atividades de recuperação final – 7º ano€¦  · web viewleia o poema abaixo para resolver...

6
Leia o poema abaixo para resolver as atividades. FADA FEITICEIRA Geralda É uma fada cozinheira Que quando entra na cozinha Até parece feiticeira. É que seus molhos são pecados As suas massas são feitiços As suas carnes são caprichos Quitutes da mãe brasileira. Seus doces Seus bons-bocados, seus quindins Suas pamonhas, seus bombons Suas paçocas, seus pudins. Quando ela faz a sobremesa É sempre o prato mais gostoso Vem um perfume saboroso Que todo mundo vai querer Pegar Sentir Mexer Cheirar Provar Lamber Morder Comer Ricardo Azevedo. A casa do meu avô. São Paulo: Ática, 2003. 01- Os versos 17 a 24, construídos por meio de verbos, expressam (A) os passos a serem seguidos por aqueles que desejam cozinhar bem. Aluno (a) - _______________________________________________ Ano/Série: 7º Professora – JANETE Data - ___/___/___ REDAÇÃO

Upload: lethien

Post on 29-Oct-2018

224 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Leia o poema abaixo para resolver as atividades.

FADA FEITICEIRAGeraldaÉ uma fada cozinheiraQue quando entra na cozinhaAté parece feiticeira.É que seus molhos são pecadosAs suas massas são feitiçosAs suas carnes são caprichosQuitutes da mãe brasileira.Seus docesSeus bons-bocados, seus quindinsSuas pamonhas, seus bombonsSuas paçocas, seus pudins.Quando ela faz a sobremesaÉ sempre o prato mais gostosoVem um perfume saborosoQue todo mundo vai quererPegar Sentir Mexer Cheirar Provar Lamber Morder Comer

Ricardo Azevedo. A casa do meu avô.São Paulo: Ática, 2003.

01- Os versos 17 a 24, construídos por meio de verbos, expressam

(A) os passos a serem seguidos por aqueles que desejam cozinhar bem.(B) os desejos das pessoas ao sentirem o perfume da sobremesa de Geralda.(C) as atitudes adotadas pela fada feiticeira ao preparar seus feitiços.(D) as instruções para preparação dos quitutes da mãe brasileira.

02- Reescreva o poema passando-o para o passado.

03- Explique o título do poema “Fada feiticeira”.

Aluno (a) - _______________________________________________ Ano/Série: 7º

Professora – JANETE Data - ___/___/___

REDAÇÃO

Leia o texto a seguir e responda às questões 4 e 5.

Ziraldo. Curta o Menino Maluquinho, São Paulo. Globo, v. 2, 2007

04- Maluquinho não caiu do touro mecânico porque

(A) a torcida o estimulou.(B) guardou chicletes no bolso de trás.(C) o touro mecânico movimentou-se devagar.(D) desenvolveu a habilidade com treinamento.

05- No terceiro quadrinho, a fala da personagem indica ao leitor que

(A) as crianças desconhecem a participação do Maluquinho na brincadeira.(B) as crianças surpreendem o Maluquinho na brincadeira do touro.(C) os adultos descobrem o truque do personagem Maluquinho.(D) os adultos tentam esconder as travessuras do Maluquinho.

06- Leia a tira.

Folheto Publicitárioa) No primeiro quadrinho: “Hagar, você tem um problema que vai me impedir de ajudá-lo.”, a quem os pronomes destacados fazem referência?

b) O que gera humor nesta tira em quadrinhos?

07- Observe:

No último quadrinho, o enunciado da placa utiliza o verbo “pisar” no modo:

a) Imperativo, pois faz um apelo, pedido.b) Indicativo, pois não há dúvida quanto ao que se diz.c) Subjuntivo, pois a idéia expressa uma possibilidade ou dúvida.

08- Leia a tira.

a) Na tira, a personagem Meg e seu amigo participam de uma brincadeira. Que brincadeira é essa?

b) Nos dois primeiros quadrinhos, Meg está contando o tempo que eles devem esperar para iniciar a corrida. Que palavras usadas por Meg indicam quantidade?

c) No 4º quadrinho, o amigo de Meg comemora a vitória. O que expressa a palavra UHUU!!?

d) Observe o último quadrinho e responda: O garoto foi, na verdade, o vencedor da corrida? Justifique sua resposta.

PRODUZINDO UM POEMA Leia o poema abaixo: 

QUANDO ELES SOUBEREMOs meninos que brincam,Talvez não saibam, não,que há meninos na lutapor um pouco de pão. Os meninos que estudam,o fazem sem notarque há meninos sonhandocom poder estudar. Há meninos com tudo,a viver muito bem,que talvez não entendampor que tantos não têm.

09- Agora escreva, um poema mostrando o que você pensa a respeito do problema das crianças carentes. Se desejar, utilize rimas.

E há meninos vivendoo momento da paz,sem sequer perceberemdo que a guerra é capaz. Mas quando eles souberem,tudo isso vai passar,pois está nas criançaso poder de mudar.

Maria Dinorah. Panela no fogo, barriga vazia. Porto Alegre, L&PM, 1996.