atualizações lei nº 8.028 - 1990

Upload: maria-luiza-silva

Post on 03-Nov-2015

227 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

lei 8.028

TRANSCRIPT

  • LEI N 8.028, DE 12 DE ABRIL DE 1990.

    Dispe sobre a organizao da Presidncia da Repblica e dos Ministrios, e d outras providncias.

    O PRESIDENTE DA REPBLICA, fao saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte lei:

    CAPTULO I Da Presidncia da Repblica

    SEO I Da Estrutura

    Art. 1 A Presidncia da Repblica constituda, essencialmente, pela Secretaria-Geral, pelo Gabinete Militar e pelo Gabinete Pessoal do Presidente da Repblica.

    Art. 1 A Presidncia da Repblica, constituda, essencialmente, pela Secretaria de Governo, pela Secretaria-Geral, pelo Gabinete Militar e pelo Gabinete Pessoal do Presidente da Repblica. (Redao dada pela Lei n 8.410, de 1992)

    Pargrafo nico. Tambm a integram:

    a) como rgos de consulta do Presidente da Repblica:

    1. o Conselho da Repblica;

    2. o Conselho de Defesa Nacional;

    b) como rgos de assessoramento imediato ao Presidente da Repblica:

    1. o Conselho de Governo;

    2. o Alto Comando das Foras Armadas;

    3. o Estado-Maior das Foras Armadas;

    4. a Consultoria-Geral da Repblica;

    c) como rgos de assistncia direta e imediata ao Presidente da Repblica:

    1. a Secretaria da Cultura;

    2. a Secretaria da Cincia e Tecnologia;

    3. a Secretaria do Meio Ambiente;

  • 4. a Secretaria do Desenvolvimento Regional;

    5. a Secretaria dos Desportos;

    6. a Secretaria da Administrao Federal;

    7. a Secretaria de Assuntos Estratgicos.

    SEO II Das Finalidades e Organizao

    Art. 2 A Secretaria-Geral, com a finalidade de assistir direta e imediatamente ao Presidente da Repblica no desempenho de suas atribuies e, especialmente, na coordenao da ao administrativa, no acompanhamento de programas e polticas governamentais e no relacionamento com os Estados, Distrito Federal e Municpios e na superviso tcnica das Secretarias da Presidncia da Repblica, tem a seguinte estrutura bsica: I - Subsecretaria-Geral; II - Cerimonial; III - Secretaria de Controle Interno. Pargrafo nico. O Gabinete Militar e o Gabinete Pessoal, subordinados diretamente ao Presidente da Repblica, vinculam-se administrativamente Secretaria-Geral.

    Art. 2 A Secretaria-Geral, com a finalidade de assistir direta e imediatamente ao Presidente da Repblica no desempenho de suas atribuies, especialmente na coordenao da ao administrativa e na superviso das Secretarias da Presidncia da Repblica, tem a seguinte estrutura bsica: (Redao dada pela Lei n 8.410, de 1992)

    I - Subsecretaria-Geral;

    II - Cerimonial;

    III - Secretaria de Controle Interno.

    Pargrafo nico. A Secretaria de Governo, o Gabinete Militar e o Gabinete Pessoal, subordinados diretamente ao Presidente da Repblica, vinculam-se administrativamente Secretaria-Geral.

    Art. 3 O Gabinete Militar, com a finalidade de assistir direta e imediatamente ao Presidente da Repblica no desempenho de suas atribuies nos assuntos referentes administrao militar, zelar pela sua segurana pessoal, a do Secretrio-Geral, a do Chefe do Gabinete Militar e a do Chefe do Gabinete Pessoal, bem assim das respectivas residncias e dos palcios presidenciais, tem a seguinte estrutura bsica:

    Art. 3 O Gabinete Militar, com a finalidade de assistir direta e imediatamente ao Presidente da Repblica no desempenho de suas atribuies nos assuntos referentes administrao militar, zelar pela sua segurana e pela segurana pessoal dos titulares dos rgos essenciais da Presidncia da Repblica, bem como das respectivas residncias e dos

  • palcios presidenciais, tem a seguinte estrutura bsica: (Redao dada pela Lei n 8.410, de 1992)

    I - Chefia;

    II - Subchefia da Marinha;

    III - Subchefia do Exrcito;

    IV - Subchefia da Aeronutica;

    V - Servio de Segurana.

    Art. 4 O Gabinete Pessoal, com a finalidade de assistir ao Presidente da Repblica nos servios de secretaria particular e ajudncia-de-ordens, tem a seguinte estrutura bsica:

    I - Secretaria Particular;

    II - Ajudncia-de-Ordens.

    Art. 5 O Conselho da Repblica e o Conselho de Defesa Nacional, com a composio e as atribuies previstas na Constituio, tero a organizao e o funcionamento regulados em lei especial.

    Art. 6 O Conselho de Governo, integrado pelos Ministros de Estado, com a finalidade de assessorar o Presidente da Repblica na formulao de diretrizes de ao governamental, reunir-se- quando por ele convocado.

    Pargrafo nico. O Conselho de Governo ser presidido, em cada reunio, pelo Ministro de Estado para este fim designado pelo Presidente da Repblica.

    Art. 7 O Alto Comando das Foras Armadas, integrado pelos Ministros Militares, pelo Chefe do Estado-Maior das Foras Armadas e pelo Chefe do Estado-Maior de cada uma das Foras Singulares, tem por finalidade assessorar o Presidente da Repblica nas decises relativas poltica militar e coordenao de assuntos pertinentes s Foras Armadas.

    Pargrafo nico. O Alto Comando das Foras Armadas rene-se quando convocado pelo Presidente da Repblica e secretariado pelo Chefe do Gabinete Militar.

    Art. 8 O Estado-Maior das Foras Armadas, mantida sua atual estrutura, tem por finalidade assessorar o Presidente da Repblica nos assuntos referidos no art. 50 do Decreto-Lei n 200, de 25 de fevereiro de 1967, e legislao especial superveniente.

    Art. 9 Consultoria-Geral da Repblica, com finalidade de assessorar o Presidente da Repblica em assuntos de natureza jurdica, uniformizar a jurisprudncia administrativa federal e coordenar, supervisionar e controlar as atividades do servio jurdico da Administrao Pblica Federal direta, indireta e fundacional, tem sua estrutura bsica integrada pelo gabinete do Consultor-Geral e pela Consultoria da Repblica.

  • Art. 10. A Secretaria da Cultura tem como finalidade planejar, coordenar e supervisionar a formulao e a execuo da poltica cultural em mbito nacional, de forma a garantir o exerccio dos direitos culturais e o acesso s fontes da cultura; apoiar e incentivar a valorizao e a difuso das manifestaes culturais, promover e proteger o patrimnio cultural brasileiro, tendo como estrutura bsica:

    I - Conselho Nacional de Poltica Cultural;

    II - Departamento de Planejamento e Coordenao;

    III - Departamento de Cooperao e Difuso.

    Pargrafo nico. (Vetado).

    Art. 11. A Secretaria da Cincia e Tecnologia, com a finalidade de planejar, coordenar, supervisionar e controlar as atividades de cincia e tecnologia, inclusive programas especiais e de fomento, e as atividades de pesquisas e desenvolvimento em reas prioritrias, tem a seguinte estrutura bsica: I - Conselho Nacional de Informtica e Automao; II - Departamento de Fomento; III - Departamento de Planejamento e Avaliao; IV - Departamento de Coordenao de Programas; V - Departamento de Coordenao dos rgos de Execuo; VI - Secretaria Especial de Informtica; VII - Instituto de Pesquisas Espaciais; VIII - Instituto Nacional de Pesquisa da Amaznia; IX - Instituto Nacional de Tecnologia.

    Art. 11. A Secretaria da Cincia e Tecnologia, com a finalidade de planejar, coordenar, supervisionar e controlar as atividades de cincia e de tecnologia, inclusive tecnologia industrial bsica, as atividades de pesquisa e desenvolvimento em reas prioritrias, bem como a formulao e a implementao da poltica de informtica e automao, tem a seguinte estrutura bsica: (Redao dada pela Lei n 8.090, de 1990)

    I - Conselho Nacional de Cincia e Tecnologia; (Redao dada pela Lei n 8.090, de 1990)

    II - Conselho Nacional de Informtica e Automao; (Redao dada pela Lei n 8.090, de 1990)

    III - Departamento de Planejamento; (Redao dada pela Lei n 8.090, de 1990)

    IV - Departamento de Coordenao dos rgos de Execuo; (Redao dada pela Lei n 8.090, de 1990)

    V - Departamento de Coordenao de Programas; (Redao dada pela Lei n 8.090, de 1990)

    VI - Departamento de Tecnologia; (Redao dada pela Lei n 8.090, de 1990)

  • VII - Departamento de Poltica de Informtica e Automao; (Redao dada pela Lei n 8.090, de 1990)

    VIII - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais; (Redao dada pela Lei n 8.090, de 1990)

    IX - Instituto Nacional de Pesquisa da Amaznia; (Redao dada pela Lei n 8.090, de 1990)

    X - Instituto Nacional de Tecnologia. (Includo pela Lei n 8.090, de 1990)

    Art. 12. A Secretaria do Meio Ambiente, com a finalidade de planejar, coordenar, supervisionar e controlar as atividades relativas Poltica Nacional do Meio Ambiente e preservao, conservao e uso racional dos recursos naturais renovveis, tem a seguinte estrutura bsica:

    I - Conselho Nacional do Meio Ambiente;

    II - Departamento de Planejamento e Coordenao da Poltica Ambiental;

    III - Departamento Tcnico-Cientfico e de Cooperao;

    IV - Comit do Fundo Nacional do Meio Ambiente.

    Art. 13. A Secretaria do Desenvolvimento Regional, tem por finalidade planejar, coordenar, supervisionar e controlar a ao dos rgos e entidades federais que atuem em programas e projetos de desenvolvimento regional, bem assim articular-se com rgos congneres dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios.

    Art. 14. A Secretaria dos Desportos, com a finalidade de realizar estudos, planejar, coordenar e supervisionar o desenvolvimento do desporto no Pas, de acordo com a Poltica Nacional de Desportos, zelar pelo cumprimento da legislao desportiva e prestar cooperao tcnica e assistncia financeira supletiva aos Estados, ao Distrito Federal, aos Municpios, aos Territrios e s entidades nacionais dirigentes dos desportos, tem a seguinte estrutura bsica: (Revogado pela Lei n 8.672, de 1993( I - Conselho Nacional de Desportos; II - Conselho de Administrao do Fundo de Assistncia ao Atleta Profissional; III - Departamento de Desportos Profissional e No-Profissional; IV - Departamento de Desportos das Pessoas Portadoras de Deficincia; V - (Vetado). VI - (Vetado). VII - (Vetado). Pargrafo nico. (Vetado).

    Art. 15. A Secretaria da Administrao Federal, com a finalidade de realizar estudos, formular diretrizes, orientar normativamente, planejar, coordenar, supervisionar e controlar os assuntos referentes ao pessoal civil da Administrao Pblica Federal direta, indireta e fundacional, bem assim os referentes aos servios gerais, modernizao e organizao administrativas e aos sistemas e servios de processamento de dados dessas entidades, tem a seguinte estrutura bsica: (Vide Lei n 8.140, mde 1990)

  • I - Subsecretaria de Controle de Informtica do Setor Pblico;

    II - Departamento de Recursos Humanos;

    III - Departamento de Servios Gerais;

    IV - Departamento de Modernizao Administrativa;

    V - Departamento de Administrao Imobiliria.

    Art. 16. A Secretaria de Assuntos Estratgicos, com a finalidade de exercer as atribuies de Secretaria Executiva do Conselho de Governo, desenvolver estudos e projetos de utilizao de reas indispensveis segurana do territrio e opinar sobre o seu efetivo uso, fornecer os subsdios necessrios s decises do Presidente da Repblica, cooperar no planejamento, na execuo e no acompanhamento de ao governamental com vistas defesa das instituies nacionais, coordenar a formulao da Poltica Nacional Nuclear e supervisionar sua execuo, salvaguardar interesses do Estado, bem assim coordenar, supervisionar e controlar projetos e programas que lhe forem atribudos pelo Presidente da Repblica, tem a seguinte estrutura bsica:

    I - Departamento de Inteligncia;

    II - Departamento de Macroestratgias;

    III - Departamento de Programas Especiais;

    IV - Centro de Pesquisa e Desenvolvimento para a Segurana das Comunicaes;

    V - Centro de Formao e Aperfeioamento de Recursos Humanos.

    CAPTULO II Dos Ministrios

    Art. 17. So os seguintes os Ministrios:

    I - da Justia;

    II - da Marinha;

    III - do Exrcito;

    IV - das Relaes Exteriores;

    V - da Educao;

    VI - da Aeronutica;

    VII - da Sade;

  • VIII - da Economia, Fazenda e Planejamento;

    IX - da Agricultura e Reforma Agrria;

    X - do Trabalho e da Previdncia Social;

    XI - da Infra-Estrutura;

    XII - da Ao Social.

    Pargrafo nico. So Ministros de Estado os titulares dos Ministrios.

    SEO I Dos Ministrios Militares

    Art. 18. A estrutura e os assuntos que constituem rea de competncia dos Ministrios Militares so especificados no Decreto-Lei n 200, de 25 de fevereiro de 1967, e legislao especial superveniente.

    SEO II Dos Ministrios Civis (Vide Lei 8.422, de 1992)

    Art. 19. Os assuntos que constituem rea de competncia de cada Ministrio Civil so os seguintes:

    I - Ministrio da Justia:

    a) ordem jurdica, nacionalidade, cidadania, direitos polticos, garantias constitucionais;

    b) segurana pblica, Polcia Federal, Rodoviria e Ferroviria Federal e do Distrito Federal;

    c) administrao penitenciria;

    d) estrangeiros;

    e) documentao, publicao e arquivo dos atos oficiais;

    f) defesa da ordem econmica e metrologia legal;

    g) ndios;

    h) registro do comrcio e propriedade industrial;

    II - Ministrio das Relaes Exteriores:

    a) poltica internacional;

  • b) relaes diplomticas, servios consulares;

    c) participao nas negociaes comerciais, econmicas, tcnicas e culturais com pases e entidades estrangeiras;

    d) programa de cooperao internacional;

    e) apoio a delegaes, comitivas e representaes brasileiras em agncias e organismos internacionais e multilaterais;

    III - Ministrio da Educao:

    a) poltica nacional de educao;

    b) educao, ensino civil, pesquisa e extenso universitrias;

    c) magistrio;

    d) educao especial;

    IV - Ministrio da Sade:

    a) poltica nacional de sade;

    b) atividades mdicas e paramdicas;

    c) ao preventiva na rea de sade, vigilncia sanitria nas fronteiras, nos portos e aeroportos;

    d) controle de drogas, medicamentos e alimentos;

    e) pesquisas mdico-sanitrias;

    V - Ministrio da Economia, Fazenda e Planejamento:

    a) moeda, crdito, instituies financeiras, capitalizao, seguros privados e poupana popular;

    b) administrao tributria;

    c) administrao oramentria e financeira, auditoria e contabilidade pblica;

    d) administrao patrimonial;

    e) comrcio exterior;

    f) negociaes econmicas e financeiras com governos e entidades estrangeiras;

    g) desenvolvimento industrial e comercial;

  • h) abastecimento e preos;

    i) elaborao de planos econmicos, projetos de diretrizes e propostas oramentrias;

    j) estudos e pesquisas scio-econmicas;

    l) sistemas cartogrfico e estatsticos nacionais;

    VI - Ministrio da Agricultura e Reforma Agrria: a) produo agrcola e pecuria; b) padronizao e inspeo de produtos vegetais e animais e de insumos utilizados nas atividades agropecurias; c) reforma agrria e apoio s atividades rurais; d) meteorologia, climatologia; e) pesquisa e experimentao agropecuria; f) vigilncia e defesa sanitria animal e vegetal; g) irrigao; h) assistncia tcnica e extenso rural;

    VI - Ministrio da Agricultura e Reforma Agrria: (Redao dada pela Lei n 8.344, de 1991)

    a) poltica agrcola, abrangendo produo, comercializao, abastecimento, armazenagem e garantia de preos mnimos; (Redao dada pela Lei n 8.344, de 1991)

    b) produo e fomento agropecurios; (Redao dada pela Lei n 8.344, de 1991)

    c) mercado, comercializao e abastecimento agrcolas, inclusive estoques regulador e estratgico; (Redao dada pela Lei n 8.344, de 1991)

    d) informao agrcola; (Redao dada pela Lei n 8.344, de 1991)

    e) defesa sanitria animal e vegetal; (Redao dada pela Lei n 8.344, de 1991)

    f) fiscalizao dos insumos utilizados nas atividades agropecurias e da prestao de servios no setor; (Redao dada pela Lei n 8.344, de 1991)

    g) padronizao e inspeo de produtos e derivados animais e vegetais; (Redao dada pela Lei n 8.344, de 1991)

    h) conservao e manejo do solo e gua, voltados ao processo produtivo agrcola; (Redao dada pela Lei n 8.344, de 1991)

    i) pesquisa agrcola tecnolgica; (Includa pela Lei n 8.344, de 1991)

    j) reforma agrria; (Includa pela Lei n 8.344, de 1991)

    l) irrigao; (Includa pela Lei n 8.344, de 1991)

  • m) meteorologia e climatologia; (Includa pela Lei n 8.344, de 1991)

    n) desenvolvimento rural, cooperativismo e associativismo; (Includa pela Lei n 8.344, de 1991)

    o) energizao rural, agroenergia, inclusive eletrificao rural; e (Includa pela Lei n 8.344, de 1991)

    p) assistncia tcnica e extenso rural. (Includa pela Lei n 8.344, de 1991)

    VII - Ministrio do Trabalho e da Previdncia Social:

    a) trabalho e sua fiscalizao;

    b) mercado de trabalho e poltica de empregos;

    c) previdncia social e entidades de previdncia complementar;

    d) poltica salarial;

    e) poltica de imigrao;

    VIII - Ministrio da Infra-Estrutura:

    a) geologia, recursos minerais e energticos;

    b) regime hidrolgico e fontes de energia hidrulica;

    c) minerao e metalurgia;

    d) indstria do petrleo e de energia eltrica, inclusive nuclear;

    e) transportes ferrovirio, rodovirio e aquavirio;

    f) (Vetado).

    g) marinha mercante, portos e vias navegveis;

    h) participao na coordenao dos transportes aerovirios, na forma da lei;

    i) telecomunicaes, inclusive administrao, controle e fiscalizao da utilizao do espectro de radiofreqncias;

    j) servios postais;

    IX - Ministrio da Ao Social:

    a) assistncia social;

  • b) defesa civil;

    c) polticas habitacionais e de saneamento;

    d) radicao de populaes, ocupao do territrio e migraes internas.

    SUBSEO I Do Secretrio Executivo

    Art. 20. Haver em cada Ministrio Civil, exceto no Ministrio das Relaes Exteriores, um Secretrio Executivo, cabendo-lhe, alm da superviso das Secretarias no subordinadas diretamente ao Ministro de Estado, exercer as funes que lhe forem por este atribudas.

    Pargrafo nico. O Secretrio Executivo ser nomeado pelo Presidente da Repblica, mediante indicao do Ministro de Estado competente.

    SUBSEO II Dos rgos Comuns aos Ministrios Civis

    Art. 21. Haver, na estrutura bsica de cada Ministrio Civil, exceto no Ministrio das Relaes Exteriores, os seguintes rgos:

    I - de assistncia direta e imediata ao Ministro de Estado: o Gabinete;

    II - setoriais:

    a) Consultoria Jurdica, exceto no Ministrio da Economia, Fazenda e Planejamento;

    b) Secretaria de Administrao Geral;

    c) Secretaria de Controle Interno.

    Pargrafo nico. Compete aos Consultores Jurdicos e, no Ministrio da Economia, Fazenda e Planejamento, ao Procurador-Geral da Fazenda Nacional, prestar assistncia direta e imediata aos respectivos Ministros de Estado.

    SUBSEO III Do Ministrio das Relaes Exteriores

    Art. 22. So rgos da estrutura bsica do Ministrio das Relaes Exteriores:

    I - a Secretaria de Estado das Relaes Exteriores que compreende:

    a) rgos de assistncia direta e imediata ao Ministro de Estado;

    b) Secretaria-Geral de Poltica Exterior;

    c) Secretaria-Geral Executiva;

  • d) Secretaria-Geral de Controle;

    II - Reparties no Exterior, abrangendo:

    a) as Misses Diplomticas Permanentes;

    b) as Reparties Consulares;

    c) as Reparties Especficas destinadas s Atividades Administrativas, Tcnicas ou Culturais.

    SUBSEO IV Dos rgos Especficos

    Art. 23. So rgos especficos dos Ministrios Civis:

    I - no Ministrio da Justia:

    a) o Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana;

    b) o Conselho Nacional de Poltica Criminal e Penitenciria;

    c) o Conselho Nacional de Trnsito;

    d) o Conselho Federal de Entorpecentes;

    e) o Conselho Superior de Defesa da Liberdade de Criao e Expresso;

    f) o Conselho Nacional dos Direitos da Mulher;

    g) o Conselho Nacional de Segurana Pblica;

    h) o Conselho Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial;

    i) a Secretaria Federal de Assuntos Legislativos;

    j) a Secretaria Nacional dos Direitos da Cidadania e Justia;

    l) a Secretaria Nacional de Direito Econmico;

    m) a Secretaria de Polcia Federal;

    n) o Arquivo Nacional;

    o) a Imprensa Nacional;

    II - no Ministrio da Educao:

    a) o Conselho Federal de Educao;

  • b) a Secretaria Nacional de Educao Bsica;

    c) a Secretaria Nacional de Educao Tecnolgica;

    d) a Secretaria Nacional de Educao Superior;

    e) o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais;

    f) a Coordenao de Aperfeioamento de Pessoal de Nvel Superior;

    III - no Ministrio da Sade:

    a) o Conselho Nacional de Sade;

    b) a Secretaria Nacional de Vigilncia Sanitria;

    c) a Secretaria Nacional de Assistncia Sade;

    IV - no Ministrio da Economia, Fazenda e Planejamento:

    a) o Conselho Nacional de Poltica Fazendria;

    b) o Conselho Monetrio Nacional;

    c) o Comit Brasileiro de Nomenclatura;

    d) o Conselho Nacional de Seguros Privados;

    e) a Cmara Superior de Recursos Fiscais;

    f) os 1, 2 e 3 Conselhos de Contribuintes;

    g) o Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional;

    h) a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional;

    i) a Secretaria Nacional da Economia;

    j) a Secretaria da Fazenda Nacional;

    l) a Secretaria Nacional de Planejamento;

    m) a Secretaria Especial de Poltica Econmica;

    n) a Escola de Administrao Fazendria;

    V - no Ministrio da Agricultura e Reforma Agrria: a) o Conselho Nacional de Agricultura; b) a Comisso Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira;

  • c) a Secretaria Nacional da Defesa Agropecuria; d) a Secretaria Nacional da Reforma Agrria; e) a Secretaria Nacional de Irrigao;

    V - no Ministrio da Agricultura e Reforma Agrria: (Redao dada pela Lei n 8.344, de 1991)

    a) Conselho Nacional de Poltica Agrcola; (Redao dada pela Lei n 8.344, de 1991)

    b) Comisso Especial de Recursos; (Redao dada pela Lei n 8.344, de 1991)

    c) Secretaria Nacional de Poltica Agrcola; (Redao dada pela Lei n 8.344, de 1991)

    d) Secretaria Nacional de Defesa Agropecuria; (Redao dada pela Lei n 8.344, de 1991)

    e) Secretaria Nacional de Irrigao; (Redao dada pela Lei n 8.344, de 1991)

    f) Comisso Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira. (Includa pela Lei n 8.344, de 1991)

    VI - no Ministrio do Trabalho e da Previdncia Social:

    a) o Conselho Nacional de Seguridade Social;

    b) o Conselho Nacional do Trabalho;

    c) o Conselho Curador do Fundo de Garantia por Tempo de Servio;

    d) o Conselho de Gesto da Proteo ao Trabalhador;

    e) o Conselho de Gesto da Previdncia Complementar;

    f) o Conselho de Recursos do Trabalho e Seguro Social;

    g) o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador;

    h) a Secretaria Nacional do Trabalho;

    i) a Secretaria Nacional de Previdncia Social e Complementar;

    VII - no Ministrio da Infra-Estrutura:

    a) a Secretaria Nacional de Minas e Metalurgia;

    b) a Secretaria Nacional de Energia;

    c) a Secretaria Nacional dos Transportes;

  • d) a Secretaria Nacional de Comunicaes;

    VIII - no Ministrio da Ao Social:

    a) o Conselho Nacional de Servio Social;

    b) a Secretaria Nacional da Habitao;

    c) a Secretaria Nacional de Saneamento;

    d) a Secretaria Nacional da Promoo Social;

    e) a Secretaria Especial de Defesa Civil;

    f) a Coordenadoria Nacional para Integrao da Pessoa Portadora de Deficincia.

    Pargrafo nico. (Vetado).

    CAPTULO III Das Extines e Criaes de Cargos e rgos

    Art. 24. So criados os cargos de Ministro de Estado:

    I - da Economia, Fazenda, e Planejamento;

    II - da Agricultura e Reforma Agrria;

    III - do Trabalho e da Previdncia Social;

    IV - da Infra-Estrutura;

    V - da Ao Social.

    Art. 25. Em decorrncia do disposto nos arts. 1, 17 e 24, so extintos os cargos:

    I - de Ministros de Estado Chefe:

    a) do Gabinete Civil da Presidncia da Repblica;

    b) do Gabinete Militar da Presidncia da Repblica;

    c) do Estado-Maior das Foras Armadas;

    d) do Servio Nacional de Informaes;

    II - de Ministros de Estado:

    a) do Planejamento;

  • b) da Fazenda;

    c) dos Transportes;

    d) da Agricultura;

    e) do Trabalho;

    f) do Desenvolvimento da Indstria e do Comrcio;

    g) das Minas e Energia;

    h) do Interior;

    i) das Comunicaes;

    j) da Previdncia e Assistncia Social;

    l) da Cultura;

    m) da Cincia e Tecnologia.

    Art. 26. So criados os seguintes cargos de natureza especial: (Vide Lei n 8.216, de 1991)

    I - Secretrio-Geral da Presidncia da Repblica;

    II - Chefe do Gabinete Militar;

    III - Chefe do Estado-Maior das Foras Armadas;

    IV - Chefe do Gabinete Pessoal do Presidente da Repblica;

    V - oito cargos de Secretrio-Executivo, sendo um em cada Ministrio de que tratam os incisos I, V, VII a XII do art. 17.

    V - sete cargos de Secretrio da Presidncia da Repblica, sendo um em cada Secretaria de que trata a alnea c do pargrafo nico do art. 1; (Redao dada pela Lei n 8.162, de 8.1.1991)

    VI - oito cargos de Secretrio-Executivo, sendo um em cada Ministrio, de que tratam os incisos I, V e VII a XII do art. 17, trs cargos de Secretrio-Geral, no Ministrio, de que trata o inciso IV do mesmo artigo e um cargo de Subsecretrio-Geral da Secretaria-Geral da Presidncia da Repblica. (Inciso includo pela Lei n 8.162, de 8.1.1991)

    1 Os titulares dos cargos referidos nos incisos I a IV deste artigo percebero vencimento mensal de NCz$ 196.200,00 (cento e noventa e seis mil e duzentos cruzados novos), reajustado no mesmo percentual e poca em que for fixada a retribuio dos Ministros de Estado.

  • 1 Os titulares dos cargos especificados neste artigo percebero vencimento mensal de : (Redao dada pela Lei n 8.162, de 8.1.1991)

    a) Cr$127.530,00 (cento e vinte e sete mil, quinhentos e trinta cruzeiros), os referidos nos incisos I e IV; (Alnea includa pela Lei n 8.162, de 8.1.1991)

    b) Cr$117.878,00 (cento e dezessete mil, oitocentos e setenta e oito cruzeiros), os mencionados no inciso V, bem assim o de Consultor-Geral da Repblica; (Alnea includa pela Lei n 8.162, de 8.1.1991)

    c) Cr$108.225,00 (cento e oito mil, duzentos e vinte e cinco cruzeiros), os de que trata o inciso VI. (Alnea includa pela Lei n 8.162, de 8.1.1991)

    2 Os titulares dos cargos referidos no inciso V, bem assim o Consultor-Geral da Repblica, percebero vencimento mensal de NCz$ 166.500,00 (cento e sessenta e seis mil e quinhentos cruzados novos), reajustado no mesmo percentual e poca em que for fixada a retribuio dos Ministros de Estado.

    2 Aos vencimentos fixados no pargrafo anterior ser acrescida representao mensal equivalente a cem por cento do respectivo valor. (Redao dada pela Lei n 8.162, de 8.1.1991)

    3 Os vencimentos fixados no 1 sero atualizados nas mesmas datas e ndices em que forem reajustados os vencimentos dos servidores pblicos federais. (Pargrafo includo pela Lei n 8.162, de 8.1.1991)

    4 Os servidores federais, estaduais, do Distrito Federal e dos Municpios, investidos nos cargos especificados neste artigo, podero optar pela remunerao a que faam jus nos rgos ou entidades de origem, com direito de perceber a importncia correspondente a cinqenta e cinco por cento do vencimento fixado no 1, acrescida da representao mensal. (Pargrafo includo pela Lei n 8.162, de 8.1.1991)

    Art. 27. So extintos:

    I - o Gabinete Civil da Presidncia da Repblica;

    II - o Servio Nacional de Informaes;

    III - a Secretaria de Planejamento e Coordenao da Presidncia da Repblica;

    IV - a Secretaria de Assessoramento da Defesa Nacional;

    V - os Ministrios da Fazenda, dos Transportes, da Agricultura, do Trabalho, do Desenvolvimento da Indstria e do Comrcio, das Minas e Energia, do Interior, das Comunicaes, da Previdncia e Assistncia Social, da Cultura e da Cincia e Tecnologia.

    VI - as Secretarias-Gerais e as atuais Secretarias ou Assessorias Internacionais dos Ministrios Civis ou rgos equivalentes da Presidncia da Repblica, ressalvado o disposto no art. 19;

  • VII - as Divises ou Assessorias de Segurana e Informaes dos Ministrios Civis e os rgos equivalentes das entidades da Administrao Federal indireta e fundacional.

    1 So, ainda, extintos:

    a) na Presidncia da Repblica:

    1. o Conselho de Desenvolvimento Econmico;

    2. o Conselho de Desenvolvimento Social;

    3. o Conselho Superior do Meio Ambiente;

    b) no Ministrio da Justia:

    1. a Comisso de Defesa dos Direitos do Cidado;

    2. o Conselho Nacional de Defesa do Consumidor;

    3. o Conselho Federal para a Reconstituio dos Bens Lesados;

    c) no Ministrio das Relaes Exteriores:

    1. a Delegao para o Desarmamento e Direitos Humanos, em Genebra;

    2. a Delegao Permanente junto aos Organismos Internacionais sediados em Londres;

    3. a Misso Permanente junto s Naes Unidas, em Viena;

    4. a Representao Permanente junto FAO e Organismos Internacionais Conexos, sediada em Roma;

    2 O acervo patrimonial dos rgos referidos no caput deste artigo ser transferido para os Ministrios e rgos que tiverem absorvido as correspondentes atribuies, facultado ao Poder Executivo, aps inventrio, alienar o excedente ou do-lo aos Estados, ao Distrito Federal, aos Municpios ou mediante a autorizao legislativa especfica, a instituies de educao e de assistncia social, sem fins lucrativos, reconhecidas na forma da lei.

    3 o Poder Executivo autorizado a remanejar as dotaes oramentrias dos rgos, unidades e entidades da Administrao direta e indireta, inclusive fundacional, extintos, em unidades de referncia oramentria de cada subprojeto ou subatividade, para os rgos, unidades e entidades que tiverem absorvido as correspondentes atribuies, mantida a respectiva classificao funcional-programtica, inclusive os ttulos, descritores, metas e objetivos, bem como a respectiva classificao por grupos de natureza da despesa, determinadas na Lei n 7.999, de 31 de janeiro de 1990, com os valores estabelecidos em conformidade com o Decreto n 98.913, de 31 de janeiro de 1990.

    4 As despesas empenhadas e executadas at 15 de maro de 1990, pelos rgos, unidades e entidades extintas, devero ser deduzidas das dotaes dos rgos, unidades e

  • entidades que tiverem absorvido as correspondentes atribuies e assumido a respectiva programao oramentria na formao do pargrafo anterior.

    5 Para o fins do disposto nesta lei fica o Poder Executivo autorizado a:

    a) extinguir ou transferir, no mbito da Administrao Pblica Federal, mediante alterao de denominao e especificao, sem aumento de despesa, cargos ou funes de confiana dos Grupos Direo e Assessoramento Superiores (DAS) e Direo e Assessoramento Intermedirio (DAI) ou funes equivalentes de natureza especial;

    b) transferir, para os rgos que tiverem absorvido as correspondentes atribuies, as Tabelas Especiais de Emprego ou de Pessoal Temporrio;

    c) fixar a lotao do pessoal nos rgos da Presidncia da Repblica e nos Ministrios Civis, bem assim redistribuir servidores no interesse da administrao.

    Art. 28. O excedente de pessoal em exerccio nos rgos e Ministrios organizados nos termos desta lei ser:

    I - dispensado, quando ocupante, exclusivamente, de funo de confiana (LT-DAS) ou de Funo de Assessoramento Superior (FAS);

    II - automaticamente devolvido aos rgos e entidades de origem, quando se tratar de servidores requisitados ou cedidos;

    III - exonerado do cargo em comisso ou funo de confiana (DAS) ou dispensado da funo (DAI), retornando ao cargo ou emprego permanente, sem prejuzo do disposto no item seguinte;

    IV - considerado em disponibilidade, quando ocupante de cargo ou emprego permanente dos respectivos quadros ou tabelas.

    1 A tramitao do processo de disponibilidade dar-se- em carter de urgncia.

    2 Ressalvada a hiptese de acumulao lcita, aos servidores em disponibilidade vedado exercer qualquer cargo, funo ou emprego ou prestar servios remunerados a qualquer ttulo, em rgos ou entidades da Administrao Pblica Federal, dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municpios.

    3 Fica o Poder Executivo autorizado a dispor, mediante decreto, sobre o aproveitamento do pessoal de que tratam os pargrafos precedentes.

    4 Nos rgos no exista quadro prprio de pessoal de apoio tcnico-administrativo, podero ser mantidas, nos casos de comprovada necessidade, ouvida a Secretaria de Administrao Federal da Presidncia da Repblica, as funes de assessoramento superior at a implantao do respectivo quadro de pessoal.

    Art. 29. O disposto nesta lei no legitima os atos praticados em desacordo com a legislao em vigor, nem exonera de responsabilidade os infratores.

  • CAPTULO IV Das Disposies Gerais

    Art. 30. As entidades integrantes da Administrao Pblica Federal indireta sero vinculadas aos rgos da Presidncia da Repblica e aos Ministrios, segundo as normas constantes do 1 do art. 4 e 2 do art. 5 do Decreto-Lei n 200, de 25 de fevereiro de 1967, e sujeitos superviso exercida, respectivamente, pelos Secretrios da Presidncia da Repblica e pelos Ministros de Estado, por intermdio dos Secretrios dos Ministrios.

    Art. 31. Fica vedada a realizao de dispndios a qualquer ttulo com remunerao pessoal, pagamento ou reembolso de gastos de transporte, estadia ou alimentao, por motivo de participao em Conselho, Comisso ou outros rgos colegiados da Administrao Pblica Federal direta, que no possuam competncia judicante.

    1 Os servios de secretaria executiva dos colegiados sero obrigatoriamente providos por rgos integrantes da estrutura bsica do Ministrio.

    2 A participao em rgos colegiados com funes de normatizao, deliberao, fiscalizao, consulta, coordenao, assessoramento e formulao de polticas setoriais, ser considerada prestao de servios relevantes.

    Art. 32. Fica vedada, ainda, a criao de entidades da Administrao Pblica Federal indireta, com finalidade de prestar apoio tcnico ou administrativo aos rgos e outras entidades da Administrao Pblica Federal direta, autrquica ou fundacional.

    CAPTULO V Das Disposies Finais e Transitrias

    Art. 33. Lei de normas gerais sobre desportos dispor sobre o processo de julgamento das questes relativas disciplina e s competies desportivas. (Regulamento)

    Art. 34. Os recursos interpostos contra decises referentes a prestaes, contribuies e infraes legislao previdenciria e trabalhista continuaro a ser processados e julgados pelos rgos atualmente competentes.

    Pargrafo nico. Os rgos referidos neste artigo sero extintos com a instalao do Conselho a que alude a alnea f do inciso VI do art. 23.

    Art. 35. A Lei n 6.938, de 31 de agosto de 1981, alterada pela Lei n 7.804, de 18 de julho de 1989, passa a vigorar com as seguintes modificaes:

    "Art. 1 Esta lei, com fundamento nos incisos VI e VII do art. 23 e no art. 235 da Constituio, estabelece a Poltica Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulao e aplicao, constitui o Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama) e institui o Cadastro de Defesa Ambiental.

    .......................................................................................................

    Art. 6 .............................................................................................

  • I - rgo superior: o Conselho de Governo, com a funo de assessorar o Presidente da Repblica na formulao da poltica nacional e nas diretrizes governamentais para o meio ambiente e os recursos ambientais;

    II - rgo consultivo e deliberativo: o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), com a finalidade de assessorar, estudar e propor ao Conselho de Governo, diretrizes de polticas governamentais para o meio ambiente e os recursos naturais e deliberar, no mbito de sua competncia, sobre normas e padres compatveis com o meio ambiente ecologicamente equilibrado e essencial sadia qualidade de vida;

    III - rgo central: a Secretaria do Meio Ambiente da Presidncia da Repblica, com a finalidade de planejar, coordenar, supervisionar e controlar, como rgo federal, a poltica nacional e as diretrizes governamentais fixadas para o meio ambiente;

    IV - rgo executor: o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis, com a finalidade de executar e fazer executar, como rgo federal, a poltica e diretrizes governamentais fixadas para o meio ambiente;

    ......................................................................................................

    Art. 8 Compete ao Conama:

    ......................................................................................................

    II - determinar, quando julgar necessrio, a realizao de estudos das alternativas e das possveis conseqncias ambientais de projetos pblicos ou privados, requisitando aos rgos federais, estaduais e municipais, bem assim a entidades privadas, as informaes indispensveis para apreciao dos estudos de impacto ambiental, e respectivos relatrios, no caso de obras ou atividades de significativa degradao ambiental, especialmente nas reas consideradas patrimnio nacional.

    ...........................................................................................................

    Pargrafo nico. O Secretrio do Meio Ambiente , sem prejuzo de suas funes, o Presidente do Conama."

    Art. 36. O art. 2 da Lei n 7.735, de 22 de fevereiro de 1989, passa a vigorar com a

    seguinte redao: (Vide Medida Provisria n 366, de 2007) (Revogado pela Lei n 11.516, 2007)

    "Art. 2 criado o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renovveis (Ibama), Autarquia Federal de Regime Federal, dotada de personalidade jurdica de Direito Pblico, autonomia administrativa e financeira, vinculada Secretaria do Meio Ambiente da Presidncia da Repblica, com a finalidade de assessor-la na formao e coordenao, bem como executar e fazer executar a poltica nacional do meio ambiente e da preservao, conservao e uso racional, fiscalizao, controle e fomento dos recursos naturais." (Revogado pela Lei n 11.516, 2007)

  • Art. 37. O art. 4 da Lei n 7.797, de 10 de julho de 1989, passa a vigorar com a seguinte redao:

    "Art. 4 O Fundo Nacional do Meio Ambiente administrado pela Secretaria do Meio Ambiente da Presidncia da Repblica, de acordo com as diretrizes fixadas pelo Conselho de Governo, sem prejuzo das competncias do Conama."

    Art. 38. O art. 10 da Lei n 7.853, de 24 de outubro de 1989, passa a vigorar com a seguinte redao:

    "Art. 10. A coordenao superior dos assuntos, aes governamentais e medidas, referentes a pessoas portadoras de deficincia, incumbir Coordenadoria Nacional para a Pessoa Portadora de Deficincia (Corde), rgo autnomo do Ministrio da Ao Social, ao qual sero destinados recursos oramentrios especficos.

    Pargrafo nico. Ao rgo a que se refere este artigo caber formular a Poltica Nacional para a Integrao da Pessoa Portadora de Deficincia, seus planos, programas e projetos e cumprir as instrues superiores que lhes digam respeito, com a cooperao dos demais rgos pblicos."

    Art. 39. A Lei n 7.232, de 23 de outubro de 1984, passa a vigorar com as seguintes modificaes:

    "Art. 6 O Conselho Nacional de Informtica e Automao (Conin) constitudo por representantes dos Ministros da Economia, Fazenda e Planejamento, da Infra-Estrutura, do Trabalho e da Previdncia Social, da Educao, das Relaes Exteriores, pelo Chefe do Estado-Maior das Foras Armadas e pelo Secretrio de Cincia e Tecnologia e da Administrao Federal, representando o Poder Executivo, bem assim por 8 (oito) representantes de entidades no governamentais, compreendendo representantes da indstria e dos usurios de bens e servios de informtica, dos profissionais e trabalhadores do setor, da comunidade cientfica e tecnolgica, da imprensa e da rea jurdica.

    1 Cabe a Presidncia do Conselho Nacional de Informtica e Automao ao Secretrio de Cincia e Tecnologia."

    Art. 40. Os arts. 55 e 67 da Lei n 7.501, de 27 de junho de 1986, passam a vigorar com a

    seguinte redao: (Vide Medida Provisria n 319, de 2006). (Revogada pela Lei n 11.440, de 2006)

    "Art. 55. Sero transferidos para o Quadro Especial do Servio Exterior: (Revogada pela Lei n 11.440, de 2006) I - O Ministro de Primeira Classe, ao completar 65 (sessenta e cinco) anos de idade ou 15 (quinze) anos de classe; (Revogada pela Lei n 11.440, de 2006) II - O Ministro de Segunda Classe, ao completar 60 (sessenta) anos de idade ou 15 (quinze) anos de classe; (Revogada pela Lei n 11.440, de 2006) III - O Conselheiro, ao completar 58 (cinqenta e oito) anos de idade ou 15 (quinze) anos de classe. (Revogada pela Lei n 11.440, de 2006) 1 A transferncia para o Quadro Especial do Servio Exterior ocorrer na data em que se verificar a primeira das duas condies previstas em cada um dos incisos I, II e III deste artigo.

  • (Revogada pela Lei n 11.440, de 2006) 2 O Diplomata em misso permanente no exterior, transferido para o Quadro Especial do Servio Exterior, ser removido para a Secretaria de Estado, no podendo sua partida do posto exceder o prazo de 60 (sessenta) dias, contado da data de sua transferncia para o referido Quadro. (Revogada pela Lei n 11.440, de 2006) 3 O Diplomata transferido para o Quadro Especial do Servio Exterior no poder ser designado para misses permanentes ou transitrias no exterior. (Revogada pela Lei n 11.440, de 2006) 4 O Ministro de Segunda Classe que tiver exercido, por no mnimo 2 (dois) anos, as funes de Chefe de Misso Diplomtica permanente ter assegurada, no Quadro Especial do Servio Exterior, a remunerao correspondente ao cargo de Ministro de Primeira Classe do mesmo Quadro. (Revogada pela Lei n 11.440, de 2006) 5 O cargo de Ministro de Segunda Classe do Quadro Especial do Servio Exterior transformar-se- em cargo de Ministro de Primeira Classe do mesmo Quadro, na data em que o respectivo ocupante satisfizer, antes de atingir a idade de aposentadoria compulsria, aos requisitos do inciso I do art. 52 desta lei. (Revogada pela Lei n 11.440, de 2006) 6 O cargo de Conselheiro do Quadro Especial do Servio Exterior transformar-se- em cargo de Ministro de Segunda Classe do mesmo Quadro, na data em que o respectivo ocupante satisfizer, antes de atingir a idade de aposentadoria compulsria, os requisitos do inciso II do art. 52 desta lei. (Revogada pela Lei n 11.440, de 2006) 7 O cargo de Conselheiro do Quadro Especial do Servio Exterior, transformado, nos termos do pargrafo anterior, em cargo de Ministro de Segunda Classe do mesmo Quadro, no poder vir a ser, posteriormente, transformado em cargo de Ministro de Primeira Classe. (Revogada pela Lei n 11.440, de 2006) 8 (Vetado). (Revogada pela Lei n 11.440, de 2006) ...................................................................................................... Art. 67. O Auxiliar Local ser regido pela legislao que lhe for aplicvel, respeitadas as peculiaridades decorrentes da natureza especial do servio e das condies do mercado local de trabalho, na forma estabelecida em regulamento prprio." (Revogada pela Lei n 11.440, de 2006)

    Art. 41. A transferncia para o Quadro Especial dos Ministros de Primeira Classe, dos Ministros de Segunda Classe e dos Conselheiros que, em 15 de maro de 1990, hajam completado 15 (quinze) anos de classe, far-se- dentro de 90 (noventa) dias contados da referida data, mantido o prazo de partida previsto no 2 do art. 55 da Lei n 7.501, de 27 de

    junho de 1986, com as modificaes introduzidas por esta Lei. (Vide Medida Provisria n 319, de 2006). (Revogada pela Lei n 11.440, de 2006) Pargrafo nico. A transferncia para o Quadro Especial dos Ministros de Primeira Classe, dos Ministros de Segunda Classe e dos Conselheiros que vierem a completar 15 (quinze) anos de classe, antes de 15 de junho de 1990, far-se- igualmente dentro do prazo estabelecido neste artigo. (Revogada pela Lei n 11.440, de 2006)

    Art. 42. Os titulares dos rgos referidos nas alneas b, c e d do inciso I do art. 22 sero nomeados pelo Presidente da Repblica dentre os Ministros de Primeira Classe da Carreira de Diplomata que tenham exercido chefia de misso diplomtica, em carter permanente, ainda que comissionados.

    Art. 43. Sero transformados em Consulados Gerais os Consulados Gerais de Primeira Classe com sede nas cidades de Los Angeles, Milo, Nova Iorque e Porto.

  • Art. 44. O art. 43 da Lei n 6.251, de 6 de outubro de 1975, passa a vigir com a seguinte redao:((Revogado pela Lei n 8.672, de 1993(

    "Art. 43. O Conselho Nacional de Desportos compor-se- de 11 (onze) membros, nomeados pelo Presidente da Repblica, sendo: I - o Secretrio dos Desportos da Presidncia da Repblica, como seu Presidente; II - dois membros indicados pelo Secretrio dos Desportos dentre pessoas de elevada expresso cvica e de notrios conhecimentos e experincias sobre desporto para servirem, um como 1 Vice-Presidente e, outro, como 2 Vice-Presidente; III - um representante do Comit Olmpico Brasileiro, por este indicado; IV - um representante da Federao Brasileira de Medicina Esportiva, por esta indicado; V - um representante das confederaes dirigentes de desportos no-profissionais, por estas indicado; VI - um representante das confederaes dirigentes de desportos profissionais, por estas indicado; VII - um representante de clubes de futebol profissional da 1 Diviso Nacional, por estes indicado; VIII - um representante dos atletas no-profissionais; IX - um representante dos atletas profissionais; X - um representante dos tcnicos desportivos. 1 Os membros referidos nos incisos V, VI e VII sero indicados por eleio, em sesso especialmente convocada para este fim, presidida pelo titular da Secretaria dos Desportos. 2 Os membros referidos nos incisos VIII, IX e X so livre indicao do Secretrio dos Desportos. 3 O mandato do Conselheiro ser de at 2 (dois) anos, permitida a reconduo, e no ultrapassar, em qualquer hiptese, ao do Presidente da Repblica."

    Art. 45. As competncias e atribuies do Ministrio da Educao constantes nas Leis n 6.269, de 24 de novembro de 1975, n 6.251, de 8 de outubro de 1975 e n 7.752, de 14 de abril de 1989, so transferidas Secretaria dos Desportos da Presidncia da Repblica.

    Art. 46. O Conselho Curador a que se refere o caput do art. 3 da Lei n 7.839, de 12 de outubro de 1989, passa a ter a seguinte composio: 3 (trs) representantes dos trabalhadores e 3 (trs) representantes dos empregadores, alm de 1 (um) representante de cada uma das seguintes entidades e rgos: Ministrio da Economia, Fazenda e Planejamento, Ministrio do Trabalho e da Previdncia Social, Ministrio da Ao Social, Caixa Econmica Federal e Banco Central do Brasil.

    Art. 47. O regulamento a que se refere o art. 67 da Lei n 7.501, de 27 de junho de 1986, com a redao dada pela presente lei, ser baixada pelo Poder Executivo no prazo de cento e vinte dias.

    Art. 48. As funes desempenhadas pelas Misses Diplomticas referidas na alnea c do 1 do art. 27 sero atribudas Delegao Permanente em Genebra, Misso junto s Naes Unidas em Nova Iorque e s Embaixadas em Londres, Viena e Roma.

    Art. 49. (Vetado).

    Art. 50. (Vetado).

  • Art. 51. (Vetado).

    Art. 52. (Vetado).

    Art. 53. (Vetado).

    Art. 54. (Vetado).

    Art. 55. (Vetado).

    Art. 56. (Vetado).

    Art. 57. O Poder Executivo dispor sobre a organizao e funcionamento dos Ministrios e rgos de que trata esta lei, especialmente do Conselho de Governo e de suas Cmaras.

    Art. 58. O Conselho de Governo propor o Plano Nacional de Cooperativismo, a ser submetido ao Congresso Nacional.

    Art. 59. Esta lei entra em vigor na data de sua publicao.

    Art. 60. Revogam-se o art. 2 da Lei n 7.353, de 29 de agosto de 1985, o art. 1 da Lei n 7.536, de 15 de setembro de 1986, o art. 7 da Lei n 6.938, de 31 de agosto de 1981, com a redao dada pelo inciso IV do art. 1 da Lei n 7.804, de 18 de julho de 1989, o art. 11 da Lei n 7.853, de 24 de outubro de 1989, e demais disposies em contrrio.

    Braslia, 12 de abril de 1990; 169 da Independncia e 102 da Repblica.

    FERNANDO COLLOR Bernardo Cabral

    Este texto no substitui o publicado no D.O.U. de 13.4.1990