auto de gil vicente

10
Um auto de Gil Vicente Drama histórico da autoria de Almeida Garrett, represe ntado pela primeira vez em agosto de 1838, no Teatro d a Rua dosCondes, e publicado posteriormente em volume. No prefácio teórico do autor, este debate o problema d o declínio daarte dramática em Portugal e defende a ur gência de se fazer ressuscitar o teatro nacional, proj eto a que a obra seencontra concretamente ligada: "o d rama de Gil Vicente que tomei para título deste não é um episódio, é o assuntomesmo do meu drama; é o ponto em que se enlaça e do qual se desenlaça depois a ação; (...) Mas eu não quis só fazerum drama, sim um drama d e outro drama, e ressuscitar Gil Vicente a ver se ress uscitava o teatro". Nesta peça, evoca-se a corte de D. Manuel I e as duas grandes individualidades literárias que nela evoluíram : BernardimRibeiro (representante da poesia aristocrát ica) e Gil Vicente (defensor do teatro). Garrett conse guiu, assim, a proeza deabordar o Teatro através do te atro, tendo como pano de fundo os ensaios para a peça Cortes de Júpiter, escrita por GilVicente para celebrar a partida da Infanta D. Beatriz para Saboia, onde se cas aria com Carlos III. A peça é dividida em três atos, compostos por diferentes cenas sendo que casa uma se desenrola num espaço diferente. Primeiro Ato O primeiro ato passa-se em Sintra onde Pêro Çafio, um dos frequentes atores das peças de Gil Vicente, ensaia a sua participação nas Cortes de Júpiter. É então que surge Bernardim Ribeiro a quem Çafio confidencia que durante a representação, uma moura de nome Taes, envergando uma máscara, entregaria um anel a D. Beatriz.

Upload: escola-secundaria-de-gago-coutinho

Post on 06-Jun-2015

921 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Descrição por acto e cena, opinião sobre a obra.

TRANSCRIPT

Page 1: Auto de gil vicente

Um auto de Gil Vicente

Drama histórico da autoria de Almeida Garrett, representado pela primeira vez em agosto de 1838, no Teatro da Rua dosCondes, e publicado posteriormente em volume. No prefácio teórico do autor, este debate o problema do declínio daarte dramática em Portugal e defende a urgência de se fazer ressuscitar o teatro nacional, projeto a que a obra seencontra concretamente ligada: "o drama de Gil Vicente que tomei para título deste não é um episódio, é o assuntomesmo do meu drama; é o ponto em que se enlaça e do qual se desenlaça depois a ação; (...) Mas eu não quis só fazerum drama, sim um drama de outro drama, e ressuscitar Gil Vicente a ver se ressuscitava o teatro". Nesta peça, evoca-se a corte de D. Manuel I e as duas grandes individualidades literárias que nela evoluíram: BernardimRibeiro (representante da poesia aristocrática) e Gil Vicente (defensor do teatro). Garrett conseguiu, assim, a proeza deabordar o Teatro através do teatro, tendo como pano de fundo os ensaios para a peça Cortes de Júpiter, escrita por GilVicente para celebrar a partida da Infanta D. Beatriz para Saboia, onde se casaria com Carlos III.

A peça é dividida em três atos, compostos por diferentes cenas sendo que casa uma se desenrola num espaço diferente.

Primeiro

Ato

O primeiro ato passa-se em Sintra onde Pêro Çafio, um dos frequentes atores das peças de Gil Vicente, ensaia a sua participação nas Cortes de Júpiter. É então que surge Bernardim Ribeiro a quem Çafio confidencia que durante a representação, uma moura de nome Taes, envergando uma máscara, entregaria um anel a D. Beatriz. Bernardim, apaixonado por D. Beatriz, arquiteta o plano de assumir a personagem de Taes para se poder aproximar da Infanta. No mesmo ato, contracenam Paula Vicente e Dona Beatriz, confessando esta última o grande amor que nutre pelo poeta de Menina e Moça.

Cena IPersonagens: Pêro Sáfio Espaço: Pátio ou largo dos paços de Sintra

Page 2: Auto de gil vicente

Do que trata a cena: Um monologo de Pêro. Elogia o trabalho de Gil Vicente.Cena IIPersonagens: Pêro Sáfio, Bernardim Ribeiro, Paula Vicente Espaço: Patim da escadaria a esquerda. Do que trata a cena: Paula e Bernardim falam sobre Pêro e o fato de ele saber mais do que deve e eles demonstram preocupação por não saberem o que ele pode fazer com aquilo que sabe.

Cena IIIPersonagens: Pêro Sáfio e Bernardim Ribeiro Espaço: Pátio ou largo dos paços de Sintra Do que trata a cena: Bernardim finge-se amigo de Pêro para que este não possa usar as informações que tem contra Bernardim. Falam também da Peça de teatro de Gil Vicente "As cortes de Júpiter", onde será a despedida de Dona Beatriz da corte.

Cena IVPersonagens: Pêro Sáfio Espaço: O mesmo que o anteriorDo que trata a cena: Mais um monologo de Pêro. Ele diz que prefere que Bernardim se case com Dona Beatriz para que Paula possa ficar para ele. Diz também não saber o que vai fazer com aquilo que sabe.

 

Cena VPersonagens: Pêro Sáfio, Chatel Espaço: O mesmo que o anterior.Do que trata a cena: Chatel elogia o teatro português. Tenta descobrir o que se passa entre Bernardim e Dona Beatriz, mas Pêro não deixa escapar nada

Cena VIPersonagens: El-rei Dom Manuel, Infanta Dona Beatriz, Bispo de Targa, Gil Vicente, Barão de Saint-Germain, Doutor Jofre Passerio, Paula Vicente, Garcia de Resende, Chatel, Pêro Sáfio, Conde de Vila Nova, Damas, fidalgos, escudeiros, moços, falcoeiros, etc. Espaço: O mesmo que o anterior.Do que trata a cena: Dona Beatriz diz a Dom Manuel que já sente saudades da sua terra. Chatel comenta com Saint-

Page 3: Auto de gil vicente

Germain que desconfia da Dona Beatriz. Dona Beatriz sente-se mal e senta-se num poial de pedra.

Cena VIIPersonagens: Dona Beatriz, Paula Vicente, Bispo de Targa Espaço: o mesmo que o anteriorDo que trata a cena: Dona Beatriz pede ao Bispo de Targa que a deixe sozinha com Paula.

Cena VIIIPersonagens: Dona Beatriz, Paula Vicente Espaço: O mesmo que o anteriorDo que trata a cena: Dona Beatriz queixa-se a Paula dos seus infortúnios. Sem se aperceber que Paula gosta da mesma pessoa que ela.

Segundo

Ato

No segundo ato, desenrolado nos Paços da Ribeira, assistem-se aos preparativos da representação: Gil Vicente e Paula Vicente não gostam do ensaio de Joana do Taco, destacada para interpretar Taes. Bernardim aparece disfarçado e pede para falar com Gil Vicente, pedindo-lhe o papel da moura. Mediante a interferência de Paula, Gil acede. Inicia-se a apresentação da peça com a presença de D. Manuel I e dos altos dignatários da Corte, entre os quais Garcia de Resende. Quando Bernardim entra em cena, modifica as falas da moura, conferindo-lhes um grande lirismo.

Page 4: Auto de gil vicente

O Rei percebe que se trata de Bernardim e manda interromper a representação, retirando-se com enfado, sem se aperceber que D. Beatriz tinha desmaiado.

Cena IPersonagens: Paula Vicente e Gil Vicente Espaço: Os paços da Ribeira, grande salão no estilo de Belém. Do que trata a cena: Ensaio para a peça de teatro "Cortes de Júpiter". Paula Vicente queixa-se dos seus infortúnios. E diz que na vida de corte é tudo representar e fingir. Entretanto recebe uma carta de Bernardim onde este pede para se encontrarem a sós juntamente com o Gil Vicente.

Cena IIPersonagens: Paula Vicente, Gil Vicente, Pêro Safio, Joana do taco, atores e atrizes Espaço: O mesmo que o anterior.Do que trata a cena: Gil Vicente critica a prestação de Joana. Paula entrega a resposta á carta que recebeu a Pêro para que este entregue a Bernardim e comunica a seu pai o pedido que lhe foi feito.

Cena III

Personagens: Gil Vicente e Paula VicenteEspaço: O mesmo que o anteriorDo que trata a cena: Paula demonstra o desprezo que sente pelas mulheres da corte ao afirmar que não as acha mais do que ela. Eu pai tenta anima-la e acabam os dois a chorar.

 

Cena IV

Personagens: Gil Vicente, Paula Vicente, Pêro Safio e Bernardim RibeiroEspaço: O mesmo que o anterior.

Do que trata a cena: Bernardim pede a Gil Vicente e Paula que o deixem entrar no auto. Ele pede o papel de Moura para que possa entregar o anel a Dona Beatriz e mente a Gil Vicente dizendo que sabe as falas do seu papel.

Page 5: Auto de gil vicente

Cena VPersonagens: Os mesmos e os atores Espaço: O mesmo que o anterior.Do que trata a cena: Ensaio geral da peça "Cortes de Júpiter".

Cena VIPersonagens: Um pajem de el-rei, os mesmos Espaço: O mesmo que o anteriorDo que trata a cena: O pajem anuncia que el-rei manda que comecem o auto.

 Cena VIIPersonagens: Bernardim Ribeiro e Paula Vicente Espaço: O mesmo que o anteriorDo que trata a cena: Paula tenta dissuadir Bernardim a entrar na peça e anuncia que Dona Beatriz já se casou com o Duque de Sabóia. 

Cena VIIIPersonagens: Bernardim Ribeiro, Paula Vicente e Pêro Sáfio Espaço: O mesmo que anteriorDo que trata a cena: Pêro vem chamar Paula para que ela entre na peça.

Cena IX

Personagens: Bernardim Ribeiro, um ator Espaço: O mesmo.Do que trata a peça: Bernardim está preocupado com o que vai acontecer. O ator vem chamar Bernardim para entrar na peça.

Cena XPersonagens: Toda a corte Espaço: O mesmo que o anteriorDo que trata a peça: Dom Manuel diz a Dona Beatriz que todos sentirão a sua falta e manda que comecem o auto.

Cena XI

Personagens: Os mesmos Espaço: O mesmo que o anterior.Do que se trata a cena: Inicio da encenação. Bernardim declara-se a Dona Beatriz. Gil Vicente não percebe o que se passa. Dom

Page 6: Auto de gil vicente

Manuel não gosta da peça por achá-la chata. Saem todos da sala.

Cena XIIPersonagens: Dona Beatriz, Saint-Germain, Paula, Inês de Melo, damas, etc. Espaço: O mesmo que o anteriorDo que trata a cena: Saint-Germain pede a Dona Beatriz que o deixe acompanhá-la, ela exige a presença de Paula. Chatel desconfia de que algo não esta bem.

Terceiro

Ato

O terceiro ato passa-se a bordo do Galeão Santa Catarina que levará a Infanta ao seu destino.

D. Manuel vem despedir-se da sua filha e traz consigo Chatel, o seu Secretário, que demonstra algumas desconfianças sobre a postura da Infanta. Por intermédio de Paula Vicente, Bernardim consegue visitar D. Beatriz a quem declara o seu amor.

Cena I

Personagens: Bispo de Targa, Conde de Vila Nova, Garcia de Resende, Saint-Germain, Jofre Passerio, Chatel.

Espaço: Recamara do galeão Santa Catarina

Do que trata a cena: Conde de Vila Nova e Garcia de Resende discutem sobre o falecido el-rei Dom João e o rei Dom Manuel, e sobre qual dos dois governo ou governa melhor.

 

Cena IIPersonagens: Os mesmos, Dom Manuel, Dona Beatriz, Inês de Melo, etc.Espaço: O mesmo que os anteriores,Do que trata a cena: Dom Manuel e Dona Beatriz despedem-se com alguma nostalgia.

Cena III

Personagens: Dona Beatriz, Conde de Vila Nova, Saint-Germain, Jofre Passerio, Bispo de Targa, Chatel, Inês de Melo, damas, etc.

Page 7: Auto de gil vicente

Espaço: O mesmo que o anterior.Do que trata a cena: Dona Beatriz manda que se cumpram as ordens de el-rei e pede ao Conde de Vila Nova que mande entregar uma carta ao paço. Saint-Germain e Chatel desconfiam.

 

Cena IV

Personagens: Os mesmos, menos o Conde de Vila Nova Espaço: O mesmo que o anteriorDo que trata a peça: Chatel e Saint-Germain falam sobre a carta. Dona Beatriz manda que todos se retirem.

Cena V

Personagens: Dona Beatriz, Inês de Melo Espaço: O mesmo que o anterior.Do que trata a cena: Dona Beatriz manda Inês de Melo descansar, mas antes pede que ela lhe entregue um livro.

 

Cena VI

Personagens: Dona Beatriz Espaço: O mesmo que o anteriorDo que trata a cena: Um monologo de Dona Beatriz. Fala sobre o livro de Bernardim Ribeiro "saudades", onde de uma forma incompreensível aos olhos dos outros, ele contava a história de amor deles.

 

Cena VII

Personagens: Dona Beatriz e Chatel Espaço: O mesmo que o anteriorDo que trata a cena: Dona Beatriz espanta-se com a presença de Chatel e interroga-o sobre o que faz ali. Dona Beatriz vai para o seu camarim incomodada pela presença de Chatel.

Cena VIII

Page 8: Auto de gil vicente

Personagens: Chatel Espaço: O mesmo que o anteriorDo que trata a cena: Mais um monologo, desta vez de Chatel. Ele diz que tem de descobrir o que se passou no auto, mas não sabe o que fará com a informação.

 

Cena IX

Personagens: Chatel, Paula Vicente Espaço: O mesmo que o anterior.Do que trata a cena: Paula chega a pedido de Dona Beatriz e pede para falar com sua ama. Chatel tenta descobrir o que se passa entre Bernardim Ribeiro e Dona Beatriz, mas Paula engano-o dizendo que a declaração era para ela. Ela mente mesmo sabendo que a sua honra pode ficar manchada.

Cena X

Personagens: Paula Vicente, Inês de Melo Espaço: O mesmo que o anteriorDo que trata a cena: Apenas Chatel sai. Paula faz sinal a Bernardim para que este entre. E manda Inês chamar dona Beatriz.

 

Cena XI

Personagens: Paula Vicente Espaço: O mesmo que o anteriorDo que trata a cena: Paula revela estará surpreendida com a sua própria pessoa pois não são todos que fazem o que ela faz por amor a sua patroa. Mulher que ela devia odiar mas adora. Ela ama Bernardim e sofre só de pensar que vai ter que o ouvir as juras de amor que ele fará a Dona Beatriz.

Cena XII

Personagens: Paula Vicente e Dona Beatriz Espaço: O mesmo que o anteriorDo que trata a cena: Dona Beatriz conta a Paula os problemas que a atormentam. Ela disse-lhe que el-rei sabia de tudo e ela não podia voltar a ver Bernardim pois o amor que eles sentiam era impossível de concretizar.

 

Page 9: Auto de gil vicente

Cena XIII

Personagens: Dona Beatriz, Paula Vicente, Bernardim Ribeiro Espaço: O mesmo que o anteriorDo que trata a cena: Bernardim declara-se de corpo e alma a Beatriz e esta confessa-lhe que também o ama. Paula não aguenta ouvir, fica confusa sobre o que sente, se e amor por Bernardim se e pena por Dona Beatriz, e vai para a varanda. Bernardim diz que prefere morrer a ficar sem ela. Ouve-se o apito de bordo e Bernardim para escapar atira-se ao mar.

Cena Última

Personagens: Dona Beatriz, Paula Vicente, el-rei Dom Manuel, SéquitoEspaço: O mesmo que o anteriorDo que trata a cena: Dom Manuel vem dar o último adeus a Dona Beatriz e depara-se com desmaiada, o que o assusta. A peça termina com a incógnita se Dona Beatriz morreu ou não.

Comentário:

Uma obra muito interessante, contudo, na minha opinião um pouco cansativa.