ativo & circulante em síntese 2013.1

19
Retrospectiva 2012 Notas e notícias sobre a atuação do CRC-CE Nº 60 Retrospectiva 2012 Da capital ao interior: CRC-CE promove diversas ações em todo o estado Campanha de Recadastramento dos Profissionais Do interior do estado, foram mais de 5600 profissionais da Contabilidade e estudantes capacitados em ações formativas abordando temas atuais. Pág 06 O CFC, em parceria com os CRCs, lançou em outubro a campanha nacional de Reca- dastramento dos Profissionais da Contabi - lidade. Pág. 17 Campanha Vote Fortaleza: O 20º CBC será na capital cearense

Upload: rs-comunica

Post on 19-Mar-2016

220 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Ativo & Circulante em Síntese  2013.1

Retrospectiva 2012

Notas e notícias sobre a atuação do CRC-CE

Nº 60 Retrospectiva 2012

Da capital ao interior: CRC-CE promove diversas ações em todo o estado

Campanha de Recadastramento dos Profissionais

Do interior do estado, foram mais de 5600 profissionais da Contabilidade e estudantes capacitados em ações formativas abordando temas atuais.

Pág 06

O CFC, em parceria com os CRCs, lançou em outubro a campanha nacional de Reca-dastramento dos Profissionais da Contabi-lidade.

Pág. 17

Campanha Vote Fortaleza:

O 20º CBC será na capital cearense

Page 2: Ativo & Circulante em Síntese  2013.1

32 Nº 60 Retrospectiva 2012Retrospectiva 2012 Nº 60

esta edição, trazemos uma re-trospectiva das principais ações de 2012. A Campanha Vote

Fortaleza foi uma iniciativa que deu certo e garantiu para a capital cearen-se, a honra de sediar o 20º Congresso Brasileiro de Contabilidade, que ocor-rerá em 2016.

2012 também foi marcado por uma série de eventos de capacitação, com destaque para a Caravana do Conheci-mento, o Ciclo de Palestras Trabalhis-tas, o seminário Prestação de Contas de Candidatos a Prefeito e Vereadores nas Eleições 2012, o Seminário DOAR, além da 13ª Convenção de Contabili-dade.

Os estudantes também foram contem-plados com a forte atuação do CRC Jo-vem que promoveu três Seminários de Férias, visitou diversos cursos, e ainda lançou o projeto Cesta de Serviços, que visa agregar ferramentas que propor-cionem um ambiente favorável para os novos profissionais ingressarem no mercado de trabalho.

As ações sociais também merecem destaque. Com o Programa Adesçao Solidária, o CRC-CE arrecadou junto a classe contábil mais de 4 toneladas de alimentos que foram doados a en-tidades beneficentes de várias cidades do Ceará. Outra ação relevante foi o lançamento do vídeo para incentivar a doação ao Funcriança.

Retrospectiva 2012

CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO ESTADO DO CEARÁ (CRC-CE)

PresidenteCassius Régis Antunes Coelho Vice-presidente de AdministraçãoJosé Batista Maciel NetoVice-presidente de Controle InternoLourival Alves CavalcanteVice-presidente de FiscalizaçãoCarlos Eugênio Gomes da FrotaVice-presidente de RegistroOrlando Silveira PereiraVice-presidente de Desenvolvimento ProfissionalClara Germana Campos GonçalvesVice-presidente de Integração EstadualJosé Avelar GomesVice-presidente TécnicoPretextato Salvador Quaresma Gomes Oliveira MelloVice-presidente de Ações InstitucionaisFrancisca Augusta Barbosa

Câmara de Controle InternoPretextato Salvador Quaresma Gomes de Oliveira MelloFrancisco José Freitas Moura

Câmara de FiscalizaçãoAdalberto Ferreira de Sousa Francisco José Freitas MouraFrancisca Augusta Barbosa

Câmara de RegistroLourival Alves CavalcanteJosé Amaury dos Santos Teixeira Antônio Mardônio de Oliveira

Câmara de Desenvolvimento ProfissionalFrancisco Orlando Silveira Pereira José Batista Maciel Neto Francisco Coutinho Chaves

Câmara de Ética e DisciplinaAdalberto Ferreira de Sousa Francisco José Freitas Moura Francisca Augusta Barbosa

Diretor ExecutivoLiduíno Juvêncio Herculano

A&C EM SÍNTESE – INFORMATIVO DO CRC-CE

Textos: CQueiroz ComunicaçãoFotografia: Carlos Eugênio e Banco de DadosResponsável: Mara França – Assessora da Presidência

Projeto Gráfico, diagramação, edição: CQueiroz ComunicaçãoF.: (81) [email protected]

Impressão: Gráfica e Editora Ronda

Tiragem: 13.000 exemplares

Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Ceará – CRC-CEAv. da Universidade 3057 - Fortaleza/CE - Brasil CEP - 60020-181Tel: 85.3455-2900 / Fax: 85.3455-2913Email: [email protected]

Saiba como anunciar no Ativo & Circulante em Síntese através do e-mail [email protected].

Dentre as ações de valorização da clas-se, o CRC-CE lançou nova campanha sobre a DECORE, para alertar os pro-fissionais sobre os riscos de emissão da DECORE sem base legal.

Iniciamos 2013 com um novo desafio: sermos reconhecidos como um profis-sional importante para o desenvolvi-mento econômico e social do país.

A contabilidade é um ofício antigo, que evoluiu e continua evoluindo, mas a sociedade não tem consciência dessa visão histórica, nem mesmo da impor-tância dessa profissão para os dias de hoje.

A profissão contábil ocupa atualmente destaque no cenário econômico, políti-co e social, sendo uma das cinco pro-fissões mais demandadas no mercado de trabalho.

No afã de desmistificar e valorizar a ciência que cuida da saúde financeira das pessoas e das empresa, o Conse-lho Federal de Contabilidade (CFC) e os Conselhos Regionais entraram o ano com o tema 2013: Ano da Contabilida-de, tema da campanha que busca valo-rizar a atividade e o profissional.

Contamos com o engajamento de todos para que tenhamos nosso merecido re-conhecimento.

Cassius CoelhoPresidente do CRC-CE

Expediente

N

Page 3: Ativo & Circulante em Síntese  2013.1

54 Retrospectiva 2012 Nº 60 Nº 60 Retrospectiva 2012

O 20º CBC é nosso!ote Fortaleza! Essa foi a campanha lançada pelo CRC-CE e realizada pela classe contábil do estado, que

garantiu à capital cearense ser a sede do próximo Congresso Brasileiro de Conta-bilidade (CBC) que acontecerá em 2016. Profissionais e estudantes de Contabili-dade de todo o Ceará entraram de cabeça na disputa para trazer o 20º CBC para a capital cearense, concorrendo com Florianópolis (SC), cenário de belíssimos atrativos turísticos do Sul do País.

A campanha que foi coordenada por Cla-ra Germana Campos, vice-presidente

de Desenvolvimento Profissional e teve a participação de conselheiros, delega-dos e colaboradores da casa, começou no Ceará com mais de um ano antes do 19º CBC em Belém, onde foi realizada a votação. O CRC-CE seguiu para a ca-pital paraense com uma programação surpresa, para divulgar a campanha Vote Fortaleza, promovendo o potencial da Capital para o turismo de lazer e de negócios, além da capacidade de sediar grandes eventos, que já foi provada com a escolha de Fortaleza para sediar jogos da Copa do Mundo 2014 e da Copa das Confederações 2013.

CRC-CE levou caravana cearense ao 19º Congresso Brasileiro de Contabilidade O Ceará esteve presente à 19º edição do Congresso Brasileiro de Contabilidade (CBC), que foi rea-lizada de 26 a 29 de agosto, em Belém do Pará, com o tema “Con-tabilidade para o Desenvolvimen-to Sustentável”.

O evento reuniu mais de 5 mil profisisonais da Contabilidade e estudantes de todo Brasil, que buscavam um espaço para a tro-ca de experiências, oportunidades de negócios, debates sobre pro-cedimentos, descoberta de novas técnicas, atualização de conheci-mentos e discussão sobre a evolu-ção da classe contábil.

O CRC-CE organizou uma grande comitiva de profissionais da Con-tabilidade do estado que, além da busca por uma excelente oportu-nidade de atualização profissio-nal, foi atuante na campanha vi-toriosa de Fortaleza para sediar o 20º CBC, cuja votação aconteceu durante o evento em Belém.

O 20º CBC acontecerá no Centro de Eventos do Ceará, inaugurado este ano, com capacidade para 30 mil pessoas. A expectativa é que o evento receba cerca de 12 mil participantes.

A vitória foi uma conquista de todos os profissionais da Contabilidade do Ceará, que terão a oportunidade de participar deste que é o mais importante even-to das Ciências Contábeis realizado no país, atraindo os mais renomados espe-cialistas em áreas diversas, de interesse da classe. Em Belém, a comemoração da delegação cearense e dos participan-

tes de outros estados que estavam na torcida pela vitória de Fortaleza, foi à al-tura da grande expectativa, com o clima de festa e a sensação de dever cumprido.

A campanha Vote Fortaleza contou com o apoio dos conselheiros do CRC-CE, CRCs do Nordeste, Governo do Esta-do do Ceará via Secretaria de Turismo, Sindicato dos Contabilistas do Ceará, Federação dos Contabilistas do Norte e Nordeste, Naja Turismo, Aspec, Fortes Informática, Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará (FCDL), Hap Vida, AON Infinity, Guanabara Ex-press e Editora Atlas.

V

Page 4: Ativo & Circulante em Síntese  2013.1

76 Retrospectiva 2012 Nº 60 Nº 60 Retrospectiva 2012

Caravana do Conhecimento alcançou todo o Ceará A vice-presidência de Integração Esta-dual, em conjunto com o departamen-to de Desenvolvimento Profissional do CRC-CE realizou, em parceria com as coordenações regionais, delegacias e representantes da instituição, um am-plo calendário de atividades de forma-ção para profissionais e estudantes de Contabilidade do interior do Ceará.

Em seu terceiro ano de realização, a Caravana do Conhecimento percorreu todas as regiões do estado, levando o Seminário de Contabilidade, com vis-tas na qualificação e aperfeiçoamento da classe contábil cearense.

A primeira cidade onde aportou a Ca-ravana foi Caucaia, com o Seminário de Contabilidade da Região Metropoli-tana, no dia 29 de junho. A ação tam-bém foi realizada em mais seis cidades: Crateús (Região Centro Norte, no dia 10 de agosto), Sobral (Região Norte, em 21 de setembro), Juazeiro do Norte (Re-gião do Cariri, no dia 28 de setembro), Aracati (Região do Jaguaribe, em 20 de outubro), Quixadá (Região do Sertão Central, em 23 de novembro) e São Be-nedito (Região da Ibiapaba, em 30 de

Novembro), abrangendo os profissio-nais de cada região.

Em sua programação, o Seminário re-alizou palestras de temas, como: “SI-GET – Sistema de Gestão Tributária”, proferida por Antônio Eliezer Pinheiro; “EFD Contribuições – Conceito, Fun-damentação legal, Empresas obriga-das, Objetivos, Penalidades e Retifica-ção”, assunto abordado por Sherman Alcântara; “As Novas Regras de Utiliza-ção da Certificação Digital para Acesso ao Conectividade Social”, com Francis-co Vinícius de Souza Nobre; “Desone-ração da Folha de Pagamento”, tema

Capacitação. Esta é a palavra que pode representar o ano de 2012 para o Con-selho Regional de Contabilidade do Ce-ará (CRC-CE). De janeiro a novembro a entidade percorreu todo o estado com seminários, cursos, palestras, por meio do Programa Desenvolver Contabilista e de parcerias com o Conselho Federal, universidades, entre outras institui-ções.

Do interior do estado, foram mais de 5.600 profissionais da Contabilidade e estudantes capacitados em ações for-mativas abordando temas atuais, mu-danças de leis, prestação de contas de campanhas eleitorais, entre tantos ou-tros assuntos específicos do universo contábil.

Com essas intensas ações de capacita-ção e atualização, o CRC-CE cumpre com seu papel de estar ao lado da clas-se contábil de todo o Ceará, proporcio-nando qualificação aos profissionais

e, consequentemente, serviços de alto nível que estes oferecem aos seus pe-quenos, médios e grandes clientes.

Entre as ações que marcaram o ano destacam-se a Caravana do Conheci-mento, o seminário Prestação de Con-tas de Candidatos a Prefeito e Verea-dores nas Eleições 2012, o Seminário DOAR, além da 13ª Convenção de Con-tabilidade. proferido por Francisco Carlos Alencar;

“Programa Aplicativo Fiscal - Emissão do Cupom Fiscal”, com Marcos Cristia-no da Silveira; “A importância dos con-tratos de prestação de serviços para a atividade contábil”, proferida por Fran-cisco Coutinho Chaves; e “Jornada de Trabalho e seus aspectos legais”, apre-sentado por Francisco Johnatan de Abreu Marques.

Além das palestras, CRC-CE ofereceu aos mais de 500 participantes, apre-sentações motivacionais que buscavam a formação do ser humano que atua na Contabilidade de forma integral.

Da capital ao interior:CRC-CE promove diversas ações em todo o estado

Page 5: Ativo & Circulante em Síntese  2013.1

98 Nº 60 Retrospectiva 2012Retrospectiva 2012 Nº 60

Eventos 2012: Ano de muitas ações formativas

Dia do Profissional da Contabilidade foi marcado por serviços, informação e homenagens

urante o ano de 2012, o CRC--CE promoveu e esteve presen-te em diversos eventos reali-

zados no Ceará e em outros estados. Sempre em sintonia com as mudanças decorrentes da Legislação, a cada se-mana, foram ofertados treinamentos em áreas específicas, possibilitando aos profissionais da Contabilidade, re-gistrados e em situação regular, e aos estudantes do curso superior em Ciên-cias Contábeis participarem dos cur-sos oferecidos na capital e no interior.

Alguns eventos merecem destaque, dentre os realizados ao longo de 2012. As atividades do Dia do Profissional de Contabilidade é um deles. Desta-que também para a 13ª Convenção de

Dia do Profissional da Contabi-lidade, que se comemora em 25 de abril, foi marcado pelo CRC-

-CE por prestação de serviços voluntá-rios à população e informações para a classe contábil. Na Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza, foi realizado um mutirão de elaboração das Declarações de Imposto de Renda do Simples Na-cional dos Empreendedores Individuais (DASN-SIMEI). Cerca de 80 pessoas fo-ram atendidas, tanto para elaboração da declaração, como para tirar dúvidas contábeis. A ação contou com a parce-ria do Sebrae, da Câmara Municipal de Fortaleza, do Sescap-Ceará e da Fortes Informática.

À noite, a comemoração continuou na sede do Conselho, com a participação de 250 pessoas, entre conselheiros, co-laboradores e convidados da entidade. Na ocasião, foi realizado um talk show de apresentação da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Lega-lização de Empresas e Negócios (Rede-sim).

Além do presidente Cassius Coelho, conselheiros e colaboradores do CRC--CE, a solenidade contou com a pre-sença do presidente da CDL de Forta-leza, Freitas Cordeiro, o conselheiro do CRC-CE e presidente da Associação dos Contabilistas do Estado do Ceará (Acontece), Arilo Deodato Filho, o supe-rintendente da Receita Federal no Ce-ará, Moacyr Mondardo Júnior, o pre-sidente da Junta Comercial do Ceará,

D O

Ricardo Luis Andrade Lopes, o coorde-nador de Administração Tributária (Ca-tri) da Sefaz-CE, José Carlos Cavalcan-te, além do presidente o presidente do Sescap-Ceará, Carlos Mapurunga.

Na véspera, dia 24, as comemorações alusivas ao Dia do Profissional da Con-tabilidade aconteceram em Marangua-pe, na Região Metropolitana, com uma sessão solene na Câmara Municipal. Na ocasião, foi prestada uma homena-gem ao contador e ex-conselheiro José Moisés de Sousa, falecido em 2012. Fo-ram homenageados também os profis-sionais da Contabilidade detentores do registro mais antigo da cidade, Aluisio Ribeiro Filho e Regina Stela Lessa da Silva, bem como José Francisco Matias Filho (in memorian).

Contabilidade, que reuniu, em Fortale-za, profissionais e estudantes de todo o país. Em ano de eleições municipais, a classe contábil cearense também teve a oportunidade de se atualizar e

se capacitar ainda mais para atender candidatos, partidos e as campanhas eleitorais para prefeitos e vereadores com o Seminário de Prestação de Con-tas Eleitorais.

Page 6: Ativo & Circulante em Síntese  2013.1

1110 Nº 60 Retrospectiva 2012Retrospectiva 2012 Nº 60

Foi um sucesso a 13ª Convenção de Contabilidade realizada em Fortaleza

m maio, a 13ª Convenção de Contabilidade do Estado do Ceará (CON-CEC), reuniu, durante três dias, cerca de mil pessoas, entre estu-dantes e profissionais da área contábil, que assistiram a palestras

e workshops com temáticas referentes ao trabalho contábil, apontando so-luções para as pequenas e médias empresas e ressaltando o aprendizado acumulado pelo setor nos últimos anos. O evento teve como tema “O conhe-cimento contábil sob a nova ótica da tecnologia”.

Realizado pelo CRC-CE, CFC e FBC, a Convenção teve entre os palestrantes nomes conceituados nas áreas da Contabilidade, Tecnologia e Direito. Na noite de abertura, foi concedida a Medalha Mérito Contábil do Ceará para os contadores José Carlos Fortes, presidente do Grupo Fortes, e Robinson Passos de Castro e Silva, diretor presidente da 1º Seção Regional do Instituto de Auditores Independentes do Brasil (Ibracon).

Entre os palestrantes, o secretário da Fazenda do Estado do Ceará, Carlos Mauro Benevides Filho, o empresário Fernando Sampaio, o escritor e exe-cutivo Anderson Hernandes, o superintendente de Normas Contábeis e de Auditoria da Comissão de Valores Mobiliários, José Carlos Bezerra da Silva, o sócio-diretor da Aliz Inteligência Sustentável, Jorge Campos, o consultor especialista em desenvolvimento humano, Eduardo Shinyashiki, o Ph.D. em Computação, Silvio Meira, e o jornalista Caco Barcellos.

E

Ciclo de Palestras Trabalhistas levou informações de interesse da classe

Ciclo de Palestras Trabalhistas foi uma das ações de destaque na área de desenvolvimento pro-

fissional, que marcaram o ano de 2012, realizado pelo CRC-CE e a Superinten-dência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE-CE), com apoio do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Caixa Eco-nômica Federal e Sescap-Ceará. A ação se estendeu por todo o Estado.

A cada edição, as palestras abordaram temas relacionados às informações tra-balhistas necessárias ao dia a dia da classe contábil, como: “Registro e Jorna-da de Trabalho”, “Convenções Coletivas de Trabalho, Homologação e Rescisões

O do Contrato de Trabalho”, “Novas re-gras de utilização da certificação digi-tal para acesso à conectividade social e retificação cadastral”, “Aviso Prévio e Novo Termo de Rescisão do Contrato do Trabalho”, “CRPS (Carteira de Trabalho e Previdência social) e RAIS (Relação Anual de Informação Social)” e “Seguro Desemprego e PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego)”.

Nas inscrições, os participantes fizeram doações de alimentos não perecíveis, numa ação do programa de Adesão So-lidária do CRC-CE. Os alimentos foram destinados a entidades beneficentes do Ceará.

Page 7: Ativo & Circulante em Síntese  2013.1

1312 Nº 60 Retrospectiva 2012Retrospectiva 2012 Nº 60

m 2012 o CFC esteve em todo o Brasil, ao lado dos Conse-lhos Regionais, com o Semi-nário de Prestação de Contas

Eleitorais. A iniciativa, que teve a par-ceria do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), teve o objetivo de orientar as classes contábil, administrativa e financeira de todos os estados que atuariam nas campanhas de postulantes aos cargos de prefeito e vereador nas eleições mu-nicipais de 2012, para facilitar o pro-cesso de prestação de contas, visando a transparência das candidaturas.

No Ceará, o seminário foi realizado pelo CRC-CE, em parceria com as delega-cias regionais, e apoio da OAB-CE, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a Academia Brasileira de Ciências Con-tábeis (Abracicon) e a Federação Brasi-leira de Contabilidade (FBC).

No dia 05 de julho o Seminário acon-teceu simultaneamente em Fortaleza e

E

Fórum de SPED foi realizado em FortalezaSeminário de Prestação de Contas Eleitorais percorreu todo o estado

CRC-CE investiu na capacitação dos colaboradores

m junho foi realizado em Forta-leza, na sede do Conselho Re-gional, o Fórum SPED Contábil,

uma realização do CRC-CE em parce-ria com a IOB Folhamatic. Cerca de 120 participantes tiveram a oportuni-dade de conhecer as principais inova-ções ocorridas no desenvolvimento e na estrutura do programa, em palestra proferida por Roberto Porfírio da Silva, que abordou temas como ambiente ju-rídico, gestão administrativa e fiscal,

E

todo o Brasil, com palestras de repre-sentantes do TRE, OAB-CE e CRC-CE. Entre 17 de julho e 28 de setembro o Seminário percorreu mais seis cida-des cearenses: Campos Sales (17/07), Sobral (18/07), Mauriti (27/07), Orós (1º/08), Juazeiro do Norte (16/07) e São Benedito (28/09). Nestas, o evento contou com palestra de Clara Germa-na Campos, vice-presidente de Desen-volvimento Profissional, sobre “Presta-ção de Contas Eleitorais: Legislação e Prática”. Foram mais de 630 partici-pantes em todo o estado.

Promover a capacitação da classe con-tábil do Ceará é uma meta constante do CRC-CE. Mas essa missão seria incom-pleta se os funcionários e colaborado-res, que atendem diretamente os pro-fissionais da Contabilidade, não fossem também qualificados e atualizados, para garantir o melhor serviço prestado a todos, profissionais e estudantes.

Pensando nisso e por reconhecer a ges-tão de pessoas como uma ferramenta importante em uma instituição que busca a excelência e a qualidade nos

ara oferecer uma infraestrutu-ra adequada, que corresponda ao crescimento acentuado da

classe contábil, o CRC-CE vem inves-tindo fortemente na gestão de pessoas e na melhoria da estrutura, seguindo os padrões mais modernos de gestão e gerenciamento de pessoas.

Depois da admissão de fiscais, secre-tária executiva, assistente e auxiliares administrativos, aprovados no último concurso público, e a contratação de mais profissionais terceirizados como motorista, manobrista, vigilante pre-sencial e zeladores, o CRC-CE investiu no sistema de monitoramento através de sensores e câmeras e na estrutura física de sua sede.

Para proporcionar um melhor aprovei-tamento de espaços, foi realizada uma reforma abrangendo os departamentos de Tecnologia da Informação, de Fisca-

P

Reforma na sede do CRC-CE garantiu melhoria para colaboradores e no atendimento aos profissionais da Contabilidade

lização, de Cobrança, Contabilidade, Registro, Assessoria Jurídica, Gerên-cia de Logística e de Desenvolvimento Profissional. Além de resultar em uma nova dinâmica e mobilidade aos servi-dores, a reforma resultou em um me-lhor atendimento aos profissionais da Contabilidade.

Foi implantado um espaço para o ser-viço de atendimento ao público, abran-gendo protocolo, recebimento de comu-nicados, emissão de boletos, solicitação de registros, entre outros serviços. Ou-tros exemplos das melhorias são o de-partamento de Cobrança, que passou a contar com uma sala privativa da chefia para o atendimento aos profissionais, e o departamento de Desenvolvimento Profissional, que foi transferido para o terceiro pavimento, estando mais pró-ximo agora das salas de aula.

Os departamentos também foram equi-

pados com móveis mais adequados, modernos equipamentos de informáti-ca e outros instrumentos necessários ao conforto do quadro funcional e ao melhor atendimento à sociedade. Foi criado ainda um arquivo, capaz de alo-jar todos os documentos do CRC-CE, um ambiente para almoxarifado e um espaço de convivência.

O Conselho adquiriu três novos veícu-los, somando agora sete unidades, para atender à fiscalização a aos treinamen-tos em Fortaleza e no interior do Es-tado. Foi também adquirido o terreno ao lado da sede, onde agora funciona o estacionamento e será posteriormente convertido em um anexo da sede.

Esses investimentos incidem direta-mente na qualidade dos serviços pres-tados aos profissionais da Contabilidade de todo o Estado, garantindo um nível maior de satisfação de toda a classe.

resultados, o Conselho Regional rea-lizou, no segundo semestre de 2012, um programa de treinamentos para seus colaboradores abrangendo dois temas: relacionamento interpessoal e atendimento a clientes.

Os cursos foram realizados de agosto a outubro, na sede do CRC-CE, em duas turmas em turnos diferenciados, sem comprometer a funcionalidade dos de-partamentos.

Os dois cursos foram ministrados por

Aurenívea Almeida, que tem mais de 15 anos de experiência em treinamen-tos in company, cursos prospectados, ensino de graduação, pós-graduação e consultoria nas áreas de gestão, negó-cios e saúde em nível nacional.

gestão operacional, aplicação prática e destacou as dúvidas frequentes no pre-enchimento do arquivo.

O evento contou com a participação do vice-presidente de Administração do CRC-CE, José Batista Maciel Neto, que abriu o Fórum, e do especialista em SPED, Jackson Domiciano, que é analista tributário da IOB, e falou em nome da empresa.

Page 8: Ativo & Circulante em Síntese  2013.1

1514 Nº 60 Retrospectiva 2012Retrospectiva 2012 Nº 60

O

O

N

Em setembro o projeto Contabilista Campeão comemorou 2 anos

mês de setembro de 2012 foi de comemoração para os integran-tes do Contabilista Campeão, do

CRC-CE, que festejaram os dois anos do projeto.

Criado com a ideia de incentivar a vida saudável por meio da atividade física, o projeto conta hoje com cerca de 80 participantes, que formam uma verda-deira família. São homens e mulheres, que sempre às quartas-feiras e sába-dos se encontram na Beira-Mar de For-taleza para treinar em equipe e correr, independente do objetivo pessoal de cada um. A meta não é formar atletas profissionais, apesar de alguns chega-rem ao pódio em muitas corridas rús-ticas e maratonas Brasil afora ou mes-mo em outros países, mas estimular a prática do esporte, a vida saudável e as boas relações de amizade que se formam fora do ambiente de trabalho.

O CRC-CE é um incentivador do Con-tabilista Campeão e dá o seu apoio, divulgando os treinos e as corridas nos informativos, para estimular mais profissionais à prática do esporte como meio de ter uma vida saudável. As

despesas do projeto são custeadas por empresas parceiras e pelos próprios atletas, que arcam com seus custos em inscrições, viagens ou outros gastos.

Lembrando que não precisa ser atleta para fazer parte da equipe. Pessoas de vários níveis físicos podem participar. Entre neste time você também!

Exame de Suficiência 2012 teve mais de 60 mil inscritos

Cerca de 200 participantes estiveram noSeminário Fisco Digital e o Cruzamento de Informações

os dias 25 de março e 23 de se-tembro foram realizadas as duas edições do Exame de Suficiência

2012. Foram mais de 60 mil inscritos em todo o país, que realizaram as pro-vas em 123 cidades brasileiras. Na pri-meira edição, o Ceará contou com 665 inscritos, sendo 595 para bacharel e 70 para técnico em contabilidade. Na segunda edição, foram 790 bacharéis e 103 técnicos inscritos no Ceará.

É considerado aprovado o candidato que acerta, no mínimo, 50% do total das questões. Os aprovados no Exa-me têm dois anos, a contar da data da

publicação da relação dos aprovados no DOU, para requererem, no CRC, o registro profissional de contador ou de técnico em contabilidade.

Para Lourival Cavalcante, vice-presi-dente de Controle Interno do CRC-CE, o exame deve ser visto de forma posi-tiva, pois a ideia é colocar no mercado de trabalho aquele que estiver mais bem preparado.

CRC-CE, por meio do Programa Desenvolver Contabilista, reali-zou no dia 17 de agosto o Semi-

nário Fisco Digital e o Cruzamento de Informações. Mais de 200 participan-tes, entre estudantes e profissionais, tiveram a oportunidade de conferir a palestra sobre o assunto, proferida por Dante Barini Filho, gerente de Alianças da Alterdata. O seminário foi uma realiza-ção conjunta do Conselho Regional com a FBC e Al-terdata Software, do Rio de Janeiro. Com a inscrição, o programa Adesão Solidá-ria do CRC-CE arrecadou 290kg de alimentos não perecíveis.

A aprovação no Exame de Suficiência é requisito para a obtenção ou o resta-belecimento de registro profissional no CRC, conforme estabelecido pela Lei nº 12.249/2010. As normas que regem o Exame estão previstas na Resolução CFC nº 1.373/2011.

Page 9: Ativo & Circulante em Síntese  2013.1

1716 Nº 60 Retrospectiva 2012Retrospectiva 2012 Nº 60

m outubro foi lançada a campanha nacional de reca-dastramento de dados dos

profissionais da Contabilidade, que será encerrada no dia 31 de março de 2013. O CRC-CE, assim como os demais Conselhos Regionais, está ao lado do CFC neste compromisso pe-rante a classe, de agregar, informar e estar sempre ao lado dos profissio-nais da área.

Com os dados atualizados, os pro-fissionais da Contabilidade recebem correspondências e informes eletrô-nicos com informações do Sistema CFC/CRCs e, com isso, ficam a par das inovações do setor, dos eventos locais e nacionais, além de muitas outras notícias de interesse da classe contábil.

onhecer bem os profissionais da Contabilidade do país, saber sobre suas áreas de atuação,

vínculos profissionais, obter suas su-gestões para a classe, enfim, conhecer as principais características dos Conta-dores e Técnicos em Contabilidade re-gistrados no sistema CFC/CRCs. Esse é objetivo da pesquisa sobre o Perfil do Profissional da Contabilidade 2012, re-alizada pelo CFC, em novembro último.

Realizada anualmente, a pesquisa tem participação anônima e voluntária e tem

C

E

CFC realizou pesquisa sobre Perfil do Profissional da Contabilidade

o intuito de considerar possíveis me-lhorias nos textos das normas. A ideia é contar com a ajuda dos entrevistados na avaliação dos pontos que podem ser melhorados no entendimento da clas-se em relação às normas contábeis. Os

CFC e CRCs realizam campanha de Recadastramento dos Profissionais

D

II Desafio do Contabilista marcou a comemoração de 2 anos do projeto

ata de aniversário se comemora sempre com festa, bolo e brin-de, certo? Errado! Para os par-

ticipantes do projeto Contabilista Cam-peão a comemoração foi suada! No dia 23 de setembro eles foram para a rua, devidamente trajados e preparados, para participar do II Desafio do Conta-bilista Campeão.

A corrida foi realizada na CE-040, até o final da ciclovia. Depois os participan-tes retornaram à Praça do Eusébio, na região metropolitana, onde tiveram di-reito a sombra e água fresca, além do relaxamento com massoterapeutas e café da manhã. E claro, medalhas para os participantes!

O II Desafio do Contabilista teve o pa-trocínio e apoio das seguintes institui-ções: Banco do Brasil, Ultragaz, DC Suplementos, Aspec, Objetiva, Padaria Moça Bonita e Prefeitura Municipal do Eusébio.

entrevistados também opinaram sobre a eficiência dos serviços prestados pelo sistema CFC/CRCs.

Os resultados da pesquisa serão dispo-nibilizados para consulta pública.

CRC-CE entregou carteiras aos novos registradosO CRC-CE realizou, no dia 24 de ou-tubro de 2012, uma mini-solenidade de entrega de carteiras a 27 novos registrados da entidade. Os profissio-nais foram recebidos pelo presidente Cassius Coelho, vice-presidente de Registro, Orlando Silveira Pereira, além de conselheiros, colaboradores e representantes do CRC Jovem.

Lucas Gurgel, membro da comissão do CRC Jovem, afirmou que a cada novo profissional da Contabilidade registrado, o CRC-CE reforça o seu compromisso perante a classe contá-bil, pois esses terão a oportunidade de aprimorar seu trabalho.

Page 10: Ativo & Circulante em Síntese  2013.1

1918 Nº 60 Retrospectiva 2012Retrospectiva 2012 Nº 60

Em junho foi firmado novo convênio entre CRC-CE e SESC-CE

proximidade das férias de ju-lho trouxe uma boa notícia aos profissionais da Contabilidade

do Ceará. O CRC-CE firmou um novo convênio com o SESC-CE, proporcio-nando novas oportunidades de lazer para todos os profissionais registrados do Conselho e seus familiares.

Com a nova parceria, os conveniados podem usufruir de toda a estrutura do SESC-CE, como hospedagem na Colô-nia Ecológica de Iparana, em Caucaia, na região metropolitana, atividades fí-sicas e desportivas com atendimento em vários cursos e modalidades espor-tivas. Além de clínicas odontológicas, restaurantes e lanchonetes com acom-panhamento nutricional e acesso à bi-blioteca.

AO novo convênio firmado também pro-porciona acesso ao núcleo de educação infantil/fundamental de adultos e jo-vens, pré-vestibular, supletivo, cursos de idiomas, clínicas de saúde e de es-pecialidades. E tem mais, há ainda o acesso aos trabalhos sociais e ativida-des artísticas e culturais, como teatro e cinema.

iscalizar com qualidade. Esse foi o principal legado de 2012 para o setor de fiscalização do

CRC-CE. Neste ano, em detrimento da quantidade, se primou pela competên-cia das ações, no sentido de coibir com maior êxito a informalidade de profis-sionais e organizações contábeis, assim como orientar os contabilistas quanto

CRC-CE entregou à classe con-tábil e à sociedade o Balanço Socioambiental 2011, contendo

informações qualitativas e quantitativas das ações de responsabilidade social corporativa.

Para elaborar e acompanhar a execução da 4º edição do Balanço, uma Comissão foi constituída sob a presidência de Au-gusta Barbosa, vice-presidente de Ações Institucionais do CRC-CE. Os membros da Comissão foram: Pretextato Mello, Eugênio Frota, Cláurea Tavares, Moisés de Sousa, Lourival Cavalcante, Liduíno Herculano, Mara França, Fabianno Pi-nheiro, Annie Clivia, Micheline Tomaz, Clodoveu Ferreira e Lúcia Secundino.

Dividido em cinco etapas - Gestão Insti-tucional, Gestão de Pessoas, Gestão de Registro, Fiscalização e Desenvolvimen-to Profissional, Gestão Social e Balanço Social em dados – esse documento serve como instrumento para que a gestão pos-

Cumprir as normas e evitar a informalidade dos profissionais, foram as prioridades nas ações do Departamento de Fiscalização

CRC-CE lançou o Balanço Socioambiental 2011

ao cumprimento das Normas Brasileiras de Contabilidade e legislação em vigor.

Só em Fortaleza, foram realizadas 384 diligências em organizações contábeis, enquanto no interior do Estado o núme-ro de ações foi de 370. No tocante à fis-calização das empresas não contábeis, 408 receberam a visita dos fiscais, as-

sa avaliar melhor seu desempenho, tor-nando transparentes as suas atividades.

O CRC-CE reforçou as ações direcio-nadas para o pleno desenvolvimento dos programas Desenvolver Contabi-lista, Contabilista Campeão, Semana do Contabilista, Educação Profissio-nal Continuada e outros. Em 2011, foram realizados diversos eventos, entre cursos, palestras, encontros e seminários para capacitar os pro-fissionais da área. Outro fato que merece destaque é o crescimento das atividades desenvolvidas para a fiscalização do exercício profis-sional, onde todas as metas foram superadas.

Todas as ações desenvolvidas fo-ram em consonância com a mis-são de promover o desenvolvimen-to da profissão contábil, primando pela ética e qualidade na presta-ção de serviços.

sim como 177 órgãos públicos e 22 enti-dades sem fins lucrativos.

Este trabalho resultou em 200 autos de infração lavrados e mais de 1.000 noti-ficações emitidas. Dessa forma, foram fiscalizados mais de 2.000 profissionais em 57 cidades cearenses.

O foco maior da fiscalização neste ano foi a emissão das Decores. Neste pro-cedimento, 2377 declarações foram ve-rificadas, assim como 2237 contratos de prestação de serviços, 503 escritu-rações e 205 demonstrações contábeis. Os problemas detectados pelas áreas de fiscalização estão relacionados, em sua maioria, à falta de comprovação das in-formações-fontes utilizadas como base para a emissão do documento.

O Balanço Socioambiental 2011 está disponível no site do CRC-CE.

F

O

Page 11: Ativo & Circulante em Síntese  2013.1

2120 Nº 60 Retrospectiva 2012Retrospectiva 2012 Nº 60

nualmente o CRC-CE Jovem de-senvolve e apoia iniciativas com o objetivo de fazer com que a

sociedade reconheça a importância do profissional da Contabilidade, valorize a profissão contábil nos projetos sociais, represente e defenda os interesses acadê-micos da profissão e consiga disseminar entre os jovens a importância desta pro-fissão. Em 2012, o CRC-CE Jovem par-ticipou de diversas ações voltadas dire-tamente para estudantes universitários, buscando aproximar conceitos e teorias vistos nos bancos das faculdades dos co-nhecimentos práticos exigidos no exercí-cio da profissão.

Logo no início do ano, a comissão do CRC Jovem esteve na Faculdade Lourenço Fi-lho, a convite da Coordenação do Curso de Ciências Contábeis e do Centro Aca-dêmico. Na ocasião, Kildere Damasceno, do CRC Jovem, proferiu palestra sobre “Empregabilidade e a Profissão Contábil” aos estudantes recém-ingressos no cur-so. Além de Kildere, a comissão foi com-posta por Daiane Brandão, Julyendreson Marques e Wladir Rodrigues. Julyendre-son também falou aos presentes sobre as novas tendências do mercado e deu dicas sobre como trilhar com sucesso os cami-nhos na faculdade e na profissão.

Em março, o CRC Jovem firmou parce-ria com a Faculdade Integrada do Ceará (FIC), para a realização do FIC Ativo CRC Jovem. Foram duas edições, uma no dia 16 e outra no dia 27, com cursos de apri-

CRC-Jovem atuou junto aos estudantes de Ciências Contábeis

Amoramento para os universitários e para a comuni-dade, como forma de capacitar os participantes em diversos assuntos. Entre os cursos re-alizados, “Imposto de Renda Pessoa Física – IRPF” e “Práticas Traba-lhistas”. O projeto agiu em conjunto com o Programa Adesão Solidária, do CRC-CE, que arrecada donativos para instituições beneficentes.

Outras Instituições de Ensino Superior também foram visitadas em março pelo CRC Jovem. No dia 27, um grupo es-teve na Universidade Estadual do Cea-rá (UECE), onde foi proferida a palestra “Empregabilidade e a profissão contábil”; no dia seguinte foi a vez da Unichristus, com a palestra “Exame de suficiência”; e nos dias 29 e 30 o CRC-Jovem enviou re-presentantes para a Faculdades Cearen-ses (FAC), divulgando a entidade.

Na sede do CRC-CE, o CRC Jovem pro-moveu no dia 31 de março o Seminário Acadêmico “O ICMS Avançando: Uma abordagem prática”, destinado a estu-dantes de graduação, contando com o

apoio do CRC-CE e do Programa Ade-são Solidária. Na ocasião, o público teve a oportunidade de esclarecer as dúvidas sobre ICMS com o servidor público esta-tutário da SEFAZ, Paulo Sérgio Coutinho de Almada, que é doutorando em Ciên-cias Jurídicas e Sociais pela Universida-de Del Museo Social Argentino.

Em maio, na 13ª Convenção de Contabi-lidade do Estrado do Ceará (CONCEC), mais uma vez o CRC Jovem esteve junto aos estudantes universitários, mostrando seu engajamento na formação dos novos profissionais da Contabilidade. Na ocasião conduziu o Fórum 1, abordando os temas: “Marketing Contábil para Novos Empresá-rios” e “Tecnologia e Controle Digital”.

CRC-CE lançou no mês de se-tembro a campanha “DECORE Sem Base Legal: Responsabili-

dade Penal”.

A campanha tem como objetivo aler-tar os profissionais para os riscos de emissão da DECORE sem base legal, que resulta em penalidades e multas de acordo com capítulo que trata de es-telionato e outras fraudes, previsto no art. 171 do Código Pe-nal, e pelo Código de Ética do Con-tabilista. A utili-zação da DECORE Eletrônica é nor-matizada conforme Resolução do CFC nº 1364/11, altera-da pela Resolução nº 1403/12.

Eugênio Frota, vice--presidente de Fisca-lização do CRC-CE, afirma que a campanha busca também cons-cientizar os profissionais

A unificação da classe contábil é meta constante do CRC-CE. Uma das ações voltadas diretamente para esse obietivo é o Fórum das Entida-des da Classe Contábil, criado por iniciativa do CRC-CE.

No dia 16 de junho o grupo esteve reunido para, entre outros pontos, elaborar sugestões para o progra-ma de governo dos candidatos a prefeito. Da reunião, participaram o presidente do CRC-CE, Cassius Coelho, o Diretor Executivo, Liduí-no Herculano, Valternir Vitor Nas-cimento (Sindcont-CE), Manoel Pi-nheiro Cavalcante (Federação dos Contabilistas do Norte e Nordeste), Silvia Solange Marinho (Sescap-Ce-ará), Arilo Deodato Lima (Acontece) e Pretextato Mello (Ibracon).

Campanha sobre a DECORE é amplamente divulgada pelo CRC-CE

Fórum das Entidades da Classe Contábil esteve reunido em junho

O da Contabilidade a respeito das novas Resoluções sobre a emissão do docu-mento e da responsabilidade da utili-zação do instrumento. Assim, o depar-tamento de Fiscalização do CRC-CE atua com mais vigor para identificar e punir os profissionais que emitem DE-CORE irregularmente.

Page 12: Ativo & Circulante em Síntese  2013.1

2322 Nº 60 Retrospectiva 2012Retrospectiva 2012 Nº 60

Seminário de Férias foi promovido em janeiro, março e agosto

Seminário de Férias já é um evento fixo no calendário dos estudantes que buscam mais

conhecimento. Em janeiro e agosto, o CRC Jovem realizou o evento na sede do CRC-CE. Em janeiro, quando foi realiza-da a segunda edição, o evento contou com a presença maciça de estudantes, que lo-taram o auditório do CRC-CE. O sucesso foi tanto que foi programada nova edição para o final de março, a fim de atender a demanda de alunos interessados que não puderam participar em janeiro.

Nas férias de julho, o Seminário foi nova-mente um sucesso, atraindo mais de 400 inscritos para o evento, que teve como tema central “Contabilizando Conheci-mento”. O coordenador da comissão do CRC Jovem, Gilson Castro, comentou,

na ocasião, que os estudantes são ávidos por novos conceitos e exigências do mer-cado de trabalho. “Capacitar os futuros profissionais da área, trazendo assuntos e conceitos a serem utilizados no dia a dia do profissional de contabilidade tem sido uma bandeira erguida por nossa co-missão”.

Contas de 2011 do CRC-CE foram aprovadas pelo CFC

II Fórum Brasileiro dos Contenciosos foi realizado em Fortaleza

Quando um trabalho é feito em equipe, com organização, com-promisso e responsabilidade, os resultados são positivos. Com o CRC-CE não é diferente. A de-dicação e seriedade com que são tratadas as questões administra-tivas e financeiras, resultaram na aprovação, pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), do Pro-cesso de Prestação de Contas do Exercício de 2011 do CRC-CE. Em Sessão Plenária realizada no dia 27 de julho de 2012 em Brasília, a Câmara de Controle Interno do CFC deliberou pela aprovação. O processo foi concluído com regula-ridade total.

ortaleza sediou em agosto o II Fórum Brasileiro dos Con-tenciosos Administrativos Tri-

butários. Realizado pelo Instituto de Estudos e Pesquisas de Processos Ad-ministrativos Tributários e do Fórum Cultural (Ineppat), nos dias 16 e 17 de agosto, no Hotel Vila Galé, o evento teve como tema “Processo Administra-tivo Fiscal: Perspectivas e Inovações”.

OF Na ocasião, o presidente do CRC-

-CE, Cassius Coelho, destacou a importância de se esclarecer ao con-tribuinte sobre o recurso para solu-cionar infrações sem a necessidade de se levar o caso à Justiça, sendo julgados por representantes da so-ciedade e do Fisco.

Programa lança Cesta de Serviços O mais recente projeto desenvolvido pela CRC-CE Jovem é a Cesta de Serviços, que tem como objetivo agregar ferramen-tas que proporcionem um ambiente favo-rável para os novos profissionais ingres-sarem no mercado de trabalho. O projeto é composto por: convênio com empresa de software, capacitação e reinserção, abertura de linha de crédito, parceria Sescap – Sebrae – Central Fácil, desconto para o primeiro registro como profissio-nal e ações conjuntas com o CRC-CE.

Para se tornar integrante do CRC-CE Jo-vem, é necessário ter entre 18 e 35 anos, ou até cinco anos de registro profissio-nal e ser profisisonal da Contabilidade ou estudante de Ciências Contábeis. O cadastro pode ser feito por meio do site do CRC-CE. Informações: [email protected] / twitter: @crccejovem.

Page 13: Ativo & Circulante em Síntese  2013.1

2524 Nº 60 Retrospectiva 2012Retrospectiva 2012 Nº 60

m Mutirão de Conciliação foi realizado de 27 a 31 de agosto, na sede da Justiça Federal, visando a negociação de pendências resultantes das anuida-

des e multas entre profissionais da Contabilidade e o CRC--CE. Coordenado pelo juiz federal Dr. Dartanham Rocha, o Mutirão só foi possível em virtude da parceria firmada entre a Justiça Federal e o CRC-CE, além do apoio do CFC, com a finalidade de equacionar os processos existentes de Execução Fiscal.

Foram atendidos cerca de 300 profissionais oficiados que estavam em situação irregular perante o Conselho. Em to-dos os casos foi firmado um Termo de Acordo, resultando em 100% de aproveitamento.

Do CRC-CE, estiveram presentes ao Mutirão de Concilia-ção a procuradora Dra. Elizabeth Coelho, a coordenado-ra do Departamento de Cobrança, Yélita Teixeira. Além de servidores da Justiça Federal e do CRC-CE. Nos primeiros dias também esteve presente o assessor jurídico do CFC, Dr. João Dantas.

a última quinta-feira, 29, foram encerradas as atividades do grupo de trabalho da Secretaria

de Planejamento e Gestão do Estado do Ceará (Seplag) do qual o CRC-CE foi in-tegrante, representado pela conselhei-ra, Clara Germana Campos. As reuni-ões, que tiveram início em novembro de 2011, resultaram em documento contendo as regras para depreciação, amortização, exaustão, reavaliação e redução ao valor recuperável do patri-mônio público do Estado do Ceará que deverá se tornar Decreto de Normati-zação para a depreciação, amortização e exaustão do patrimônio, a partir da aprovação da Secretaria da Fazenda do Estado, da Secretaria de Planejamento e Gestão e do Tribunal de Contas do Estado.

As reuniões tiveram o intuito de ana-lisar, estudar, pesquisar e desenvolver critérios e procedimentos, de modo a

esde o dia 22 de agosto a Câ-mara Setorial do Comércio e Serviço (CS-Comércio), tem na

presidência o representante maior do CRC-CE, Cassius Coelho. Esse cargo convém com a política que o Conselho Regional adota de valorizar a impor-tância do profissional da Contabilida-de dentro da sociedade e de órgãos e grupos representativos da sociedade, como a Câmara.

A eleição aconteceu durante reunião ordinária da CS-Comércio, na sede da ADECE, da qual participaram re-presentantes das seguintes entidades: Fecempe, CDL, FCDL, SSPDS, UFC, IBEF, FACIC, SEBRAE, FCVB, SE-BRAE, JUCEC, BB, ADECE, APRECE, AJE, BNB, FAJECE, FECOMERCIO. Além de Cassius Coelho, o CRC-CE se fez presente pelo diretor executivo Li-duíno Herculano e pela assessora da presidência, Mara França.

U

N

D

Justiça Federal e CRC-CE uniram-se no Mutirão de Conciliação

Encerradas as atividades do grupo de trabalho da SEPLAG

Cassius Coelho assume presidência da Câmara do Comércio e Serviços do Ceará

Da nova diretoria, Cassius Coelho, Freitas Cordeiro (1° secretario - repre-sentante CDL de Fortaleza) e Francisco Barreto (2° secretário - representante da FACIC) foram eleitos por aclamação dos componentes da Câmara, capi-taneados por Honório Pinheiro, então presidente.

Campanha “Nossos irmãos não podem mais esperar” recebeu doações do Programa Adesão Solidária Uma importante campanha realizada no Ceará teve também o envolvimen-to do Programa Adesão Solidária do CRC-CE. Mais de 200kg, arrecadados nos eventos promovidos pelo Conselho Regional, foram direcionados para a campanha “Nossos irmãos não podem mais esperar”.

A campanha foi criada pela Federação do Comércio do Estado do Ceará (FCO-MÉRCIO) para arrecadar doações para

o programa Mesa Brasil SESC, que atende 450 entidades sociais em For-taleza e mais de 900 por todo o Estado do Ceará. Atuante há mais de dez anos no Estado, o programa é responsável pela logística de entrega das doações da Campanha Fecomércio, que destina os alimentos e água doados aos muni-cípios vítimas da estiagem que atinge o Ceará.

A entrega dos alimentos arrecadados

pelo programa Adesão Solidária do CRC-CE foi feita no dia 16 de outu-bro, na sede do Conselho, com a pre-sença do conselheiro do CRC-CE, José Amaury dos Santos Teixeira, Mara França, assessora da presidência, e re-presentantes do programa Mesa Brasil Sesc.

Para a classe contábil, ter o CRC-CE representado na presidência da CS--Comércio é consequência do trabalho realizado pelos CRCs e CFC em pres-tigiar o profissional da Contabilidade, enfocando em um papel ímpar dentro da sociedade e das organizações.

garantir a melhoria das informações acerca do patrimônio público e a ma-nutenção do sistema de custos. Dentre as novas regras, está prevista a forma-ção de uma comissão de avaliação do patrimônio público.

Segundo o coordenador de Recursos Logísticos e de Patrimônio da Seplag, Diárley Maia de Sousa, a iniciativa da comissão é estratégica. “Vamos ter a carteira de bens patrimoniais toda mapeada e isso significa uma atualização para a otimização dos bens do Estado”, explica. Sousa revela ainda que o Ceará deverá ser um dos pri-meiros estados a aplicar essas regras que, a par-tir do começo do próximo ano, serão exigidas em todo o país.

Além do CRC-CE, a comissão foi com-posta por representantes da Controla-doria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará, do Tribunal de Contas do Esta-do, da Secretaria da Fazenda e da Se-cretaria de Planejamento e Gestão, por meio da Coordenação de Recursos Lo-gísticos e de Patrimônio do Ceará.

Page 14: Ativo & Circulante em Síntese  2013.1

2726 Retrospectiva 2012 Nº 60 Nº 60 Retrospectiva 2012

Seminário DOAR aconteceu em dezembro no CRC-CEFortaleza fechou no dia 03 de de-zembro a programação nacional do Seminário DOAR, realizado ao longo do ano em todo o país. Na sede do CRC-CE, mais de 400 pessoas par-ticiparam do evento, que teve como tema “Contabilidade das Entidades do Terceiro Setor e Controle Social e Orçamento Familiar”.

O Seminário DOAR foi uma realiza-ção do Conselho Federal de Contabi-lidade (CFC), da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), da Fundação Brasileira de Contabilida-de (FBC) e da Associação Nacional de Procuradores e Promotores de Justi-ça de Fundações e Entidades de In-teresse Social (Profis), com o objetivo de orientar profissionais e sociedade em geral sobre aspectos teóricos e

práticos contábeis aplicáveis ao Ter-ceiro Setor, em especial às Fundações, e acompanhar cidadãos vinculados a associações de bairros, comunitárias, de mulheres, entre outras, sobre orça-mento familiar na busca de um equilí-brio econômico-financeiro.

Em Fortaleza, o Seminário DOAR teve na programação as seguintes pales-tras: “Voluntariado da Classe Contá-bil Brasileira”, proferida por Gardênia Maria Braga de Carvalho; “Prestação de Contas das Entidades do Terceiro Setor”, com Paulo Arnaldo Olak; “Or-çamento Familiar e Controle Social”, por Adriana Fernandes de Vasconce-los e “As Fundações e Entidades de Interesse Social: Aspectos Contábeis e Jurídicos”, com Léo Charlles Henri Bossard II.

Antes de chegar ao Ceará, o Seminário foi realizado nos seguintes estados e datas: Maranhão (29.02), Minas Gerais (15.03), Amapá (14.04), Santa Catari-na (17.04), Rio Grande do Sul (04.05), Bahia (11.05), Espírito Santo (22.05), Pará (01.06), Piauí (13.06), Mato Grosso (15.06), Mato Grosso do Sul (19.06), Dis-trito Federal (21.06), Rondônia (29.06), Amazonas (10.07), Sergipe (12.07), Acre (25.07), São Paulo (10.08), Paraíba (17.08), Paraná (12.09), Roraima (28.09), Rio de Janeiro (05.10), Rio Grande do Norte (19.10), Alagoas (06.11), Pernam-buco (19.11), Goiás (21.11) e Tocantins (27.11).

Saiba como se tornar um voluntário. Acesse: http://voluntariadocontabil.cfc.org.br

Programa Adesão Solidária arrecadou mais de 4.070kg em 2012

O ano de 2012 foi de comemoração para o Programa Adesão Solidária do CRC--CE. Mais de 4.070kg de alimentos não perecíveis foram arrecadados ao longo de 2012 pelo Programa Adesão Solidá-ria do CRC-CE, dos quais 1.600kg no primeiro semestre e 2.479kg na segun-da metade do ano. As doações foram repassadas para entidades beneficen-tes de várias cidades do Ceará.

A maior parte das entidades contem-pladas com as doações não conta com apoio governamental, dependendo da solidariedade de cada cidadão para prestar o atendimento a que se propõe.

O Programa Adesão Solidária faz parte do Programa de Voluntariado da Clas-

se Contábil, do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Segundo Cláurea Tavares, coordenadora da Comissão de Voluntariado do CRC-CE e do Progra-ma Adesão Solidária, além das ações estabelecidas pela diretriz nacional, existem outras iniciativas. Por meio do Programa, são arrecadados alimentos em inscrições de cursos realizados pelo Conselho Regional em todo o Estado e é feito um trabalho social de visitas a casas de idosos e de crianças carentes.

O Programa Adesão Solidária cumpre, dessa forma, dois importantes papéis: de realizar ações sociais e de despertar no profissional da Contabilidade a res-ponsabilidade social, construindo uma sociedade mais justa e solidária.

Disponível para download no site.

Page 15: Ativo & Circulante em Síntese  2013.1

2928 Retrospectiva 2012 Nº 60 Nº 60 Retrospectiva 2012

Idosos foram homenageados pela Comissão do Voluntariado Em outubro a Comissão de Volunta-riado da Classe Contábil, com o apoio do CRC-CE, por meio da aplicação dos recursos do Fundo de Ação Social do CRC-CE, realizou uma festa para marcar a passagem do Dia do Idoso. A homenagem aconteceu no Recanto Sagrado Coração, uma entidade fun-dada em 1917, que acolhe cerca de 30 senhoras que foram abandonadas por suas famílias.

Além da alegria proporcionada às ho-menageadas, a festa foi motivo de sa-tisfação para todos os envolvidos, como os muitos voluntários, que fizeram suas doações e compartilharam cari-nho e atenção às idosas.

O Recanto Sagrado Coração, além de abrigar as idosas, oferece ajuda a mais de 130 moradores de rua. Quem quiser fazer doações ou conhecer a entidade, pode entrar em contato pelo telefone (85)3281.4139.

CRC-CE lançou vídeo para incentivar a doação ao FUNCRIANÇA Em abril, com a proximidade do pra-zo final de entrega das declarações do Imposto de Renda, o CRC-CE lançou um vídeo com o objetivo de incentivar a doação ao Fundo Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA ou FUNCRIANÇA).

Por meio da Comissão do Volunta-riado, o Conselho sugeriu, no vídeo, que os profissionais da Contabilidade orientassem seus clientes sobre a faci-lidade e a importância de doar parte do IR Devido para um Fundo que se desti-na a promover melhor condição de vida às crianças.

No vídeo, o auditor fiscal da Receita

Federal e ex-conselheiro do CRC-CE, Francisco Nilo Carvalho Filho, fala so-bre este incentivo fiscal, onde o con-tribuinte direciona seus recursos para um projeto que considera interessan-te. Segundo o auditor, muitas vezes os recursos que vão para as gestões do estado ou município não são bem apli-cados.

No vídeo, o presidente do CRC-CE, Cassius Coelho, também deu seu depoimento. “Basta uma peque-na orientação ao nosso contri-buinte, ao nosso cliente, para que este recurso chegue a quem realmente precisa”, disse.

Palestras sobre Orçamento Familiar foram proferidas em Fortaleza

A Comissão Estadual de Voluntariado da Classe Contábil do CRC-CE esteve no dia 02 de outubro na Santa Casa de Misericórdia, em Fortaleza. Na oca-sião, a contadora e vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRC--CE, Clara Germana Campos, profe-riu palestra sobre Orçamento Familiar para os funcionários da instituição que ainda estão em atividade, mas que já são aposentados pelo INSS. Funcioná-rios que já cumpriram as exigências para requererem a aposentadoria tam-bém participaram da atividade.

Também em outubro, no dia 17, Cla-ra Germana Campos proferiu palestra sobre o mesmo tema para estudantes e pais na Escola Dom Manuel da Silva Gomes, no bairro Bom Futuro. A con-selheira Cláurea Tavares, coordenado-ra da Comissão do Voluntariado, este-ve presente à palestra.

Esta foi mais uma ação do CRC-CE, por meio da Comissão do Voluntariado, dentro do projeto DOAR, programa do Conselho Federal de Contabilidade que conta com o apoio de todos os CRCs.

Comissão do Voluntariado do CRC-CE assina convênio com Associação dos Catadores do Ceará No dia 25 de setembro a Comissão Es-tadual de Voluntariado da Classe Con-tábil assinou um termo de cooperação com a Associação de Catadores do Es-tado do Ceará, inaugurando uma nova linha de atuação da comissão.

Segundo Cláurea Tavares, coordena-dora da Comissão de Voluntariado, o termo visa divulgar a coleta de óleo de cozinha realizada pela Associação de Catadores, que estimula com isso o cuidado com o meio ambiente. O termo de cooperação foi assinado por ocasião da Feira do Empreendedor, no Centro de Eventos do Ceará, contando com a presença de Cláurea Tavares e Joana Lima, representantes da Comissão de Voluntariado, e o tesoureiro e o presi-dente da Associação de Catadores do Estado do Ceará.

O projeto DOAR tem como objetivo dis-cutir a Direção de Orçamento na Apli-cação de Recursos (DOAR) e acontece em todo o país desde 2011, realizando seminários regionais sobre Contabili-dade das Entidades do Terceiro Setor e Controle Social e Orçamento Familiar.

Page 16: Ativo & Circulante em Síntese  2013.1

3130 Nº 60 Retrospectiva 2012Retrospectiva 2012 Nº 60

Em junho a revista OMNI premiou os 30 cearenses mais influentes de 2012, em festa no Marina Park Hotel, reunin-do empresários, políticos, profissionais liberais, entre outros convidados. Na lista dos agraciados, eleitos por meio de pesquisa realizada pela publicação, está o ex-presidente do CRC-CE e que também é o novo secretário de Desen-volvimento Econômico de Fortaleza, contador Robinson de Castro e Silva. Como vice-presidente do Ceará Spor-ting Clube, ele foi o único homenagea-do na categoria Esportes. O presidente do CRC-CE, Cassius Coelho, esteve presente à solenidade, representando a classe.

Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará (FCDL) realizou de 14 a 16 de

junho, na Fábrica de Negócios do Hotel Praia Centro, em Fortaleza, a 25ª Con-venção Estadual do Comércio Lojista, que abordou o tema “Varejo: Negocia-ção e Incentivo às Ações Sustentáveis”. A Convenção mobilizou diversos seto-res, como os de alimentação, hotelaria, turismo e transportes. O CRC-CE foi representado pela vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Clara Germana Campos, e a vice-presiden-

Representantes do CRC-CE participaram da 25ª Convenção Estadual do Comércio Lojista

Robinson de Castro e Silva, ex-presidente do CRC-CE, é um dos 30 cearenses mais influentes

te de Ações Institucionais, Augusta Barbosa.

Na opinião de Clara Germana, os profissionais da Contabilidade de-vem estar atentos aos assuntos que dizem respeito à área de atuação de seus clientes. Segundo ela, na Convenção, os contadores que tra-balham na área comercial puderam estar em contato direto com os as-suntos de seus clientes, conhecer suas necessidades e desejos.

m maio foi realizado em Belém (PA) o Seminário Paraense de SPED. O presidente do CRC-CE, Cassius Coelho, foi um dos palestrantes, discorrendo sobre “Honorários contábeis

como estratégia e diferencial competitivo em tempos de SPED”. O presidente sugeriu que a valorização da classe deve começar com um movimento de dentro, a partir da valorização de cada um com seu próprio trabalho.

Para Cassius Coelho, não adianta reclamar que o cliente não valoriza o profissional da Contabilidade, que não quer pagar os honorários justos ou mesmo que os órgãos públicos não dão o devido valor ao profisisonal contábil, se muitos sucumbem e pra-ticamente se sujeitam a cobrar valores bem aquém do que deve-riam cobrar por serviços de altíssimo risco.

e 13 a 15 de setembro foi rea-lizado em Natal (RN) o IX En-contro Norte-rio-grandense de

Ciências Contábeis (ENCC), que teve como temática central “Educação Con-tábil para o Desenvolvimento Susten-tável”. O evento contou com cerca de 2 mil profissionais e estudantes de Ciências Contábeis. O CRC-CE esteve representado pelo presidente Cassius Coelho e pela conselheira Liliane Ra-malho, participante da banca julgado-ra dos trabalhos técnicos.

No primeiro dia do evento foi realizada a reunião dos presidentes dos CRCs

Valorização profissional foi tema de palestra de Cassius Coelho em Belém

IV ENCC em Natal contou com presença do presidente do CRC-CE

da Região Nordeste, onde projetos con-juntos e demandas em comum foram discutidos, com o objetivo de formatar

estratégias de atuação na garantia do desenvolvimento da Classe Contábil, especialmente nos estados da região.

o dia 31 de outubro o presiden-te Cassius Coelho participou do café da manhã oferecido pela

CDL Fortaleza para lançamento do Fortaleza Liquida 2013, campanha de grande sucesso no comércio de Forta-leza e Região Metropolitana, que chega à 4ª edição. A campanha acontecerá no mês de março, aquecendo o comér-cio varejista local. Na ocasião o jorna-lista Paulo Henrique Amorim proferiu a palestra “Perspectivas para o Brasil 2013”, onde traçou um panorama para

Lançamento do Fortaleza Liquida 2013 foi conferido por Cassius Coelho

a economia brasileira em longo prazo, destacando o crescimento da economia nacional, o perfil dos novos consumido-res, a influência das economias emergen-tes, a ascensão da nova classe média e os benefícios decor-rentes de todo esse processo. Também entre os presentes, empresários vare-

jistas, jornalistas, patrocinadores do evento, colaboradores e parceiros.

E

D

A

N

Page 17: Ativo & Circulante em Síntese  2013.1

3332 Nº 60 Retrospectiva 2012Retrospectiva 2012 Nº 60

om o tema “O TCM e o julga-mento das contas públicas com foco em inelegibilidade e impro-

bidade administrativa”, foi realizada no dia 27 de junho uma audiência pública sobre a Lei da Ficha Limpa.

O presidente do CRC-CE, Cassius Coelho, participou da audiência, que aconteceu na sede da Secional Ceará da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/CE), por meio de da Comissão de Acompanhamento de Licitações e Contrato. A Audiência Pública teve o intuito de discutir os critérios para jul-gamento das contas públicas.

Além do presidente da OAB-CE, Val-detário Andrade Monteiro, e do pre-sidente do CRC-CE, o evento teve a participação de Pedro Ângelo Sales Figueiredo, Ernesto Saboia e Hélio Parente, conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM); Márcio Torres, Procurador Regional Eleitoral; Gabriela Pimenta, da Associação dos Prefeitos e Prefeituras do Ceará (Apre-ce); Eloilson Landim, promotor de Justiça da Procuradoria dos Crimes contra a Administração Pública (PRO-CAP); dos deputados estaduais Heitor Férrer e Fernando Hugo, entre outros.

Audiência pública sobre a Lei da Ficha Limpa teve a participação do CRC-CE

s mulheres profissionais e es-tudantes de Ciências Contábeis têm um encontro de 27 a 30 de

novembro de 2013. É o IX Encontro Nacional da Mulher Contabilista, que

acontecerá a bordo do navio MSC Fanta-

sia. Será um mi-

Mulher Contabilista tem encontro nacional em 2013

nicruzeiro pelo litoral paulista, tendo o seguinte itinerário: Santos – Ilha Bela – Búzios – Santos.

As inscrições já estão abertas e as vagas são limitadas. Para participar, além da inscrição e do transporte para São Paulo, é necessário adquirir o pa-

Sindicato das Empresas Contá-beis do Ceará (SESCAP-Ceará) comemorou 25 anos em sole-

nidade no dia 29 de junho. O evento aconteceu na nova sede da entidade, agora localizada à Rua Eduardo Sa-bóia, 399, no bairro Papicu, em Forta-leza. Na ocasião também foi lançado o livro “A construção de uma Fortaleza”, de José Mapurunga.

Com inauguração de nova sede, o SESCAP-Ceará comemorou 25 anos

O vice-presidente de Registro do CRC--CE, Orlando Silveira, representou o Conselho no Seminário Empreen-der 2012, que é considreado o maior seminário de empreendedorismo do país, realizado pelo jornal O Povo em parceria com instituições gover-namentais federais e locais, voltados para o incentivo, desenvolvimento e capacitação de micro e pequenos em-preendedores do Estado do Ceará.

O evento teve início no dia 16 de outu-bro em Fortaleza e aconteceu até no-vembro com uma série de encontros nas cidades de Itapipoca, Quixadá, Sobral, Limoeiro do Norte, Aracati, Juazeiro do Norte, Iguatu, Crateús e Tauá.

Orlando Silveira proferiu palestra no dia 22 de outubro, em Sobral, com a temática “Análise de Crédito e Co-brança na Micro e Pequena Empresa”; no dia 26, em Limoeiro do Norte, a palestra “O Empreendedor Individual - Formalizar e Crescer”; dia 12 de no-vembro, em Iguatu; 13 de novembro, em Crateús e 14 em Tauá com o mes-mo tema ministrado em Sobral.

CRC-CE participou do Seminários Empreender 2012

m outubro, dia 26, o presi-dente Cassius Coelho e a vi-ce-presidente de Desenvolvi-

mento Profissional do CRC-CE, Clara Germana Campos, participaram do Seminário “Direitos e Prerrogativas do Profissional Contábil - O Caso da Inviolabilidade”, que reuniu empre-sários, profissionais da Contabilida-de na SESCAP-Ceará.

Seminário na SESCAP-Ceará teve representantes do CRC-CE

O seminário teve como palestrantes Eloilson Augusto, promotor de Jus-tiça da Procuradoria Geral de Jus-tiça; Ronaldo Hella, coordenador da Comissão de Defesa dos Direitos e Prerrogativas do Profissional Contá-bil; e José Navarro, coordenador do Centro de Apoio ao Advogado.

Diretoria do CRC-CE tem participação constante em eventos de outras entidadesUma gestão é atuante quando está presente não somente nas ações de sua classe, mas também é participativa em reuniões, en-contros e atividades promovidas por outros órgãos, contribuindo com a sociedade civil para o de-senvolvimento do Estado.

Em 2012, o CRC-CE esteve pre-sente em uma série de eventos, no Ceará e em outros, represen-tado pelo presidente Cassius Co-elho ou por demais membros da diretoria.

cote do cruzeiro. O IX Encontro Nacio-nal da Mulher Contabilista é idealizado pelo CFC e o CRC-SP, organizado pela ABRACICON, com apoio da FBC.

Mais informações: (61)3314-9501, 3314-9446 e [email protected]. Site: www.encontromulher.com.br,

Cassius Coelho e conselheiros do CRC--CE representaram a entidade na co-memoração, que teve também as pre-senças do presidente da FCDL, Honório Pinheiro, o superintendente Regional do Trabalho e Emprego, Julio Brizzi, do vereador Guilherme Sampaio e o vice--presidente instituicional da Fenacom, Irineu Tomé.

A

O

C

E

Page 18: Ativo & Circulante em Síntese  2013.1

3534 Nº 60 Retrospectiva 2012Retrospectiva 2012 Nº 60

e 7 a 9 de novembro foi reali-zado em Belo Horizonte, Minas Gerais, o III Seminário Interna-

cional de Contabilidade Pública, jun-tamente com o IV Fórum Nacional de Gestão e Contabilidade Pública.

O evento, realizado pelo CFC, CRC-MG, Academia Brasileira de Ciências Con-tábeis (ABRACICON), Fundação Brasi-

CRC-CE apoiou ida de profissionais do Ceará ao III Seminário Internacional de Contabilidade Pública em Belo Horizonte

leira de Contabilidade (FBC) e Tesouro Nacional, teve o apoio do CRC-CE, que planejou um pacote de viagem, com opção de hospedagem e voo com tarifas especiais, a fim de facilitar a participa-ção de profisisonais da Contabilidade do Ceará, interessados em saber mais sobre contabilidade na administração pública federal, estadual e municipal.

o dia 12 de novembro, Cassius Coelho re-presentou o CRC-CE

na CISPED 2012 - 1ª Con-ferência Internacional sobre Sistema Público de Escritu-ração Digital, numa iniciati-va do SPED Brasil. Na oca-sião, os presentes puderam conhecer mais as diretrizes dos profissionais da Receita Federal do Brasil (RFB) res-ponsáveis pela criação do SPED, entender melhor o papel do Fisco em relação às praticas de sonegação, cor-rupção, transparência e éti-ca tributária e como o Brasil desenvolveu um modelo de sucesso que está servindo de exemplo para diversos países e é reconhecido pela Organi-zação para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Cassius Coelho representou o CRC-CE na CISPED 2012 em São Paulo

o longo de 2012 o CRC-CE es-teve cada vez mais presente em eventos promovidos por cursos

de Ciências Contábeis de diversas fa-culdades do Ceará. Além de receber a visita de alunos à sede em Fortaleza, apresentando a estrutura e o funcio-namento do Conselho, a entidade par-ticipou de várias ações nas sedes das universidades.

No dia 16 de outubro o presidente Cas-sius Coelho e integrantes do CRC Jo-vem participaram da abertura da XIV Semana Acadêmica de Ciências Con-tábeis realizada na Estácio FIC - Uni-dade Moreira Campos. O evento teve como tema “A Contabilidade Inserida na Sustentabilidade”. A professora da Estácio FIC, Marta Chaves, revelou que a presença de representantes do CRC--CE ajuda a desenvolver e fortalecer o vínculo entre os profissionais que já estão no mercado e os futuros conta-dores. Segundo ela, os 1270 alunos se sentiram valorizados com a participa-ção do presidente do CRC-CE.

No final de outubro Clara Germana Campos, vice-presidente de Desenvol-vimento Profissional, Augusta Barbo-sa, vice-presidente de Ações Institu-cionais, e o Conselheiro Arilo Deodato Lima Filho, representaram o CRC-CE

CRC-CE é presente em atividades de estudantes

na cerimônia de posse da nova diretoria do Centro Acadêmico Filgueiras Lima (CAFL), do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Lourenço Filho.

A presença do CRC-CE em atividades estudantis se deu também no interior do Estado. O vice-presidente de Regis-tro do CRC-CE, Orlando Silveira, e a vi-ce-presidente de Ações Institucionais, Augusta Barbosa, estiveram em Jua-

Seminário DOAR no Rio de Janeiro teve palestra de Clara Germana Campos

No dia 05 de outubro a vice-pre-sidente de Desenvolvimento Pro-fissional do CRC-CE, Clara Ger-mana Campos participou como palestrante do Seminário DOAR, no Rio de Janeiro, realizado em 2012 em todo o país com o obje-tivo discutir o projeto Direção de Orçamento na Aplicação de Re-cursos (DOAR). A representan-te do CRC-CE abordou o tema “Orçamento Familiar e Controle Social”.

zeiro do Norte, onde aconteceu, de 12 a 14 de outubro, o Encontro Cearense de Estudantes de Ciências Contábeis (ECECIC), um fórum de discussão dos estudantes de Ciências Contábeis do Estado. Augusta Barbosa proferiu a palestra de abertura do evento, com o tema “Profissão Contábil - Valorização com Foco nas Mudanças”. Orlando mi-nistrou um minicurso com a temática “Regimes de Tributação”.

D

A

N

Page 19: Ativo & Circulante em Síntese  2013.1

36 Retrospectiva 2012 Nº 60