aula sobre fundamentos de agricultura

13
O que veremos? O que é agricultura? Quais fatores influenciam na agricultura? Quais as vertentes da agricultura? Quais as Formas de trabalho no campo? Quais os novos rumos da agricultura? Agora é com vocês!!!

Upload: reinan-pinheiro

Post on 06-Jul-2015

296 views

Category:

Education


5 download

DESCRIPTION

Apresentação da primeira parte de aula sobre agricultura, na qual será abordada os fundamentos, relações de trabalho e fatores que influenciam a agricultura, com posterior exercício.

TRANSCRIPT

Page 1: Aula sobre fundamentos de agricultura

O que veremos?

O que é agricultura? Quais fatores influenciam na agricultura? Quais as vertentes da agricultura? Quais as Formas de trabalho no campo? Quais os novos rumos da agricultura? Agora é com vocês!!!

Page 2: Aula sobre fundamentos de agricultura

É a união de técnicas aplicadas no solo para o cultivo de vegetais destinados à alimentação humana e animal, produção de matérias-primas e ornamentação.

A agricultura é uma atividade produtiva de grande importância para o homem, pois é a partir dela que temos o nosso sustento.

Page 3: Aula sobre fundamentos de agricultura

Existem três fatores ligados à produção agrícola: o físico, como o solo e o clima; o fator humano, que corresponde à mão de obra em seu desenvolvimento; e o fator econômico, que se refere ao valor da terra e o nível de tecnologias aplicadas na produção.

Page 4: Aula sobre fundamentos de agricultura

Dentre os fatores naturais, sem dúvida, o clima é o que exerce maior influência no desenvolvimento da agricultura. Caso a chuva atrase, por exemplo, a lavoura fica comprometida; se chover excessivamente, a mesma também será prejudicada

  Outro elemento natural

indispensável para a agricultura é o solo. Esse é um recurso mineral renovável essencial para os vegetais, uma vez que é nele que a planta se desenvolve e retira nutriente e água para a germinação, crescimento e produção de frutos. 

Page 5: Aula sobre fundamentos de agricultura

O fator humano está ligado diretamente com a força de trabalho empregada no plantio, nos cuidados e na colheita.

Desta forma, é possível verificar o tipo de mão de obra aplicada, a quantidade, a qualificação e também as relações de trabalho estabelecidas entre o empregado e o empregador, as quais são determinadas pelo nível tecnológico inserido na produção.

Page 6: Aula sobre fundamentos de agricultura

Os recursos financeiros aplicados na produção agrícola são de suma importância para o modelo de agricultura que se pretende desenvolver.

A renda é muito importante para a produção, pois a agricultura é dependente de equipamentos mais requintados, e para isso é necessário que se façam grandes investimentos.

Page 7: Aula sobre fundamentos de agricultura

Agricultura de subsistência: tem a finalidade de fornecer alimento e matéria-prima para os trabalhadores que estão envolvidos na produção e gerar uma produção excedente para ser comercializada no mercado local.

A plantação é feita geralmente em pequenas propriedades (minifúndios). Os instrumentos agrícolas mais usados são: enxada , foice e arado. Raramente são utilizados tratores ou outro tipo de máquina.

Page 8: Aula sobre fundamentos de agricultura

Agricultura comercial: é destinada à exportação ou mesmo ao mercado interno, na qual se usa grandes extensões de terra com aplicação de tecnologias que alcançam elevados índices de produtividade.

A agricultura comercial visa à produção de renda financeira através da produção de plantas e animais que são demandados no mercado. Utiliza o sistema intensivo, com a utilização de máquinas e fertilizantes, tem uma tecnologia de ponta, acarretando em altos índices de produtividade.

Page 9: Aula sobre fundamentos de agricultura

Não remunerados: mão de obra familiar, posseiros, parceria e arrendatários; apesar de diferenças entre si esse tipo de trabalho apresenta algumas semelhanças, como: o trabalho desempenhado não gera um salário fixo, os trabalhadores recebem geralmente um lugar para morar e também o direito de plantar na propriedade de terceiros. Da colheita, o trabalhador recebe um percentual, ficando o restante com o dono da propriedade rural.

Page 10: Aula sobre fundamentos de agricultura

Assalariados permanentes: Trabalho com certa estabilidade. Isso quer dizer que o serviço não tem um prazo determinado para terminar, ou seja, é fixo.

Assalariados temporários: Trabalhadores rurais que desempenham atividades por um período determinado. Essa relação de trabalho pode acontecer por dia, empreitadas, períodos de colheitas. Isso é comum no corte de cana; os boias-frias trabalham por alguns meses do ano.

Page 11: Aula sobre fundamentos de agricultura

A agricultura orgânica e a agricultura de conservação: São práticas agrícolas que diferem entre si, porém ambas buscam causar danos mínimos ao meio ambiente. Enquanto a agricultura de conservação busca práticas de perturbação mínima ao solo, como a rotação de culturas; a agricultura orgânica tem como premissa o uso de recursos naturais para o manejo agrícola e a conservação deles, como a produção de alimentos sem agrotóxicos.

Page 12: Aula sobre fundamentos de agricultura

1 Qual a diferença entre agricultura comercial e agricultura de subsistência?

2 Quais as vantagens da agricultura orgânica?

3 Será que podemos plantar qualquer tipo de vegetal em qualquer lugar? Explique sua resposta:

4 Faça uma pesquisa e responda: Qual a diferença entre questões agrícolas e questões agrárias no Brasil?

5 Será que um trabalhador rural tem os mesmos direitos que um trabalhador urbano? Faça uma pesquise e explique:

Page 13: Aula sobre fundamentos de agricultura