aula europa cuca manhã 25/08/2014

85

Upload: antonio-pessoa

Post on 24-May-2015

87 views

Category:

Education


2 download

DESCRIPTION

Aula Europa CUCA Manhã 25/08/2014

TRANSCRIPT

Page 1: Aula Europa CUCA Manhã 25/08/2014
Page 2: Aula Europa CUCA Manhã 25/08/2014

IntroduçãoIntrodução Geologia da Europa Geologia da Europa Europa – FísicoEuropa – Físico Europa – MaresEuropa – Mares Europa – HidrografiaEuropa – Hidrografia Europa – VegetaçãoEuropa – Vegetação Densidade demográficaDensidade demográfica Países por populaçãoPaíses por população Maiores economias europeiasMaiores economias europeias Maiores cidades da EuropaMaiores cidades da Europa Regiões europeiasRegiões europeias Sistemas de governo por paísSistemas de governo por país Línguas e alfabetosLínguas e alfabetos Religiões na EuropaReligiões na Europa Europa OceânicaEuropa Oceânica Reino UnidoReino Unido Europa OcidentalEuropa Ocidental Europa do NorteEuropa do Norte Europa CentralEuropa Central Europa MediterrâneaEuropa Mediterrânea Leste EuropeuLeste Europeu União EuropeiaUnião Europeia EuroEuro Crise econômica europeiaCrise econômica europeia

Page 3: Aula Europa CUCA Manhã 25/08/2014

• Compõe a região da Europa Compõe a região da Europa setentrional (Europa do norte) os países setentrional (Europa do norte) os países nórdicos:nórdicos: - Suécia, - Suécia, - Noruega, - Noruega, - Dinamarca e - Dinamarca e - Finlândia. - Finlândia.

• Suécia e Noruega se localizam na Suécia e Noruega se localizam na península escandinava, também península escandinava, também chamado de “Escandinávia”.chamado de “Escandinávia”.

• A Dinamarca se localiza na península A Dinamarca se localiza na península da Jutlândia, e algumas ilhas entre essa da Jutlândia, e algumas ilhas entre essa península e a Escandinávia.península e a Escandinávia.

• A Finlândia fica mais ao fundo do Mar A Finlândia fica mais ao fundo do Mar Báltico, a leste da Escandinávia.Báltico, a leste da Escandinávia.

SuéciaSuécia

NoruegaNoruega

DinamarcaDinamarca

FinlândiaFinlândia

Page 4: Aula Europa CUCA Manhã 25/08/2014

• O clima desses países é O clima desses países é predominantemente frio, estando grande predominantemente frio, estando grande parte de seus territórios situada na zona parte de seus territórios situada na zona polar e subpolar.polar e subpolar.

• Ocorre, porém, um fenômeno climático Ocorre, porém, um fenômeno climático proporcionado pela corrente do Golfo proporcionado pela corrente do Golfo que, oriunda de uma zona tropical (golfo que, oriunda de uma zona tropical (golfo do México), aquece a zona costeira da do México), aquece a zona costeira da Noruega, amenizando o rigor climático Noruega, amenizando o rigor climático no litoral do país.no litoral do país.

• Temos, portanto, na Noruega, portos Temos, portanto, na Noruega, portos viáveis, enquanto sua vizinha Suécia, na viáveis, enquanto sua vizinha Suécia, na mesma latitude, não é alcançada pelas mesma latitude, não é alcançada pelas correntes do golfo e tem seus portos correntes do golfo e tem seus portos congelados durante boa parte do ano.congelados durante boa parte do ano.

EscandináviaEscandinávia

Page 5: Aula Europa CUCA Manhã 25/08/2014

• No sentido norte-sul, os países No sentido norte-sul, os países nórdicos têm seus territórios cortados nórdicos têm seus territórios cortados pelos climas polar, subpolar e pelos climas polar, subpolar e temperado.temperado.

• Destes países, é a Dinamarca o que tem Destes países, é a Dinamarca o que tem as condições naturais mais propícias ao as condições naturais mais propícias ao aproveitamento agrícola.aproveitamento agrícola.

POLARPOLAR

SUB-POLARSUB-POLAR

TEMPERADOTEMPERADO

Page 6: Aula Europa CUCA Manhã 25/08/2014

• No sentido norte-sul, os países No sentido norte-sul, os países nórdicos têm seus territórios cortados nórdicos têm seus territórios cortados pelos climas polar, subpolar e pelos climas polar, subpolar e temperado.temperado.

• Destes países, é a Dinamarca o que tem Destes países, é a Dinamarca o que tem as condições naturais mais propícias ao as condições naturais mais propícias ao aproveitamento agrícola.aproveitamento agrícola.

• O relevo da Escandinávia é dominado O relevo da Escandinávia é dominado por velhos maciços: os Alpes por velhos maciços: os Alpes Escandinavos.Escandinavos.

• A Finlândia se destaca pela intensa A Finlândia se destaca pela intensa presença de lagos glaciais; é dos países presença de lagos glaciais; é dos países com maior número de lagos em todo o com maior número de lagos em todo o mundo: aproximadamente 10 mil.mundo: aproximadamente 10 mil.

Alp

es E

scan

dina

vos

Alp

es E

scan

dina

vos

LagosLagos

Page 7: Aula Europa CUCA Manhã 25/08/2014

• A vegetação é dominada pela extensa A vegetação é dominada pela extensa floresta de Taiga (coníferas), que a partir floresta de Taiga (coníferas), que a partir da Escandinávia, adentra o território da Escandinávia, adentra o território russo e se estende até o leste desse país russo e se estende até o leste desse país (na Sibéria).(na Sibéria).

• Em extensão, a floresta de Taiga é a Em extensão, a floresta de Taiga é a maior floresta do mundo. Entretanto, não maior floresta do mundo. Entretanto, não abriga grande biodiversidade.abriga grande biodiversidade.

• No plano comercial, porém, é altamente No plano comercial, porém, é altamente valiosa e intensamente explorada: a valiosa e intensamente explorada: a Finlândia é o maior produtor mundial de Finlândia é o maior produtor mundial de madeira e de papel, extraídos da floresta madeira e de papel, extraídos da floresta de Taiga.de Taiga.

Page 8: Aula Europa CUCA Manhã 25/08/2014

• Uma forte característica dos países Uma forte característica dos países nórdicos é o altíssimo padrão de vida.nórdicos é o altíssimo padrão de vida.

• Você já observou na tabela oficial quais Você já observou na tabela oficial quais são os países com melhor IDH?são os países com melhor IDH?

• Lá estão:Lá estão: - Noruega em 1° - Noruega em 1° - Suécia em 10° - Suécia em 10° - Islândia em 14° - Islândia em 14° - Dinamarca em 16° - Dinamarca em 16° - Finlândia em 22° - Finlândia em 22°

Page 9: Aula Europa CUCA Manhã 25/08/2014

• Essa excelência social foi alcançada ao Essa excelência social foi alcançada ao longo da segunda metade do século XXlongo da segunda metade do século XX

• Se deve especialmente à forte tradição Se deve especialmente à forte tradição do denominado “Estado de bem-estar do denominado “Estado de bem-estar social”, que garante a qualidade de vida social”, que garante a qualidade de vida do cidadão “do berço ao túmulo”.do cidadão “do berço ao túmulo”.

• Esses países tem forte tradição na Esses países tem forte tradição na social-democracia, e observa-se forte social-democracia, e observa-se forte presença do Estado assegurando os presença do Estado assegurando os benefícios sociais.benefícios sociais.

Page 10: Aula Europa CUCA Manhã 25/08/2014

• Dos países nórdicos, apenas a Islândia Dos países nórdicos, apenas a Islândia e a Finlândia são repúblicas. Elegem o e a Finlândia são repúblicas. Elegem o Presidente, que não governa, apenas Presidente, que não governa, apenas funciona como um moderador.funciona como um moderador.

• Os demais países – Suécia, Noruega e Os demais países – Suécia, Noruega e Dinamarca – são monarquias Dinamarca – são monarquias constitucionais. Possuem reis, que não constitucionais. Possuem reis, que não governam, mas são símbolos de seus governam, mas são símbolos de seus povos, e funcionam como um poder povos, e funcionam como um poder moderador.moderador.

• Em todos eles, quem governa é um Em todos eles, quem governa é um primeiro-ministro, estabelecido através primeiro-ministro, estabelecido através do partido/coalizão mais votado nas do partido/coalizão mais votado nas eleições legislativas.eleições legislativas.

SuéciaSuécia

NoruegaNoruega

DinamarcaDinamarca

FinlândiaFinlândia

Page 11: Aula Europa CUCA Manhã 25/08/2014

• Destacam-se ainda, na economia da Destacam-se ainda, na economia da região, região, - a relevante produção naval e pesqueira - a relevante produção naval e pesqueira da Noruega, da Noruega, - a concentração de minério de ferro na - a concentração de minério de ferro na Lapônia (extremo norte da Finlândia e Lapônia (extremo norte da Finlândia e Escandinávia), Escandinávia), - a forte indústria mecânica na Suécia, - a forte indústria mecânica na Suécia, - a produção papeleira na Finlândia. - a produção papeleira na Finlândia.

• Entre as grandes empresas nórdicas, Entre as grandes empresas nórdicas, podemos citar as indústrias do ramo podemos citar as indústrias do ramo automobilístico Volvo e Scania (suecas), automobilístico Volvo e Scania (suecas), e as do ramo de eletrônicos e celular e as do ramo de eletrônicos e celular como Ericsson (sueca) e Nokia como Ericsson (sueca) e Nokia (finlandesa).(finlandesa).

LAPÔNIALAPÔNIA

Page 12: Aula Europa CUCA Manhã 25/08/2014

• O traço marcante da Europa central é o O traço marcante da Europa central é o aspecto montanhoso ditado pela cadeia aspecto montanhoso ditado pela cadeia dos Alpes, onde se encontram as dos Alpes, onde se encontram as maiores altitudes do continente europeu.maiores altitudes do continente europeu.

• O Monte Branco é o ponto mais alto da O Monte Branco é o ponto mais alto da Europa, com 4.808 metros de altitude em Europa, com 4.808 metros de altitude em relação ao nível do mar.relação ao nível do mar.

• A Europa central apresenta estrutura A Europa central apresenta estrutura geomorfológica composta por geomorfológica composta por dobramentos modernos.dobramentos modernos.

• O inverno é bastante rigoroso: além da O inverno é bastante rigoroso: além da altitude, a continentalidade aguça as altitude, a continentalidade aguça as temperaturas, ao contrário da temperaturas, ao contrário da maritimidade, que em geral as ameniza.maritimidade, que em geral as ameniza.

ALPESALPES

Page 13: Aula Europa CUCA Manhã 25/08/2014

• Encravados entre as montanhas, Encravados entre as montanhas, suaves vales são utilizados para suaves vales são utilizados para pastagens do gado, criado de forma pastagens do gado, criado de forma intensiva e que configura importante intensiva e que configura importante bacia leiteira: uma das mais importantes bacia leiteira: uma das mais importantes de todo o mundo.de todo o mundo.

• A economia tradicional, além da A economia tradicional, além da pecuária, conta com a forte atração pecuária, conta com a forte atração turística exercida pelos Alpes, cujas turística exercida pelos Alpes, cujas famosas estâncias se destacam famosas estâncias se destacam especialmente pelo turismo esportivo especialmente pelo turismo esportivo das estações de esqui.das estações de esqui.

• Mas é no aproveitamento energético Mas é no aproveitamento energético que essa parte central da Europa irradia que essa parte central da Europa irradia com mais intensidade sua importância com mais intensidade sua importância econômica: os Alpes fornecem energia econômica: os Alpes fornecem energia hidro-elétrica para centros industriais da hidro-elétrica para centros industriais da França, Áustria, Suíça, Itália e Alemanha.França, Áustria, Suíça, Itália e Alemanha.

Page 14: Aula Europa CUCA Manhã 25/08/2014

• A cadeia alpina é um importante centro dispersor de água dos rios europeus.A cadeia alpina é um importante centro dispersor de água dos rios europeus.

• Dalí, das nascentes, Dalí, das nascentes, correm as águas para os rios...correm as águas para os rios......rio Reno, ao norte;...rio Reno, ao norte;...rio Danúbio, a leste;...rio Danúbio, a leste;...rio Ródano, a sudeste;...rio Ródano, a sudeste;...rio Pó, a sul....rio Pó, a sul.

Rio RenoRio Reno

Rio DanúbioRio Danúbio

RioRioRódanoRódano

Rio PóRio Pó

Page 15: Aula Europa CUCA Manhã 25/08/2014

• A cadeia alpina é um importante centro dispersor de água dos rios europeus.A cadeia alpina é um importante centro dispersor de água dos rios europeus.

• Dalí, das nascentes, Dalí, das nascentes, correm as águas para os rios...correm as águas para os rios......rio Reno, ao norte;...rio Reno, ao norte;...rio Danúbio, a leste;...rio Danúbio, a leste;...rio Ródano, a sudeste;...rio Ródano, a sudeste;...rio Pó, a sul....rio Pó, a sul.

• Os países da Europa central são:Os países da Europa central são: - Suíça - Suíça - Liechtenstein (minúsculo) - Liechtenstein (minúsculo) - Áustria - Áustria - Hungria - Hungria - República Tcheca - República Tcheca - Eslováquia - Eslováquia - Eslovênia - Eslovênia

SuíçaSuíçaLiechtensteinLiechtenstein

ÁustriaÁustria

República TchecaRepública TchecaEslováquiaEslováquia

HungriaHungria

EslovêniaEslovênia

Page 16: Aula Europa CUCA Manhã 25/08/2014

• A cadeia alpina é um importante centro dispersor de água dos rios europeus.A cadeia alpina é um importante centro dispersor de água dos rios europeus.

• Dalí, das nascentes, Dalí, das nascentes, correm as águas para os rios...correm as águas para os rios......rio Reno, ao norte;...rio Reno, ao norte;...rio Danúbio, a leste;...rio Danúbio, a leste;...rio Ródano, a sudeste;...rio Ródano, a sudeste;...rio Pó, a sul....rio Pó, a sul.

• Os países da Europa central são:Os países da Europa central são: - Suíça - Suíça - Liechtenstein (minúsculo) - Liechtenstein (minúsculo) - Áustria - Áustria - Hungria - Hungria - República Tcheca - República Tcheca - Eslováquia - Eslováquia - Eslovênia - Eslovênia

• Áustria e Suíça são os maiores destaques da zona europeia que não tem Áustria e Suíça são os maiores destaques da zona europeia que não tem saída para o mar.saída para o mar.

SuíçaSuíça

ÁustriaÁustria

Page 17: Aula Europa CUCA Manhã 25/08/2014

• A Áustria chama atenção por sua extrema A Áustria chama atenção por sua extrema limitação agrícola não impedir que consiga limitação agrícola não impedir que consiga suprir boa parte da demanda alimentar de suprir boa parte da demanda alimentar de sua população, limitando a importação a sua população, limitando a importação a apenas 10% de suas necessidades.apenas 10% de suas necessidades.

• Portanto, a parca extensão utilizável é Portanto, a parca extensão utilizável é intensamente aproveitada, com agricultura intensamente aproveitada, com agricultura ou pecuária leiteira.ou pecuária leiteira.

• O país tem uma razoável indústria O país tem uma razoável indústria madeireira, mas os destaques ficam para a madeireira, mas os destaques ficam para a produção de ferro na metalurgia, a siderurgia produção de ferro na metalurgia, a siderurgia e a tradicional indústria mecânica de e a tradicional indústria mecânica de maquinaria pesada.maquinaria pesada.

• Além disso, o pequeno país conta com um Além disso, o pequeno país conta com um diversificado parque industrial que quase lhe diversificado parque industrial que quase lhe rende a auto-suficiência, em que pese o rende a auto-suficiência, em que pese o ligeiro declínio econômico dos últimos anos.ligeiro declínio econômico dos últimos anos.

ÁustriaÁustria

• Uma curiosidade: O Uma curiosidade: O energético Red Bull é da energético Red Bull é da ÁustriaÁustria

Page 18: Aula Europa CUCA Manhã 25/08/2014

• Já na Suíça, os destaques econômicos Já na Suíça, os destaques econômicos são:são: - a bacia leiteira, - a bacia leiteira, - a indústria do turismo - a indústria do turismo - a produção relojoeira - a produção relojoeira - a tradicional produção de chocolate - a tradicional produção de chocolate - diversos setores de alta tecnologia, - diversos setores de alta tecnologia, especialmente na indústria elétrico-especialmente na indústria elétrico-eletrônica (mais recentemente).eletrônica (mais recentemente).

• O país está entre as nações que sediam O país está entre as nações que sediam muitas das maiores multinacionais do globo, muitas das maiores multinacionais do globo, por suas facilidades fiscais, sigilos por suas facilidades fiscais, sigilos bancários, e neutralidade política.bancários, e neutralidade política.

• A Nestlé é um exemplo de grande empresa A Nestlé é um exemplo de grande empresa multinacional com sede (e origem) na Suíça.multinacional com sede (e origem) na Suíça.

• A Suíça é sede de centenas de grandes A Suíça é sede de centenas de grandes empresas do setor financeiro.empresas do setor financeiro.

SuíçaSuíça

Page 19: Aula Europa CUCA Manhã 25/08/2014

• Sem dúvida, um destaque ainda maior se Sem dúvida, um destaque ainda maior se consideradas as reduzidas dimensões de seu consideradas as reduzidas dimensões de seu território.território.

• Entre os países que acolhem as 200 maiores Entre os países que acolhem as 200 maiores multinacionais do globo, a Suíça é o 6º colocado.multinacionais do globo, a Suíça é o 6º colocado.

• Trata-se, indiscutivelmente, de um dos mais Trata-se, indiscutivelmente, de um dos mais ricos países do planeta, fato que pode ser ricos países do planeta, fato que pode ser nitidamente comprovado pelo alto padrão de vida nitidamente comprovado pelo alto padrão de vida de sua sociedade. O 11° maior IDH do Mundo.de sua sociedade. O 11° maior IDH do Mundo.

• Ressalte-se ainda que, sua posição de assumida Ressalte-se ainda que, sua posição de assumida neutralidade, a Suíça tem em seu território neutralidade, a Suíça tem em seu território diversos escritórios de organismos diversos escritórios de organismos internacionais, principalmente em Genebra:internacionais, principalmente em Genebra: - A ONU (Organização das Nações Unidas) - A ONU (Organização das Nações Unidas) - A OIT (Organização Internacional do Trabalho) - A OIT (Organização Internacional do Trabalho) - A OMC (Organização Mundial do Comércio) - A OMC (Organização Mundial do Comércio)

• Só recentemente (2002) que a Suíça ingressou Só recentemente (2002) que a Suíça ingressou na ONU.na ONU.

SuíçaSuíça

Page 20: Aula Europa CUCA Manhã 25/08/2014

• A porção meridional europeia está A porção meridional europeia está circunscrita ao Mar Mediterrâneocircunscrita ao Mar Mediterrâneo

• O clima mediterrâneo apresenta-se como o O clima mediterrâneo apresenta-se como o mais quente do velho continente, com...mais quente do velho continente, com......invernos úmidos...invernos úmidos...e verões secos...e verões secos

• A vegetação nessa parte da Europa é A vegetação nessa parte da Europa é constituída pelos maquis e garrigues, uma constituída pelos maquis e garrigues, uma vegetação residual, de pequeno porte.vegetação residual, de pequeno porte.

Page 21: Aula Europa CUCA Manhã 25/08/2014

• O Mar Mediterrâneo dá a tônica do comércio marítimo europeu e internacional, visto O Mar Mediterrâneo dá a tônica do comércio marítimo europeu e internacional, visto tratar-se de um dos mais movimentados mares de todo o mundo.tratar-se de um dos mais movimentados mares de todo o mundo.

• No passado, foi muitas vezes palco de acirradas disputas, desde o período da No passado, foi muitas vezes palco de acirradas disputas, desde o período da antiguidade, até o período da Guerra Fria (1945-1991), no qual, inserido no contexto da antiguidade, até o período da Guerra Fria (1945-1991), no qual, inserido no contexto da bipolaridade política, o Mar Mediterrâneo se fez especialmente geo-estratégico aos bipolaridade política, o Mar Mediterrâneo se fez especialmente geo-estratégico aos olhos dos Estados Unidos e da União Soviética.olhos dos Estados Unidos e da União Soviética.

Page 22: Aula Europa CUCA Manhã 25/08/2014

• A Europa Mediterrânea fica ao sul dos grandes dobramentos europeus (Alpes, A Europa Mediterrânea fica ao sul dos grandes dobramentos europeus (Alpes, Apeninos, Pirineus, Cárpatos)Apeninos, Pirineus, Cárpatos)

• Consequentemente o relevo é acidentado, contrastando com o norte plano.Consequentemente o relevo é acidentado, contrastando com o norte plano.

ALPESALPES

APENINOS

APENINOSPIRINEUSPIRINEUS

CÁRPATOSCÁRPATOS

Page 23: Aula Europa CUCA Manhã 25/08/2014

• O clima favorece o cultivo de gêneros mediterrâneos, tais como as uvas e as oliveiras.O clima favorece o cultivo de gêneros mediterrâneos, tais como as uvas e as oliveiras.

• Os países mediterrâneos europeus estão entre os maiores produtores mundiais desse Os países mediterrâneos europeus estão entre os maiores produtores mundiais desse gênero.gênero.

• França e Itália são, respectivamente, 1° e 2° produtores mundiais de uvas e vinhos.França e Itália são, respectivamente, 1° e 2° produtores mundiais de uvas e vinhos.

• Merecem destaque também, na produção de vinhas e oliveiras, Portugal, Espanha e Merecem destaque também, na produção de vinhas e oliveiras, Portugal, Espanha e Grécia.Grécia.

Page 24: Aula Europa CUCA Manhã 25/08/2014

• A França, que já classificamos como parte da Europa Ocidental, é igualmente um país A França, que já classificamos como parte da Europa Ocidental, é igualmente um país mediterrâneo, mas em sua porção sul.mediterrâneo, mas em sua porção sul.

• Lembre-se que, a rigor, toda regionalização tem seus limites e deve obedecer a certo Lembre-se que, a rigor, toda regionalização tem seus limites e deve obedecer a certo grau de relativização.grau de relativização.

sul da Françasul da França

Page 25: Aula Europa CUCA Manhã 25/08/2014

• Grande parte dos países mediterrâneos são latinos, casos de Portugal, Espanha, Grande parte dos países mediterrâneos são latinos, casos de Portugal, Espanha, França e ItáliaFrança e Itália

• Além dos micro-países: Andorra, Mônaco, San Marino, Malta e VaticanoAlém dos micro-países: Andorra, Mônaco, San Marino, Malta e Vaticano

Portugal EspanhaPortugal Espanha

• AndorraAndorra

• MônacoMônaco• San MarinoSan Marino

• VaticanoVaticano

• MaltaMalta

FrançaFrança

ItáliaItália

Page 26: Aula Europa CUCA Manhã 25/08/2014

• Grande parte dos países mediterrâneos são latinos, casos de Portugal, Espanha, Grande parte dos países mediterrâneos são latinos, casos de Portugal, Espanha, França e ItáliaFrança e Itália

• Além dos micro-países: Andorra, Mônaco, San Marino, Malta e VaticanoAlém dos micro-países: Andorra, Mônaco, San Marino, Malta e Vaticano

• A Grécia apresenta linhagem étnico-linguistica própria.A Grécia apresenta linhagem étnico-linguistica própria.

GréciaGrécia

Page 27: Aula Europa CUCA Manhã 25/08/2014

• De todo modo, comparados com a porção norte do continente, todos os países De todo modo, comparados com a porção norte do continente, todos os países mediterrâneos apresentam menor grau de desenvolvimento econômico.mediterrâneos apresentam menor grau de desenvolvimento econômico.

• Isso pode ser observado, por exemplo, na Itália; País dicotômico (divivido em 2 partes), Isso pode ser observado, por exemplo, na Itália; País dicotômico (divivido em 2 partes), pois apresenta forte disparidade regional.pois apresenta forte disparidade regional.

• O norte italiano é bastanteO norte italiano é bastante rico e industrializado, rico e industrializado, desenvolvido desenvolvido

• Já o sul italiano, Já o sul italiano, predominantemente predominantemente

agrário, e pobre agrário, e pobre

ItáliaItália

Page 28: Aula Europa CUCA Manhã 25/08/2014

• Na Península Ibérica encontra-se Portugal, ex-potência colonial, um dos países Na Península Ibérica encontra-se Portugal, ex-potência colonial, um dos países europeus de maior taxa de população agro-pastoril e um dos mais pobres dentre os europeus de maior taxa de população agro-pastoril e um dos mais pobres dentre os membros da União Europeia.membros da União Europeia.

• O outro país ibérico, a Espanha, possui um relevo extremamente irregular que O outro país ibérico, a Espanha, possui um relevo extremamente irregular que representou forte dificuldade no processo de integração e povoamento.representou forte dificuldade no processo de integração e povoamento.

• A Espanha tem a 3ª maior média altimétrica da Europa, sendo superada apenas pelos A Espanha tem a 3ª maior média altimétrica da Europa, sendo superada apenas pelos alpinos Suíça e Áustria.alpinos Suíça e Áustria.

Portugal EspanhaPortugal Espanha

Page 29: Aula Europa CUCA Manhã 25/08/2014

• No plano econômico, os países ibéricos possuem destaques diferentes.No plano econômico, os países ibéricos possuem destaques diferentes.

• Enquanto Portugal mantém relações econômicas próximas com suas ex-colônias Enquanto Portugal mantém relações econômicas próximas com suas ex-colônias africanas (Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, S.Tomé e Príncipe e Cabo Verde).africanas (Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, S.Tomé e Príncipe e Cabo Verde).

• A Espanha produziu algumas grandes multi-nacionais ao longo dos últimos 20 anos, e A Espanha produziu algumas grandes multi-nacionais ao longo dos últimos 20 anos, e mantém relações econômicas próximas à América Latina, em grande parte, ex-colônias.mantém relações econômicas próximas à América Latina, em grande parte, ex-colônias.

Portugal EspanhaPortugal Espanha

Page 30: Aula Europa CUCA Manhã 25/08/2014

• Entre essas grande multi-nacionais espanholas podemos citar o Banco Santander, a Entre essas grande multi-nacionais espanholas podemos citar o Banco Santander, a petrolífera Repsol, a empresa de telecomunicações Telefonica e a montadora petrolífera Repsol, a empresa de telecomunicações Telefonica e a montadora automobilística Seat.automobilística Seat.

• Já na Itália, há algum destaque na indústria mecânica e química. Entre as empresas Já na Itália, há algum destaque na indústria mecânica e química. Entre as empresas mais famosas estão a Fiat (automobilística), Pirelli (química, pneus) e Parmalat mais famosas estão a Fiat (automobilística), Pirelli (química, pneus) e Parmalat (alimentícia).(alimentícia).

Page 31: Aula Europa CUCA Manhã 25/08/2014

• Na economia, também merece destaque o setor de turismo: a Espanha é um dos Na economia, também merece destaque o setor de turismo: a Espanha é um dos países que mais recebe turistas no continente, juntamente com a França e Itália.países que mais recebe turistas no continente, juntamente com a França e Itália.

• O turismo tem importância capital igualmente na Grécia, que, devido a sua referência O turismo tem importância capital igualmente na Grécia, que, devido a sua referência para a civilização ocidental, recebe muitos turistas.para a civilização ocidental, recebe muitos turistas.

Page 32: Aula Europa CUCA Manhã 25/08/2014

• Também na agricultura a Grécia colhe importantes frutos para sua economia: o país é Também na agricultura a Grécia colhe importantes frutos para sua economia: o país é o maior exportador mundial de azeitona.o maior exportador mundial de azeitona.

Page 33: Aula Europa CUCA Manhã 25/08/2014

• Também na agricultura a Grécia colhe importantes frutos para sua economia: o país é Também na agricultura a Grécia colhe importantes frutos para sua economia: o país é o maior exportador mundial de azeitona.o maior exportador mundial de azeitona.

• Foi um dos últimos países da Zona do Euro a ser aceito, já que em um primeiro estágio Foi um dos últimos países da Zona do Euro a ser aceito, já que em um primeiro estágio do processo de consolidação do projeto, a economia grega não atingira as exigências do processo de consolidação do projeto, a economia grega não atingira as exigências viabilizadoras da equiparação monetária.viabilizadoras da equiparação monetária.

• Rejeitada em um 1° momento, a Grécia viria a ser aceita em 2001, após cumprir um Rejeitada em um 1° momento, a Grécia viria a ser aceita em 2001, após cumprir um programa regido pelo Banco Central Europeu.programa regido pelo Banco Central Europeu.

• E a Grécia pode ser o primeiro a sair da Zona do Euro devido à forte crise de E a Grécia pode ser o primeiro a sair da Zona do Euro devido à forte crise de pagamentos da dívida pública que estorou no país após 2010, e está causando sérios pagamentos da dívida pública que estorou no país após 2010, e está causando sérios prejuízos econômicos na sociedade grega há 2 anos.prejuízos econômicos na sociedade grega há 2 anos.

Page 34: Aula Europa CUCA Manhã 25/08/2014

• A chamada “Europa Oriental” – ou A chamada “Europa Oriental” – ou Leste Europeu – refere-se àquele Leste Europeu – refere-se àquele conjunto de países que logo após o conjunto de países que logo após o término da 2ª Guerra Mundial (1939-término da 2ª Guerra Mundial (1939-1945) caiu sob hegemonia soviética e 1945) caiu sob hegemonia soviética e se converteu ao sistema de economia se converteu ao sistema de economia planificada com forte centralismo planificada com forte centralismo estatal – também conhecido como estatal – também conhecido como “Comunismo”.“Comunismo”.

• Durante a 2ª Guerra, a União Durante a 2ª Guerra, a União Soviética, à medida que expulsava as Soviética, à medida que expulsava as tropas nazistas dos territórios tropas nazistas dos territórios invadidos, alocava a sua e, assim, o invadidos, alocava a sua e, assim, o domínio no flanco leste da Europa se domínio no flanco leste da Europa se consolidou logo no início da Guerra consolidou logo no início da Guerra Fria (1945-1991).Fria (1945-1991). 1945-19911945-1991

Page 35: Aula Europa CUCA Manhã 25/08/2014

• A chamada “Europa Oriental” – ou A chamada “Europa Oriental” – ou Leste Europeu – refere-se àquele Leste Europeu – refere-se àquele conjunto de países que logo após o conjunto de países que logo após o término da 2ª Guerra Mundial (1939-término da 2ª Guerra Mundial (1939-1945) caiu sob hegemonia soviética e 1945) caiu sob hegemonia soviética e se converteu ao sistema de economia se converteu ao sistema de economia planificada com forte centralismo planificada com forte centralismo estatal – também conhecido como estatal – também conhecido como “Comunismo”.“Comunismo”.

• Durante a 2ª Guerra, a União Durante a 2ª Guerra, a União Soviética, à medida que expulsava as Soviética, à medida que expulsava as tropas nazistas dos territórios tropas nazistas dos territórios invadidos, alocava a sua e, assim, o invadidos, alocava a sua e, assim, o domínio no flanco leste da Europa se domínio no flanco leste da Europa se consolidou logo no início da Guerra consolidou logo no início da Guerra Fria (1945-1991).Fria (1945-1991).

• Importante lembrar que a Iugoslávia e Importante lembrar que a Iugoslávia e Albânia mantiveram suas autonomias Albânia mantiveram suas autonomias em relação à União Soviética.em relação à União Soviética.

União SoviéticaUnião Soviética

IugosláviaIugoslávia

AlbâniaAlbânia

Page 36: Aula Europa CUCA Manhã 25/08/2014

• Após contar um pouco da história Após contar um pouco da história recente da região leste europeia, antes recente da região leste europeia, antes de prosseguir é importante citar suas de prosseguir é importante citar suas sub-regiões e quais países as formam:sub-regiões e quais países as formam:

• Sub-região dos Balcãs:Sub-região dos Balcãs: - Moldávia (ex-União Soviética) - Moldávia (ex-União Soviética) - Romênia - Romênia - Bulgária - Bulgária - Croácia (ex-Iugoslávia) - Croácia (ex-Iugoslávia) - Bósnia-Herzegovina (ex-Iugoslávia) - Bósnia-Herzegovina (ex-Iugoslávia) - Sérvia (ex-Iugoslávia) - Sérvia (ex-Iugoslávia) - Montenegro (ex-Iugoslávia) - Montenegro (ex-Iugoslávia) - Kosovo (ex-Iugoslávia) - Kosovo (ex-Iugoslávia) - Macedônia (ex-Iugoslávia) - Macedônia (ex-Iugoslávia) - Albânia - Albânia

• Sub-região do Báltico:Sub-região do Báltico: - Estônia (ex-União Soviética) - Estônia (ex-União Soviética) - Letônia (ex-União Soviética) - Letônia (ex-União Soviética) - Lituânia (ex-União Soviética) - Lituânia (ex-União Soviética)

Page 37: Aula Europa CUCA Manhã 25/08/2014

• Sub-região do Leste EuropeuSub-região do Leste Europeu - Polônia - Polônia - Bielorrúsia (ex-União Soviética) - Bielorrúsia (ex-União Soviética) - Ucrânia (ex-União Soviética) - Ucrânia (ex-União Soviética) - Rússia (ex-União Soviética) - Rússia (ex-União Soviética)

Page 38: Aula Europa CUCA Manhã 25/08/2014

• Sub-região do Leste EuropeuSub-região do Leste Europeu - Polônia - Polônia - Bielorrúsia (ex-União Soviética) - Bielorrúsia (ex-União Soviética) - Ucrânia (ex-União Soviética) - Ucrânia (ex-União Soviética) - Rússia (ex-União Soviética) - Rússia (ex-União Soviética)

• Importante lembrar que em muitas Importante lembrar que em muitas fontes a República Tcheca, fontes a República Tcheca, Eslováquia, Hungria e Eslovênia Eslováquia, Hungria e Eslovênia também são consideradas como Leste também são consideradas como Leste Europeu, embora nessa aula as Europeu, embora nessa aula as estudamos como parte da Europa estudamos como parte da Europa Central.Central.

Page 39: Aula Europa CUCA Manhã 25/08/2014

• Sub-região do Leste EuropeuSub-região do Leste Europeu - Polônia - Polônia - Bielorrúsia (ex-União Soviética) - Bielorrúsia (ex-União Soviética) - Ucrânia (ex-União Soviética) - Ucrânia (ex-União Soviética) - Rússia (ex-União Soviética) - Rússia (ex-União Soviética)

• Importante lembrar que em muitas Importante lembrar que em muitas fontes a República Tcheca, fontes a República Tcheca, Eslováquia, Hungria e Eslovênia Eslováquia, Hungria e Eslovênia também são consideradas como Leste também são consideradas como Leste Europeu, embora nessa aula as Europeu, embora nessa aula as estudamos como parte da Europa estudamos como parte da Europa Central.Central.

• Já que citamos a União Soviética e a Já que citamos a União Soviética e a Iugoslávia, vamos procurar lembrar o Iugoslávia, vamos procurar lembrar o que foram esses dois países, que foram esses dois países, formados por um conjunto de formados por um conjunto de repúblicas. Bem como vamos lembrar repúblicas. Bem como vamos lembrar o que foram a Tchecoslováquia e a o que foram a Tchecoslováquia e a Alemanha Oriental.Alemanha Oriental.

União SoviéticaUnião Soviética

IugosláviaIugoslávia

TchecoslováquiaTchecoslováquia

Alemanha OrientalAlemanha Oriental

Page 40: Aula Europa CUCA Manhã 25/08/2014

• A União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) foi oficialmente A União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) foi oficialmente extinta em 1991extinta em 1991..

• Em seu lugar criaram-se novos países e redesenharam-se fronteiras, mas o espaço outrora Em seu lugar criaram-se novos países e redesenharam-se fronteiras, mas o espaço outrora ocupado pela poderosa União Soviética ainda guarda marcas de um longo passado comum ocupado pela poderosa União Soviética ainda guarda marcas de um longo passado comum a todos esses novos Estados.a todos esses novos Estados.

União SoviéticaUnião Soviética

1922-19911922-1991

Page 41: Aula Europa CUCA Manhã 25/08/2014

• As 15 Repúblicas que formavam a União Soviética, na qual hoje todas são países As 15 Repúblicas que formavam a União Soviética, na qual hoje todas são países independentes:independentes:

- 1. Rússia (Leste Europeu) - 1. Rússia (Leste Europeu) - 2. Ucrânia (Leste Europeu) - 2. Ucrânia (Leste Europeu) - 3. Bielorrússia (Leste Europeu) - 3. Bielorrússia (Leste Europeu) - 4. Cazaquistão (Ásia Central)- 4. Cazaquistão (Ásia Central) - 5. Uzbequistão (Ásia Central) - 5. Uzbequistão (Ásia Central) - 6. Turcomenistão (Ásia Central) - 6. Turcomenistão (Ásia Central) - 7. Quirguistão (Ásia Central) - 7. Quirguistão (Ásia Central) - 8. Tadjiquistão (Ásia Central) - 8. Tadjiquistão (Ásia Central)

União SoviéticaUnião Soviética

- 9. Estônia (Báltico)- 9. Estônia (Báltico) - 10. Letônia (Báltico) - 10. Letônia (Báltico) - 11. Lituânia (Báltico) - 11. Lituânia (Báltico) - 12. Moldávia (Balcãs) - 12. Moldávia (Balcãs) - 13. Geórgia (Cáucaso) - 13. Geórgia (Cáucaso) - 14. Armênia (Cáucaso) - 14. Armênia (Cáucaso) - 15. Azebaijão (Cáucaso) - 15. Azebaijão (Cáucaso)

11

2233

44

5566 7788

9910101111

1212131314141515

1922-19911922-1991

Page 42: Aula Europa CUCA Manhã 25/08/2014

• Na época em que existiu, a União Soviética praticou uma economia planejada pelo Na época em que existiu, a União Soviética praticou uma economia planejada pelo governo. A Rússia pré-soviética era basicamente agrária, e o governo comunista buscou governo. A Rússia pré-soviética era basicamente agrária, e o governo comunista buscou uma industrialização rápida do país, que ocorreu em poucas décadas.uma industrialização rápida do país, que ocorreu em poucas décadas.

• Em alguns casos essa industrialização foi bem sucedida, levando à vanguarda da corrida Em alguns casos essa industrialização foi bem sucedida, levando à vanguarda da corrida espacial, e ao desenvolvimento da tecnologia de equipamentos militares de ponta, além da espacial, e ao desenvolvimento da tecnologia de equipamentos militares de ponta, além da siderurgia para equipamentos industriais em geral.siderurgia para equipamentos industriais em geral.

• Em outros casos, essa industrialização forçada gerou problemas ambientais, como o Em outros casos, essa industrialização forçada gerou problemas ambientais, como o secamento do Mar de Aral, entre o Uzbequistão e o Cazaquistão (Ásia Central), gerado pelo secamento do Mar de Aral, entre o Uzbequistão e o Cazaquistão (Ásia Central), gerado pelo desvio do fluxo dos rios que o abasteciam, com o propósito de irrigar plantações.desvio do fluxo dos rios que o abasteciam, com o propósito de irrigar plantações.

União SoviéticaUnião Soviética

MAR DE ARALMAR DE ARAL

Iuri GagarinIuri GagarinO 1° homemO 1° homem

no espaçono espaço

Page 43: Aula Europa CUCA Manhã 25/08/2014

• Regiões soviéticas que antes eram essencialmente agrícolas, se tornavam industriais, e Regiões soviéticas que antes eram essencialmente agrícolas, se tornavam industriais, e regiões antes pouco exploradas pela agricultura, passavam a ser intensamente utilizadas. regiões antes pouco exploradas pela agricultura, passavam a ser intensamente utilizadas. Caso de áreas próximas à bacia do Mar de Aral.Caso de áreas próximas à bacia do Mar de Aral.

• Em termos agrícolas, a antiga União Soviética possuía dois tipos de locais agro-pecuários:Em termos agrícolas, a antiga União Soviética possuía dois tipos de locais agro-pecuários: - As fazendas estatais, na qual o governo era o dono e administrava a terra e a produção - As fazendas estatais, na qual o governo era o dono e administrava a terra e a produção - As fazendas cooperativas, na qual um grupo de trabalhadores administravam a terra e a - As fazendas cooperativas, na qual um grupo de trabalhadores administravam a terra e a produção, não havendo um dono.produção, não havendo um dono.

• Apesar do extenso território, apenas havia viabilidade agrícola na metade sul do país, pois Apesar do extenso território, apenas havia viabilidade agrícola na metade sul do país, pois o norte tinha um clima polar, e havia o predomínio das vegetações de Tundra e Taiga.o norte tinha um clima polar, e havia o predomínio das vegetações de Tundra e Taiga.

União SoviéticaUnião Soviética

MAR DE ARALMAR DE ARAL

Page 44: Aula Europa CUCA Manhã 25/08/2014

• O território soviético possuía invernos muito rigorosos, o que causava o congelamento de O território soviético possuía invernos muito rigorosos, o que causava o congelamento de vários rios durante este período do ano, inviabilizando a produção de energia hidrelétrica vários rios durante este período do ano, inviabilizando a produção de energia hidrelétrica em várias regiões do país. Problema este que a atual Rússia ainda enfrenta.em várias regiões do país. Problema este que a atual Rússia ainda enfrenta.

• Outra característica soviética era o manejo dos recursos naturais. Para evitar os custos de Outra característica soviética era o manejo dos recursos naturais. Para evitar os custos de transporte de matérias-primas e produtos industriais, havia uma descentralização industrial transporte de matérias-primas e produtos industriais, havia uma descentralização industrial muito grande.muito grande.

• Isso significa que buscavam regionalizar todo o processo industrial. Desde a coleta de Isso significa que buscavam regionalizar todo o processo industrial. Desde a coleta de matérias-primas, passando pelo processo industrial e levando ao mercado de consumo. O matérias-primas, passando pelo processo industrial e levando ao mercado de consumo. O governo se preocupava que tudo isto estivesse o mais próximo possível.governo se preocupava que tudo isto estivesse o mais próximo possível.

União SoviéticaUnião Soviética

Page 45: Aula Europa CUCA Manhã 25/08/2014

• Com a transformação da União Soviética em potência após a 2ª Guerra Mundial e o Com a transformação da União Soviética em potência após a 2ª Guerra Mundial e o consequente advento da Guerra Fria, o país priorizou quase exclusivamente o setor de bens consequente advento da Guerra Fria, o país priorizou quase exclusivamente o setor de bens de produção, que abastecia o setor militar, deixando a indústria civil em segundo plano.de produção, que abastecia o setor militar, deixando a indústria civil em segundo plano.

• Essa contradição industrial foi questionada a partir da “Perestroika” (Transformação, em Essa contradição industrial foi questionada a partir da “Perestroika” (Transformação, em russo), que pretendia revertê-la, renovando o fôlego do setor de bens de consumo.russo), que pretendia revertê-la, renovando o fôlego do setor de bens de consumo.

• Para tanto, praticou uma política de abertura à tecnologia capitalista visando aperfeiçoar a Para tanto, praticou uma política de abertura à tecnologia capitalista visando aperfeiçoar a estagnação industrial soviética.estagnação industrial soviética.

União SoviéticaUnião Soviética

Page 46: Aula Europa CUCA Manhã 25/08/2014

União SoviéticaUnião Soviética

• O então líder da União Soviética, Mikhail Gorbatchov (também transcrito “Gorbachev”), O então líder da União Soviética, Mikhail Gorbatchov (também transcrito “Gorbachev”), que iniciou as mudanças da “Perestroika” assim que chegou ao poder em 1985, foi que iniciou as mudanças da “Perestroika” assim que chegou ao poder em 1985, foi gradualmente perdendo o controle da situação ao longo dos anos seguintes.gradualmente perdendo o controle da situação ao longo dos anos seguintes.

• Uma combinação de...Uma combinação de......estagnação econômica há anos,...estagnação econômica há anos,...falta de liberdades políticas,...falta de liberdades políticas,...nacionalismos nas Repúblicas,...nacionalismos nas Repúblicas,...política liberalizante de Gorbatchov,...política liberalizante de Gorbatchov,levou à dissolução da União Soviética no 2° semestre de 1991.levou à dissolução da União Soviética no 2° semestre de 1991.

19911991

Page 47: Aula Europa CUCA Manhã 25/08/2014

• Deixou de existir o poder central concentrado em Moscou, a partir do “Kremlin” (Fortaleza, Deixou de existir o poder central concentrado em Moscou, a partir do “Kremlin” (Fortaleza, em russo), e cada República instituiu seu próprio governo independente, e adotou o em russo), e cada República instituiu seu próprio governo independente, e adotou o Capitalismo como sistema econômico.Capitalismo como sistema econômico.

• Ao final de 1991 as 15 ex-Repúblicas soviéticas estabeleceram um bloco econômico, a Ao final de 1991 as 15 ex-Repúblicas soviéticas estabeleceram um bloco econômico, a “Comunidade dos Estados Independentes” (CEI), que ainda não foi bem sucedida em criar “Comunidade dos Estados Independentes” (CEI), que ainda não foi bem sucedida em criar um bloco regional de desenvolvimento nos moldes da União Europeia.um bloco regional de desenvolvimento nos moldes da União Europeia.

• Algumas ex-Repúblicas soviéticas desistiram da CEI logo nos primeiros anos, como a Algumas ex-Repúblicas soviéticas desistiram da CEI logo nos primeiros anos, como a Geórgia, e os estados bálticos: Estônia, Letônia e Lituânia.Geórgia, e os estados bálticos: Estônia, Letônia e Lituânia.

19921992

Page 48: Aula Europa CUCA Manhã 25/08/2014

• Em termos geopolíticos, a extinção da União Soviética levou à perda Em termos geopolíticos, a extinção da União Soviética levou à perda de influência global que a região possuía. Apenas a Rússia ainda de influência global que a região possuía. Apenas a Rússia ainda guarda alguma herança dessa influência.guarda alguma herança dessa influência.

• Nos últimos 20 anos os países que um dia formaram a URSS oscilam Nos últimos 20 anos os países que um dia formaram a URSS oscilam momentos de crescimento econômico com baixas liberdades políticas.momentos de crescimento econômico com baixas liberdades políticas.

• Na Rússia, a mais importante das repúblicas soviéticas, há um Na Rússia, a mais importante das repúblicas soviéticas, há um predomínio político do Presidente Vladimir Putin desde o ano 2000. predomínio político do Presidente Vladimir Putin desde o ano 2000. A alternância no poder ainda não é rotina na Rússia pós-soviética, A alternância no poder ainda não é rotina na Rússia pós-soviética, embora o país ganhou muita liberdade civil e econômica desde então.embora o país ganhou muita liberdade civil e econômica desde então.

19921992

Page 49: Aula Europa CUCA Manhã 25/08/2014

• A Iugoslávia foi um país que englobava uma junção de povos eslavos dos Balcãs através A Iugoslávia foi um país que englobava uma junção de povos eslavos dos Balcãs através de uma Federação composta por 6 repúblicas:de uma Federação composta por 6 repúblicas: - 1. ESLOVÊNIA: - 1. ESLOVÊNIA: religião católicareligião católica, , língua eslovenalíngua eslovena, , alfabeto romanoalfabeto romano - 2. CROÁCIA: - 2. CROÁCIA: religião católicareligião católica, , língua servo-croatalíngua servo-croata, , alfabeto romanoalfabeto romano - 3. BÓSNIA-HERZEGOVINA: - 3. BÓSNIA-HERZEGOVINA: religião muçulmanareligião muçulmana, , língua servo-croatalíngua servo-croata, , ambos os alfabetosambos os alfabetos - 4. SÉRVIA: - 4. SÉRVIA: religião cristã-ortodoxareligião cristã-ortodoxa, , língua servo-croatalíngua servo-croata, , alfabeto cirílicoalfabeto cirílico - 5. MONTENEGRO: - 5. MONTENEGRO: religião cristã-ortodoxareligião cristã-ortodoxa, , língua servo-croatalíngua servo-croata, , ambos os alfabetosambos os alfabetos - 6. MACEDÔNIA: - 6. MACEDÔNIA: religião cristã-ortodoxareligião cristã-ortodoxa, , língua macedônicalíngua macedônica, , alfabeto cirílicoalfabeto cirílico

• Uma região no sul da Sérvia, o “Kosovo” (n° 7), tenta se separar deste país desde 2008.Uma região no sul da Sérvia, o “Kosovo” (n° 7), tenta se separar deste país desde 2008.

1918-19911918-199111

33 44

6655

22

77

IugosláviaIugoslávia

Page 50: Aula Europa CUCA Manhã 25/08/2014

• A Iugoslávia tinha a Sérvia como a república mais forte, mais populosa e rica.A Iugoslávia tinha a Sérvia como a república mais forte, mais populosa e rica.

• As As diferenças étnicas se acirraramdiferenças étnicas se acirraram durante a década de 1980, após a morte do Marechal durante a década de 1980, após a morte do Marechal Josip Broz Tito, que governou a Iugoslávia com carisma e mão-de-ferro desde 1945.Josip Broz Tito, que governou a Iugoslávia com carisma e mão-de-ferro desde 1945.

• Em 1991 a Eslovênia e Croácia (países de maioria católica) se separaram da Iugoslávia. A Em 1991 a Eslovênia e Croácia (países de maioria católica) se separaram da Iugoslávia. A Macedônia (país de maioria cristã-ortodoxa e língua própria) se separou em 1992.Macedônia (país de maioria cristã-ortodoxa e língua própria) se separou em 1992.

• Entre 1992 e 1995 houve uma guerra na Bósnia-Herzegovina pela separação dessa então Entre 1992 e 1995 houve uma guerra na Bósnia-Herzegovina pela separação dessa então república iugoslava. Foi obtido após acordos de paz com a minoria sérvia que habita o país.república iugoslava. Foi obtido após acordos de paz com a minoria sérvia que habita o país.

199219921918-19911918-1991IugosláviaIugoslávia

Page 51: Aula Europa CUCA Manhã 25/08/2014

• Entre 1992 e 2006 as repúblicas da Sérvia e Montenegro (incluindo o Kosovo, dentro da Entre 1992 e 2006 as repúblicas da Sérvia e Montenegro (incluindo o Kosovo, dentro da Sérvia) ainda se mantinham juntas formando uma Iugoslávia menor. Porém, após plebiscitos Sérvia) ainda se mantinham juntas formando uma Iugoslávia menor. Porém, após plebiscitos em 2006, Montenegro decidiu se separar da Sérvia e formar um país independente.em 2006, Montenegro decidiu se separar da Sérvia e formar um país independente.

• Em 2008 o Kosovo proclamou a sua independência, mas ainda não possui reconhecimento Em 2008 o Kosovo proclamou a sua independência, mas ainda não possui reconhecimento internacional, e a Sérvia clama que o Kosovo ainda é parte de seu território.internacional, e a Sérvia clama que o Kosovo ainda é parte de seu território.

1992-Hoje1992-Hoje

Page 52: Aula Europa CUCA Manhã 25/08/2014

• A Tchecoslováquia foi um país que unia os povos tchecos (boêmios e moravianos) e A Tchecoslováquia foi um país que unia os povos tchecos (boêmios e moravianos) e eslovacos em uma só nação. Surgiu ao final da 1ª Guerra Mundial, em 1918.eslovacos em uma só nação. Surgiu ao final da 1ª Guerra Mundial, em 1918.

• Com o fim do regime socialista em 1990, os eslovacos ansiavam a independência.Com o fim do regime socialista em 1990, os eslovacos ansiavam a independência.

1918-19921918-1992

TchecoslováquiaTchecoslováquia

Page 53: Aula Europa CUCA Manhã 25/08/2014

• Após um plebiscito em 1992, decidiram que a partir de 1° de janeiro de 1993 a Eslováquia Após um plebiscito em 1992, decidiram que a partir de 1° de janeiro de 1993 a Eslováquia seria um país independente, e o restante se chamaria República Tcheca. E assim se fez a seria um país independente, e o restante se chamaria República Tcheca. E assim se fez a separação.separação.

1993-Hoje1993-Hoje

RepúblicaRepúblicaTchecaTcheca EslováquiaEslováquia

Page 54: Aula Europa CUCA Manhã 25/08/2014

• A Alemanha esteve dividida em dois países entre 1949 e 1990:A Alemanha esteve dividida em dois países entre 1949 e 1990: - 1. Alemanha Ocidental, de sistema econômico capitalista, e democrático politicamente - 1. Alemanha Ocidental, de sistema econômico capitalista, e democrático politicamente - 2. Alemanha Oriental, de sistema econômico planificado e politicamente comunista - 2. Alemanha Oriental, de sistema econômico planificado e politicamente comunista

• A Alemanha Ocidental é também conhecida como “República Federal da Alemanha” e a A Alemanha Ocidental é também conhecida como “República Federal da Alemanha” e a Alemanha Oriental era chamada de “República Democrática Alemã”.Alemanha Oriental era chamada de “República Democrática Alemã”.

• Se originaram do fato da Alemanha Oriental englobar a área ocupada pelo exército Se originaram do fato da Alemanha Oriental englobar a área ocupada pelo exército soviético ao final da 2ª Guerra Mundial, e a Alemanha Ocidental compunha a área ocupada soviético ao final da 2ª Guerra Mundial, e a Alemanha Ocidental compunha a área ocupada pelos exércitos aliados-capitalistas ao final do conflito, como EUA, Reino Unido e França.pelos exércitos aliados-capitalistas ao final do conflito, como EUA, Reino Unido e França.

1949-19901949-1990Alemanha OrientalAlemanha Oriental

Alemanha OcidentalAlemanha Ocidental

Page 55: Aula Europa CUCA Manhã 25/08/2014

• Após o fim do comunismo na Alemanha Oriental, na qual a população de Berlim passou a Após o fim do comunismo na Alemanha Oriental, na qual a população de Berlim passou a ter permissão para cruzar a fronteira e ir para a Alemanha Ocidental, culminou com a ter permissão para cruzar a fronteira e ir para a Alemanha Ocidental, culminou com a derrubada do Muro de Berlim por populares em Novembro de 1989.derrubada do Muro de Berlim por populares em Novembro de 1989.

• Nos meses seguintes os governos de ambos os países negociaram um acordo de Nos meses seguintes os governos de ambos os países negociaram um acordo de unificação, culminando com a Reunificação Alemã em 03 de Outubro de 1990, na qual a unificação, culminando com a Reunificação Alemã em 03 de Outubro de 1990, na qual a “República Democrática Alemã” (Alemanha Oriental) deixava de existir, passando a ser “República Democrática Alemã” (Alemanha Oriental) deixava de existir, passando a ser parte da “República Federal da Alemanha” (Alemanha Ocidental), formando uma só parte da “República Federal da Alemanha” (Alemanha Ocidental), formando uma só Alemanha.Alemanha.

1990-Hoje1990-Hoje

AlemanhaAlemanha

Page 56: Aula Europa CUCA Manhã 25/08/2014

• Entre o fim da 2ª Guerra Mundial Entre o fim da 2ª Guerra Mundial (1945) e o fim dos regimes socialistas (1945) e o fim dos regimes socialistas no Leste Europeu (1989-1991), a região no Leste Europeu (1989-1991), a região era composta de 9 países cujos era composta de 9 países cujos regimes políticos eram comunistas e a regimes políticos eram comunistas e a economia era planificada (planejada).economia era planificada (planejada).

• Alemanha Oriental (1949-1990)Alemanha Oriental (1949-1990)• PolôniaPolônia• Tchecoslováquia (1918-1993)Tchecoslováquia (1918-1993)• HungriaHungria• Iugoslávia (1918-1991)Iugoslávia (1918-1991)• RomêniaRomênia• BulgáriaBulgária• AlbâniaAlbânia• União Soviética (1922-1991)União Soviética (1922-1991)

• Com o afrouxamento da influência Com o afrouxamento da influência soviética nos países do Leste Europeu soviética nos países do Leste Europeu a partir de 1989, cada um deles a partir de 1989, cada um deles substituiu o regime comunista por um substituiu o regime comunista por um sistema capitalista democrático.sistema capitalista democrático.

União SoviéticaUnião Soviética

1945-19901945-1990

Page 57: Aula Europa CUCA Manhã 25/08/2014

• Alemanha Oriental, Polônia, Alemanha Oriental, Polônia, Tchecoslováquia, Hungria, Romênia e Tchecoslováquia, Hungria, Romênia e Bulgária viveram na órbita da Bulgária viveram na órbita da influência soviética de 1945 a 1989.influência soviética de 1945 a 1989.

• Fora da zona de influência soviética, Fora da zona de influência soviética, outros dois países adotavam o outros dois países adotavam o socialismo, a Albânia e Iugoslávia.socialismo, a Albânia e Iugoslávia.

• Durante a bipolaridade da Guerra Durante a bipolaridade da Guerra Fria, estes países estiveram sempre ao Fria, estes países estiveram sempre ao lado da União Soviética nas questões lado da União Soviética nas questões geopolíticas.geopolíticas.

União SoviéticaUnião Soviética

1945-19901945-1990

Page 58: Aula Europa CUCA Manhã 25/08/2014

• Com o fim dos regimes comunistas, os países europeus do leste buscaram fazer parte de Com o fim dos regimes comunistas, os países europeus do leste buscaram fazer parte de blocos econômicos, pois seriam mais geoestratégicos.blocos econômicos, pois seriam mais geoestratégicos.

• No continente europeu há 2 grandes blocos econômicos. Um mais bem sucedido, o outro No continente europeu há 2 grandes blocos econômicos. Um mais bem sucedido, o outro ainda não se afirmou adequadamente:ainda não se afirmou adequadamente: - A União Europeia, bem sucedida (em - A União Europeia, bem sucedida (em azulazul, no mapa), no mapa) - A Comunidade dos Estados Independentes, ainda reticente (em - A Comunidade dos Estados Independentes, ainda reticente (em vermelhovermelho, no mapa), no mapa)

• O predomínio da Rússia na Comunidade dos Estados Independentes, e o nacionalismo nas O predomínio da Rússia na Comunidade dos Estados Independentes, e o nacionalismo nas ex-repúblicas soviéticas fazem a combinação para que os países membros da CEI estejam ex-repúblicas soviéticas fazem a combinação para que os países membros da CEI estejam receosos em aprofundar as relações nos mesmos moldes que a União Europeia fez.receosos em aprofundar as relações nos mesmos moldes que a União Europeia fez.

Page 59: Aula Europa CUCA Manhã 25/08/2014

• Após o final da 2ª Guerra Após o final da 2ª Guerra Mundial, 6 países da Europa Mundial, 6 países da Europa (França, Alemanha Ocidental, (França, Alemanha Ocidental, Itália, Bélgica, Holanda e Itália, Bélgica, Holanda e Luxemburgo), fundaram em Luxemburgo), fundaram em 1957 a “Comunidade Econômica 1957 a “Comunidade Econômica Europeia” (CEE).Europeia” (CEE).

• De início a proposta dessas 6 De início a proposta dessas 6 nações fundadores era integrar nações fundadores era integrar as economias através do as economias através do comércio, com facilidades comércio, com facilidades tarifárias.tarifárias.

Page 60: Aula Europa CUCA Manhã 25/08/2014

• Após o final da 2ª Guerra Após o final da 2ª Guerra Mundial, 6 países da Europa Mundial, 6 países da Europa (França, Alemanha Ocidental, (França, Alemanha Ocidental, Itália, Bélgica, Holanda e Itália, Bélgica, Holanda e Luxemburgo), fundaram em Luxemburgo), fundaram em 1957 a “Comunidade Econômica 1957 a “Comunidade Econômica Europeia” (CEE).Europeia” (CEE).

• De início a proposta dessas 6 De início a proposta dessas 6 nações fundadores era integrar nações fundadores era integrar as economias através do as economias através do comércio, com facilidades comércio, com facilidades tarifárias.tarifárias.

• Em 1973 mais 3 países Em 1973 mais 3 países ingressaram nessa comunidade: ingressaram nessa comunidade: Dinamarca, Irlanda e Reino Dinamarca, Irlanda e Reino Unido. Unido.

Page 61: Aula Europa CUCA Manhã 25/08/2014

• Após o final da 2ª Guerra Após o final da 2ª Guerra Mundial, 6 países da Europa Mundial, 6 países da Europa (França, Alemanha Ocidental, (França, Alemanha Ocidental, Itália, Bélgica, Holanda e Itália, Bélgica, Holanda e Luxemburgo), fundaram em Luxemburgo), fundaram em 1957 a “Comunidade Econômica 1957 a “Comunidade Econômica Europeia” (CEE).Europeia” (CEE).

• De início a proposta dessas 6 De início a proposta dessas 6 nações fundadores era integrar nações fundadores era integrar as economias através do as economias através do comércio, com facilidades comércio, com facilidades tarifárias.tarifárias.

• Em 1973 mais 3 países Em 1973 mais 3 países ingressaram nessa comunidade: ingressaram nessa comunidade: Dinamarca, Irlanda e Reino Dinamarca, Irlanda e Reino Unido. Unido.

• Nos anos 80 mais 3 nações se Nos anos 80 mais 3 nações se juntaram: Grécia, Espanha e juntaram: Grécia, Espanha e Portugal. Totalizando 12 países.Portugal. Totalizando 12 países.

Page 62: Aula Europa CUCA Manhã 25/08/2014

• Com o fim da União Soviética Com o fim da União Soviética e do Bloco Socialista entre 1989 e do Bloco Socialista entre 1989 e 1991, os países membros da e 1991, os países membros da então “Comunidade Econômica então “Comunidade Econômica Europeia” notaram um vácuo a Europeia” notaram um vácuo a preencher no equilíbrio de preencher no equilíbrio de forças na geopolítica mundial.forças na geopolítica mundial.

• Sem a União Soviética, os Sem a União Soviética, os Estados Unidos predominariam Estados Unidos predominariam no mundo sem concorrência de no mundo sem concorrência de nenhum tipo.nenhum tipo.

• Os 12 membros da “CEE” Os 12 membros da “CEE” negociaram e firmaram em 1992 negociaram e firmaram em 1992 o “Tratado de Maastricht”, na o “Tratado de Maastricht”, na qual a CEE passaria a se chamar qual a CEE passaria a se chamar “União Europeia” e o processo “União Europeia” e o processo de integração econômica se de integração econômica se juntação à integração política.juntação à integração política.

Page 63: Aula Europa CUCA Manhã 25/08/2014

• O objetivo da União Europeia O objetivo da União Europeia foi buscar um contrapeso à foi buscar um contrapeso à influência americana no mundo influência americana no mundo que não comprometesse a paz que não comprometesse a paz mundial.mundial.

• A partir do “Tratado de A partir do “Tratado de Maastricht” se iniciaram as Maastricht” se iniciaram as negociações para:negociações para: - Adotar uma moeda única nos - Adotar uma moeda única nos países-membrospaíses-membros - Expandir o número de países- - Expandir o número de países-membros da União Europeiamembros da União Europeia - Adotar um espaço único de - Adotar um espaço único de circulação de pessoas e circulação de pessoas e mercadoriasmercadorias - Fortalecer o “Parlamento - Fortalecer o “Parlamento Europeu”, em funcionamento Europeu”, em funcionamento desde 1979.desde 1979. - Criar um único Exército - Criar um único Exército (Forças Armadas).(Forças Armadas).

Page 64: Aula Europa CUCA Manhã 25/08/2014

• Desses objetivos, apenas o Desses objetivos, apenas o último ainda não foi alcançado.último ainda não foi alcançado.

• No “Tratado de Maastrich” a No “Tratado de Maastrich” a União Europeia estabeleceu União Europeia estabeleceu oficialmente uma bandeira, de oficialmente uma bandeira, de fundo azul-escuro com como fundo azul-escuro com como visto ao lado.visto ao lado.

• A expansão do número de A expansão do número de membros da União Europeia foi membros da União Europeia foi alcançada nos 15 anos alcançada nos 15 anos seguintes à efetivação do seguintes à efetivação do “Tratado de Maastricht”.“Tratado de Maastricht”.

• Em 1995 ingressaram mais 3 Em 1995 ingressaram mais 3 membros na União: Suécia, membros na União: Suécia, Finlândia e Áustria.Finlândia e Áustria.

Page 65: Aula Europa CUCA Manhã 25/08/2014

• Em 2004 a União Europeia Em 2004 a União Europeia passou a contar com mais 10 passou a contar com mais 10 países-membros, muitos deles países-membros, muitos deles antigos membros do Bloco antigos membros do Bloco Socialista: Polônia, República Socialista: Polônia, República Tcheca, Eslováquia, Hungria, Tcheca, Eslováquia, Hungria, Eslovênia, Estônia, Letônia, Eslovênia, Estônia, Letônia, Lituânia, Chipre e Malta.Lituânia, Chipre e Malta.

• Em 2007 se juntaram à União Em 2007 se juntaram à União Europeia mais dois antigos Europeia mais dois antigos países do Bloco Socialista: países do Bloco Socialista: Romênia e Bulgária.Romênia e Bulgária.

• Esses países ex-comunistas Esses países ex-comunistas que ingressaram na União que ingressaram na União Europeia foram os mais bem Europeia foram os mais bem sucedidos na transição da sucedidos na transição da economia planificada para o economia planificada para o livre-mercado, com forte livre-mercado, com forte industrialização, alta renda per industrialização, alta renda per capita e baixo desemprego.capita e baixo desemprego.

Page 66: Aula Europa CUCA Manhã 25/08/2014

• Os atuais 27 países-membros Os atuais 27 países-membros da União Europeia elegem da União Europeia elegem Deputados para um Parlamento Deputados para um Parlamento Europeu.Europeu.

• Através do Parlamento Através do Parlamento Europeu e da “Comissão Europeu e da “Comissão Europeia” (o poder executivo da Europeia” (o poder executivo da União Europeia) acontece o União Europeia) acontece o funcionamento do bloco, cujo funcionamento do bloco, cujo objetivo é moderar as relações objetivo é moderar as relações entre seus estados-membros e entre seus estados-membros e integrá-los politicamente.integrá-los politicamente.

• Desde 2004 o “Presidente da Desde 2004 o “Presidente da Comissão Europeia” é o Comissão Europeia” é o português José Manuel Durão português José Manuel Durão Barroso.Barroso.

Page 67: Aula Europa CUCA Manhã 25/08/2014

• Importante lembrar que a Importante lembrar que a Suíça e a Noruega NÃO fazem Suíça e a Noruega NÃO fazem parte da União Europeia.parte da União Europeia.

• Embora sejam dois países com Embora sejam dois países com alto padrão de vida e que alto padrão de vida e que possuem ricas economias, suas possuem ricas economias, suas políticas de neutralidade externa políticas de neutralidade externa as fazem abdicar do potencial as fazem abdicar do potencial de serem membros da União de serem membros da União Europeia.Europeia.

• Alguns micro-países Europeus Alguns micro-países Europeus como Andorra, San Marino, como Andorra, San Marino, Liechtenstein, Vaticano e Liechtenstein, Vaticano e Mônaco também não fazem Mônaco também não fazem parte da União Europeia, porém parte da União Europeia, porém mantém fortes tratados de mantém fortes tratados de cooperação com o bloco.cooperação com o bloco.

Page 68: Aula Europa CUCA Manhã 25/08/2014

• Após 2007 alguns países que Após 2007 alguns países que compunham a antiga Iugoslávia compunham a antiga Iugoslávia manifestam a intenção de se manifestam a intenção de se juntarem à União Europeia.juntarem à União Europeia.

• A Croácia, Bósnia-A Croácia, Bósnia-Herzegovina, Sérvia, Herzegovina, Sérvia, Montenegro e Macedônia Montenegro e Macedônia querem entrar na União querem entrar na União Europeia, além da Albânia.Europeia, além da Albânia.

• Da antiga Iugoslávia, apenas a Da antiga Iugoslávia, apenas a Eslovênia faz parte da União Eslovênia faz parte da União Europeia, desde 2004.Europeia, desde 2004.

• Outro país que quer se juntar à Outro país que quer se juntar à União Europeia é a Turquia. União Europeia é a Turquia. Essa é a candidatura mais Essa é a candidatura mais polêmica, pois o país possui polêmica, pois o país possui uma identidade fortemente uma identidade fortemente relacionada com o Oriente relacionada com o Oriente Médio, e não com a Europa.Médio, e não com a Europa.

Page 69: Aula Europa CUCA Manhã 25/08/2014

• Para ingressar na União Para ingressar na União Europeia um país deve cumprir Europeia um país deve cumprir alguns requisitos políticos e alguns requisitos políticos e econômicos.econômicos.

• Politicamente o país precisa ter Politicamente o país precisa ter um sistema democrático de um sistema democrático de direito, constitucional, que direito, constitucional, que garanta as plenas liberdades garanta as plenas liberdades individuais. Não pode estar em individuais. Não pode estar em guerra.guerra.

• Economicamente o país Economicamente o país precisa ter um sistema precisa ter um sistema capitalista de livre-mercado.capitalista de livre-mercado.

• Antes de ingressar na União Antes de ingressar na União Europeia o candidato precisa Europeia o candidato precisa assinar diversos tratados que assinar diversos tratados que garantem a livre circulação de garantem a livre circulação de pessoas e mercadorias, além de pessoas e mercadorias, além de políticas sociais e externas.políticas sociais e externas.

Page 70: Aula Europa CUCA Manhã 25/08/2014

• Antes do objetivo de Antes do objetivo de integração política europeia, integração política europeia, afirmado em 1992, a União afirmado em 1992, a União Europeia já buscava a Europeia já buscava a integração econômica.integração econômica.

• Décadas de mercado-comum Décadas de mercado-comum entre os países membros entre os países membros culminou com a implantação de culminou com a implantação de uma moeda única: o Euro.uma moeda única: o Euro.

O Euro (símbolo: € ), a moeda O Euro (símbolo: € ), a moeda única europeia entrou em única europeia entrou em circulação há 10 anos, em 1º de circulação há 10 anos, em 1º de Janeiro de 2002.Janeiro de 2002.

Nos primeiros anos ela ganhou Nos primeiros anos ela ganhou corpo, e foi se consolidando corpo, e foi se consolidando como uma opção de moeda como uma opção de moeda padrão, tornando-se um padrão, tornando-se um respeitável concorrente do respeitável concorrente do dólar.dólar.

€ €

Page 71: Aula Europa CUCA Manhã 25/08/2014

• A adoção do Euro fez com que A adoção do Euro fez com que os países-membros os países-membros abandonassem suas moedas abandonassem suas moedas históricas como o Franco históricas como o Franco (França), o Marco (Alemanha), a (França), o Marco (Alemanha), a Lira (Itália), a Peseta (Espanha), Lira (Itália), a Peseta (Espanha), o Escudo (Portugal), o Dracma o Escudo (Portugal), o Dracma (Grécia), entre outros.(Grécia), entre outros.

• Quem emite o Euro e decide Quem emite o Euro e decide suas políticas monetárias é o suas políticas monetárias é o Banco Central Europeu, um Banco Central Europeu, um órgão pertencente aos 27 órgão pertencente aos 27 estados-membros.estados-membros.

• Para ter o Euro como moeda, o Para ter o Euro como moeda, o país-membro precisa cumprir país-membro precisa cumprir rigorosas metas econômicas, rigorosas metas econômicas, como inflação baixa, gastos como inflação baixa, gastos públicos sob controle, entre públicos sob controle, entre outros.outros.

€ €

Page 72: Aula Europa CUCA Manhã 25/08/2014

• Nem todos os países da União Nem todos os países da União Europeia adotaram o Euro.Europeia adotaram o Euro.

• Dos membros mais antigos, o Dos membros mais antigos, o Reino Unido, a Dinamarca e a Reino Unido, a Dinamarca e a Suécia preferiram continuar com Suécia preferiram continuar com suas moedas nacionais (Libra suas moedas nacionais (Libra Esterlina, Coroa Dinamarquesa Esterlina, Coroa Dinamarquesa e Coroa Sueca, e Coroa Sueca, respectivamente).respectivamente).

• Dos membros mais novos, Dos membros mais novos, países que faziam parte do países que faziam parte do antigo Bloco Socialista, apenas antigo Bloco Socialista, apenas a Estônia, a Eslováquia e a a Estônia, a Eslováquia e a Eslovênia adotaram o Euro. Eslovênia adotaram o Euro.

• Os demais membros Os demais membros pretendem adotar o Euro, mas pretendem adotar o Euro, mas antes, precisam cumprir as antes, precisam cumprir as metas econômicas. Caso da metas econômicas. Caso da Polônia, Romênia, Hungria, etc.Polônia, Romênia, Hungria, etc.

€ €

Page 73: Aula Europa CUCA Manhã 25/08/2014

• Atualmente 17 países-Atualmente 17 países-membros da União Europeia membros da União Europeia adotam o Euro.adotam o Euro.

• Junto à eles, 4 micro-países Junto à eles, 4 micro-países adotam o Euro como moeda por adotam o Euro como moeda por suas fortes ligações com suas fortes ligações com países-membros.países-membros.

• Os 21 países da Zona do Euro:Os 21 países da Zona do Euro:PortugalPortugal EspanhaEspanha

FrançaFrança AlemanhaAlemanha

ItáliaItália IrlandaIrlanda

HolandaHolanda BélgicaBélgica

LuxemburgoLuxemburgo ÁustriaÁustria

EslovêniaEslovênia EslováquiaEslováquia

GréciaGrécia ChipreChipre

MaltaMalta EstôniaEstônia

FinlândiaFinlândia Andorra (micro)Andorra (micro)

Mônaco (micro)Mônaco (micro) San Marino (micro)San Marino (micro)

Vaticano (micro)Vaticano (micro)

Cotação do Euro:Cotação do Euro: € 1.00 = R$ 2,49 € 1.00 = R$ 2,49

Page 74: Aula Europa CUCA Manhã 25/08/2014

• Porém, a partir da crise Porém, a partir da crise internacional de 2008, o Euro internacional de 2008, o Euro aos poucos foi perdendo aos poucos foi perdendo impulso por conta da crise de impulso por conta da crise de endividamento de alguns endividamento de alguns países.países.

• O caso mais crônico é o da O caso mais crônico é o da Grécia.Grécia.

• Mas também é importante Mas também é importante lembrar que outros países da lembrar que outros países da “Europa Mediterrânea” foram “Europa Mediterrânea” foram atingidos por essa crise de atingidos por essa crise de endividamento, como Portugal, endividamento, como Portugal, Espanha e Itália.Espanha e Itália.

• E até mesmo a Irlanda, na E até mesmo a Irlanda, na “Europa Oceânica” foi atingida.“Europa Oceânica” foi atingida.

• O que é essa crise de O que é essa crise de endividamento?endividamento?

Page 75: Aula Europa CUCA Manhã 25/08/2014

• Todo governo, seja nacional, Todo governo, seja nacional, regional ou municipal, possui regional ou municipal, possui algum nível de dívida.algum nível de dívida.

• Deve para bancos privados, Deve para bancos privados, bancos públicos de outros bancos públicos de outros países, bancos internacionais países, bancos internacionais (como o Banco Mundial), para (como o Banco Mundial), para fundos monetários (como o fundos monetários (como o FMI), e para qualquer pessoa FMI), e para qualquer pessoa física ou jurídica que compre física ou jurídica que compre títulos da dívida do governo.títulos da dívida do governo.

• A questão é se essa dívida é A questão é se essa dívida é muito alta ou não. Se ela muito alta ou não. Se ela extrapola os limites da extrapola os limites da capacidade do governo capacidade do governo conseguir pagar essas conseguir pagar essas “parcelas” da dívida dentro do “parcelas” da dívida dentro do prazo, ou não.prazo, ou não.

Page 76: Aula Europa CUCA Manhã 25/08/2014

• A relação entre o valor total A relação entre o valor total das dívidas e o tamanho da das dívidas e o tamanho da economia (PIB) é um parâmetro economia (PIB) é um parâmetro para fazer ideia do nível de para fazer ideia do nível de endividamento das nações.endividamento das nações.

• Na tabela abaixo, os 5 países Na tabela abaixo, os 5 países europeus com a maior relação europeus com a maior relação dívida/PIB:dívida/PIB:

Pos.Pos. PaísPaís DívidaDívida(% do PIB)(% do PIB)

1°1° GréciaGrécia 160 %160 %

2°2° ItáliaItália 120 %120 %

3°3° PortugalPortugal 106 %106 %

4°4° IrlandaIrlanda 104 %104 %

5°5° IslândiaIslândia 99 %99 %

-- BrasilBrasil 66 %66 %

Page 77: Aula Europa CUCA Manhã 25/08/2014

• Há países no mundo com Há países no mundo com altíssima relação dívida/PIB, altíssima relação dívida/PIB, como o Japão, que possui uma como o Japão, que possui uma dívida equivalente a 230% do dívida equivalente a 230% do PIB (quase 2,5x a economia PIB (quase 2,5x a economia japonesa!)japonesa!)

• Mas a questão é a capacidade Mas a questão é a capacidade do país de honrar as “parcelas” do país de honrar as “parcelas” dessa dívida.dessa dívida.

• Os chamados “títulos Os chamados “títulos públicos” são como os públicos” são como os “boletos” de um “carnê” de “boletos” de um “carnê” de prestação.prestação.

• Se um país tem arrecadação de Se um país tem arrecadação de impostos suficiente para pagar impostos suficiente para pagar esses “boletos do carnê” em esses “boletos do carnê” em dia, não há pânico se sua dívida dia, não há pânico se sua dívida é elevada.é elevada.

Page 78: Aula Europa CUCA Manhã 25/08/2014

• O problema é se o governo do O problema é se o governo do país não tem dinheiro líquido em país não tem dinheiro líquido em caixa o suficiente para honrar caixa o suficiente para honrar essas “parcelas”.essas “parcelas”.

• Uma combinação de fatores Uma combinação de fatores explica a crise da Grécia, a mais explica a crise da Grécia, a mais crônica da Europa nos últimos 2 crônica da Europa nos últimos 2 anos.anos. - Alto endividamento nos - Alto endividamento nos últimos 7 anos.últimos 7 anos. - Ocultação dos reais dados - Ocultação dos reais dados sobre essa dívida ao longo de sobre essa dívida ao longo de alguns anosalguns anos - Baixa atividade econômica - Baixa atividade econômica após a crise financeira após a crise financeira internacional de 2008internacional de 2008 - Baixa arrecadação de - Baixa arrecadação de impostos nos últimos 4 anosimpostos nos últimos 4 anos

• O inchaço da dívida grega O inchaço da dívida grega “estorou” em 2010.“estorou” em 2010.

Page 79: Aula Europa CUCA Manhã 25/08/2014

• Os mesmos fatores que Os mesmos fatores que levaram a crise econômica à levaram a crise econômica à Grécia também explicam as Grécia também explicam as crises em Portugal, na Itália, na crises em Portugal, na Itália, na Espanha e na Irlanda.Espanha e na Irlanda.

• O endividamento de todos O endividamento de todos esses países entrou em uma esses países entrou em uma curva ainda mais ascendente curva ainda mais ascendente após a crise financeira de 2008.após a crise financeira de 2008.

Page 80: Aula Europa CUCA Manhã 25/08/2014

• Porquê?Porquê?

•Vamos raciocinar...Vamos raciocinar...

...A crise de 2008 praticamente ...A crise de 2008 praticamente “paralisou” a atividade “paralisou” a atividade econômica de vários setores na econômica de vários setores na Europa,Europa,

...Para não criar uma recessão ...Para não criar uma recessão de imediato, e apostando na de imediato, e apostando na rápida superação da crise rápida superação da crise internacional, os países internacional, os países europeus aumentaram suas europeus aumentaram suas dívidas ao pedir empréstimos dívidas ao pedir empréstimos com o propósito de investir no com o propósito de investir no re-aquecimento de suas re-aquecimento de suas economias,economias,

Page 81: Aula Europa CUCA Manhã 25/08/2014

...Mas as economias não ...Mas as economias não reagiram tão bem, e a atividade reagiram tão bem, e a atividade econômica ficou abaixo do econômica ficou abaixo do esperado, fazendo os governos esperado, fazendo os governos arrecadarem menos impostos,arrecadarem menos impostos,

...Com menos impostos, menos ...Com menos impostos, menos liquidez em caixa, e com uma liquidez em caixa, e com uma dívida bem maior que a de dívida bem maior que a de antes, surgiu a incerteza sobre o antes, surgiu a incerteza sobre o pagamento às “parcelas” mais pagamento às “parcelas” mais imediatas dessas dívidas,imediatas dessas dívidas,

...Vários países europeus ...Vários países europeus contraíram mais dívidas (essas contraíram mais dívidas (essas de pagamento a um prazo mais de pagamento a um prazo mais longo) para conseguir pagar as longo) para conseguir pagar as “parcelas” mais imediatas.“parcelas” mais imediatas.

São os chamados “Pacotes de São os chamados “Pacotes de Resgate Econômico”Resgate Econômico”

Page 82: Aula Europa CUCA Manhã 25/08/2014

• A Grécia, Portugal, Islândia e A Grécia, Portugal, Islândia e Irlanda já foram socorridas por Irlanda já foram socorridas por “Pacotes de Resgate”, seja nas “Pacotes de Resgate”, seja nas dívidas públicas de seus dívidas públicas de seus governos, seja na falta de governos, seja na falta de liquidez de seus sistemas liquidez de seus sistemas bancários (caso da Irlanda).bancários (caso da Irlanda).

• O “Pacote de Resgate” é O “Pacote de Resgate” é organizado pela União Europeia, organizado pela União Europeia, com o intuito de proteger a Zona com o intuito de proteger a Zona do Euro.do Euro.

• O país que recebe o pacote O país que recebe o pacote assina acordos na qual ele se assina acordos na qual ele se condiciona a atingir condiciona a atingir determinadas metas.determinadas metas.

• Nos últimos meses, a Grécia Nos últimos meses, a Grécia precisou desses pacotes, precisou desses pacotes, condicionados à austeridade condicionados à austeridade fiscal por parte do governo.fiscal por parte do governo.

€ €

Page 83: Aula Europa CUCA Manhã 25/08/2014

• A austeridade fiscal é o A austeridade fiscal é o governo enxugar gastos governo enxugar gastos públicos, ao máximo. Gastar o públicos, ao máximo. Gastar o mínimo possível, diminuindo mínimo possível, diminuindo investimentos em educação, investimentos em educação, saúde, infra-estrutura, entre saúde, infra-estrutura, entre outros, para economizar o outros, para economizar o máximo de dinheiro possível máximo de dinheiro possível para pagar as dívidas.para pagar as dívidas.

• A União Europeia vem A União Europeia vem impondo esses “Pacotes de impondo esses “Pacotes de Resgate” condicionados à Resgate” condicionados à austeridade fiscal à Grécia, austeridade fiscal à Grécia, Irlanda, Portugal e Espanha.Irlanda, Portugal e Espanha.

• Com o governo investindo Com o governo investindo menos na economia, ela cresce menos na economia, ela cresce pouco (ou decai), gerando pouco (ou decai), gerando desemprego.desemprego.

Page 84: Aula Europa CUCA Manhã 25/08/2014

• O desemprego agora é o O desemprego agora é o fantasma que assombra as fantasma que assombra as populações grega, portuguesa, populações grega, portuguesa, espanhola, irlandesa, italiana e espanhola, irlandesa, italiana e islandesa.islandesa.

PaísPaís Índice deÍndice deDesempregoDesempregoem 2011/2012em 2011/2012

EspanhaEspanha 24 %24 %

GréciaGrécia 22 %22 %

PortugalPortugal 15 %15 %

IrlandaIrlanda 15 %15 %

ItáliaItália 10 %10 %

IslândiaIslândia 6,6 %6,6 %

BrasilBrasil 4,7 %4,7 %

Page 85: Aula Europa CUCA Manhã 25/08/2014

• Ainda não se tem certeza sobre Ainda não se tem certeza sobre o que pode acontecer devido à o que pode acontecer devido à essa combinação sofrível de essa combinação sofrível de enorme dívida pública, enorme dívida pública, austeridade fiscal e austeridade fiscal e desempregodesemprego..

• A consolidação democrática A consolidação democrática dos países europeus será dos países europeus será duramente testada caso essa duramente testada caso essa crise dure por vários anos.crise dure por vários anos.