auditor-fiscal da receita federal espanhol · escola de administração fazendária concurso...

20

Click here to load reader

Upload: nguyendang

Post on 02-Dec-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Auditor-Fiscal da Receita Federal ESPANHOL · Escola de Administração Fazendária CONCURSO PÚBLICO SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL - 2002 - Auditor-Fiscal da Receita Federal ESPANHOL

Escola de AdministraçãoFazendária

CONCURSO PÚBLICOSECRETARIA DA RECEITA FEDERAL

- 2002 -

Auditor-Fiscal daReceita Federal ESPANHOL P.1

ATENÇÃO: PARA RESPONDER A SUA PROVA NÃO LEVE EM CONSIDERAÇÃO ONÚMERO DO GABARITO APOSTO NO SEU CARTÃO DE RESPOSTAS.

INSTRUÇÕES

Nome: No Inscrição:

1 - Escreva seu nome e número de inscrição, de forma legível, nos locais indicados.2 - O CARTÃO DE RESPOSTAS não será substituído e deve ser assinado no seu verso.3 - DURAÇÃO DA PROVA: 4h30min, incluído o tempo para preenchimento do CARTÃO DE

RESPOSTAS.4 - Neste caderno, as questões estão numeradas de 01 a 60, seguindo-se a cada uma 5 (cinco) opções

(respostas), precedidas das letras a, b, c, d e e.5 - No CARTÃO DE RESPOSTAS, as questões estão representadas por seus respectivos números. Pre-

encha, FORTEMENTE, com caneta esferográfica (tinta azul ou preta), toda a área correspondenteà opção de sua escolha, sem ultrapassar seus limites.

6 - Não amasse nem dobre o CARTÃO DE RESPOSTAS; evite usar borracha.7 - Será anulada a questão cuja resposta contiver emenda ou rasura, ou para a qual for assinalada

mais de uma opção.8 - Ao receber a ordem do Fiscal de Sala, confira este CADERNO com muita atenção, pois qualquer

reclamação sobre o total de questões e/ou falhas na impressão não será aceita depois de iniciada aprova.

9 - Durante a prova, não será admitida qualquer espécie de consulta ou comunicação entre os candida-tos, tampouco será permitido o uso de qualquer tipo de equipamento (calculadora, tel. celular etc.).

10 - Por motivo de segurança, somente durante os trinta minutos que antecedem o término da prova,poderão ser copiados os seus assinalamentos feitos no CARTÃO DE RESPOSTAS, conforme subi-tem 6.9 do edital.

11 - Entregue este CADERNO DE PROVA, juntamente com o CARTÃO DE RESPOSTAS, ao Fiscal deSala, quando de sua saída, que não poderá ocorrer antes de decorrida uma hora do início da prova; anão-observância dessa exigência acarretará a sua exclusão do concurso.

12 - Este caderno de prova está assim constituído:

Disciplinas Questões PesoLíngua Portuguesa 01 a 15

Espanhol 16 a 30

Matemática Financeira e Estatística Básica 31 a 45

Ética na Administração Pública 46 a 60

1

Boa Prova

Page 2: Auditor-Fiscal da Receita Federal ESPANHOL · Escola de Administração Fazendária CONCURSO PÚBLICO SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL - 2002 - Auditor-Fiscal da Receita Federal ESPANHOL

Auditor-Fiscal da Receita Federal - AFRF - 2002 ESPANHOL - Prova 12

LÍNGUA PORTUGUESA

01- Marque, em cada item, o período que inicia o res-pectivo texto de forma coesa e coerente. Depois,escolha a seqüência correta.

(Itens baseados em Emir Sader)

I .........................................................................O abandono da tematização do capitalismo, doimperialismo, das relações centro-periferia, deconceitos como exploração, alienação, dominação,abriu caminho para o triunfo do liberalismo.

(X) O socialismo, em conseqüência dessesfatores, desapareceu do horizonte histórico,em virtude de ter ganho atualidade políticacom a vitória da Revolução Soviética de 1917.

(Y) O triunfo do neoliberalismo se consolidouquando o pensamento social passou a serdominado por teses conservadoras.

II ..............................................................Compravam um passaporte para o camarote dosvencedores. Mas, como “há uma dignidade que ovencedor não pode alcançar”, como dizia Borges,o que ganharam em prestígio perderam emcapacidade de análise.

(X) Os que abandonaram Marx com soltura decorpo e com alívio, como se se des-vencilhassem de um peso, na verdade nãotrocavam um autor por outro, mas uma classepor outra.

(Y) Eles substituíram a exploração de classes ede países pela temática do totalitarismo,aperfeiçoando suas análises políticas aovinculá-las à dimensão social.

III ........................................................................No mundo contemporâneo, tais modos nospermitem compreender a etapa atual do ca-pitalismo, em sua fase de hegemonia políticanorte-americana.

(X) Para atender a atualidade, são necessáriosmodos de compreensão férteis, capazes dedar conta das relações entre a objetividade e asubjetividade, entre os homens comoprodutores e como produtos da história.

(Y) Trata-se de uma compreensão míope, queignora componentes essenciais ao fenômenodo capitalismo que estamos vivendo.

IV .........................................................................Quem pode entender a política militarista dosEUA e do seu complexo militar-industrial sem aatualização da noção de imperialismo?

(X) Quem pode entender hoje a crise eco-nômica internacional fora dos esquemasda superprodução, essencial ao capita-lismo?

(Y) Portanto, é a unipolaridade vigente háuma década que busca impor a dicotomialivre mercado/protecionismo.

V ...........................................................................Nunca as relações mercantis tiveram tantauniversalidade, seja dentro de cada país, sejanas novas fronteiras do capitalismo.

(X) O capitalismo dá mostras de enfrentarforte declínio, que leva os especialistas apreverem profunda fragmentação naordem econômica interna de cada nação.

(Y) Assiste-se ao capitalismo em plena faseimperialista consolidada, em que as for-mas de dominação se multiplicam.

a) X,X,Y,Y,Xb) Y,X,X,X,Yc) Y,Y,X,X,Yd) X,Y,Y,X,Ye) X,Y,Y,X,X

Page 3: Auditor-Fiscal da Receita Federal ESPANHOL · Escola de Administração Fazendária CONCURSO PÚBLICO SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL - 2002 - Auditor-Fiscal da Receita Federal ESPANHOL

Auditor-Fiscal da Receita Federal - AFRF - 2002 ESPANHOL - Prova 13

02- Marque a opção em que ambos os períodos estãogramaticalmente corretos.

a) O racismo no sentido de prática discriminató-ria em razão da etinia de uma pessoa ougrupo, atenta, primeiro, contra a própria orga-nização política brasileira. / O racismo, nosentido de prática discriminatória, em razãoda etnia de uma pessoa ou grupo, atenta,primeiro, contra a própria organização políticabrasileira.

b) A prática do racismo é definida como crimena Lei nº 7.716/89, isto é, nessa Lei estãodefinidas várias condutas que implicam tra-tamento discriminatório, motivado pelo pre-conceito racial. / A prática do racismo é defi-nida como crime na Lei nº 7.716/89, isto é,nessa Lei estão definidas várias condutas queimplicam em tratamento discriminatório, moti-vado pelo preconceito racial.

c) O racismo é crime de ação múltipla ou deconteúdo variado, de maneira que a prática,no mesmo contexto de ação, de mais de umnúcleo acarreta uma única incriminação. / Oracismo é crime de ação múltipla ou de con-teúdo variado, de maneira que a prática nomesmo contexto de ação, de mais de umnúcleo, acarreta em uma única incriminação.

d) O incitamento à discriminação não afasta apossibilidade de cometimento também deinjúria, motivada pela discriminação ou qual-quer outro crime contra a honra, previsto noCPB ou mesmo na Lei de Imprensa. / O inci-tamento à descriminação não afasta a possi-bilidade de cometimento também de injúria,motivado pela descriminação ou quaisqueroutro crime contra a honra, previsto no CPBou mesmo na Lei de Imprensa.

e) A prática de tortura motivada pelo racismo,crime que tem por sujeito passivo o indivíduo,não afasta a incriminação de eventual crimede racismo previsto na legislação brasileira,que tem por sujeito passivo primário a coleti-vidade, com lesões jurídicas da mesma formadiferenciadas: o primeiro, a integridade física,saúde e liberdade individual, e os demais, apaz pública. / A prática de tortura motivadapelo racismo, crime que tem por sujeito pas-sivo o indivíduo, não afasta a incriminação deeventual crime de racismo previsto na legisla-ção brasileira, que tem por sujeito passivoprimário a coletividade, com lesões jurídicasda mesma forma diferenciadas, o primeiro aintegridade física, saúde e liberdade indivi-dual, e os demais a paz pública.(Baseado em Carlos Frederico de Oliveira Pereira)

Leia o texto abaixo para responder às questões 03e 04.

5

10

15

20

O homem é moderno na medida das senhasde que ele é escravo para ter acesso à vida.Não é mais o senhor de seu direito constitu-cional de ir-e-vir. A senha é a senhora abso-luta. Sem senha, você fica sem seu própriodinheiro ou até sem a vida.No cofre do hotel, são quatro algarismos; noseu home bank, seis; mas para trabalhar nocomputador da empresa, você tem que digi-tar oito vezes, letras e algarismos. A porta domeu carro tem senha; o alarme do seu, tam-bém. Cada um de nossos cartões tem senha.Se for sensato, você percebe que sua memó-ria não pode ser ocupada com tanta babo-seira inútil. Seus neurônios precisam ter fina-lidade nobre. Têm que guardar, sim, os bonsmomentos da vida. Então, desesperado, vocêdescarrega tudo na sua agenda eletrônica,num lugar secreto que só senha abre. Agorasó falta descobrir em que lugar secreto vocêvai guardar a senha do lugar secreto queguarda as senhas.(Alexandre Garcia, Abre-te sésamo, com adaptações)

03- Julgue os itens a respeito das idéias do texto.

I. Depreende-se do texto que o autor se colocana posição de quem se exclui da sociedadeinformatizada.

II. O texto argumenta contra a modernidade,propondo como idéia principal que um direitoconstitucional, ora desrespeitado, deve ser oideal a almejar.

III. Depreende-se do texto que comportamentossensatos poupam a memória para finalidadesmais nobres e evitam qualquer procedimentoligado à informatização.

IV. O segundo parágrafo constitui-se apenas deexemplos e ilustrações que explicam e justifi-cam a última oração do parágrafo anterior,sem ampliar a reflexão.

Assinale a opção correta.

a) Estão corretos apenas os itens I e II.b) Estão corretos apenas os itens II e III.c) Estão corretos apenas os itens III e IV.d) Nenhum item está correto.e) Todos os itens estão corretos.

Page 4: Auditor-Fiscal da Receita Federal ESPANHOL · Escola de Administração Fazendária CONCURSO PÚBLICO SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL - 2002 - Auditor-Fiscal da Receita Federal ESPANHOL

Auditor-Fiscal da Receita Federal - AFRF - 2002 ESPANHOL - Prova 14

04- Assinale a opção incorreta a respeito do empregodas palavras e expressões do texto.

a) Para que as regras da norma culta sejamrespeitadas, é obrigatório o emprego da pre-posição de regendo a oração “que ele é es-cravo”(l.2).

b) A expressão quantificadora “Cada um” (l.12)tem valor totalizante porque faz associar umasenha ao conjunto de cartões, os meus e osseus.

c) Respeitam-se as regras de regência danorma culta ao empregar a preposição de emvez de que na expressão verbal “Têm que”(l.16).

d) A inserção do pronome possessivo sua di-ante de “senha”(l.21) mantém coerente a ar-gumentação do texto, mas altera o sentido degeneralização que essa ausência provoca.

e) Na argumentação, a alternância entre o em-prego de pronomes de primeira pessoa e opronome você evoca a idéia de que tanto oautor quanto o leitor compartilham a proprie-dade designada por homem moderno.

Leia o texto para responder às questões 05 e 06.

5

10

15

Sob o direito, o administrador público nãoage contra a lei. Sob a moral, deve satisfazero preceito da impessoalidade, não distin-guindo amigos ou inimigos, partidários oucontrários, no tratamento que lhes dispenseou na atenção às suas reivindicações, comtransparência plena de suas condutas emface do povo.Descumprir a lei gera o risco da puniçãoprevista no Código Penal ou de sofrer san-ções civis. Quando desatendidos os princí-pios da certeza moral, aquela que o ser hu-mano em seu justo juízo adota convicto, odescumpridor fere regras de convivência,mas não conflita necessariamente com nor-mas de Direito que lhe sejam aplicáveis.(Walter Ceneviva, Moralidade como Fato Jurídico, comadaptações)

05- Assinale a opção incorreta a respeito do empregodas palavras e expressões do texto.

a) A preposição “Sob”(l.1) tem, nas duas ocor-rências do texto, o mesmo valor semântico doprefixo sub em palavras como subtítulo ousubproduto.

b) Pelo sentido textual, o emprego da expressãocom gerúndio, “não distinguindo”(l.3 e 4),mantém a mesma coerência argumentativaque a expressão com infinitivo semdistinguir.

c) Mantém-se a coerência textual e a correçãogramatical se a função sintática exercida pelopronome átono “lhes”(l.5) for exercida por aeles.

d) De acordo com as regras de regência danorma culta, a expressão “atenção às suasreivindicações” (l.6) admite a substituição poratenção para as suas reivindicações.

e) Para que sejam respeitadas as regras danorma culta, o verbo conflitar, como empre-gado na linha 15, deve ter forma reflexiva:não se conflita.

06- Considere o seguinte período do texto para anali-sar os esquemas propostos abaixo:

Descumprir a lei gera o risco da punição previstapelo Código Penal ou de sofrer sanções civis.

A = Descumprir a leiB = gera o riscoC = da punição prevista pelo Código PenalD = de sofrer sanções civis

Considerando que as setas representam relaçõessintáticas entre as expressões lingüísticas, assi-nale a opção que corresponde à estrutura do perí-odo.

a)C

A BD

b) CA B D

c) BA C D

d) A B C D

e) A B C D

Page 5: Auditor-Fiscal da Receita Federal ESPANHOL · Escola de Administração Fazendária CONCURSO PÚBLICO SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL - 2002 - Auditor-Fiscal da Receita Federal ESPANHOL

Auditor-Fiscal da Receita Federal - AFRF - 2002 ESPANHOL - Prova 15

07- Marque o segmento do texto que foi transcritocom erro gramatical.

a) Em recente acórdão, proferido no AG nº96.01.01984-7/DF, ajuizado contra decisãoque, em processo executivo, homologou cál-culos de atualização de dívida da FazendaPública decorrente de condenação em recla-mação trabalhista, não conheceu do recursoa Primeira Turma Suplementar do TribunalRegional Federal da 1ª Região.

b) Este o único fundamento do julgado: “ ... nasistemática processual trabalhista inexisterecurso contra sentença homologatória decálculos de liquidação, porque a CLT, emnorma clara e objetiva, composta nosparágrafos 3º e 4º do seu artigo 844, prevê,com exclusividade, o instituto dos embargospara impugnação de ato jurisdicional de taljaez.

c) Incorreu, data vênia, o ato decisório ora anali-sado em dois grandes e manifestos equívo-cos.

d) O primeiro deles é confundir “cálculos deatualização” do valor do título exeqüendo com“liquidação da sentença”.

e) Na atual sistemática processual civil, essaatualização, depois de tornada certa o valorda condenação, ainda que decorrente deconta elaborada pelo exeqüente, não constituiuma “liquidação”: no curso de processo exe-cutivo, tem a natureza de questão incidentedeste.(Baseado em Diomar Bezerra Lima)

08- Marque a opção que preenche corretamente aslacunas.

Completamente excluídos das engrenagens dedesenvolvimento da sociedade, os miseráveis sãoreduzidos _____ uma condição subumana. Seuúnico horizonte passa ____ ser ____ luta ferozpela sobrevivência. No lixão do Valparaíso, ____poucos quilômetros de Brasília, ____ gente dispu-tando os restos com os animais.(Fonte: Revista VEJA, edição 1735)

a) à, a, a, há, háb) a, à, à há, ac) a, a, a, a, hád) à, a, a, à, háe) a, à, à, há, a

Leia o texto abaixo para responder às questões 09e 10.

5

10

A moral e a ética não são fatos ou institutosjurídicos. Direito é uma coisa, moral é outra.Todo ser humano informado sabe disso. Ocomportamento das pessoas em grupo, tor-nando suas ações conhecidas e avaliadas,segundo critérios éticos do mesmo grupoquanto ao caráter, às condutas ou às inten-ções manifestadas e assim por diante, sórepercutem no direito se extrapolarem oslimites deste. A manifestação ofensiva a res-peito de outrem confunde os dois elementosno plano individual.(Walter Ceneviva, Moralidade como Fato Jurídico, comadaptações)

09- De acordo com as idéias do texto, analise ositens abaixo para, a seguir, assinalar a opção cor-reta.

I. Os dois primeiros períodos sintáticos consti-tuem uma síntese da argumentação desen-volvida no texto.

II. Infere-se do texto que o caráter, a conduta eas intenções das pessoas não devem seravaliados quanto à moralidade pelo seu grupoético.

III. Conclui-se do texto que moral, ética e direitonão revelam influências mútuas se conside-rados como fatos ou institutos diversos.

a) Apenas I está correto.b) Apenas II está correto.c) Apenas III está correto.d) Todos os itens estão corretos.e) Nenhum item está correto.

Page 6: Auditor-Fiscal da Receita Federal ESPANHOL · Escola de Administração Fazendária CONCURSO PÚBLICO SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL - 2002 - Auditor-Fiscal da Receita Federal ESPANHOL

Auditor-Fiscal da Receita Federal - AFRF - 2002 ESPANHOL - Prova 16

10- Assinale a opção incorreta a respeito das estrutu-ras lingüísticas do texto.

a) O emprego de terceira pessoa, feminino,plural do pronome “suas”(l.5) refere-se a“pessoas”(l.4) concorda com “ações”(l.5).

b) Altera-se o tempo verbal, mas garante-se acorreção gramatical, se no lugar de “se extra-polarem”(l.9), for empregado quando extra-pola.

c) Para que o texto respeite as regras de con-cordância da norma culta, a forma verbal“repercutem”(l.9) deve ser substituída pelosingular: repercute.

d) A oração subordinada reduzida de gerúndio“tornando suas ações conhecidas e avalia-das”(l.4 e 5) mantém seu valor adjetivo aoser substituída pela desenvolvida adjetivarestritiva que tornam suas açõesconhecidas e avaliadas.

e) O pronome pessoal “outrem”(l.11) corres-ponde originalmente a qualquer outro, dife-rentemente de outro, que corresponde adiverso do primeiro.

11-

5

10

Uma das características essenciais da boaadministração pública é a certeza de suasdecisões. Sabendo os cidadãos como equando procede o poder administrativo,programam seguramente o cumprimentode seus deveres. Essa qualidade é tantomais fundamental porque se multiplicam,no mundo moderno, as relações e as obri-gações entre o setor público e o setor pri-vado. Como o Estado tem o privilégio deimpor ônus ao particular, e em prazos de-terminados, tanto mais deve agir com obe-diência a normas permanentes e conheci-das.(Josaphat Marinho, Surpresas Tributárias, comadaptações)

Julgue os itens a respeito das estruturas lingüísticasdo texto para, em seguida, assinalar a opção correta.

I. A forma verbal “procede”(l.4) está empregadacom o mesmo valor semântico que o do exemplo:Esse argumento não procede.

II. Para conferir maior clareza e intelegibilidade aoperíodo, se a oração subordinada reduzida degerúndio iniciada por “Sabendo os cidadãos...”(l.3) fosse deslocada para depois de sua principal,o sujeito de ambas deveria aparecer claro naoração principal, não mais na subordinada.

III. O emprego da conjunção “Como”(l.10), de valorcomparativo, no início da oração faz realçar osujeito sintático, “o Estado” (l..10).

IV. Pela ausência do sinal indicativo de crase,entende-se que em “a normas permanentes”(l.13), existe apenas a preposição a.

Estão corretos apenas os itens

a) I e IIb) I, II e IVc) II e IVd) II, III e IVe) III e IV

Page 7: Auditor-Fiscal da Receita Federal ESPANHOL · Escola de Administração Fazendária CONCURSO PÚBLICO SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL - 2002 - Auditor-Fiscal da Receita Federal ESPANHOL

Auditor-Fiscal da Receita Federal - AFRF - 2002 ESPANHOL - Prova 17

12- Leia os trechos adaptados de José Luiz Rossi, Asociedade do conhecimento, para assinalar aopção correta.

(A)Esse é um fenômeno que mudará o perfil da po-pulação mundial nos próximos anos. O aumento daexpectativa de vida é um fenômeno que já vemocorrendo nos últimos 300 anos, mas a redução dapopulação jovem é um fato relativamente novo, cujasconseqüências socioeconômicas ainda não foramtotalmente exploradas.(B)Estamos falando de transformações que ocorrerãoem virtude das maiores mudanças demográficasocorridas desde que o homem começou a se orga-nizar em sociedades. Uma delas é a diminuição dapopulação jovem em todos os países desenvolvidos,e também em países como o Brasil e a China, ondea taxa de natalidade já está abaixo da de reposiçãode 2,2 por cento por mulher em idade reprodutiva.(C)A outra transformação é nas características da forçade trabalho. Até o início do século XX, a maior partedos trabalhos eram manuais. Cinqüenta anos depois,a indústria foi o grande empregador. Hoje, a força detrabalho que mais cresce, e que já é maior em núme-ros absolutos, é a dos “trabalhadores do conheci-mento”, valorizados mais pelo conhecimento especi-alizado do que por qualquer outra característica.(D)Nos últimos meses, verificou-se que a nova eco-nomia não substituirá de todo a velha economia,mas, sim, conviverá com ela, transformando-a pormeio de profunda integração entre as empresas e dedisseminação quase infinita do conhecimento.Entretanto, dois outros fenômenos também influ-enciarão nosso meio de vida.

Para que os trechos constituam um texto coeso ecoerente, sua ordenação deve ser:

a) A C B Db) B A D Cc) B C A Dd) D A B Ce) D B A C

13- Os trechos a seguir foram adaptados de um texto deGilson Schwartz, mas estão desordenados.Numere-os de forma que constituam um texto coesoe coerente e assinale a opção correta corres-pondente.

( ) No caso do Brasil, que já tem fundos setoriaisem apoio ao desenvolvimento tecnológico, restasaber como será a distribuição desses recursose que impacto terão no sistema econômico.

( ) Entretanto, criar a cultura organizacional ne-cessária nessas redes para que os recursos eas políticas públicas tenham mais eficácia não éalgo trivial.

( ) As pesquisas que se fazem internacionalmentesugerem que o segredo do desenvolvimentocom base na inovação tecnológica está menosno volume de recursos e mais na qualidade dasredes que se formam para recebê-los.

( ) Claro que a existência desses recursos parainvestir é condição necessária, mas não ésuficiente. As políticas públicas brasileirasteriam, provavelmente, mais chance de êxito seincluíssem entre os seus objetivos a própriamudança cultural e comportamental das suasorganizações.

( ) Exige, por exemplo, a formação de grupos arti-culados de cooperação para produção deconhecimento, ou seja, sistemas incompatíveiscom as práticas institucionais e empresariais.

a) 3, 4, 1, 5, 2b) 2, 5, 4, 3, 1c) 4, 2, 1, 5, 3d) 3, 4, 2, 1, 5e) 5, 1, 3, 2, 4

Page 8: Auditor-Fiscal da Receita Federal ESPANHOL · Escola de Administração Fazendária CONCURSO PÚBLICO SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL - 2002 - Auditor-Fiscal da Receita Federal ESPANHOL

Auditor-Fiscal da Receita Federal - AFRF - 2002 ESPANHOL - Prova 18

Leia o texto para responder às questões 14 e 15.

5

10

15

A revolução da informação, o fim da guerrafria – com a decorrente hegemonia de umasuperpotência única – e a internacionalizaçãoda economia impuseram um novo equilíbriode forças nas relações humanas e sociaisque parece jogar por terra as antigas aspira-ções de solidariedade e justiça distributivaentre os homens, tão presentes nos sonhos,utopias e projetos políticos nos últimos doisséculos. Ao contrário: o novo modelo – cujaarrogância chegou ao extremo de considerar-se o ponto final, senão culminante, da história– promove uma brutal concentração de rendaem âmbito mundial, multiplicando a desigual-dade e banalizando de maneira assustadoraa perversão social.

(Ari Roitman, O desafio ético, com adaptações)

14- Nos itens abaixo, trechos do texto foram reescri-tos. Assinale a opção em que as idéias, ou a ar-gumentação, do texto não foram respeitadas.

a) Parece que destruir antigas aspirações desolidariedade e justiça distributiva é fruto daarrogância a que chegou o ponto final dahistória nos últimos dois séculos: os homenspresentes na nova utopia têm diferentes pro-jetos políticos.

b) Um novo equilíbrio de forças nas relaçõeshumanas e sociais surgiu a partir de trêsfatores: a revolução da informação, o fim daguerra fria e a internacionalização da econo-mia.

c) Como conseqüência do fim da guerra friahouve hegemonia de uma superpotênciaúnica e um novo equilíbrio de forças – tam-bém ligado a outros fatores – nas relaçõeshumanas e sociais.

d) Nos últimos dois séculos, estiveram presen-tes nos sonhos, utopias e projetos políticosantigas aspirações de solidariedade e justiçaque parecem estar em risco com o surgi-mento de um novo equilíbrio de forças nasrelações humanas e sociais.

e) Uma brutal concentração de renda em âmbitomundial vem com um novo equilíbrio de for-ças nas relações humanas e sociais; têm-se,conseqüentemente, uma banalização daperversão social com a multiplicação da desi-gualdade.

15- Julgue se os itens a respeito do emprego dossinais de pontuação no texto são falsos (F) ouverdadeiros (V) para, em seguida, assinalar a op-ção correta.

( ) As duas ocorrências de duplo travessão de-marcam intercalações e desempenhamfunção análoga à dos parênteses.

( ) As vírgulas que se seguem a “homens”(l.8.) e“sonhos”(l.8) destacam uma explicativa res-tritiva e, por isso, seu emprego é opcional.

( ) O emprego de dois-pontos após “contrá-rio”(l.10) justifica-se por introduzir um escla-recimento sobre o que foi dito no períodoanterior.

( ) A função das vírgulas que isolam a expressão“senão culminante”(l.12) é a de destacá-lasintaticamente e dar-lhe relevo estilístico.

A ordem correta dos itens é

a) V F V Fb) F F V Fc) V F F Vd) V F V Ve) F V V V

Page 9: Auditor-Fiscal da Receita Federal ESPANHOL · Escola de Administração Fazendária CONCURSO PÚBLICO SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL - 2002 - Auditor-Fiscal da Receita Federal ESPANHOL

Auditor-Fiscal da Receita Federal - AFRF - 2002 ESPANHOL - Prova 19

ESPANHOL

La productividad en baja.

5

10

15

20

25

Los nuevos datos sobre productividad,publicados por Eurostat, sitúan a España a lacola de los 15 países de la UE, con sólo Suecia,Portugal y Grecia en peor situación. Si en 2001 laproductividad española representaba el 92% dela media de la UE (igual a 100), hace diez años laposición española era mejor (94,8%).El indicador de la productividad está de modaentre los expertos, ya que se considera la razóndel largo y potente ciclo de expansión que havivido la economía estadounidense hasta haceun año. Según los últimos datos de Eurostat, sise toma como media la productividad de la UniónEuropea (igual a 100), la de Estados Unidosrepresentó el pasado año un 138,5%, un puntomás que un año antes. Dicho de otra forma, unempleado en Estados Unidos es capaz deproducir lo mismo que uno europeo y 38,5unidades más porque tiene mejor formación,cuenta con medios más avanzados o/y estámejor dirigido.Si las comparaciones se hacen puertas adentro,únicamente Luxemburgo (su productividad doblala media de la UE) supera a Estados Unidos.Tanto Francia como Alemania se encuentranligeramente por encima de la media. Claramentepor detrás se sitúan Portugal (64,9%), Grecia(83,6%), Suecia (91,1%) y España (92%).

(El Mundo 25.02.02)

16- Según el texto, las estadísticas de Eurostat sobreproductividad en los países de la Unión Europea(UE)

a) reflejan un estancamiento de este indicadoren el caso español.

b) colocan a España como un país apegado a laproductividad europea.

c) indican la situación desventajosa y laregresión de España en esta materia.

d) acusan el equilibrio económico entre losmiembros de la UE.

e) evidencian la corrección de las políticastecnológicas dentro de la UE.

17- En el texto, la expresión “a la cola”(l.2 e 3)significa

a) al frente.b) a la zaga.c) entre.d) a la defensiva.e) en dirección.

18- De acuerdo con el texto, la productividadestadounidense se debe

a) al espíritu emprendedor norteamericano.b) al duradero y fuerte ciclo de expansión

económica de los últimos tiempos.c) a la participación de los empleados en la

gestión empresarial.d) a una combinación de avances tecnológicos,

formación y mejor gestión empresarial.e) a la tenencia de una moneda patrón

internacional.

19- En el texto se dice que la productividad

a) estadounidense es inferior a la deLuxemburgo.

b) de Francia y Alemania superan la mediaestadounidense.

c) estadounidense es dos veces menor que lade Luxemburgo.

d) estadounidense es 38,5% superior a la deFrancia y Alemania.

e) española ya fue mayor que la media europea.

Page 10: Auditor-Fiscal da Receita Federal ESPANHOL · Escola de Administração Fazendária CONCURSO PÚBLICO SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL - 2002 - Auditor-Fiscal da Receita Federal ESPANHOL

Auditor-Fiscal da Receita Federal - AFRF - 2002 ESPANHOL - Prova 110

Costa Rica reforma su Régimen de ZonasFrancas.

Tras meses de espera, finalmente el gobiernocostarricense dio a conocer la propuesta dereforma al Régimen de Zonas Francas, a fin deponerlo a derecho con las disposiciones de laOrganización Mundial de Comercio (OMC), queobligan a los países en desarrollo a eliminar antesde enero del 2003 todo subsidio y subvención a lasexportaciones.El eje central de la misma es la fijación de unimpuesto sobre la renta uniforme del 15% para lasempresas dentro y fuera del régimen, y unimpuesto en la escala del 10% para las pequeñas.Anteriormente, las compañías en Zona Francaestaban exoneradas del pago de dicho gravamen.La propuesta sugiere también eliminar la dobleimposición sobre los dividendos para no afectar alas empresas de capital foráneo, y establecer lacorrección monetaria en el cálculo de esteimpuesto, de forma que las empresas incluyansolo la parte real de los intereses y puedan deducirel costo real de su patrimonio.Respecto al pago del gravamen de ventas y delarancel de importación sobre los bienesintermedios y materias primas, este tratamiento semantiene para los bienes y materias primasincorporados en el producto final o empleadosdurante su proceso de producción.El planteamiento propone, además, mejorar laeficiencia en la administración de los regímenes deexportación; esto incluye revisión de normas yprocedimientos de administración y control de losregímenes, y especialmente una revisión de laparticipación de los diferentes entes públicos enestas funciones. Estos cambios no alcanzan a lasempresas de servicios; estas conservarán el actualtratamiento fiscal, pues el Acuerdo sobreSubvenciones y Medidas Compensatorias de laOrganización Mundial del Comercio no aplica aese sector productivo.

(Tomado de Revista Actualidad Económica 20.02)

20- En el texto se dice que la reforma al Régimen deZonas Francas (RZF) propuesta por el gobiernode Costa Rica tiene el objetivo de

a) proteger al sector exportador nacional.b) reducir el impacto de los tipos de cambio en

las cuentas de las empresas locales.c) estar a tono con los preceptos de la OMC.d) garantizar el necesario apoyo económico y

administrativo estatal a las exportaciones.e) uniformar el sistema tributario nacional.

21- Según el texto, la reforma al RZF

a) se limita a las empresas en Zona Franca.b) alcanza a las empresas de importación y de

servicios.c) establece un impuesto único para todas las

empresas.d) se centra en la mejora de la administración

tributaria.e) elimina la doble tributación sobre la parte de

ganancia repartible.

22- De acuerdo con el texto,

a) la reforma al RZF incentiva a las empresasnacionales y extranjeras.

b) el gravamen sobre activo y pasivo seuniformó.

c) la fijación del impuesto sobre la renta de lasempresas es una novedad.

d) la doble imposición sobre dividendos reduceel costo real del patrimonio.

e) las pequeñas empresas conservan el actualtratamiento fiscal.

23- En el texto se dice que los impuestos de ventas yaduaneros se mantienen para

a) productos suntuarios.b) algunos bienes de producción.c) determinados bienes inmuebles.d) los insumos.e) todo género de importados.

Page 11: Auditor-Fiscal da Receita Federal ESPANHOL · Escola de Administração Fazendária CONCURSO PÚBLICO SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL - 2002 - Auditor-Fiscal da Receita Federal ESPANHOL

Auditor-Fiscal da Receita Federal - AFRF - 2002 ESPANHOL - Prova 111

Baja petrolera.

El secretario general de la Organización de PaísesExportadores de Petróleo (OPEP), el venezolano AlíRodríguez, ha advertido de que se producirá una bajadaen la demanda de crudo para el segundo semestre delaño e indicó que el declive puede evitarse si losproductores de crudo acuerdan un recorte en laproducción.El dirigente venezolano confirmó que negocia conRusia y Noruega, los dos mayores exportadoresde petróleo fuera de la OPEP, para quemantengan los recortes, que han posibilitado unincremento del 6% en el precio del petróleo esteaño. Rodríguez señaló que el precio medio delpunto de referencia (al contado y sin plazos) de laOPEP ha sido superior a los 19 dólares por barril,cifra que se sitúa muy por encima de los preciosmedios para noviembre y diciembre, que cayeronhasta los 15,85 dólares después de los ataquesterroristas el pasado 11 de septiembre en EstadosUnidos.Las acciones de la OPEP, apoyadas por otrosproductores, han sido útiles para poner freno a lacaída del precio del crudo y para estabilizar elmercado, subrayó el venezolano.Según Rodríguez, la OPEP vaticina que lademanda mundial de petróleo, que se sitúa enunos 76 millones de barriles diarios, seincrementará hasta 91 millones en el 2010 y hasta106 en el 2020. De este total, la OPEP producirá39 millones de barriles diarios en el 2010 y unos53 en el 2020. A finales del año pasado, la OPEPacordó reducir sus cuotas de producción en 1,5millones de barriles diarios, mientras que otrosproductores independientes se comprometieron arebajar otro medio millón.

(El Mundo 25.02)

24- Según el texto, el secretario general de la OPEP

a) criticó a los países petroleros por la bajada enla demanda del crudo.

b) presiona a Rusia y a Noruega para quemantengan recortes del 6%.

c) sugirió que la OPEP redujera sus cuotas deproducción en 1.5 millones de barrilesdiarios.

d) ha buscado apoyo dentro y fuera de la OPEPpara enfrentar el descenso de la demanda depetróleo.

e) dice que el precio del barril ha estadoalrededor de los 19 dólares este año.

25- En el texto se dice que Rusia y Noruega

a) son los mayores productores de petróleofuera de la OPEP.

b) exportan el mayor volumen de petróleo a nivelmundial.

c) reducirán su producción en medio millón debarriles diarios.

d) auguran una demanda mundial de 76millones de barriles diarios.

e) han coadyuvado al aumento del precio delcrudo.

26- En el texto se dice que para frenar la caída delprecio del petróleo y estabilizar el mercado hasido útil

a) la buena situación de las acciones de laOPEP en las bolsas de valores.

b) el establecimiento de un menor precio paralas compras al contado.

c) el aumento de la demanda del crudo despuésdel 11 de septiembre.

d) el conjunto de medidas adoptadas por laOPEP con el respaldo de otros productores.

e) el augurio de incremento de la demanda esteaño.

Page 12: Auditor-Fiscal da Receita Federal ESPANHOL · Escola de Administração Fazendária CONCURSO PÚBLICO SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL - 2002 - Auditor-Fiscal da Receita Federal ESPANHOL

Auditor-Fiscal da Receita Federal - AFRF - 2002 ESPANHOL - Prova 112

Industriales presentarán medidas compensatorias.

5

10

15

20

25

30

35

40

La directiva de la Confederación Venezolana deIndustriales (Conindustria) presentará la próximasemana un paquete de medidas económicas,que servirán para compensar los desbalances ylos efectos negativos del comportamiento deldólar y el alza de las tasas de interés sobre elaparato productivo.El sector manufacturero insistirá en la necesidadde crear un plan de financiamiento especial quepermita el acceso a crédito barato con tasas deinterés preferenciales y con un programa demediano y largo plazos.Asimismo, reactivar el programa de compras delos entes públicos a las empresas nacionales. Secalcula que el sector oficial invierte 12 millardosde dólares en la adquisición de bienes e insumosen el exterior. Otra de las medidas se centra enacelerar la modernización de las aduanas ycombatir el contrabando. También apoyan elajuste de los aranceles para la importación deproductos siderúrgicos, alimenticios, textiles,calzado y papel. Voceros de Conindustriamanifestaron que el Gobierno debería paralizartemporalmente el establecimiento de la zonafranca del estado Vargas y permitir que lasindustrias nacionales recuperen su productividady competitividad en el mercado.Igualmente, Fedeindustria propone que elGobierno otorgue financiamiento preferencial alas pequeñas y medianas industrias. “Serequieren medidas complementarias comoasistencia financiera para el sector de lamanufactura nacional, con tasas y condiciones alargo plazo, para lograr la competitividad de losproductos nacionales, y tiene que haber unprograma de largo aliento”, destacó. Por otraparte, consideran que aunque se sinceró el tipode cambio, hace falta el diseño de un programade estímulo a las exportaciones no tradicionales,sobre todo en el área de nuevos emprendedoresy pequeños y medianos industriales.

(El Nacional 21.02.02)

27- En el texto se dice que

a) el gobierno debe financiar las exportacionesno tradicionales.

b) las tasas de interés y el comportamiento deldólar perjudicaron al sistema productivo.

c) los industriales favorecen una modernizacióndel sistema tributario.

d) la compra de bienes e insumos en el exteriorelevó las tasas de interés.

e) Coindustria apoya el alza de los impuestossobre importados.

28- En el texto, la expresión “12 millardos”(l.15)significa

a) 12 mil millonesb) 12 millonesc) 12 millones doscientos mild) 12 billonese) 12 millones de millones

29- Según el texto, el conjunto de medidas conómicasde la Confederación Venezolana de Industrialestiene el propósito de

a) estimular al sector oficial a elevar laimportación de bienes e insumos.

b) agilizar el establecimiento de la zona francadel estado Vargas.

c) auxiliar y reactivar la industria nacional.d) crear un programa de estímulo a la

exportación de calzado y papel.e) recuperar el nivel de negocios de las

pequeñas empresas.

30- En el texto, la expresión “se sinceró”(l.37)significa

a) se equiparób) se exculpóc) se equilibród) se excedióe) se normalizó

Page 13: Auditor-Fiscal da Receita Federal ESPANHOL · Escola de Administração Fazendária CONCURSO PÚBLICO SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL - 2002 - Auditor-Fiscal da Receita Federal ESPANHOL

Auditor-Fiscal da Receita Federal - AFRF - 2002 ESPANHOL - Prova 113

MATEMÁTICA FINANCEIRA(se necessário, utilize a tabela da página 21)

31- Os capitais de R$ 2.000,00, R$ 3.000,00, R$ 1.500,00e R$ 3.500,00 são aplicados à taxa de 4% ao mês,juros simples, durante dois, três, quatro e seis meses,respectivamente. Obtenha o prazo médio de aplicaçãodestes capitais.

a) quatro mesesb) quatro meses e cinco diasc) três meses e vinte e dois diasd) dois meses e vinte diase) oito meses

32- Um título sofre um desconto comercial deR$ 9.810,00 três meses antes do seu vencimento auma taxa de desconto simples de 3% ao mês. In-dique qual seria o desconto à mesma taxa se odesconto fosse simples e racional.

a) R$ 9.810,00b) R$ 9.521,34c) R$ 9.500,00d) R$ 9.200,00e) R$ 9.000,00

33- Indique qual o capital hoje equivalente ao capitalde R$ 4.620,00 que vence dentro de cinqüentadias, mais o capital de R$ 3.960,00 que vencedentro de cem dias e mais o capital deR$ 4.000,00 que venceu há vinte dias, à taxa dejuros simples de 0,1% ao dia.

a) R$ 10.940,00b) R$ 11.080,00c) R$ 12.080,00d) R$ 12.640,00e) R$ 12.820,00

Rascunho

Page 14: Auditor-Fiscal da Receita Federal ESPANHOL · Escola de Administração Fazendária CONCURSO PÚBLICO SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL - 2002 - Auditor-Fiscal da Receita Federal ESPANHOL

Auditor-Fiscal da Receita Federal - AFRF - 2002 ESPANHOL - Prova 114

34- Um capital é aplicado a juros compostos à taxa de20% ao período durante quatro períodos e meio.Obtenha os juros como porcentagem do capitalaplicado, considerando a convenção linear paracálculo do montante. Considere ainda que

1,204 =2,0736;1,204,5 =2,271515 e1,205 =2,48832.

a) 107,36%b) 127,1515%c) 128,096%d) 130%e) 148,832%

35- Uma empresa recebe um financiamento para pa-gar por meio de uma anuidade postecipada cons-tituída por vinte prestações semestrais iguais novalor de R$ 200.000,00 cada. Imediatamenteapós o pagamento da décima prestação, por estarem dificuldades financeiras, a empresa conseguecom o financiador uma redução da taxa de jurosde 15% para 12% ao semestre e um aumento noprazo restante da anuidade de dez para quinzesemestres. Calcule o valor mais próximo da novaprestação do financiamento.

a) R$ 136.982,00b) R$ 147.375,00c) R$ 151.342,00d) R$ 165.917,00e) R$ 182.435,00

36- Uma pessoa, no dia 1º de agosto, contratou comum banco aplicar mensalmente R$ 1.000,00 du-rante seis meses, R$ 2.000,00 mensalmente du-rante os seis meses seguintes e R$ 3.000,00mensalmente durante mais seis meses. Conside-rando que a primeira aplicação seria feita em 1ºde setembro e as seguintes sempre no dia pri-meiro de cada mês e que elas renderiam juroscompostos de 2% ao mês, indique qual o valormais próximo do montante que a pessoa teria de-zoito meses depois, no dia 1o de fevereiro.

a) R$ 36.000,00b) R$ 38.449,00c) R$ 40.000,00d) R$ 41.132,00e) R$ 44.074,00

Rascunho

Page 15: Auditor-Fiscal da Receita Federal ESPANHOL · Escola de Administração Fazendária CONCURSO PÚBLICO SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL - 2002 - Auditor-Fiscal da Receita Federal ESPANHOL

Auditor-Fiscal da Receita Federal - AFRF - 2002 ESPANHOL - Prova 115

37- Calcule o valor mais próximo do valor atual noinício do primeiro período do seguinte fluxo depagamentos vencíveis ao fim de cada período: doperíodo 1 a 6, cada pagamento é de R$ 3.000,00,do período 7 a 12, cada pagamento é deR$ 2.000,00, e do período 13 a 18, cada pa-gamento é de R$ 1.000,00. Considere juros com-postos e que a taxa de desconto racional é de 4%ao período.

a) R$ 33.448,00b) R$ 31.168,00c) R$ 29.124,00d) R$ 27.286,00e) R$ 25.628,00

ESTATÍSTICA BÁSICA

38- Em um ensaio para o estudo da distribuição deum atributo financeiro (X) foram examinados 200itens de natureza contábil do balanço de umaempresa. Esse exercício produziu a tabela de fre-qüências abaixo. A coluna Classes representaintervalos de valores de X em reais e a coluna Prepresenta a freqüência relativa acumulada. Nãoexistem observações coincidentes com os extre-mos das classes.

As questões de 38 a 43 referem-se a esses ensaios.

Classes P (%)70-90 5

90-110 15110-130 40130-150 70150-170 85170-190 95190-210 100

Assinale a opção que dá o valor médio amostralde X.

a) 140,10b) 115,50c) 120,00d) 140,00e) 138,00

Rascunho

Page 16: Auditor-Fiscal da Receita Federal ESPANHOL · Escola de Administração Fazendária CONCURSO PÚBLICO SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL - 2002 - Auditor-Fiscal da Receita Federal ESPANHOL

Auditor-Fiscal da Receita Federal - AFRF - 2002 ESPANHOL - Prova 116

39- Assinale a opção que corresponde à estimativado quinto decil da distribuição de X.

a) 138,00b) 140,00c) 136,67d) 139,01e) 140,66

40- Seja S o desvio padrão do atributo X. Assinale aopção que corresponde à medida de assimetriade X como definida pelo primeiro coeficiente dePearson.

a) 3/Sb) 4/Sc) 5/Sd) 6/Se) 0

41- Assinale a opção que corresponde à estimativada freqüência relativa de observações de Xmenores ou iguais a 145.

a) 62,5%b) 70,0%c) 50,0%d) 45,0%e) 53,4%

42- Considere a transformação Z=(X-140)/10. Para o

atributo Z encontrou-se 7 2

11680i ii

Z f=

=∑ , onde fié a freqüência simples da classe i e Zi o pontomédio de classe transformado. Assinale a opçãoque dá a variância amostral do atributo X.

a) 720,00b) 840,20c) 900,10d) 1200,15e) 560,30

Rascunho

Page 17: Auditor-Fiscal da Receita Federal ESPANHOL · Escola de Administração Fazendária CONCURSO PÚBLICO SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL - 2002 - Auditor-Fiscal da Receita Federal ESPANHOL

Auditor-Fiscal da Receita Federal - AFRF - 2002 ESPANHOL - Prova 117

43- Entende-se por curtose de uma distribuição seugrau de achatamento em geral medido emrelação à distribuição normal. Uma medida decurtose é dada pelo quociente

90 10

QP P

κ =−

onde Q é a metade da distância interquartílica e

90P e 10P representam os percentis de 90% e10%, respectivamente. Assinale a opção que dá ovalor da curtose κ para a distribuição de X.

a) 0,263b) 0,250c) 0,300d) 0,242e) 0,000

44- Um atributo W tem média amostral 0a ≠ edesvio padrão positivo 1b ≠ . Considere atransformação Z=(W-a)/b. Assinale a opçãocorreta.

a) A média amostral de Z coincide com a de W.b) O coeficiente de variação amostral de Z é

unitário.c) O coeficiente de variação amostral de Z não

está definido.d) A média de Z é a/b.e) O coeficiente de variação amostral de W e o

de Z coincidem.

45- A inflação de uma economia, em um período detempo t, medida por um índice geral de preços,foi de 30%. Assinale a opção que dá adesvalorização da moeda dessa economia nomesmo período.

a) 30,00%b) 23,08%c) 40,10%d) 35,30%e) 25,00%

Rascunho

Page 18: Auditor-Fiscal da Receita Federal ESPANHOL · Escola de Administração Fazendária CONCURSO PÚBLICO SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL - 2002 - Auditor-Fiscal da Receita Federal ESPANHOL

Auditor-Fiscal da Receita Federal - AFRF - 2002 ESPANHOL - Prova 118

ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

46- O teto remuneratório previsto na ConstituiçãoFederal, correspondente ao subsídio mensal doMinistro do Supremo Tribunal Federal, não al-cança:

a) o vencimento de servidor público de fundaçãopública estadual.

b) o provento de aposentadoria de membro doMinistério Público de um Estado federado.

c) o subsídio de Vereador de Câmara Municipal.d) o salário de empregado de empresa pública

federal.e) a pensão devida à viúva dependente de De-

legado de Polícia Federal falecido.

47- Em relação aos direitos e deveres individuais ecoletivos, arrolados na Constituição Federal, assi-nale a afirmativa errada.

a) É possível que alguém venha a ser privadode seus direitos por motivo religioso, desdeque se recuse a cumprir obrigação legal egeral, bem como a respectiva prestação al-ternativa, prevista em lei.

b) É facultado o direito de reunião em localaberto ao público, sem armas, sem necessi-dade de autorização do Poder Público, exi-gindo-se, apenas, prévio aviso à autoridadecompetente.

c) Não é possível que a lei possa dissolvercompulsoriamente associações civis.

d) É legal a prisão civil por dívida em razão deinadimplemento voluntário e inescusável deobrigação alimentícia e de depositário infiel.

e) A inviolabilidade da casa, como asilo do indi-víduo, pode ser excepcionalizada para ocumprimento de ordem judicial, a ser cum-prida durante o dia ou a noite.

48- “A lei não excluirá da apreciação do Poder Judici-ário lesão ou ameaça a direito”.

Este direito, previsto na norma constitucional, im-pede que, no Brasil, o seguinte instituto de Admi-nistração Pública, típico para a solução de confli-tos, possa expressar caráter de definitividade emsuas decisões:

a) arbitragemb) contencioso administrativoc) juizados especiaisd) mediaçãoe) sindicância administrativa

49- Em relação ao disposto no Código Penal, assinalea afirmativa correta.

a) Denomina-se arrependimento posterior aconduta do agente que, voluntariamente,desiste de prosseguir na execução, respon-dendo somente pelos atos já praticados.

b) No crime impossível, aquele em que há inefi-cácia absoluta do meio ou por absoluta im-propriedade do objeto, só é punível a tenta-tiva.

c) Tratando-se de fato cometido em estrita obe-diência à ordem, não manifestamente ilegal,de superior hierárquico, somente é passívelde punição o autor da ordem.

d) Em todo fato previsto como crime, a condutanão dolosa do agente, em razão de impru-dência, negligência ou imperícia, tipifica ahipótese de crime culposo.

e) A legítima defesa refere-se, exclusivamente,à ação de repelir injusta agressão a direito doagente.

Page 19: Auditor-Fiscal da Receita Federal ESPANHOL · Escola de Administração Fazendária CONCURSO PÚBLICO SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL - 2002 - Auditor-Fiscal da Receita Federal ESPANHOL

Auditor-Fiscal da Receita Federal - AFRF - 2002 ESPANHOL - Prova 119

50- Em relação aos efeitos da condenação penal, éfalso afirmar que

a) torna certa a obrigação de indenizar o danocausado pelo crime.

b) provoca a perda do mandato eletivo, noscrimes praticados com abuso de poder,quando a pena privativa de liberdade aplicadafor igual ou superior a um ano.

c) acarreta a inabilitação para dirigir veículo,quando utilizado como meio para a prática decrime doloso.

d) provoca a incapacidade para o exercício dopátrio poder, tutela ou curatela, nos crimesdolosos, sujeitos à pena de reclusão, cometi-dos contra filho, tutelado ou curatelado.

e) acarreta a perda do produto do crime, emfavor do Estado federado, ressalvado o direitodo lesado ou do terceiro de boa-fé.

51- Assinale entre as seguintes condutas ilícitas deservidores públicos aquela que não é tipo penal,previsto no Título “Dos Crimes contra a Adminis-tração Pública”.

a) Aceitar comissão, emprego ou pensão deEstado estrangeiro.

b) Abandonar cargo público, fora dos casospermitidos em lei.

c) Devassar o sigilo de proposta de concorrên-cia pública ou proporcionar a terceiro o ensejode devassá-lo.

d) Revelar fato de que tem ciência em razão docargo e que deva permanecer em segredo,ou facilitar-lhe a revelação.

e) Entrar no exercício de função pública antesde satisfeitas as exigências legais.

52- A espécie de provimento de cargo público queconsiste no retorno do servidor estável ao cargoanteriormente ocupado, em decorrência deinabilitação em estágio probatório relativo a outrocargo, denomina-se:

a) reversãob) readaptaçãoc) reintegraçãod) reconduçãoe) aproveitamento

53- Assinale, entre os seguintes benefícios da seguri-dade social do servidor, aquele que não é devidoao seu dependente.

a) auxílio-funeralb) auxílio-reclusãoc) salário-famíliad) assistência à saúdee) pensão vitalícia e temporária

54- Assinale a afirmativa falsa.

a) A licença para atividade política é concedidaa partir do registro da candidatura até o dé-cimo dia após o da eleição, sendo remune-rada, somente, pelo período de três meses.

b) A licença para o desempenho de mandatoclassista pode ser prorrogada, no caso dereeleição, por uma única vez.

c) A licença para capacitação, de até três me-ses, para participar de curso de capacitaçãoprofissional, com remuneração, é concedida,no interesse da administração, após cadaqüinqüênio de efetivo exercício.

d) A licença para tratar de interesses particula-res pode ser concedida, a critério da adminis-tração, ao servidor ocupante de cargo pú-blico, efetivo ou em comissão, pelo prazo deaté três anos consecutivos, sem remunera-ção.

e) A licença por motivo de afastamento do côn-juge, deslocado para outro ponto do territórionacional, para o exercício de mandato eletivodos Poderes Legislativo ou Executivo, é con-cedida sem remuneração.

Page 20: Auditor-Fiscal da Receita Federal ESPANHOL · Escola de Administração Fazendária CONCURSO PÚBLICO SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL - 2002 - Auditor-Fiscal da Receita Federal ESPANHOL

Auditor-Fiscal da Receita Federal - AFRF - 2002 ESPANHOL - Prova 120

55- Em relação à concessão de serviços públicos,assinale a opção incorreta.

a) A modicidade das tarifas integra o conceito deserviço público adequado.

b) A subconcessão é admitida desde que pre-vista no contrato de concessão e será prece-dida por licitação, na modalidade concorrên-cia ou tomada de preços.

c) A extinção da concessão decorrente de ine-xecução total ou parcial do contrato, peloconcessionário, denomina-se caducidade.

d) Incumbe ao poder concedente regulamentaro serviço concedido, bem como intervir naprestação dos serviços, nos casos e condi-ções previstos em lei.

e) Na concessão, é válido, no julgamento darespectiva licitação, o critério de oferta demenor valor da tarifa do serviço público a serprestado.

56- O Decreto do Prefeito Municipal que, desejandoaumentar a receita pública local para suprir ne-cessidade de abertura de novas escolas públicas,regulamenta norma tributária, em desacordo coma lei, padece de vício quanto ao seguinte ele-mento do ato administrativo:

a) finalidadeb) objetoc) motivod) formae) competência

57- A pena de reclusão máxima, prevista na Lei nº8.137, de 27 de dezembro de 1990, para o crimefuncional contra a ordem tributária de extraviar li-vro oficial de que tenha a guarda, acarretandopagamento indevido ou inexato de tributo é de:

a) quatro anosb) cinco anosc) seis anosd) sete anose) oito anos

58- Considerando a legislação sobre improbidadeadministrativa, Lei nº 8.429, de 2 de junho de1992, assinale a opção incorreta.

a) Constitui crime a representação por ato deimprobidade contra agente público ou terceirobeneficiário quando o autor da denúncia osabe inocente.

b) A perda da função pública só se efetiva com otrânsito em julgado da sentença condenatória.

c) A autoridade administrativa ou judicial com-petente pode determinar o afastamento doagente público de seu cargo, sem direito aremuneração, quando a medida for necessá-ria à instrução processual.

d) A aplicação das sanções decorrentes destalegislação independe da efetiva ocorrência dedano ao patrimônio público.

e) A prescrição para as ações destinadas aefetivar as sanções desta legislação ocorreem até cinco anos após o término do man-dato eletivo.

59- Pelo Código de Ética do Servidor Público Federal,aprovado pelo Decreto nº 1.171, de 22 de junhode 1994, a sanção aplicada pela Comissão deÉtica é de:

a) multab) advertênciac) suspensãod) censurae) repreensão

60- Nos termos da Portaria SRF nº 782, de 20 dejunho de 1997, o acesso imotivado do servidoraos sistemas informatizados da SRF constituiviolação do seguinte dever funcional:

a) exercer com zelo e dedicação as atribuiçõesdo cargo.

b) guardar sigilo sobre assunto da repartição.c) manter conduta compatível com a moralidade

administrativa.d) ser leal às instituições a que servir.e) zelar pela economia do material e a conser-

vação do patrimônio público.