auto reparo - setembro 2010

24
EDIÇÃO 13 • AGO/SET 2010 UMA REVISTA www.revistaautoreparo.com.br ONDE VOCÊ PERDE DINHEIRO NA OFICINA Na produção e na administração, os detalhes que fazem a diferença na rentabilidade SEGURANÇA NA ENTREGA Check-list de saída do veículo dá tranquilidade tanto para a oficina quanto para o cliente PRÊMIO “OS MELHORES DAS MELHORES 2010” Conheça as marcas preferidas e mais utilizadas pelas oficinas em diversas categorias de produtos

Upload: grupo-oficina-brasil

Post on 23-Mar-2016

234 views

Category:

Documents


9 download

DESCRIPTION

Encarte Auto Reparo do Jornal Oficina brasil de setembro de 2010

TRANSCRIPT

Page 1: Auto Reparo  - setembro 2010

EDIÇÃO 13 • AGO/SET 2010

UMA REVISTA

www.revistaautoreparo.com.br

ONDE VOCÊ PERDEDINHEIRO NA OFICINANa produção e na administração,os detalhes que fazem a diferença na rentabilidade

SEGURANÇA NA ENTREGACheck-list de saída do veículo dátranquilidade tanto para a ofi cinaquanto para o cliente

PRÊMIO“OS MELHORES DAS MELHORES 2010”Conheça as marcas preferidas e mais utilizadaspelas ofi cinas em diversas categorias de produtos

Page 2: Auto Reparo  - setembro 2010
Page 3: Auto Reparo  - setembro 2010

03

Parceria é coisa séria

O termo “parceria” é tão mal usado que até se desgastou. A cada negócio fechado, diz-se que uma parceria acaba de surgir. Mas será que é assim mesmo?No setor da reparação automotiva, entre as marcas de produtos utilizados no dia a dia da o  cina, é até simples identi  car quem é parceiro e quem não é.O produto tem a e  ciência que foi vendida? A durabilidade é a que você esperava? Houve uma “entrega técnica” do produto - de modo que sua equipe saiba como usá-lo? E quando sur-ge um problema? Há assistência técnica próxima e com pronto atendimento?Ninguém melhor que as próprias o  cinas para dizer quais as marcas que atendem a esses requisitos com excelência. É por isso que o CESVI e o Grupo Germinal, nesta terceira edição do prêmio “Os Melhores das Melhores”, recorreu às o  cinas para premiar seus melhores fornecedores.A premiação, baseada numa pesquisa realizada pela Cinau, é um reconhecimento público que essas marcas merecem; um estí-mulo para que mantenham o nível de seus produtos e de seu atendimento. E, ao mesmo tempo, é um recado para os for-necedores que ainda podem se aprimorar no trabalho com as o  cinas. Para que, um dia, também estejam numa posição de destaque - sendo chamados de “parceiros” com toda a justiça.

Boa leitura!

Alexandre Carvalho dos Santos – [email protected]

Direção: Cássio Hervé e José Aurelio Ramalho | Coordenação: Eduardo Foz e Eduardo Magrini | Contato comercial: Carlos Souza - [email protected] - (11) 2764-2874 | Editor: Alexan-dre Carvalho dos Santos (MTB 44.252) – [email protected] | Colaboradores desta edição: Fábio Moraes, Francisco Carlos Assunção e Marcos Carvalho| Fotos: Alexandre Martins Xavier (MTB 30.982) | Coordenadora de Produção: Daniela Pelosi Impressão: Log&Print Gráfi ca e Logística S.A.| Tiragem desta edição: 11 mil

curtasEdição 2010 do CAR Group premia veículos campeões de reparabilidade.04

EditorialÍndice

Expediente

você sabia?As diferenças entre as massas com carga de alumínio e para chapa galvanizada.

08

passo a passoCheck-list de saída do veículo dá segu-rança tanto para a ofi cina quanto para o cliente.

13

equipamentos e insumosConfi ra as periodicidades para um plano de manutenção para repintura.10

A revista AUTO REPARO é uma publicação do CESVI BRASIL (www.cesvi-brasil.com.br) e do GRUPO GERMINAL (www.ofi cinabrasil.com.br). Não está autorizada nenhuma reprodução dos artigos e referências publicados nesta revista sem prévia autorização. Os espaços publicitários desta pub-licação são pagos. O CESVI BRASIL e o GRUPO GERMINAL não se respon-sabilizam pelos anúncios aqui publicados, já que conteúdo, informações técnicas (natureza, características, qualidade, quantidade, propriedades, origem, preços) e quaisquer outros dados sobre os produtos e serviços anunciados são fornecidos com exclusividade pelos nossos anunciantes. Esta revista é parte integrante do jornal Ofi cina Brasil como encarte.

Auditoria:Instituto Verifi cador de Circulação

especialAs marcas vencedoras do prêmio “Os Melhores das Melhores”.

17na ponta do lápisSaiba onde sua ofi cina pode estar perdendo dinheiro.

20

Visite o novo site da Auto Reparo!www.revistaautoreparo.com.br

Page 4: Auto Reparo  - setembro 2010

• Auto Reparo04

Curtas

Campeões da reparabilidadeFoi realizada, no dia 1º de ju-

lho, a entrega dos prêmios CAR Group 2010, que apontaram os veículos de melhor reparabilidade em suas categorias.

O CESVI BRASIL fez a cerimô-nia de entrega na sede da Anfavea (Associação Nacional de Fabri-cantes de Veículos Automotores), em São Paulo, com a presença do presidente da entidade, Cledorvi-no Belini, das diretorias das mon-tadoras e da imprensa especializa-

da.“Queremos parabenizar o CES-

VI por este trabalho muito im-portante”, a� rmou Belini. “O centro de pesquisa já realiza es-tudos muito relevantes na área de segurança viária e veicular. Espero que continue com esta evolução, que re� ete no trabalho de todos”.

Os grandes vencedores da noite, veículos que proporcionam um reparo mais fácil e barato a seus consumidores, são os seguintes:

HATCH COMPACTO NOVO FOX

HATCH COMPACTO OFF-ROAD SANDERO STEPWAY

HATCH MÉDIO STILO

MINIVAN GRAND LIVINA

MINIVAN COMPACTA LIVINA

PICAPE COMPACTA NOVA SAVEIRO

PICAPE MÉDIA S10 CABINE SIMPLES

SEDAN COMPACTO NOVO POLO SEDAN

SEDAN MÉDIO MÉGANE

SW MÉGANE GRAND TOUR

SW COMPACTO SPACEFOX

UTILITÁRIO TRANSIT

OS VENCEDORES DA EDIÇÃO 2010 DO CAR GROUP, NA SEDE DA ANFAVEA

Page 5: Auto Reparo  - setembro 2010

07

A PPG Refinish tem novidades para as oficinas de funila-ria e pintura. A divisão de repintura automotiva da multi-nacional de tintas acaba de lançar o PRO-1, um sistema de polimento à base de água que, segundo a empresa, permite um processo de três etapas que garante um acabamento livre de marcas e hologramas. O produto atua de forma semelhante em cores claras e escuras, o que reduz o tempo de processo nas escuras.

Sua composição à base de água evita a agressão às partes plásticas do veículo, tendo também baixo nível de odor. Além disso, facilita a remoção do excesso de polidor na superfície reparada.

Outro lançamento da marca é o espectrofotômetro Ra-pidMatch, um produto voltado para a leitura de cores e

a interpretação de tons. Segundo a PPG, com o produto torna-se possível identificar uma gama variada de tonalida-des de cores e pigmentos, incluindo metálicos, perolizados e sólidos, a partir de uma leitura em 5 ângulos na superfície do carro a ser reparado.

Depois que o aparelho faz a leitura da cor, ele passa as informações para um software, que permite ao profissio-nal identificar a fórmula corretamente e fazer as dosagens e as pesagens da tinta, respeitando integralmente a pintura original.

Segundo a PPG, testes de mercado conduzidos em várias regiões – inclusive no Brasil – demonstraram redução de até 80% no serviço de ajustes de cor com o RapidMatch.

Mais informações: www.ppgrefinish.com

Sistema de polimento e espectrofotômetro

Fot

os: D

ivul

gaçã

o

Curtas

PRO-1, sistema dePOlimentO à base de água

RaPidmatch, esPectROfOtômetRO PaRa ReduziR ajustes de cOR

Page 6: Auto Reparo  - setembro 2010

• Auto Reparo

Curtas

Div

ulga

ção

Criado em 1998, o teste de produ-tos realizado pelo CESVI já avaliou quase 500 produtos, contribuindo para a orientação das o� cinas de fu-nilaria e pintura quanto à escolha de seus novos equipamentos e insumos. Desde 2008, a avaliação foi reformu-lada, classi� cando os produtos em número de estrelas. Só nesses dois anos com a nova metodologia, o CESVI já avaliou mais de 90 produ-

tos de diversos gêneros e fabricantes.A relação completa dos produtos

avaliados pode ser conferida no site: http://www.cesvibrasil.com.br/ava-liacoes/produtos.shtm

Para avaliar seu produto, escreva para [email protected]

Con� ra aqui a relação de produtos que alcançaram a classi� cação máxi-ma (5 estrelas) nos anos de 2009 e 2010.

Produtos com classifi cação máxima

06

LINHA DE TINTAS

ACESSÓRIOS PARA PINTURAPRODUTOS ECOLOGICAMENTECORRETOS

ELEVADORESAUTOMOTIVOS

COMPLEMENTOS AUTOMOTIVOS

CERAAUTOMOTIVA

PISTOLAS DE PINTURA

Representação no BrasilDesde maio, a Maxi Rub-

ber está distribuindo a li-nha Meguiar’s Pro� ssional: “Mirror Glaze”. Trata-se de mais de 30 itens, incluindo ceras, polidores, lustradores, xampus para carro, itens para acabamento e limpeza interna de veículos, além de acessórios, boinas e equipa-mentos para polimento.

O trabalho visando à distribuição da linha de produtos da Meguiar’s começou com treinamentos técni-cos, na própria o� cina modelo da empresa nos Estados Unidos. Os primeiros treinamentos foram di-

recionados à equipe de promotores técnicos da Maxi Rubber, técnicos de revendas de tintas e também para pro� ssionais de funilaria e pintura de todo o País.

Mais informações: www.maxirub-ber.com.br.

TREINAMENTO COM A LINHA MEGUIAR’S

valid

ade

- ju

l/201

0

ref. - ATP 001/08

Page 7: Auto Reparo  - setembro 2010

pode confiarSe a oficina é certificada,

você

A certificação de oficinas CESVI BRASIL é o aval de qualidade do maior centro de estudos automotivos do Brasil. Isto significa que você tem a segurança de contar com os processos técnicos mais atualizados e os equipamentos mais modernos do mercado.

Sempre que precisar de serviços de funilaria e pintura, consulte a lista de oficinas certificadas no site do CESVI BRASIL. É muito prático, fácil e seguro.

oficinascertificadascesvibrasil.com.br/

www.

an_oficina_autoreparo.indd 1 1/9/2010 12:00:03

Page 8: Auto Reparo  - setembro 2010

• Auto Reparo

Você sabia?

Massa de preenchimento comcarga de alumínioTrata-se de uma massa poliéster com carga de alu-

mínio bicomponente. É recomendada para aplica-ção sobre chapas de aço e alumínio, por sua excelen-te aderência. Livre de amianto, tem um alto poder de preenchimento e grande flexibilidade, o que in-dica seu uso para emendas de chapa.

Diferentemente das massas convencionais, a massa com carga de alumínio pode ser usada com espessu-ras maiores, facilitando o trabalho com ela. Mas não deve ser aplicada sobre superfícies termoplásticas ou sobre materiais com reativos ácidos.

Massa para chapa galvanizadaEsta é uma massa bicomponente, à base de po-

liéster, indicada para reparos em superfícies de aço galvanizado.

A massa possui uma ancoragem maior que as mas-sas de poliéster convencionais. Caso você use uma massa convencional numa chapa galvanizada, o pro-duto vai se soltar durante o lixamento.

Qual a diferença entre essas massas?

Com Carga de alumínio, usada

em emendasPara ChaPa galvanizada;

anCoragem maior

Page 9: Auto Reparo  - setembro 2010

Marque um encontro com a cor!

Informações: (11) 3262-4566www.feitintas.com.br

PATROCINADORES

De 22 a 24 de setembro das 13h às 21h e 25 de setembro das 10h às 17hCentro de Exposições Imigrantes

22 a 25 desetembro

oliverc

om

pany.c

om

.br

VII Feira da Indústria de Tintas e Vernizes & Produtos Correlatostos C

FEITINTAS 2010

Evento Gratuito

VII ENCONTRO DE REPINTURA ECOMPLEMENTOS AUTOMOTIVOS

• Técnicas de reparos rápidos

• Acerto de cores

• Tintas à base d’água e baixo V.O.C.

• Fábio Haber: Trajetória de sucesso com seus efeitos especiais

acessórios

tintas especiais

pintu

ra res

idencial

verni

zes

pintura automotiva

solventes

Page 10: Auto Reparo  - setembro 2010

• Auto Reparo10

Prevenir é melhor (e mais barato) que remediar. Confi ra as periodicidades com que você deve fazer a manutenção da estrutura voltada para o trabalho do pintor

Assim como recomenda a seus clien-tes que façam a manutenção preventi-va do veículo, a o� cina deve seguir o exemplo em relação a suas instalações. Uma cabine de pintura que apresente um defeito inesperado (que poderia ter sido evitado com manutenção re-gular) bem no meio da semana pode � car dias inoperante, comprometen-do a produção.

Também da mesma forma que con-sertar um carro quebrado tem um custo maior que fazer a revisão pro-gramada, reparar um equipamento dani� cado pode ser bem mais caro que realizar sua limpeza periódica, sua lubri� cação, entre outros atividades regulares e preventivas.

Nesta edição, apresentamos as pe-riodicidades das ações de manutenção ligadas à estrutura de repintura auto-

motiva na o� cina. Guarde essas pági-nas e siga uma rotina de manutenção na sua empresa. Certamente, você vai ter menos sustos e paradas de equipa-mentos ao longo do ano de trabalho.

Planos aspirantesO plano aspirante é utilizado nos

processos de repintura automotiva e proporciona um ambiente isento de impurezas, evita riscos à saúde do pintor, evita a poluição atmosférica por meio de um sistema de retenção de partículas, via � ltros descartáveis, com facilidade de descarte e segurança da operação. Se apresentar defeitos, o plano aspirante não eliminará as sujei-ras do ambiente de trabalho, como pó e névoa de solvente, colocando em ris-co a qualidade dos trabalhos e a saúde dos pro� ssionais da o� cina.

PLANO DE MANUTENÇÃO

PARA REPINTURA

POR FRANCISCO CARLOS ASSUNÇÃO

CERTIFICAÇÃO

Page 11: Auto Reparo  - setembro 2010

Equipamentos e insumos

11

PLANO DE MANUTENÇÃO DE PLANOS ASPIRANTES

MENSAL

VERIFICAR OS PRÉ-FILTROS E SUBSTITUÍ-LOS, QUANDO NECESSÁRIO.VERIFICAR AS CORREIAS DO MOTOR E DA TURBINA.LIMPAR OS REVESTIMENTOS DAS LÂMPADAS.LIMPAR E REGULAR QUEIMADORES DE ÓLEO DIESEL.VERIFICAR AS PRESSÕES DA RAMPA DE ROLAGEM PARA QUEIMADORES DE GÁS.

2 MESES SUBSTITUIR OS FILTROS DO PISO.

SEMESTRAL

LIMPAR AS GRADES DO PISO E DO FOSSO.VERIFICAR O ESTADO DA TURBINA:- PÁS.- ROLAMENTO.- “SILENTBLOCK”

DE CORREIAS: VERIFICAR

O ESTADO E A TENSÃO DAS CORREIAS.DE ACOPLAMENTO DIRETO:VERIFICAR OS ROLAMENTOS.

ANUAL

LIMPAR AS CHAMINÉS.SUBSTITUIR OS FILTROS DO TETO.

QUEIMADORES

DE ÓLEO DIESEL: LIMPAR O FILTRO DE ÓLEO DIESEL.DE GÁS: LIMPAR E REGULAR OS QUEIMA-DORES.

MEDIR O CONSUMO DA TURBINA.VERIFICAR O AJUSTE DOS TERMINAIS DO MOTOR.LIMPAR O MOTOR DA TURBINA COM UM ASPIRADOR.

2 ANOS SUBSTITUIR AS LUMINÁRIAS.

VERIFICAÇÃO DOS FILTROS DO PLANO ASPIRANTE

Cabines de pinturaEm toda o� cina com estrutura adequada,

a cabine é onde a pintura será realizada, iso-lando a atividade das outras áreas da o� cina e proporcionando as condições ideais para um bom desempenho do pintor. É fundamental, portanto, que esteja sempre nas mais perfei-tas condições. Um defeito grave pode com-prometer a produtividade da o� cina.

PLANO DE MANUTENÇÃO DE CABINES DE PINTURA2 SEMANAS SUBSTITUIR OS FILTROS DE PISO DA ZONA ASPIRANTE.

MENSAL

VERIFICAR OS PRÉ-FILTROS E SUBSTITUÍ-LOS, QUANDO FOR NECESSÁRIO.VERIFICAR AS CORREIAS DA TURBINA.

QUEIMADORES

DE ÓLEO DIESEL: LIMPAR E REGULAR OS QUEIMADORES.DE GÁS: - VERIFICAR AS PRESSÕES DA RAMPA.- VERIFICAR O REGULADOR DE PRESSÃO.- VERIFICAR A ELETROVÁLVULA DE ENTRADA DE GÁS.

LIMPAR OS REVESTIMENTOS DE LÂMPADAS.

SEMESTRAL

LAVAR AS PAREDES.

VERIFICAR O ESTADO DA TURBINA:- PÁS.- ROLAMENTOS.- “SILENTBLOCKS”.

DE CORREIAS: VERIFICAR O ESTADO E TENSIONAR AS CORREIAS.DE ACOPLAMENTO DIRETO: VERIFICAR OS ROLAMEN-TOS.

LIMPAR O SOLO E AS GRADES DA CABINE.VERIFICAR O ESTADO DAS BORRACHAS OU JUNTAS DAS PORTAS DA CABINE.

ANUAL

QUEIMADORESDE ÓLEO DIESEL: LIMPAR O FILTRO DE ÓLEO DIESEL.DE GÁS: LIMPAR E REGULAR OS QUEIMADORES.

MEDIR O CONSUMO DA TURBINA.VERIFICAR O AJUSTE DOS TERMINAIS DO MOTOR.LIMPAR COM ASPIRADOR O MOTOR DA TURBINA.SUBSTITUIR OS FILTROS DO TETO.LIMPAR AS CHAMINÉS.

2 ANOS SUBSTITUIR AS LUMINÁRIAS.

Page 12: Auto Reparo  - setembro 2010

• Auto Reparo12

Equipamentos e insumos

PLANO DE MANUTENÇÃO DE FERRAMENTAS AUTOMÁTICAS

SEMANAL

PISTOLAS AEROGRÁFICAS LUBRIFICAÇÃO DOS ELEMENTOS MÓVEIS.

FERRAMENTAS ELÉTRICAS- CONTROLE DO ESTADO DAS ESCOVAS.- CONTROLE DO ESTADO DO FREIO.

ANUALFERRAMENTAS PNEUMÁTICAS REVISÃO GERAL.PISTOLAS AEROGRÁFICAS REVISÃO GERAL.

PLANO DE MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE PINTURASEMANAL

EQUIPAMENTO DE INFRAVERMEL-HOS

LIMPAR OS REFLETORES COM AR COMPRIMIDO.

QUINZENAL LAVADORA DE PISTOLAS- RENOVAR O DISSOLVENTE SUJO.- VERIFICAR O NÍVEL DE DISSOLVENTE LIMPO.

TRIMESTRAL LAVADORA DE PISTOLASESVAZIAR TODO O DISSOLVENTE, LIMPAR O FILTRO DA BOMBA E, CASO NECESSÁRIO, SUBSTITUÍ-LO.

SEMESTRAL

MÁQUINA DE MISTURAS

- ENGRAXAR AS CADEIAS E POLIAS.- VERIFICAR O ESTADO DAS CORREIAS DE TRANSMISSÃO.- VERIFICAR O ESTADO DO INTERRUPTOR DE INICIALIZAÇÃO E DAS CONEXÕES ELÉTRICAS.

EQUIPAMENTO DE INFRAVERMEL-HOS

- EM CASO DE TER VENTILADOR, DEVE-SE TROCAR O FILTRO. - REVISAR E ENGRAXAR AS PARTES MÓVEIS, CASO SEJA NECESSÁRIO.

ANUAL LAVADORA DE PISTOLASVERIFICAR, COM A AJUDA DE UM ESPECIALISTA, O ESTADO DO EQUIPAMENTO.

MAIS DE 10 MIL HORASEQUIPAMENTO DE INFRAVERMEL-HOS

SUBSTITUIR AS LÂMPADAS.

LIMPEZA DO EQUIPAMENTO DE INFRAVERMELHOS

Equipamentos de pinturaA manutenção costuma ser simples, e, ainda, assim, indis-

pensável. Ficar com os equipamentos de infravermelhos pa-rados, por exemplo, compromete a rapidez na secagem das peças e arrasa com a produtividade da o� cina.

SUBSTITUIÇÃO DAS LUMINÁRIAS DA CABINE DE PINTURA

Ferramentas automáticasSão as ferramentas de mão do pintor e precisam sempre dar conta do reca-

do. Aqui também a manutenção é simples, mas importantíssima.

Page 13: Auto Reparo  - setembro 2010

13

Na última edição da Auto Reparo, tratamos do check-list de entrada do veículo, relacionando todos os cuidados que a o� cina precisa ter as-sim que o carro do cliente chega à reparadora. Tão importante quanto esse trabalho é o check-list de saída. Por mais que o reparo seja bem executado, no prazo correto e com processos e equipamentos capazes de garantir a durabilidade do resultado, todo o empenho pode ser em vão caso o cliente encontre o carro com um farol quebrado, um rasgo no tecido do assento... ou mesmo se estiver muito sujo.

Como se trata do patrimônio do cliente, é indispensável que a entrega do veículo inclua um registro do que está sendo entregue, a � m de que não haja inconvenientes a curto e longo prazo (reclamações que vão gerar retrabalho e prejuízo para a o� cina).

O check-list de saída deve fazer parte da rotina da o� cina e deve contemplar itens relevantes relacionados à qualidade dos trabalhos e à segurança do automóvel e do condutor. Este documento é útil para ambas as partes: de um lado, a o� cina confere se está tudo perfeito antes

POR MARCOS CARVALHO

CERTIFICAÇÃO

SEGURANÇANA ENTREGA

Como se trata do patrimônio do cliente, é indispensável que a entrega do veículo inclua um registro do que está sendo entregue, a � m de que não haja inconvenientes a curto e longo prazo (reclamações que vão gerar retrabalho e prejuízo para a o� cina).

O check-list de saída deve fazer parte da rotina da o� cina e deve contemplar itens relevantes relacionados à qualidade dos trabalhos e à segurança do automóvel e do condutor. Este documento é útil para

O check-list de saída do veículo dá tranquilidade tanto para a ofi cina quanto para o cliente, além de evitar o retrabalho

Passo a passo

Page 14: Auto Reparo  - setembro 2010

• Auto Reparo14

Passo a passo

de entregar o carro, checando ainda se todos os itens estão em perfeito funcionamento; do outro, o cliente tem a segurança de estar re-cebendo seu veículo sem problemas que lhe causarão dores de cabeça posteriores.

O check-listCon� ra a seguir os principais itens que de-

vem constar desse registro.

Aperto dos parafusos de rodaVocê não vai querer que o carro do cliente

tenha problemas na roda na primeira esqui-na, saindo da o� cina. Esta checagem é fun-damental para evitar uma má impressão do cliente.

Funcionamento do freioCon� ra se os trabalhos realizados na o� cina

não afetaram o funcionamento do freio. É até uma forma de zelar pela segurança do pro-prietário do veículo.

AcessóriosAssegure-se de que o triângulo, o macaco, a

chave de roda e o estepe do carro continuam lá (você já deve ter conferido a presença dos itens durante o check-list de entrada).

LuzesOs processos de desmontagem e posterior

montagem das peças do veículo podem afetar o funcionamento dos faróis, lanternas, piscas, luzes de ré e freio. Con� ra se está tudo ok.

Alinhamento dos vãos entre as peças ex-ternas

Uma das primeiras coisas que o cliente vê no carro pronto é se o capô está bem alinha-do. A mesma coisa em relação às portas do veículo. Con� ra se as distâncias dos vãos se-guem um padrão.

Calibragem dos pneusEntregar o carro do cliente com um pneu

murcho é uma tremenda bola fora. Calibre seguindo a indicação do manual do fabrican-te.

FluidosCon� ra se os níveis de óleo, água e outros

� uidos estão em perfeita ordem. O ideal é você fazer essa conferência antes do momen-to da entrega, como forma até de vender um serviço. Se o óleo de motor estiver num nível baixo, por exemplo, você pode avisar o clien-

CONFERINDO OS PARAFUSOS DAS RODAS

OS FARÓIS CONTINUAM

FUNCIONANDO APÓS O REPARO?

Page 15: Auto Reparo  - setembro 2010

te e perguntar se ele quer que a o� cina com-plete. Mas sempre avise o cliente antes, não coloque nenhum � uido por conta própria, nem como cortesia. O cliente pode preferir um tipo especí� co de � uido, diferente do que você usou, e o que seria um agrado vira um gol contra.

Teste hidrostáticoPulverize água no veículo reparado antes de

entregá-lo. Esta é uma forma de conferir se as peças foram montadas corretamente, e não há vazamento de água para o interior do carro.

LimpezaTanto pelo lado de dentro quanto pelo lado

de fora. O carro tem de estar limpinho no momento da entrega. Além da importância da apresentação impecável, a limpeza tam-bém permite que o cliente observe se está tudo perfeito com as peças externas, já que a sujeira poderia esconder algum defeito na pintura, por exemplo.

Teste de rodagemE, claro, dê uma volta com o carro. É a me-

lhor forma de checar se está tudo funcionan-

do perfeitamente, se o veículo não está com ruídos que não existiam, se há estabilidade no conjunto, entre outros fatores que, se você não descobrir antes, eles surgirão quando o seu cliente estiver conduzindo o carro.

Registre tudoCada tarefa realizada deve ser anotada, para

que o pro� ssional responsável pela entrega possa explicar ao cliente cada procedimento feito. Há o� cinas que ajustam peças, trocam lâmpadas, fazem polimento sem cobrar e não comunicam esses cuidados para o cliente, simplesmente porque nada havia sido regis-trado. É uma perda de oportunidade de va-lorizar o trabalho feito e � delizar seu cliente.

Pegue a assinatura do clienteApós apresentar o veículo com o check-list

à mão, demonstrando para o cliente todos os trabalhos que foram feitos, não se esqueça da assinatura do cliente. Se ele assinar um regis-tro de que está tudo ok com seus faróis, por exemplo, ele não voltará à o� cina para recla-mar, dias depois, caso tenha algum problema com o farol que nada tenha a ver com o servi-ço feito pela reparadora.

SÓ COMPLETE O ÓLEO COM A PERMISSÃO DO CLIENTE

Passo a passo

Page 16: Auto Reparo  - setembro 2010
Page 17: Auto Reparo  - setembro 2010

Especial

17

Premiação “Os Melhores das Melhores” coloca em evidência as marcas de produtos preferidos e mais usados pelas ofi cinas de funilaria e pintura

OS MELHORES PARCEIROS DAS OFICINAS

POR ALEXANDRE CARVALHO DOS SANTOS

EDITOR

A maior referência de qualidade do segmento de forne-cedores para funilaria e pintura chega à sua terceira edição. A premiação “Os Melhores das Melhores” é uma iniciativa do CESVI em conjunto com o Grupo Germinal, e visa a destacar os produtos e marcas que obtiveram maior reco-nhecimento de parte das o� cinas de reparação automotiva.

Ninguém melhor que as próprias o� cinas, com a expe-riência cotidiana de trabalhos com os produtos, para indi-car seus melhores parceiros na busca da satisfação de seus clientes.

A terceira edição da pesquisa vem a consolidar a boa re-lação de fornecedores que já obtiveram destaque em anos anteriores, e a testemunhar a evolução de marcas que estão chegando aos melhores lugares da premiação pela primeira vez.

Em ambos os casos, trata-se de empresas que souberam conciliar a qualidade de seus produtos com um atendi-mento e� ciente às o� cinas. Marcas que são lembradas por tudo o que oferecem de positivo a seus clientes, tornando esta premiação um re� exo da excelência conquistada dia a dia, a cada reparo concluído, a cada sorriso do proprietário do automóvel. Por tudo isso, merecem o pódio e, mais que isso, merecem a imagem de ótimos fornecedores que está sendo transmitida a todo um mercado.

Critérios

Os resultados do prêmio “Os Melhores das Melhores” foram obtidos por meio de uma pesquisa realizada pela CINAU (Centro de Inteligência Automotiva), coorde-nada pelo estatístico Alexandre Carneiro. A pesquisa foi feita tanto com o� cinas certi� cadas pelo CESVI BRASIL (53,2% da amostra) quanto com o� cinas sem este certi� -cado, com questionário aplicado por entrevistas telefôni-cas, com respostas livres e espontâneas. 78,1% das pessoas entrevistadas eram gerentes e proprietários de o� cinas; ou seja, pro� ssionais com poder de decisão sobre os produtos que a o� cina deve adquirir no seu dia a dia. Os principais clientes dessas o� cinas são as seguradoras (93,6%), que en-caminham o maior volume de serviços para as empresas.

Além de incluir mais categorias, a edição deste ano trou-xe uma novidade: dividiu a premiação entre “marcas prefe-ridas” e “marcas mais utilizadas”, como forma de destacar tanto a marca que é sonho de consumo da o� cina quanto a que está mais presente no trabalho diário de funileiros e pintores.

Page 18: Auto Reparo  - setembro 2010

• Auto Reparo18

Especial

Con� ra, a seguir, os produtos e marcas vencedores da edição

DADE E ATENDIMENTO CAMPEÕES DE QUALI 2010 do prêmio “Os Melhores das Melhores”.

REPUXADEIRA ELÉTRICAMARCA PREFERIDA MAIS UTILIZADA

2º - V8 BRASIL 2º - V8 BRASIL

3º - BOSCH 3º - SKY

BANCADA DE ESTIRAMENTOMARCA PREFERIDA MAIS UTILIZADA

2º - MARCONI 2º - MARCONI

3º - NOWAK 3º - LUCCA

ADESIVO DE VIDROMARCA PREFERIDA MAIS UTILIZADA

2º - SIKA 2º - 3M E DOW3º - 3M 3º - NUCLEUS

CABINE DE PINTURAMARCA PREFERIDA MAIS UTILIZADA

2º - USITALIA 2º - NOVA VERTA

3º - NOVA VERTA 3º - USITALIA

PISTOLA DE PINTURAMARCA PREFERIDA MAIS UTILIZADA

2º - SAGOLA 2º - SAGOLA

3º - PUMA 3º - PUMA

SOLDA PONTOMARCA PREFERIDA MAIS UTILIZADA

2º - SPANESI 2º - WHITE MARTINS

3º - WHITE MARTINS 3º - SPANESI

SOLDA MIGMARCA PREFERIDA MAIS UTILIZADA

2º - ESAB 2º - ESABO

3º - BAMBOZZI 3º - BAMBOZZI

FERRAMENTA PNEUMÁTICAMARCA PREFERIDA MAIS UTILIZADA

2º - CHICAGO 2º - CHICAGO

3º - BOSCH 3º - SUMAKE

Page 19: Auto Reparo  - setembro 2010

19

Especial

Con� ra, a seguir, os produtos e marcas vencedores da edição

DADE E ATENDIMENTO CAMPEÕES DE QUALI 2010 do prêmio “Os Melhores das Melhores”.

TINTA À BASE DE SOLVENTEMARCA PREFERIDA MAIS UTILIZADA

2º - AKZO NOBEL 2º - AKZO NOBEL

3º - DUPONT 3º - DUPONT

TINTA À BASE DE ÁGUAMARCA PREFERIDA MAIS UTILIZADA

2º - BASF 2º - BASF

3º - PPG E STAR QUÍMICA 3º - PPG

PARA PINTURA DE FUNDOMARCA PREFERIDA MAIS UTILIZADA

2º - AKZO NOBEL 2º - AKZO NOBEL

3º - PPG 3º - PPG

FITA ADESIVAMARCA PREFERIDA MAIS UTILIZADA

2º - NORTON 2º - NORTON

3º - TESA 3º - TESA

MELHOR FORNECEDORDE FUNILARIA E PINTURA

2º - SHERWIN WILLIAMS

3º - DUPONT

MELHOR MARCA DE CARROS PARA REPARO

2º - FIAT

3º - VOLKSWAGEN

MELHOR DISPONIBILI-DADE DE PEÇAS

2º - VOLKSWAGEN

3º - FIAT

MONTADORA COM MELHOR ACESSODE INFORMAÇÕES

2º - GM3º - VOLKSWAGEN

BOINA DE POLIMENTOMARCA PREFERIDA MAIS UTILIZADA

2º - SAINT GOBAIN – NORTON 2º - SAINT GOBAIN – NORTON

3º - PEROLA 3º - PEROLA

Page 20: Auto Reparo  - setembro 2010

Na ponta do lápis

Nunca, em minha vida, vi algum negócio que tenha tantas variáveis quanto uma oficina de funilaria e pin-tura. É uma fábrica de problemas, e costumo dizer que os problemas de uma oficina pequena são os mesmos de uma oficina grande – o que muda mesmo é o tamanho do problema.

Vamos nos lembrar da oficina exemplo da matéria pas-sada: definimos que ela fazia, em média, 100 carros por mês. Vamos lembrar também que, em nosso conceito, “fazer 100 carros/mês” significa que, no mínimo, 100 veículos foram entregues no período de 30 dias. Não são contabilizados, portanto, os veículos que ficaram prontos e os clientes não buscaram.

Vamos lembrar também que nossa oficina tem 23 fun-cionários (vale a pena, reler a matéria da última Auto Re-paro). Com esta equipe, podemos executar tudo o que será sugerido a seguir, sem precisar de mais investimentos.

Razões do dinheiro escapando

O dinheiro sai por entre os dedos porque não da-mos atenção a todos os detalhes. Eles passam desper-cebidos diante de nossos olhos e não vemos. A todo instante, eles nos chamam e não damos ouvidos. Va-mos separar a parte produtiva da parte administrati-va. Vamos levantar e comentar sobre estes detalhes. Cada item deve ser conferido em sua empresa. Você se surpreenderá em como esses problemas atrapa-lham a produção dos funcionários, como eles repre-sentam muito dinheiro em nossa empresa que sai por entre os dedos, e como é importante tomarmos uma decisão de mudança de postura imediata. A mudança é cultural, e começa pelos proprietários.

Por que o dinheiro escapa entre os dedosNa produção e na administração, os detalhes que fazem a diferença na rentabilidade da sua oficina

• Auto Reparo20

Por Fábio Moraes*

Page 21: Auto Reparo  - setembro 2010

Na ponta do lápis

Na produção

Linha de ar – Quantas vezes ouvimos o ar va-zando nas mangueiras e não nos preocupamos em arrumar?

Ação Veja onde tem vazamento e mande ar-rumar imediatamente.

Ferramentas sem manutenção – Mande al-gum funcionário, ou você mesmo, dar uma cor-rida pela oficina e fazer um levantamento de to-dos os equipamentos e quais precisam de reparos ou substituição.

Ação Faça um cronograma das mais baratas para as mais caras e mande arrumar. Lembre que estamos nos referindo desde a uma lima na funi-laria, uma “spoter”, até uma “roquite”. Não saia mandando arrumar sem um cronograma e um orçamento prévio.

Compras de peças de veículos sem avaliação prévia – Todo mundo fala que não faz isso, mas dificilmente encontro uma oficina que trabalhe corretamente neste item.

Ação Antes de autorizar o comprador a exe-cutar a função de compra, verifique se não existe

mecânica “grande” no carro. Peça para o com-prador ter o hábito de verificar se existe peça em “BO” na fábrica, antes de fazer o pedido. Analise os complementares. Isso vai fazer com que você acerte mais na previsão de saída dos carros, junto a seus clientes, e vai fazer você não comprar pe-ças para carros que ainda vão ter de esperar por alguma peça de fábrica.

Material de consumo, insumos e tintas – Custo alto e falta de acompanhamento diário.

Ação Uma oficina que faz 100 carros/mês deve gastar entre R$ 9.0000 e R$ 10.000 por mês (com material de alta tecnologia). Se isso não estiver acontecendo, não tenha dúvida de que você está trabalhando errado, ou acompa-nhando errado. Tenha este número como refe-rência e comece a controlar o seu gasto. Converse com seu fornecedor. Mostre seus números para ele. Busque outras opções no mercado. Monitore diariamente.

Lâmpadas acesas no pátio – As luzes devem ser acesas somente quando necessário e funda-mental para o trabalho ser bem executado.

Ação Observe durante o dia se não há luzes

09

EQUIPAMENTOS, COMO A PISTOLA DE PINTURA,

PRECISAM DE UMA REVISÃO PERIÓDICA OUSUBSTITUIÇÃO

ANALISE A NECESSIDADE DE DEIXAR TODAS AS

LUZES ACESAS NASOPERAÇÕES DA OFICINA

Page 22: Auto Reparo  - setembro 2010

acesas. Oriente seus funcionários.

Falta de cumprimento de prazos – Por falta de planejamento, algumas vezes os veículos são entre-gues fora do prazo.

Ação Todas as vezes que entregamos um car-ro fora da data combinada e não mantemos nosso cliente informado, corremos um sério risco de ter de oferecer um táxi, um leva-e-traz, um carro re-serva e, muitas vezes, colocamos nossa cara a tapa.

Lembre-se de manter seu cliente informado de tudo. Muitas vezes, acabamos assumindo uma cul-pa que não é nossa por falta de informação. Con-verse com sua recepcionista ou seus consultores e peça para eles documentarem o atendimento no software de gestão. Quando alterar uma programa-ção de entrega, o cliente deve ser o primeiro a ser informado. Isso não é complicado, só deve virar rotina. Se você cobra e acompanha, o procedimen-to anda.

Excesso de funcionários no setor – Nunca te-nha funcionários a mais em cada setor.

Ação Reuniões. Muitas reuniões. Faça reuni-ões permanentes e rápidas, às vezes de 5 minu-tos. Mostre que é melhor trabalhar mais enxuto. Busque retirar o máximo de cada um. Use nossa empresa exemplo quando discriminamos quantos funcionários cada empresa deverá ter em cada se-tor.

Sucata – Lembre que ela não é lixo. Deve ser armazenada da forma correta.

Ação Oriente seus funileiros, montadores e desmontadores. Peça para armazenarem as peças de sucata corretamente. Guarde os faróis melho-res numa caixa separada e os radiadores também. Negocie com seu sucateiro. Conheço oficinas que pagam o 13º salário só com o dinheiro da suca-ta vendida no decorrer do ano. Cuidado para não misturar as peças de seguradoras (necessárias para fotos ou para serem recolhidas)

Na parte admi-nistrativa

Papel – Numa ofici-na, imprime-se tudo.

Ação Use papel reciclado. Leia os e-mails e não peça para imprimirem e deixa-rem em sua mesa para você ler depois. Separe os e-mails por ordem de assunto em pastas e organize seu Ou-tlook. Defina o que é necessário e imprima somente isso para ane-xar ao processo. Faça o fechamento de final de mês usando seu sof-tware de gestão. Use rascunho.

Emissão de nota fis-cal – Com a nota fiscal eletrônica, o processo de emissão ficou mais lento que o convencional.

Ação Programe o seu pessoal para que a nota fiscal seja impressa e/ou gerada (quando eletrônica) com, no máximo, dois dias após a saída do carro. Algumas seguradoras pagam com até cinco dias úteis, outras com mais tempo. Por que pagar juros do che-que especial se é possível agilizar o faturamento da empresa? Há oficinas que ainda demoram mais de dez dias para gerar um faturamento, depois que o carro saiu. Isso é mudança de costume e acompanha-mento.

Orçamentos pendentes para faturar – Quantas vezes não podemos faturar um veículo para a segu-radora porque restou alguma diferença de preço, e

Na ponta do lápis

• Auto Reparo22

ATENÇÃO AO TEMPO E À FORMA COM QUE SEUS EMPREGADOS USAM O TELEFONE DA OFICINA

Page 23: Auto Reparo  - setembro 2010

Fábio Moraes é diretor da Ultracar, auditor do IQA, consultor do CESVI, consultor do IAA e de várias ofi cinas no Brasil. Dúvidas e informações: ([email protected])

o orçamento não fecha com os valores autorizados? Ou porque ainda existe alguma pendência para ser resolvida?

Ação Os complementares sempre deverão ser fei-tos com os carros desmontados. Todos os problemas deverão ser resolvidos enquanto o carro ainda estiver na oficina. Lembre que a maioria das seguradoras não paga diferença de preço de R$ 15 ou menos. Se isso aconteceu, houve algum erro no processo. Tenho cer-teza de que muitos vão dizer que isso não acontece na sua oficina, mas olhe com atenção. Vejo isso acontecer todos os dias.

Contas de telefone – Sua empresa não pode gastar mais de R$ 2.000 por mês entre contas de telefone e celular.

Ação Para ligações interurbanas para conversar com as seguradoras ou necessárias para o comprador, use o Voip. É barato e funciona. Só com essa medida, você reduzirá muito o custo de sua conta. Se você não sabe como fazer, procure informações no mercado, que não será difícil implantar. Para celular, use um plano corporativo pelo qual todos falem entre si, sem custo e em que exista uma “minutagem” disponível para cada número. Dá para monitorar para qual nú-mero cada um está ligando e para bloquear mensa-gens, interurbanos e receber ligações a cobrar. Vai dar um pouco de trabalho conversar com cada operadora, mas valerá a pena. Inclua neste pacote o rádio.

Descontos em peças e agrupamento de duplicatas – Quantas vezes seu fornecedor entrega uma NF com várias peças, e seu comprador devolve uma ou duas, por não estarem de acordo com o pedido? Quem ga-rante que essas peças devolvidas não vão estar na pró-xima fatura que seu fornecedor enviar? O erro é do fornecedor ou é seu?

Ação Sempre que houver alguma peça devolvi-da, o comprador deverá formalizar, junto ao departa-mento financeiro da empresa, o valor total da NF do fornecedor e o valor a ser debitado pela devolução das peças. No momento do agrupamento das duplicatas

pelo software de gestão, você conseguirá acompanhar para que sua empresa não pague mais do que deve e que o desconto na duplicata seja garantido.

Check-list de entrada e de saída – Normalmente, aparece algum problema na entrega dos carros.

Ação Fotos. Muitas fotos. Na entrada do carro na oficina e quando o veículo estiver pronto. Se você não fizer isso, corre o risco de ser obrigado a pagar por algum problema que não é da oficina. Quando fica a palavra do cliente contra a nossa palavra, muitas vezes acabamos mandando arrumar para não levarmos um problema para a frente. Oriente seus consultores a ba-terem as fotos e armazenarem no software de gestão.

Parece complicado, mas não é

Há vários outros gargalos em uma oficina de funila-ria e pintura que ainda vamos comentar e que fazem o dinheiro sair por entre os dedos. Lembre-se de que as margens de lucro caíram muito. Ganhamos naquilo que controlamos.

Encare as questões acima como um desafio em rela-ção ao que deve ser implantado, seguido e cobrado em sua empresa. Comece eliminando item a item. Você verá que os resultados aparecem, mesmo que demo-rem um pouco.

Não importa o tamanho da sua oficina. Importa se você tem ou não o controle sobre ela. Este é o primei-ro passo. Recorte da revista e coloque em um lugar que você veja todos os dias. Obrigue-se a fazer este exercício.

Sem gestão, não há solução!

23

Page 24: Auto Reparo  - setembro 2010