aula fé e a prece

2
Tema: Fé e a prece Objetivo: Mostrar a importância da fé e da prece e sua eficácia em nossas vidas. Incentivação Inicial: Fazer a brincadeira do telefone sem fio com as seguintes frases: “Orar é voltar-se para o Ser Eterno, é expor-lhe nossos pensamentos e nossas ações, para os submeter à sua lei de fazer da sua vontade a regra de nossa vida; é achar, por esse meio, a paz do coração, a satisfação da consciência.” “O Espiritismo torna compreensível a ação da prece, explicando o modo de transmissão do pensamento.” “Assim compreendemos que a prece pode exercer ação direta e efetiva sem deixar no entanto de estar subordinada à vontade de Deus. Desenvolvimento: PRIMEIRA PÁGINA DO E.S.E: - “FÉ INABALÁVEL É SOMENTE AQUELA QUE PODE ENCARAR A RAZÃO , FACE A FACE, EM TODAS AS ÉPOCAS DA HUMANIDADE”. “UM HOMEM CHEGOU A JESUS PEDINDO QUE ELE CURASSE O SEU FILHO QUE ERA VÍTIMA DE OBSESSÃO E QUE OS APÓSTOLOS DE JESUS NÃO CONSEGUIRAM CURÁ-LO. JESUS DEFINIU OS APÓSTOLOS DE INCRÉDULOS E MANDOU QUE TROUXESSEM O JOVEM ATÉ ELE, QUE PRONTAMENTE FOI CURADO. OS APÓSTOLOS PERGUNTARAM A JESUS, POR QUE MOTIVO ELES NÃO FORAM CAPAZES DE EFETUAR A CURA DAQUELE RAPAZ. JESUS ENTÃO FOI BASTANTE CLARO: “POR CAUSA DE VOSSA POUCA FÉ - SE TIVERDES FÉ COMO UM GRÃO DE MOSTARDA, DIREIS A ESTE MONTE: PASSA DAQUI PARA ACOLÁ E ELE HÁ DE PASSAR, E NADA VOS SERÁ IMPOSSÍVEL”. - A CONFIANÇA TORNA-NOS CAPAZES DE REALIZAR MUITAS COISAS, MAS QUANDO DUVIDAMOS DE NÓS MESMOS E DA AJUDA ESPIRITUAL, NÓS NÃO AS CONSEGUIMOS. - REMOVER MONTANHAS - É NO SENTIDO MORAL = SÃO AS DIFICULDADES, AS RESISTÊNCIAS, A MÁ VONTADE , O INTERESSE MATERIAL. O EGOÍSMO , A CEGUEIRA DO FANATISMO, AS PAIXÕES ORGULHOSAS - ELAS ATRAPALHAM O CAMINHO PARA O PROGRESSO DA HUMANIDADE. - QUANDO A FÉ É SINCERA E VERDADEIRA É TAMBÉM PACIENTE LEMBREMOS OS CRISTÃOS SACRIFICADOS NOS CIRCOS ROMANOS. ENQUANTO QUE A FÉ INSEGURA É FURIOSA CHEGANDO A VIOLÊNCIA É O CASO DOS FANÁTICOS RELIGIOSOS QUE FAZEM ATÉ A GUERRA DIZENDO SER EM NOME DE DEUS, COMO SE DEUS A ISSO APROVASSE. - NÃO DEVEMOS CONFUNDIR A FÉ COM A PRESUNÇÃO - A VERDADEIRA FÉ SE LIGA A HUMILDADE - É A CONFIANÇA EM DEUS, MAIS DO QUE EM SI MESMO. A PRESUNÇÃO É MENOS FÉ DO QUE ORGULHO. PODEMOS EXEMPLIFICAR O PODER DA FÉ NO PASSE = O HOMEM MODIFICA AS QUALIDADES DOS FLUÍDOS QUE PASSAM A SER BENÉFICAS A PESSOA QUE ESTA RECEBENDO O PASSE. A FÉ ARDENTE + FLUÍDO NORMAL PROPICIAM AS CURAS QUE SÃO FENÔMENOS DAS LEIS NATURAIS. POR ESSE MOTIVO JESUS DISSE: “ SE NÃO CONSEGUISTES CURAR, FOI POR CAUSA DE VOSSA POUCA FÉ”. A fé, para ser proveitosa, deve ser ativa; não deve se entorpecer. Mãe de todas as virtudes que conduzem a Deus.

Upload: hospital-estadual-vila-alpina

Post on 23-Jan-2018

409 views

Category:

Spiritual


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Aula Fé e a Prece

Tema: Fé e a prece

Objetivo: Mostrar a importância da fé e da prece e sua eficácia em nossas vidas.

Incentivação Inicial: Fazer a brincadeira do telefone sem fio com as seguintes frases: “Orar é voltar-se para o Ser Eterno, é expor-lhe nossos pensamentos e nossas ações, para os submeter à sua lei de fazer da sua vontade a regra de nossa vida; é achar, por esse meio, a paz do coração, a satisfação da consciência.”“O Espiritismo torna compreensível a ação da prece, explicando o modo de transmissão do pensamento.”“Assim compreendemos que a prece pode exercer ação direta e efetiva sem deixar no entanto de estar subordinada à vontade de Deus.

Desenvolvimento: PRIMEIRA PÁGINA DO E.S.E:- “FÉ INABALÁVEL É SOMENTE AQUELA QUE PODE ENCARAR A RAZÃO, FACE A FACE, EM TODAS AS ÉPOCAS DA HUMANIDADE”.

“UM HOMEM CHEGOU A JESUS PEDINDO QUE ELE CURASSE O SEU FILHO QUE ERA VÍTIMA DE OBSESSÃO E QUE OS APÓSTOLOS DE JESUS NÃO CONSEGUIRAM CURÁ-LO.JESUS DEFINIU OS APÓSTOLOS DE INCRÉDULOS E MANDOU QUE TROUXESSEM O JOVEM ATÉ ELE, QUE PRONTAMENTE FOI CURADO.OS APÓSTOLOS PERGUNTARAM A JESUS, POR QUE MOTIVO ELES NÃO FORAM CAPAZES DE EFETUAR A CURA DAQUELE RAPAZ.JESUS ENTÃO FOI BASTANTE CLARO:“POR CAUSA DE VOSSA POUCA FÉ - SE TIVERDES FÉ COMO UM GRÃO DE MOSTARDA, DIREIS A ESTE MONTE: PASSA DAQUI PARA ACOLÁ E ELE HÁ DE PASSAR, E NADA VOS SERÁ IMPOSSÍVEL”.

- A CONFIANÇA TORNA-NOS CAPAZES DE REALIZAR MUITAS COISAS, MAS QUANDO DUVIDAMOS DE NÓS MESMOS E DA AJUDA ESPIRITUAL, NÓS NÃO AS CONSEGUIMOS.- REMOVER MONTANHAS - É NO SENTIDO MORAL = SÃO AS DIFICULDADES, AS RESISTÊNCIAS, A MÁ VONTADE, O INTERESSE MATERIAL. O EGOÍSMO, A CEGUEIRA DO FANATISMO, AS PAIXÕES ORGULHOSAS - ELAS ATRAPALHAM O CAMINHO PARA O PROGRESSO DA HUMANIDADE.

- QUANDO A FÉ É SINCERA E VERDADEIRA É TAMBÉM PACIENTE LEMBREMOS OS CRISTÃOS SACRIFICADOS NOS CIRCOS ROMANOS. ENQUANTO QUE A FÉ INSEGURA É FURIOSA CHEGANDO A VIOLÊNCIA É O CASO DOS FANÁTICOS RELIGIOSOS QUE FAZEM ATÉ A GUERRA DIZENDO SER EM NOME DE DEUS, COMO SE DEUS A ISSO APROVASSE.- NÃO DEVEMOS CONFUNDIR A FÉ COM A PRESUNÇÃO - A VERDADEIRA FÉ SE LIGA A HUMILDADE - É A CONFIANÇA EM DEUS, MAIS DO QUE EM SI MESMO. A PRESUNÇÃO É MENOS FÉ DO QUE ORGULHO.PODEMOS EXEMPLIFICAR O PODER DA FÉ NO PASSE = O HOMEM MODIFICA AS QUALIDADES DOS FLUÍDOS QUE PASSAM A SER BENÉFICAS A PESSOA QUE ESTA RECEBENDO O PASSE. A FÉ ARDENTE + FLUÍDO NORMAL PROPICIAM AS CURAS QUE SÃO FENÔMENOS DAS LEIS NATURAIS.POR ESSE MOTIVO JESUS DISSE: “SE NÃO CONSEGUISTES CURAR, FOI POR CAUSA DE VOSSA POUCA FÉ”.A fé, para ser proveitosa, deve ser ativa; não deve se entorpecer. Mãe de todas as virtudes que conduzem a Deus.

Page 2: Aula Fé e a Prece

A fé sincera é arrebatadora e contagiosa; ela se comunica àqueles que não a tinham, ou mesmo não queriam tê-la; encontra palavras persuasivas que vão à alma, enquanto que a fé aparente não tem senão palavras sonoras que os deixam frios e indiferentes. Os chamados milagres são a obra da fé e do merecimento. (De acordo com José, Espírito Protetor, Bordéus, 1862).

Desenvolvimento:(ORAR EM SEGREDO, SEM EXIBIÇÃO NO ISOLAMENTO DE SEU QUARTO)

O FARISEU E O PUBLICANO.- FARISEU = GRAÇAS VOS DOU POR QUE NÃO SOU COMO OS DEMAIS HOMENS, LADRÕES, INJUSTOS E ADÚLTEROS (COMO ESTE PUBLICANO).- PUBLICANO = Ó DEUS TEM PIEDADE DE MIM PECADOR.(TODO O QUE SE EXALTA SERÁ HUMILHADO, E TODO O QUE SE HUMILHA SERÁ EXALTADO.)

NÃO É NECESSÁRIO ORAR COM MUITAS PALAVRAS(ORAR COM SIMPLICIDADE E COM SINCERIDADE)NÃO É PELO NÚMERO DE PALAVRAS QUE ANALISAMOS OS SENTIMENTOS DA CRIATURA

DEUS SABE O QUE NOS É NECESSÁRIO, ANTES QUE PEÇAMOS.(SERÁ SUPÉRFLUO UTILIZARMOS A PRECE, SE DEUS SABE O QUE NECESSITAMOS? AS NOSSAS SÚPLICAS NÃO PODEM MUDAR OS DESÍGNIOS DE DEUS - LEIS ETERNASE O NOSSO LIVRE ARBÍTRIO? DEUS NOS DEU INTELIGÊNCIA PARA QUÊ? NEM TUDO ESTÁ SUBMETIDO A FATALIDADE)

TUDO O QUE PEDIRMOS NOS SERÁ DADO.(SEMPRE TEMOS UMA RESPOSTA ÀS NOSSAS PRECES, MAS NEM SEMPRE ACONTECEM OS FATOS DE ACORDO COM NOSSO DESEJO - NÃO CONHECEMOS NOSSAS VERDADEIRAS NECESSIDADES.)

ANTES QUE FAÇAMOS AS NOSSAS ORAÇÕES DEVEMOS ANTES CONSULTAR NOSSO CORAÇÃO VER SE NÃO TEMOS QUE PERDOAR ALGUÉM.

(RECONCILIA-TE COM TEU INIMIGO ENQUANTO ESTÁS AO LADO DELE, AMANHÃ PODERÁ SER TARDE DEMAIS.)A PRECE É UM ATO DE ADORAÇÃO. ORAR A DEUS É PENSAR NELE; É APROXIMAR-SE DELE; É PÔR-SE EM COMUNICAÇÃO COM ELE.

NA PRECE PODEMOS LOUVAR, PEDIR E AGRADECER.A PRECE ATRAI A PRESENÇA DE ESPÍRITOS BONS E ESCLARECIDOS.

A PRECE PODE SER CURTA, HUMILDE, MAS QUE SEJA FERVOROSA, VINDA DO CORAÇÃO E NÃO UMA PRECE DECORADA, UMA RECITAÇÃO DE MANEIRA MAQUINAL.

A PRECE PREFERENCIALMENTE DEVE SER IMPROVISADA PARA QUE A NOSSA ATENÇÃO SE LIGUE AO OBJETIVO.O PRINCIPAL OBJETIVO DA PRECE É NOS DAR CORAGEM E PACIÊNCIA PARA ENFRENTAR-MOS DIA A DIA AS NOSSAS DIFICULDADES (LUTAS ÁSPERAS MAS NECESSÁRIAS.)

NÃO TENHAMOS EM MENTE QUE A PRECE SERÁ UMA SOLUÇÃO MILAGROSA, ALTERANDO AS LEIS DIVINAS EM NOSSO FAVOR.

- A ORAÇÃO DOMINICAL (AO PAI) - O PAI NOSSO - ENSINADA POR JESUS - É UM MODELO PARA DEFINIR OS DEVERES PARA COM DEUS, PARA CONSIGO MESMO E P/ O PRÓXIMO.