aula conjuntura econômica e mercado

37
1 Conceitos econômicos

Upload: adilson-spim

Post on 18-Jun-2015

4.855 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Aula Conjuntura Econômica e Mercado

1

Conceitos econômicos

Page 2: Aula Conjuntura Econômica e Mercado

2

Princípios EconômicosO que é economia?Todos os dias nos deparamos com questões econômicas, seja através dos jornais, rádio, televisão, internet, etc, como por exemplo:Aumentos de preços; Desemprego;Períodos de crise ou de crescimento;Setores que crescem mais do que outros;Diferenças salariais, dissídios coletivos;Ociosidade em alguns setores de atividade;Diferenças de renda entre as várias regiões do país;Taxas de juros;Elevação de impostos e tarifas públicas.

Page 3: Aula Conjuntura Econômica e Mercado

3

Objetivo de economia

O objetivo do estudo da Ciência Econômica é o de analisar os problemas econômicos e assim formular soluções para resolvê-los, de forma a melhorar nossa qualidade de vida.

Page 4: Aula Conjuntura Econômica e Mercado

4

Conceito de EconomiaA etimologia da palavra Economia deriva do grego oikosnomos (de oikos, casa e nomos, lei), tendo como significado aquele que administra a casa, ou o Estado.

Economia tem a seguinte definição: Ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem (escolhem) empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas.

Page 5: Aula Conjuntura Econômica e Mercado

5

Principio de economia

Em todas as sociedades os recursos ou fatores de produção são escassos, porém as necessidades humanas são ilimitadas e sempre se renovam.

Page 6: Aula Conjuntura Econômica e Mercado

6

Sistemas econômicosPode ser definido como a forma política, social e econômica pela qual uma sociedade se organiza.Os elementos básicos de um sistema econômico são:Estoque de recursos produtivos ou fatores de produção: incluindo aqui os recursos humanos (trabalho e capacidade empresarial), o capital, a terra, as reservas naturais e a tecnologia;Complexo de unidades de produção: constituído pelas empresas;Conjunto de instituições políticas, jurídicas, econômicas e sociais: são a base da organização da sociedade;

Page 7: Aula Conjuntura Econômica e Mercado

7

Atualmente os sistemas econômicos são classificados da seguinte forma:Sistema capitalista ou economia de mercado: regido pelas forças de mercado, onde predomina a livre iniciativa e a propriedade privada dos fatores de produção.Vale ressaltar que após 1930, passa a predominar os sistemas de economia mista, onde ainda prevalecem as forças de mercado, porém o Estado passa a atuar tanto na alocação e distribuição de recursos como na própria produção de bens e serviços, nas áreas de infra-estrutura, energia, saneamento e telecomunicações.

Page 8: Aula Conjuntura Econômica e Mercado

8

Sistema socialista ou economia centralizada ou ainda economia planificada: onde as questões econômicas fundamentais são resolvidas por um órgão central de planejamento, existe o predomínio da propriedade pública dos fatores de produção, onde o Estado engloba os bens de capital, terra, prédios, bancos, matérias-primas.Só não pertencem ao Estado pequenas atividades comerciais e artesanais, assim como os meios de sobrevivência, roupas, automóveis, móveis, pertencem aos indivíduos (mas com preço fixado pelo governo).

Page 9: Aula Conjuntura Econômica e Mercado

9

O problema econômicoDa escassez dos recursos ou fatores de produção, associadas às necessidades ilimitadas do homem surgem os chamados problemas econômicos fundamentais:O que e quanto produzir?Como produzir?Para quem produzir?

Page 10: Aula Conjuntura Econômica e Mercado

10

O problema econômico

O que e quanto produzir? Dada a escassez de recursos de produção, as empresas terá de fazer escolhas, dentre algumas possibilidades de produção, quais serão os produtos produzidos e as respectivas quantidades a serem fabricadas.

Page 11: Aula Conjuntura Econômica e Mercado

11

O problema econômico

Como produzir? As empresas precisam decidir qual a melhor forma para se produzir, levando em consideração a tecnologia existente bem como a concorrência.

Page 12: Aula Conjuntura Econômica e Mercado

12

O problema econômico

Para quem produzir? As empresas devem decidir a qual classe destinar seus produtos.Nas economias de mercado os problemas econômicos são resolvidos pelo mecanismo de preços atuando por meio da oferta e da demanda. Diferentemente ocorre nas economias centralizadas onde um órgão central de planejamento decide essas questões.

Page 13: Aula Conjuntura Econômica e Mercado

13

O problema econômico

A questão principal do problema econômico é: “Como satisfazer desejos humanos ilimitados com recursos limitados?”(A premissa do modelo do problema econômico é que os desejos humanos são constantes e infinitos devido à demanda em constante mudança (muitas vezes relacionada a mudanças demográficas) da população. No entanto, os recursos para satisfazer os desejos humanos são sempre limitados pela quantidade de recursos naturais ou humanos disponíveis.

Page 14: Aula Conjuntura Econômica e Mercado

14

O problema econômico, e os métodos para resolvê-lo, giram em torno da idéia da escolha em dar prioridades a que desejos serão satisfeitos.As necessidade básicas para a sobrevivência humana (comida, água, abrigo, saúde e educação) são importantes no funcionamento da economia, os desejos humanos são a força que dá forma à demanda por bens e serviços.

Page 15: Aula Conjuntura Econômica e Mercado

15

Uma das suposições feitas na economia é que os humanos são de maneira geral gananciosos, e assim o mercado deve produzir o máximo possível para satisfazê-los. Esses desejos são frequentemente classificados em desejos individuais (que dependem das preferências e da paridade de poder de compra do indivíduo) e desejos coletivos (aqueles de comunidades inteiras). Coisas como comida e roupas podem ser classificadas tanto como desejos quanto como necessidades, dependendo do tipo do bem e com que frequência ele é consumido.

Page 16: Aula Conjuntura Econômica e Mercado

16

O custo de oportunidadeAo transferir os fatores de produção de um bem A para produzir um bem B, ou seja, o sacrificio de se deixar de produzir parte do bem A para se produzir mais do bem B, chamamos de custo de oportunidade.O custo de oportunidade também conhecido como custo alternativo por representar o custo da alternativa sacrificada.Custo de oportunidade é o termo usado em economia para indicar o custo de um bem em termos de uma oportunidade renunciada.

Page 17: Aula Conjuntura Econômica e Mercado

17

Custo de Oportunidade - Exemplo:Um exemplo clássico da literatura econômica: imagine uma fábrica de cadeiras que produzia 10 cadeiras por mês num mercado que absorvia totalmente esta produção. Diante de uma oportunidade de negócios, esta fábrica resolveu iniciar uma produção de um novo produto: mesas. Porém, ao alocar recursos para tal, descobriu que terá de deixar de produzir 2 cadeiras para alimentar a demanda de 2 mesas. O custo de oportunidade está no valor perdido da venda das 2 cadeiras que deixaram de ser fabricadas. Acréscimos iguais na produção de mesas, levam a quedas cada vez maiores na produção de cadeiras.

Page 18: Aula Conjuntura Econômica e Mercado

18

Custo de Oportunidade - Exemplo

O capital que permanece parado no caixa, a empresa poderia estar recebendo juros se o aplicasse no mercado financeiro;

Se a empresa tem prédio próprio, ela deve imputar o quanto pagaria se tivesse que alugar o prédio.

Page 19: Aula Conjuntura Econômica e Mercado

19

Bens de Capital

São utilizados na fabricação de outros bens, porém não se desgastam totalmente no processo produtivo;O ativo fixo das empresas;Ex.: máquinas, equipamentos e instalações.

Page 20: Aula Conjuntura Econômica e Mercado

20

Bens de Consumo

São destinados ao atendimento das necessidades humanas e são classificados em:Duráveis = geladeiras, fogões, automóveis;Não duráveis = alimentos, produtos de limpeza.

Page 21: Aula Conjuntura Econômica e Mercado

21

Bens Intermediários

São transformados ou agregados na produção de outros bens;Ex.: insumos, matérias primas, componentes.

Page 22: Aula Conjuntura Econômica e Mercado

22

Fatores de Produção

São chamados recursos de produção da economia, e são constituídos pelos recursos humanos (trabalho e capacidade empresarial), terra, capital e tecnologia.

Page 23: Aula Conjuntura Econômica e Mercado

23

A cada Fator de Produção corresponde uma remuneração:

Fator de Produção Tipo de Remuneração

Trabalho Salário

Capital Juro

Terra Aluguel

Tecnologia Royalty

Capacidade empresarial Lucro

Page 24: Aula Conjuntura Econômica e Mercado

24

Teoria da Oferta e da Procura

Demanda ou procuraQuantidade de um determinado bem ou serviço desejado pelos consumidores em determinado período

Page 25: Aula Conjuntura Econômica e Mercado

25

Teoria da Oferta e da Procura

Demanda ou procuraDepende de algumas variáveis que influenciam a escolha do consumidor:Preço do bem ou de outros bens;Renda do consumidor;Gosto ou preferência do indivíduo.

Page 26: Aula Conjuntura Econômica e Mercado

26

Teoria da Oferta e da Procura

Lei Geral da Demanda

Relação inversamente proporcional entre quantidade procurada e o preço (coeteris paribus).

Page 27: Aula Conjuntura Econômica e Mercado

27

Teoria da Oferta e da Procura

Lei Geral da Demanda (coeteris paribus):

Alternativas de preço ($) Quantidade demandada

1,00 12.000

3,00 8.000

6,00 4.000

8,00 3.000

10,00 2.000

Page 28: Aula Conjuntura Econômica e Mercado

28

Teoria da Oferta e da Procura

Existem outras variáveis que afetam a procura de uma bem:Preço dos bens substitutos;Preço dos bens complementares;Hábitos dos consumidores;Renda dos consumidores.

Page 29: Aula Conjuntura Econômica e Mercado

29

Teoria da Oferta e da Procura

Oferta de mercadoSão as várias quantidades que os produtores oferecem ao mercado;Depende de vários fatores como,Seu próprio preço;Preço dos fatores de produção;Preferências do empresário e daTecnologia.

Page 30: Aula Conjuntura Econômica e Mercado

30

Teoria da Oferta e da Procura

Lei Geral da Oferta

Diferentemente da função demanda a função oferta mostra uma correlação direta entre quantidade ofertada e nível de preços (coeteris paribus);

Page 31: Aula Conjuntura Econômica e Mercado

31

Teoria da Oferta e da Procura

Lei Geral da Oferta

Preço ($) Quantidade ofertada

1,00 1.000

3,00 5.000

6,00 9.000

8,00 11.000

10,00 13.000

Page 32: Aula Conjuntura Econômica e Mercado

32

Conceito de elasticidade

Sensibilidade do produto em relação a variações de preço e renda;Permite a previsão de vendas pela reação dos consumidores a alterações de preços e salários.

Page 33: Aula Conjuntura Econômica e Mercado

33

Conceito de elasticidade-preço demanda

Resposta relativa da quantidade demandada de um bem X às variações de seu preço (coeteris paribus);

Page 34: Aula Conjuntura Econômica e Mercado

34

Conceito de elasticidade-preço demanda

A correlação entre preço e quantidade demandada é inversa, ou seja, uma alteração positiva nos preços corresponderá a uma variação negativa da quantidade demandada

Page 35: Aula Conjuntura Econômica e Mercado

35

Demanda elástica

Os consumidores têm grande reação nas eventuais variações de preços;Aumentos de preços diminuem drasticamente o consumo;Em reduções de preços aumentam o consumo.

Ex.: Carne.

Page 36: Aula Conjuntura Econômica e Mercado

36

Demanda inelástica

Os consumidores reagem pouco a variações de preços, possuem baixa sensibilidade as variações de preços.

Ex.: Sal de cozinha.

Page 37: Aula Conjuntura Econômica e Mercado

37

Fatores que influenciam no grau de elasticidade

Disponibilidade de bens substitutos;

Essencialidade do bem;

Importância do bem, quanto a seu gasto, no orçamento do consumidor.