ativo & circulante nº63 jan/jul 2015

20
Nº 63 Janeiro a Julho | 2015 Grande conquista do CRCCE, o 20º CBC já está na contagem regressiva! s preparativos para o 20º Congresso Brasileiro de Contabilidade estão a todo vapor e o Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRCCE) já está na contagem regressiva para o estado receber, de 11 a 14 de setembro de 2016, cerca de 10 mil pessoas, entre profissionais da contabilidade e estudantes do curso de Ciências Contábeis de todas as regiões do país. Hoje, a cidade de Fortaleza possui uma das melhores estruturas para acolher os principais ícones da contabilidade de âmbito nacional e internacional, bem como os futuros profissionais da área que, através do lema “Contabilidade: transparência para o controle social”, terão em quatro dias de atividades a oportunidade de apreciar as maravilhas da região, O adquirir conhecimentos, atualização e trocar muitas experiências através das Feiras de Negócios do setor; fóruns de debates; painéis de exposição e apresentação de Trabalho Técnicos e Científicos. “Estamos de braços abertos esperando você para, juntos, fazermos do 20º Congresso Nacional de Contabilidade um evento único e inesquecível. Vamos mostrar a força e importância da nossa profissão, principalmente em cenários adversos como o que vivemos atualmente”, declarou a presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRCCE), Clara Germana Rocha. Um marco da contabilidade brasileira, que acontece a cada quatro anos, o Congresso foi sem dúvida uma conquista da classe contábil cearense, que durante a sua décima nona edição, no ano de 2012, em Belém do Pará, disputou e garantiu por meio de ações da campanha “Vote Fortaleza”, do CRCCE, o direito de sediar a vigésima edição do evento. “O estado do Ceará teve uma atuação brilhante na campanha para sediar o 20º Congresso, e esta conquista é fruto da união da classe contábil cearense, por isso antevejo um excelente evento em 2016”, declarou o presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), contador José Martonio Alves Coelho.

Upload: crcce

Post on 24-Jul-2016

225 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Grande conquista do CRCCE, o 20º CBC já está na contagem regressiva!

TRANSCRIPT

Page 1: Ativo & Circulante Nº63 Jan/Jul 2015

Nº 63 Janeiro a Julho | 2015

Grande conquista do CRCCE, o 20º CBC já está na contagem regressiva!

s preparativos para o 20º Congresso Brasileiro de Contabilidade estão a todo vapor e o Conselho Regional

de Contabilidade do Ceará (CRCCE) já está na contagem regressiva para o estado receber, de 11 a 14 de setembro de 2016, cerca de 10 mil pessoas, entre profissionais da contabilidade e estudantes do curso de Ciências Contábeis de todas as regiões do país.

Hoje, a cidade de Fortaleza possui uma das melhores estruturas para acolher os principais ícones da contabilidade de âmbito nacional e internacional, bem como os futuros profissionais da área que, através do lema “Contabilidade: transparência para o controle social”, terão em quatro dias de atividades a oportunidade de apreciar as maravilhas da região,

O adquirir conhecimentos, atualização e trocar muitas experiências através das Feiras de Negócios do setor; fóruns de debates; painéis de exposição e apresentação de Trabalho Técnicos e Científicos.

“Estamos de braços abertos esperando você para, juntos, fazermos do 20º Congresso Nacional de Contabilidade um evento único e inesquecível. Vamos mostrar a força e importância da nossa profissão, principalmente em cenários adversos como o que vivemos atualmente”, declarou a presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRCCE), Clara Germana Rocha.

Um marco da contabilidade brasileira, que acontece a cada quatro anos, o Congresso foi sem dúvida uma conquista da classe contábil cearense, que durante a sua décima nona edição, no ano de 2012, em Belém do Pará, disputou e garantiu por meio de ações da campanha “Vote Fortaleza”, do CRCCE, o direito de sediar a vigésima edição do evento.

“O estado do Ceará teve uma atuação brilhante na campanha para sediar o 20º Congresso, e esta conquista é fruto da união da classe contábil cearense, por isso antevejo um excelente evento em 2016”, declarou o

presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), contador

José Martonio Alves Coelho.

Page 2: Ativo & Circulante Nº63 Jan/Jul 2015

2 Janeiro a Julho | 2015

CRCCE e grandes conquistas fortalecendo a classe contábil

EditorialCONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO CEARÁ (CRCCE)

Presidente CRCCEClara Germana Gonçalves Rocha Vice-presidente de AdministraçãoLourival Alves Cavalcante Vice-presidente de Controle InternoAdalberto Ferreira de Sousa Vice-presidente de FiscalizaçãoJosé Batista Maciel Neto Vice-presidente de RegistroFrancélio Arlindo de Souza Cavalcante Vice-presidente de Desenvolvimento ProfissionalJoão Acrísio Rocha Vice-presidente de Integração EstadualFrancisco Orlando Silveira Pereira Vice-presidente TécnicoFrancisco Coutinho Chaves Vice-presidente de Ações InstitucionalPretextato Salvador Quaresma Gomes Oliveira Mello

Controle InternoCarlos Eugênio Gomes da Frota Francisco Grijalba FrotaEdileuza Tavares

RegistroJosé Avelar Gomes Vanderley Coelho VianaPaulo Marcelo Ferreira da RochaRicardo Carvalho NegreirosAna Cristina Borges de Paulo

Fiscalização, Ética e DisciplinaJosé Milton de Cerqueira José Heitor Batista JuniorCarlos Augusto Vasconcelos MonteiroCláurea Andrea Moreira TavaresPaulo Sérgio Coutinho de Almada

Desenvolvimento ProfissionalJosé Amaury dos Santos Teixeira José Batista Maciel NetoOrtulina Sales AndradeSâmia Menezes de Almeida Cristiano Melo Reinaldo

Conselheiros Suplentes (Biênio 2014-2015)Ana Cristina Borges de PauloCarlos Augusto Vasconcelos MonteiroCláurea Andréa Moreira TavaresCristiano Melo ReinaldoDyego Terceiro SáEdileuza TavaresFrancisco Antônio InácioLiliane Maria Ramalho de Castro e SilvaLucas Gurgel Mota SaraivaManoel Oderno do NascimentoMarcia Maria Machado FreitasMarcus Vinicius Saraiva SampaioOrtulina Sales AndradePaulo Marcelo Ferreira da RochaPaulo Sérgio Coutinho de AlmadaRicardo Carvalho NegreirosSâmia Menezes de Almeida

Jornalista ResponsávelAlberto Perdigão - n.º JP 620/03/226 (SRT-CE)

Saiba como anunciar no Ativo & Circulante em Síntese através dos e-mails: [email protected]@crc-ce.org.br

Expediente

ste primeiro semestre foi de muitas realizações. Pequenas e grandes ações que vão construindo um novo

Conselho Regional e uma nova contabilidade no Ceará. Começamos o ano instalando a Ouvidoria Digital, ampliando a transparência da entidade e o diálogo com uma classe que tem muito a dizer ao seu Conselho.

Também instalamos a Fiscalização Eletrônica, aumentando a capacidade e a eficiência do Conselho no mister de fazer cumprir o que é legal, justo e ético. Comemoramos, ao ver que o técnico de contabilidade de nível médio atendeu ao nosso chamado e se registrou em massa, em tempo hábil, sem a exigência do Exame.

Hoje, somos mais de 8 mil contadores em atividade no Ceará – 13 mil no total. Somos uma classe grande, que cresce a cada dia em visibilidade social e em reconhecimento político. Passamos a sentar à mesa com o Ministério Público Estadual, com as entidades de diretores lojistas, com a Junta Comercial do Estado e com a Receita Federal.

E Tornamo-nos parceiros do Tribunal de Contas dos Municípios no projeto de educação preventiva Capacidades e levamos a nossa marca a todo o estado. Conveniamos também com a Secretaria do Desenvolvimento Econômico de Fortaleza no projeto de estímulo e apoio ao microempreendedorismo, e estamos indo aos bairros.

Nosso voluntariado bateu o próprio recorde no volume de doações de alimento, com 4,4 toneladas num semestre, e agora se prepara um Observatório Social. Nossos jovens e nossas mulheres nunca foram tão atuantes. Nossas comissões nunca trabalharam tanto no compartilhamento de informações, na capital e no interior.

Aliás, estamos de volta com a Caravana do Conhecimento, realizando um Seminário de Contabilidade, sempre com sucesso, em cada macrorregião cearense. Estas e outras realizações do CRCCE são suas, são de cada um. Por isso, queremos dividi-las com você nas próximas páginas, que são páginas de uma história construída a muitas mãos.

Clara Germana RochaPresidente do CRCCE

A&C EM SÍNTESE – INFORMATIVO DO CRCCE

Textos: CQueiroz Comunicação e Assessoria de Comunicação da CRCCEFotografia: Focus Fotografia

Projeto Gráfico, diagramação, edição: CQueiroz ComunicaçãoTel.: (81) [email protected]

Impressão: J.D.G. Gráfica e Editora Ltda

Tiragem: 15.000 exemplares

Conselho Regional de Contabilidade do Ceará – CRCCEAv. da Universidade 3057 - Fortaleza/CE - Brasil CEP - 60020-181Tel: 85.3455-2900 / Fax: 85.3455-2913 Email: [email protected]

Page 3: Ativo & Circulante Nº63 Jan/Jul 2015

3 Janeiro a Julho | 2015

Comemorações do Dia do Profissional da Contabilidade

Semana do Contabilista é marcada com solenidades promovidas pelo Conselho

Semana do Contabilista, transcorri-da entre os dias 19 e 25 de abril, teve mais repercussão na mídia e mais

visibilidade na sociedade. A avaliação foi feita no dia 27 de abril, pela presidente do Conse-lho Regional de Contabilidade, Clara Germana Rocha, que se empenhou pessoalmente no planejamento, na execução e na avaliação “de um esforço que foi de toda uma equipe”.

Segundo a presidente, “outro diferencial foi o maior envolvimento dos colegas, na capital e no interior”. Um adesivo para carros com men-sagem de valorização da classe passou a ser distribuído, como parte da campanha.

A A Semana começou com dois passeios ciclísti-cos, um deles realizado pela manhã, em Forta-leza, e ou outro à noite, em Sobral. Uma intensa programação de cursos foi cumprida em várias cidades, com bom público presente. Um dos destaques foi o evento realizado pelos alunos do curso técnico em Ciências Contábeis da Es-cola Profissionalizante de Santa Quitéria.

Outra novidade foi a participação dos dele-gados do CRCCE, em entrevistas de rádio de emissoras de todo o estado. Em alguns muni-cípios, como o de Quixadá, carros de som di-vulgaram uma mensagem de reconhecimen-to do papel do contabilista na sociedade.

A Semana começou com dois passeios ciclísticos, um deles realizado pela manhã, em Fortaleza, e ou outro à noite, em Sobral.

Page 4: Ativo & Circulante Nº63 Jan/Jul 2015

4 Janeiro a Julho | 2015

Na Capital, a presidente Clara Germana escreveu um artigo no jornal O Povo, afir-mando que “não somos mais aqueles que dão nós em pingos d’água, como erronea-mente alguns incautos ainda podem pen-sar, mas aqueles que põem os pingos nos is”. A presidente também deu entrevista ao vivo para a TV Verdes Mares, TV Diário, para as rádios Verdes Mares (Verdinha) e O Povo/CBN (Ouça em: https://www.youtube.com/watch?v=SzVUPdzmczE).

As rádios Tribuna Band News e Verdinha (novamente) foram atendidas, respectiva-mente, com as entrevistas concedidas pelos vice-presidentes José Batista Maciel (Fiscali-zação) e Francisco Coutinho (Técnico).

O profissional da contabilidade, cada vez mais, consolida-se como indispensável para o desenvolvimento social e econômico de empresas, organizações e países. A valoriza-ção da cidadania esteve presente em grande parte das ações realizadas pelo CRCCE, na semana de comemorações do Dia do Con-tabilista.

Page 5: Ativo & Circulante Nº63 Jan/Jul 2015

5 Janeiro a Julho | 2015

Voluntariado entrega doação recorde de alimento

Campanha de doação de sangue foi realizada pelo CRCCE em parceria com o HEMOCE

Conselho Regional de Contabilidade, por meio da Comissão Estadual do Voluntariado da Classe Contábil, en-

tregou, 4.461,5 quilos de alimentos a entidades filantrópicas do Ceará. O número, que marca um novo recorde no principal eixo de atuação da Comissão, corresponde a 892 quilos de ali-mento doados por mês, ou 30 quilos por dia de atuação – mais de um quilo por hora.

rofissionais de contabilidade e es-tudantes do curso de Ciências Con-tábeis atenderam ao chamado do CRCCE, e participaram da campanha

de doação de sangue, realizada no sábado (07/02), na sede do CRCCE. O objetivo foi re-forçar o estoque de sangue que o HEMOCE disponibilizará para os hospitais, durante o feriadão de Carnaval - quando diminuem as doações de sangue. O vice-presidente do Conselho, Lourival Ca-valcante, acompanhou os trabalhos, que teve o contador Tiago Tomás como primeiro a ser atendido pela equipe do HEMOCE. Sensibiliza-do com a necessidade de ser solidário, Thiago

relatório de atividades do Programa de Voluntariado da Classe Contá-bil referente ao mês de fevereiro foi

divulgado pelo coordenador da Comissão, Dyego Terceiro Sá. O documento traz o rol de atividades desenvolvidas pelos membros da Comissão, dentro e fora do Conselho Regional de Contabilidade, e as respectivas fotografias. A doação de alimentos para entidades de as-sistência social são o forte do relatório. O rela-tório está disponível para consulta no site do CRCCE.

Segundo o presidente da Comissão, 2015 pode ser um ano tão produtivo quanto 2014. “Foi re-alizada “grande mobilização na 14º Convenção

O

P

O

Os alimentos doados foram arrecadados na inscrição para os cursos e palestras realizados pelo setor de Desenvolvimento Profissional, na capital e no interior. As doações foram en-tregues imediatamente após os eventos, a entidades locais pré-selecionadas pela Comis-são, pelos critérios da carência e da reputação. Crianças, idosos, doentes e pessoas com defici-ência foram beneficiados.

Comissão do Voluntariado

de Contabilidade, onde em um só evento con-seguimos agir de três formas: mobilização para cadastro de doadores de medula óssea, arreca-dação de brinquedos e itens de higiene para o evento Natal de Amor e ações solidárias com as ONGs Peter Pan e Teia Solidária”, relatou.

Ainda de acordo com Dyego Terceiro, foram realizadas oficinas de capacitação para volun-tários que atuarão no projeto de apoio às en-tidades do terceiro setor, uma ação em parce-ria com o Movimento Nacional Nós Podemos. Entre os desafios da Comissão para 2015, está a mobilização para criação do Observatório So-cial que ajudará no monitoramento das com-pras públicas no nível municipal.

“Acompanharemos desde a publicação do edital de licitação até o acompanhamento da entrega do produto ou serviço, de modo a agir preventivamente no controle social dos gastos públicos”, explicou.

No dia 25 de fevereiro, a Comissão de Volunta-riado realizou reunião sobre a participação dos profissionais contábeis no apoio às entidades do terceiro setor. Os membros da comissão também trataram do início do processo de mobilização para criação, do primeiro Obser-vatório Social no Brasil. Estiveram presentes o coordenador, Dyego Terceiro, as conselheiras Claurea Tavares e Edileuza Tavares, e as profis-sionais Cláudia Santos e Edinelda Freitas.

Comissão de Voluntariado apresenta relatório

compareceu cedo ao local. “Eu sempre quis doar”, afirmou. O CRCCE Jovem aderiu a cam-panha. A estudante de contabilidade, Marceli-

ne Matos, que já é doadora de medula, doou sangue pela primeira vez. “Uma oportunidade muito boa”, avaliou.

Page 6: Ativo & Circulante Nº63 Jan/Jul 2015

6 Janeiro a Julho | 2015

Comenda Professor Osório Cavalcante Araújo

Caravana do Conhecimento 2015 foi aberta oficialmente na noite de 14 de maio, em Tauá, onde o Conselho

Regional de Contabilidade realizou o Seminá-rio de Contabilidade da Região Centro-Norte.

A primeira das jornadas de desenvolvimento profissional do CRCCE foi instalada pela presi-dente Clara Germana Rocha, no auditório do Parque da Cidade, que ficou lotado de profissio-

contador e ex-delegado do CRCCE em Tauá, Aderlô Feitosa, foi o agra-ciado com a Comenda Professor

Osório Cavalcante Araújo, em ato realizado na noite de 14 de maio, durante a abertura do Seminário de Contabilidade da Região Cen-tro-Norte. O homenageado, de reconhecida atuação profissional e social, recebeu o troféu das mãos da presidente do Con-selho Regional de Contabilidade, Clara Germana Rocha, e um diploma do delegado do CRCCE naquela cida-de, Walmir Lima.

A Comenda é outorgada nos eventos da Caravana do Co-nhecimento, a “colaboradores eméritos”, pessoas físicas ou

A

O

nais e estudantes da região. “Caravana é trazer profissionais de outras cidades para um evento que é de conhecimento e de integração”, afir-mou a presidente em seu discurso inaugural.

Falando em nome das caravanas visitantes, o ex-delegado de Crateús, Flávio Gusmão, lem-brou que “um evento desses não é fácil fazer” e agradeceu aos muitos que ajudaram na or-ganização. O delegado anfitrião, Walmir Lima,

jurídicas, que tenham prestado “relevantes serviços à classe contábil”. Aderlô Feitosa su-biu ao palco com sua esposa e foi aplaudido de pé. Visivelmente emocionado, o homena-geado se referiu ao ex-presidente do CRCCE (2006-2009) que inspirou a comenda.

“Osório era meu melhor amigo dentro do CRC, e hoje eu recebo um troféu com a imagem dele...”, embargou.

A delegacia do CRCCE de Tauá também home-nageou, com um diploma, o presidente local da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção do

Ceará, Agildo Nogueira. “Pelo apoio pessoal e pela parceria que a OAB tem tido com

o CRCCE”, justificou o delegado Walmir Lima. O advogado foi representado na

solenidade pela sua esposa, Teresinha Nogueira. Também compuseram

a mesa o delegado de Crateús, Flávio Gusmão, os conselheiros Carlos Eugênio Frota, Manoel Oderno e Francisco Moura, além

de autoridades locais.

agradeceu o apoio recebido. “Esta é uma noite especial para todos nós, profissionais”, afirmou.

Depois da solenidade de instalação, o palestrante Beto Chaves falou sobre o segredo para o sucesso pessoal e profissional do contador. O empresário, apresentador de programa de TV e estudioso da Neurolinguística fez uma conferência motivacio-nal. Contou sua história de vida e lembrou que “é nas crises que estão as oportunidades”.

REGIÃO CENTRO-NORTE

Sucesso de Público em Tauá

ESPECIAL Caravanas do Conhecimento

Page 7: Ativo & Circulante Nº63 Jan/Jul 2015

7 Janeiro a Julho | 2015

Especial Caravanas

Palestras deram brilho ao segundo diama palestra da presidente do Con-selho Regional de Contabilidade, Clara Germana Rocha, abriu, na

manhã de 15 de maio, em Tauá, o segundo dia do Seminário de Contabilidade da Re-gião Centro-Norte. A presidente fez uma pa-lestra sobre as Responsabilidades do Profis-sional da Contabilidade, destacando a Ética e o papel do CRCCE como órgão fiscalizador da atuação de empresas e profissionais.

Para um auditório com a presença de mui-tos estudantes do curso de Ciência Contá-beis, a presidente do CRCCE, Clara Germana, apresentou o código de ética da profissão, contido na Resolução nº1307/2010, que explica tudo sobre como deve atuar o pro-fissional. “Não devemos aceitar serviços de atividades ilícitas. Nestes casos, o melhor é renunciar na hora, pular fora, fazer o distra-to”, recomendou a presidente. “Podemos ser os corresponsáveis”, advertiu.

Sobre o papel do Conselho, Clara Germana ex-plicou que, além do registro e da fiscalização da profissão, a autarquia investe no desenvol-vimento profissional. E anunciou o esforço do Conselho Federal de Contabilidade voltado a que, a partir de 2016, todos os profissionais “pontuem” com pelo menos um novo curso por ano. “Somos essenciais nas empresas e na administração pública, e temos que nos orgu-lhar disso”, finalizou.

Em seguida, o palestrante Johnatan Abreu falou sobre as mudanças na vida das empre-sas e desempregados, a partir do programa eSocial. O seminário, que abre a Caravana do Conhecimento de 2015, foi finalizado, com a conferência de Eduardo Araújo Azevedo sobre o Simples Nacional, que destacou o modelo vigente e analisou as tendências do programa. O evento arrecadou 253 quilos de alimento, que foram doados em Tauá.

U

Abertura do Seminário de Contabilidade do Limoeiro do Norte é marcada por homenagens Conselho Regional de Contabilidade

realizou nos dias 23 e 24 de julho, em Limoeiro do Norte, o Seminário de

Contabilidade da Região do Jaguaribe, no audi-tório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) de Limoeiro do Nor-te, com a presença da presidente do CRCCE, Cla-ra Germana Rocha. Em mais uma Caravana do Conhecimento, que percorre o estado, levando cursos e palestras sobre temas da atualidade

Uma homenagem foi realizada ao contador Paulo Carlos Silva Duarte, que recebeu o títu-lo de Profissional Renomado da Região. Paulo Duarte é advogado e delegado da Polícia Fe-deral, com trabalhos realizados em todo o país. Retornou ao Ceará, entrando na política como Deputado Estadual. Atuou, a convite do então governador Tasso Jereissati, como secretário de Justiça e secretário de Segurança Pública

O do Estado, ao lado de Moroni Torgan. Hoje é prefeito da cidade de Limoeiro do Norte na gestão 2012-2016.

A homenagem foi uma indicação da Delegacia do CRCCE de Limoeiro do Norte. Em seguida, o palestrante nacionalmente reconhecido, Beto Chavez, falou sobre os segredos para o sucesso pessoal e profissional do contador. Na sexta-feira (24) o conselheiro do CRCCE, Fran-

celio Cavalcante, falou sobre os Honorários Contábeis. A Caravana foi finalizada com Fran-cisco Vinícius de Souza Nobre, falando sobre o eSocial, e com o conselheiro Francisco Orlando Silveira Pereira, abordando o tema Simples Na-cional – considerações fiscais sobre o modelo vigente e análise das tendências para a nova versão. No encontro estiveram presentes os conselheiros Ricardo Negreiros e também Marcus Vinícius Saraiva.

REGIÃO DO VALE DO JAGUARIBE

Page 8: Ativo & Circulante Nº63 Jan/Jul 2015

8 Janeiro a Julho | 2015

Centro de Convenções de Sobral lotado para abertura de Seminário

Seminário de Contabilidade da Re-gião Norte foi aberto, na noite de 11 de junho, no Centro de Convenções

de Sobral, com a participação de profissionais e estudantes do curso de Ciências Contábeis da cidade e dos municípios de Camocim, Itapipo-ca, Sobral e Acaraú.

A presidente do CRCCE, Clara Germana Rocha, abriu o Seminário destacando as parcerias institucionais que o CRCCE vem fazendo para facilitar o trabalho do profissional e fortalecer a classe. O contador com atuação em Sobral, José Nilson Farias, recebeu a comenda Profes-sor Osório Cavalcante Araújo, depois de ser escolhido pela classe como profissional reno-mado da região. “Fico muito grato e divido esta homenagem com os nossos colegas contado-res”, afirmou Farias, em seu discurso. Estiveram presentes importantes autoridades da região

como o delegado do CRCCE em Sobral, Eliel-der Clares, a coordenadora da Região, Zulene Oliveira, o presidente do Sindicato dos Conta-bilistas de Sobral, Plínio Franklin e o coman-dante da PM de Sobral, Tenente-coronel Car-valho Moura, os delegados de São Benedito, Carlos Henrique Abreu; de Itapajé, Manoel Sousa Silva; de Santa Quitéria, Tatasso Mes-quita; de Camocim, Edenir Pereira; e de Aca-raú, Manuel Clebel.

Fabiano Brum inicia jornada do Seminárioda Região Norte

conferencista Fabiano Brum abriu a jornada de quatro palestras do Se-minário de Contabilidade da Região

Norte. Fabiano Brum, para quem música e con-tabilidade têm “tudo a ver”, falou, ou melhor, tocou e cantou, durante quase duas horas, sobre Empreendedorismo Contábil – atualizar para evoluir.

“Como na música, temos que trabalhar com a técnica e com a emoção”, afirmou. Brum, lite-ralmente, levantou o público e ensinou cinco passos para empreender com sucesso, sendo o primeiro estar com os instrumentos afinados.

O

O

Quixadá sedia o Seminário de Contabilidade da região

Seminário de Contabilidade da Região Sertão Central foi aberto em 30 de julho, na Faculdade Ca-

tólica Rainha do Sertão, em Quixadá.

O Seminário, realizado pelo Conselho Regio-nal de Contabilidade com as delegacias da região, conta com a participação de profis-sionais e estudantes do curso de Ciências

O Contábeis de Quixadá, Quixeramobim, Sena-dor Pompeu, Icó e Iguatu.

Na solenidade de abertura, a presidente Clara Germana Rocha falou para um auditório lota-do. Ela destacou a presença das mulheres na mesa de autoridades e na plateia, e lembrou que 44% dos profissionais registrados no Ce-ará são do sexo feminino – no Brasil, são 48%.

REGIÃO NORTEEspecial Caravanas

REGIÃO SERTÃO CENTRAL

Page 9: Ativo & Circulante Nº63 Jan/Jul 2015

9 Janeiro a Julho | 2015

Presidentes do CRCCE e do SESCAP-CE abrem o segundo diaCaravana do

Conhecimento e da solidariedade

segundo dia (12/06) do Se-minário de Contabilidade da Região Norte, foi marcado ini-

cialmente pela palestra da presidente do CRCCE, Clara Germana Rocha, no Centro de Convenções de Sobral. A presidente falou sobre “Responsabili-dades do Profissional”, numa palestra em que destacou a ética como condi-ção para o desenvolvimento pessoal e da classe.

No encontro, o presidente da parceira Sescap-Ceará, Daniel Coelho, apresentou

urante o Seminário de Contabilidade de Sobral, os profissionais da contabilidade também tiveram a

oportunidade de exercitar a solidariedade, através do Projeto Adesão Solidária do CRCCE: muitas doações foram feitas e 330 kg de alimentos arrecadados. Todo o montante foi entregue ao Centro Espírita Casa de Todos, de Caioca, no distrito de Sobral.

D

Caravana do Conhecimento na mídia

Fique por dentro de todas as novidades do Conselho Regional de Contabilidade do Ceará, acompanhe a nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/CRCCE

O a atuação da entidade no Seminário de Con-tabilidade da Região Norte.

O conferencista Johnatan Abreu fez, no mes-mo dia 12, a terceira palestra do Seminário de Contabilidade da Região Norte. O membro da Comissão do SPED do CRCCE falou sobre o eSocial, “um braço do SPED”, que é regido pela Lei 8.373/2014 e que entra em vigor no ano que vem.

O Seminário foi encerrado com a palestra sobre o Simples Nacional, ministrada por Eduardo Araújo de Azevedo.

REGIÃO NORTE

Page 10: Ativo & Circulante Nº63 Jan/Jul 2015

10 Janeiro a Julho | 2015

SPED Contábil e ECF foi tema de palestra realizada em Fortaleza

Alterações do Simples Nacional 2015 e projetos da SEFAZ foram abordados em Fortaleza

Conselho Regional de Contabilidade realizou, no dia 10 de junho, a palestra SPED Contábil e SPED ECF, com os con-

ferencistas Fellipe Guerra e Marcos Lima. Mais de 300 profissionais lotaram o auditório da sede, para tirar dúvidas sobre os novos sistemas. A abertura do evento foi feita pela presidente do CRCCE, Clara Germana Rocha, que enfatizou a necessidade da qualificação continuada do contabilista.

Fellipe Guerra e Marcos Lima explicaram as vantagens do SPED para o profissional e para os clientes e mostraram exemplos práticos dos novos procedimentos. Uma das dúvidas mais

a tarde de 27 de janeiro, a presiden-te do CRCCE, Clara Germana Rocha, acompanhada dos conselheiros,

João Acrísio Rocha; Ricardo Negreiros e José Amaury, realizou no auditório do CRCCE, em Fortaleza, a abertura da palestra “Principais Alterações do Simples Nacional 2015”, que foi ministrada pelo auditor fiscal da Receita Esta-dual da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (SEFAZ-CE), Antônio Eliezer Pinheiro.

Eliezer Pinheiro falou sobre todas as alterações realizadas pelo órgão para se ajustar às mu-danças do Simples Nacional e citou também a relação do Simples Nacional com as micros e pequenas empresas; as inovações tecnológi-cas, que cresce em grande escala e se adapta a realidade através das ferramentas; e sistemas fiscais contábeis como o Refis e Siget. Na opor-tunidade, Eliezer respondeu a todas as dúvidas dos presentes sobre o assunto.

O

N

CRC em Desenvolvimento

comuns foi sobre a relação das informações dos demonstrativos contábeis com o SPED. Marcos Lima insistiu para que o profissional tenha prudência na hora de decidir sobre o procedimento.

O público teve acesso à palestra, mediante a doação de dois quilos de alimento. Ao final, foram arrecadados 369 quilos para doação à Casa de Nazaré. Os donativos foram en-tregues pelo coordenador da Comissão do SPED, Fellipe Guerra, à coordenadora do Lar Casa de Nazaré, Roseane Pereira. A entida-de filantrópica de inspiração católica aten-

de idosos carentes, no bairro Montese, em Fortaleza.

Durante o evento estiveram presentes os con-selheiros do CRCCE José Amaury, João Acrísio, Francélio Cavalcante, Lourival Cavalcante, José Heitor, Cláurea Andréa, Ana Cristina e Sâmia Almeida.

Já o superintendente do SEBRAE-CE, Joaquim Cartaxo Filho, abordou os novos projetos da en-tidade para o ano vigente no âmbito nacional e estadual, e a situação do empreendedorismo no Brasil, onde citou também a relação do Simples Nacional com as micros e pequenas empresas.

Uma das ouvintes, Natália Castro, técnica da Master & Mapurunga Contabilidade, relatou o importante papel da palestra. “São mudanças que precisamos assimilar para o bom anda-mento do trabalho contábil, fora o dever de re-passar o aprendizado aos colegas de profissão que não estiveram aqui”, concluiu.

Além de Clara Germana e seus conselheiros, estiveram presentes as demais autoridades: Manoel Pinheiro (presidente do Sindcont); João Mendes (diretor jurídico do Sindcont); Amanda Monteiro (diretora do SESCAP-CE); e Cassius Coelho (ex-presidente do CRCCE).

Page 11: Ativo & Circulante Nº63 Jan/Jul 2015

11 Janeiro a Julho | 2015

Acaraú recebe palestra sobre Cruzamentos de Informações Fiscais

Gestão e Arrecadação do ISS na RM de Fortaleza, Maracanaú, Eusébio e Caucaia

o dia 3 de fevereiro, foi realizada no auditório do CRCCE, em Fortaleza, uma palestra sobre o Sistema de

Arrecadação do ISS da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), e dos municípios de Ma-racanaú, Eusébio e Caucaia.

O momento, que contou com a presença da presidente do CRCCE, Clara Germana Rocha, teve também as presenças de George Veras Bandeira (subsecretário de Finanças de Cau-caia); Edmo Linhares (palestrante e secretá-

palestra “Cruzamentos de Informações Fiscais (NF-e x EFD ICMS-IPI x Contribui-ções x FCONT x ECD x ECF)” foi realizada em Acaraú, no dia 28 de maio, através do palestrante Fellipe Guerra, que é coordenador da Comissão do SPED do CRCCE.

N

A

rio de Finanças de Eusébio); Manoel Pinheiro (presidente do Sindcont); Francisco Gomes (palestrante, especialista em Educação e Pla-nejamento Tributário, e assessor do secretário de Finanças de Fortaleza).

Gileno Campos Júnior (coordenador de Tribu-tos de Eusébio); João Mendes (diretor jurídico do Sindcont); Zacarias Chaves (coordenador Regional Metropolitano do CRCCE) e Edelson Mendes (diretor de Gestão de Caucaia), tam-bém participaram da palestra.

Palestra sobre SPED Contábil e ECF em Tianguá

contador Fellipe Guerra realizou uma palestra sobre SPED Contábil e ECF, no dia 19 de junho, no

município de Tianguá. O encontro contou com a participação de estudantes e profissionais da Região da Serra da Ibiapaba. Os conselheiros do CRCCE, Dyego Terceiro e Grijalba Frota, juntamente com o delegado de Tianguá, Israel Frota, participaram efetivamente do evento.

O delegado de Tianguá, Israel Frota, realizou a entrega de 93 quilos de alimentos para o Centro de Promoção da Mulher, da Diocese de Tianguá.

O

Page 12: Ativo & Circulante Nº63 Jan/Jul 2015

12 Janeiro a Julho | 2015

oi realizada no dia 26 de janeiro, a solenidade de entrega dos Regis-tros Profissionais dos novos conta-

bilistas do estado do Ceará. A mesa de honra foi composta pela presidente do CRCCE, Clara Germana Rocha; seus vice-presidentes, Fran-célio Cavalcante (de Registro), Acrísio Rocha (de Desenvolvimento Profissional) e pelo re-presentante do CRC Jovem, Anderson Oliveira.

O momento teve como patrono convidado, o presidente Executivo do Instituto FENACON, Carlos Mapurunga. “Me sinto honrado por es-tar aqui, pois recordo os desafios que tive na vida, alguns deles, nos estágios que fiz e apro-veitei para crescer na profissão”, explicou.

Clara Germana falou sobre a importância da solenidade e parabenizou os novos profissio-

o dia 25 de maio foi a vez de 30 técni-cos receberem ao todo, 100 novos pro-fissionais receberam a carteira e agora

podem exercer na plenitude a carreira que esco-lheram. O ato teve como patrono o empresário Wanderlei de Almeida. Também compuseram a mesa os vice-presidentes Francélio Cavalcante (Registro) e Acrísio Rocha (DDP), além do repre-sentante do CRCCE Jovem, Antônio Marcário.

Durante o evento, a presidente do CRCCE, Clara Germana Rocha, voltou a defender a altivez da classe contábil, no discurso de saudação que fez, na noite de 25 de maio, na sede do CRCCE, duran-te a solenidade de entrega da Carteira de Identi-dade aos novos profissionais registrados. “Quem falar mal da contabilidade, temos que denunciar, temos que nos defender, afirmou, numa referên-cia à recente declaração do senador Aécio Neves, que foi motivo de repúdio do CFC e de diversos estaduais, como o CRCCE. A presidente também estimulou os novos profissionais a participarem dos cursos e palestras oferecidos gratuitamente pelo CRCCE, em Fortaleza e todo o estado. “Ano passado, foram 197 eventos diferentes, 16 por mês, quatro novos eventos começando a cada semana”, contabilizou. Na mesma linha, falou o patrono da solenidade de entrega, empresário Wanderlei de Almeida, para quem a atualização permanente tem sido uma das razões do seu su-cesso profissional. “

o dia 27 de julho, se deu o Registro a 120 novos profissionais. A 4ª solenidade de entrega realizada este ano elevou para

270 o número de novos registrados pelo CRCCE, em 2015.

A solenidade teve como patrono o contador e ad-ministrador de empresas, especialista em Gestão Pública e Contabilidade Pública, José Wellington da Silva, diretor da Alfa Contabilidade, que há 13 anos atuando na consultoria e execução contá-bil, financeira e patrimonial junto a prefeituras e demais órgãos públicos no Ceará. Em nome dos novos profissionais, Tayane Freitas prestou o jura-mento.

O patrono saudou os novos colegas contando sua experiência e alertou: “Sem compromisso, Ética, seriedade e, principalmente, sem educação continuada é muito difícil você se colocar e se manter no mercado”. A presidente do CRCCE fez um apelo: “Respeitem os colegas de vocês, respei-tem a profissão de vocês, respeitem a classe”.

o dia 30 de março foi realizada a pri-meira solenidade do ano de entrega de Registros Profissionais. Cerca de

150 novos profissionais receberam a identi-dade das mãos da presidente do CRCCE, Clara Germana Rocha, em um ato que teve como patrono o contador e empresário, Claudecir Ramos Semião. Jander Féliz Ferreira prestou o juramento da profissão, em nome dos novos registrados.

Em sua fala de saudação, Clara Germana con-clamou os novos profissionais a atuarem de forma a valorizar a classe. “Precisamos de com-promisso, responsabilidade, respeito com a profissão e com os colegas da área. Devemos ter orgulho do que somos”, afirmou.

Claudecir Simeão falou sobre sua trajetória profissional de “vocacionado para a contabili-dade”, desde a formação técnica na CNEC de Baturité, passando pelos primeiros clientes em Fortaleza, a graduação na Estácio-FIC, até

F

N

NN

Entrega de Registros Profissionais aos novos contabilistas do CearáJANEIRO

MAIO

MARÇO

CRC Faz

empreender e se tornar o CEO de empresas que atuam no Ceará em alguns estados do Nordeste. “A porta é larga, mas poucos vão ficar”, advertiu a plateia, formada majorita-riamente por jovens.

nais da contabilidade. Francélio Cavalcante e Acrísio Rocha lembraram a necessidade do registro profissional para o contabilista e da Educação Profissional Continuada - progra-ma do sistema CFC/CRCs, que visa atualizar e aprimorar os conhecimentos de contadores que atuam no mercado de trabalho.

JULHO

Page 13: Ativo & Circulante Nº63 Jan/Jul 2015

13 Janeiro a Julho | 2015

CRC Faz

Conselho Regional de Contabilida-de realizou no dia 11 de julho, o São João “No Balanço da Diversão”, com

portões abertos para a classe. A sede do CRCCE foi transformada num grande arraial, com de-coração da roça, barracas de comidas típicas e um momento para a tradicional quadrilha im-provisada. “Esse foi o maior São João da história do CRCCE”, afirmou a presidente Clara Germa-na Rocha. Foram cinco horas do melhor forró pé de serra, com duas bandas garantindo a animação. Trio Murici abriu a festa junina com o autêntico forró pé de serra e clássicos dos gran-

O

Contabilidade: 43% dos profissionais do estado são mulheres

s 75 novas profissionais presentes ao auditório do CRCCE deram o tom femini-no a uma solenidade que encerrou o mês dedicado à mulher. “O número, nunca antes atingido, é um sinal do avanço da profissional de contabilidade no merca-

do de trabalho”, comemorou a presidente do CRCCE, Clara Germana Rocha, ao entregar identidades profissionais. Hoje, o Ceará tem 12.600 profissionais registrados, e 43% são mulheres.

“Estou feliz, estou realizada”, comentou Terânia Lopes Maciel Soeiro, graduada em 2012.1 pela UFC, já está trabalhando como analista contábil numa concessionária de automóveis, um ramo tradicionalmente masculino.

Camila Guerra, graduada em 2013.1 pela UFC, é uma das duas mulheres entre 20 profis-sionais homens do fundo de investimentos onde trabalha, e está encarando um mun-do predominantemente masculino com inteligência e serenidade. “Tem sempre uma rejeição inicial, tem sempre um pé atrás, mas logo eles se acostumam”, confidenciou.

A

CRCCE realiza o 1º São João na Sededes ícones da música nordestina, como Luis Gonzaga e Dominguinhos. “A interação com as pessoas foi intensa durante o show, mistu-rando música e brincadeiras”, afirmou Mateus.

Depois do Trio Murici, foi a vez de Jhonny Massa e banda esquentarem o arrasta pé. A atração principal, que se destaca no cenário musical com sua banda baile, animou a to-dos os presentes, realizando também a qua-drilha improvisada, onde todos participaram com muita animação. “Nosso lema é anima-ção do início ao fim”, disse Jhonny.

Page 14: Ativo & Circulante Nº63 Jan/Jul 2015

14 Janeiro a Julho | 2015

CRC em Conceito

Solenidade de inauguração da Nova Sede da SDE

Unidade do CRCCE é instalada na Central Fácil do Vapt-Vupt de Messejana

Assinada a escritura da nova sede da Delegacia do CRCCE em Limoeiro do Norte

presidente do Conselho Regional de Contabilidade, Clara Germana Rocha, participou, no dia 15 de abril,

da solenidade de inauguração da nova sede da Secretaria de Desenvolvimento Econô-mico, localizada na Rua Tibúrcio Cavalcante, 1233 – Aldeota. A presidente atendeu ao con-vite do prefeito, Roberto Cláudio, e do secretá-rio, ex-presidente do CRCCE, Robinson de Cas-tro, com os quais visitou as novas instalações.

Clara Germana também conheceu a carreta do programa Empreendedorismo Sustentá-vel. Um contabilista cedido pelo CRCCE com-

Termo de Cooperação que oficia-liza a participação do Conselho Regional de Contabilidade do Ce-

ará na Central Fácil foi assinado na tarde do dia 22 de dezembro, pela presidente Clara Germana Rocha, em ato com o orientador da Célula de Microfinanças da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social-STDS, Luiz Soares.

Pelo acordo, cabe ao CRCCE compartilhar com a equipe técnica da STDS envolvida no atendimento da Central Fácil as informações contábeis e fiscal objeto de modificações, bem como divulgar junto aos contabilistas o funcionamento do novo serviço. O SES-CAP também participa da cooperação, ca-

delegacia do CRC em Limoeiro do Norte terá sede própria. A informação foi dada pela delegada Zulmira Faheina, durante

a sessão plenária realizada no dia 26 de fevereiro. A delegada atendeu ao convite formulado pelo Conselho, depois de um sorteio realizado entre todos os delegados, na plenária de janeiro.

Passe livre para a construção da nova sede da delegacia do CRC em Limoeiro do Norte. A de-legada Zulmira Faheina de Oliveira entregou, no dia 29 de julho, no CRCCE, a escritura do terreno ao superintendente do órgão, Alysson Arruda. No mesmo ato, foi entregue também, ao gerente fi-nanceiro, Jefferson Rocha, a conta bancária que será utilizada durante a obra. A assessora da presi-dência, Aldívia Felício, participou, representando a presidente Clara Germana Rocha, que cumpria agenda externa.

A

O

A

põe a equipe de técnicos que fizeram o atendimento itinerante aos peque-nos empreendedores interessados em abrir ou melhorar o próprio negócio.

Roberto Cláudio e Robinson de Castro reafirmaram, durante a solenidade, que o Conselho de Contabilidade é um im-portante parceiro. O prefeito também deu posse ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico de Fortaleza. E assinou a Mensagem do Anteprojeto de Lei que regulamenta a Lei Geral das Micro e Pe-quenas Empresas (Lei Complementar Federal

dastrando e disponibilizando profissionais da contabilidade regularmente inscritos no CRC-CE. Os profissionais atenderão ao público em escala de plantão e com honorários a valores subsidiados.

Também participaram do ato de assinatura do Termo de Cooperação o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Acrísio Rocha, e o de Ações Institucionais, Pretextato Mello. Assinam o termo ainda o SINE-CE, o IDT, a SE-FAZ, a SEFIN, a Secretaria Executiva Regional do Centro, SEBRAE-CE, Junta Comercial do Estado do Ceará-JUCEC, Banco Bradesco S/A e Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Ceará-SESCAP.

nº 123/2003), que, agora, será apreciada pela Câmara Municipal.

Page 15: Ativo & Circulante Nº63 Jan/Jul 2015

15 Janeiro a Julho | 2015

CRC em Conceito

CRCCE apoiou 3º ciclo do Projeto Capacidades

presidente do Conselho Regional de Contabilidade, Clara Germana Ro-cha, fez palestra no dia 28 de abril,

em Morada Nova, no terceiro encontro do projeto Capacidades, realizado pelo Tribunal de Contas dos Municípios. Pela manhã, a pre-sidente representou o CRCCE, como entidade parceira, na solenidade de instalação da jorna-da de palestras, que seguiram até o dia 29/04, atendendo ordenadores de despesas e técni-cos de prefeituras de 12 municípios da região.

Clara Germana falou da função do CRCCE no âmbito da administração pública bem como sobre o papel da entidade na valorização da classe e na proteção da sociedade. “O Conse-lho tem o papel de fiscalização, registro e edu-cação continuada”, lembrou a presidente, para uma plateia atenta. Em seguida, comentou a “conscientização dos gestores públicos” que, segundo avalia, “estão com mais atenção sobre os cuidados com os gastos que as entidades privadas”.

A A participação da presidente terminou com um debate. As perguntas dos participantes versaram sobre a importância do contabilista nos mais diversos segmentos da sociedade e sobre a responsabilidade que têm na qualifica-ção da administração pública.

Reunião da comissão de pública

Oficina de CASP

Prorrogação do SIM

Comissão de Normas Técnicas e Legislação aplicadas em Entida-des Públicas do CRCCE, coorde-

nada por José Wesmey da Silva realizou, durante o 1º semestre 2015, reuniões que trataram dentre outros assuntos: do pedi-do de prorrogação na entrega do SIM re-lativo ao mês de Janeiro protocolado sob nº004342 de 23/02/2015; construção o SIM 2016 em parceria com o TCM/CE.

Presidente Clara Germana Rocha em reu-nião com o presidente do Instituto Escola Waldemar Alcântara e conselheiro do TCM, Domingos Neto, para aproximação e forta-lecimento da parceria entre as entidades.

o dia 23 de fevereiro, o CRCCE enviou ofício para o presiden-te do Tribunal de Contas dos

Municípios solicitando prorrogação no prazo de entrega da prestação de contas, relativo ao período de janeiro de 2015 a 28/02/2015, do Sistema de Informações Municipais (SIM).

CRCCE realizou de 22 a 24 de outubro o evento Oficinas de Contabilidade Aplicada ao Se-

tor Público (CASP), em Fortaleza. Reci-clar, aperfeiçoar e gerar conhecimentos relativos aos instrumentos de gestão or-çamentária financeira e contábil foram alguns dos objetivos do encontro. As palestras “Entendendo a Contabilidade Aplicada ao Setor Público” e “Entenden-do o Plano de Contas Aplicada ao Setor Público” foram apresentadas foram mi-nistradas nas Oficinas de CASP.

A N

O

Page 16: Ativo & Circulante Nº63 Jan/Jul 2015

16 Janeiro a Julho | 2015

CRC Faz

CRCCE apresenta Relatório de Fiscalização

Departamento de Fiscalização do Conselho Regional de Contabilida-de fechou o ano passado com 1.562

diligências realizadas, 162 a mais que a meta estabelecida para o período. Os números fa-zem parte do Relatório de Fiscalização – Exercí-cio 2014, apresentado pelo vice-presidente de Fiscalização José Batista Maciel. O esforço, que inclui também a orientação dos profissionais, foi realizado em Fortaleza e no interior cearen-se, de janeiro a dezembro.

O “As ações do departamento de fiscalização buscaram valorizar os profissionais que atuam corretamente e de readequar aqueles que não atenderam as determinações legais específicas”, afirmou o vice-presidente. “Somado a isso, foi um dos focos principais da fiscalização a identificação de Organizações Contábeis, com objetivo de coibir atividades contábeis sem registro cadastral”, explicou.

Só a falta de registro cadastral somou 266 noti-ficações e 54 autos de infração. Ao todo, foram lavrados 310 autos de infração, o que represen-tou acréscimo com relação ao ano passado, que fechou em 235. Foram também emitidas 1.796 notificações. “As ações proporcionam às empre-sas e aos seus proprietários a segurança e tran-quilidade quanto ao seu patrimônio, além de preservar o campo de atuação dos profissionais de contabilidade”, finalizou Maciel.

Capital

521 diligências, 72 a mais que as 449 visitas de 2013.940 escriturações contábeis foram verificadas, 67 a mais que as 873 de 2013.

Interior

315 organizações contábeis e 191 órgãos pú-blicos foram visitadas, números que também superam a meta estabelecida para 2014.

Ceará 2014

Profissionais fiscalizados: 2.867Decore: 2.508Contratos de prestação de serviço: 1.855

Conselheiros da Câmara de Fiscalização em 2014

José Batista Maciel Neto (Vice-presidente)José Heitor Batista Júnior, José Milton de Cerqueira e Francisco José Freitas Moura.

Departamento de Fiscalização em 2014

Maria Lúcia de Negreiros Secundino (Coordenadora);

Antônio Laerte Rocha Neto, Armando Con-de Diógenes Campelo, Cleber Bezerra Sidou, Dayana Rogério, Rachel Leite Barbosa Citó Lima e Suely Melo de Aguiar (Fiscais);

Francisca Lidiane da Silva Lima e Rosângela Gomes Sabóia (Auxiliares Administrativas).

Implementação da Fiscalização Eletrônica

s Conselhos Regionais de Contabilidade, acompanhando a evo-lução tecnológica, entraram em uma nova fase. A Fiscalização Eletrônica substitui procedimentos antes efetuados nos escritó-

rios de contabilidade.

As organizações contábeis e profissionais, a partir de agora, atenderão à fiscalização à distância, o que proporcionará maior efetividade, já que o fiscalizado preencherá as informações no momento em que for mais opor-tuno e não precisará, a princípio, dispor de espaço físico para atender à fis-calização do CRC.

A Fiscalização Eletrônica também proporcionará aumento de produtivida-de, redução de custos, melhora na amostra de fiscalizados, além da maior agilidade no atendimento ao profissional. Com essa ferramenta, o Conse-lho espera uma fiscalização mais atuante e cumpridora do seu papel em defesa da classe e na prestação de serviços à sociedade.

O

Page 17: Ativo & Circulante Nº63 Jan/Jul 2015

17 Janeiro a Julho | 2015

CRCCE Jovem

Seminário de Férias CRCCE JovemConselho Regional de Contabilida-de do Ceará promoveu no dia 25 de julho o Seminário de Férias, no audi-

tório do CRCCE, em Fortaleza. A presidente do Conselho, Clara Germana, realizou a solenida-de de abertura e falou sobre a importância do seminário para os jovens profissionais.

O Seminário contou com palestrantes que são grandes ícones do universo contábil, como a presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis, Maria Clara Cavalcante Bugarim, que é técnica de Controle Externo do Tribu-nal de Contas do estado de Alagoas, diretora da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), vice--presidente de Relações Institucionais da Asso-

coordenador da CRCCE Jovem, Lucas Gurgel, realizou diversas reuniões com a presidente do

CRC, Clara Germana Rocha para definir ações, projetos direcionados para os estudantes da área contábil, envolvendo palestras, cursos e encontros para esclarecer o universo da contabilidade.

O

O

ciação Interamericana de Contabilidade (AIC), assessora técnica da International Federation Accountants (IFAC) e controladora Geral do Es-tado de Alagoas.

Outros palestrantes marcaram o dia 25 de ju-lho, como os palestrantes Francinildo Coura; Anderson Oliveira; e o conselheiro do CRCCE, Paulo Almada. No encontro estiveram presen-tes também os conselheiros Lourival Cavalcan-te, Sâmia Menezes e Lucas Gurgel. Durante o Seminário de Férias foram arrecada-dos 308kg de alimentos, doados pelos partici-pantes do evento para a AMORBASE - Associa-ção dos Moradores do bairro do Serrinha.

CRCCE Jovem

Reuniões do CRCCE Jovem

Page 18: Ativo & Circulante Nº63 Jan/Jul 2015

18 Janeiro a Julho | 2015

Ouvidoria Digital e CRCCE na mídia

Ouvidoria Digital

CRCCE na mídia

Ouvidoria é mais um canal de diálogo do Conselho Regional de Contabilida-de do Ceará com os operadores da contabilidade, seus clientes e a sociedade, onde você se informa sobre o CRCCE. No canal,você pode ainda se expressar

com sugestões, reclamações, denuncias e elogios, que vão ajudar o Conselho a trabalhar mais e melhor. Sua manifestação é importante. Sua participação é fundamental. Apro-veite essa ferramenta que foi feita para você! Exclusivamente online: www.gdic.com.br/ouvidoria/8888888

A

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

Anúncio CRC CE - 21cm x 14cm - Gestão Contábil - Fortes Tecnologia em Sistemas - FINAL.pdf 1 19/10/2015 08:54:19

Page 19: Ativo & Circulante Nº63 Jan/Jul 2015

19 Janeiro a Julho | 2015

Ceará, através do projeto CRC Mu-lher, está trabalhando intensamente para levar a Caravana CRCCE 1.000 -

a mais animada do Brasil - para Foz do iguaçu. Para isso, foi preparado um pacote turístico es-pecial para as contabilistas, com direito, inclu-sive, a camisa temática da delegação cearense.

O

CRCCE Mulher

Encontro comemora o Dia da Mulher

Caravana CRCCE Mulher Foz do Iguaçu

Conselho Regional de Contabilidade realizou, no dia 7 de março, o Encon-tro da Mulher Contabilista, numa co-

memoração antecipada do Dia Internacional da Mulher, transcorrido domingo (8). O evento teve a abertura oficial da presidente, Clara Ger-mana Rocha. Ela relatou o avanço da mulher nas mais diversas ocupações e em cargos de chefia, e lembrou seu exemplo, como a primei-ra mulher a ocupar a presidência do CRCCE.

O evento se estendeu até o começo da tarde com intensa programação inteiramente gra-tuita. Entre as palestras oferecidas, a adminis-tradora de empresas Magui Guimarães falou sobre “A Importância da Atitude Feminina”, e levou o auditório, composto só de mulheres, a refletir sobre seu papel como mulher na so-ciedade. Em seguida, a psicóloga Flávia Vieira

O

abordou a “Etiqueta Corporativa” e as “Atitu-des Profissionais”.

Na programação cultural, as participantes as-sistiram à apresentação do grupo de dança do vente Belly Dance, da professora Dani Caval-cante, e puderam praticar a coreografia orien-

tal conhecida pela sensualidade. Entidades parceiras do CRCCE ofereceram brindes, com-pletando o clima da festa. No salão nobre, foi montada uma feira com venda e demonstra-ção de produtos e serviços do universo femini-no. O encontro foi dirigido pela coordenadora do CRC Mulher, Sâmia Menezes.

A divulgação nas mídias digitais e redes sociais é um dos pontos altos dessa ação de captação de participantes. No próximo jornal traremos a cobertura completa da movimentação das mulheres contabilistas cearenses nesse grande evento. Aguarde!

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

Anúncio CRC CE - 21cm x 14cm - Gestão Contábil - Fortes Tecnologia em Sistemas - FINAL.pdf 1 19/10/2015 08:54:19

Page 20: Ativo & Circulante Nº63 Jan/Jul 2015

20 Janeiro a Julho | 2015

CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO ESTADO DO CEARÁ DEMONSTRATIVO DE RECEITAS E DESPESAS DE 2015