atualidades 1 as idades - pré e antiguidade

7
1 As Idades e suas relações com o Mundo contemporâneo Atualidades – Conhecimentos Gerais: Pré-história e Antiguidade Introdução Para melhor entender o homem e a sociedade, antropólogos e historiadores dividiram, didaticamente, o passado da humanidade por ERAS HISTÓRICAS. Por meio das ERAS HISTÓRICAS que entenderemos a “evolução do homem”, as primeiras formas de socialização e vivência em comunidades, os registros artísticos e religiosos, as “justificativas” de longas batalhas por território, riqueza e poder, o desenvolvimento da moeda e da economia, o desenvolvimento científico etc. É graças a essa periodização da história da humanidade que compreendemos a evolução dos povos no âmbito político, social, econômico, histórico e cultural. São elas: (a) Pré-história; (b) Idade Antiga ou Antiguidade; (c) Idade Média – dividida em Alta e Baixa; (d) Idade Moderna; e (e) Idade Contemporânea. Pré-história: o hominídeo e o “desenvolvimento da escrita” Período anterior à escrita, onde as formas de comunicação humana são desenvolvidas a partir

Upload: sistema-dinamus-de-ensino

Post on 23-Jun-2015

1.556 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Atualidades 1   as idades - pré e antiguidade

1

As Idades e suas relações com o Mundo contemporâneo

Atualidades – Conhecimentos Gerais: Pré-história e Antiguidade

Introdução Para melhor entender o homem e a sociedade, antropólogos e historiadores dividiram, didaticamente, o passado da humanidade por ERAS HISTÓRICAS. Por meio das ERAS HISTÓRICAS que entenderemos a “evolução do homem”, as primeiras formas de socialização e vivência em comunidades, os registros artísticos e religiosos, as “justificativas” de longas batalhas por território, riqueza e poder, o desenvolvimento da moeda e da economia, o desenvolvimento científico etc. É graças a essa periodização da história da humanidade que

compreendemos a evolução dos povos no âmbito político, social, econômico, histórico e cultural. São elas: (a) Pré-história; (b) Idade Antiga ou Antiguidade; (c) Idade Média – dividida em Alta e Baixa; (d) Idade Moderna; e (e) Idade Contemporânea.

Pré-história: o hominídeo e o “desenvolvimento da escrita” Período anterior à escrita, onde as formas

de comunicação humana são desenvolvidas a partir

Page 2: Atualidades 1   as idades - pré e antiguidade

2

de símbolos e gestos. Nessa época, o homem começa a se distinguir dos outros animais por sua capacidade de criar armas rudimentares para caça e por viver em grandes grupos, constituindo os primeiros registros de sociedade.

A definição de pré-história foi desenvolvida em um período de extremo preconceito quando os povos europeus se achavam superiores aos demais, invadiam os outros continentes com a justificativa de levar a superioridade cultural, principalmente a Ásia e a África já que a América tinha sido colonizada há mais tempo. Neste período os europeus julgavam o advento da escrita como o principal ponto para definir a pré-história, isso gerou certo conflito, pois, a escrita surgiu em diferentes momentos e em diferentes lugares. No Crescente Fértil surgiu aproximadamente 4000 a.C, mas em outros lugares como no Brasil só foi surgir após 1500 d.C com a colonização.

O estilo de vida nômade fez com que estes seres humanos – a partir da África – criassem redes de migrações para outras regiões do planeta. Assim, tempos e circunstâncias diferentes, outros continentes – Europa, Ásia, Oceania e América –, forma povoados.

Antes da escrita, alguns pesquisadores utilizaram o termo – povos ágrafos – para nomenclaturar estes que até então não desenvolveram a escrita.

Origem do Homem Existe um embate entre a ciência e a religião, no que concerne à origem do homem. As duas principais vertentes são o: Criacionismo e o Evolucionismo.

(a) O Criacionismo: concepção ligada ao religioso, baseada na ideia da criação do ser humano por um ser divino. Teve grande predominância até o século XIX (Idade média ao início da Idade Contemporânea).

(b) O Evolucionismo: a concepção ligada à ciência, baseada nos estudos de Darwin sobre evolução humana.

Considerando que a história é uma ciência, vamos discorrer sobre as pesquisas relacionadas à ideia de Evolução do Homem.

Evolução do Homem na Pré-história (principais espécies)

(a) Australopithecus: considerado o ancestral

mais antigo do ser humano. Viveu na África, há aproximadamente 3 milhões de anos.

(b) Homo Habilis: inventou as primeiras ferramentas e viveu há aproximadamente 2 milhões de anos.

(c) Homo Erectus: viveu há aproximadamente 1

milhão de anos. Sabia utilizar alguns instrumentos feitos de pedra e era um hábil caçador.

(d) Homo Sapiens: viveu há aproximadamente 200 mil anos. Já era um artesão habilidoso e

os seus utensílios eram melhores e mais

eficientes do que todos os outros feitos

anteriormente.

(e) Homo Sapiens Neanderthalensis: ou homem de neandertal – viveu há aproximadamente

100 mil anos. Nesta etapa, o ser humano já

tinha preocupações espirituais e noção da

morte.

No decorrer da evolução humana, a Pré-História se

divide em três fases:

• Paleolítico (ou Idade da Pedra Lascada, desenvolveu

os primeiros utensílios com pedras, os seres humanos

eram nômades, viviam da caça e da coleta, e nas

paredes das cavernas surgiam pinturas denominadas de

arte rupestre). O fogo junta à pintura rupestre,

representam as descobertas mais importantes desse

Page 3: Atualidades 1   as idades - pré e antiguidade

3

período. Ocorrido há mais ou menos 500 mil anos, na África.

Pintura rupestre, representação de uma caça farta de carne animal.

• Neolítico (também denominado Idade da Pedra Polida, além da caça, pesca e coleta, o homem passou a semear as terras férteis, surgindo à agricultura e a criação de animais). Surgiram às comunidades fixas, ou aldeias, o homem torna-se sedentário – passando a morar permanentemente num só lugar. A necessidade de armazenamento da colheita, o homem passou a modelar vasilhas de argila, que depois eram cozidas no fogo. Vem daí a origem da cerâmica. Com o excedente de produção agrícola, surgiu o comércio. O conjunto de mudanças sociais, políticas, culturais e econômicas resultantes do surgimento da agricultura, é denominado Revolução Agrícola ou revolução neolítica. Onde surgiram pela primeira vez estas comunidades? Estas comunidades apareceram pela 1º vez no Médio Oriente numa região chamada Crescente Fértil, entre

os rios Tigre, Eufrates e Nilo – uma região fértil para a

agricultura.

As principais manifestações artísticas As mais importantes formas de arte criadas pelo ser humano no Neolítico, foram estatuetas, amuletos e grandes construções, em pedra, conhecidos

por megálitos. Em várias descobertas encontraram-se muitas estatuetas de figuras femininas, representando a Deusa-Mãe, que era símbolo da fertilidade da Terra, das mulheres e dos animais. Muitas das obras deste período que mais impressionam pela sua monumentalidade, são os monumentos megalíticos. São construções formadas por grandes blocos de pedra que se dividem em quatro tipos: (a) os menires, grandes pedras isoladas

colocadas ao alto;

(b) os alinhamentos, grupos de monires colocados em linha ou em filas paralelas;

Page 4: Atualidades 1   as idades - pré e antiguidade

4

(c) os cromeleques, conjuntos de menires colocados em círculo; (d) as antas ou dólmenes, construções com três ou mais pedras colocadas ao alto e cobertas por grandes lajes.

• Idade dos Metais (a última da Pré-história, o homem adquiriu seus primeiros conhecimentos sobre a técnica de fundir, ou derreter, metais. Este processo se denomina metalurgia). O primeiro metal utilizado foi o cobre, sem seguida tivemos o bronze (a liga do cobre com o estanho) e o ferro (usado principalmente para fabricação de armas). Esta divisão foi feita de acordo com o material utilizado pelos primeiros humanos na fabricação de suas ferramentas.

Idade Antiga ou Antiguidade Corresponde à história dos gregos e romanos, tendo início com a descoberta da escrita. Este período termina com a queda do Império Romano do

Ocidente, no ano de 476. As civilizações da Antiguidade Oriental (Mesopotâmia, Hebreus, Egito Antigo, Persas, Fenícios) e da Antiguidade Clássica (Grécia Antiga e Roma Antiga).

Essas civilizações foram fundamentais para o surgimento das primeiras cidades, para o desenvolvimento da escrita e da agricultura, com as chamadas civilizações hidráulicas (construção de diques, canais e de sistemas de irrigação), entre outros. A partir de então surgiria o Estado, instituição que concentraria as funções de governo e que estabeleceria as regras e leis. Foi também na Antiguidade, na Grécia Antiga, que surgiram a política, a democracia, a filosofia e o racionalismo.

Da civilização Romana herdamos o direito romano, que constituiu a base do direito contemporâneo. Dessa maneira, as civilizações da Idade Antiga são os alicerces que sustentam e sustentaram a formação do Mundo Ocidental. Foram, por exemplo, os gregos – da Grécia Antiga –, que criaram as cidades-Estado, denominadas pólis. Eram cidades independentes umas das outras, cada uma tinha sua própria estrutura social, política e econômica. Pareciam mais “países” que cidades. Duas pólis se destacaram: Atenas (localizada próximo do mar, era um dos principais centros exportadores da Grécia) e Esparta (cercada de montanhas, a sociedade era muito guerreira. Todos os homens eram treinados a se tornarem os melhores e mais disciplinados soldados da Grécia).

Raio-X do ENEM: os conteúdos mais cobrados desde 2009, segundo Revista VEJA, seção –

Educação.

QUESTÕES VESTIBULARES E ENEM

01. (ENEM 2009) No período 750-338 a. C., a Grécia antiga era composta por cidades-Estado, como por exemplo Atenas, Esparta, Tebas, que eram independentes umas das outras, mas partilhavam algumas características culturais, como a língua grega. No centro da Grécia, Delfos era um lugar de culto religioso frequentado por habitantes de todas as cidades-Estado. No período 1200-1600 d. C., na parte da Amazônia brasileira onde hoje está o Parque Nacional do Xingu, há vestígios de quinze cidades que eram cercadas por muros de madeira e que tinham até dois mil e quinhentos habitantes cada uma. Essas cidades eram ligadas por estradas a centros cerimoniais com grandes

Page 5: Atualidades 1   as idades - pré e antiguidade

5

praças. Em torno delas havia roças, pomares e tanques para a criação de tartarugas. Aparentemente, epidemias dizimaram grande parte da população que lá vivia.

(Folha de S. Paulo, ago. 2008 (adaptado).

Apesar das diferenças históricas e geográficas existentes entre as duas civilizações elas são semelhantes, pois: a) as ruínas das cidades mencionadas atestam que grandes epidemias dizimaram suas populações. b) as cidades do Xingu desenvolveram a democracia, tal como foi concebida em Tebas. c) as duas civilizações tinham cidades autônomas e independentes entre si. d) os povos do Xingu falavam uma mesma língua, tal como nas cidades-Estado da Grécia. e) as cidades do Xingu dedicavam-se à arte e à filosofia tal como na Grécia.

02. (SISTEMA DINAMUS - AL) Sobre a constituição das primeiras estruturas urbanas é correto afirmar:

a) Durante o surgimento das primeiras formações urbanas os homens viviam em cavernas. b) Nas primeiras formações urbanas apareceram instrumentos rudimentares produzidos pelo homem. c) O início das primeiras cidades já indicava um processo de sedentarização do homem, proporcionado pela Revolução Agrícola. d) Quando surgiram às primeiras formações urbanas o homem era essencialmente caçador e coletor. e) Na formação das primeiras cidades o homem foi ganhando capacidade de agarrar-se em árvores, tornando-se bípedes.

03. (UFPE) “Já se afirmou ser a Pré-História uma

continuidade da História Natural, havendo uma

analogia entre a evolução orgânica e o progresso

da cultura”.

Sobre a Pré-história, qual das alternativas a seguir é

incorreta?

a) Várias ciências auxiliam no estudo, como a

antropologia, a arqueologia e a química.

b) A Pré-história pode ser dividida em Paleolítico e

Neolítico, no que se refere ao processo técnico de

trabalhar a pedra.

c) Sobre o Paleolítico, podemos afirmar que foi o

período de grande desenvolvimento artístico, cujo

exemplo são as pinturas antropomorfas e zoomorfas

realizadas nas cavernas.

d) O Neolítico apresentou um desenvolvimento artístico

diferente do Paleolítico, através dos traços geométricos

do desenho e da pintura.

e) Os primeiros seres semelhantes ao homem foram o

Australopithecus e o Homem de Java que eram bem

mais adaptados que o Homem de Neanderthal.

04. (FCSCL-SP) Examine as três proposições,

julgando se são verdadeiras ou falsas. Em

seguida, assinale a alternativa correta.

I. A Pré-História, época compreendida entre o

aparecimento do homem sobre a Terra e o uso da

escrita, é dividida tradicionalmente em dois períodos:

Paleolítico e Neolítico.

II. A domesticação de animais e o surgimento da

agricultura ocorreram apenas após a invenção da

escrita, posterior, portanto, ao Neolítico.

III. A duração do Paleolítico é bem mais extensa que a

do Neolítico, envolvendo níveis técnicos naturalmente

mais primitivos.

a) Todas as proposições são verdadeiras.

b) Apenas as proposições I e II são verdadeiras.

c) Apenas as proposições I e III são verdadeiras.

d) Apenas as proposições II e III são verdadeiras.

e) Todas as proposições são falsas.

05. (FGV-SP) A transição do Paleolítico Superior para

o Neolítico (entre 10 000 a.C. e 7000 a.C.) foi

acompanhada por algumas mudanças básicas

para a humanidade. Entre essas, poderíamos citar:

a) o aparecimento da linguagem falada;

b) a domesticação dos animais e plantas, isto é o

aparecimento da agricultura e do pastoreio;

c) o aparecimento da magia e da arte;

d) o povoamento de amplas áreas antes não povoadas,

como a Europa Central e Ocidental;

e) o aparecimento de vários novos instrumentos, como a

agulha de osso, os arpões, os anzóis, a machadinha, a

lança e a faca.

06. (UFMS) A respeito da “Revolução Neolítica”,

também conhecida como “Revolução Agrícola”, é

correto afirmar que:

a) significou uma radical mudança no modo de vida das

sociedades humanas, haja vista que elas se tornaram

menos sedentárias e mais dependentes da caça e da

coleta para a sua sobrevivência;

b) nas Américas, a “Revolução Neolítica” corresponde

ao período chamado de “Paleoíndio”, ou seja, aquele

referente aos primeiros povoados do continente;

c) teve início devido a vários fatores, entre os quais as

mudanças climáticas de repercussão planetária e o

Page 6: Atualidades 1   as idades - pré e antiguidade

6

aumento da população humana em certas regiões do globo; d) o desenvolvimento da agricultura se deu de forma independente e dissociada do processo de domesticação de animais como bois, carneiros, porcos e patos, entre outros, seja nas Américas, seja na África e na Eurásia; e) via de regra, tanto nas Américas como na Eurásia, mulheres tiveram pouco ou nenhum papel relevante no processo de produção de vegetais domesticados e na criação de animais.

07. (UFAM) Tal como a história dos gregos, também a dos romanos começou pelo desenvolvimento de instituições políticas assentadas na cidade e elaboradas em benefício de uma comunidade de homens livres – os cidadãos – proprietários de terras e que reivindicavam a descendência direta dos fundadores de sua pátria. Em ambos os casos, estes cidadãos privilegiados conseguiram, no momento em que a vida urbana começou ganhar certa amplitude e consistência, eliminar a monarquia (cuja origem se confudia com a própria origem da pátria) dando início a instituições capazes de assegurar o seu domínio.

FLORENZANO, M. B. O Mundo Antigo: economia e sociedade. São

Paulo: Brasiliense, 1986, p. 56.

O texto aponta que os cidadãos romanos percorreram uma trajetória política singular. Sobre as instituições latinas ao longo deste processo podemos destacar: I. O Senado, instituição mais importante do período republicano, que, no plano legislativo, aprovava as leis votadas nas assembleias, propunha novas leis para serem submetidas ao voto do povo, além de decidir sobre medidas excepcionais, como a de atribuir o poder supremo aos cônsules. II. A Ditadura ou uma magistratura extraordinária, dotada de poderes excepcionais, substitutiva do Império, ao qual se recorria em momentos de particular gravidade. III. O Tribunato da Plebe, cuja função era defender indivíduos e propriedades da plebe e administrar os jogos públicos, sendo o poder dos tribunos derivado do fato de serem invioláveis. a) Apenas II é correta. b) Apenas I é correta. c) Apenas III é correta. d) I, II e III são corretas. e) I, II, e III são incorretas

08. (UEL 2008) Leia o texto a seguir: "[...] Com a boa sorte do Povo de Atenas. Que os legisladores resolvam: se alguém se rebelar contra o Povo visando implantar a Tirania, ou junta-se a conspiradores, ou se alguém atenta contra o povo de Atenas ou contra a Democracia, em Atenas, se alguém cometeu algum destes crimes, quem o matar estará livre de processo. [...] Se alguém, quando o Povo ou a Democracia, em Atenas, tiver sido deposto, dirigir-se-á ao Areópago, reunindo-se em conselho, deliberando sobre qualquer assunto, perderá sua cidadania, pessoalmente e seus descendentes, seus bens confiscados, cabendo à Deusa o dízimo [...]." (Lei Ateniense contra a Tirania, 337-6 a.C. Estela de mármore, com um relevo representando a Democracia ao coroar o Povo de Atenas.

(In HARDING 1985, p. 127) Apud FUNARI, P. P. A. "Antigüidade Clássica. A história e a cultura a partir dos documentos". Campinas:

Editora da Unicamp, 2003. 2 ed. p. 90.)

A lei Ateniense contra a tirania de 337-6 a.C. insere-se na passagem da cidade independente para o estado imperial helenístico. Neste contexto, analise as afirmações a seguir: I. As pólis gregas encontraram-se, no decorrer do século IV a.C., crescentemente marcadas pelas disputas internas e externas. II. Esse documento retrata os conflitos em Atenas, uma vez que sua leitura evidencia a necessidade de instrumentos legais para a defesa interna da democracia. III. As pólis gregas encontravam-se em um momento de paz, no decorrer do século IV a.C., sem que houvesse o risco de atentados contra a democracia. IV. Em um momento em que as cidades gregas perdiam sua autonomia, procurava-se preservar as relações de poder no interior da pólis. Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas. a) I e III. b) I e IV c) II e III. d) I, II e IV. e) II, III e IV.

09. (ENEM 2008) Suponha que o universo tenha 15 bilhões de anos de idade e que toda a sua história seja distribuída ao longo de 1 ano — o calendário cósmico —, de modo que cada segundo corresponda a 475 anos reais e, assim, 24 dias do calendário cósmico equivaleriam a cerca de 1

Page 7: Atualidades 1   as idades - pré e antiguidade

7

bilhão de anos reais. Suponha, ainda, que o universo comece em 1.º de janeiro a zero hora no calendário cósmico e o tempo presente esteja em 31 de dezembro às 23 h 59 min 59,99 s. A escala abaixo traz o período em que ocorreram alguns eventos importantes nesse calendário.

Se a arte rupestre representada ao lado fosse inserida na escala, de acordo com o período em que foi produzida, ela deveria ser colocada na posição indicada pela seta de número. a) 1. b) 2. c) 3. d) 4. e) 5.

10. (ENEM 2007) Observa a figura a seguir:

A pintura rupestre acima, que é um patrimônio cultural brasileiro, expressa:

a) o conflito entre os povos indígenas e os europeus durante o processo de colonização do Brasil. b) a organização social e política de um povo indígena e a hierarquia entre seus membros. c) aspectos da vida cotidiana de grupos que viveram durante a chamada pré-história do Brasil. d) os rituais que envolvem sacrifícios de grandes dinossauros atualmente extintos. e) a constante guerra entre diferentes grupos paleoíndios da América durante o período colonial.

ATITUDADES POSITIVAS – nº 1

1º O que você quer? Qual o seu objetivo? A meta só será estabelecida quando souber o que quero.

2º O quer preciso para alcançar o que quero? Só a prática, com planejamento, me levará ao que quero. Mais nada! Não existe sorte! Existe trabalho, esforço.

3º Abandonar a minha vida em prol do meu objetivo! Comprometer-se com a minha rotina escolar e estabelecer a minha rotina em casa.

4º Concentração e memorização. Cuidados com os estímulos podem atrapalhar nossa rotina. Descubra a melhor maneira de estudar, principalmente em casa. Concentre-se! Se vou estudar agora, só estudar então! Prática a memorização, em especial se tratando de épocas e fatos históricos marcantes.

5º Dedique parte do seu tempo à leitura. Não há fórmulas prontas para uma boa leitura de mundo. Leia e crie relações entre os fatos! Crie estímulos para esta massa fascinante que chamamos de cérebro.

6º Use a Internet! Compartilhar pesquisas, reportagens lançar questões desafios sobre a aula que você teve hoje, é um meio de trocas de ideias, saberes e aprendizagem.

7º Escreva sobre tudo! Não há fórmulas para a REDAÇÃO! Somente com a prática da escrita, num modelo de texto dissertativo-

argumentativo, poderemos lograr êxito na Redação. Aproprie-se dos conteúdos do dia e no final do dia, escreva uma redação sobre!