aula ao vivo de geografia – tema: geofÍsica – prof. … · 2016-06-15 · principais...

7
AULA AO VIVO DE GEOGRAFIA – TEMA: GEOFÍSICA – Prof. Mauricio Martins 1. (Pucrj 2011) As placas tectônicas representam a “superfície viva” do planeta devido à intensidade da sua movimentação constante, o que afeta a organização das sociedades. a) Identifique DUAS formações do relevo continental ou marinho do planeta provocadas pelos movimentos das placas tectônicas. b) Explique o processo de equilíbrio isostático realizado pelas placas tectônicas. 2. (Unesp 2013) Brasileiros de várias cidades precisam adaptar a rotina a fenômenos climáticos. Mas Montes Claros, em Minas Gerais, tem um desafio diferente: seus habitantes têm de aprender a conviver com terremotos. É pelo menos um abalo por ano – são 23 desde 1995, segundo o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília. O mais forte, porém, ocorreu há oito dias, atingindo magnitude 4,5 na escala Richter e foi sentido em toda a cidade. Nos dias seguintes, houve mais três tremores menores – resultando em “pavor total” da população. (Marcelo Portela. A cidade que tem de viver com terremotos. O Estado de S.Paulo, 27.05.2012. Adaptado.)

Upload: buidien

Post on 09-Nov-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: AULA AO VIVO DE GEOGRAFIA – TEMA: GEOFÍSICA – Prof. … · 2016-06-15 · principais polêmicas que envolvem o ... Anualmente, as principais bacias hidrográficas do mundo

AULA AO VIVO DE GEOGRAFIA – TEMA: GEOFÍSICA – Prof. Mauricio Martins

1. (Pucrj 2011) As placas tectônicas representam a “superfície viva” do planeta devido à intensidade da sua movimentação constante, o que afeta a organização das sociedades.

a) Identifique DUAS formações do relevo continental ou marinho do planeta provocadas pelos movimentos das placas tectônicas.

b) Explique o processo de equilíbrio isostático realizado pelas placas tectônicas.

2. (Unesp 2013) Brasileiros de várias cidades precisam adaptar a rotina a fenômenos climáticos. Mas Montes Claros, em Minas Gerais, tem um desafio diferente: seus habitantes têm de aprender a conviver com terremotos. É pelo menos um abalo por ano – são 23 desde 1995, segundo o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília. O mais forte, porém, ocorreu há oito dias, atingindo magnitude 4,5 na escala Richter e foi sentido em toda a cidade. Nos dias seguintes, houve mais três tremores menores – resultando em “pavor total” da população.

(Marcelo Portela. A cidade que tem de viver com terremotos. O Estado de S.Paulo, 27.05.2012. Adaptado.)

Page 2: AULA AO VIVO DE GEOGRAFIA – TEMA: GEOFÍSICA – Prof. … · 2016-06-15 · principais polêmicas que envolvem o ... Anualmente, as principais bacias hidrográficas do mundo

Distribuição das placas litosféricas da Terra. As setas indicam o sentido do movimento, e os números, as velocidades relativas, em cm/ano, entre as placas. Por exemplo, a placa Sul­Americana avança sobre a placa de Nazca a uma velocidade considerada alta, que varia de 10,1 a 11,1 cm por ano.

(Wilson Teixeira et al. (orgs.). Decifrando a Terra, 2009. Adaptado.)

A partir da leitura do texto, da análise do planisfério e de seus conhecimentos, defina a expressão “placa tectônica” e explique qual é o padrão de ocorrências de abalos sísmicos no Brasil.

3. (Enem 2012) As plataformas ou crátons correspondem aos terrenos mais antigos e arrasados por muitas fases de erosão. Apresentam uma grande complexidade litológica, prevalecendo as rochas metamórfi cas muito antigas (Pré­Cambriano Médio e Inferior). Também ocorrem rochas intrusivas antigas e resíduos de rochas sedimentares. São três as áreas de plataforma de crátons no Brasil: a das Guianas, a Sul­Amazônica e a do São Francisco.

ROSS, J. L. S. Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp, 1998.

As regiões cratônicas das Guianas e a Sul­Amazônica têm como arcabouço geológico vastas extensões de escudos cristalinos, ricos em minérios, que atraíram a ação de empresas nacionais e estrangeiras do setor de mineração e destacam­se pela sua história geológica pora) apresentarem áreas de intrusões graníticas, ricas em jazidas minerais (ferro, manganês).b) corresponderem ao principal evento geológico do Cenozoico no território brasileiro.c) apresentarem áreas arrasadas pela erosão, que originaram a maior planície do país.d) possuírem em sua extensão terrenos cristalinos ricos em reservas de petróleo e gás natural.e) serem esculpidas pela ação do intemperismo físico, decorrente da variação de temperatura.

4. (Unesp 2012) No mapa, estão traçados os cortes 1–2 e 3–4.

Page 3: AULA AO VIVO DE GEOGRAFIA – TEMA: GEOFÍSICA – Prof. … · 2016-06-15 · principais polêmicas que envolvem o ... Anualmente, as principais bacias hidrográficas do mundo

Indique o corte que identifica o perfil topográfico representado e mencione três características geográficas encontradas ao longo desse perfil.

5. (Unicamp 2013) A imagem abaixo mostra o Arquipelago de Anavilhanas, no Rio Negro, Estado do Amazonas. Observe a imagem e responda às questões.

a) O Rio Negro apresenta águas escurecidas, diferentemente de outros rios da região, que apresentam cores claras. Por que este rio apresenta cores escuras?

b) O que explica a grande quantidade de ilhas no canal do rio? Por que parte dessas ilhas é coberta de floresta?

6. (Ufes 2012) Em 2011, houve grande discussão no país sobre o projeto de um novo Código Florestal. Entre as

Page 4: AULA AO VIVO DE GEOGRAFIA – TEMA: GEOFÍSICA – Prof. … · 2016-06-15 · principais polêmicas que envolvem o ... Anualmente, as principais bacias hidrográficas do mundo

principais polêmicas que envolvem o tema, está a flexibilização das APPs (Áreas de Preservação Permanente), correspondentes às faixas de mata ciliar, em virtude do grau de degradação em que se encontram. Explique

a) um motivo que levou à destruição da mata ciliar em áreas rurais brasileiras;b) a função da mata ciliar.

7. (Fuvest 2012) Anualmente, as principais bacias hidrográficas do mundo fazem ingressar nos oceanos dezenas de bilhões de toneladas de partículas sólidas removidas das áreas continentais, resultantes do trabalho erosivo das águas correntes superficiais. Observe o mapa:

A bacia hidrográfica Ganges­Brahmaputra, se comparada à do Amazonas, produz 3,4 vezes maissedimentos por unidade de área, tendo, aproximadamente, 1/4 da área de drenagem e 18% da vazão média da bacia hidrográfica amazônica. Comparando­se os dados acima apresentados, a posição geográfica e o uso do solo nessas áreas, identifique um fator responsável pela

a) quantidade relativamente baixa da produção anual de sedimentos, por unidade de área, da bacia hidrográfica amazônica. Explique;

b) elevada produção anual de sedimentos, por unidade de área, da bacia hidrográfica Ganges­ Brahmaputra. Explique.

8. (Fuvest 2013) Observe o mapa.

Considere as afirmações sobre o Sistema Aquífero Guarani.

I. Trata­se de um corpo hídrico subterrâneo e transfronteiriço que abrange parte da Argentina, do Brasil, do Paraguai e do

Page 5: AULA AO VIVO DE GEOGRAFIA – TEMA: GEOFÍSICA – Prof. … · 2016-06-15 · principais polêmicas que envolvem o ... Anualmente, as principais bacias hidrográficas do mundo

Uruguai.II. Representa o mais importante aquífero da porção meridional do continente sul­americano e está associado às rochas cristalinas do Pré­Cambriano.

III. A grande incidência de poços que se observa na região A é explicada por sua menor profundidade e intensa atividade econômica nessa região.

IV. A baixa incidência de poços na região indicada pela letra B deve­se à existência, aí, de uma área de cerrado com predomínio de planaltos.

Está correto o que se afirma ema) I, II e III, apenas.b) I e III, apenas.c) II, III e IV, apenas.d) II e IV, apenas.e) I, II, III e IV.

9. (Unicamp 2013) O esquema abaixo representa a entrada de uma frente fria, uma condição atmosférica muito comum, especialmente nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. Sobre esta condição é correto afirmar que:

a) É típica de inverno, quando massas frias atravessam essas regiões, provocando inicialmente uma precipitação e, na sequência, queda da temperatura e tempo mais seco.

b) Trata­se da chegada de uma massa quente, que ocorre tanto no verão quanto no inverno, provocando intensas chuvas, sendo comuns a ocorrência de tempestades e o aumento significativo na temperatura.

c) O contato entre as massas de ar indica fortes chuvas, de tipo orográficas, que permanecem estacionadas num mesmo ponto durante vários dias.

d) As precipitações de tipo convectivas ocorrem especialmente nos meses de verão, sendo comum a ocorrência de chuvas de granizo no final da tarde.

10. (Unesp 2013) Leia a descrição de quatro grandes tipos climáticos do Brasil e, em seguida, examine o mapa, que representa a divisão regional do país em grandes tipos climáticos.

1. Chuvas entre 2 000 e 3 000 mm e elevadas temperaturas durante todo o ano, com médias de 26 °C.2. Regular distribuição das chuvas durante o ano e temperaturas mais amenas, com médias inferiores a 18 °C e esporádica queda de neve.

3. Chuvas escassas e irregulares, com precipitações médias de 500 a 700 mm, e temperaturas elevadas, com médias de 28 °C.

4. Duas estações bem marcantes: uma chuvosa e quente, com 1 200 mm de precipitação e médias térmicas de 24 °C, e outra seca e fria, com 200 mm de chuvas e 17 °C de média térmica.

Page 6: AULA AO VIVO DE GEOGRAFIA – TEMA: GEOFÍSICA – Prof. … · 2016-06-15 · principais polêmicas que envolvem o ... Anualmente, as principais bacias hidrográficas do mundo

Assinale a alternativa que contém a correta associação entre a descrição climática e sua área de ocorrência.a) 1D; 2B; 3A; 4C.b) 1C; 2A; 3B; 4D.c) 1B; 2D; 3C; 4A.d) 1A; 2C ; 3D; 4B.e) 1C; 2B; 3D; 4A.

11. (Unesp 2013) Analise os climogramas dos principais tipos climáticos do Brasil e as fotos que retratam as formações vegetais correspondentes.

Identifique o climograma e a respectiva foto que representa a vegetação do cerrado.Mencione duas características da formação vegetal do cerrado e uma característica do clima no qual ela ocorre.

12. (Pucrj 2013) Em uma situação aleatória, uma pessoa que viaja, de automóvel, de São Paulo para Brasília, de Brasília para Manaus, de Manaus para Belém do Pará e de Belém do Pará para Salvador, vai percorrer o trajeto, respectivamente, nas seguintes direções (com base nos pontos cardeais e colaterais, a seguir):

Page 7: AULA AO VIVO DE GEOGRAFIA – TEMA: GEOFÍSICA – Prof. … · 2016-06-15 · principais polêmicas que envolvem o ... Anualmente, as principais bacias hidrográficas do mundo

a) norte; noroeste; sudeste; nordeste.b) norte; noroeste; nordeste; sudeste.c) noroeste; norte; sudeste; nordeste.d) norte; sudeste; nordeste; sudoeste.e) noroeste; sudeste; nordeste; sudeste.

13. (Unesp 2013) Analise os mapas.

Considerando as escalas utilizadas nos mapas, é correto afirmar quea) o mapa 1 favorece maior detalhamento do terreno do que o mapa 2.b) o mapa 2 abrange uma área menor do que o mapa 1.c) assemelham­se, pois nos dois casos foi utilizada uma pequena escala.d) retratam períodos diferentes de uma mesma localidade.e) ambos os mapas apresentam o mesmo nível de detalhe.