Aula - Princípios Básicos Do Treinamento

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Principios basicos luta

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  • Dimenses Terico-metodolgicas das LutasProfessor MS Alcidemar Junior

  • PRINCPIOS BSICOS DO TREINAMENTOO treinamento fsico segue alguns princpios gerais dos quais se destacam:Princpio da individualidade biolgica:Adaptao ao treinamento fsico; diferente de individuo para individuo em razo de caractersticas genticas;Princpio da especificidade:As adaptaes decorrentes de um programa de treinamento fsico so extramente especficas ao tipo de atividade, volume, intensidade e frequncia com que o treinamento realizado;

  • PRINCPIOS BSICOS DO TREINAMENTOPrincpio da sobrecarga progressiva:Segundo esse princpio, para que uma adaptao seja criada preciso que um dado sistema seja forado alm do ponto em que normal utilizado;Cuidado, isso no significa dizer quanto mais, Melhor;

    Princpio da reversibilidade:Ao parar de treinar todas as adaptaes resultantes do programa de treinamento sero perdidas;

  • Variveis e componentes de treinamentosIntensidadeA intensidade do estimulo representa um componente qualitativo e uma funo das atividades realizadas em um determinado tempo;FrequnciaA frequncia refere-se ao nmero de sesses de treinamento em dado perodo de tempo, como um dia ou uma semana.

  • Variveis e componentes de treinamentosDuraoA durao o componente mais facilmente quantificvel do treinamento, pois representa o tempo de estmulo em uma sesso;VolumeO volume de treinamento pode ser entendido como produto da frequncia e da durao do treinamento em uma semana, ms ou ano, ou como o produto da intensidade e da durao, e indicaria a quantidade total de exerccios realizados.

  • A busca da melhor performanceA busca do lema olmpico deixa clara a procura pela excelncia no cenrio esportivo.Essa busca tem influenciado fortemente pela melhoria e o processo de treinamento;Na elaborao de equipamentos esportivos mais especficos;No elevado incentivo financeiro aos melhores atletas;No aumento do nmero de praticantes;

  • Planejamento a longo prazoO planejamento a longo prazo envolve um perodo de 15 a 20 anos entre o incio da vida competitiva do atleta, e normalmente dividido em trs fases:Treino bsico dos fundamentos (Fase 1)O treino ocorre como fim em si mesmo e deve envolver at mesmo atividades caractersticas de outra atividade;Especializao e progresso em direo ao desempenho mximo (Fase 2)O treino comea a ser direcionado para competio, embora esta no seja a nica meta dessa fase;

  • Planejamento a longo prazoO planejamento a longo prazo envolve um perodo de 15 a 20 anos entre o incio da vida competitiva do atleta, e normalmente dividido em trs fases:Fase de competio internacional (Fase 3)O treino direcionado para a vitriaO ponto essencial do planejamento em longo prazo a utilizao de um sistema eficaz de avaliao que possibilite a tomada de deciso sobre quais modificaes so necessrias no treinamento para que o objetivo seja atingido.

  • Planejamento a longo prazoNo jud: 1 fase seria caracterizada pelo aprendizado das tcnicas bsicas;2 fase o atleta j comea a ser direcionado para especializao em algumas tcnicas e na construo do estilo de luta;3 fase pode ser considerada o auge da carreira do atleta, envolve a participao em torneios no maior nvel possvel.

  • RefernciasSMITH, D.J. A framework for understanding th training process leading to elite performace. Sports Medicine, v.33, n. 15, p. 1103-1126, 2003.VIRU, A.; M. The specific nature of training on muscle: a review. Sports Medicine Training and Rehabilitation, v. 4, p. 79-98, 1993.WILMORE, J. H.; COSTILL, D. L. Fisiologia do esporte e do exerccio. Barueri: Manole, 2001.FRANCHINI, Emerson; DEL VECCHIO, Fabrcio Boscolo. Preparao para atletas de jud. So Paulo: Phorte, 2008.