atualização das nrs 2012

16
Atualização das Nrs 2012

Upload: yuri-chaves

Post on 28-Apr-2015

22 views

Category:

Documents


5 download

TRANSCRIPT

Page 1: Atualização das Nrs 2012

Atualização das Nrs 2012

Page 2: Atualização das Nrs 2012

ATUALIZAÇÃO NR-28: O CUSTO FISCAL DE NRs COMO FERRAMENTA DE GESTÃO

O Ministério do Trabalho ATUALIZOU a NR-28 em 10/01/2012, publicando novas ementas de infrações a dispositivos de NRs que foram atualizadas recentemente (NRs 12, 15, 18 e 31).

Page 3: Atualização das Nrs 2012

O QUE SÃO EMENTAS DE NRs As ementas das NRs constituem um código ao lado do

enunciado de uma regra da NR. Essas ementas são utilizadas durante a lavratura de autos de infração por parte dos auditores fiscais quando surpreendem irregularidades. Essa ementa é uma espécie de “cpf” da infração e indica ainda um grau da infração, que pode ser 1, 2, 3 e 4. Veja abaixo, um exemplo de ementa relacionada à não organização da CIPA I4). Neste exemplo, o grau de infração é 4:

DA CONSTITUIÇÃO

5.2

Devem constituir CIPA, por estabelecimento, e mantê-la em regular funcionamento as empresas privadas, públicas, sociedades de economia mista, órgãos da administração direta e indireta, instituições beneficentes, associações recreativas, cooperativas, bem como outras instituições que admitam trabalhadores como empregados.

205.001-3 / I4

Page 4: Atualização das Nrs 2012

O cálculo do custo fiscal é feito com base no número de empregados da empresa, no valor da UFIR (da Receita Federal), no tipo de infração (se Segurança ou Saúde) e no Grau de Infração (da ementa). Pode ser complicado entender tudo isso, mas se vc ver um exemplo de cálculo automático, dá pra entender melhor.

Com a recente atualização das NRs 12, 18 e 31 o Ministério do Trabalho teve que publicar as novas ementas dos novos regulamentos, a fim de que os Auditores Fiscais possam se basear para lavrar autos de infração pelo descumprimento dessas novas regras. Para o pessoal do SESMT e do Setor Financeiro das empresas é importante também saber esse custo potencial.

Page 5: Atualização das Nrs 2012

Nr 20- Inflamáveis A nova NR-20, como tem ocorrido com outras Nrs, incorporou um

upgrade completo, aproximando esta nova NR da mesma abordagem que tem orientado outras que foram atualizadas e publicadas no ano passado. Isto significa a adoção de alguns princípios.

Em primeiro lugar a necessidade da elaboração de um Projeto de Instalações e ainda que as instalações para extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis devem ser projetadas considerando os aspectos de segurança, saúde e meio ambiente que impactem sobre a integridade física dos trabalhadores previstos nas Normas Regulamentadoras. Devem ser observadas ainda, normas técnicas nacionais e, na ausência ou omissão destas, nas normas internacionais, convenções e acordos coletivos, bem como nas demais regulamentações pertinentes em vigor.

Page 6: Atualização das Nrs 2012

Além disso, o projeto deve prever a adoção de mecanismos de controle para interromper e/ou reduzir uma possível cadeia de eventos decorrentes de vazamentos, incêndios ou explosões. Essas medidas incluem a utilização de metodologias de análise de riscos para a identificação da necessidade de adoção de medidas de proteção complementares. Aqui, a nova NR-20, assim como na nova NR-12, inclui o princípio similar à falha segura, obrigando à existência de mecanismos que interrompam uma cadeia de eventos de risco.

Segundo a nova redação, a NR-20 estabelece requisitos mínimos para a gestão da segurança e saúde no trabalho contra os fatores de risco de acidentes provenientes das atividades de:

a) extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação de inflamáveis, nas etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção, inspeção e desativação da instalação;

b) extração, produção, armazenamento, transferência e manuseio de líquidos combustíveis, nas etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção, inspeção e desativação da instalação.

A nova NR consolida a noção de classes para o tipo de atividade com inflamáveis e combustíveis, havendo regras para cada Classe, incluindo Análise Preliminar de Risco. Um aspecto positivo dessa nova NR é que não foram criados PPRA ou CIPA específicos, reduzindo assim a burocracia e o número de exigências.

Os trabalhadores deverão ser submetidos a treinamento variável, (Básico, Intermediário e Avançado) dependendo do tipo de Classe e de atividade que vão desenvolver.

Page 7: Atualização das Nrs 2012

DOCUMENTOS O empregador deve elaborar Plano que contemple a prevenção e

controle de vazamentos, derramamentos, incêndios e explosões e, nos locais sujeitos à atividade de trabalhadores, a identificação das fontes de emissões fugitivas.

Deve, ainda, comunicar ao órgão regional do Ministério do Trabalho e Emprego e ao sindicato da categoria profissional predominante no estabelecimento a ocorrência de vazamento, incêndio ou explosão envolvendo inflamáveis e líquidos combustíveis que tenha como consequência ferimento ou morte do trabalhador. Ou seja, mais um documento de notificaçao além da CAT.

Outro documento exigido é o Prontuário da Instalação contendo: a) Projeto da Instalação; b) Procedimentos Operacionais; c) Plano de Inspeção e Manutenção; d) Análise de Riscos; e) Plano de prevenção e controle de vazamentos, derramamentos, incêndios e explosões e identificação das fontes de emissões fugitivas; f) Certificados de capacitação dos trabalhadores; g) Análise de Acidentes; h) Plano de Resposta a Emergências.

No final, nova NR-20 traz um Glossário com expressões técnicas mais utilizadas na atividade.

COMISSÃO TRIPARTITE O artigo 2º da NR 20, aprova a criação da Comissão Nacional Tripartite

Temática, com o objetivo de acompanhar a implantação da nova regulamentação. A CNTT avaliará os prazos consignados após 12 meses da publicação desta nova NR podendo propor ajustes.

Page 8: Atualização das Nrs 2012

NR 35- Trabalho em altura

Page 9: Atualização das Nrs 2012

NR 34- Industria Naval A alteração consistiu em um acréscimo ao texto anterior da

NR e refere-se à execução de trabalho em altura sob determinadas velocidades do vento e utilizando cordas, o que representa um risco nesse tipo de trabalho. Daí a necessidade de circunstâncias e responsabilidades específicas.

Page 10: Atualização das Nrs 2012
Page 11: Atualização das Nrs 2012

NR-24 (CONDIÇÕES SANITÁRIAS DE CONFORTO NOS LOCAIS DE TRABALHO) A maior novidade no texto da nova NR-24 é o acréscimo de novas

exigências ao texto anterior, principalmente em relação a uniformes e vestimentas que devem ser diferenciadas dos EPIs (NR-6).

Observa-se que as regras tornaram-se em alguns itens mais resumidas e sem muitos detalhes técnicos, e em outros ampliaram-se algumas exigências. Vamos fazer algumas comparações.

Por exemplo, no texto anterior, não havia exigência para a metragem de equipamentos sanitários e nem da proporção e número de vestiários. O novo texto prevê dimensões mínimas, inclusive vestiários para empresas com até 10 trabalhadores, mantendo-se a separação de sanitários por gênero e obrigatoriedade de fornecimento de papel higiênico.

REFEIÇÕES Em relação a local para refeições, anteriormente exigia-se um

Refeitório para no mínimo 300 trabalhadores, agora exige-se um local adequado para as refeições para no mínimo 30 empregados, inclusive fornecimento de água potável.

Em relação a COZINHA, passa a ser exigido a utilização de aventais e gorros pelos funcionários.

Page 12: Atualização das Nrs 2012

As regras para ALOJAMENTOS tornaram-se tambem mais simples e foram retirados vários itens com detalhamento de dimensões, inclusive a proibição para a permanência de pessoas acometidas de doenças infecto-contagiosas. De fato, a saúde dos empregados deve ser avaliada no exame admissional, não sendo necessária uma exigência que deve ser responsabilidade do médico que elabora o ASO, previamente à entrada do trabalhador no seu local de trabalho.

Aparece um novo item exclusivo para a ÁGUA POTÁVEL, que no texto anterior aparecia nas Disposições Gerais. Algumas exigências do texto anterior foram suprimidas, como por exemplo, a exigência de que a limpeza dos locais de trabalho fosse feita fora do horário do expediente. Foi deletado tambem o item relacionado à exigência de tratamento adequado de resíduos.

No final, foi acrescentado o item relacionado a Uniformes e Vestimentas de Trabalho, fazendo-se uma diferenciação entre Uniforme (destinada à padronização visual) e a Vestimenta (a ser usada por exigência do tipo de trabalho), não sendo ambas consideradas como EPI.

Page 13: Atualização das Nrs 2012

ATUALIZAÇÃO NR-33 EM 30/08/12: CAPACITAÇÃO PARA TRABALHO EM ESPAÇOS CONFINADOS

Page 14: Atualização das Nrs 2012

NR 15 PARÂMETROS E RISCOS Se na versão anterior o foco da NR era a caracterização

do Limite de Tolerância, ou “LT”, a nova NR-15 introduz o conceito de Valores de Referência de Exposição Ocupacional, ou “VRO”.

E quais as diferenças entre esses dois conceitos, o LT e o VRO?

Enquanto o LT constituía um valor bem definido, o VRO aparece como apenas um dos parâmetros para se avaliar o risco. Dentro do conceito de VRO, será necessário considerar várias “limitações conceituais intrínsecas“:

Page 15: Atualização das Nrs 2012

E quais seriam essas limitações? observe o que diz o glossário da nova NR-15 indicando essas restrições (veja a partir do item “b”):

Page 16: Atualização das Nrs 2012

RESPONSABILIDADES Por outro lado, a nova NR traz alguns avanços:  exigência

de que o controle de riscos seja realizado ainda na fase de projeto e sempre que ocorrerem modificações nas instalações ou atividades, sendo essa a tendência geral nas normas internacionais. Além disso, introduz-se a solidariedade entre contratantes e contratados quando ao cumprimento da nova NR, abrangendo as responsabilidades nessa área. E em termos de participação, garante-se aos representantes dos trabalhadores o acompanhamento das medidas adotadas no controle dos riscos, mesmo na fase de projeto. Veja abaixo essas inovações: