aula 3_22.03_a cartomante (1884)

25
A Cartomante (1884) Machado de Assis

Upload: barbara-santos

Post on 03-Jan-2016

309 views

Category:

Documents


16 download

TRANSCRIPT

A Cartomante (1884)

Machado de Assis

Todos os grupos

Resumo

IntroduçãoDesenvolvimento

ClímaxAnticlímaxDesfecho

Grupo 1Personagens

Grupo 2Enredo

Grupo 3Linguagem

Grupo 4Foco narrativo

Grupo 5Visão da vida

Grupo 6Ambiente / Tempo

I - São verdadeiras ou falsas as seguintes

afirmações? Justifique.

1- O conto A Cartomante, de Machado de Assis, mostra a visão objetiva e pessimista da vida, do mundo e das pessoas (abolição do final feliz).

2- A autor faz uma análise psicológica das contradições humanas na criação de personagens imprevisíveis, jogando com insinuações em que se misturam a ingenuidade e malícia, sinceridade e hipocrisia.

3- A citação de um autor clássico (Príncipe da Dinamarca = Shakespeare) promoveu a intertextualidade e fez o leitor refletir sobre a mesquinhez e a precariedade da sorte humana.

4- Os aspectos externos (tempo cronológico, espaço, paisagem) são pontos de referência, que merecerem destaque.

II- O que se pode entender por:

a- "No dia em que deixou cair toda essa vegetação parasita, e ficou só o tronco da religião, ele, como tivesse recebido da mãe ambos os ensinos, envolveu-os na mesma dúvida, e logo depois em uma só negação total". (12º parág.)

b- "Camilo era um ingênuo na vida moral e prática. Faltava-lhe tanto a ação do tempo, como os óculos de cristal, que a natureza põe no berço de alguns para adiantar os anos. Nem experiência, nem intuição".(17º parág.)

c- “... há vulgaridades sublimes, ou, pelo menos, deleitosas. A velha caleça de praça, em que pela primeira vez passeaste com a mulher amada, fechadinhos ambos, vale o carro de Apolo".(19º parág.)

d- " Rita, como uma serpente, foi-se acercando dele, envolveu-o todo, fez-lhe estalar os ossos num espasmo, e pingou-lhe o veneno na boca. Ele ficou atordoado e subjugado". (20º parág.)

DISCURSO DIRETO: é a reprodução de maneira direta

da fala das personagens.

DISCURSO INDIRETO: O discurso indireto ocorre

quando o narrador utiliza suas próprias palavras para reproduzir a fala de um

personagem.

DISCURSO INDIRETO LIVRE: é uma modalidade resultante da mistura dos discursos direto e indireto.Por meio dele, o narrador pode não apenas reproduzir indiretamente falas das personagens, mas também o que elas não falam, mas pensam, sonham, desejam, etc. Neste caso, discurso indireto livre corresponde ao monólogo interior das personagens, mas expresso pelo narrador.

III - Transcreva do conto um exemplo

de cada um dos tipos de discurso.

IV- Vejam o fragmento: “Camilo saiu logo; na rua, advertiu que teria sido mais natural chamá-lo ao escritório; por que em casa?”

Transformem esse fragmento que se encontra em discurso indireto livre em discurso direto.

V-A história é narrada em terceira pessoa. Existe a presença onisciente do autor, que usa desta onisciência na narração e descrição dos fatos. O uso constante dessa voz é importante para dinamizar o relato da história acentuando os momentos dramáticos do texto e conflitos internos dos personagens, fortalecendo seu epílogo. Se vocês concordam com a afirmativa acima exemplifiquem-na.

VI- Embora a trama gire em torno de quatro personagens principais Vilela, Camilo, Rita e a cartomante (não nominada), existem outros personagens que não participam diretamente na trama, mas são determinantes no enredo da história. A morte da mãe de Vilela, por exemplo, que é uma personagem secundária, tem papel fundamental no envolvimento amoroso dos personagens Camilo e Rita. Expliquem essa afirmativa.

VII- Releiam o fragmento da chegada de Camilo frente à cartomante e descrevam os artifícios usados por ela para "adivinhar o que o preocupava".

VIII - Qual o sentido simbólico que a figura da cartomante pode assumir na história?

IX - Para o autor, que significado teria a crença das pessoas em cartomantes ou adivinhos? Por que o ser humano teria necessidade de iludir-se?

X – Que traços do período chamado Realismo/Naturalismo podemos encontrar no conto A cartomante?