aulas conceito lógico e articulação técnica

151
Conceito Lógico e Articulação Técnica Professor: João Humberto Camelini Email/MSN: [email protected] Fundamentos de CAD Fundamentos de CAD

Upload: andre-silva

Post on 17-Jan-2017

21 views

Category:

Engineering


4 download

TRANSCRIPT

Page 1: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

Conceito Lógico e Articulação TécnicaProfessor: João Humberto CameliniEmail/MSN: [email protected]

Fundamentos de CADFundamentos de CAD

Page 2: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

O que O que éé desenho vetorial?desenho vetorial?

Qual a diferenQual a diferençça entre a entre rasterraster e vetor?e vetor?

RasterRaster (Imagem) = Representa(Imagem) = Representaçção matricial e estão matricial e estáática, de tica, de aplicaaplicaçção essencialmente artão essencialmente artíística;stica;

Vetor = Modelo matemVetor = Modelo matemáático, mais inteligente, preciso e tico, mais inteligente, preciso e flexflexíível, de aplicavel, de aplicaçção essencialmente tão essencialmente téécnica.cnica.

RasterRaster (tons de cinza)(tons de cinza) RasterRaster (bitonal)(bitonal) VetoresVetores

Page 3: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

ÁREA DE DESENHO

Barras de ComandosMenu Superior

Prompt (Linha de Comando)

Tela de Propriedades

InterfaceInterface

Barra de Status

Page 4: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

LineLine

Desenha uma linha atravDesenha uma linha atravéés da indicas da indicaçção de seus pontos de ão de seus pontos de ininíício e fimcio e fim

Entre no comando Entre no comando LINELINE, digitando , digitando LL ou usando o ou usando o íícone cone equivalente.equivalente.Clique o ponto de inClique o ponto de iníício da linha (cio da linha (P1P1))O segundo ponto, que determina o comprimento e ângulo da O segundo ponto, que determina o comprimento e ângulo da linha, pode ser indicado de vlinha, pode ser indicado de váárias formas:rias formas:

a)a) Simplesmente clicando o ponto de fim (Simplesmente clicando o ponto de fim (P2P2))Neste caso não hNeste caso não háá nenhum segredo, basta clicar o ponto nenhum segredo, basta clicar o ponto e este estáá encerrado o procedimentoencerrado o procedimento

Page 5: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

LineLine

b) Esticando a linha para uma direb) Esticando a linha para uma direçção e digitando seu ão e digitando seu comprimento e pressionando comprimento e pressionando [[EnterEnter]]

A dica aqui A dica aqui éé ligar o modo ortogonal com a tecla ligar o modo ortogonal com a tecla F8F8, , assim as linhas somente serão desenhadas no sentido assim as linhas somente serão desenhadas no sentido horizontal ou vertical. Em seguida horizontal ou vertical. Em seguida éé ssóó apontar para o apontar para o lado desejado, digitar a medida e pressionar lado desejado, digitar a medida e pressionar [[EnterEnter]]

c) Informando seu comprimento e ânguloc) Informando seu comprimento e ânguloUse esta opUse esta opçção para desenhar uma linha em ângulo ão para desenhar uma linha em ângulo diferente de zero graus. Basta digitar um comando no diferente de zero graus. Basta digitar um comando no formato formato @@DISTANCIADISTANCIA<<ANGULOANGULO e pressionar e pressionar [[EnterEnter]]. Por . Por exemplo, se quiser criar uma linha de comprimento 100 e exemplo, se quiser criar uma linha de comprimento 100 e ângulo de 45 graus, digite ângulo de 45 graus, digite @100<45@100<45 e e [[EnterEnter]]. Note que . Note que @@ e e << sempre aparecem, são do formato do comando.sempre aparecem, são do formato do comando.

Page 6: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

DICASDICAS

No AutoCAD, os nNo AutoCAD, os núúmeros seguem o padrão americano, ou meros seguem o padrão americano, ou seja, as casas decimais são separadas da parte inteira do seja, as casas decimais são separadas da parte inteira do nnúúmero por um ponto. Não use vmero por um ponto. Não use víírgula como casa decimal, rgula como casa decimal, como estamos acostumados no Brasil!como estamos acostumados no Brasil!Enquanto estiver desenhando linhas, você pode digitar Enquanto estiver desenhando linhas, você pode digitar CC a a qualquer momento para que o programa feche o polqualquer momento para que o programa feche o políígono e gono e encerre o comando encerre o comando LINELINE. . ÉÉ claro que você precisa ter pelo claro que você precisa ter pelo menos duas linhas desenhadas, senão não faz sentido menos duas linhas desenhadas, senão não faz sentido nenhum tentar fechar o polnenhum tentar fechar o políígono.gono.Para encerrar comandos no AutoCAD, você sPara encerrar comandos no AutoCAD, você sóó precisa precisa pressionar a tecla pressionar a tecla [[ESCESC]]..Sempre leia o Sempre leia o promptprompt do AutoCAD, ldo AutoCAD, láá o programa esto programa estáá““conversandoconversando”” com você, pedindo e dando informacom você, pedindo e dando informaçções. ões. Pessoas que se acostumam a ler o Pessoas que se acostumam a ler o promptprompt conseguem conseguem aprender outros comandos sozinhas.aprender outros comandos sozinhas.

Page 7: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

Como usar o mouse para visualizar o desenhoComo usar o mouse para visualizar o desenho

Existem muitos comandos de visualizaExistem muitos comandos de visualizaçção que podem ser ão que podem ser aplicados usando o praplicados usando o próóprio mouse. Seguem alguns:prio mouse. Seguem alguns:

1.1. Para arrastar o desenho de um lado para outro da tela (o Para arrastar o desenho de um lado para outro da tela (o que chamamos de que chamamos de PANPAN) você pode segurar pressionado o ) você pode segurar pressionado o botão botão SCROLLSCROLL (rodinha do mouse) e arrastar.(rodinha do mouse) e arrastar.

2.2. Para ampliar ou reduzir o desenho, basta girar o botão Para ampliar ou reduzir o desenho, basta girar o botão SCROLLSCROLL..

3.3. Para os casos em que o desenho sair da tela, basta dar dois Para os casos em que o desenho sair da tela, basta dar dois cliquescliques rráápidos (pidos (doubledouble clickclick) com o botão ) com o botão SCROLLSCROLL do mouse. do mouse. Isto farIsto faráá com que todos os objetos desenhados sejam com que todos os objetos desenhados sejam mostrados na tela simultaneamente, no maior tamanho mostrados na tela simultaneamente, no maior tamanho posspossíível.vel.

Page 8: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

Apagar ObjetosApagar Objetos

Para apagar um ou mais objetos inteiros no AutoCAD, basta Para apagar um ou mais objetos inteiros no AutoCAD, basta selecionselecionáá--los e pressionar a tecla los e pressionar a tecla [[DELDEL]]. S. Sóó que existem três que existem três formas de selecionar:formas de selecionar:

1.1. Clicar diretamente sobre os objetosClicar diretamente sobre os objetosForma mais simples e trabalhosa, pois imagine clicar um Forma mais simples e trabalhosa, pois imagine clicar um a um para selecionar uns cem ou duzentos objetos!a um para selecionar uns cem ou duzentos objetos!

2.2. Clicar no vazio e abrir uma janela da esquerda para a direitaClicar no vazio e abrir uma janela da esquerda para a direitaNeste caso, a janela aparece com uma linha contNeste caso, a janela aparece com uma linha contíínua nua (não tracejada). Somente os objetos que estiverem (não tracejada). Somente os objetos que estiverem inteiramente dentro dela serão selecionados. Minteiramente dentro dela serão selecionados. Méétodo todo conhecido como conhecido como WINDOWWINDOW..

3.3. Clicar no vazio e abrir uma janela da direita para a esquerdaClicar no vazio e abrir uma janela da direita para a esquerdaNeste caso, a janela aparecerNeste caso, a janela apareceráá tracejada e qualquer tracejada e qualquer objeto que esteja inteiramente dentro ou tocando nas objeto que esteja inteiramente dentro ou tocando nas bordas dela serbordas dela seráá selecionado. Mselecionado. Méétodo conhecido como todo conhecido como CROSSINGCROSSING..

Page 9: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

MMéétodos de Seletodos de Seleççãoão

2. M2. Méétodo todo WindowWindow 3. M3. Méétodo todo CrossingCrossing

1.1. MMéétodo da todo da SeleSeleçção Diretaão Direta

Estes mEstes méétodos valem para todos os todos valem para todos os comandos que pedem para o comandos que pedem para o usuusuáário selecionar vrio selecionar váários objetos, rios objetos, como como MOVEMOVE, , COPYCOPY, , ROTATEROTATE, , MIRRORMIRROR, , TRIMTRIM. Isto não . Isto não éé exclusividade do exclusividade do comando de apagar (comando de apagar (ERASEERASE).).

Page 10: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

ExercExercíícioscios

Page 11: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

Ferramentas de PrecisãoFerramentas de Precisão

Por mais que você tente clicar em pontos precisos Por mais que você tente clicar em pontos precisos ““a olhoa olho””, , você nunca conseguirvocê nunca conseguiráá fazer isto com exatidão. Para fazer isto com exatidão. Para resolver isto, o AutoCAD tem Ferramentas de Precisão, que resolver isto, o AutoCAD tem Ferramentas de Precisão, que são comandos que ajudam a encontrar pontos como são comandos que ajudam a encontrar pontos como comecomeçço, meio e fim de linhas e arcos, centros, quadrantes e o, meio e fim de linhas e arcos, centros, quadrantes e tangentes de ctangentes de cíírculos e arcos e outros pontos importantes.rculos e arcos e outros pontos importantes.

Se, por exemplo, você quiser que o programa detecte o Se, por exemplo, você quiser que o programa detecte o comecomeçço ou fim de linhas automaticamente, basta deixar o ou fim de linhas automaticamente, basta deixar ligada a opligada a opçção ão ENDPOINTENDPOINT. Deste modo, sempre que você . Deste modo, sempre que você estiver num comando de desenho e passar com o cursor por estiver num comando de desenho e passar com o cursor por cima de uma linha, o programa vai destacar onde estcima de uma linha, o programa vai destacar onde estáá a a extremidade desta linha mais prextremidade desta linha mais próóxima do ponto em que você xima do ponto em que você estiver. Quando isto acontecer, bastarestiver. Quando isto acontecer, bastaráá clicar para que clicar para que aquele ponto seja utilizado no comando que estiver em aquele ponto seja utilizado no comando que estiver em andamento.andamento.

Page 12: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

Ferramentas de PrecisãoFerramentas de Precisão

Estas são as ferramentas de precisão mais utilizadas no CAD:Estas são as ferramentas de precisão mais utilizadas no CAD:

ENDPOINTENDPOINT: Ponto de come: Ponto de começço ou fimo ou fimMIDPOINTMIDPOINT: Ponto m: Ponto méédio (meio do objeto)dio (meio do objeto)CENTERCENTER: Centro de arcos e c: Centro de arcos e cíírculosrculosNODENODE: Detecta pontos feitos com o comando : Detecta pontos feitos com o comando POINTPOINTQUADRANTQUADRANT: Pontos dos ângulos 0, 90, 180 e 270 graus em : Pontos dos ângulos 0, 90, 180 e 270 graus em ccíírculos e arcosrculos e arcosINTERSECTIONINTERSECTION: Ponto de cruzamento entre dois objetos: Ponto de cruzamento entre dois objetosPERPENDICULARPERPENDICULAR: Ponto perpendicular (90 graus) a um : Ponto perpendicular (90 graus) a um objetoobjetoTANGENTTANGENT: Tangência: TangênciaNEARESTNEAREST: Encontra um ponto sobre o objeto nas : Encontra um ponto sobre o objeto nas proximidades do cursor. A proximidades do cursor. A úúnica garantia deste tipo de nica garantia deste tipo de precisão precisão éé que o ponto estarque o ponto estaráá tocando o objeto.tocando o objeto.

Page 13: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

Ferramentas de PrecisãoFerramentas de Precisão

Para deixar uma ou mais ferramentas de precisão, você deve Para deixar uma ou mais ferramentas de precisão, você deve fazer o seguinte:fazer o seguinte:Clique com o botão direito sobre Clique com o botão direito sobre ESNAPESNAP (no AutoCAD (no AutoCAD ééOSNAPOSNAP) e clique em ) e clique em SETTINGSSETTINGS::

b) Ligue as ferramentas b) Ligue as ferramentas que quiser e clique que quiser e clique [[OkOk]]..

Page 14: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

DICASDICAS

ÁÁs vezes inconveniente que o s vezes inconveniente que o OSNAPOSNAP fique ligado o tempo fique ligado o tempo todo, principalmente quando você deixa marcadas muitas todo, principalmente quando você deixa marcadas muitas ferramentas de precisão, pois o programa ficarferramentas de precisão, pois o programa ficaráá tentando tentando detectar todas e pode detectar todas e pode ““pegarpegar”” pontos indesejados. Com a pontos indesejados. Com a tecla tecla F3F3 você liga ou desliga o você liga ou desliga o OSNAPOSNAP quando quiser.quando quiser.

A tangente A tangente éé uma precisão um pouco diferente das outras, uma precisão um pouco diferente das outras, pois o programa sempre dpois o programa sempre dáá preferência preferência ààs demais, das demais, daíí ela ela não funciona. Por esta razão, não basta deixnão funciona. Por esta razão, não basta deixáá--la ligada, o la ligada, o ideal ideal éé forforççar que ela seja usada quando precisar. Para ar que ela seja usada quando precisar. Para forforççar que o programa detecte uma certa precisão, você ar que o programa detecte uma certa precisão, você deve digitar as suas três primeiras letras e pressionar deve digitar as suas três primeiras letras e pressionar [[EnterEnter]]ou escolher seu ou escolher seu íícone na barra de precisão cone na barra de precisão OBJECT SNAPSOBJECT SNAPS::

Page 15: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

DICASDICAS

ÀÀs vezes, uma barra de s vezes, uma barra de ferramentasferramentas –– como a como a dos dos OSNAPSOSNAPS, por exemplo , por exemplo –– pode estar desligada, pode estar desligada, ou seja, pode não estar ou seja, pode não estar visvisíível na tela. Para ligar vel na tela. Para ligar éé muito simples: muito simples:

a)a) Clique com o botão Clique com o botão direito do mouse numa direito do mouse numa parte vazia (sem parte vazia (sem nenhum botão) da barra nenhum botão) da barra superior de ferramentassuperior de ferramentas

b)b) Clique no nome da barra Clique no nome da barra que deseja ligarque deseja ligar

Page 16: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

DICASDICAS

Quando estiver desenhando, o programa indicarQuando estiver desenhando, o programa indicaráá que tipo que tipo de precisão estde precisão estáá sendo utilizada atravsendo utilizada atravéés de um ss de um síímbolo que mbolo que aparecerapareceráá do lado do ponto detectado. Por exemplo, ao se do lado do ponto detectado. Por exemplo, ao se tratar de um fim de linha, aparecertratar de um fim de linha, apareceráá um quadrado, se o um quadrado, se o ponto for o meio da mesma, surgirponto for o meio da mesma, surgiráá um triângulo e assim por um triângulo e assim por diante. Seguem ilustradiante. Seguem ilustraçções de alguns desses sões de alguns desses síímbolos:mbolos:

Page 17: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

CircleCircle

Desenha um cDesenha um cíírculo, atravrculo, atravéés da indicas da indicaçção do seu centro e raio. ão do seu centro e raio. Opcionalmente, pode ser informado o diâmetro.Opcionalmente, pode ser informado o diâmetro.

Entre no comando Entre no comando CIRCLECIRCLE, digitando , digitando CC e e [[EnterEnter]] ou utilizando o ou utilizando o íícone disponcone disponíível no software.vel no software.Clique o ponto em que ficarClique o ponto em que ficaráá o centro do co centro do cíírculo. Se as rculo. Se as ferramentas de precisão estiverem ligadas, você poderferramentas de precisão estiverem ligadas, você poderááususáá--las para posicionar o centro do clas para posicionar o centro do cíírculo num ponto mais rculo num ponto mais especespecíífico, como o centro de outro cfico, como o centro de outro cíírculo, meio ou fim de rculo, meio ou fim de uma linha etc.uma linha etc.Digite o raio. Opcionalmente você pode digitar Digite o raio. Opcionalmente você pode digitar DD e e pressionar pressionar [[EnterEnter]] para que o programa pepara que o programa peçça ô diâmetro ao a ô diâmetro ao invinvéés do raio. Depois basta digitar o valor do diâmetro e s do raio. Depois basta digitar o valor do diâmetro e pressionar pressionar [[EnterEnter]]..

Page 18: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

DICASDICAS

Existem outras formas de desenhar cExistem outras formas de desenhar cíírculos no AutoCAD, rculos no AutoCAD, esta apresentaesta apresentaçção apenas mostrou as mais comuns. Se ão apenas mostrou as mais comuns. Se você tem o hvocê tem o háábito de ler o bito de ler o promptprompt, poder, poderáá testar as outras testar as outras opopçções disponões disponííveis.veis.ÉÉ importante ter certeza que sabe a diferenimportante ter certeza que sabe a diferençça entre raio e a entre raio e diâmetro. A figura seguinte indica exatamente isto, diâmetro. A figura seguinte indica exatamente isto, colocando estas duas medidas num mesmo ccolocando estas duas medidas num mesmo cíírculo:rculo:

Page 19: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

DistanceDistance

Mede a distância entre dois pontos clicados, informando qual a Mede a distância entre dois pontos clicados, informando qual a distância em X, em Y, a distância total e o ângulo entre os distância em X, em Y, a distância total e o ângulo entre os pontos.pontos.

Entre no comando Entre no comando DISTANCEDISTANCE, digitando , digitando DIDI e e [[EnterEnter]] ou ou utilizando o utilizando o íícone disponcone disponíível no software.vel no software.Clique dois pontos cuja distância você quer medir, usando Clique dois pontos cuja distância você quer medir, usando as ferramentas de precisão. Os valores aparecerão no as ferramentas de precisão. Os valores aparecerão no promptprompt da seguinte maneira:da seguinte maneira:

Se as informaSe as informaçções não aparecerem ões não aparecerem totalmente no totalmente no promptprompt, você pode , você pode esticesticáá--lo ou pressionar lo ou pressionar F2F2 para para que mais dados fiquem visque mais dados fiquem visííveis.veis.

Page 20: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

GripsGrips

Quando você estiver fora de qualquer comando e selecionar Quando você estiver fora de qualquer comando e selecionar objetos, serão mostrados pontos notobjetos, serão mostrados pontos notááveis conhecidos como veis conhecidos como GRIPSGRIPS. Com eles, . Com eles, éé posspossíível fazer algumas edivel fazer algumas ediçções rões ráápidas, pidas, como esticar, mover etc.como esticar, mover etc.

Para editar, ao aparecerem os Para editar, ao aparecerem os GRIPSGRIPS você deve clicar sobre você deve clicar sobre aquele que deseja alterar (esquentar o aquele que deseja alterar (esquentar o GRIPGRIP), movimentar o ), movimentar o cursor e clicar na posicursor e clicar na posiçção em que ele deverão em que ele deveráá ficar. Veja:ficar. Veja:

Para esticar uma linha com uma medida exata, ligue o modo Para esticar uma linha com uma medida exata, ligue o modo ortogonal (ortogonal (F8F8), aponte para a dire), aponte para a direçção desejada, digite o valor ão desejada, digite o valor (quanto deseja esticar) e pressione (quanto deseja esticar) e pressione [[EnterEnter]]..

Page 21: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

DICASDICAS

Os Os GRIPSGRIPS não são usados apenas para esticar objetos. não são usados apenas para esticar objetos. Depois de Depois de ““esquentaresquentar”” um um GRIPGRIP, você pode clicar com o , você pode clicar com o botão direito do mouse para ver outras opbotão direito do mouse para ver outras opçções disponões disponííveis, veis, como ilustra a figura abaixo:como ilustra a figura abaixo:

Escolhendo Escolhendo ROTATEROTATE, por exemplo, o , por exemplo, o programa perguntarprograma perguntaráá um ângulo de um ângulo de rotarotaçção e o objeto serão e o objeto seráá girado em torno girado em torno do ponto do do ponto do GRIPGRIP naquele ângulo. O naquele ângulo. O mesmo vale para mesmo vale para SCALESCALE, , MOVEMOVE e e COPYCOPY, , que usarão o que usarão o GRIPGRIP como ponto base como ponto base para suas operapara suas operaçções. Este recurso ões. Este recurso éébastante interessante para realizar bastante interessante para realizar ediediçções rões ráápidas, eliminando a pidas, eliminando a necessidade de entrar num comando necessidade de entrar num comando especespecíífico.fico.

Page 22: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

OffsetOffset

Faz cFaz cóópias paralelas de objetos selecionados a uma distância pias paralelas de objetos selecionados a uma distância indicada pelo usuindicada pelo usuáário.rio.

Entre no comando Entre no comando OFFSETOFFSET, digitando , digitando OO pelo teclado ou pelo teclado ou acionando o acionando o íícone correspondente.cone correspondente.Digite a medida com que pretende fazer as cDigite a medida com que pretende fazer as cóópias paralelas pias paralelas dos objetos e pressione dos objetos e pressione [[EnterEnter]]Selecione um objeto a ser copiadoSelecione um objeto a ser copiadoClique em qualquer lugar no lado em que pretende fazer a Clique em qualquer lugar no lado em que pretende fazer a ccóópia paralela daquele objetopia paralela daquele objetoSelecione o prSelecione o próóximo objeto e clique o lado desejado para a ximo objeto e clique o lado desejado para a ccóópia. Repita este processo quantas vezes quiser.pia. Repita este processo quantas vezes quiser.

Importante: Caso queira alterar a distância das prImportante: Caso queira alterar a distância das próóximas ximas ccóópias, você tem que entrar novamente no comando, pois pias, você tem que entrar novamente no comando, pois ela somente ela somente éé solicitada logo que o mesmo solicitada logo que o mesmo éé iniciado.iniciado.

Page 23: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

TrimTrim

Corta pedaCorta pedaçços de objetos, usando outros como os de objetos, usando outros como ““lâminaslâminas””..

Entre no comando Entre no comando TRIMTRIM, digitando , digitando TRTR pelo teclado ou pelo teclado ou utilizando o utilizando o íícone correspondente.cone correspondente.Selecione os objetos que funcionarão como Selecione os objetos que funcionarão como ““lâminaslâminas”” e e pressione pressione [[EnterEnter]] para o programa saber que terminou de para o programa saber que terminou de escolher.escolher.Clique sobre os objetos que deseja cortar. Clique sobre os objetos que deseja cortar. ÉÉ importante que importante que os os cliquescliques sejam nos lados que serão cortados:sejam nos lados que serão cortados:

Page 24: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

DICASDICAS

Existe uma forma mais Existe uma forma mais ““ffáácilcil”” de utilizar o comando de utilizar o comando TRIMTRIM para para algumas situaalgumas situaçções especões especííficas. Você pode fazer com que o ficas. Você pode fazer com que o programa entenda que todos os objetos do desenho sejam programa entenda que todos os objetos do desenho sejam considerados considerados ““lâminaslâminas””, assim não , assim não éé preciso selecionar os preciso selecionar os mais adequados para cada situamais adequados para cada situaçção. Para isto, faão. Para isto, façça o a o seguinte:seguinte:

1.1. Entre no comando Entre no comando TRIMTRIM2.2. Pressione Pressione [[EnterEnter]]3.3. Selecione os objetos que deseja cortarSelecione os objetos que deseja cortar

O problema O problema éé que que ààs vezes s vezes ééinconveniente que todos os objetos sejam inconveniente que todos os objetos sejam lâminas, jlâminas, jáá que isto pode fazer com que que isto pode fazer com que você tenha que dar mais você tenha que dar mais cliquescliques para para conseguir obter um certo resultado, como conseguir obter um certo resultado, como no exemplo apresentado ao lado:no exemplo apresentado ao lado:

Page 25: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

FilletFillet

Arredonda cantos vivos, gerando arcos entre dois objetos Arredonda cantos vivos, gerando arcos entre dois objetos selecionados pelo ususelecionados pelo usuáário.rio.

Entre no comando Entre no comando FILLETFILLET, digitando , digitando FF no no promptprompt ou ou acessando o acessando o íícone correspondente. No cone correspondente. No promptprompt, aparecer, apareceráá o o raio que estraio que estáá sendo utilizado pelo comando:sendo utilizado pelo comando:

2. Se o raio estiver de acordo com o que você precisa, pule 2. Se o raio estiver de acordo com o que você precisa, pule este passo, caso contreste passo, caso contráário digite rio digite RR, tecle , tecle [[EnterEnter]] e informe o e informe o valor do raio, depois tecle valor do raio, depois tecle [[EnterEnter]] novamente.novamente.

3. Selecione dois objetos que serão arredondados:3. Selecione dois objetos que serão arredondados:

Page 26: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

DICASDICAS

Caso você informe um valor muito grande para o raio, o Caso você informe um valor muito grande para o raio, o comando não conseguircomando não conseguiráá executar a operaexecutar a operaçção.ão.O comando O comando FILLETFILLET tambtambéém pode ser utilizado para esticar m pode ser utilizado para esticar linhas que não estejam se tocando e formar cantos vivos, linhas que não estejam se tocando e formar cantos vivos, para isto basta utilizar o raio igual a zero. Veja como para isto basta utilizar o raio igual a zero. Veja como funciona:funciona:

Se as linhas não estiverem se tocando, como no exemplo Se as linhas não estiverem se tocando, como no exemplo acima, tambacima, tambéém m éé posspossíível aplicar raios diferentes de zero, vel aplicar raios diferentes de zero, sem problemas.sem problemas.Para trocar o valor do raio, Para trocar o valor do raio, éé necessnecessáário entrar novamente rio entrar novamente no comando e digitar no comando e digitar RR seguido de seguido de [[EnterEnter]]..

Page 27: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

ExercExercíícioscios

Page 28: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

ExercExercíícioscios

Page 29: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

ExercExercíícioscios

Page 30: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

ExercExercíícioscios

Page 31: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

ExercExercíícioscios

Page 32: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

ExercExercíícioscios

Page 33: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

ExercExercíícioscios

Page 34: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

ExercExercíícioscios

Page 35: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

RectangRectang

Desenha um retângulo com um Desenha um retângulo com um úúnico comando. Dispensa o nico comando. Dispensa o desenho de 4 linhas com o comando desenho de 4 linhas com o comando LINELINE..

Entre no comando Entre no comando RECTANGLERECTANGLE, digitando , digitando RECREC ou atravou atravéés do s do íícone correspondente.cone correspondente.Clique um ponto indicando um canto do retângulo.Clique um ponto indicando um canto do retângulo.Digite as medidas de comprimento e altura, no seguinte Digite as medidas de comprimento e altura, no seguinte formato: formato: @@COMPRIMENTOCOMPRIMENTO,,ALTURAALTURA. Por exemplo, para fazer um . Por exemplo, para fazer um retângulo de 50x30, digite retângulo de 50x30, digite @@5050,,3030. O s. O síímbolo mbolo @@ e a ve a víírgula rgula são obrigatsão obrigatóórios.rios.

Page 36: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

ExplodeExplode

O retângulo O retângulo éé um exemplo de objeto agrupado. Na verdade, um exemplo de objeto agrupado. Na verdade, ele consiste num conjunto de linhas agrupadas numa sele consiste num conjunto de linhas agrupadas numa sóóentidade, que chamamos de entidade, que chamamos de POLYLINEPOLYLINE. O problema deste tipo . O problema deste tipo de objeto de objeto éé que muitas vezes precisamos trabalhar com as que muitas vezes precisamos trabalhar com as linhas separadas e isto não linhas separadas e isto não éé posspossíível. Por exemplo, se vel. Por exemplo, se aplicarmos um aplicarmos um OFFSETOFFSET num retângulo, todas as suas linhas num retângulo, todas as suas linhas serão copiadas de uma sserão copiadas de uma sóó vez, como estvez, como estáá abaixo:abaixo:

Se for utilizado o comando Se for utilizado o comando EXPLODEEXPLODE (pelo teclado, digite (pelo teclado, digite XX) e ) e selecionado o retângulo seguido de selecionado o retângulo seguido de [[EnterEnter]], cada linha se , cada linha se torna um objeto independente:torna um objeto independente:

Page 37: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

ExtendExtend

Estende linhas para que as mesmas alcancem outras que Estende linhas para que as mesmas alcancem outras que estejam na direestejam na direçção de suas extremidades, como mostra a ão de suas extremidades, como mostra a figura a seguir:figura a seguir:

Os passos para sua execuOs passos para sua execuçção são:ão são:Entre no comando Entre no comando EXTENDEXTEND digitando digitando EXEX pelo teclado ou pelo teclado ou utilizando o utilizando o íícone correspondente.cone correspondente.Selecione os objetos atSelecione os objetos atéé os quais as linhas deverão ser os quais as linhas deverão ser estendidas e tecle estendidas e tecle [[EnterEnter]]..Selecione os objetos que serão estendidos, clicando o mais Selecione os objetos que serão estendidos, clicando o mais prpróóximo possximo possíível da extremidade que estvel da extremidade que estáá para o lado em para o lado em que serão esticados.que serão esticados.

Selecione os limites Selecione o que seráestendido até eles

Page 38: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

ScaleScale

Aumenta ou diminui o tamanho dos objetos desenhados. Aumenta ou diminui o tamanho dos objetos desenhados. Antigamente era utilizado para ajustar a escala do desenho.Antigamente era utilizado para ajustar a escala do desenho.

1.1. Acione o comando Acione o comando SCALESCALE, digitando , digitando SCSC no no promptprompt ou atravou atravéés s do seu respectivo do seu respectivo íícone.cone.

2.2. Selecione os objetos cujo tamanho serSelecione os objetos cujo tamanho seráá alterado usando os alterado usando os mméétodos que jtodos que jáá foram explicados e tecle foram explicados e tecle [[EnterEnter]]. .

3.3. Indique o ponto base. Este ponto Indique o ponto base. Este ponto éé importante, pois ele importante, pois ele permanecerpermaneceráá na mesma posina mesma posiçção quando for aplicada a ão quando for aplicada a escala, como mostra a figura deste slide:escala, como mostra a figura deste slide:

4. Digite o fator de escala. 4. Digite o fator de escala. Exemplo: se digitar 0.5, Exemplo: se digitar 0.5, os objetos ficarão com os objetos ficarão com a metade do tamanho. a metade do tamanho. Se for 3, aumentarão Se for 3, aumentarão três vezes.três vezes.

Page 39: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

MoveMove

Movimenta objetos selecionados pelo usuMovimenta objetos selecionados pelo usuáário.rio.

1.1. Acione o comando Acione o comando MOVEMOVE, digitando , digitando MM ou acionando o ou acionando o respectivo respectivo íícone.cone.

2.2. Selecione os objetos que deseja mover, com os mSelecione os objetos que deseja mover, com os méétodos todos explicados anteriormente, em seguida pressione explicados anteriormente, em seguida pressione [[EnterEnter]]..

3.3. Clique no ponto base. Este Clique no ponto base. Este éé o ponto de referência pelo qual o ponto de referência pelo qual os objetos serão os objetos serão ““puxadospuxados””..

4.4. Clique no ponto de destino, ou seja, aquele para onde o Clique no ponto de destino, ou seja, aquele para onde o ponto base serponto base seráá levado. Veja:levado. Veja:

Page 40: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

CopyCopy

Copia objetos selecionados pelo usuCopia objetos selecionados pelo usuáário para outra posirio para outra posiçção.ão.

1.1. Acione o comando Acione o comando COPYCOPY, digitando , digitando CPCP ou acionando o ou acionando o respectivo respectivo íícone.cone.

2.2. Selecione os objetos que deseja copiar, com os mSelecione os objetos que deseja copiar, com os méétodos todos explicados anteriormente, em seguida pressione explicados anteriormente, em seguida pressione [[EnterEnter]]..

3.3. Clique no ponto base. Este Clique no ponto base. Este éé o ponto de referência pelo qual o ponto de referência pelo qual os objetos serão os objetos serão ““puxadospuxados”” e copiados.e copiados.

4.4. Clique no ponto de destino, ou seja, aquele para onde o Clique no ponto de destino, ou seja, aquele para onde o ponto base serponto base seráá levado. Veja:levado. Veja:

Page 41: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

RotateRotate

RotacionaRotaciona os objetos selecionados pelo usuos objetos selecionados pelo usuáário.rio.

1.1. Acione o comando Acione o comando ROTATEROTATE, digitando , digitando RORO ou atravou atravéés de seu s de seu respectivo respectivo íícone.cone.

2.2. Selecione os objetos que deseja Selecione os objetos que deseja rotacionarrotacionar, usando os , usando os mméétodos explicados anteriormente e tecle todos explicados anteriormente e tecle [[EnterEnter]]..

3.3. Clique no ponto base, que serClique no ponto base, que seráá aquele em torno do qual os aquele em torno do qual os objetos serão objetos serão rotacionadosrotacionados..

4.4. Digite o ângulo de rotaDigite o ângulo de rotaçção (ou clique para apontar o ângulo ão (ou clique para apontar o ângulo manualmente). Veja um resumo do procedimento:manualmente). Veja um resumo do procedimento:

Page 42: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

StretchStretch

Estica a parte do desenho que for selecionada.Estica a parte do desenho que for selecionada.1.1. Digite Digite SS para iniciar o comando.para iniciar o comando.2.2. Abra uma janela da direita para a esquerda, de modo que Abra uma janela da direita para a esquerda, de modo que

apenas os vapenas os véértices do objeto a serem movidos sejam rtices do objeto a serem movidos sejam selecionados. Na imagem que segue, os vselecionados. Na imagem que segue, os véértices foram rtices foram destacados para facilitar a compreensão.destacados para facilitar a compreensão.

3.3. Aponte para a direAponte para a direçção em que deseja ão em que deseja ““esticaresticar”” o objeto, o objeto, digite a medida e pressione digite a medida e pressione [[EnterEnter]]. Outra forma . Outra forma éé digitar o digitar o comprimento e direcomprimento e direçção desejados no formato ão desejados no formato @DIST<ANG@DIST<ANG..

Page 43: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

ExercExercíícioscios

Page 44: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

MirrorMirror

Gera cGera cóópia espelhada (simpia espelhada (siméétrica) dos objetos selecionados.trica) dos objetos selecionados.

1.1. Entre no comando Entre no comando MIRRORMIRROR digitando digitando MIMI ou pelo seu ou pelo seu íícone.cone.2.2. Selecione os objetos que deseja espelhar e tecle Selecione os objetos que deseja espelhar e tecle [[EnterEnter]]..3.3. Clique dois pontos. O programa imagina uma linha Clique dois pontos. O programa imagina uma linha

passando por eles e a utiliza como eixo de simetria.passando por eles e a utiliza como eixo de simetria.4.4. Digite Digite YY (de (de YESYES) se quiser que o programa apague os ) se quiser que o programa apague os

objetos originais ou objetos originais ou NN (de (de NONO) se quiser manter os originais.) se quiser manter os originais.

Page 45: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

ExercExercíícioscios

Page 46: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

ExercExercíícioscios

Page 47: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

ArrayArray

Faz mFaz múúltiplas cltiplas cóópias dos objetos selecionados, em linhas e pias dos objetos selecionados, em linhas e colunas (colunas (RECTANGULARRECTANGULAR) ou em formato circular () ou em formato circular (POLARPOLAR):):

ArrayArray POLARPOLAR(cadeiras de mesas, (cadeiras de mesas,

furafuraçções, dentes de ões, dentes de engrenagens engrenagens etcetc))

ArrayArray RECTANGULARRECTANGULAR(pilares, degraus de (pilares, degraus de

escadas, grades, escadas, grades, pisos pisos etcetc))

Page 48: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

ArrayArray1.1. Digite Digite ARAR ou acione o comando pelo seu ou acione o comando pelo seu íícone.cone.2.2. Clique em Clique em RECTANGULARRECTANGULAR ou ou POLARPOLAR, dependendo do tipo de , dependendo do tipo de

arrayarray que você deseja fazer. Para cada tipo, a tela que você deseja fazer. Para cada tipo, a tela éétotalmente diferente:totalmente diferente:

3. Em ambos os casos, o pr3. Em ambos os casos, o próóximo passo ximo passo ééselecionar os objetos a serem copiados, selecionar os objetos a serem copiados, utilizando para isto o botão que aparece ao lado:utilizando para isto o botão que aparece ao lado:

Page 49: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

ArrayArray

Caso seja um Caso seja um arrayarray RECTANGULARRECTANGULAR::

a)a) Preencha o nPreencha o núúmero de linhas (mero de linhas (ROWSROWS) e colunas () e colunas (COLUMNSCOLUMNS) ) desejadas. Observe que aparece na tela do comando uma desejadas. Observe que aparece na tela do comando uma imagem com a previsão do resultado final do comando.imagem com a previsão do resultado final do comando.

b)b) Em Em ROW DISTANCEROW DISTANCE, escreva o espa, escreva o espaççamento entre as linhas de amento entre as linhas de centro a centrocentro a centro

c)c) Em Em COLUMN DISTANCECOLUMN DISTANCE, escreva o espa, escreva o espaççamento entre as amento entre as colunas, tambcolunas, tambéém de centro a centro.m de centro a centro.

d)d) Preencha Preencha SERIES ANGLESERIES ANGLE com o ângulo das ccom o ângulo das cóópias. Observe pias. Observe que o ângulo padrão que o ângulo padrão éé zero e que a imagem de previsão zero e que a imagem de previsão tambtambéém mostra como ficarão as cm mostra como ficarão as cóópias em ângulopias em ângulo

e)e) Clique Clique [[OkOk]] para encerrar o comando gerando o desenho.para encerrar o comando gerando o desenho.

Page 50: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

ArrayArray

Caso seja um Caso seja um arrayarray POLARPOLAR::

a)a) Clique no botão e indique o ponto que serClique no botão e indique o ponto que seráá o centro das o centro das ccóópias. Lembre que não pias. Lembre que não éé necessnecessáário ter o desenho de um rio ter o desenho de um ccíírculo para fazer as crculo para fazer as cóópias ao seu redor, basta o ponto.pias ao seu redor, basta o ponto.

b)b) Em Em METHODMETHOD, verifique que esteja marcado , verifique que esteja marcado ““NumberNumber ofofelementselements andand total total angleangle”” (no pr(no próóximo slide serão explicados ximo slide serão explicados os outros mos outros méétodos).todos).

c)c) Em Em NUMBER OF ELEMENTSNUMBER OF ELEMENTS, digite o n, digite o núúmero de cmero de cóópiaspiasd)d) Em Em TOTAL ANGLETOTAL ANGLE, digite o ângulo em que as c, digite o ângulo em que as cóópias deverão pias deverão

ser distribuser distribuíídas. Por exemplo, se digitar 10 cdas. Por exemplo, se digitar 10 cóópias num pias num ângulo total de 360 graus, haverângulo total de 360 graus, haveráá uma cuma cóópia a cada 36 pia a cada 36 graus.graus.

e)e) Clique Clique [[OkOk]] para que o comando seja encerrado.para que o comando seja encerrado.

Page 51: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

DICASDICAS

Tanto no Tanto no arrayarray retangular quanto no polar, algumas retangular quanto no polar, algumas informainformaçções podem ser digitadas nos campos OU indicadas ões podem ser digitadas nos campos OU indicadas por meio de botões. Por exemplo, no por meio de botões. Por exemplo, no arrayarray retangular retangular ééposspossíível usar o botão para clicar na tela de desenho a vel usar o botão para clicar na tela de desenho a distância desejada entre linhas ao invdistância desejada entre linhas ao invéés de digitar. s de digitar. Se forem digitados valores negativos para as distâncias, as Se forem digitados valores negativos para as distâncias, as ccóópias serão feitas no sentido contrpias serão feitas no sentido contráário. Por exemplo, se rio. Por exemplo, se digitar digitar --50 na distância entre colunas, as c50 na distância entre colunas, as cóópias serão feitas pias serão feitas no sentido negativo do eixo X, ou seja, da direita para a no sentido negativo do eixo X, ou seja, da direita para a esquerda e não da esquerda para a direita, como seria esquerda e não da esquerda para a direita, como seria normal.normal.O O arrayarray polar pode ser feito utilizando dois outros mpolar pode ser feito utilizando dois outros méétodos:todos:

a) a) Total Total AngleAngle andand AngleAngle BetweenBetween ElementsElements: Utilize esta op: Utilize esta opçção ão se quiser indicar o ângulo entre as cse quiser indicar o ângulo entre as cóópias ao invpias ao invéés da sua s da sua quantidade.quantidade.

Page 52: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

DICASDICAS

b) b) NumberNumber ofof ElementsElements andand AngleAngle BetweenBetween ElementsElements: Utilize : Utilize esta opesta opçção se quiser indicar o não se quiser indicar o núúmero de cmero de cóópias e o ângulo pias e o ângulo entre elas, o que resultarentre elas, o que resultaráá indiretamente no ângulo total. Por indiretamente no ângulo total. Por exemplo, se o usuexemplo, se o usuáário solicitar 10 crio solicitar 10 cóópias com um ângulo pias com um ângulo entre elas de 15 graus, o ângulo total preenchido pelas entre elas de 15 graus, o ângulo total preenchido pelas ccóópias serpias seráá de 150 graus, bem menos que o ângulo padrão de 150 graus, bem menos que o ângulo padrão de 360 graus.de 360 graus.No No arrayarray polar, você pode marcar a oppolar, você pode marcar a opçção ão ROTATE OBJECTSROTATE OBJECTS, , que que rotacionarotaciona os objetos conforme as cos objetos conforme as cóópias são feitas, veja:pias são feitas, veja:

SEM SEM ROTATE OBJECTSROTATE OBJECTS COM COM ROTATE OBJECTSROTATE OBJECTS

Page 53: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

ExercExercíícioscios

Page 54: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

ExercExercíícioscios

Page 55: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

ExercExercíícioscios

Page 56: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

ProjeProjeçções Ortogrões Ortográáficasficas

Vista FrontalVista Frontal

Page 57: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

ProjeProjeçções Ortogrões Ortográáficasficas

Vista Superior (Vista Superior (““PlantaPlanta””))

Page 58: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

ProjeProjeçções Ortogrões Ortográáficasficas

Vista LateralVista Lateral

Page 59: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

ProjeProjeçções Ortogrões Ortográáficasficas

Page 60: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

ProjeProjeçções Ortogrões Ortográáficasficas

Page 61: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

ProjeProjeçções Ortogrões Ortográáficasficas

Page 62: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

ProjeProjeçções Ortogrões Ortográáficasficas

Em qual diedro foi realizada esta Em qual diedro foi realizada esta projeprojeçção ortogonal?ão ortogonal?

1

2

3

Page 63: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

ExercExercíícioscios

Page 64: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

ExercExercíícioscios

Page 65: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

ExercExercíícioscios

Page 66: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

ExercExercíícioscios

Page 67: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

Cortes e SeCortes e Seççõesões

A representaA representaçção de um ão de um desenho em corte desenho em corte éé úútil til fundamentalmente para fundamentalmente para mostrar com maior clareza mostrar com maior clareza os detalhes que se os detalhes que se encontram escondidos nas encontram escondidos nas outras vistas. Sempre que outras vistas. Sempre que uma peuma peçça a éé cortada, a cortada, a superfsuperfíície afetada pela cie afetada pela ““serraserra”” imaginimagináária ria ééhachuradahachurada e, dependendo e, dependendo do tipo de hachura do tipo de hachura utilizada, sabemos com utilizada, sabemos com qual material a pequal material a peçça foi a foi fabricada. fabricada.

Nestes exemplos, as peNestes exemplos, as peçças foram as foram fabricadas em afabricadas em açço. Isto pôde ser o. Isto pôde ser identificado em razão do tipo de hachura identificado em razão do tipo de hachura utilizada na representautilizada na representaçção do corte.ão do corte.

Page 68: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

Cortes e SeCortes e Seççõesões

Page 69: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

Cortes e SeCortes e Seççõesões

Page 70: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

Cortes e SeCortes e Seççõesões

Page 71: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

Cortes e SeCortes e Seççõesões

CorteCorte SeSeççãoão

Page 72: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

Cortes e SeCortes e Seççõesões

Page 73: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

Cortes e SeCortes e Seççõesões

Corte PlenoCorte Pleno

Page 74: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

Cortes e SeCortes e Seççõesões

Meio CorteMeio Corte

Page 75: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

Cortes e SeCortes e Seççõesões

Corte CompostoCorte Composto

Page 76: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

Cortes e SeCortes e Seççõesões

A planta de uma residência A planta de uma residência consiste no desenho das consiste no desenho das linhas que seriam vistas na linhas que seriam vistas na altura de um corte a 1,50m altura de um corte a 1,50m ou abaixo desta altura. Os ou abaixo desta altura. Os cortes tambcortes tambéém são usados m são usados em projetos arquitetônicos em projetos arquitetônicos para apresentar elementos para apresentar elementos ocultos. ocultos.

Page 77: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

Cortes e SeCortes e Seççõesões

Page 78: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

HatchHatch

Faz hachuras.Faz hachuras.

1.1. Entre no comando, digitando Entre no comando, digitando HH ou acionando o ou acionando o íícone.cone.

2. Use a aba 2. Use a aba PATTERNPATTERN e clique e clique para selecionar o tipo de para selecionar o tipo de hatchhatch..

3. V3. Váá atatéé a aba a aba BOUNDARYBOUNDARY, clique , clique no botão no botão [[SelectSelect AreaArea >]>], depois , depois clique dentro das regiões que clique dentro das regiões que deseja deseja hachurarhachurar e tecle e tecle [[EnterEnter]]..

4. Clique 4. Clique [[OkOk]] para encerrar o para encerrar o comando.comando.

Page 79: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

DICASDICASAo clicar nas Ao clicar nas ááreas a serem reas a serem hachuradashachuradas, se o programa , se o programa retornar sozinho retornar sozinho àà tela e aparecer no tela e aparecer no promptprompt a mensagem a mensagem ""HatchHatch spacingspacing tootoo densedense, , oror dashdash sizesize tootoo smallsmall.".", isto , isto significarsignificaráá que a hachura não pôde ser desenhada porque que a hachura não pôde ser desenhada porque estestáá com com escala muito pequenaescala muito pequena. Caso isto ocorra, basta ir . Caso isto ocorra, basta ir ààaba aba PATTERN PROPERTIESPATTERN PROPERTIES e alterar o valor do campo e alterar o valor do campo SCALESCALEpara um npara um núúmero maior e tentar novamente.mero maior e tentar novamente.Se a hachura simplesmente não Se a hachura simplesmente não

aparecer quando as aparecer quando as ááreas forem reas forem clicadas, mesmo sem retornar clicadas, mesmo sem retornar ààtela ou mostrar mensagens no tela ou mostrar mensagens no promptprompt, ser, seráá porque a porque a escala estescala estáámuito altamuito alta, neste caso v, neste caso váá àà aba aba PATTERN PROPERTIESPATTERN PROPERTIES, onde , onde SCALESCALEdeverdeveráá ser preenchida com um ser preenchida com um nnúúmero menor.mero menor.

Page 80: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

ExercExercíícioscios

Page 81: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

ExercExercíícioscios

Page 82: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

ExercExercíícioscios

Page 83: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

ExercExercíícioscios

Page 84: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

ExercExercíícioscios

Page 85: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

ExercExercíícioscios

Page 86: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

ExercExercíícioscios

Page 87: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

ExercExercíícioscios

Page 88: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

ExercExercíícioscios

Page 89: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

Como escrever textos?Como escrever textos?

1. Crie um estilo de texto, informando a fonte, altura e outras 1. Crie um estilo de texto, informando a fonte, altura e outras informainformaçções. Para isto, use o comando ões. Para isto, use o comando STST e preencha a tela e preencha a tela como ilustrado a seguir:como ilustrado a seguir:

A

BC

a)a) Dê um nome ao estilo;Dê um nome ao estilo;b)b) Escolha a fonte;Escolha a fonte;c)c) Digite sempre a altura Digite sempre a altura

igual a ZERO isto farigual a ZERO isto faráácom que o seu texto com que o seu texto não tenha altura fixa e não tenha altura fixa e permitirpermitiráá regulagem na regulagem na hora de escrever.hora de escrever.

Page 90: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

Como escrever textos?Como escrever textos?

2. Acione o comando 2. Acione o comando TT, que escreve o texto., que escreve o texto.3. Clique dois pontos para abrir uma janela do tamanho da 3. Clique dois pontos para abrir uma janela do tamanho da

áárea que você imagina que o texto deverrea que você imagina que o texto deveráá ocupar. Na tela ocupar. Na tela que aparecerque apareceráá, fa, façça o seguinte:a o seguinte:

a) Na aba a) Na aba PROPERTIESPROPERTIES, , escolha o estilo e escolha o estilo e alinhamento do texto alinhamento do texto dentro do retângulo. dentro do retângulo. Veja ao lado o que Veja ao lado o que significa cada ponto significa cada ponto de alinhamento: de alinhamento:

Page 91: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

Como escrever textos?Como escrever textos?

b) Na aba b) Na aba TEXTTEXT, informe a altura do texto, digite, informe a altura do texto, digite--o e clique o e clique [[OkOk]]para encerrar o comando, como estpara encerrar o comando, como estáá claramente ilustrado a claramente ilustrado a seguir:seguir:

c) Para modificar um texto que jc) Para modificar um texto que jáá tenha sido escrito, basta tenha sido escrito, basta clicar duas vezes sobre o mesmo, assim a tela de criaclicar duas vezes sobre o mesmo, assim a tela de criaçção ão aparecerapareceráá novamente e todas as possibilidades de edinovamente e todas as possibilidades de ediçção ão estarão disponestarão disponííveis.veis.

Page 92: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

SplineSpline

Desenha curvas parabDesenha curvas parabóólicas com tangências contlicas com tangências contíínuas para nuas para representar objetos irregulares com maior adequarepresentar objetos irregulares com maior adequaçção.ão.

1.1. Digite Digite SPLSPL no no promptprompt ou utilize o ou utilize o íícone equivalente;cone equivalente;2.2. Clique os pontos de vClique os pontos de véértices;rtices;3.3. Pressione Pressione [[EnterEnter]] para indicar que não hpara indicar que não háá mais vmais véértices;rtices;4.4. Clique a direClique a direçção da tangência do inão da tangência do iníício da cio da splinespline ou ou [[EnterEnter]];;5.5. Clique a direClique a direçção da tangência do fim da ão da tangência do fim da splinespline ou ou [[EnterEnter]];;Opcionalmente, você pode Opcionalmente, você pode digitar digitar CC no passo 4 para fechar no passo 4 para fechar a geometria da a geometria da splinespline..

Page 93: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

ExercExercíícioscios

Page 94: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

ExercExercíícioscios

Page 95: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

Organizando o desenho em camadas (Organizando o desenho em camadas (LayersLayers))

Uma das coisas mais Uma das coisas mais importantes num desenho importantes num desenho ééa sua organizaa sua organizaçção em ão em camadas para deixar a camadas para deixar a possibilidade de desligar possibilidade de desligar algumas informaalgumas informaçções a ões a qualquer momento e assim qualquer momento e assim ver o desenho mais ver o desenho mais ““limpolimpo””..

Pense nos Pense nos layerslayers como como sendo vsendo váárias folhas rias folhas transparentes sobrepostas, transparentes sobrepostas, sendo que qualquer uma sendo que qualquer uma delas pode ser removida a delas pode ser removida a qualquer momento.qualquer momento.

Page 96: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

Organizando o desenho em camadas (Organizando o desenho em camadas (LayersLayers))

Todas as camadas Todas as camadas sobrepostassobrepostas

Camadas SeparadasCamadas Separadas

Page 97: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

Como criar Como criar layerslayers

1.1. Digite o comando Digite o comando LALA ou acesse seu ou acesse seu íícone. Aparecercone. Apareceráá esta esta tela:tela:

2. Clique no botão de cria2. Clique no botão de criaçção de ão de layerlayer (A)(A)3. Digite o nome do novo 3. Digite o nome do novo layerlayer (B)(B)4. Escolha a cor dos objetos desenhados neste 4. Escolha a cor dos objetos desenhados neste layerlayer (C)(C)5. Escolha o tipo de linha dos objetos deste 5. Escolha o tipo de linha dos objetos deste layerlayer (D)(D)6. Indique a espessura das linhas deste 6. Indique a espessura das linhas deste layerlayer (E)(E)

A

B C D E

Page 98: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

Como criar Como criar layerslayers

Ao selecionar a cor, aparecerAo selecionar a cor, aparecerááuma tela como a que segue:uma tela como a que segue:

JJáá os tipos de linhas os tipos de linhas poderão ser indicados poderão ser indicados numa tela como esta:numa tela como esta:

E as espessuras nesta:E as espessuras nesta:

Page 99: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

Como criar Como criar layerslayers

Sua tela de criaSua tela de criaçção de ão de layerslayers pode ficar, por exemplo, pode ficar, por exemplo, conforme estconforme estáá ilustrado a seguir:ilustrado a seguir:

Note que Note que layerslayers diferentes podem ter a mesma cor, mesmo diferentes podem ter a mesma cor, mesmo tipo de linha tipo de linha etcetc, sem nenhum problema. Mesmo assim eles , sem nenhum problema. Mesmo assim eles continuam cumprindo sua funcontinuam cumprindo sua funçção, que ão, que éé organizar o organizar o desenho em camadas.desenho em camadas.

Page 100: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

DICASDICAS

Para desenhar um objeto novo no seu Para desenhar um objeto novo no seu layerlayer correto, basta correto, basta fazer o seguinte:fazer o seguinte:

a)a) Na tela grNa tela grááfica, escolha o fica, escolha o layerlayer desejado na lista que desejado na lista que aparece na parte superior:aparece na parte superior:

b) Desenhe os objetos normalmente, usando os comandos b) Desenhe os objetos normalmente, usando os comandos que jque jáá foram ensinados.foram ensinados.

Page 101: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

DICASDICAS

Como fazer para transferir objetos de um Como fazer para transferir objetos de um layerlayer para outro?para outro?

a)a) Fora de qualquer comando, selecione os objetos que Fora de qualquer comando, selecione os objetos que deseja transferir para outro deseja transferir para outro layerlayer;;

b)b) Em seguida, selecione na lista que aparece na parte Em seguida, selecione na lista que aparece na parte superior da tela o superior da tela o layerlayer de destino, do mesmo modo que de destino, do mesmo modo que foi apresentado no slide anterior;foi apresentado no slide anterior;

c)c) Pressione Pressione [[EscEsc]] para encerrar.para encerrar.

Como desligar um Como desligar um layerlayer??Simples: na lista de Simples: na lista de layerslayers, v, váá atatéé o o layerlayer

que deseja desligar e clique no que deseja desligar e clique no íícone do cone do sol, veja ao lado:sol, veja ao lado:

Detalhe: O Detalhe: O layerlayer não pode ser desligado não pode ser desligado assim se ele for o corrente.assim se ele for o corrente.

Page 102: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

DICASDICASA funA funçção principal dos ão principal dos layerslayers éé organizar o desenho em organizar o desenho em camadas para que estas possam ser ligadas ou desligadas camadas para que estas possam ser ligadas ou desligadas a qualquer momento. Quando um a qualquer momento. Quando um novonovo objeto for desenhado objeto for desenhado num num layerlayer, inicialmente ele poder, inicialmente ele poderáá seguir sua cor, tipo e seguir sua cor, tipo e espessura de linha ou não. Estes atributos normalmente espessura de linha ou não. Estes atributos normalmente estão atrelados estão atrelados àà camada, o que camada, o que éé desejdesejáável, pois, neste vel, pois, neste caso, ao altercaso, ao alteráá--la os objetos serão modificados la os objetos serão modificados automaticamente, mas isto não precisa ser assim.automaticamente, mas isto não precisa ser assim.

Para que os objetos sigam os parâmetros do Para que os objetos sigam os parâmetros do layerlayer, deixe os , deixe os campos indicados abaixo com o valor campos indicados abaixo com o valor BYLAYERBYLAYER, senão , senão escolha outros valores:escolha outros valores:

Cor Tipo de Linha Espessura

Page 103: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

ExercExercíícioscios

Page 104: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

O que são Cotas?O que são Cotas?

São as indicaSão as indicaçções das medidas dos objetos desenhados. ões das medidas dos objetos desenhados. AtravAtravéés delas, quem interpreta o desenho pode ter a perfeita s delas, quem interpreta o desenho pode ter a perfeita nonoçção das dimensões e providenciar a produão das dimensões e providenciar a produçção ou ão ou construconstruçção no tamanho real. Veja um exemplo:ão no tamanho real. Veja um exemplo:

Page 105: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

O que são Cotas?O que são Cotas?

Page 106: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

O que são Cotas?O que são Cotas?

Existem cotas de diversos tipos, para representar as mais Existem cotas de diversos tipos, para representar as mais diferentes medidas. Mais comumente, temos cotas para diferentes medidas. Mais comumente, temos cotas para medidas lineares (comprimentos), radiais (raios e diâmetros) medidas lineares (comprimentos), radiais (raios e diâmetros) e angulares (ângulos):e angulares (ângulos):

Ao utilizar comandos de cotas do CAD, o programa Ao utilizar comandos de cotas do CAD, o programa automaticamente mede as distâncias e as escreve. Isto automaticamente mede as distâncias e as escreve. Isto diminui a possibilidade de erro no projeto.diminui a possibilidade de erro no projeto.

Page 107: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

CotasCotas

Para fazer cotas Para fazer cotas éé necessnecessáário passar por duas etapas, como rio passar por duas etapas, como no comando de textos: a) Criar um estilo e b) Desenhar no comando de textos: a) Criar um estilo e b) Desenhar cotas atravcotas atravéés de comandos especs de comandos especííficos.ficos.

Para criar um Para criar um estilo de cota, use estilo de cota, use o comando o comando DDIMDDIM, o , o que farque faráá aparecer aparecer a tela ao lado. a tela ao lado. Nela, existem Nela, existem muitos parâmetros muitos parâmetros que podem ser que podem ser configurados, mas configurados, mas veremos apenas veremos apenas os principais.os principais.

Page 108: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

CotasCotas

1.1. Para criar um estilo novo, clique no botão Para criar um estilo novo, clique no botão [NEW][NEW] e informe o e informe o nome desejado (por exemplo, PADRÃO DE COTAS).nome desejado (por exemplo, PADRÃO DE COTAS).

2.2. Configure o que achar necessConfigure o que achar necessáário. Essencialmente, hrio. Essencialmente, hááquatro ajustes que são fundamentais para fazer o quatro ajustes que são fundamentais para fazer o dimensionamento do desenho:dimensionamento do desenho:a) Escala da cota: Ajustando isto, você conseguira) Escala da cota: Ajustando isto, você conseguiráá fazer fazer

com que a cota fique legcom que a cota fique legíível em qualquer desenho. vel em qualquer desenho. b) Estilo do texto: Fazendo este ajuste, você poderb) Estilo do texto: Fazendo este ajuste, você poderáá

determinar qual serdeterminar qual seráá a fonte utilizada na cota.a fonte utilizada na cota.c) Tipo de seta: Para o caso de desenhos em que outros c) Tipo de seta: Para o caso de desenhos em que outros

tipos de setas sejam usados no lugar das convencionais.tipos de setas sejam usados no lugar das convencionais.d) Ligar ou desligar partes da cota: em desenhos de d) Ligar ou desligar partes da cota: em desenhos de

arquitetura, as cotas internas não mostram setas nem arquitetura, as cotas internas não mostram setas nem linhas, por isso linhas, por isso éé necessnecessáário que você saiba desligar isto.rio que você saiba desligar isto.

3. Salve o estilo que acaba de ser configurado.3. Salve o estilo que acaba de ser configurado.

Page 109: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

CotasCotas

Como configurar a Como configurar a Escala da CotaEscala da Cota??

Este ajuste faz com que Este ajuste faz com que todas as partes da cota todas as partes da cota sejam redimensionadas sejam redimensionadas proporcionalmente. Se este proporcionalmente. Se este fator for aumentado as setas, fator for aumentado as setas, textos, espatextos, espaççamentos e tudo amentos e tudo mais ficarmais ficaráá maior, assim não maior, assim não éé necessnecessáário ter o trabalho rio ter o trabalho de ajustar cada item de ajustar cada item separadamente. Se for separadamente. Se for preenchido um fator menor, preenchido um fator menor, tudo diminuirtudo diminuiráá de tamanho.de tamanho.

Page 110: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

CotasCotas

Como configurar o Como configurar o Estilo do TextoEstilo do Texto??

Antes de fazer isto, Antes de fazer isto, éé necessnecessáário criar o rio criar o estilo de texto estilo de texto usando o comando usando o comando STST, que foi ensinado , que foi ensinado nas aulas nas aulas anteriores. Lembreanteriores. Lembre--se sempre que o se sempre que o estilo de texto deve estilo de texto deve ser criado com ser criado com altura igual a zero.altura igual a zero.

Page 111: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

CotasCotas

Como configurar o Como configurar o Tipo de SetaTipo de Seta??

ÉÉ posspossíível escolher vel escolher setas diferentes setas diferentes para o inpara o iníício e fim cio e fim da cota. da cota. StartingStartingArrowheadArrowhead indica a indica a seta do inseta do iníício e cio e EndingEnding ArrowheadArrowheada do fim. a do fim. LeaderLeaderArrowheadArrowhead permite permite escolher a seta escolher a seta especificamente especificamente para o comando para o comando LeaderLeader..

Page 112: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

CotasCotas

Como Como Ligar ou Desligar Partes da CotaLigar ou Desligar Partes da Cota??

DISABLE DIMENSION LINEDISABLE DIMENSION LINE desliga desliga as linhas de cota, o texto e as as linhas de cota, o texto e as setas, enquanto setas, enquanto DISABLE DISABLE EXTENSION LINEEXTENSION LINE desliga as desliga as linhas de chamada.linhas de chamada.

Linha de Cota

Linha de Chamada

Page 113: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

CotasCotas

Como Como Salvar as AlteraSalvar as Alteraçções no Estilo de Cotaões no Estilo de Cota??

A qualquer A qualquer momento você momento você poderpoderáá voltar a voltar a esta tela, ajustar esta tela, ajustar novamente o novamente o estilo e salvar. estilo e salvar. Todas as cotas se Todas as cotas se modificarão modificarão automaticamente.automaticamente.

Page 114: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

CotasCotas

A segunda etapa consiste no desenho das cotas. Existem A segunda etapa consiste no desenho das cotas. Existem diversos tipos de cotas:diversos tipos de cotas:

AA e e BB = = LINEARLINEARCotas lineares horizontais Cotas lineares horizontais

ou verticais.ou verticais.CC = = ALIGNEDALIGNED

Cotas lineares inclinadas.Cotas lineares inclinadas.DD = = RADIUSRADIUS

Cotas de RaiosCotas de RaiosEE = = DIAMETERDIAMETER

Cotas de Diâmetros.Cotas de Diâmetros.FF = = ANGLEANGLECotas de Ângulos.Cotas de Ângulos.

* * Importante salientar que este desenho usado como exemplo não estImportante salientar que este desenho usado como exemplo não estáá bem cotadobem cotado. . As cotas foram desenhadas apenas para efeito de ilustraAs cotas foram desenhadas apenas para efeito de ilustraçção.ão.

A B

C

D

E

F

Page 115: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

DICASDICAS

Caso a barra de ferramentas de cotas não esteja Caso a barra de ferramentas de cotas não esteja aparecendo na tela do software, basta ativaparecendo na tela do software, basta ativáá--la, clicando la, clicando sobre qualquer comando sobre qualquer comando com o botão direito do mousecom o botão direito do mouse e e ligando a opligando a opçção ão DIMENSIONDIMENSION..

Para fazer as cotas Para fazer as cotas ALIGNEDALIGNED e e LINEARLINEAR, você deve clicar dois , você deve clicar dois pontos (inpontos (iníício e fim da cota) e um terceiro ponto para indicar cio e fim da cota) e um terceiro ponto para indicar a posia posiçção em que o texto da medida deve aparecer.ão em que o texto da medida deve aparecer.

Para fazer cotas Para fazer cotas RADIUSRADIUS e e DIAMETERDIAMETER, basta clicar sobre o , basta clicar sobre o ccíírculo ou o arco a ser cotado e, em seguida, no ponto em rculo ou o arco a ser cotado e, em seguida, no ponto em que o texto da medida deverque o texto da medida deveráá aparecer.aparecer.

Para fazer cotas do tipo Para fazer cotas do tipo ANGULARANGULAR você deve clicar sobre as você deve clicar sobre as duas linhas entre as quais deseja medir o ângulo, depois duas linhas entre as quais deseja medir o ângulo, depois clicar no ponto em que o texto da medida deve aparecer.clicar no ponto em que o texto da medida deve aparecer.

Page 116: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

ExercExercíícioscios

Page 117: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

ExercExercíícioscios

Page 118: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

ExercExercíícioscios

Page 119: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

ExercExercíícioscios

Page 120: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

ExercExercíícioscios

Page 121: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

O que são Blocos?O que são Blocos?

Bloco Bloco éé um agrupamento de entidades de desenho para um agrupamento de entidades de desenho para formar um formar um úúnico objeto que represente.nico objeto que represente.Uma vez criado, o bloco pode ser inserido em qualquer Uma vez criado, o bloco pode ser inserido em qualquer projeto, assim o usuprojeto, assim o usuáário não precisa se preocupar em rio não precisa se preocupar em redesenhar aquele objeto todas as vezes, basta criredesenhar aquele objeto todas as vezes, basta criáá--lo uma lo uma úúnica vez.nica vez.ÉÉ posspossíível inserir um arquivo de desenho inteiro dentro de vel inserir um arquivo de desenho inteiro dentro de outro como se ele fosse um bloco. Para isto, basta utilizar o outro como se ele fosse um bloco. Para isto, basta utilizar o comando comando INSERTINSERT..Todo bloco tem o que chamamos de Todo bloco tem o que chamamos de PONTO BASEPONTO BASE, ou , ou PONTO PONTO DE INSERDE INSERÇÇÃOÃO. Ele . Ele éé fundamental, pois fundamental, pois éé por onde o desenho por onde o desenho do bloco serdo bloco seráá ““puxadopuxado”” quando inserido no projeto. Por quando inserido no projeto. Por exemplo, ao inserir o bloco de uma cama, exemplo, ao inserir o bloco de uma cama, éé interessante que interessante que o ponto base seja na cabeceira, pois fica mais fo ponto base seja na cabeceira, pois fica mais fáácil para cil para inserinseríí--lala encostada numa das paredes. Veja outro exemplo:encostada numa das paredes. Veja outro exemplo:

Page 122: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

O que são Blocos?O que são Blocos?

Neste exemplo, um bloco de um vaso sanitNeste exemplo, um bloco de um vaso sanitáário em planta rio em planta tem ponto de insertem ponto de inserçção na parte traseira. Faz sentido, pois ão na parte traseira. Faz sentido, pois ele sempre serele sempre seráá instalado com esta parte voltada para a instalado com esta parte voltada para a parede, preferencialmente parede, preferencialmente ““coladacolada”” nela, como estnela, como estááilustrado. Quando criar um bloco, procure definir um ponto ilustrado. Quando criar um bloco, procure definir um ponto base coerente com o objetivo do seu desenho.base coerente com o objetivo do seu desenho.

Page 123: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

WblockWblock

Cria um arquivo DWG independente com a parte do projeto Cria um arquivo DWG independente com a parte do projeto que você selecionar. Com isto, que você selecionar. Com isto, éé posspossíível criar vvel criar váários blocos rios blocos de desenhos para que eles possam ser aproveitados em de desenhos para que eles possam ser aproveitados em outros projetos.outros projetos.

Para dar um exemplo, suponha que você receba um grande Para dar um exemplo, suponha que você receba um grande projeto de um amigo em existam vprojeto de um amigo em existam váários desenhos rios desenhos interessantes, como eletrodominteressantes, como eletrodoméésticos, msticos, móóveis, vasos veis, vasos sanitsanitáários, cadeiras, portas, janelas, telefones, pessoas etc. rios, cadeiras, portas, janelas, telefones, pessoas etc. Com este comando, você poderCom este comando, você poderáá exportar cada um desses exportar cada um desses desenhos para arquivos DWG independentes e assim desenhos para arquivos DWG independentes e assim haverhaveráá a possibilidade de a possibilidade de inserinseríí--loslos em outros projetos com em outros projetos com o comando o comando INSERTINSERT, aproveitando o trabalho feito por algu, aproveitando o trabalho feito por alguéém m anteriormente.anteriormente.

Page 124: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

WblockWblock

Para criar um bloco de uma parte do desenho, faPara criar um bloco de uma parte do desenho, façça o a o seguinte:seguinte:

1.1. Digite Digite WBWB. Isto far. Isto faráá aparecer a tela abaixo:aparecer a tela abaixo:

ab c

d

e

f

2. Na tela, siga estes passos:2. Na tela, siga estes passos:a)a) Marque a opMarque a opçção ão OBJECTSOBJECTS;;b)b) Clique em Clique em PICK POINTPICK POINT e indique o e indique o

ponto base do bloco.ponto base do bloco.c)c) Clique em Clique em SELECT OBJECTSSELECT OBJECTS e e

selecione os objetos que deseja selecione os objetos que deseja gravar num arquivo.gravar num arquivo.

d)d) Digite o nome para o arquivo.Digite o nome para o arquivo.e)e) Clique em Clique em [...][...] para escolher a para escolher a

pasta onde ele serpasta onde ele seráá gravado.gravado.f)f) Clique Clique [[OkOk]] para encerrar o para encerrar o

comando. comando.

Page 125: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

InsertInsert

Insere um arquivo DWG ou um bloco no desenho atual. Este Insere um arquivo DWG ou um bloco no desenho atual. Este comando comando éé essencial para que não seja preciso refazer essencial para que não seja preciso refazer desenhos repetitivos sempre que eles forem necessdesenhos repetitivos sempre que eles forem necessáários.rios.A grande vantagem deste comando A grande vantagem deste comando éé que você pode perder que você pode perder tempo fazendo desenhos de detalhes com mais precisão e tempo fazendo desenhos de detalhes com mais precisão e aproveitaproveitáá--los no futuro. Imagine, por exemplo, se fosse los no futuro. Imagine, por exemplo, se fosse necessnecessáário desenhar todos os mrio desenhar todos os móóveis da casa cada vez que veis da casa cada vez que fosse fazer um projeto arquitetônico! Seria muito trabalhoso, fosse fazer um projeto arquitetônico! Seria muito trabalhoso, você perderia tempo com uma parte do projeto que tem você perderia tempo com uma parte do projeto que tem menos importância e ainda assim o detalhamento não ficaria menos importância e ainda assim o detalhamento não ficaria tão rico. tão rico. Para utilizar o comando, faPara utilizar o comando, façça o seguinte:a o seguinte:

1.1. Acione o comando Acione o comando INSERTINSERT, digitando , digitando II ou pelo seu ou pelo seu íícone. cone. Com isto, aparecerCom isto, apareceráá a seguinte tela:a seguinte tela:

Page 126: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

InsertInsert

Este comando tem duas opEste comando tem duas opçções: a) Inserir um arquivo de ões: a) Inserir um arquivo de desenho do AutoCAD (DWG) ou b) Inserir um bloco que jdesenho do AutoCAD (DWG) ou b) Inserir um bloco que jááexista no projeto.exista no projeto.a) Para inserir um arquivo de desenho, clique em [a) Para inserir um arquivo de desenho, clique em [BrowseBrowse], ],

escolha o arquivo, deixe marcada a opescolha o arquivo, deixe marcada a opçção ão POSITION BLOCK POSITION BLOCK WHEN INSERTINGWHEN INSERTING e clique em e clique em [INSERT][INSERT]..

Com isto, o programa Com isto, o programa peguntarpeguntaráá algumas algumas informainformaçções no ões no promptpromptpara que você possa para que você possa definir exatamente definir exatamente como sercomo seráá feita a feita a inserinserçção. Veja quais ão. Veja quais informainformaçções no prões no próóximo ximo slide.slide.

Page 127: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

InsertInsert

Se for seguido o procedimento explicado anteriormente, o Se for seguido o procedimento explicado anteriormente, o programa farprograma faráá estas perguntas no estas perguntas no promptprompt::a) Multiple blocks/<Insertion point for block>:a) Multiple blocks/<Insertion point for block>:

RespondaResponda clicandoclicando no no pontoponto emem queque desejadeseja queque o o desenhodesenhosejaseja inseridoinserido. Se . Se quiserquiser, , podepode digitardigitar a a coordenadacoordenada (X,Y,Z).(X,Y,Z).b) Corner/XYZ/X scale factor <1.000000>:b) Corner/XYZ/X scale factor <1.000000>:

RespondaResponda com o com o fatorfator de de escalaescala emem X. X. PorPor exemploexemplo, se , se digitardigitar5, 5, significasignifica queque querquer aumentaraumentar o o desenhodesenho 5 5 vezesvezes emem X.X.c) Y scale factor: < Equal to X scale (1.000000)>: c) Y scale factor: < Equal to X scale (1.000000)>:

RespondaResponda com o com o fatorfator de de escalaescala emem Y. Y. CasoCaso respondaresponda com com [Enter], [Enter], eleele serseráá o o mesmomesmo queque o valor o valor digitadodigitado parapara X.X.d) Rotation angle for block <0>:d) Rotation angle for block <0>:

Responda com o ângulo de rotaResponda com o ângulo de rotaçção.ão.

Page 128: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

InsertInsert

b) Se um arquivo for inserido uma primeira vez, ele passarb) Se um arquivo for inserido uma primeira vez, ele passarááa fazer parte da lista de blocos do seu desenho. Neste a fazer parte da lista de blocos do seu desenho. Neste caso, você não deve caso, você não deve inserinseríí--lolo usando usando [BROWSE][BROWSE], deve , deve proceder como estproceder como estáá ilustrado a seguir:ilustrado a seguir:

Basta escolher o Basta escolher o nome do bloco na nome do bloco na lista e o restante do lista e o restante do procedimento procedimento continua o mesmo. continua o mesmo. Assim não Assim não éé preciso preciso procurar novamente procurar novamente a pasta em que esta pasta em que estááo arquivo e o arquivo e selecionselecionáá--lo.lo.

Page 129: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

DICASDICAS

Se você jSe você jáá tiver inserido um arquivo DWG no seu desenho e tiver inserido um arquivo DWG no seu desenho e tentar tentar reinserreinseríí--lolo pelo botão pelo botão [BROWSE][BROWSE], aparecer, apareceráá a seguinte a seguinte mensagem:mensagem:

Com isto, o programa informa que o bloco jCom isto, o programa informa que o bloco jáá existe e existe e pergunta se você deseja pergunta se você deseja redefinredefiníí--lolo. Se você responder que . Se você responder que [[SIM]SIM], todas as c, todas as cóópias do bloco inseridas no desenho serão pias do bloco inseridas no desenho serão substitusubstituíídas por este arquivo. O ideal das por este arquivo. O ideal éé responder responder [NÃO][NÃO] e e selecionar o bloco na lista e não novamente pelo arquivo.selecionar o bloco na lista e não novamente pelo arquivo.

Page 130: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

ExercExercíícioscios

Page 131: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

ExercExercíícioscios

Page 132: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

EscalasEscalas

A escala indica uma proporA escala indica uma proporçção entre as medidas do objeto ão entre as medidas do objeto no mundo real e o tamanho com que ele foi impresso.no mundo real e o tamanho com que ele foi impresso.No CAD, sempre fazemos o desenho em escala 1:1, ou No CAD, sempre fazemos o desenho em escala 1:1, ou seja, diretamente no tamanho real. Desta forma, se uma seja, diretamente no tamanho real. Desta forma, se uma mesa mede 1 metro, devemos desenhmesa mede 1 metro, devemos desenháá--la sempre com la sempre com medida 1 no CAD. Se uma pemedida 1 no CAD. Se uma peçça mede 200 mila mede 200 milíímetros, metros, fazemos o desenho com medida 200 e assim por diante.fazemos o desenho com medida 200 e assim por diante.Somente aplicamos uma escala para reduzir ou aumentar o Somente aplicamos uma escala para reduzir ou aumentar o tamanho do objeto quando vamos coloctamanho do objeto quando vamos colocáá--lo na folha para lo na folha para impressão, pois impressão, pois éé llóógico que o desenho de uma casa no seu gico que o desenho de uma casa no seu tamanho real não cabe numa folha A4 da impressora!tamanho real não cabe numa folha A4 da impressora!Desta forma, surge por exemplo a necessidade de entender Desta forma, surge por exemplo a necessidade de entender o que significa quando nos dizem que o projeto de uma casa o que significa quando nos dizem que o projeto de uma casa estestáá em escala 1:100 ou que o projeto estem escala 1:100 ou que o projeto estáá fora de escala.fora de escala.

Page 133: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

EscalasEscalas

Para indicar uma escala, devemos usar o seguinte formato:Para indicar uma escala, devemos usar o seguinte formato:MEDIDA NA FOLHAMEDIDA NA FOLHA :: MEDIDA NO MUNDO REALMEDIDA NO MUNDO REAL

Por exemplo, se dizemos que a escala Por exemplo, se dizemos que a escala éé 1:50, equivale a 1:50, equivale a dizer que para cada 1 unidade medida na folha existem 50 dizer que para cada 1 unidade medida na folha existem 50 unidades no mundo real. Se uma mesa mede 2 cm na folha, unidades no mundo real. Se uma mesa mede 2 cm na folha, vai medir 100 cm no mundo real.vai medir 100 cm no mundo real.Outro exemplo: se a escala Outro exemplo: se a escala éé 2:1, isto significa que cada 2 2:1, isto significa que cada 2 unidades desenhadas equivalem a 1 unidade real. O projeto unidades desenhadas equivalem a 1 unidade real. O projeto estestáá, portanto, ampliado., portanto, ampliado.Existem escalas padrões para engenharia mecânica e civil. Existem escalas padrões para engenharia mecânica e civil. Os projetos sempre procuram utilizar uma delas e, quando Os projetos sempre procuram utilizar uma delas e, quando não as utilizam, dizemos que estão fora de uma escala não as utilizam, dizemos que estão fora de uma escala padrão. Por exemplo, não padrão. Por exemplo, não éé usual a escala 1:3.87, se um usual a escala 1:3.87, se um desenho adotar esta propordesenho adotar esta proporçção podemos dizer que estão podemos dizer que estáá fora fora de escala padrão.de escala padrão.

Page 134: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

EscalasEscalas

Existem bons motivos para terem sido criadas escalas Existem bons motivos para terem sido criadas escalas padrões. Um deles padrões. Um deles éé buscar facilitar o cbuscar facilitar o cáálculo da medida real lculo da medida real caso seja necesscaso seja necessáário obtêrio obtê--la medindo o projeto impresso. la medindo o projeto impresso. No exemplo da mesa, se com a rNo exemplo da mesa, se com a réégua o engenheiro medir 2 gua o engenheiro medir 2 centcentíímetros e souber que a escala do desenho metros e souber que a escala do desenho éé 1:50, 1:50, sabersaberáá que deve multiplicar 50 por 2 para chegar que deve multiplicar 50 por 2 para chegar ààverdadeira medida: 100 centverdadeira medida: 100 centíímetros.metros.A prA próópria pria ““rrééguagua”” para medipara mediçção ão

de escalas, chamada de escalas, chamada escalescalíímetrometro, , ééum motivo para adotar padrões. Ela um motivo para adotar padrões. Ela facilita a medifacilita a mediçção de desenhos em ão de desenhos em escalas padrões, dispensando atescalas padrões, dispensando atéé o o ccáálculo da medida real. lculo da medida real. ÉÉ uma ruma réégua gua triangular em que cada face facilita a triangular em que cada face facilita a medimediçção de uma escala padrão.ão de uma escala padrão.

Page 135: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

PlotagemPlotagem

A A plotagemplotagem éé o processo de impressão do projeto. Podemos o processo de impressão do projeto. Podemos chamar de processo porque não consiste apenas num chamar de processo porque não consiste apenas num úúnico nico comando, mas uma seqcomando, mas uma seqüüência deles, como segue:ência deles, como segue:

a)a) Configurar a folha de impressão;Configurar a folha de impressão;Consiste em informar ao programa qual impressora serConsiste em informar ao programa qual impressora seráá

utilizada, em que tamanho de folha o desenho deverutilizada, em que tamanho de folha o desenho deveráá ser ser impresso e outros detalhes a respeito da impressão.impresso e outros detalhes a respeito da impressão.

b) Inserir o desenho nela, b) Inserir o desenho nela, numa determinada escalanuma determinada escala;;O desenho deve ser inserido na folha para que possa ser O desenho deve ser inserido na folha para que possa ser

plotadoplotado, s, sóó que para isto ele tem que ser reduzido ou que para isto ele tem que ser reduzido ou ampliado numa escala a ser determinada por vocêampliado numa escala a ser determinada por você

c) Finalmente imprimir.c) Finalmente imprimir.

Page 136: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

PlotagemPlotagem

1.1. FaFaçça o projeto a o projeto normalmente;normalmente;

2.2. Clique numa aba de layout;Clique numa aba de layout;

3.3. Digite Digite PLOTPLOT. Aparecer. Apareceráá a a tela ao lado:tela ao lado:

Esta tela pode ser utilizada Esta tela pode ser utilizada para configurar os para configurar os parâmetros gerais de parâmetros gerais de impressão. Você deve impressão. Você deve seguir a seqseguir a seqüüência ência mostrada no prmostrada no próóximo slide.ximo slide.

O procedimento geral de impressão O procedimento geral de impressão éé o seguinte:o seguinte:

Page 137: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

PlotagemPlotagem

Na aba Na aba DEVICEDEVICE, devem ser ajustados os seguintes itens:, devem ser ajustados os seguintes itens:

1.1. Escolha a impressora. Escolha a impressora. Neste curso, usaremos Neste curso, usaremos sempre a impressora sempre a impressora Adobe PDF, que gera um Adobe PDF, que gera um PDF ao invPDF ao invéés de imprimir s de imprimir diretamente.diretamente.

2.2. Escolha a folha;Escolha a folha;

3.3. Informe a orientaInforme a orientaçção ão (rota(rotaçção) do papel que estão) do papel que estáána impressora;na impressora;

4. Informe a orienta4. Informe a orientaçção ão (rota(rotaçção) do desenho;ão) do desenho;

1

2

3 4

Page 138: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

PlotagemPlotagem

Na aba Na aba SCALE/VIEWSCALE/VIEW, devem ser ajustados os seguintes itens:, devem ser ajustados os seguintes itens:

1.1. SEMPRE coloque o valor SEMPRE coloque o valor de de PLOT SCALEPLOT SCALE em 1:1, pois em 1:1, pois não não éé a folha que sera folha que serááaumentada ou diminuaumentada ou diminuíída e da e sim o desenho que vai sim o desenho que vai aparecer dentro dela.aparecer dentro dela.

2.2. Marque Marque MILLIMETERSMILLIMETERS para para que o programa entenda que o programa entenda que vamos utilizar o padrão que vamos utilizar o padrão brasileiro e não brasileiro e não INCHESINCHES(polegadas), que (polegadas), que éé mais mais usual nos EUA.usual nos EUA.

1

2

Page 139: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

PlotagemPlotagem

Na aba Na aba ADVANCEDADVANCED, devem ser ajustados os seguintes itens:, devem ser ajustados os seguintes itens:

1.1. Escolha Escolha MONOCHROMEMONOCHROME se se quiser que o desenho seja quiser que o desenho seja impresso em preto e impresso em preto e branco ou branco ou NONENONE caso prefira caso prefira que a impressão saia que a impressão saia colorida;colorida;

2.2. Marque esta opMarque esta opçção para ão para que a impressão saia que a impressão saia centralizada na folha;centralizada na folha;

3.3. Marque esta opMarque esta opçção para ão para que as linhas sejam que as linhas sejam impressas com as impressas com as espessuras definidas nos espessuras definidas nos layerslayers..

1

2

3

4

4. Clique neste botão para 4. Clique neste botão para salvar as configurasalvar as configuraçções e ões e depois em depois em [EXIT][EXIT] para sair. para sair.

Page 140: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

PlotagemPlotagem

Ao clicar no botão [Ao clicar no botão [ApplyApply to Layout], você gravarto Layout], você gravaráá a a configuraconfiguraçção da folha que a impressora utilizarão da folha que a impressora utilizaráá e outros e outros parâmetros importantes. Depois, a mesma tela serparâmetros importantes. Depois, a mesma tela seráá usada usada para imprimir definitivamente o desenho, mas antes temos para imprimir definitivamente o desenho, mas antes temos que fazer o projeto aparecer aqui. Então faque fazer o projeto aparecer aqui. Então façça o seguinte:a o seguinte:

1.1. Use o comando MV e crie um retângulo onde deseja que o Use o comando MV e crie um retângulo onde deseja que o desenho aparedesenho apareçça na folha. Isto fara na folha. Isto faráá com que ele seja com que ele seja mostrado nesta mostrado nesta áárea.rea.

2.2. Clique duas vezes dentro do retângulo para Clique duas vezes dentro do retângulo para ““entrarentrar”” nele.nele.3.3. Arraste o desenho com o botão direito do mouse para que Arraste o desenho com o botão direito do mouse para que

ele fique bem no centro do retângulo. ele fique bem no centro do retângulo. 4.4. Digite Z (zoom) e o fator de escala desejado, seguido de XP Digite Z (zoom) e o fator de escala desejado, seguido de XP

(ex: 2xp, 1xp, 0.5(ex: 2xp, 1xp, 0.5xpxp). O pr). O próóximo slide ensina como calcular ximo slide ensina como calcular este fator.este fator.

5.5. Clique duas vezes fora do retângulo para Clique duas vezes fora do retângulo para ““sairsair”” dele.dele.

Page 141: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

DICASDICAS

O fator de escala deve ser calculado da seguinte maneira: O fator de escala deve ser calculado da seguinte maneira: escala x unidade de medida do projeto em milescala x unidade de medida do projeto em milíímetros. Por metros. Por exemplo:exemplo:

2.54xp1/10x25.4Polegadas1:10

50xp1/20x1000Metros1:20

2xp2/1x1Milímetros2:1

2xp1/5x10Centímetros1:5

0.4xp1/2.5x1Milímetros1:2.5

10xp1/100 x1000Metros1:100

ResultadoResultadoCCáálculo do fator de escalalculo do fator de escalaO Projeto foi O Projeto foi feito em...feito em...

A escala A escala desejada desejada éé......

E assim por diante...E assim por diante...

Page 142: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

PlotagemPlotagem

Finalmente, para imprimir o desenho, entre na tela do Finalmente, para imprimir o desenho, entre na tela do comando comando PLOTPLOT, v, váá para a aba para a aba SCALE/VIEWSCALE/VIEW e fae façça isto:a isto:

1

2

3

1.1. Marque a opMarque a opçção ão WINDOWWINDOW..2.2. Clique em Clique em [SELECT PRINT [SELECT PRINT

AREA]AREA] para abrir uma para abrir uma janela na janela na áárea que deseja rea que deseja imprimir. O programa vai imprimir. O programa vai para a tela de desenho para a tela de desenho para você fazer isto.para você fazer isto.

3.3. Clique Clique [PRINT][PRINT] para que a para que a impressão seja iniciada.impressão seja iniciada.

Como vamos imprimir para PDF, o programa solicitarComo vamos imprimir para PDF, o programa solicitaráá que que você informe o nome e local de gravavocê informe o nome e local de gravaçção para o mesmo. ão para o mesmo. Depois você poderDepois você poderáá imprimir este arquivo em qualquer lugar.imprimir este arquivo em qualquer lugar.

Page 143: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

ExercExercíícioscios

Page 144: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

ExercExercíícioscios

Page 145: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

ExercExercíícioscios

Page 146: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

ExercExercíícioscios

Page 147: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

ExercExercíícioscios

Page 148: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

ExercExercíícioscios

Page 149: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

ExercExercíícioscios

Page 150: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

ExercExercíícioscios

Page 151: Aulas   conceito lógico e articulação técnica

Dúvidas?