aula 2 (glossário) 16-17

16
DIREITO DAS SUCESSÕES Profa. Dra. Zamira de Assis (2) Glossário SUCEDER / SUCESSÃO verbo de origem latim - sub+cadere - que significa subentrar numa posição de outrem (Carvalho Fernandes, p. 55, n.2). Caio Mário da Silva Pereira (p. 1, Introd.) Sucessão tem o sentido de ‘entrar no lugar de’, ou ‘vir depois de’.

Upload: doananh

Post on 07-Jan-2017

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: AULA 2 (Glossário) 16-17

DIREITO DAS SUCESSÕES

Profa. Dra. Zamira de Assis(2) Glossário

SUCEDER / SUCESSÃO

verbo de origem latim - sub+cadere - que significa subentrar numa posição de outrem (Carvalho Fernandes, p. 55, n.2).

Caio Mário da Silva Pereira (p. 1, Introd.) Sucessão tem o sentido de ‘entrar no lugar de’, ou ‘vir depois de’.

Page 2: AULA 2 (Glossário) 16-17

SUCEDER / SUCESSÃO

SUCESSÃO A TÍTULO SINGULAR: objeto determinado (ainda que não especificado)

SUCESSÃO A TÍTULO UNIVERSAL: todo ou uma quota parte do todo.

AB INTESTATO

expressão utilizada para indicar que um pessoa faleceu sem deixar testamento.

Page 3: AULA 2 (Glossário) 16-17

ALTA INDAGAÇÃO

são questões que, atenta a sua natureza ou a complexidade da matéria de facto e de direito, não devam ser decididas no processo de inventário.

(vide Lei 23/2012, 05-03, art. 16°, n°1 - Processo de Inventário)

CABECELATOCABEÇA-DE-CASAL

pessoa que dá a inventário os bens da herança. Essa posição garante-lhe o direito de administrar os bens nos termos e limites fixados na lei.

Código Civil Português Art. 2079°

* O termo era empregado nos códigos anteriores para atribuir ao marido a chefia da sociedade conjugal.

Page 4: AULA 2 (Glossário) 16-17

CHAMAMENTO

“acto inicial do processo de substituição pessoal na titularidade dos direitos, obrigações, poderes e deveres em que o fenómeno sucessório se desdobra”.

(Antunes Varela, Pires de Lima p.3)

COLAÇÃOtermo inferido da expressão latina conferir - consiste no ato de restituição à massa da herança, das liberalidades (bens ou valores) recebidos por alguns herdeiros em vida do autor da herança.

No Direito Português a norma é dirigida aos descendentes que pretendam entrar na sucessão do ascendente

(Código Civil Português Artigo 2104°),

* No Direito Brasileiro, a norma é dirigida ao cônjuge e aos descendentes (Art. 2002 c.c. Art. 544)

Page 5: AULA 2 (Glossário) 16-17

COMORIÊNCIAmorte simultânea, ocorrida ao mesmo tempo, morte conjunta.

Trata-se de uma decisão legislativa tomada por um determinado ordenamento jurídico, nos casos em que certo efeito jurídico depende da sobrevivência de uma a outra pessoa e não se pode precisar qual delas faleceu primeiro. A opção pela comoriência é dizer, nesses casos, entende-se que morreram ao mesmo tempo, não havendo transmissão de direitos entre elas.

As outras opções são premoriência ou pósmoriência.

DE CUJUSAUTOR DA SUCESSÃO, INVENTARIADO, AUTOR DA HERANÇA

é a primeira parte de uma locução jurídica latina “de cujus sucessione agitur”, que significa “de cuja herança se trata”.

Para maior simplificação passou-se a usar apenas a expressão de cujus.

Page 6: AULA 2 (Glossário) 16-17

DELAÇÃOdo latim delatio. “… com essa expressão se quer designar o momento em que a sucessão é aberta (Caio Mario da Silva Pereira)”.

Aberta e oferecida aos herdeiros, pois após essa fase pode ocorrer a aceitação (acquisitio) ou a rejeição ().

O intervalo entre a delação e a aceitação/repúdio, a herança encontra-se em estado de jacência (hereditas iacens).

Delação é um estágio no processo da sucessão mortis causa, ao passo que a jacência é uma qualidade da herança,

Fala-se em ius delationis como um direito subjectivo de aceitar ou repudiar a herança na sequência o iter sucessório

DEVOLUÇÃOO Art. 2024° do CCP define sucessão como o chamamento de uma ou mais pessoas à titularidade das relações jurídicas patrimoniais de uma pessoa falecida e a consequente devolução dos bens que a esta pertenciam.

Ora, devolução (substantivo masculino), em sentido próprio significa 1. Restituição (ao dono). 2. Restituição (ao primitivo estado). Já em sentido jurídico indica: 3. Transferência de propriedade ou de direito.

No francés e espanhol o termo invoca ‘descentralização’ (tirar do centro)

Page 7: AULA 2 (Glossário) 16-17

ESPÓLIOé o resultado da ação de espoliar.

Espoliar tem origem no latim spoliāre, espoliar; despojar»

O espólio é, assim, o conjunto dos bens de que o de cujus foi desapossado, e que será transmitido aos herdeiros na forma prevista na lei.

Esse conjunto de bens recebe ainda os seguintes nomes: monte mor, acervo hereditário, massa, património inventariado e herança.

FIDEICOMISSO ou ‘substituição fideicomissária’: é um instituto jurídico que permite ao autor da herança instituir herdeiros ou legatários, estabelecendo que, por ocasião de sua morte, a herança ou o legado se transmita ao fiduciário, resolvendo-se o direito deste, por sua morte, a certo tempo ou sob certa condição, em favor de outrem, que se qualifica de fideicomissário.

Page 8: AULA 2 (Glossário) 16-17

HERANÇAHERANÇA: a expressão é plurisignificante sendo empregada para indicar: (1) um direito (CRP, art. 62, n°1 “A todos é garantido o direito à propriedade privada e à sua transmissão em vida ou por morte, nos termos da Constituição. - CRB, art. 5°, XXX - é garantido o direito de herança;); (2) Os próprios bens, propriedades, direitos ou obrigações deixados pelo de cujus.

[A título de comparação, a expressão é de uso de outras áreas do conhecimento além do direito, assim na BIOLOGIA indica o conjunto de caracteres genéticos transmitidos hereditariamente; CIÊNCIAS SOCIAIS e ANTROPOLOGIA: tradição proveniente de gerações anteriores;]

HERANÇAHERANÇA JACENTE: Jacente provém o latim jacente, particípio presente de jacēre, «jazer», e indica um modo de estar, o modo imóvel, deitado, inalterado. Aplicado à herança, indica o momento intermediário entre a abertura da sucessão e a aceitação e o repúdio/renúncia pelos herdeiros.

HERANÇA VACANTE: ou Vaga, é tal qual a herança jacente um estado, modo de estar da herança, no caso indica que aquele património não pertence a ninguém, está vago e, por isso será arrecadado pelo Estado.

Page 9: AULA 2 (Glossário) 16-17

HERDEIROHERDEIRO: sucessor a quem são atribuídos bens indeterminados (universalidade de bens).

HERDEIRO DIRECTO: situação do herdeiro cujo direito é imediato, encontrando-se ele na primeira posição sucessória.

HERDEIRO INDIRECTO : situação do herdeiro cujo direito é mediato, sucedendo ele por representação a um ascendente, ou repudiante, ou mesmo sendo indicado em testamento como substituto de herdeiro ou legatário que não pôde ou não quis receber a herança ou o legado, ou por direito de acrescer.

HERDEIROHERDEIRO INSTITUÍDO ou TESTAMENTÁRIO: é a pessoa ou ente indicado pelo autor da herança em testamento para receber toda ou uma fração ideal (uma quota parte) da herança. Pode coincidir com o herdeiro legítimo e/ou com o legitimário.

HERDEIRO LEGÍTIMO: ‘legítimo’ porque indicado em lei

HERDEIRO LEGITIMÁRIO: também designado por ‘necessário’ ou ‘reservatário’. Corresponde ao vínculo parental que limita o poder de disposição gratuita dos bens, seja por ato entre vivos seja a causa da morte.

Page 10: AULA 2 (Glossário) 16-17

INVENTÁRIOindica o ato ou efeito de relacionar e descrever coisas (fazer o inventário).

Em de Direito das Sucessões, inventário é o procedimento pelo qual se apura (inventaria) o património deixado pelo de cujus para, depois de cumprida as obrigações também por ele deixadas, realizar-se a partilha entre os herdeiros.

O Artigo 2° da Lei n° 23/2013, de 05-03 que aprovou o regime jurídico do processo de inventário indica de forma esclarecedora qual a função do inventário,

Artigo 2.º - Função do inventário 1. O processo de inventário destina-se a pôr termo à comunhão hereditária ou, não carecendo de se realizar a partilha, a relacionar os bens que constituem objeto de sucessão e a servir de base à eventual liquidação da herança.

LEGADOLEGADO: em sentido jurídico é o bem determinado, ainda que não especificado, com que o autor da herança, em testamento, beneficia uma pessoa. Não especificado porque pode o testamento indicar, Ex.: 10 cabeças de gado.

LEGATÁRIO: herdeiro indicado pelo autor da herança em testamento para receber um bem determinado. Diz-se que sucede a título singular, em contraposição a quem sucede a título universal, porque nesta o beneficiário não sabe de antemão qual ou quais bens irão lhe pertencer. * Deixa

Page 11: AULA 2 (Glossário) 16-17

LEGÍTIMA(1) modalidade de sucessão que identifica que o chamamento do sucessível parte da própria lei.

(2) parte da herança reservada aos herdeiros legitimários e, portanto, indisponível ao testador. Nesse sentido também se emprega a expressão: parte inoficiosa, e parte indisponível.

MEAÇÃO

montante do total de bens do casal, pertencente a cada um dos cônjuges, conforme o regime de bens adotado no casamento.

Page 12: AULA 2 (Glossário) 16-17

ORDEM DA VOCAÇÃO HEREDITÁRIA

é a sequência de pessoas ligadas ao falecido, por laços de parentesco ou familiar que, uns na falta dos outros, com exclusividade ou em conjunto quando da mesma classe, são indicados como herdeiros.

PACTO SUCESSÓRIOcontrato que tem por objeto a herança de pessoa viva. Expressamente proibido no Direito Brasileiro por ser entendido como ‘pacta corvina’ (Art. 426. Não pode

ser objeto de contrato a herança de pessoa viva.).

Admitido excepcionalmente no Direito Português

(Artigo 2026.º (Títulos de vocação sucessória)

A sucessão é deferida por lei, testamento ou contrato.

Page 13: AULA 2 (Glossário) 16-17

PARTILHAé o modo de divisão do património hereditário comum entre os herdeiros.

Constitui-se em um direito dos herdeiros de exigir a cessação da comunhão hereditária. (Cód. Civ. art. 2101°).

PERSONALIDDE JUDICIÁRIA

Consiste na suscetibilidade de ser parte (CPCP, art. 11°).

A herança jacente e os patrimónios autónomos semelhantes cujo titular não estiver determinado têm personalidade judiciária (Art. 12°, a)

Page 14: AULA 2 (Glossário) 16-17

PETIÇÃO DE HERANÇA

direito conferido ao herdeiro de pedir em juízo o reconhecimento da sua qualidade sucessória, e a consequente restituição de todos os bens da herança ou de parte deles, contra quem os possua como herdeiro, ou por outro título, ou mesmo sem título (Cód. Civil art. 2075°).

QUINHÃO [quota, cota]

QUINHÃO LEGITIMÁRIO: parte da herança destinada aos herdeiros legitimários (necessários), a qual o autor da herança não pode dispor gratuitamente.

QUINHÃO HEREDITÁRIO: parte dos bens existentes à data do óbito e destinada a cada um dos herdeiros.

Page 15: AULA 2 (Glossário) 16-17

REPÚDIO

ato de renunciar, não aceitar o direito à herança / não aceitar os bens da herança.

TESTAMENTOo sentido jurídico do testamento indica o ato unilateral de vontade pelo qual uma pessoa indica como quer que seja dada destinação aos seus bens.

Esse ato jurídico só produzirá efeitos após a morte de seu autor e, até esse momento pode ser por ele revogado.

Page 16: AULA 2 (Glossário) 16-17

VOCAÇÃO

VOCAÇÃO DIRECTA: vide herdeiro directo

VOCAÇÃO HEREDITÁRIA: vide chamamento

VOCAÇÃO INDIRECTA: vide herdeiro indirecto

VOCAÇÃO TESTAMENTÁRIA: chamado sucessório em testamento