Figura 8. Barra de Restrição Podemos ainda controlar a exibição das barras de restrição na guia Geometric da caixa de diálogo Constraint Settings. As opções incluem a possibilidade de, individualmente, especificar quais tipos de restrições podem ser exibidos na barra de restrição, aplicar transparência, e mostrar automaticamente as barras de restrição após a aplicação das restrições aos objetos selecionados, independentemente da configuração atual de visibilidade da barra de restrição.

Figura 9. Caixa de diálogo Constraint Settings, guia Geometric

Page 6: AutoCAD 2010: Truques e Dicas

AutoCAD 2010: Truques & Dicas

AutoCAD 2010: Truques & Dicas | Maurijones J. de Albuquerque

6

Estabelecendo Relações Dimensionais As relações dimensionais colocam limites nas medições da geometria. Por exemplo, podemos empregar uma restrição dimensional para especificar o raio de um arco, o comprimento de uma linha, ou se duas linhas paralelas ficam separadas sempre 15 mm. Alterando o valor de uma restrição dimensional força uma mudança na geometria. Podemos criar as restrições dimensionais a partir do painel Dimensional da guia Parametric ou com o comando DIMCONSTRAINT. Existem sete tipos de restrições dimensionais, semelhante aos outros tipos de cotas Lineares, Alinhadas, Horizontal, Vertical, Angular, Radial e Diametral. Na verdade, podemos utilizar o comando DIMCONSTRAINT para converter uma cota tradicional em uma restrição dimensional correspondente. As restrições dimensionais recebem um nome quando são criadas. O texto de uma restrição dimensional pode exibir o seu nome, o valor ou o seu nome e expressão (nome = fórmula ou equação ou valor). Um ícone de “cadeado" aparece ao lado de todas as restrições dimensionais para ajudar a distingui-las visualmente das cotas regulares. Por definição padrão, as restrições dimensionais são exibidas com um estilo de sistema fixo que é o zoom invariável - ela fica do mesmo tamanho em relação à tela quando você aplica zoom de aproximação e zoom de afastamento de modo que ela fique sempre legível.

Figura 10. Restrições Dimensionais Podemos controlar a exibição das restrições dimensionais, incluindo a visibilidade do ícone de cadeado, a partir da guia Dimensional da caixa de diálogo Constraint Settings.

Page 7: AutoCAD 2010: Truques e Dicas

AutoCAD 2010: Truques & Dicas

AutoCAD 2010: Truques & Dicas | Maurijones J. de Albuquerque

7

Figura 11. Caixa de diálogo Constraint Settings, guia Dimensional As restrições dimensionais são editadas facilmente utilizando as grips ou clicando duas vezes sobre o texto da cota para digitar os valores. Quando clicamos duas vezes, o nome de restrição e de expressão são exibidos automaticamente, independentemente da configuração de formato de restrição. Podemos inserir apenas um valor, ou um nome e valor usando o formato nome = valor (por exemplo, Largura = 1.5 ou Largura = Comprimento/3). Podemos mudar o nome das restrições dimensionais, e utilizar esses nomes em fórmulas para configurar os valores de outras restrições. Por exemplo, se você tiver um retângulo com restrições chamadas "comprimento" e "largura", você pode definir o valor da "largura" como "comprimento/3" para restringir a largura do retângulo a 1/3 de seu comprimento. Parâmetros definidos pelo usuário O gerenciador Parameters Manager, disponíveis a partir do Ribbon, permite você controlar os parâmetros dimensionais, bem como criar e gerenciar os parâmetros definidos pelo usuário. Podemos fornecer um nome significativo para o parâmetro e depois atribuir um valor numérico ou fórmula como sua expressão. A expressão de um parâmetro pode fazer referência a outros parâmetros de forma que o seu valor se atualize automaticamente quando o alterar os valores de outro parâmetro.

Page 8: AutoCAD 2010: Truques e Dicas

AutoCAD 2010: Truques & Dicas

AutoCAD 2010: Truques & Dicas | Maurijones J. de Albuquerque

8

Figura 12. Parameters Manager Formas da Restrição As restrições dimensionais podem tomar uma das duas formas: Anotacional ou Dinâmica. Ambas as formas controlam a geometria da mesma maneira, mas diferem em sua aparência e forma como são controladas. As restrições dinâmicas dimensionais não se destinam a ser usadas como anotações plotadas e elas têm um estilo predefinido que não pode ser modificado. A altura de exibição é controlada pela variável de sistema BPARAMETERSIZE. A visibilidade das restrições dinâmicas pode ser controlada em uma variedade de maneiras. Primeiro, podemos mostrar ou ocultar todas as restrições dinâmicas com dois ícones do Ribbon. Segundo, mesmo que restrições dinâmicas estiverem ocultas, podemos marcar a opção para exibi-las quando um objeto restringido for selecionado, na caixa de diálogo Constraint Settings ou a variável do sistema DYNCONSTRAINTMODE. Finalmente, mesmo que restrições dinâmicas estejam configuradas como "Show All", elas só aparecerão se pelo menos um dos objetos restringidos estiver visível (em uma layer que estiver Ativa ou Descongelada). As restrições anotacionais são parecidas exatamente como os objetos de cota, e são controladas da mesma maneira. Elas têm todas as mesmas propriedades das cotas regulares, incluindo o Estilo. As restrições anotacionais se destinam a ser usadas para as restrições dimensionais plotadas.

Figura 13: Retângulo com uma restrição dimensional dinâmica e um anotacional

Page 9: AutoCAD 2010: Truques e Dicas

AutoCAD 2010: Truques & Dicas

AutoCAD 2010: Truques & Dicas | Maurijones J. de Albuquerque

9

Podemos especificar qual a forma da restrição é aplicada por definição padrão usando a variável do sistema CCONSTRAINTFORM. Além disso, podemos especificar a forma de restrição ao usar o comando DIMCONSTRAINT para criar uma nova restrição dimensional. Mesmo depois de ter criado uma restrição dimensional, podemos facilmente mudar a sua forma de restrição usando a paleta Properties. Blocos Dinâmicos Os blocos dinâmicos foram aprimorados para suportar as restrições geométricas e dimensionais. Eles também suportam a funcionalidade para definir uma tabela de variações de bloco dinâmico, e algumas melhorias gerais foram feitas ao ambiente de edição de bloco.

Figura 14. Guia da Ribbon Block Editor Restrições Geométricas As restrições geométricas podem ser aplicadas aos objetos no Editor do Bloco da mesma forma que são aplicadas no Editor de Desenhos. A geometria restringida no Editor de Desenho quando for copiada para o Editor de Bloco, ou selecionada durante a criação de um bloco com o comando Block, permanecerão restringida no Editor de Bloco. Parâmetros de Restrição Podemos aplicar restrições do tipo dimensional, chamada de parâmetros de restrição, aos objetos dentro de um bloco. Os parâmetros de restrição se comportam como restrições dimensionais, mas também expor o seu nome como uma propriedade para a referência de bloco semelhante aos parâmetros dos blocos dinâmicos. Podemos acessar os parâmetros de restrição no painel Dimensional da guia Block Editor no Ribbon ou com o comando BCPARAMETER. As opções de parâmetros de restrição são as seguintes: Linear, Alinhada, Horizontal, Vertical, Angular, Radial e Diametral. Geometria de Construção Às vezes é útil adicionar a geometria de construção durante a restrição da geometria para alcançar o comportamento desejado. O Editor de Bloco oferece uma ferramenta de geometria de construção (comando BCONSTRUCTION) que permite converter os objetos existentes em geometria de construção. A geometria da construção fica visível no Editor de Bloco e pode ser restringida, mas ela não é exibida nem plotada na referência de bloco.

Page 10: AutoCAD 2010: Truques e Dicas

AutoCAD 2010: Truques & Dicas

AutoCAD 2010: Truques & Dicas | Maurijones J. de Albuquerque

10

Gerenciador de Parâmetros Está disponível no Editor do Bloco um Gerenciador de Parâmetros. Esta paleta exibe uma lista com os parâmetros do usuário, parâmetros tradicionais de ação, parâmetros de restrição do bloco, e os atributos. Utilizando o Parameters Manager, podemos controlar ou não se um parâmetro deve ser exibido na paleta Properties para uma referência de bloco selecionada e podemos especificar a ordem em que os parâmetros devem aparecer.

Figura 15. Paleta Parameters Manager do Editor de Bloco Blocos de Teste Uma nova ferramenta Test Block (comando BTESTBLOCK) permite testar uma definição de bloco durante a criação de blocos dinâmicos. Quando utilizamos essa ferramenta, o AutoCAD abre uma janela temporária, semelhante a uma janela de desenho, com a referência de bloco já inserida. A Janela Test Block é facilmente identificável pela barra de título, cor de fundo, e na guia contextual do Ribbon, que inclui um botão para fechar o Bloco de Teste. Quando fechamos o bloco de teste, retornaremos automaticamente ao Editor de Blocos. Tabela de Propriedades de Bloco Uma nova ferramenta Block Table foi adicionada ao Editor de Bloco. Acessível a partir do painel Dimensional do Ribbon, ou do comando BTABLE, ela exibe a Tabela de Propriedades de Bloco, onde podemos definir diferentes variações de um conjunto de propriedades da referência de bloco. Podemos inserir as propriedades manualmente ou copiar e colar de uma planilha do Microsoft® Office Excel®.

Page 11: AutoCAD 2010: Truques e Dicas

AutoCAD 2010: Truques & Dicas

AutoCAD 2010: Truques & Dicas | Maurijones J. de Albuquerque

11

Figura 16. Tabela de Propriedade de Bloco Um menu de GRIP na referência de bloco inserida permite-nos alternar entre diferentes conjuntos de valores ou linhas na tabela.

Figura 17. Grip da Tabela de Propriedades de Bloco

Page 12: AutoCAD 2010: Truques e Dicas

AutoCAD 2010: Truques & Dicas

AutoCAD 2010: Truques & Dicas | Maurijones J. de Albuquerque

12

Selecionando “Properties table...” a partir do menu de GRIP exibe a tabela do bloco, permitindo que você defina o bloco em relação aos valores definidos por qualquer linha na tabela. Barras de Ação Foram aprimorados a exibição e o posicionamento dos objetos de Ação no Editor de Bloco para se adaptar com as barras de restrição. Os objetos de Ação já não são colocados individualmente no Editor de Bloco, ao invés disso, eles foram automaticamente agrupados em barras de Ação com base nos parâmetros com os quais estão associados. Podemos alternar entre os estilos de exibição novos e antigos, definindo a variável de sistema BACTIONBARMODE antes de entrar no Editor de Bloco.

Figura 18. Barra de Ação Quando estiver visualizando a definição de bloco com as barras de Ação ativadas, é possível dizer rapidamente quais as ações que estão associadas com quais parâmetros e quantas ações são afetadas por cada um dos parâmetros. Também é possível ver qual parâmetro tem suas propriedades “Chain actions” habilitadas. Se passar o mouse sobre uma ação em uma barra de Ação, tanto o parâmetro associado e a geometria afetada são destacados.

Page 13: AutoCAD 2010: Truques e Dicas

AutoCAD 2010: Truques & Dicas

AutoCAD 2010: Truques & Dicas | Maurijones J. de Albuquerque

13

Block Editor de Configurações Uma nova caixa de diálogo, iniciado com o comando BESETTINGS, permite-nos controlar todas as configurações para o ambiente do Editor de Bloco em um só lugar. Podemos aplicar cores aos objetos com base no seu estado de restrição, tornando mais fácil identificar os objetos que estão parcialmente, totalmente, ou excessivamente restringidos, ou os que não têm restrições de nenhuma maneira. A variável de sistema BCONSTATUSMODE controla se este sombreamento é usado.

Figura 19. Block Editor Settings Criação de Blocos com Restrições versus Parâmetros e Ações Durante a criação de blocos dinâmicos com restrições geométricas e dimensionais, geralmente recomenda-se que você não misturá-los com os parâmetros e ações. Por exemplo, se você aplicar restrições geométricas à geometria na definição do bloco, você deve usar os parâmetros de restrição para definir propriedades personalizadas para o bloco, em vez dos parâmetros de ação. Também é recomendável que você adicione uma restrição Fix a definição e restrinja completamente o bloco. Podemos verificar se o bloco está totalmente restringido, clicando sobre o Constraint Status no Ribbon. Comunicação Com o AutoCAD 2010 a comunicação rápida e fácil. Compartilhe dados de projeto importantes de forma segura, eficiente e exata com o software AutoCAD®. Experimente os benefícios do suporte nativo para DWG™ – um dos formatos de dados de projeto mais utilizados em todo o mundo – para manter todos os envolvidos sempre atualizados. Amplie os horizontes das idéias com imagens prontas para apresentações, ferramentas de renderização e os melhores recursos de plotagem e impressão 3D do mercado. É o máximo em comunicação.

Page 14: AutoCAD 2010: Truques e Dicas

AutoCAD 2010: Truques & Dicas

AutoCAD 2010: Truques & Dicas | Maurijones J. de Albuquerque

14

PDF Underlays O AutoCAD 2010 aborda a lista dos principais pedidos do grupo de usuários da Autodesk AUGI®

(Autodesk User Group International), permitindo que você atache um arquivo PDF a um desenho do AutoCAD como um arquivo subjacente ou underlay. Podemos trabalhar com PDF underlays da mesma forma que se trabalha com outras referências externas, incluindo DWG, DWF, DGN, e arquivos de imagem. Você pode até utilizar as ferramentas de restrições aos pontos-chave na geometria de PDF utilizando as funções conhecidas de restrições a objetos geométricos Osnap. Para obter mais informações, consulte a seção de Referências Externas. Impressão 3D A nova funcionalidade de impressão em 3D no AutoCAD 2010 permite que desenhos 3D do AutoCAD sejam produzidos diretamente para o STL – suportado pelos equipamentos de impressão 3D através de uma conexão de internet. Este utilitário simples o guiará através da preparação de seu modelo, ajustando a escala, criando um arquivo STL a partir do seu modelo, e em seguida transferindo o arquivo STL para um determinado equipamento definido pelo usuário para impressão. O modelo 3D final será impresso em seguida, enviado para você dentro de alguns dias. Você pode preparar o seu modelo de impressão 3D usando o comando 3DPRINT ou selecionando Send to 3D Print Service [Enviar para o serviço de impressão 3D] a partir da guia Output. Selecione todos os objetos sólidos que deseja imprimir. Uma vez que todos os objetos são selecionados, selecione Return, o que irá mostrar o diálogo Send to 3D Print Service. Especifique a escala de seu modelo, em seguida, salve o modelo em um formato STL.

Figura 20. Prepare a caixa de diálogo Send to 3D Print Service Depois de salvo, você será direcionado automaticamente para um local no Autodesk.com onde você pode selecionar o fornecedor de impressão 3D.

Page 15: AutoCAD 2010: Truques e Dicas

AutoCAD 2010: Truques & Dicas

AutoCAD 2010: Truques & Dicas | Maurijones J. de Albuquerque

15

Explore O AutoCAD 2010 oferece a você as potencialidades do 3D para explorar suas idéias em quase qualquer forma imaginável. O AutoCAD e uma tela em branco têm muito em comum. Ambos dão a você a habilidade para criar o inimaginável. Mas o AutoCAD oferece a flexibilidade para explorar as idéias de projeto em 2D e 3D, com ferramentas intuitivas que ajudam os seus conceitos se tornar real. O mundo é sua tela - o que você vai criar da próxima vez? Desenho de Forma Livre As potencialidades de desenho 3D no AutoCAD melhoraram de maneira significativa com a introdução do design de forma livre. As novas ferramentas do AutoCAD 2010 permitem a criação e a edição de malhas que são de forma livre e fluente.

Figura 21. Exemplo de shapes de forma livre A nova guia da Ribbon Mesh Modeling oferece acesso fácil à criação de malha e ferramentas de edição. O painel Primitives contém uma ferramenta para criar formas primitivas de malha (Box, Cone, Cilindro, Pirâmide, Esfera, Cunha, e Torus), bem como as superfícies revolucionadas, superfície tabulada, superfície regrada, e superfícies de malha de aresta.

Figura 22. Guia da Ribbon Mesh Modeling

Page 16: AutoCAD 2010: Truques e Dicas

AutoCAD 2010: Truques & Dicas

AutoCAD 2010: Truques & Dicas | Maurijones J. de Albuquerque

16

Um objeto de malha pode ser gradativamente suavizado para criar formas curvas, mesmo quando se inicia com uma forma primitiva tradicional. O processo de criação de primitivas de malha lisa é semelhante à criação de seus equivalentes sólidos. Por exemplo, a criação de um cilindro de malha lisa proporciona as mesmas solicitações de parâmetros e opções como a criação de um cilindro sólido. Por definição padrão, as primitivas de malha são criadas sem suavidade. Podemos ajustar o nível de suavidade a medida que criamos a malha, especificando a opção configurações - settings. Inserindo uma suavidade igual a 0 produz uma forma com arestas retas. Os valores mais elevados de suavidade produzem arestas cada vez mais arredondadas. Podemos converter os sólidos 3D existentes, as superfícies 3D, as faces 3D, malhas de polígonos, malhas Polyface, regiões e polilinhas fechadas em objetos de Malha usando a ferramenta Smooth Objects. Mesmo depois de ter criado um objeto de Malha com uma suavidade especificada, você pode facilmente aumentar ou diminuir a sua suavidade usando a paleta Properties ou as ferramentas de edição de malha disponíveis no painel do Ribbon Mesh. O valor máximo Smoothness de um objeto é o nível 4. Você pode usar a ferramenta Mesh Refine para ajustar o nível de suavidade atual do objeto como o novo patamar, aumentando assim a capacidade de suavidade dos níveis restantes. No entanto, aumentando a suavidade e o refinamento aumenta a complexidade do objeto e pode afetar o desempenho. Para obter o melhor dos dois mundos, você pode desenvolver o seu modelo em baixos níveis de suavidade e aumentar o nível de suavidade quando a modelagem básica estiver concluída. Além disso, você pode refinar as faces individuais sem redefinir o nível padrão de suavidade. Isto permite que você limite a complexidade as áreas onde o trabalho detalhe é necessário.

Figura 23. Objetos suavizados de maneira incremental Podemos controlar o comportamento dos sub-objetos dentro de uma malha utilizando as ferramentas Crease. Por exemplo, imagine a tarefa de projetar um edifício novo e moderno para se adequar entre dois edifícios existentes em uma rua urbana cheia de gente. Podemos vincar os sub-objetos perto dos edifícios existentes e na base para garantir que eles não são sejam afetados pela suavidade da malha. Combinando o vinco, a suavidade, e a funcionalidade de refinamento a permite você criar formas suaves dentro de um cenário de arestas rígidas.

Page 17: AutoCAD 2010: Truques e Dicas

AutoCAD 2010: Truques & Dicas

AutoCAD 2010: Truques & Dicas | Maurijones J. de Albuquerque

17

Figura 24. Mesh Crease Ao contrário de seus equivalentes sólidos, as faces dos objetos de malha são divididas em faces menores com base em valores do mosaico da malha. Você pode controlar as divisões do mosaico padrão para cada tipo de primitiva usando as opções Mesh Primitive, que são acessíveis com o comando MESHPRIMITIVEOPTIONS ou a partir da guia 3D Modeling da caixa de diálogo Options. Visualize os resultados utilizando as ferramentas de Pan, Zoom, Orbit e dentro da caixa de diálogo Mesh Primitive Options.

Figura 25. Caixa de diálogo Mesh Primitive Options Você pode ainda controlar o comportamento de conversão de objetos como sólidos e superfícies de objetos de malha usando a caixa de diálogo Mesh Tessellation Options, acessíveis com o comando MESHOPTIONS ou a partir da guia 3D Modeling da caixa de diálogo Options.

Page 18: AutoCAD 2010: Truques e Dicas

AutoCAD 2010: Truques & Dicas

AutoCAD 2010: Truques & Dicas | Maurijones J. de Albuquerque

18

Figura 26. Mesh Tessellation Options As ferramentas de edição de malha, disponível no painel Edit Mesh da ribbon, permitem a edição de faces de malha, bem como a conversão entre superfícies e sólidos. Podemos dividir uma face de malha, especificando dois pontos de divisão. Podemos em seguida selecionar e editar cada nova face, bem como as arestas e vértices que eles produzem, utilizando a tecla CTRL para seleção de sub-objeto. Selecionando os sub-objetos individuais permite ainda modificar a forma da malha. Além disso, podemos aplicar materiais diferentes as diferentes faces.

Figura 27. Divisão da face da malha Extrude de maneira fácil uma face em um objeto de malha usando a ferramenta Extrude Face no painel Edit Mesh. Ao contrário das extrusões realizadas em objetos sólidos (o que cria um novo objeto sólido), as extrusões de face de malha estendem e deformam o objeto de malha, sem criar um novo.

Page 19: AutoCAD 2010: Truques e Dicas

AutoCAD 2010: Truques & Dicas

AutoCAD 2010: Truques & Dicas | Maurijones J. de Albuquerque

19

Figura 28. Face extrudada Depois de utilizar as ferramentas de criação e de edição de malha e para criar malhas orgânicas, podemos converter as malhas impermeáveis (sem espaços) e as que não se cruzam, em sólidos suaves ou facetados. As ferramentas adicionais permitem você converter malhas de superfícies lisas ou facetadas e você pode controlar a suavidade dos objetos durante o processo de conversão. Estas ferramentas de conversão estão disponíveis no painel Convert Mesh da guia da ribbon.

Figura 29. Ferramentas de Conversão de Malha Sobre a Autodesk A Autodesk, Inc. (NASDAQ: ADSK), é o líder mundial em software 2D e 3D para os sectores da indústria transformadora, construção, infra-estruturas, media e entretenimento. Desde a introdução do seu AutoCAD em 1982, a Autodesk desenvolveu o mais vasto portfólio de soluções de protótipo digital state-of-the-art para ajudar os clientes a viverem as suas idéias antes de se tornarem realidade. O Ranking Fortune 1000 confia na Autodesk para as ferramentas de visualização, simulação e análise do desempenho do mundo real desde cedo nos processos de projeto para reduzir tempo e custos, aumentar a qualidade e projetar a inovação. Para mais informações sobre a Autodesk visite www.autodesk.com ou www.autodesk.pt.