aula 8 boas maneiras

9
AULA DE EDUCAÇÃO ESPÍRITA INFANTIL

Upload: fatoze

Post on 11-Apr-2017

974 views

Category:

Spiritual


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Aula 8   boas maneiras

AULA DE EDUCAÇÃO ESPÍRITA INFANTIL

Page 2: Aula 8   boas maneiras

BOAS MANEIRASPrece inicial: espontânea feita pela evangelizadora ou por uma criança.

Primeiro momento: perguntar às crianças se elas conhecem alguma palavra mágica. Explicar que existem algumas palavras que, quando faladas, demonstram boa educação e respeito e por isso são consideradas "mágicas". Perguntar novamente se os evangelizandos conhecem algumas dessas palavras.Segundo momento: explicar que as palavras mágicas são:

Page 3: Aula 8   boas maneiras

Terceiro momento: encenar, com fantoches, situações em que devemos usar as palavrinhas mágicas, pedindo que, ao final de cada situação, eles repitam a palavra usada.

Exemplos de situações: 

*Na calçada, se alguém esbarrar em você, diga desculpe, mesmo que a culpa não tenha sido sua;

*Sempre que pedir que lhe alcancem algo (um copo de água, a borracha, o saleiro, um livro, etc) diga por favor; ao lhe alcançarem o que foi pedido diga obrigado(a);

*Ao entrar em uma sala ou uma casa, diga com licença.Quarto momento: perguntar a cada criança se ela costuma usar as palavrinhas mágicas, indagando, por exemplo: "Você diz por favor quando pede que sua mãe lhe alcance o lanche?" Quando a criança responder que sim, dar a ela uma medalha por usar as palavras aprendidas (em cartolina, um círculo escrito "Medalha Palavrinhas Mágicas", amarrado a um pedaço de lã ou linha para ser pendurado no pescoço).

Page 4: Aula 8   boas maneiras

Quinto momento: colar no caderno o texto sobre a aula.

Sugestão de texto: Palavras Mágicas

Existem algumas palavras que devemos usar com todas as pessoas, na rua, na escola, em todos os lugares. São chamadas de Palavras Mágicas, porque elas significam que somos educados e respeitamos as pessoas com quem convivemos.

A palavras mágicas são:

Com licençaDesculpePor favorObrigado - Obrigada 

Observação: pode-se pedir as crianças que encenem (com fantoches ou em pequenos grupos) as situações em que as Palavras Mágicas são usadas. As situações também podem ser sugeridas em pequenos bilhetes sorteados ou como atividades. 

Page 5: Aula 8   boas maneiras

DESCULPE

Tiago estava assistindo tv no sofá da sala e, sem querer, virou o copo de suco de laranja que estava tomando. Logo entrou na sala sua mãe, Dona Regina, que pergunta:- Quem derramou este suco no sofá? Tiago lembrando das aulas de evangelização, onde aprendeu sobre a importância de se falar sempre a verdade e, também, sobre as palavras mágicas, disse:- Fui eu quem derramou o suco no sofá, mas foi sem querer, a senhora me desculpe. Vou limpar tudo. Dona Regina, vendo que seu filho falou a verdade e que não fez aquilo de propósito, logo diz:- Meu filho eu te desculpo, mas da próxima vez tenha mais cuidado. Agora vamos limpar antes que o suco seque e fique mais difícil tirar a mancha.

Page 6: Aula 8   boas maneiras

POR FAVOR

Jader estava lanchando na casa de seu amigo Ricardo. Eles tomavam suco e comiam sanduíches. O suco estava uma delícia e o menino teve vontade de tomar mais um pouco. Foi então que falou:- Por favor, Ricardo, você pode me alcançar o suco?E o amigo Ricardo imediatamente alcançou a jarra par Jader.Jader sabe que quando pede um favor e alguém lhe atende ele deve agradecer.- Muito obrigado! – disse Jader.

Page 7: Aula 8   boas maneiras

OBRIGADO

- Pedro e João são colegas de Escola. Eles costumam fazer as lições juntos e ambos gostam muito de ler. Por isso, sempre que um deles ganha um livro novo, depois de ler o livro, ele empresta para o colega.O último livro que Pedro ganhou de sua tia é sobre Boas Maneiras. Depois de ler o livro, ele emprestou para João. João sabe que deve cuidar muito bem do que não é seu, e não rasgar, nem riscar os livros dos amigos. Depois de ler o livro, ele devolveu a Pedro, dizendo:- Muito obrigado! Gostei muito do livro. Obs.: menino diz OBRIGADO e a menina OBRIGADA.

Page 8: Aula 8   boas maneiras

COM LICENÇA

Lucas deseja conversar com a professora de Educação Física sobre o time de futebol. Ele quer participar dos treinos com os meninos maiores, mas para isso precisa da autorização da professora responsável. A sala dela é no final do corredor e quando Lucas chega lá percebe que a porta está fechada.Ele então bate na porta, abre um pedacinho e diz;- Com licença! Posso entrar para falar com a senhora?A professora o recebe com muita alegria, pois é sempre muito bom falar com pessoas educadas.

Page 9: Aula 8   boas maneiras

Prece de encerramento: espontânea feita pela evangelizadora ou por uma criança.

Fonte: http://searadomestre.com.br/evangelizacao/