atps gestão em educação 2014

21
ATPS GESTÃO EM EDUCAÇÃO Professora Especialista em Educação: Cristiane da Silva Marques

Upload: keicyane-pereira

Post on 26-Dec-2015

2.219 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

trabalho

TRANSCRIPT

Page 1: Atps Gestão Em Educação 2014

ATPSGESTÃO EM EDUCAÇÃOProfessora Especialista em Educação: Cristiane

da Silva Marques

Page 2: Atps Gestão Em Educação 2014

ATPS – GESTÃO EM EDUCAÇÃO

ATPSDESAFIO

Você está prestes a assumir a gestão (coordenação) de uma escola pública. Em consulta realizada ao site do IDEB – Índice de desenvolvimento da Educação Básica - verificou que ela está abaixo da meta estabelecida na última avaliação de larga escala realizada pelo sistema nacional. Dentro de uma concepção democrático-participativa, um plano de metas e ações com vistas à melhoria da aprendizagem dos alunos deverá ser elaborado por você, profissional da área de Pedagogia, juntamente com sua equipe. Este desafio é o estudo analítico sobre as concepções de organização e gestão escolar e seus desdobramentos na construção de um projeto político-pedagógico, que garanta a realização da aprendizagem para todos os alunos.Esse desafio é importante para que o aluno perceba a necessidade de combinar a ênfase sobre as relações humanas e sobre a participação nas decisões com as ações concretas, para atingir com êxito os objetivos específicos da escola, cumprindo o princípio apresentado no o art. 3º, inciso VIII, da LDB 9394/96 que versa sobre a gestão democrática do ensino público.

2

Page 3: Atps Gestão Em Educação 2014

ATPS – GESTÃO EM EDUCAÇÃO

Objetivo do desafioEstudar analiticamente as concepções de organização e gestão escolar,

e seus desdobramentos na construção de um projeto político-pedagógico, que garanta a realização da aprendizagem para todos os alunos. Dentro de uma concepção democrático-participativa, um Marta Alice G. da Silva Pedagogia - 6ª Série - Fundamentos da Gestão em Educação projeto de intervenção com metas e ações, com vistas à melhoria da aprendizagem dos alunos, deverá ser elaborado, por meio dos seguintes itens:

- Produção de texto dissertativo. - Trabalho de campo com coleta de dados. - Compilação de dados. - Produção de relatório de pesquisa. - Estudo de caso. - Planejamento de metas e ações. - Elaboração de tabela.

3

Page 4: Atps Gestão Em Educação 2014

ATPS – GESTÃO EM EDUCAÇÃO

Livro-Texto da disciplina:

A produção desta ATPS é fundamentada no livro-texto da disciplina, que deverá ser utilizado para solução do desafio:

LIBÂNEO, José C.; OLIVEIRA, João F. de; TOSCHI, Mirza S. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. 10ª ed. São Paulo. Cortez. - PLT 214.

4

Page 5: Atps Gestão Em Educação 2014

ATPS – GESTÃO EM EDUCAÇÃO

ETAPA 1 (tempo para realização: 4 horas) Aula-tema: Organização e gestão: a escola entre o sistema de

ensino e a sala de aula; os objetivos da escola e as práticas de organização e gestão; funcionar bem para melhorar a aprendizagem. Organização e gestão: a organização da escola: os meios em função dos objetivos; a escola, lugar de aprendizagem da profissão. A comunidade democrática de aprendizagem.

Esta atividade é importante para que você perceba a escola como uma comunidade de aprendizagem, na qual seus integrantes aprendem e ensinam baseados em propósitos compartilhados, bem como o papel do gestor que se assenta sobre a mobilização dinâmica e coletiva do elemento humano, sua energia e competência, assumindo a liderança na coordenação de processos de evolução da escola, implementando o desenvolvimento de uma ação coordenada, que crie espaços para o diálogo e o trabalho coletivo, mantendo a coesão do grupo e garantindo a participação de todos os integrantes numa gestão democrática, como condições básicas e fundamentais, para a melhoria da qualidade do ensino.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.5

Page 6: Atps Gestão Em Educação 2014

ATPS – GESTÃO EM EDUCAÇÃO

PASSOSPasso 1 (Aluno)

Estudar o tema “Organização e gestão”, disposto na referência indicada na sequência.

Indicação bibliográfica:

• LIBÂNEO, José C.; OLIVEIRA, João F. de; TOSCHI, Mirza S. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. 10ª ed. São Paulo. Cortez. (4ª parte – capítulo I – Organização e gestão, objetivos do ensino e trabalho dos professores – p. 293-311)..

6

Page 7: Atps Gestão Em Educação 2014

ATPS – GESTÃO EM EDUCAÇÃO

Passo 2 (Aluno)

Ler o texto disponível no link a seguir indicado.

• PETTENE H.; SECCHIM, N. D. Repensando a gestão da escola pública: tendência para uma organização autônoma. Disponível em:

<https://docs.google.com/a/aedu.com/file/d/0B1rAhSMfTukmWHZIMk5vZUUxems/edit>. Acesso em: 13 nov. 2012.

Passo 3 (Equipe)

Discutir, com base nos textos estudados, as relações estabelecidas entre o espaço escolar, o sistema de ensino e o sistema social mais amplo, pontuando a possibilidade do exercício da autonomia na construção e efetivação do projeto político-pedagógico da escola. 7

Page 8: Atps Gestão Em Educação 2014

ATPS – GESTÃO EM EDUCAÇÃO

Passo 4 (Equipe)

1) Produzir um texto dissertativo argumentativo sobre o exercício da autonomia pelos profissionais da educação no espaço escolar.

2) Entregar o texto para apreciação do professor em data por ele agendada.

8

Page 9: Atps Gestão Em Educação 2014

ATPS – GESTÃO EM EDUCAÇÃO

ETAPA 2 (tempo para realização: 8 horas)Aula-tema: O sistema de organização e de gestão da escola.

Funções constitutivas do sistema de organização e de gestão da escola: planejamento escolar e projeto pedagógico-curricular; organização geral do trabalho. Funções constitutivas do sistema de organização e de gestão da escola: planejamento escolar e projeto pedagógico-curricular; organização geral do trabalho. Direção e coordenação. Avaliação da organização e gestão da escola.

Esta atividade é importante para que você perceba os processos intencionais e sistemáticos e tomada de decisões da escola, para a promoção da formação humana, capazes de formar seres críticos e conscientes do seu papel no mundo, autônomos e participativos na sociedade que vivem.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

9

Page 10: Atps Gestão Em Educação 2014

ATPS – GESTÃO EM EDUCAÇÃO

PASSOSPasso 1 (Aluno)Estudar o tema “O sistema de organização e de gestão

da escola: teoria e prática”. Indicação bibliográfica: LIBÂNEO, José C.; OLIVEIRA, João F. de; TOSCHI, Mirza S.

Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. 10ª ed. São Paulo. Cortez. (4ª parte – capítulo II – O sistema de organização e de gestão da escola: teoria e prática – pp. 315- 351).

Passo 2 (Aluno)1) Selecionar uma escola pública para realizar uma pesquisa de

campo. Marta Alice G. da Silva Pedagogia - 6ª Série - Fundamentos da Gestão em Educação

2) Elaborar um roteiro de observação do projeto político-pedagógico da escola a ser visitada com base no quadro sinótico “Concepções de organização e gestão escolar”, disposto na página 449 do texto estudado.

10

Page 11: Atps Gestão Em Educação 2014

ATPS – GESTÃO EM EDUCAÇÃO

Passo 3 (Equipe)Realizar uma entrevista com os gestores da escola e um professor sobre o processo de construção do projeto político-pedagógico para identificar e analisar os “olhares” diferenciados sobre essa prática.Passo 4 (Equipe)1) Realizar a análise do material coletado na visita de campo, com base no referencial teórico estudado no Passo 1 desta Etapa. 2) Elaborar um relatório com a compilação dos dados e as considerações do grupo. 3) Entregar o relatório para apreciação do professor em data por ele agendada.

Sugestão: Acessar o portal IDEB para observar o desempenho da escola visitada na última avaliação de larga escala do sistema. Disponível em sites sugeridos para pesquisa IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. In: INEP – Instituto Nacional de P < http://ideb.inep.gov.br/>. Acesso em: 13 nov. 2013.

11

Page 12: Atps Gestão Em Educação 2014

ATPS – GESTÃO EM EDUCAÇÃO

ETAPA 3 (tempo para realização: 4 horas)

Aula-tema: Áreas de atuação da organização e da gestão escolar para aprendizagem dos alunos: projeto pedagógico curricular, desenvolvimento de currículo e do ensino.

Esta atividade é importante para que você entenda a articulação entre os aspectos instituídos e instituintes na construção do projeto político-pedagógico da escola.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

12

Page 13: Atps Gestão Em Educação 2014

ATPS – GESTÃO EM EDUCAÇÃO

Passo 1 (Aluno)Estudar o tema “As áreas de atuação da

organização e da gestão escolar para melhor aprendizagem dos alunos”, disposto na referência indicada na sequência.

Indicação bibliográfica:

LIBÂNEO, José C.; OLIVEIRA, João F. de; TOSCHI, Mirza S. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. 10ª ed. São Paulo. Cortez. (4ª parte – capítulo III – As áreas de atuação da organização e da gestão escolar para melhor aprendizagem dos alunos – pp. 355 - 378).

13

Page 14: Atps Gestão Em Educação 2014

ATPS – GESTÃO EM EDUCAÇÃO

Passo 2 (Equipe) Analisar o caso apresentado abaixo e sugerir as possíveis metas e

ações a serem desenvolvidas na escola em questão com vistas à melhoria da qualidade de ensino. (ENADE com alterações).

A escola Nova Fronteira apresentava altos índices de reprovação e de violência, claramente observados na estagnação do IDEB da instituição. Na avaliação dos professores, as práticas pedagógicas eram individualizadas e não havia articulação interna ou com a comunidade.

A professora Clara foi eleita gestora e entendeu que os aspectos administrativos deveriam dar sustentação aos pedagógicos. Liderou um movimento de organização da escola em direção a uma instituição autônoma e democrática. Para isso, Clara considerou alguns princípios como: a implementação do projeto-político-pedagógico como construção da identidade da instituição por meio de permanente reflexão e discussão; a gestão colegiada como organizadora do trabalho pedagógico; a participação dos pais e da comunidade nas assembléias escolares como forma de aproximar a escola da sociedade, além de conceber a descentralização das ações como forma de desburocratizar os processos de gestão e de organização. (INEP, MEC.2008).

14

Page 15: Atps Gestão Em Educação 2014

ATPS – GESTÃO EM EDUCAÇÃO

Tabela 1 – Resultados apresentados no IDEB pela escola e as metas a ela estabelecidas.

Obs.: Tabela com dados fictícios.

Passo 3 (Equipe)

Registrar em material próprio (rascunho) as possíveis metas e ações estabelecidas pela equipe.

15

Instituição IDEB - observado Metas projetadas

Ano 2005 2007 2009 2011 07 09 11 13 15 17 19 21

Escola nova fronteira 2.9 2.9 2.3 2.9 2.9

3.0

3.3

3.7

4.1

4.3

4.6

4.9

Page 16: Atps Gestão Em Educação 2014

ATPS – GESTÃO EM EDUCAÇÃO

ETAPA 4 (tempo para realização: 04 horas)

Aula-tema: Práticas de gestão: ações de natureza técnico-administrativa e de natureza pedagógico-curricular. Ações e competências profissionais para as práticas de gestão participativa e gestão da participação.

Esta atividade é importante para que você perceba que o estilo de organização, denominado democrático-participativo, requer tanto a necessidade de estabelecer objetivos e metas, quanto a prever formas organizativas e procedimentos mais explícitos de gestão e articulação das relações humanas para a concretização de suas metas.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

16

Page 17: Atps Gestão Em Educação 2014

ATPS – GESTÃO EM EDUCAÇÃO

Passo 1 (Equipe) Estudar o tema “Ações e competências profissionais para as práticas de gestão participativa e gestão da participação”.

Indicação bibliográfica:

LIBÂNEO, José C.; OLIVEIRA, João F. de; TOSCHI, Mirza S. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. 10ª ed. São Paulo. Cortez. (4ª parte – capítulo IV – Desenvolvendo ações e competências profissionais para as práticas de gestão participativa e de gestão da participação – pp. 381- 402).

17

Page 18: Atps Gestão Em Educação 2014

ATPS – GESTÃO EM EDUCAÇÃO

Passo 2 (Equipe)

Registrar as possíveis metas e ações levantadas pela equipe, no Passo 2 da Etapa 3 desta ATPS, em uma tabela, conforme modelo abaixo, estabelecendo as responsabilidades dos profissionais da escola pela sua concretização.

TABELA EM ANEXO NA SEQUÊNCIA

Passo 3 (Equipe)

Entregar o plano de metas e ações ao professor em dada por ele agendada.

18

Page 19: Atps Gestão Em Educação 2014

ATPS – GESTÃO EM EDUCAÇÃO

Aspecto pedagógico

No trabalho com os alunos

Metas (3 ou 4) Ações Responsáveis

No trabalho com os Prof.

Metas (3 ou 4) Ações Responsáveis

Aspecto Administrativo

No trabalho com a secretaria

Metas (2 ou 3) Ações Responsáveis

No trabalhos com os operacionais

Metas (2 ou 3) Ações Responsáveis

Na relação com a comunidade

Metas (2 ou 3) Ações Responsáveis

Aspectos Financeiros/APM

Plano de ação e investimentos

Metas (3 ou 4) Ações Responsáveis 19

Page 20: Atps Gestão Em Educação 2014

ATPS – GESTÃO EM EDUCAÇÃO

PadronizaçãoO material escrito solicitado nesta atividade deve ser produzido de acordo com as normas da ABNT, com o seguinte padrão (exceto para produções finais não textuais):

- em papel branco, formato A4; - com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm; - fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta; - espaçamento de 1,5 entre linhas; - se houver citações com mais de três linhas, devem ser em fonte tamanho 10,com capa, contendo: recuo de 4cm da margem esquerda e espaçamento simples entre linhas;

20

Page 21: Atps Gestão Em Educação 2014

ATPS – GESTÃO EM EDUCAÇÃO

- nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina;- nome e RA de cada participante; - título da atividade; -nome do professor da disciplina; - cidade e data da entrega, apresentação ou publicação.

Para consulta completa das normas ABNT, acesse a Normalização de Trabalhos Acadêmicos Anhanguera. Disponível em:

<http://issuu.com/normalizacao/docs/normaliza__o_para_trabalhos_acad_micos?e=8070144/2211159>. Acesso em: 23 set. 2013.

21