atps pronta

16
UNIDERP COTIA - SÃO PAULO SERVIÇO SOCIAL SERVIÇO SOCIAL E CONSELHOS GESTORES DE POLÍTICAS PÚBLICAS Marcia R N Santos RA = 374429 Paula Cristina P da Silva RA = 367726 Sandra Cristina S C de Andrade RA = 356867 Sílvia Regina dos Santos RA = 381054 Vilma Munhoz RA = 377073 ATPS DE SERVIÇO SOCIAL E CONSELHOS GESTORES DE POLÍTICAS PÚBLICAS

Upload: paula-cristina

Post on 24-Jul-2016

240 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Atps pronta

UNIDERP COTIA - SÃO PAULO SERVIÇO SOCIAL

SERVIÇO SOCIAL E CONSELHOS GESTORES

DE POLÍTICAS PÚBLICAS

Marcia R N Santos RA = 374429Paula Cristina P da Silva RA = 367726Sandra Cristina S C de Andrade RA = 356867Sílvia Regina dos Santos RA = 381054Vilma Munhoz RA = 377073

ATPS DE SERVIÇO SOCIAL E CONSELHOS GESTORES DE POLÍTICAS PÚBLICAS

Profª: MARIA LAURA SANTOS

Cotia , 17 de Novembro de 2015

Page 2: Atps pronta

Introdução

Este estudo tem a finalidade de entender a importância função dos Conselhos Gestores e como está inserido nas esferas públicas, e privadas, e na participação democrática da população, e a importância, e a finalidade dos Conselhos Municipais de Educação, e o conceito de governança .A participação popular, é de suma importância nos Conselhos Gestores, pois é assim que a construção da democracia começa a ter o seu devido valor e a devida concretização e possibilita aos cidadãos o acesso às informações.Com isso, os conselhos Gestores, desempenham uma função muito importante dentro das esferas, e assim possibilita o monitoramento e a fiscalização da gestão pública. Governança contempla a capacidade institucional na gestão publica ,com a participação de diferentes atores ,ou seja ,governo ,agentes do mercado e sociedade civil.Os conselhos municipais de educação são fundamentais na rede de educação, uma vez que a participação de membros da sociedade civil é permitida e com isso os mesmos podem participar efetivamente das deliberações.

,

Page 3: Atps pronta

CONSELHOS GESTORES, POR QUE E PARA QUE SERVEM?

Por que?

O mais importante papel de um Conselho Gestor é contribuir para a proteção da Unidade de Conservação, acompanhando e opinando sobre seu funcionamento. O Conselho gestor deve identificar os problemas da unidade de conservação e propor a melhor maneira de resolvê-los. A atividade do conselheiro é não remunerada e considerada de relevante interesse público. O que se ganha é a participação como cidadão nas questões ambientais e sociais das áreas consideradas de relevante interesse.Um Conselho Gestor de Unidade de Conservação possui suas próprias regras de funcionamento, que servem para organizar os trabalhos. Para que fiquem claras a todos, as regras de funcionamento de um Conselho Gestor devem ser construídas pelos conselheiros, e colocadas em um documento chamado de Regimento Interno.

http://criancaesperanca.globo.com/platb/ecejaboatao/2013/02/18/conselho-gestor-do-ecej-realiza-primeira-reuniao-de-2013/

Page 4: Atps pronta

Para que servem?As atribuições dos conselhos são: (decreto 4340/02 art. 20):

I- Elaborar o seu regimento interno, no prazo de noventa dias a partir da sua instalação;

II- Acompanhar a elaboração adoção e eventual revisão do plano de manejo da UC;

III- Buscar a integração da UC com as demais Áreas Protegidas e as áreas de entorno;

IV- Esforçar-se para compartilhar os interesses dos diversos segmentos sociais relacionados com a UC;

V- Avaliar o orçamento da UC e o relatório financeiro anual elaborado pelo órgão gestor;

VI- Opinar, no caso de conselho consultivo, ou ratificar, no caso de conselho deliberativo, a contratação e os dispositivos do termo de parceria com OSCIP, na hipótese de gestão compartilhada da UC;

VII- Acompanhar a gestão por OSCIP e recomendar a rescisão do termo de parceria se constatada irregularidade;

VIII- Manifestar-se sobre obra ou atividade potencialmente causadora de impacto tanto dentro da UC como em sua zona de amortecimento, mosaicos ou corredores ecológicos;

IX- Propor diretrizes e ações para compatibilizar e integrar a relação com a população do entorno ou do interior da UC conforme o caso.

Page 5: Atps pronta

ORIGENS DA GOVERNANÇA

Ao longo do século 20, a economia dos diferentes países tornou-se cada vez mais marcada pela integração aos dinamismos do comércio internacional, assim como pela expansão das transações financeiras em escala global. A vertente mais aceita indica que a Governança Corporativa surgiu para superar o “Conflito de agência”, clássico.A preocupação da Governança Corporativa é, portanto criar um conjunto eficiente de mecanismos, tanto de incentivos quanto de monitoramento, a fim de assegurar que o comportamento dos administradores esteja sempre alinhado com o melhor interesse da empresa.

www.lwart.com.br/uploads/image/governança%20corporativa_lwart.png

Page 6: Atps pronta

GOVERNANÇA X SOCIEDADE

SIGNIFICADO E IMPORTÂNCIA

Governança Corporativa é o sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo as práticas e os relacionamentos entre proprietários, conselho de administração, diretoria e órgãos de controle. As boas práticas de Governança Corporativa convertem princípios em recomendações objetivas, alinhando interesses com a finalidade de preservar e otimizar o valor da organização, facilitando seu acesso ao capital e contribuindo para a sua longevidade.

Portal.tcu.gov.br/lumis/portalfile/filedowload.fsp?inline=&fileld=8ª8182ª24D6E86A4014D725A08A60729

Page 7: Atps pronta

Participação Democrática nos Conselhos de Gestores

A realização do controle social pode ser feito individualmente, por qualquer cidadão , ou um grupo de pessoas. Os conselhos gestores de politicas são canais efetivos de participação, que permitem estabelecer uma sociedade na qual a cidadania deixa de ser apenas um direito, mais uma realidade. A importância dos conselhos esta no seu papel de fortalecimento da participação democrática da população na formação e implementação de politicas públicas.Os conselhos são espaços públicos de composição plural e paritária entre estado e sociedade civil, de natureza liberativa e consultiva, cuja função é formular e controlar a execução das politicas públicas setoriais.Os conselhos são o principal canal de participação popular encontrada nas três instancias do governo( federal, estadual e municipal). Os conselhos municipais de educação são ferramentas fundamentais na democratização de uma redemocratização de uma rede de ensino, já que permitem, em sua composição , que os membros da sociedade civil de ensino da cidade.

Page 8: Atps pronta
Page 9: Atps pronta

. PROPOSTA DE INTERVENÇÃO SOCIAL

Tema da Ação Social:Reforma da Escola do Projeto Educando para a Vida

Público Alvo:Crianças na idade de 6 a 14 anos que estudam no contra tempo escolar.

Objetivos da Ação Planejada:Reformar o local e trazer o bem estar no ambiente para os alunos e os professores e todos os profissionais que trabalham no projeto.

Estratégias de IntervençãoCriar reformas em escolas com voluntários dispostos a uma ação social junto com professores e alunos para intervir e promover a transformação da realidade local.

Propaganda:Voluntários com os Pais e Professores unidos jamais serão vencidos.

Page 10: Atps pronta

Proposta de Intervenção

O trabalho voluntário pode ser transformador além de trazer experiências importantes para quem dele participa. No caso da Educação, em uma escola o Projeto Educando para Vida, é uma instituição assistencial sem fins lucrativos que atende hoje 190 alunos que tem como missão dar atendimento as crianças e direcionado as comunidades de baixa renda desenvolvendo atividades no contra tempo escolar para crianças na idade de 7 a 14 anos. O impacto social é visível após a promoção dessas ações que vão desde obras de reforma da estrutura física até a capacitação dos profissionais que nela trabalham.Em geral, programas de voluntariados são voltados para atender a uma demanda com problemas que, como a do projeto, por não possuir conhecimento ou recurso para resolver. Por isto, a ação de cada um dos voluntários faz mesmo a diferença.Os programas de reformas também resolvem sérios problemas na maior parte das instituições beneficentes. Na maioria, precisam de capital para reparos na infraestrutura, e na falta dele, promovem campanhas para arrecadar recursos ou doações.

Page 11: Atps pronta

Proposta de Intervenção

Outro direito social que fica em destaque nesta proposta é o direito á melhoria do ambiente escolar.Sem sombra de dúvidas, melhorou e muito o local depois desta ação social. A necessidade da reforma era visível , foi então, que foi desenvolvido e aplicado com a colaboração dos voluntários a reforma. Melhorando e recuperando o bosque, parque infantil, quadra poli esportiva e sala educacional. revitalização dos jardins e pinturas gerais em toda a área reformada.

voluntários trabalhando na escola

Page 12: Atps pronta

Na área da Educação são inovadores a atuação dos conselhos como mecanismos democráticos de Gestão Social, são vistas com desconfiança pelos sindicatos dos professores da educação. Os conselhos devem ser espaço de mecanismo operativo a favor da Democracia e do Exercício da Cidadania, em todo e qualquer contexto sociopolítico, é uma forma de ser ouvido e de continuar lutando para transformar o estado pela via da Democratização das Políticas Públicas.Representa um passo decisivo, no sentido de fortalecer o Sistema Municipal de Ensino na busca pela elevação da qualidade da Educação do Município.Gera uma Gestão Participativa que conheça melhor a própria comunidade escolar, seus saberes e práticas.

Digiteeducacao.net/2015/pluginfile.php/212/course/section/25/conselhosjpg

CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO E GESTÃO DEMOCRÁTICA DE ENSINO

Page 13: Atps pronta

COMO SURGEM OS SONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO?

A criação do Conselho Municipal de Educação-CME tem como base legal a Constituição Federal de 1988, no seu artigo 211 e o artigo 11 da Lei de Diretrizes Básicas da Educação Nacional. Com a concepção de Conselho de Estado, o CME é um órgão que integra o Sistema Municipal de Ensino. Podemos encontrar o CME em três situações: o CME em Município sem Sistema de Ensino, Sistema de Ensino sem CME e Sistema de Ensino com CME. Para cada situação o CME apresenta funções diferenciadas. O CME só possui função normativa quando o Município possui sistema de ensino. Para proceder com a criação do CME é preciso alterar a Lei Orgânica do Município, a Câmara de vereadores aprova a Lei de Criação do Sistema e a Lei de Criação do CME.

Os conselhos são uma forma de participação reconhecida pela Constituição de 1988, exercendo papel de articuladores e mediadores das demandas educacionais ao lado dos Gestores Municipais com funções normativas, fiscalizadoras, consultiva s e mobilizadoras.

CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO(CME)

180graus.com.br/res/imageens/portal/2013/05/14/edcacao-4-300x250e.jpg

www.portalburitiense.com.br/wpontent/uploads/2011/07/03.jpg

Page 14: Atps pronta

Os Conselhos Municipais são regulamentados por leis Estaduais, Federais, mas eles devem ser criados por lei Municipal. O programa estimula a participação da sociedade civil na avaliação, definição e fiscalização das políticas.De acordo com (BACELAR), as principais competências do Conselho passam pela autorização, credenciamento e supervisão dos estabelecimentos de ensino além da proposição de medidas que viabilizem a universalização da Educação Infantil e Ensino Fundamental com o poder de também mobilizar a sociedade civil para participar de decisões sobre a extensão das jornadas na escola de tempo integral, entre outros assuntos.Também é de sua competência deliberar sobre medidas para aperfeiçoar o sistema municipal de ensino, estabelecer diretrizes de gestão democrática e de participação da comunidade escolar e da sociedade civil na elaboração de projetos pedagógicos das unidades.

Images.slideplayer.com.br/1/47538/slides/slide-6jpg

Sobre o significado e a importância dos Conselhos Municipais de Educação

Page 15: Atps pronta

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

BACELAR, João Carlos - Importância do Conselho Municipal de Educação –Disponível em: http://www.politicalivre.com.br/artigos/importancia-conselho-municipal-de-educacao - acesso em 14/11/2015.

www.gazetadopovo.com.br/blogs/educacao-e-midia/2014/04/http://cotia.seucontato.com/videos/casa-de-recuperacao-aguas-vivas-cotia

portal.tcu.gov.br/lumis/portal/file/fileDowload.fsp?inline=1&fileId=8A8182A24D6E86A4014D725A08A60729www.lwart.com.br/uploads/image/governança%20corporativa_lwart.pngwww.portaldatransparencia.gov.br/controlesocial/ConselhosMunicipaiseControleSocial.asp

Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros Municipais de Educação. Disponível em http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=251&Itemid=470 - acesso em 30 de outubro de 2015.

Page 16: Atps pronta

REFERÊNCIA BIBLIOGAFICA

Obras Sociais do CE Wantuil de Freitas CEAK, CotiaPROJETO EDUCANDO PARA A VIDA Local da proposta de Intervenção www.obraswantuildefreitas.com.br acesso dia 10\ 11\2015

REVISTA NOVA ESCOLA. Conselho Municipal de Educação: participação e autonomia. Edição 177, Novembro 2004. Disponível em:http://www.seia.ba.gov.br/seuc/conselhos-gestores-0

http://www.ibgc.org.br/inter.php?id=18166http://www.ibgc.org.br/inter.php?id=18161