aula 2 constituição do campo sociolinguístico

11
Constituição do Constituição do campo de estudos campo de estudos sociolinguísticos sociolinguísticos Linguística I – Sociolinguístic Profª. Hosana Santo 13/06/201

Upload: marina-panciarelli

Post on 22-May-2015

883 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Aula 2   constituição do campo sociolinguístico

Constituição do Constituição do campo de estudos campo de estudos sociolinguísticossociolinguísticos

Linguística I – SociolinguísticaProfª. Hosana Santos

13/06/2013

Page 2: Aula 2   constituição do campo sociolinguístico

IntroduçãoIntrodução

Estruturalismo.Estruturalismo.

Gerativismo (primeiras discussões).Gerativismo (primeiras discussões).

Estudos sobre a relação língua-cultura-Estudos sobre a relação língua-cultura-sociedadesociedade

no início do século XX.no início do século XX.(Franz Boas, Sapir, Whorf, Meillet, entre outros).(Franz Boas, Sapir, Whorf, Meillet, entre outros).

Linguística I – SociolinguísticaProfª. Hosana Santos13/06/2013

Page 3: Aula 2   constituição do campo sociolinguístico

Teoria gerativaTeoria gerativa

Page 4: Aula 2   constituição do campo sociolinguístico

GerativismoGerativismo

Hipótese inatista:Hipótese inatista: A faculdade da linguagem é A faculdade da linguagem é uma capacidade inata aos seres humanos. uma capacidade inata aos seres humanos.

Tal hipótese é sustentada, essencialmente: Tal hipótese é sustentada, essencialmente:

pelos estudos sobre afasia; pelos estudos sobre afasia;

Page 5: Aula 2   constituição do campo sociolinguístico

Pelo argumento de que de todo ser Pelo argumento de que de todo ser humano é dotado de linguagem; humano é dotado de linguagem;

Pelo argumento da pobreza de estímulo.Pelo argumento da pobreza de estímulo.

Pressupostos gerativistasPressupostos gerativistas Todo ser humano tem uma gramática universal. A Todo ser humano tem uma gramática universal. A

criança nasce pré-programada com princípios criança nasce pré-programada com princípios universais e um conjunto de parâmetros universais e um conjunto de parâmetros (metáfora do quadro de força);(metáfora do quadro de força);

Os parâmetros são fixados pela experiência, a Os parâmetros são fixados pela experiência, a partir do contato linguístico com outros falantes.partir do contato linguístico com outros falantes.

Page 6: Aula 2   constituição do campo sociolinguístico

SociolinguísticaSociolinguística

Page 7: Aula 2   constituição do campo sociolinguístico

Os estudos sociolinguísticosOs estudos sociolinguísticos

Década de 1960Década de 1960

Críticas ao estruturalismo/gerativismo;Críticas ao estruturalismo/gerativismo;

Ênfase na relação língua-sociedade;Ênfase na relação língua-sociedade;

Primeiros estudos sociolinguísticosPrimeiros estudos sociolinguísticos Congresso UCLA, 1964 – multiplicidade de Congresso UCLA, 1964 – multiplicidade de

conceitos e de campos de estudo; objetivo geral: conceitos e de campos de estudo; objetivo geral: demonstrar a covariação sistemática entre língua demonstrar a covariação sistemática entre língua e sociedade.e sociedade.

Estudos de Weinreich, Labov e Herzog.Estudos de Weinreich, Labov e Herzog.

Page 8: Aula 2   constituição do campo sociolinguístico

Sociolinguística variacionistaSociolinguística variacionista

A sociolinguística se caracteriza pelo reconhecimento da A sociolinguística se caracteriza pelo reconhecimento da variação e mudança linguísticas como constitutivas das línguas variação e mudança linguísticas como constitutivas das línguas humanas. humanas.

Pressupostos:Pressupostos:

– Heterogeneidade sistemática: Heterogeneidade sistemática: Rompe-se com a noção de que o sistema linguístico é homogêneo. Rompe-se com a noção de que o sistema linguístico é homogêneo. Possibilidade de descrição da heterogeneidade linguística – influência dos fatores Possibilidade de descrição da heterogeneidade linguística – influência dos fatores sociais.sociais.

– Relação língua e sociedade: Relação língua e sociedade: Língua e sociedade são duas realidades que se inter-relacionam, de tal modo que não Língua e sociedade são duas realidades que se inter-relacionam, de tal modo que não se pode conceber a existência de uma sem a outra.se pode conceber a existência de uma sem a outra.

– Variação como objeto de estudo:Variação como objeto de estudo:Análise dos efeitos sociais sobre a variável linguística; investigação das pressões que Análise dos efeitos sociais sobre a variável linguística; investigação das pressões que condicionam os usos linguísticos variáveis numa determinada condicionam os usos linguísticos variáveis numa determinada comunidade comunidade linguística.linguística.

Page 9: Aula 2   constituição do campo sociolinguístico

Sociolinguística variacionista:Sociolinguística variacionista:alguns conceitosalguns conceitos

Comunidade linguística:Comunidade linguística:Grupo de pessoas que compartilham o mesmo conjunto de normas, regras e valores Grupo de pessoas que compartilham o mesmo conjunto de normas, regras e valores

relativos arelativos auma língua.uma língua.

Variação: Variação: ““numa comunidade linguística, trata-se das possibilidades de representação de determinados numa comunidade linguística, trata-se das possibilidades de representação de determinados elementos linguísticos por diferentes modos de expressão”(Calvet, p. 156). elementos linguísticos por diferentes modos de expressão”(Calvet, p. 156).

Variedade: Variedade: ““sistema de expressão linguística que pode ser identificado pelo cruzamento de variáveis sistema de expressão linguística que pode ser identificado pelo cruzamento de variáveis linguísticas (fonéticas, morfológicas, sintáticas etc.) e de variáveis sociais (idade, sexo, região de linguísticas (fonéticas, morfológicas, sintáticas etc.) e de variáveis sociais (idade, sexo, região de origem, grau de escolaridade etc.)” (Calvet, p. 157)origem, grau de escolaridade etc.)” (Calvet, p. 157)

Variante: Variante: Cada uma das formas linguísticas alternantes que, em um contexto linguístico, tem o mesmo valor Cada uma das formas linguísticas alternantes que, em um contexto linguístico, tem o mesmo valor de verdade ou, em outras palavras, expressam a mesma coisa.de verdade ou, em outras palavras, expressam a mesma coisa.

Variável:Variável:Duas ou mais formas distintas de se transmitir o mesmo conteúdo informativo; constituem uma Duas ou mais formas distintas de se transmitir o mesmo conteúdo informativo; constituem uma variável linguística. Lugar do sistema em que duas ou mais formas linguísticas se equivalem.variável linguística. Lugar do sistema em que duas ou mais formas linguísticas se equivalem.

Page 10: Aula 2   constituição do campo sociolinguístico

A questão da variação A questão da variação

Variação geográficaVariação geográfica

Variação diastráticaVariação diastrática

Variação de registro, de estilo ou Variação de registro, de estilo ou diafásicadiafásica

Page 11: Aula 2   constituição do campo sociolinguístico

Algumas variáveis extralinguísticasAlgumas variáveis extralinguísticas

Classe socialClasse social

GêneroGênero

IdadeIdade

EscolaridadeEscolaridade