aula 2 - separação de misturas

27
MÉTODOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS

Upload: profmauricioquimcia

Post on 11-Apr-2017

255 views

Category:

Education


4 download

TRANSCRIPT

Page 1: Aula 2 - Separação de misturas

MÉTODOS DE SEPARAÇÃO DE

MISTURAS

Page 2: Aula 2 - Separação de misturas

1- DECANTAÇÃOEste método consiste em separar misturas heterogêneas de (sólido/líquido) por diferença de densidade, miscibilidade e pela ação da gravidade.

Exemplo: Areia e água (água barrenta)

Page 3: Aula 2 - Separação de misturas

Quando a água barrenta é colocada em repouso, a terra tende a se depositar no fundo do recipiente.

Page 4: Aula 2 - Separação de misturas

ÁGUA + ÓXIDO DE CÁLCIO + SULFATO DE ALUMÍNIO

Clique no ícone para adicionar uma imagem

A adição desses reagentes produz como produto o Hidróxido de Alumínio que é um agente floculante. Num primeiro momento, ele aglutina as partículas em suspensão que vão crescendo e depois, pela agitação, diferença de densidade e pela ação da gravidade sofrem decantação.

Page 5: Aula 2 - Separação de misturas

Aplicação: Estação de Tratamento de água (ETA)

Page 6: Aula 2 - Separação de misturas

2 - FUNIL DE DECANTAÇÃOEste método é utilizado para separar misturas heterogêneas de dois líquidos imiscíveis pela ação da gravidade.

Page 7: Aula 2 - Separação de misturas

O Funil de Decantação pode ser chamado de Funil de Bromo.

Page 8: Aula 2 - Separação de misturas

3 - FILTRAÇÃO SIMPLESEste método serve para separar misturas heterogêneas (sólido/líquido) por meio de uma superfície porosa. Neste processo utilizamos suporte, funil, papel de filtro e um frasco receptor (copo de béquer)

Page 9: Aula 2 - Separação de misturas

Filtração realizada numa bancada e uma representação de um filtro de uma Estação de Tratamento de Água.

Page 10: Aula 2 - Separação de misturas

4 - FILTRAÇÃO A VÁCUOQuando uma filtração simples é muito demorada, utilizamos a filtração a vácuo. Este método pode ser usada para separar, por exemplo, farinha e água. Aparelhagem: Utilizamos um funil de porcelana chamado funil de Buchner, um frasco receptor chamado Kitassato, uma rolha de borracha, papel de filtro, borracha de látex e um dispositivo chamado trompa d’água.

Page 11: Aula 2 - Separação de misturas

Descrição da Técnica

A água entra pela trompa d’água criando um fluxo que retira o ar de dentro do kitassato, fazendo com a pressão diminua. Assim, a fase líquida da mistura começa a ser filtrada.

Page 12: Aula 2 - Separação de misturas

5 - CENTRIFUGAÇÃOEssa técnica é utilizada para acelerar o processo de decantação ou sedimentação, ondo o corpo de maior densidade da mistura (sólido-líquido) se deposita no fundo do tubo de ensaio pela ação da gravidade.

Utiliza-se para este processo um aparelho chamado centrífuga, que gira em alta velocidade, fazendo com que a substância mais densa seja “forçada” a sedimentar (decantar) devido à ação da força centrífuga.

Page 13: Aula 2 - Separação de misturas

APLICAÇÃOAs máquinas lavar roupas possuem a função centrifugação. Esta função é colocada como a última a ser desempenhada no processo de lavagem, pois serve para tirar o excesso de água, separando a roupa da água.

Page 14: Aula 2 - Separação de misturas

Este processo de separação é utilizado também em laboratórios de análises clínicas, onde são separados os componentes do sangue.

Page 15: Aula 2 - Separação de misturas

6 – DESTILAÇÃO SIMPLESServe para separar misturas líquidas homogêneas (sólido/líquido) como por exemplo, o cloreto de sódio (NaCl) e água por diferença de temperatura de ebulição. Por isso, é importante que o ponto de ebulição das duas substancias sejam bem diferentes.

Page 16: Aula 2 - Separação de misturas

A solução é colocada em um balão de destilação, de vidro com fundo redondo e plano, que é esquentado por uma chama. A boca do balão é tampada com uma rolha, junto com um termômetro. O balão possui uma saída lateral, inclinada para baixo, na sua parte superior. Nessa saída é acoplado um condensador.

O condensador possui um duto interno, onde em volta desse duto passa água fria corrente. Esse duto desemboca em um copo de béquer ou num erlenmeyer.

Page 17: Aula 2 - Separação de misturas

DESCRIÇÃO DO EXPERIMENTOA solução de cloreto de sódio (NaCl) é adicionada ao balão de condensação. Ao ser aquecida, a substância de menor ponto de ebulição (água) vai evaporar e subir pelo balão. O único caminho possível é o duto do balão, que é refrigerado por água corrente, fazendo com que a água se condense. No balão fica o sal e no erlenmeyer, a água.

Page 18: Aula 2 - Separação de misturas

7 – DESTILAÇÃO FRACIONADAEste método é utilizado para separar misturas homogêneas de dois líquidos com pontos de ebulição diferentes.

Na boca do balão está presa uma coluna de fracionamento, com bolinhas de vidro no seu fundo.

Page 19: Aula 2 - Separação de misturas

DESCRIÇÃO DA TÉCNICANo balão de vidro é colocada a mistura. Ao ser aquecida, a substância de menor ponto de ebulição irá evaporar primeiro, e logo em seguida, a outra substância vai evaporar também. Porém, ao encostar nas bolinhas da coluna de fracionamento, a segunda substância vai condensar, voltando para o balão, e a outra substância continuará subindo, até encontrar o condensador.

Page 20: Aula 2 - Separação de misturas

DESCRIÇÃO DA TÉCNICAO termômetro serve para manter uma temperatura constante, um pouco acima do maior ponto de ebulição. Ao final do processo, o béquer conterá o líquido mais volátil, e o balão de vidro terá o líquido menos volátil

Page 21: Aula 2 - Separação de misturas

Destilação de bancada de laboratório Coluna de fracionamento de Petróleo

DESCRIÇÃO DA TÉCNICA

Page 22: Aula 2 - Separação de misturas

8 – DISSOLUÇÃO FRACIONADA

Esta técnica de separação serve para separar misturas heterogêneas de dois ou mais sólidos, quando apenas um dos componentes se dissolve num determinado solvente.

Page 23: Aula 2 - Separação de misturas

APLICAÇÃOÉ possível separar uma mistura de sal e areia adicionado água. A água vai dissolver o sal, formando uma solução homogênea que vai se separar da areia pela ação da gravidade. Neste estágio teremos duas fases: uma sólida no fundo de um recipiente (areia) e uma líquida (água + sal).

Após isso, pode ser realizada uma filtração simples: no filtro fica retida a areia e no filtrado, a solução de água e sal. Para separar o sal da água basta realizar uma destilação simples.

Page 24: Aula 2 - Separação de misturas

DESCRIÇÃO DA TÉCNICA

Page 25: Aula 2 - Separação de misturas

9 – EVAPORAÇÃOÉ utilizada numa mistura de líquido e sólido, na qual se deixa o líquido evaporar. Esse método é eficiente quando o líquido da mistura se evapora com facilidade. É o processo utilizado nas salinas brasileiras para retirar o sal da água do mar.

Page 26: Aula 2 - Separação de misturas

10 – SEPARAÇÃO MAGNÉTICA.Este método é utilizado para separar misturas heterogêneas onde um dos componentes da mistura será atraído por u ímã ou um eletroímã.

Numa mistura de ferro em pó e enxofre, é possível separar a parte magnética (ferro) por um imã ou eletroímã.

Page 27: Aula 2 - Separação de misturas