aula 11 desenho de moda

39
Optativa Design de Moda UEMG Escola de Design Bárbara Dias Lage Teresa Campos Viana

Upload: actenfen

Post on 07-Dec-2014

218 views

Category:

Documents


6 download

TRANSCRIPT

Page 1: Aula 11 Desenho de Moda

Optativa

Design de Moda

UEMGEscola de Design

Bárbara Dias LageTeresa Campos Viana

Page 2: Aula 11 Desenho de Moda

Desenhos de Moda

Dentro da metodologia do desenvolvimento de coleção há uma etapa que é dedicada ao desenho.

Page 3: Aula 11 Desenho de Moda

Esboços:

Depois do tema escolhido da coleção, cartela de cores determinada e tecidos e aviamento selecionados, o designer passa a criar propostas para a coleção.

Os esboços (G.A.) tem de ser em grande quantidade, 3 para cada ideia é o mínimo. Às vezes será no sexto ou sétimo que as boas ideias comecem a aparecer.

A criatividade é um exercício de prática, ou seja, quanto mais exercitada, mais aprimoradas serão as ideias.

Page 4: Aula 11 Desenho de Moda

O esboço não possui compromisso estético; ele serve para que o designer transfira para o papel, de maneira rápida, uma série de ideias. Muitas vezes pode ser apenas, de maneira rápida, uma série de ideias. Muitas vezes pode ser apenas um lado da peça, ou mesmo uma anotação por escrito.

Page 5: Aula 11 Desenho de Moda

Neste momento também não tem o compromisso comercial. O designer deve dar vazão a criatividade sem se preocupar com a viabilidade das peças.

Brainstorming.

Durante o processo é possivel ir surgindo ideias para outras peças.

Blusa -> calça-> short..

Page 6: Aula 11 Desenho de Moda

É interessante estimular a criatividade com tecidos e um manequim, utilizando a técnica da altas costura (moulage).

Pode se tirar fotos dos modelos obtidos para depois desenvolver modelos mais apurados (cróquis).

Materiais que inspirem também são bem vindos, revistas de tendências, aviamentos, tecidos e etc.

Page 7: Aula 11 Desenho de Moda

Para finalizar, escolha dois ou 3 modelos a mais para um mesmo item. E passe para a etapa desenho de moda (croqui).

Page 8: Aula 11 Desenho de Moda

Desenho de moda

O desenho de moda, ou croqui, nem sempre é utilizado pela indústria de confecção. Por esse motivo, muitos profissionais da área, quando buscam cursos de formação em moda para aprimorar seus conhecimento, questionam a validade deste aprendizado. Todavia o croqui apresenta uma grande vantagem: a capacidade de visualizar as combinações entre as peças da coleção. Para o departamento de marketing e vendas, que enxergam a coleção como um todo, o croqui é uma ferramenta importante, pois através dele é que o designer transmite a relação entre suas peças isoladas e o tema da coleção.

O desenho de moda pode ser produzido de várias maneiras:

Page 9: Aula 11 Desenho de Moda

Desenho a mão livre:

Mais antiga forma de representação artística.No desenho de moda existem os seguintes estágios:

Esqueleto:

Desenha-se a posição desejada para o manequim, através de traços rápidos que reproduzam em linhas simples o esqueleto do desenho.

Page 10: Aula 11 Desenho de Moda

No desenho de moda as figuras tendem a ser alongadas, para possibilitar o detalhamento do desenho. Embora isso não seja uma regra, é uma prática comum.

Em desenho de observação as figuras são construídas por repetições proposcionais a medida da cabeça da figura.No desenho de moda, a figura que, no desenho de observação, possui a medida de sete cabeças e meia, é retrada com oito cabeças e meia ou mais.

Page 11: Aula 11 Desenho de Moda

Outro ponto é a postura do modelo, postura tem a ver com moda, a inspiração e também o público ao qual a coleção será destinada.

Page 12: Aula 11 Desenho de Moda

Detalhamento da musculatura

Coloca-se uma folha nova sobre a folha onde foi desenhado o esqueleto. Para facilitar esse trabalho a mesa de luz é uma ferramenta importante. O designer deve possuir conhecimento de anatomia, para saber como os músculos se portam na possição desenhada. Ao concluir esse estágio o resultado será um desenho de manequim nu.

Page 13: Aula 11 Desenho de Moda

Vestindo o manequim

A folha com o esqueleto é removida e uma nova folha é colocada sobre o desenho do manequim.

Nesse momento, o designer irá compor a roupa conforme o esboço escolhido e copiará os traços do corpo onde esse continua a aparecer (rosto, braços, mãos..).

Dar atenção especial ao caimento do tecido, principalmente, pregas, franzidos e cortes em viés.

Page 14: Aula 11 Desenho de Moda

Arte final

O desenho é copiado mais uma vez, eliminando-se traços desnecessários, aplicando as cores conforme a técnica de ilustração desejada (lápis, caneta, aquarela, pastel..)

Page 15: Aula 11 Desenho de Moda

É recomendável que o designer não perca muito tempo com o processo de desenho de moda, portanto sugere-se que arquive os desenhos de manequins nus para a produção de croquis para várias roupas a partir da mesma pose de manequim.

Page 16: Aula 11 Desenho de Moda

Desenho assistido por computador

CAD/CAM (computer aided design e computer aided manufaturing) possibilita uma criação mais rápida e precisa.

Os desenhos vetoriais são a forma mais popular de ilustração para moda em desenhos técnicos e especificações. A linguagem vetorial produz formas geométricas que podem ser ampliadas ou reduzidas sem a perda de foco ou alteração do formato.

Corel Draw e Illustrator.

Bitmap – Photoshop.

Page 17: Aula 11 Desenho de Moda

Vantagem: inserção de fotos ou croquis relalizados a mão livre ou sobre posição de imagens.

Rapidez em alterações, aplicações de cores, tecidos e estampas.

Programas avançados de CAD permitem imagens 3Ds e se interligados com programas de modelagem, podem planejar o corte do modelo considerando o seu desenho tridimencional.

Page 18: Aula 11 Desenho de Moda

Desenho técnico

Não é a modelagem ainda, mas é um desenho planificado ou desenho de especificação.Neste desenho não aparece um corpo de um manequim. Não tem distoção e alongamentos característicos dos desenhos de moda. É rico em detalhes e é desenhado frente e costas.Em algumas vezes algumas partes do desenho são ampliados em outro desenho para mostrar detalhes de costuras ou acabamentos. O comprimento e a largura podem ser especificados pelas medidas.

Page 19: Aula 11 Desenho de Moda

No desenho técnico, devem estar especificados os tipos e as quantidades de pesponto, a quantidade de aberturas (como bolsos), a posição e quantidade de botões, o traçado de recortes, pences.. Todo tipo de informação que posso ser util à modelista ou pilotista.

A cor não é utilizada neste desenho, somente se as peças possuirem blocos de cor.

Empresas que não utilizam desenho de moda colorem os desenhos técnicos para representar aos clientes as variantes de cor de um modelo.

Page 20: Aula 11 Desenho de Moda

Desenho de Estamparia e Bordado

Na composição de um modelo podem ser previstas as aplicações de estampas ou bordados. A estamparia pode ocorrer de duas formas: através de tecidos estampados (estampa corrida) ou de motivos aplicados sobre a peça em lugares específicos (estampas localizadas).

Page 21: Aula 11 Desenho de Moda

Os bordados obedecem ao mesmo principio da estamparia localizada, sendo inferidos sobre a peça em locais determinados pelo designer.

Cada desenho, seja de bordado ou estamparia, deve receber um código. O designer é responsável pela escolha ou criação desse desenho e pela determinação de suas variantes de cor conforme o fundo em que é aplicado.

Page 22: Aula 11 Desenho de Moda

Os desenhos de estamparia podem ser produzidos a mão ou em computador através de programas vetorias ou bitmap.

Programas específicos do setor oferecem a ferramenta de separação de cores, produzindo, em plotters, os filmes que servirão para a gravação de quadros ou cilindros.

Page 23: Aula 11 Desenho de Moda

Em estamparia, cada cor impressa corresponde a um quadro ou cilindro de gravação. Esses cilindros ou quadros devem ser numerados, identificando a parte do desenho a que se referem.

As diferenças entre os processos de estamparia corrida e localizada dizem respeito ao tipo de desenho empregado e ao resultado final do processo.

Page 24: Aula 11 Desenho de Moda

No primeiro, utiliza-se a repetição do padrão do desenho, conhecida como raportagem. Essa repetição pode ou não aparecer no comprimento do cilindro de gravação, mas fatamente aparecerá pelo comprimento do tecido estampado. O resultado é um tecido de desenhos gravados em toda sua extensão.

A estamparia localizada é realizada somente em partes de peças já cortadas ou mesmo sobre peças já costuradas. Seu resultado é uma gravura, sem repedição, aplicada sobre a peça.

Page 25: Aula 11 Desenho de Moda

Outras técnicas de estamparia: estampagem em clear sobre fundos claros, mix, gel, silicone, puff, tintas perolizadas, glitter, silicone 3D, tintas photo-sensíveis ou termo-sensíveis, efeito de corrosão.

Page 26: Aula 11 Desenho de Moda

Desenhos e o estilo

Não tem um molde básico a ser seguido, como todo desenho artístico. Mas o que interessa é o desenho é ter um estilo, uma identidade.

Desenhos de alguns estilistas:

Page 27: Aula 11 Desenho de Moda
Page 28: Aula 11 Desenho de Moda

Victor Dzenk

Page 29: Aula 11 Desenho de Moda
Page 30: Aula 11 Desenho de Moda
Page 31: Aula 11 Desenho de Moda
Page 32: Aula 11 Desenho de Moda
Page 33: Aula 11 Desenho de Moda
Page 34: Aula 11 Desenho de Moda
Page 35: Aula 11 Desenho de Moda

- Desenho completo das figuras de moda feminina, masculina e infantil;- Desenho de rostos e cabelos;- Desenho de todos os detalhes do vestuário: golas, decotes, bolsos,mangas, saias, calças, aviamentos, etc. ;- Desenho de acessórios e calçados;- Aplicação de tecidos e fibras;- Estudo sobre cores, estampas e padronagens;- Desenho plano e ficha técnica.

Page 36: Aula 11 Desenho de Moda

AUDACES

http://info.abril.com.br/downloads/audaces-idea

Page 37: Aula 11 Desenho de Moda
Page 38: Aula 11 Desenho de Moda
Page 39: Aula 11 Desenho de Moda

Atividade:

- Desenho esboço de corpo (vários e rápidos).Busca do estilo, caracterização. Entregar 1 desenho.

-Após ver a folha com proporção de moda, fazer 3 desenhos de esboço de corpo na proporção de moda com o estilo adotado e em poses diferentes.

- Em casa, criar esboço, depois vestir o manequim e em sequencia fazer acabamento (folhas sobrepostas, total 3 desenhos - entregar). O vestuário pode ser criação ou não e o desenho pode ser a mão ou computador. Fazer acabamento.