aula 01 segundo semestre arquitetura de computadores

46
Arquitetura de Computadores

Upload: sysyum-sousa

Post on 25-Dec-2015

215 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

historia do pc

TRANSCRIPT

Arquitetura de Computadores

Componentes de um Sistema de Computação

Um gabinete de computador, também conhecidocomo caixa, chassis ou torre, é ocompartimento que contém a maioria doscomponentes de um computador(normalmente,excluindo o monitor, mouse e teclado).

O que é gabinetes

Tipos de Gabinetes

AT - é a sigla para Advanced Tecnology. Trata-se de um tipo de gabinete já antigo, sendo cada vez mais difícil encontrar. Seu uso foi constante de 1983 até 1996. Um dos fatos que contribuíram para que o padrão AT deixasse de ser usado, é o espaço interno pequeno, tendo em vista que precisa-se de espaço para os vários cabos do computador, por esse motivo dificultavam a circulação de ar, levando, em alguns casos, a danos na máquina.

ATX - é a sigla para Advanced Tecnology Extendend. Pelo nome, é possível notar que trata-se do padrão AT melhorado. Como desde o início, o objetivo do ATX foi o de solucionar os problemas do padrão AT (citados anteriormente), o padrão apresenta uma série de melhoras em relação ao anterior, sendo portanto, amplamente usado atualmente. Praticamente todos os computadores novos vem baseado neste padrão.

GABINETES

1 – Conector para teclado

2 – Porta serial secundária

3 – Porta paralela (normalmente usada para impressora)

4 – Saída para monitor de vídeo

5 – Saída usada para scanner de mão ou outro periférico com mesmo padrão de conexão

6 – Ligação de Joystick para jogos

7 – Rede elétrica extensiva

8 – Tomada de Ligação com rede elétrica

9 – Porta serial conexão mouse

10 – Conexão linha telefônica

11 – Extensão para ligação de telefone

12 – Entrada para linha (chamada de “line in”)

13 – Entrada de microfone

14 – Saída de amplificação

15 – Saída de caixa de som

1 – Extensão para ligação rede elétrica2 – Tomada de ligação com rede elétrica3 – Entradas de mouse e teclado tipo PS/24 – Portas com tecnologia USB5 – Porta serial - uso de mouse ou outro dispositivo / porta secundária6 – Saída de ventilação da fonte de alimentação7 – Aqui podem ser

conectadas placas de vídeo8 - Aqui podem ser conectadas placas de som, com saídas diversas microfone, amplificação, entradas de linha9 – Também, igual à placa AT, pode ser conectado porta serial para Joystick10 – Exemplo de típico conjunto de entradas e saídas PS/2, portas seriais e USB.

Air Cooler

Water Cooler

Cooler Heat Pipe

O que é o cooler?

A maioria dos chips da Intel e AMD traz um air-cooler. As

ventoinhas desses sistemas podem girar em diferentes

velocidades, contudo, o resfriamento do componente não

depende apenas da quantidade de rotações por minuto. O

material empregado na construção do dissipador pode fazer

toda diferença, por isso alguns coolers são tão caros.

A pasta térmica é outra peça-chave para a dissipação do calor.

Essa substância parecida com cola é aplicada embaixo do

dissipador e serve para preencher as lacunas de ar existentes

entre o processador e o cooler. Vale salientar que esse

composto é um bom condutor de calor, o que ajuda na hora da

refrigeração do chip.

Processadores que trabalham com frequênciaacima do normal necessitam de um sistema derefrigeração mais eficiente. Para essesdispositivos, existem os “coolers à base d’água”.Eles reduzem a temperatura da unidade deprocessamento jogando um líquido refrigerantesobre o chip.

Water-cooler

O terceiro tipo de cooler mais comum é o heat pipe. Ele é considerado comoum sistema de refrigeração passivo, visto que utiliza apenas um dissipador eum líquido para refrigerar o processador. O nome “heat pipe” significa “tubo decalor” e faz referência aos tubos que ficam presentes em cima da base dodissipador.

Dentro desses tubos, existe um líquido refrigerante que ajuda a dissipar aenergia gerada pelo chip. O funcionamento é bem simples: o fluído que estána parte de baixo do cano absorve calor e sobe, forçando o líquido que estáem cima a descer para absorver mais calor; e esse ciclo se repeteinfinitamente.

Esse sistema é mais utilizado em placas de vídeo, mas também é encontradoem coolers de processadores. No caso de sistemas para refrigeração de CPUs,os cooler heat pipes são utilizados em conjunto com os coolers à base de ar.

Cooler heat pipe

USB é a sigla para Universal Serial Bus. O padrão de portas e conectores USB foi desenvolvido para facilitar a instalação e uso de periféricos nos computadores. Estas portas USB permitem que se conecte desde mouses a impress-oras em seu computador.

Portas

Padrão de conexão

Plug and Play (algo como "Plugar e Usar")

Alimentação elétrica

Conexão de vários aparelhos ao mesmo tempo

Ampla compatibilidade

Hot-swappable (podem ser conectados e desconectadosa qualquer momento. )

Cabos de até 5 metros

Vantagens do USB

Como já informado, o barramento USB pode ser utilizado paraprover energia elétrica a determinados dispositivos. Para queisso seja possível, os cabos USB contam com quatro fiosinternos: VBus (VCC), D+, D- e GND. O primeiro é oresponsável pela alimentação elétrica. O segundo e o terceirosão utilizados na transmissão de dados (a letra "D" provémde data, dado em inglês). O quarto, por sua vez, atua nocontrole elétrico, servindo como "fio-terra"

Sobre o funcionamento do USB

A comunicação entre os dispositivos conectados via USB éfeita por meio de um protocolo. Nele, ohost, isto é, ocomputador ou o equipamento que recebe as conexões,emite um sinal para encontrar os dispositivos conectados eestabelece um endereço para cada um deles, lembrando queaté 127 dispositivos podem ser endereçados. Uma vezestabelecida a comunicação, o host recebe a informação deque tipo de conexão o dispositivo conectado utiliza. Há quatropossibilidades:

Comunicação

Bulk: esse tipo é utilizado por dispositivos que lidam com grandesvolumes de dados, como impressoras e scanners, por exemplo. OBulk conta com recursos de detecção de erro para garantir aintegridade das informações transmitidas;

Control: tipo utilizado para transmissão de parâmetros de controle econfiguração do dispositivo;

Interrupt: tipo utilizado para dispositivos que transferem poucosdados, como mouses, teclados e joysticks;

Isochronous: esse tipo é aplicado em transmissões contínuas, ondeos dados são transferidos a todo o momento, razão pela qual não hárecursos de detecção de erros, já que isso atrasaria a comunicação.Dispositivos como caixas de som utilizam esse modo.

Tipos de USB A

Tipos de USB B

Tipos de Mini-USB

Diferença entre fonte AT e ATX

Potencia MÁXIMA que uma fonte fornece, nãosendo constante. Também chamada de Potênciade pico. Potência nominal é aquela que ofabricante expressa na plaquinha deidentificação, e que pode variar uma certaporcentagem geralmente para menos cerca de50 a 80% menos

Fonte nominal

Potência real, é aquela medida indicada no produto, com sua cargamáxima, e que não pode variar mais que 2% de sua potência. ExemploRotulo: 305W, Potencia fornecida mínima: 320W.

Fonte com potencia real é mais cara pois além de elas terem maispotência, geralmente elas possuem componentes de melhor qualidadeque suportam uma demanda maior de consumo. Por exemplo quandocolocamos uma placa de vídeo que gere um processamento graficomaior, consequentemente ela puxa mais energia, e se você tiver umafonte com potencia nominal ela não ira conseguir suprir o consumo doseu computador. Isso pode fazer com que o seu computador não ligue,ou tenha desligamentos aleatórios.

Fonte Real